Vergonha: mais um filme que romantiza o bandido

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Vergonha: mais um filme que romantiza o bandido

Mensagem por Apo »

user f.k.a. Cabeção escreveu:
Apo escreveu:O que eu não entendo é porque ainda se pegam em visões de esquerda e de direita apenas....isto é que faz com que todos aqui conversem como se estivessem em posições contrárias. E até contraditórias. Não pode dar em nada, mesmo.



Eu separei esquerda e direita nesse debate de modo a caracterizar aqueles inclinados a defender uma acao mais condenscendente com criminosos e teoricamente voltada para a "educacao" e "criacao de oportunidades iguais" daqueles que se acreditam que o combate efetivo ao crime se produz atraves do aumento do poder, rigor e eficacia das forcas de seguranca.

E claro que essa nao e uma caracterizacao precisa: existem pessoas que defendem essa maior delicadeza do Estado no trato com os bandidos mas em outros topicos sao favoraveis a liberdade economica e individual. Outros defendem a intervencao do Estado em todas as areas e propoem o emprego de violencia infinita contra os malfeitores (ou seja, todos os inimigos do Estado). Essa e alias a postura final de um regime totalitario de esquerda.

Mas ainda assim, tomando-se a vasta maioria dos debates entre conservadores e esquerdistas numa democracia, nao e dificil perceber que nesse tema a polarizacao e bastante clara, e foi por isso que eu os tratei dessa forma (direitistas e esquerdistas). Inclusive a propria divisao do debate nesse forum corrobora com esse tratamento.

Se voce acha que tal tratamento e inadequado, nao se preocupe, pois ele nao tem nenhuma necessidade para o argumento em si, que trata apenas da questao especifica do crime. Voce pode ignorar os politicamente carregados termos "esquerdista" e "direitista" e considera-los portanto "aquele que defende delicadeza e compreensao da parte do Estado com criminosos, com enfoque nas eventuais 'causas sociais'" e "aquele que defende rigor e punicao ao crime como metodo de protecao e educacao eficaz".


Disto eu sei, mas o problema não se encontra no rótulo e sim no argumento polarizado.
Fica-se sempre deduzindo, por exemplo, que alguém que concorde com uma lei dura ( que eu denomino "justa" ) com o bandido porque bandido é, não concorda que a base em que ele foi criado pode ter tido alguma influência sobre seus testemperos de caráter. Certamente que para boa parte deles o foi.
O que, na minha opinião ( e não me interessa se é de esquerda ou de direita, mas adequada à depreciação que vem sofrendo os valores de nossa sociedade através da falência da justiça e da falácia sobre a vitimixação) é que o bandido uma vez bandido e malfeitor deve seguir o caminho a ele destinado E os problemas sociais devem ser amenizados INCLUSIVE a partir da segurança dada aos demais cidadãos que nada fizeram diretamente para construir estes monstros E para que, de alguma forma, eles ( já bandidos ) e todo aquele que vier a pensar em se tornar um deles, saiba exatamente quais as duras conseqüências de seus atos e planos para atacar a sociedade. Tais ações devem ser explicitadas de todas as formas, não só com ameaças morais, mas com a idéia de que há, nesta mesma sociedade (que ele - e alguns esquerdistas, aqui sim - insistem em usar como alvo e justificativa para seus instintos violentos, egocêntricos e psicopatólogicos ) os receberia de forma muito mais construtiva e multiplicadora do que apenas reproduzindo este padrão que quer premiar em vez de punir. E pior: premiar o mal com perdão simplório e punir o mérito e os valores ( ainda, espero eu...) dignos de serem herdados e aplicados através de direitos que estamos perdendo em detrimento da inversão que nada traz de concreto de fato.
Imagem

Avatar do usuário
SickBoy
Mensagens: 2693
Registrado em: 17 Nov 2006, 20:27

Re: Vergonha: mais um filme que romantiza o bandido

Mensagem por SickBoy »

curioso aqui estou com os esquerdistas que justificam a criminalidade, dando razão as pessoas que cometem crimes, apoiando, ou ainda incitando.

Como o procedure falou, na mídia(eta palavrinha tosca mesmo) até acontece, como o notório caso do rapper que escreveu sobre o assalto ao Luciano Huck.

Mas quais serão os foristas aqui do RÉV que justificam a criminalidade? Eu confesso que até eu justificaria em casos de necessidade. no exemplo mais simples - roubar para comer, aquele roubo de fome mesmo(que sequer sei se é comum, mas pra ficar com um exemplo). Mas não acho que seja disso que estão falando.


Será que se eu disser as razões que levaram um homem a matar sua esposa na cama, eu estou justificando esse ato? Se dizer que ele tinha um ciúmes doentio, e encontrou a mulher na cama com outro homem, não se conteve, e deu fim aos dois. Dizer que ela já havia o traído anteriormente, ou o quanto ele era bom para ela, e toda uma série de coisas que pode levar a terríveis decepções e uma tragédia... eu estaria dizendo que esse homem agiu corretamente? Nesse caso específico, eu consigo até entender o ponto de vista do homem traído, mas pondero, com a cabeça fria e tentando me manter totalmente distante, que simplesmente um homem nessas condições precisa ir pra cadeia independente de quão passional tenha sido o crime - pode até haver um atenuante nesse caso, mas deve haver punição. A vida de qualquer pessoa está acima da honra. E ele pode encontrar outros meios de punir uma eventual traição. É Assim que eu penso. Da mesma maneira, e estendendo o raciocínio, quem conseguiu depreender que entender o lado do criminoso não implica em apoiar seus atos, também deve ter ficado curioso com quem são os revianos que apóiam bandidos. Na verdade eu só vi isso, nesse tópico em específico, no apoio aos policiais que realizaram a chacina da candelária e os que enstrangularam o Sandro Nascimento - já imobilizado. Mas eu até que relevo, pois reconheço que a crescente criminalidade acaba fazendo alguns mais pragmáticos - pra reforçar meu argumento anterior.


mas... quem será que apoia bandidos aqui no RéV? Algo dessa importância deveria até restar bem claro, pois todos os bons foristas que discordam disso teriam a oportunidade para questionar, e, quem sabe até, acabar com o dissenso.

