Porque a Bíblia perdura até hoje?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Pug!

Re: Re.: Porque a Bíblia perdura até hoje?

Mensagem por Pug! »

Lúcifer escreveu:
Pug! escreveu:
Fernando Silva escreveu:
Pug! escreveu:
Jolly_Roger escreveu:E sem nenhuma contribuição dos ensinamentos biblicos...

É impossível compreender a nossa sociedade sem estudar a bíblia.
Mesmo um ateu deveria saber que a forma de pensar dele foi afectada pelo meio religioso em que está inserido.

"Contribuição" foi usada no sentido de "contribuição positiva", não apenas influência cultural.

Não refiro somente cultural.
Foi com a religião que se combateu a escravatura, se falou em direitos humanos...Isto é inegável.
Sempre existirá quem pense que a religião corre atrás da sociedade, isto só será verdade para os líderes conservadores e não para os religiosos ( o povo comum).

Desculpe a pergunta idiota, mas....quando é que a religião combateu a escravidão??

Aqui no Brasil, na época da escravatura, diziam que negros não tem alma e, portanto pode servir como escravo tanto trabalhista, como sexual.

E você vai me dizer que a religião lutou contra a escravatura? Quando isso aconteceu??

O livro diz:

2.177 . "A virtude não consiste só em que orientais vossos rostos até ao levante ou ao poente. A verdadeira virtude é a de quem crê em Deus, no Dia do Juízo Final, nos anjos, no Livro e nos profetas; de quem distribuiu seus bens em caridade por amor a Deus, entre parentes, órfãos, necessitados, viajantes, mendigos e em resgate de cativos (escravos). Aqueles que observam a oração, pagam o zakat, cumprem os compromissos contraídos, são pacientes na miséria e na adversidade, ou durante os combates, esses são os verazes, e esses são os tementes (a Deus)."

9.60 . "As esmolas são tão-somente para os pobres, para os necessitados, para os funcionário empregados em sua administração, para aqueles cujos corações têm de ser conquistados, para a redenção dos escravos, para os endividados, para a causa de Deus e para o viajante; isso é um preceito emanado de Deus, porque é Sapiente, Prudentíssimo."

Grupos cristãos foram dos mais aguerridos abolicionistas no Ocidente.

TrueReligion

Mensagem por TrueReligion »

Preconceito seu contra ateístas e sem base argumentativa, pura intuição.

Biblicamente baseado

E na frase final vc coloca o porque que jesus não serve como modelo de mestre: "Mesmo sabendo que isto é impossível, essa é uma causa que eu luto incessantemente". Lutar por batalhas perdidas não é uma característica natural das pessoas.
Melhor seria terem um mestre menos divinizado porém acessível, como um modelo real e não um objetivo impossível.

É impossível aqui na Terra, eu só não citei o Céu porque eu sei que você não acredita. Busco atingir todos para assim atingir a maioria, mesmo sabendo que atingir todos é impossível.
"O pior cego é aquele que não quer ver"

Karsus

Mensagem por Karsus »

E você vai me dizer que a religião lutou contra a escravatura? Quando isso aconteceu??

Pio II a condenava em 1462, assim como Paulo III, em relação aos índios, ( 1537 ), Urbano VIII (1639 ) e Bento XIV ( 1741 ) eram contrários a escravidão em geral. Em 1815, Pio VII exigiu que o Congresso de Viena acabassem com a escravidão, assim como Gregório XVI continuava sendo um opositor de tal ato.

Aliás, no próprio Brasil, em 1888, Leão XIII exigia que os Bispos buscassem banir todos os restos de escravidão no país, embora eu não tenha a menor idéia de qual foi a posição da Igreja em relação á Escravidão na Campanha Anti-Escravista.

aknatom
Gênero: Masculino

Mensagem por aknatom »

TrueReligion escreveu:
Preconceito seu contra ateístas e sem base argumentativa, pura intuição.

Biblicamente baseado

Argumento fraquinho... e já discutimos do porque. Pelo menos 2/3 das pessoas da terra nunca leram ou nunca ouviram falar da sua "base argumentativa". E se for ser biblicamente baseado, vou procurar as descendentes da jumenta falante e ficar milionário.

