Najma escreveu:Err... Hum...
Jeanioz... SE eu quisesse que alguém me mandasse estudar sobre filosofia, eu estaria debatendo com os "filosofistas" aqui do RV que são pródigos em arrotar essa forma estulta de mostrar algum conhecimento pra inglês ver, com o distanciamento de quem não sabe explicar nada daquilo em que acredita.
No caso, estou querendo saber de você seus reais motivos para se dizer ateu e ao mesmo tempo defender uma moral pretensamente cristã...
Isso pode parecer uma estupidez sem tamanho de minha parte. Mas o que dá de ateu sem bíblia no meio ateísta, não está escrito. Então, voltando ao cerne do meu questionamento descabido: em que se baseia sua moral e ética se não for calcada na existência de um bem absoluto?

Hum... deixa eu ver se entendi...
Acho que já discuti algo parecido antes... você diz que a ética e moral estão baseiadas em um bem absoluto, certo?
Assim, existe um bem absoluto, universal, segundo os cristãos... é isso que tenta dizer?
Discordo. Na verdade não existe um bem absoluto, cada sociedade tem sua visão de bem e mal.
A maioria das sociedades atuais se baseiam na visão oriunda da fiilosofia grega antiga, o que caracteriza o "mundo civilizado".
Os antigos povos cristãos também tinham sua ideologia sobre o bem: o que estava descrito nos mandamentos.
Apesar disso: os mandamentos não representam um bem absoluto para TODOS os povos. Por exemplo, muitos povos condenam a morte, mas muitos povos da antiguidade aceitavam sacrifícios humanos como algo bom (de acordo com suas regras, leis).
Enfim, não existe "bem absoluto", tudo depende da visão da sociedade. Essa é minha opinião.