Avatar do usuário
Fabi
Mensagens: 1026
Registrado em: 05 Mar 2007, 02:49
Gênero: Feminino

Re: Vergonha: mais um filme que romantiza o bandido

Mensagem por Fabi »

O engraçado é que falar que a chacina da candelária foi a resposta da polícia a um assalto, ou apedrejamento de viatura é defender a chacina da candelária...mas falar que o sandro era pobre e por isso virou bandido... não é defender...
:emoticon26: dois pesos...duas medidas...
Imagem

Avatar do usuário
Lúcifer
Mensagens: 8607
Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
Gênero: Masculino
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Vergonha: mais um filme que romantiza o bandido

Mensagem por Lúcifer »

SICKBOY
Citação: "mas... quem será que apoia bandidos aqui no RéV? Algo dessa importância deveria até restar bem claro, pois todos os bons foristas que discordam disso teriam a oportunidade para questionar, e, quem sabe até, acabar com o dissenso."

Eu defendo que o bandido que pegou a arma e tirou uma vida humana mesmo sem reação da vitima, deve ir pro buraco mais profundo do chão.

Como você disse; roubar para comer ou por pura necessidade é uma coisa e deve-se ser levado em conta em um juri.
Agora, os marginais que se sentem poderosos com uma arma na mão, que espancam, humilham e até chegam a estuprar a vitima, sinto muito, mas paa esses canalhas a morte é ainda pouco.

Aquele marginal do Sandro, quando escapou da morte certa na Candelária, podia por a mão na cabeça e pensar (se isso fosse o forte dele): "Putz, escapei por pouco. É melhor eu mudar de vida pra não ter o mesmo fim que os meus companheiros." Pra quem acredita em deus, podia-se falar que Ele deu uma nova chance para esse moleque pra ele começar a fazer coisas boas, mas ele aprendeu a lição? Não. Voltou pra marginalidade e ainda pior ainda. Como eu disse antes, a policia teve inumeras chances de se livrar dele se tivesse um atirador de elite no local: não fizeram nada. O Sandro teve a chance de se render pois ainda não tinha matado ninguém; teria uma atenuante, além que a imprensa televisiva estava no local e a policia não seria idiota de matar o maldito em frente das câmeras. O que ele fez? Quis fugir com a coitada da refém. O destino dele foi traçado naquele mesmo instante pois a policia não iria deixar ele fugir com um refem. REsultado? Deu no que deu.
Abraços
Imagem

Avatar do usuário
SickBoy
Mensagens: 2693
Registrado em: 17 Nov 2006, 20:27

Re: Vergonha: mais um filme que romantiza o bandido

Mensagem por SickBoy »

REsultado? Deu no que deu.


A refém morreu e os policiais descontaram a própria incompetência executando um criminoso ilegalmente.


erraram duplamente

Avatar do usuário
Botanico
Mensagens: 4210
Registrado em: 25 Out 2005, 21:15

Re: Vergonha: mais um filme que romantiza o bandido

Mensagem por Botanico »

Fabi escreveu:
Botanico escreveu:
Fabi escreveu:Todo mundo condena os policiais que sufocaram ele depois de prender... Se ele tivesse vivo tava lá como o champinha comandando bandidos ou comentendo outros crimes...sendo solto em condicional...fugindo da cadeia...ou seja...agora ele faz muita falta...não temos quase bandidos...
Sobre os policiais que asfixiaram ele...bom...horas e horas ele ameaçando uma refém...em rede nacional...deixando todo mundo saturado...e depois ele mata ela.... acho que o stress para os policiais naquele dia foi tão grande que eles nem fizeram isso intencionalmente...ele achava o que? que sequestraria um ônibus e depois os policiais levariam ele pra tomar sorvete?


Em nome dos DIREITOS HUMANOS é o que os policiais deveriam ter feito...

Eu fico me perguntando...e os direitos humanos dos policiais? Eles foram submetidos aquele estresse todo, e depois ainda sairam como culpados...sendo que o bandido matou a refém....pelo menos esse bandido tá num lugar onde não existe condicional e ele não pode comandar os presos na cadeia...e nem fugir....Quem gosta de bandido pobre...que leve pra casa cuide..e de comida, e drogas....o essencial sabe...


Eu disse isso de gozação, Fabi
Afinal, não é segredo que os grandes defensores de Direitos Humanos são efetivamente grandes defensores de criminosos. Já não se percebe diferença quando se defende direitos humanos e se defende o bandido. Veja lá o caso da cadeia de Araraquara, que foi depredada durante a rebelião do PCC. Ficou destruída e os presos foram amontoados no único pátio que ainda oferecia condições de evitar fugas. Ora, a Folha de S. Paulo até ganhou prêmio por denunciar a desumanidade à qual aqueles infelizes presos estavam submetidos. Foi lá o Eduardo M. Suplicy que fez uma pergunta imbecil (aliás, existe algum esquerdista que não seja imbecil quando quer dar uma de gente séria?): _ Quem estaria disposto a reconstruir a cadeia?
E um monte de preso levantou o braço... Ôh! Vamos dar pás, picaretas, britadeiras na mão dos presos... Só um esquerdista imagina que eles usariam tais coisas para reconstruir a cadeia.

Por isso tenho nojo dos Direitos Humanos: os bandidos depredam a cadeia e eles EXIGEM que se providencie uma cadeia novinha em folha no dia seguinte, pois deixar os presos numa cadeia depredada É SUBMETÊ-LOS A CONDIÇÕES DESUMANAS E DEGRADANTES, o que é proibido pela nossa "constituição cidadã".