TrueReligion escreveu:
E na frase final vc coloca o porque que jesus não serve como modelo de mestre: "Mesmo sabendo que isto é impossível, essa é uma causa que eu luto incessantemente". Lutar por batalhas perdidas não é uma característica natural das pessoas.
Melhor seria terem um mestre menos divinizado porém acessível, como um modelo real e não um objetivo impossível.

É impossível aqui na Terra, eu só não citei o Céu porque eu sei que você não acredita. Busco atingir todos para assim atingir a maioria, mesmo sabendo que atingir todos é impossível.

Se o mestre fosse acessível, atingindo a todos realmente atingiria a maioria. Deixando a coisa pra um céu pós morte, a coisa complica. Somos psicologicamente e fisicamente predispostos a gastar energia e esforço buscando objetivos possíveis. Vc está dando tiro na água, atinge todos e não chega a mudar a vida de nem 10%.
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

aknatom

Mensagem por aknatom »

Pug! escreveu:
Lúcifer escreveu:
Pug! escreveu:
Fernando Silva escreveu:
Pug! escreveu:
Jolly_Roger escreveu:E sem nenhuma contribuição dos ensinamentos biblicos...

É impossível compreender a nossa sociedade sem estudar a bíblia.
Mesmo um ateu deveria saber que a forma de pensar dele foi afectada pelo meio religioso em que está inserido.

"Contribuição" foi usada no sentido de "contribuição positiva", não apenas influência cultural.

Não refiro somente cultural.
Foi com a religião que se combateu a escravatura, se falou em direitos humanos...Isto é inegável.
Sempre existirá quem pense que a religião corre atrás da sociedade, isto só será verdade para os líderes conservadores e não para os religiosos ( o povo comum).

Desculpe a pergunta idiota, mas....quando é que a religião combateu a escravidão??

Aqui no Brasil, na época da escravatura, diziam que negros não tem alma e, portanto pode servir como escravo tanto trabalhista, como sexual.

O livro diz:

2.177 . "A virtude não consiste só em que orientais vossos rostos até ao levante ou ao poente. A verdadeira virtude é a de quem crê em Deus, no Dia do Juízo Final, nos anjos, no Livro e nos profetas; de quem distribuiu seus bens em caridade por amor a Deus, entre parentes, órfãos, necessitados, viajantes, mendigos e em resgate de cativos (escravos). Aqueles que observam a oração, pagam o zakat, cumprem os compromissos contraídos, são pacientes na miséria e na adversidade, ou durante os combates, esses são os verazes, e esses são os tementes (a Deus)."

9.60 . "As esmolas são tão-somente para os pobres, para os necessitados, para os funcionário empregados em sua administração, para aqueles cujos corações têm de ser conquistados, para a redenção dos escravos, para os endividados, para a causa de Deus e para o viajante; isso é um preceito emanado de Deus, porque é Sapiente, Prudentíssimo."

Grupos cristãos foram dos mais aguerridos abolicionistas no Ocidente.

Duvido que o texto fala de escravos não cristãos.
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Pug!

Re.: Porque a Bíblia perdura até hoje?

Mensagem por Pug! »

Fala de escravos ponto.
Aliás o primeiro escravo libertado não era muçulmano...
Imagem

aknatom

Mensagem por aknatom »

Precisa avaliar contextualmente. Religiões com "povo escolhido" complicam bastante a citação de seus livros sagrados.

Imagem

Pug!

Mensagem por Pug! »

aknatom escreveu:Precisa avaliar contextualmente. Religiões com "povo escolhido" complicam bastante a citação de seus livros sagrados.

Não existe raças, nem povos escolhidos na religião em causa.
Espero que o assunto esteja esclarecido, para mais informações peço que o façam em privado, para eu poder respirar :emoticon16:

Jeanioz

Mensagem por Jeanioz »

Pug! escreveu:para mais informações peço que o façam em privado, para eu poder respirar :emoticon16:

:emoticon2:
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte

"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

aknatom

Mensagem por aknatom »

Pug! escreveu:
aknatom escreveu:Precisa avaliar contextualmente. Religiões com "povo escolhido" complicam bastante a citação de seus livros sagrados.

Não existe raças, nem povos escolhidos na religião em causa.
Espero que o assunto esteja esclarecido, para mais informações peço que o façam em privado, para eu poder respirar :emoticon16:

Estamos falando do mesmo cristianismo?
No antigo testamento o povo escolhido são os judeus, e no novo são os convertidos.
Em que realidade alternativa vc vive Pug?

