André escreveu:Apocaliptica escreveu:André,
ao sonho de uma sociedade melhor, mais democrática, mais justa.
E o que eles DE FATO conseguiram?
Fizeram a sua contribuição. Uma pessoa, duas pessoas, e mesmo digamos 200 pessoas, não são capazes, de sozinhas, transformar por completo uma realidade. Está fora de sua capacidade.
Mas minha mãe inscreveu o nome dela na Saúde Coletiva, e meu pai na área social. E se eles não existissem o mundo seria um pouquinho pior. E é um pouquinho melhor pq eles existem.
Desculpa, André.Isto aqui parece aquelas conversinhas de agente social, " cada um contribui um pouquinho", "cada pedacinho faz o todo", " cada abelhinha faz a sua partezinha ..." blablabla. Papo comunitário, união e força. Na realidade, isto é tudo uma forma de achar um frase feita para justificar nosso "papel" no todo. Mundo pouquinho melhor? Não, apenas escolheram não fazer o mal, ou coisas erradas. Todos nós de alguma forma contribuímos fazendo a engrenagem andar e pronto.Mas é tanto problema e tantas forças agindo contra, que nada do que a gente faça muda REALMENTE a história de forma que os números nas estatísticas ou de forma reavolucionária.
Eles conseguiram muito se vc levar em conta que o meu avo por parte de pai era ferroviário, de classe media baixa, e o por parte materna, era um pequeno comerciante. Eles educaram um monte de gente, e desenvolveram trabalhos de grande importância em suas áreas.
Desculpa. Não quero menosprezar o trabalho deles, mas criar filhos, ser bom e ser justo, não tem menos valor do que se envolver em ações sociais.
Em suma escreveram sua pagina, foram muito além de se importar apenas consigo mesmos.
Normal. Todos nós ( que somos honestos e bons) escrevemos nossas páginas e temos valor, mas isto não transforma o mundo e o Brasil num lugar "melhor". Isto é fantasia. Acalenta a sensação de que fomos bons e fizemos "boas ações". Deixa a nossa consciência "tranquila", podemos deitar a cabeça no travesseiro e dormir. Isto é mais do que normal. Criar uma família, ou escolher não ter família quando não temos condições, gerar emprego ou ser um bom profissional, tudo é normal, esperado e é da vida. Ouvir um amigo, ajudar o ceguinho a atravessar a rua blablabla, tudo faz parte da história de todos nós. Não vejo motivo para superestimar o trabalho apenas daqueles que se inscrevem em atividades sociais. Não é questão de se preocupar apenas consigo ou de não ser egoísta, ou ter capacidade de abnegação, de entrega ao outro, de abrir de sua vida para se entregar a alguma causa social. Acho tudo isto uma escolha apenas. Não é porque não se envolvem em causas sociais, que as pessoas não são desejosas de uma vida melhor.
A dedicação de anos ao ensino e a pesquisa, e todos os trabalhos que eles desenvolveram, para dar consciência social a medicina, melhorar o planejamento na área de saúde, e fazer sua contribuição pessoal e política. Toda a motivação, para todos esses feitos, vem dos seus sonhos.
Não credito nada disto à utopia. Visão romântica demais, André.
Toda profissão ou atividade que não faça mal, acaba por fazer o bem, realiza a nós, move toda a engrenagem, gera reações e desenvolvimento. Não vejo isto como algo egoísta. E também não vejo ligação necessária entre manter vivo um sonho quase impossível ou intocável ( e é isto que as utopias são ) para termos do que nos orgulhar.
Para mim são grandes conquistas.
É. São seus pais. Mas isto não justifica defender utopias. E continuo achando romantismo. Conquistas e perdas são normais na vida de todos. Você parece endeusar e idolatrar seus pais. Tudo bem, mas isto é sua visão como filho. Se eles não tivesses inscrito o nome deles, alguém teria feito, e não quer dizer que o mundo seria pior. Seria diferente, ou outra solução seria nada. Talvez até melhor. Quero dizer que a realização de algumas coisa é apenas isto. Nada de utopias ou sonhos.
Se vc acha que eles sozinhos deveriam ter conseguido materializar integralmente seus sonhos, vc não entendeu, a razão para os sonhos.
Não entendi...sonhos deles? Pessoais? Por que sozinhos? E que importância tem se eu escolho fazer alguma coisa em grupo? Pode fazer algo sozinho que mude a história do mundo radicalmente.
E coloca como uma coisa meio maluca, já que ninguém em sã consciência vai acreditar que vai materializar todos os seus sonhos.
Isto aqui parece meio egoísta...mas posso realizar o sonho de toda uma geração agindo sozinha, sim. A maioria dessas ações e programas socias para mim nada mais são do que coisas que envolvem as pessoas, apenas isto. Não significa qualidade e nem eficácia necessariamente. De novo, você é muito romântico.
A Utopia mobiliza, motiva. O que a pessoa pode fazer é sua contribuição. Acreditar que vai mudar o mundo sozinho é arrogante e não procedente. Não é como eles nem como eu penso. O que nos cabe fazer é nossa parte, é o que podemos fazer, muito está fora do nosso alcance. Reconhecer isso não é desistir.
Não. Não é a utopia ( sonhos, projeções de um mundo melhor, esse tipo de visão romântica) que faz a gente agir. É a postura assertiva, focada, empreendedora, politizada, consciente, não importa se egoísta num primeiro momento, mas que acaba por fazer a engrenagem andar. O Brasil já provou que que de utopias e sonhos não se constrói nada, apenas vai fazendo de conta de "ajudou um poquinho, senão seria um pouquinho pior".
Desculpa. Eu sou realista.