Falou você em direitos humanos dos policiais? Lembra-me há anos, que ouvi no rádio o seguinte: os policiais acompanhavam o enterro de um colega morto por um bandido e a um repórter perguntaram:
_ Nosso companheiro foi morto sem nem reagir, nem nada, a troco de capricho e só. Cadê os direitos humanos agora?
E fiquem sabendo que um direito humano fez questão de ligar para a rádio que transmitia e deixar bem claro que de fato ele NÃO TINHA MESMO MOTIVO ALGUM PARA ESTAR NO ENTERRO DAQUELE POLICIAL.

É mole?

Lembra-me na revista Época, em que um promotor também havia sido assassinado e a última pergunta que a repórter fez à viúva é se ela havia recebido alguma palavra de solidariedade das organizações dos direitos humanos.
Resposta: _ Nenhuma. (óbvio: o promotor não era bandido; pior até: ele acusava bandidos e podia fazer com que acabassem na cadeia, para a grande ira dos defensores dos direitos humanos).

Por isso motivo não meço palavras: direitos humanos significa defender bandidos.

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Vergonha: mais um filme que romantiza o bandido

Mensagem por Apo »

Eu acho que perdemos a noção do que seja ser um ser humano...não é possível que frente à determinada situação extrema em que um semelhante está torturando, subjugando, humilhando outro, ambos sejam iguais.
Onde está a noção de bem e mal? Equiparadas? Então tá: mais um motivo prá eu meter chumbo num estranho que tente cruzar a minha frente e a minha vida de forma digamos....inadequada.
Imagem

Avatar do usuário
Lúcifer
Mensagens: 8607
Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
Gênero: Masculino
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Vergonha: mais um filme que romantiza o bandido

Mensagem por Lúcifer »

AO BOTANICO
Em relação às pás e picaretas, se fosse em uma prisão norte-americana ou japonesa, COM CERTEZA eles a usariam para reconstruir a prisão, pois se não a construissem, bem...eles tem lá seu meio de persuadir alguém.

Em relação as outras coisas que você colocou, concordo plenamente. :emoticon45: :emoticon45:
Imagem

Avatar do usuário
emmmcri
Mensagens: 6869
Registrado em: 29 Out 2005, 09:10
Gênero: Masculino

Re: Vergonha: mais um filme que romantiza o bandido

Mensagem por emmmcri »

SickBoy escreveu:curioso aqui estou com os esquerdistas que justificam a criminalidade, dando razão as pessoas que cometem crimes, apoiando, ou ainda incitando.

Como o procedure falou, na mídia(eta palavrinha tosca mesmo) até acontece, como o notório caso do rapper que escreveu sobre o assalto ao Luciano Huck.

Mas quais serão os foristas aqui do RÉV que justificam a criminalidade? Eu confesso que até eu justificaria em casos de necessidade. no exemplo mais simples - roubar para comer, aquele roubo de fome mesmo(que sequer sei se é comum, mas pra ficar com um exemplo). Mas não acho que seja disso que estão falando.


Será que se eu disser as razões que levaram um homem a matar sua esposa na cama, eu estou justificando esse ato? Se dizer que ele tinha um ciúmes doentio, e encontrou a mulher na cama com outro homem, não se conteve, e deu fim aos dois. Dizer que ela já havia o traído anteriormente, ou o quanto ele era bom para ela, e toda uma série de coisas que pode levar a terríveis decepções e uma tragédia... eu estaria dizendo que esse homem agiu corretamente? Nesse caso específico, eu consigo até entender o ponto de vista do homem traído, mas pondero, com a cabeça fria e tentando me manter totalmente distante, que simplesmente um homem nessas condições precisa ir pra cadeia independente de quão passional tenha sido o crime - pode até haver um atenuante nesse caso, mas deve haver punição. A vida de qualquer pessoa está acima da honra. E ele pode encontrar outros meios de punir uma eventual traição. É Assim que eu penso. Da mesma maneira, e estendendo o raciocínio, quem conseguiu depreender que entender o lado do criminoso não implica em apoiar seus atos, também deve ter ficado curioso com quem são os revianos que apóiam bandidos. Na verdade eu só vi isso, nesse tópico em específico, no apoio aos policiais que realizaram a chacina da candelária e os que enstrangularam o Sandro Nascimento - já imobilizado. Mas eu até que relevo, pois reconheço que a crescente criminalidade acaba fazendo alguns mais pragmáticos - pra reforçar meu argumento anterior.


mas... quem será que apoia bandidos aqui no RéV? Algo dessa importância deveria até restar bem claro, pois todos os bons foristas que discordam disso teriam a oportunidade para questionar, e, quem sabe até, acabar com o dissenso.


Não há nenhum esquerdista aqui justificando criminosos, quem ler esta mensagem que entenda.
100% de acordo com o sick.
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.



Imagem

Avatar do usuário
emmmcri
Mensagens: 6869
Registrado em: 29 Out 2005, 09:10
Gênero: Masculino

Re: Vergonha: mais um filme que romantiza o bandido

Mensagem por emmmcri »

Fabi escreveu:O engraçado é que falar que a chacina da candelária foi a resposta da polícia a um assalto, ou apedrejamento de viatura é defender a chacina da candelária...mas falar que o sandro era pobre e por isso virou bandido... não é defender...
:emoticon26: dois pesos...duas medidas...


Os dois atos merecem um julgamento conforme a lei determina, entendeu ?
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.



Imagem

Avatar do usuário
user f.k.a. Cabeção
Moderador
Mensagens: 7977
Registrado em: 22 Out 2005, 10:07
Contato:

Re: Vergonha: mais um filme que romantiza o bandido

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

Sickboy,

Palavras como "justificar" podem ter sentidos variados, nisso eu concordo com voce. Um esquerdista e um direitista podem simultaneamente considerar um crime errado, e sem tentar justifica-lo, usar argumentos para uma medida mais ou menos repressora.