Imagem

TrueReligion

Se o mestre fosse acessível, atingindo a todos realmente atingiria a maioria. Deixando a coisa pra um céu pós morte, a coisa complica. Somos psicologicamente e fisicamente predispostos a gastar energia e esforço buscando objetivos possíveis. Vc está dando tiro na água, atinge todos e não chega a mudar a vida de nem 10%.

Ele não atinge a maioria porque a maioria não se deixa atingir. Jesus não espera usar seu poder para fazer com que todos o sirvam, ele espera receber um amor verdadeiro dos seus filhos, afinal de contas, ele não criou robozinhos que obedecem a Ele, criou pessoas com sentimentos que podem escolher ama-Lo ou não.
Não considero tiro na água. Eu faço meu melhor, mas infelizmente meu melhor não é suficiente.

TrueReligion

Puig

Dizendo isso você está dizendo contrário a Bíblia cara... Existe povo escolhido sim, e qualquer um pode fazer parte dele...
Editado pela última vez por TrueReligion em 21 Nov 2007, 15:48, em um total de 1 vez.

aknatom

Mensagem por aknatom »

TrueReligion escreveu:

Ele não atinge a maioria porque a maioria não se deixa atingir. Jesus não espera usar seu poder para fazer com que todos o sirvam, ele espera receber um amor verdadeiro dos seus filhos, afinal de contas, ele não criou robozinhos que obedecem a Ele, criou pessoas com sentimentos que podem escolher ama-Lo ou não.
Não considero tiro na água. Eu faço meu melhor, mas infelizmente meu melhor não é suficiente.

Não entendí. Jesus é pra ser um modelo de comportamento ou um alvo de amor?
Quer um exemplo prático de mestre acessível?
A India, como país unificado, mesmo tendo a região da Kashemira totalmente muçulmana, só é possível pelo exemplo de um homem: Gandhi. O seu exemplo de vida como mestre influenciou e influencia tão fortemente o povo daquele país que até hoje, apesar de conflitos, a India é um país único. E ninguém precisa amar Gandhi pra isso. E eles não conhecem a biblia, muito menos o deus único citado nela, e muito menos o tal do filho. E o país é extremamente ordeiro, com bastante miséria devido a recente libertação da condição de colônia, mas com índices de crimes e violências baixíssimos.
Seu melhor seria suficiente se não fosse por uma causa perdida.

Imagem

TrueReligion

Os dois. Tem algum problema nisso?

A India, como país unificado, mesmo tendo a região da Kashemira totalmente muçulmana, só é possível pelo exemplo de um homem: Gandhi. O seu exemplo de vida como mestre influenciou e influencia tão fortemente o povo daquele país que até hoje, apesar de conflitos, a India é um país único. E ninguém precisa amar Gandhi pra isso. E eles não conhecem a biblia, muito menos o deus único citado nela, e muito menos o tal do filho. E o país é extremamente ordeiro, com bastante miséria devido a recente libertação da condição de colônia, mas com índices de crimes e violências baixíssimos.

Gandhi era uma boa pessoa, e tinha muitas atitudes copiáveis, mas ele só deixou o exemplo de vida, não tem poder nenhum para atuar através de milagres na vida das pessoas e não salva ninguém, mas, repito, é um exemplo de boa conduta.

Causa perdida aqui na Terra, mas será causa vencida no Céu. Amén!

aknatom

Mensagem por aknatom »

TrueReligion escreveu:Puig

Dizendo isso você está dizendo contrário a Bíblia cara... Existe povo escolhido sim, e qualquer um pode fazer parte dele...

Viu, eu disse... e Puig eu não deixava... chamou de porco na cara dura... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Imagem

Pug!

Mensagem por Pug! »

Minha realidade alternativa falava de religião e não da bíblia especificamente.
A pergunta a mim dirigida era sobre religião em geral. As escrituras usadas, nem são da bíblia. E com isto tendo a esquecer que religião no RV = bíblia= judaísmo + cristianismo.

Para não desviar o assunto do tópico, ficarei no camarote a assistir ao debate.
Imagem

aknatom

Mensagem por aknatom »

TrueReligion escreveu:

Os dois. Tem algum problema nisso?