Eu nao quis em nenhum momento dizer que e proprio do esquerdista considerar roubos e estupros seguidos de morte como justificaveis em determinadas circunstancias, embora tenham alguns especimes dessa categoria que o tenham feito, como o tal rapper e Marilene Felinto.

Acredito que excetuando aqueles moralmente doentes (que existem tanto na direita, como na esquerda), o que a maioria das pessoas quer, no que diz respeito a essa questao, e uma sociedade menos violenta.

As diferencas entao sao no posicionamento quanto as medidas necessarias para tornar a sociedade mais segura. Assim, o que eu chamei de delicadeza com criminosos e a postura que uma vasta maioria de esquerdistas assume de que o combate a criminalidade deve realizar-se atraves de politicas ditas "sociais", cujo nome vago quer na verdade dizer politicas de redistribuicao de renda (a unica coisa que o Estado faz, alem de gastar inutilmente).

E claro que nada impede um esquerdista de defender simultaneamente o emprego de uma lei rigorosa contra o crime e ao mesmo tempo de politicas sociais que visem reduzir o crime futuro. Mas ao que parece o ponto e exatamente chamar a atencao para as causas ditas sociais do comportamento marginal, e sendo essa a tese principal, sustenta-se que uma maior atencao deva ser dada a ela do que a captura e punicao daqueles que ja foram corrompidos pela sociedade desigual.

Creio que nao haja outra forma de resumir o pensamento esquerdista nesse ponto que nao seja essa.

O problema e que apesar da aparencia superficialmente coerente, o argumento nao segue, pois ele faz uma suposicao falaciosa subentendida: a de que o governo consegueria atraves de intervencoes economicas corrigir a origem da imoralidade, e o de que haveria um interesse da parte das pessoas que ele fizesse essas intervencoes.

Na verdade, o que ocorre e que quando mais somas sao subtraidas para redistribuicao, menos estarao disponiveis para pagar salarios e aumentar a producao no mercado. Alem disso, existem problemas de alocacao, pois o Estado socialista nao e capaz de calcular ganhos e custos, existirao as medidas contraprodutivas que algumas pessoas tomarao para se proteger dos impostos e da inflacao, alem do incentivo para que algumas pessoas se enquadrem ou nao se esforcem para sair das condicoes onde estao autorizadas a demandar ajuda do Estado. Fora o fato evidente de que o maior poder economico do Estado acompanha sempre uma maior tendencia dos politicos a se envolverem em esquemas de corrupcao.

Essas intervencoes corretivas finalmente nao funcionam, pois empobrecem a todos, criam outros tipos de distorcao e nao possuem efeito significativo nos incentivos para a criminalidade.

Outra suposicao inconveniente e a de que na ausencia de intervencao estatal a desigualdade tendera apenas a aumentar, assim como a violencia que dela decorre. Nao e o estado que elimina as desigualdades, vimos acima que ele e incompetente nisso. Numa sociedade desenvolvida e produtiva, o proprio interesse em explorar o potencial humano disperso de forma aproximadamente homogenea nas camadas sociais faz com que haja mobilidade e uma tendencia de equalizacao dos rendimentos, exceto em casos mais excepcionais. Nao que no fim todos terminem ganhando o mesmo, ou que filhos de ricos parem de ter certas vantagens sobre filhos de pobres, mas a crescente produtividade gera um estado de abundancia onde as potencialidades mesmo dos mais pobres sao infinitamente maiores que os dos estratos mais ricos nos paises menos desenvolvidos e livres, ou das epocas passadas.

Um erro constante e nao entender para que serve uma politica de seguranca. Veja, o objetivo de uma acao do tipo nao e somente diminuir a criminalidade. Se o Estado dimiuir a criminalidade a qual voce estaria sujeito a enfrentar, mas reduzisse voce e a todo resto a um estado de miseria pior que aquele produzido pela acao criminal, ou que aumente os riscos para sua vida e etc, e de comum acordo que nao valera a pena. Ninguem pagaria qualquer preco para se livrar definitivamente de bandidos. As pessoas estao mais sujeitas a pagar um determinado preco por uma maior seguranca se considerarem que os prejuizos causados por suas perdas para o crime compensam os custos de uma seguranca mais efetiva.

Desse ponto de vista, o Estado e muito melhor (ou "menos pior") conduzido se ele se limitar a prestar alguns servicos de seguranca no sentido de vigiar e punir os criminosos reais e manifestos, e nao em educar e cuidar dos potenciais delinqentes juvenis. E muito mais simples como tarefa, onde o resultado pode ser melhor avaliado e a necessidade de uma maior ou menor cobertura pode ser melhor avaliada.

No limite, eu acho que o Estado nao precisa nem mesmo prestar servicos de seguranca, mas acredito que os burocratas sao ao menos mais competentes como meros chefes dos vigias noturnos do que como arquitetos morais do genero humano.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: Vergonha: mais um filme que romantiza o bandido

Mensagem por Acauan »

NadaSei escreveu:Romantiza o bandido ou mostra como uma sociedade doente gera seus monstros?


O centro da questão expressa na postagem acima não é se o meio social é ou não determinante na opção individual pelo comportamento criminoso, mas na inutilidade prática de se culpar a "sociedade", que nada mais é que um coletivo abstrato elevado à condição de sujeito concreto de ações reais.

O erro dos defensores da "ação social" é esperar que ações e resultados específicos e reais possam advir da atuação sobre um sujeito genérico e abstrato.

Na situação típica em que a opção individual pelo crime é precedida da falta de orientação e amparo familiar – lembrando que preceder não é sinônimo de causar – a abordagem racional do problema, visando solucioná-lo, deve considerar sujeitos e responsabilidades específicos e reais, como os pais que não dão aos filhos a orientação e amparo que tinham a obrigação legal de dar, e o Estado, que tinha a obrigação de fazer cumprir a lei.

O grande problema é que não há meios de o Estado intervir nas relações familiares de modo preventivo sem violar as liberdades e garantias individuais, tanto quanto não há porque acreditar que funcionários assalariados a serviço do Estado sejam capazes de prover orientação e amparo familiar a crianças.

Na verdade, a coisa toda se resume em que sociedades humanas, em sendo humanas, são necessariamente imperfeitas, coisas que uns e outros não admitem (e consideram que imperfeito é sinônimo de doentio), porque tem seus próprios modelos de sociedades perfeitas formatados em suas cabeças, sem parar para pensar que fora das ditas cujas tal coisa nunca foi vista.

Em realidades imperfeitas temos que nos contentar com soluções imperfeitas, o que implica em renunciar à utopia da grande sociedade onde todos são ao mesmo tempo livres e protegidos das contingências da vida.

Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
emmmcri
Mensagens: 6869
Registrado em: 29 Out 2005, 09:10
Gênero: Masculino

Re: Vergonha: mais um filme que romantiza o bandido

Mensagem por emmmcri »

A poucos dias ocorreu o caso em que os pais mataram duas crianças e enterraram seus pedaços no terreno. As crianças foram mandados para uma instituição que embora com historia de violencia familiar, considerou os pais aptos a criar as crianças e deu no final tragico.
Qual a opinião dos amigos ?
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.



Imagem

Avatar do usuário
Apáte
Mensagens: 9061
Registrado em: 20 Jul 2006, 19:32
Gênero: Masculino
Localização: Asa Sul
Contato:

Re: Vergonha: mais um filme que romantiza o bandido

Mensagem por Apáte »

Apáte escreveu:
NadaSei escreveu:
Apáte escreveu:Na minha última aula, tava todo mundo elogiando esse filme inovador, revolucionário, moderno, comovente, alternativo e blablablá.

Só quero saber uma coisa. O fdp sai impune no final?

Não... Caso não lembre dos noticiários, ele termina sendo estrangulado pela policia dentro do camburão.

Melhor que a impunidade.

Só fui ler esta besteira depois de avisado.

Obviamente não há apenas estas duas alternativas: impunidade x morto sem julgamento.

Mesmo sendo favorável à pena de morte, esta deve ser aplicada apenas depois de um julgamento justo. Se há algum motivo para policiais matarem bandidos, é quando estes não quiserem se render e retribuirem a visita dos homens da lei com tiros e granadas, o que é um pouco análogo à legítima defesa. Quando um bandido, por pior que ele seja, está desarmado e rendido, o policial tem obrigação de guardar a sua vida e respeitar os seus direitos até que a Lei decida o que fazer com ele. No Brasil, ele pegaria algumas décadas de xadrez, e mesmo que considero uma punição muito condescendente em proporção ao crime, mas ainda é uma opção melhor do que deixar a vida dele (bandido, criminoso, safado e fdp) na arbitrariedade de um policial.

ps: não pretendo entrar num debate sobre a validade da pena capital pelo simples motivo que ela nunca será aplicada no Brasil. Quem gosta de fazer barulho a troco de nada é esquerdinha.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Vergonha: mais um filme que romantiza o bandido

Mensagem por Apo »

emmmcri escreveu:A poucos dias ocorreu o caso em que os pais mataram duas crianças e enterraram seus pedaços no terreno. As crianças foram mandados para uma instituição que embora com historia de violencia familiar, considerou os pais aptos a criar as crianças e deu no final tragico.
Qual a opinião dos amigos ?


Minha opinião é, a menos que haja histórico positivo, adoções são sempre um risco. Por isto quando se critica o aborto para não largar uma pobre criança no mundo ao Deus dará, usando como saída romântica e mágica uma adoção ou uma instituição, eu sou totalmente contra.
Imagem

Avatar do usuário
Botanico
Mensagens: 4210
Registrado em: 25 Out 2005, 21:15

Re: Vergonha: mais um filme que romantiza o bandido

Mensagem por Botanico »

Lúcifer escreveu:AO BOTANICO
Em relação às pás e picaretas, se fosse em uma prisão norte-americana ou japonesa, COM CERTEZA eles a usariam para reconstruir a prisão, pois se não a construissem, bem...eles tem lá seu meio de persuadir alguém.

Em relação as outras coisas que você colocou, concordo plenamente. :emoticon45: :emoticon45:


Olha Lúcifer, uma coisa que se faz por lá, não sei até que ponto é o que aqui no Brasil se chama "esculacho" que nada mais é que uma boa e merecida surra. A diferença é que lá tem lei e aqui não. Se um preso aprontar por lá, vai ter sua pena agravada e passará por medidas disciplinares. Já por aqui, o preso pode agredir o carcereiro, pode arrebentar com ele, pode até matá-lo, que você nunca ouvirá UM só protesto dos defensores dos dereitos omanos. Mas se der um tapinha num preso aqui, o mundo cai! Vem a OAB, vem a comissão de direitos humanos da ONU, vem tudo cair de pau em cima do carcereiro, do diretor, do governador, etc e tal. Tudo sempre em defesa do criminoso. Os criminosos, para os direitos humanos SEMPRE TEM RAZÃO. Aliás, nesse lance aí do Sandro, não sei aparece nas coisas do youtube aí, mas num documentário sobre ele no Discovery Channel, no fim aparecia um preso se queixando:
_ Aqui é esculacho direto. Como querem nos recuperar assim?
E esse discurso, o defensor dos dereitos omanos engole sem ressalvas. Se um preso quiser andar na linha depois de sair da cadeia, é um ATO DE VONTADE DELE, não depende de ter levado esculacho, caso não tenha se comportado. Mas é claro, vem o pessoal das esquerdas fazer todo o discurso de que, se o preso não foi tratado com muito amor e carinho, então ele não se recupera. E que, nessas condições, nossas cadeias são fábricas de fazer bandidos.