É que são coisas tão diferentes que não entendo a necessidade de ambas.

TrueReligion escreveu:

Gandhi era uma boa pessoa, e tinha muitas atitudes copiáveis, mas ele só deixou o exemplo de vida, não tem poder nenhum para atuar através de milagres na vida das pessoas e não salva ninguém, mas, repito, é um exemplo de boa conduta.

O mundo definitivamente seria melhor se todos seguissem o exemplo de um Gandhi mortal comum do que tentando amar cristo. Não precisa dos poderes de cura e milagre, e os dados estatísticos mostram isso. Dá uma pesquisada pra gente só nos 3 que vc citou: uso de alcool, drogas e número médio de parceiros sexuais de qqr país com maioria cristã e da índia. Tenta lá.

TrueReligion escreveu:

Causa perdida aqui na Terra, mas será causa vencida no Céu. Amén!

É... esse amém aí está mais pra "tomara" do que pra "que assim seja". Big L pro cê.

Imagem

aknatom

Mensagem por aknatom »

Pug! escreveu:Minha realidade alternativa falava de religião e não da bíblia especificamente.
A pergunta a mim dirigida era sobre religião em geral. As escrituras usadas, nem são da bíblia. E com isto tendo a esquecer que religião no RV = bíblia= judaísmo + cristianismo.

Para não desviar o assunto do tópico, ficarei no camarote a assistir ao debate.

auauauauauauauauuauaauu... grgrgrrgrgrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr.....

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Imagem

Jeanioz

Mensagem por Jeanioz »

Pug! escreveu:religião no RV = bíblia= judaísmo + cristianismo.

Não se esqueça que o RV é um forum brasileiro.

Religião no Brasil = bíblia = judaísmo + cristianismo. :emoticon26:
Napoleão Bonaparte

Napoleão Bonaparte

TrueReligion

O mundo definitivamente seria melhor se todos seguissem o exemplo de um Gandhi mortal comum do que tentando amar cristo. Não precisa dos poderes de cura e milagre, e os dados estatísticos mostram isso. Dá uma pesquisada pra gente só nos 3 que vc citou: uso de alcool, drogas e número médio de parceiros sexuais de qqr país com maioria cristã e da índia. Tenta lá.

Vamos parar de discutir por algo que já entramos em acordo, usar Gandhi como exemplo é bom. Mas ele não serve como deus. Tá morto já, não faz mais nada. Agora, na minha opinião seguir a Jesus tem muito mais vantagens. Você é salvo, tem uma vida feliz... Amá-lo é consequencia...

TrueReligion

Religião no Brasil = bíblia = judaísmo + cristianismo.

É que as religiões mais bem fundamentadas do Brasil são baseadas na Bíblia... Por isso as outras são ignoradas... Não que isto esteja correto

TrueReligion

É... esse amém aí está mais pra "tomara" do que pra "que assim seja". Big L pro cê.

É aí que você se engana... Felizmente eu tenho fé...

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

TrueReligion escreveu:

Vamos parar de discutir por algo que já entramos em acordo, usar Gandhi como exemplo é bom. Mas ele não serve como deus. Tá morto já, não faz mais nada. Agora, na minha opinião seguir a Jesus tem muito mais vantagens. Você é salvo, tem uma vida feliz... Amá-lo é consequencia...

Desculpe trazer essa triste notícia... mas Cristo também está morto. E já vai fazer 2000 anos que isso aconteceu.
Ninguém contou isso pra você não??
Imagem

TrueReligion

Desculpe trazer essa triste notícia... mas Cristo também está morto. E já vai fazer 2000 anos que isso aconteceu.

Fico feliz em te trazer esta grande notícia... mas Cristo ressucitou. E já vai fazer 2000 anos que isso aconteceu. Ninguém contou isso pra você não???

Jeanioz

Mensagem por Jeanioz »

TrueReligion escreveu:

Fico feliz em te trazer esta grande notícia... mas Cristo ressucitou. E já vai fazer 2000 anos que isso aconteceu. Ninguém contou isso pra você não???

Fico feliz em te trazer esta grande notícia... mas Cristo continua morto assim mesmo. E já vai fazer 2000 anos que isso aconteceu. Ninguém contou isso pra você não????
Napoleão Bonaparte

Napoleão Bonaparte

Trancado