É sempre a mesma piada sem graça.

Uma pena.

Avatar do usuário
Botanico
Mensagens: 4210
Registrado em: 25 Out 2005, 21:15

Re: Vergonha: mais um filme que romantiza o bandido

Mensagem por Botanico »

Apáte escreveu:
Apáte escreveu:
NadaSei escreveu:
Apáte escreveu:Na minha última aula, tava todo mundo elogiando esse filme inovador, revolucionário, moderno, comovente, alternativo e blablablá.

Só quero saber uma coisa. O fdp sai impune no final?

Não... Caso não lembre dos noticiários, ele termina sendo estrangulado pela policia dentro do camburão.

Melhor que a impunidade.

Só fui ler esta besteira depois de avisado.

Obviamente não há apenas estas duas alternativas: impunidade x morto sem julgamento.

Mesmo sendo favorável à pena de morte, esta deve ser aplicada apenas depois de um julgamento justo. Se há algum motivo para policiais matarem bandidos, é quando estes não quiserem se render e retribuirem a visita dos homens da lei com tiros e granadas, o que é um pouco análogo à legítima defesa. Quando um bandido, por pior que ele seja, está desarmado e rendido, o policial tem obrigação de guardar a sua vida e respeitar os seus direitos até que a Lei decida o que fazer com ele. No Brasil, ele pegaria algumas décadas de xadrez, e mesmo que considero uma punição muito condescendente em proporção ao crime, mas ainda é uma opção melhor do que deixar a vida dele (bandido, criminoso, safado e fdp) na arbitrariedade de um policial.

ps: não pretendo entrar num debate sobre a validade da pena capital pelo simples motivo que ela nunca será aplicada no Brasil. Quem gosta de fazer barulho a troco de nada é esquerdinha.


Só uns remendos: o bandido NÃO PEGARÁ décadas de cadeia, pois existe uma figura absurda chamada "progressão de pena", onde se inventaram, em nome dos direitos humanos, toda uma série de regalias que permitem a um condenado simplesmente não cumprir a pena. No máximo dos máximos, ele cumprirá um sexto dela, porque depois vem as regalias: vai só dormir na cadeia, ou para cada dia trabalhado, apaga-se tantos dias de condenação, etc e tal, e aí então quando se vê, o criminoso que deveria ficar 35 anos de cana, já está livre com seis ou sete anos de cadeia. Essa "pena muito severa" portanto é só para efeito de marquetingue, só para dar uma impressão de severidade.

A questão de arbitrariedade de policial é que:
1) Nem sempre os policiais são devidamente qualificados.
2) Nem sempre os policiais entendem que devem ter tais e quais cuidados para garantir a lisura da provas.
3) Sim, pois aí entram os advogados para colocar o trabalho da polícia em dúvida.
4) Os policiais civis talvez entendam dos meandros dessas manobras da defesa do bandido, mas os militares não tanto. Fica como a nossa Polícia Federal aí, que faz todo aquele estardalhaço na prisão dos meliantes, mas não trabalha direito na obtenção das provas que simplesmente deixarão o advogado sem saída. Daí então na hora do pega para capá no julgamento, o meliante é absolvido simplesmente porque as provas não foram suficientes.
5) E daí o policial se vê nessa situação: _ Pô! Arrisquei a minha vida, troquei tiros com o safado, um colega meu morreu e depois de tudo, em uma semana tá lá o cara "respondendo ao processo em liberdade", que só será concluído daqui a uns 200 anos. Só aí então acontecerá o famoso "transitado e julgado", isso se o crime não prescrever antes.
6) Quando essa gente vê que o trabalho não rende, é muito tentador apelar para a ignorância. O problema aí que é muiiiito fácil a ignorância sair do controle. É como dizia aquele filósofo que de tanto pensar morreu doido: "De tanto perseguir o Dragão, você se torna o Dragão".

É isso.

Avatar do usuário
Botanico
Mensagens: 4210
Registrado em: 25 Out 2005, 21:15

Re: Vergonha: mais um filme que romantiza o bandido

Mensagem por Botanico »

Acauan escreveu:
NadaSei escreveu:Romantiza o bandido ou mostra como uma sociedade doente gera seus monstros?


O centro da questão expressa na postagem acima não é se o meio social é ou não determinante na opção individual pelo comportamento criminoso, mas na inutilidade prática de se culpar a "sociedade", que nada mais é que um coletivo abstrato elevado à condição de sujeito concreto de ações reais.

O erro dos defensores da "ação social" é esperar que ações e resultados específicos e reais possam advir da atuação sobre um sujeito genérico e abstrato.

Na situação típica em que a opção individual pelo crime é precedida da falta de orientação e amparo familiar – lembrando que preceder não é sinônimo de causar – a abordagem racional do problema, visando solucioná-lo, deve considerar sujeitos e responsabilidades específicos e reais, como os pais que não dão aos filhos a orientação e amparo que tinham a obrigação legal de dar, e o Estado, que tinha a obrigação de fazer cumprir a lei.

O grande problema é que não há meios de o Estado intervir nas relações familiares de modo preventivo sem violar as liberdades e garantias individuais, tanto quanto não há porque acreditar que funcionários assalariados a serviço do Estado sejam capazes de prover orientação e amparo familiar a crianças.

Na verdade, a coisa toda se resume em que sociedades humanas, em sendo humanas, são necessariamente imperfeitas, coisas que uns e outros não admitem (e consideram que imperfeito é sinônimo de doentio), porque tem seus próprios modelos de sociedades perfeitas formatados em suas cabeças, sem parar para pensar que fora das ditas cujas tal coisa nunca foi vista.

Em realidades imperfeitas temos que nos contentar com soluções imperfeitas, o que implica em renunciar à utopia da grande sociedade onde todos são ao mesmo tempo livres e protegidos das contingências da vida.



Só fazendo uns adendos ao que você disse, caro Índio
Essa choradeira de problemas sociais é porque tolamente esses intelectuais com QI de poça dágua acham que cafuné em todo mundo seria solução para o problema da criminalidade.
Acontece que criminalidade NÃO É PROBLEMA. Problema é uma situação complicada, mas para a qual se pode encontrar alguma solução. Problema que não tem solução NÃO É PROBLEMA: É TRAGÉDIA. E criminalidade é TRAGÉDIA: NÃO TEM SOLUÇÃO.

É besteira pensar que se fizemos isso ou aquilo, vamos acabar com os crimes. Isso não existe. Sempre haverá crimes. O que se tem que fazer e ao que parece o nosso burro e sem auto-estima povo brasileiro ainda não se deu conta, é que temos de ter regras iguais para todos e que elas TEM QUE SER APLICADAS, doela a quem doela.
Mas não é o que acontece. Primeiro tem todo esse bando de cretinos esquerdistas que querem primeiro que se saiba porque um cara cometeu crimes e só aí então é que se vai pensar se ele deve merecer algum castigo ou não.
Depois vem os nossos juízes que tem uma tal de "soberana decisão", que pode fazê-los darem sentenças ou anularem processos ao arrepio da lei. Eu não entendi aquela do juiz que liberou um motoqueiro bêbado... Mas o preconceito de classe social ficou bem evidente no caso do índio Galdino. Um crime daqueles merecia 30 anos ou mais de cadeia. Mas pra índio, ó! Como dizia Jô Soares imitando o Juruna.
Afinal eram jovens classe alta, um deles é filho de juiz, É GENTE NOSSA! Que fez a juíza? Deu uma penina simbólica, que tanto quanto sei, nem foi cumprida.

Nesse pais castiga-se quem anda certo e recompensa-se quem pisa na bola.

Uma pena.

Avatar do usuário
Apáte
Mensagens: 9061
Registrado em: 20 Jul 2006, 19:32
Gênero: Masculino
Localização: Asa Sul
Contato:

Re: Vergonha: mais um filme que romantiza o bandido

Mensagem por Apáte »

Botanico escreveu:Só uns remendos: o bandido NÃO PEGARÁ décadas de cadeia, pois existe uma figura absurda chamada "progressão de pena", onde se inventaram, em nome dos direitos humanos, toda uma série de regalias que permitem a um condenado simplesmente não cumprir a pena. No máximo dos máximos, ele cumprirá um sexto dela, porque depois vem as regalias: vai só dormir na cadeia, ou para cada dia trabalhado, apaga-se tantos dias de condenação, etc e tal, e aí então quando se vê, o criminoso que deveria ficar 35 anos de cana, já está livre com seis ou sete anos de cadeia. Essa "pena muito severa" portanto é só para efeito de marquetingue, só para dar uma impressão de severidade.

Havia esquecido dos direitos humanos e das garantias supra-constitucionais.

Botanico escreveu:3) Sim, pois aí entram os advogados para colocar o trabalho da polícia em dúvida.

Hein?

Botanico escreveu:
4) Os policiais civis talvez entendam dos meandros dessas manobras da defesa do bandido, mas os militares não tanto. Fica como a nossa Polícia Federal aí, que faz todo aquele estardalhaço na prisão dos meliantes, mas não trabalha direito na obtenção das provas que simplesmente deixarão o advogado sem saída. Daí então na hora do pega para capá no julgamento, o meliante é absolvido simplesmente porque as provas não foram suficientes.

In dubio pro reu.

Principalmente para os defensores de penas severas, é bastante óbvio que se não houver provas suficientes, o réu deve ser inocentado. Se há uma incompetência da polícia, dos investigadores e da promotoria, o problema é outro.

Botanico escreveu:
5) E daí o policial se vê nessa situação: _ Pô! Arrisquei a minha vida, troquei tiros com o safado, um colega meu morreu e depois de tudo, em uma semana tá lá o cara "respondendo ao processo em liberdade", que só será concluído daqui a uns 200 anos. Só aí então acontecerá o famoso "transitado e julgado", isso se o crime não prescrever antes.

A morosidade da justiça brasileira não justifica a aplicação de penas por autoridades não competentes.

Botanico escreveu:
6) Quando essa gente vê que o trabalho não rende, é muito tentador apelar para a ignorância. O problema aí que é muiiiito fácil a ignorância sair do controle. É como dizia aquele filósofo que de tanto pensar morreu doido: "De tanto perseguir o Dragão, você se torna o Dragão".

É isso.

Vejo que não discorda de mim (e aparentemente não tenta justificar um problema com outro, só está apontando-os). Não concordo integralmente que a ausência de um julgamento justo seja causado pelo que você destacou, mas supondo que sim, o que você propõe?
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Avatar do usuário
Botanico
Mensagens: 4210
Registrado em: 25 Out 2005, 21:15

Re: Vergonha: mais um filme que romantiza o bandido

Mensagem por Botanico »

Apáte escreveu:
Botanico escreveu:Só uns remendos: o bandido NÃO PEGARÁ décadas de cadeia, pois existe uma figura absurda chamada "progressão de pena", onde se inventaram, em nome dos direitos humanos, toda uma série de regalias que permitem a um condenado simplesmente não cumprir a pena. No máximo dos máximos, ele cumprirá um sexto dela, porque depois vem as regalias: vai só dormir na cadeia, ou para cada dia trabalhado, apaga-se tantos dias de condenação, etc e tal, e aí então quando se vê, o criminoso que deveria ficar 35 anos de cana, já está livre com seis ou sete anos de cadeia. Essa "pena muito severa" portanto é só para efeito de marquetingue, só para dar uma impressão de severidade.

Havia esquecido dos direitos humanos e das garantias supra-constitucionais.
Ainda bem que se lembrou! Sabia que 30% dos candidatos nesta eleição são pessoas que já foram condenadas por crimes, inclusive homicídio? Houve uma tíbia tentativa de tornar público esses nomes, para que os eleitores ficassem informados a respeito, mas aí veio o Supremo Tribunal Fedorento (Federal e Fedorento são sinônimos, consulte o dicionário), prestando um serviço porco à nação, cortando todo esse barato e reafirmando que só ele pode dizer quando é que um cara não pode mais disputar uma eleição (deve ser por motivo de ciúmes...).
Os defensores dos dereitos omanos sempre falam dos direitos dos criminosos, mas deixam claro que as vítimas não têm direitos humanos, certo?
Parece haver uma situação por aqui que os tais "direitos" se tornam tão amplos e irrestritos, indo além do razoável que é quando começam a violar os direitos dos outros. Isso parece não ter sido contemplado nesses tais direitos humanos e garantias supra-constitucionais...


Botanico escreveu:3) Sim, pois aí entram os advogados para colocar o trabalho da polícia em dúvida.

Hein?
Hein o que? A polícia federal fez todo um vídeo e gravação de uns camaradas oferecendo uma baiba baba para os policiais tirarem o nome do Dantas e seus parentes do inquérito. E não está aí o advogado do Dantas para falar que tal coisa não prova nada, que a gravação foi ilegal, e a polícia tinha caso pessoal contra o Dantas, etc e tal?
A bem da verdade, um advogado criminalista NÃO PRECISA defender o seu cliente: tudo o que ele tem de fazer é ENROLAR. É entrar com habeas corpus um atrás do outro, é tumultuar audiências, é convocar testemunhas que estão perdidas em alguma favela da Índia e que, se não forem trazidas, significará cerceamento do amplo direito à defesa do cliente e portanto o julgamento tem de ser anulado, ou tem que se anular o julgamento porque o advogado descobriu que havia um quadro no tribunal que retratava um lenhador cortando um tronco com um machado e que isso daria aos jurados a impressão de que o seu cliente era culpado, etc e tal...
Não é assim que os advogados trabalham?

E mesmo quando são culpados sem a menor sombra de dúvida, é só contar uma historinha romântica e tudo acaba numa nice. Explica para mim a sentença e o julgamento dos réus no caso do índio Galdinho.

Botanico escreveu:
4) Os policiais civis talvez entendam dos meandros dessas manobras da defesa do bandido, mas os militares não tanto. Fica como a nossa Polícia Federal aí, que faz todo aquele estardalhaço na prisão dos meliantes, mas não trabalha direito na obtenção das provas que simplesmente deixarão o advogado sem saída. Daí então na hora do pega para capá no julgamento, o meliante é absolvido simplesmente porque as provas não foram suficientes.

In dubio pro reu.

Principalmente para os defensores de penas severas, é bastante óbvio que se não houver provas suficientes, o réu deve ser inocentado. Se há uma incompetência da polícia, dos investigadores e da promotoria, o problema é outro.
Pois é, o problema é FALTA DE COMPETÊNCIA POLICIAL NAS FASES CRÍTICAS... O policial, sobretudo o militar, tem de ser muito bem instruído disso: pro cara acabar de fato na cadeia, as provas têm de ser boas...

Botanico escreveu:
5) E daí o policial se vê nessa situação: _ Pô! Arrisquei a minha vida, troquei tiros com o safado, um colega meu morreu e depois de tudo, em uma semana tá lá o cara "respondendo ao processo em liberdade", que só será concluído daqui a uns 200 anos. Só aí então acontecerá o famoso "transitado e julgado", isso se o crime não prescrever antes.

A morosidade da justiça brasileira não justifica a aplicação de penas por autoridades não competentes.
O problema é que as autoridades não-competentes são de carne e osso, uma hora ficam putas da vida e infelizmente pode acontecer de quererem então fazer o serviço das autoridades INCOMPETENTES...
Já se viu por aqui TODA uma série de justificativas de porque um bandido tem o direito de cometer crimes... O mesmo acaba valendo para aqueles que querem ver a justiça ser feita... não importa o preço.


Botanico escreveu:
6) Quando essa gente vê que o trabalho não rende, é muito tentador apelar para a ignorância. O problema aí que é muiiiito fácil a ignorância sair do controle. É como dizia aquele filósofo que de tanto pensar morreu doido: "De tanto perseguir o Dragão, você se torna o Dragão".

É isso.

Vejo que não discorda de mim (e aparentemente não tenta justificar um problema com outro, só está apontando-os). Não concordo integralmente que a ausência de um julgamento justo seja causado pelo que você destacou, mas supondo que sim, o que você propõe?

EXATAMENTE: ESTOU SÓ APONTANDO. Dois errados não vão fazer um certo. Da mesma forma que os esquerdistas JUSTIFICAM o direito do bandido cometer crimes por motivações sociais, eu digo que quem combate o crime diretamente e não vê seu trabalho ter resultado, PELO MESMO MOTIVO (perda de paciência) acaba apelando para a ignorância.

Propor o que? Eu tolamente tive alguma esperança de que quando o Ignorácio Lulla da Silva se elegeu, ele poderia mobilizar as coisas e dar um rumo diferente às regras políticas nacionais. Ele tinha todo o carisma e popularidade necessárias para MOBILIZAR o povo contra o Congresso, no que se refere aos seus costumes. Ele podia dizer ao povo:
_ Gente, muita coisa está errada neste país, muito criminoso escapa de punição, tudo porque essa nossa "constituição cidadã" está incompleta, inacabada e muita lei está ultrapassada e tem de ser corrigida. Contudo, os nossos congressistas trabalham MUITO POUCO e porcamente, não querem serviço nem na segunda, nem na sexta, ficam fora fazendo coisas que nada têm a ver com a vida do parlamentar e por aí vai. Quer melhorar o Brasil? Então comecem encostando essa gente na parede. Exijam que trabalhem. Fiscalizem os parlamentares. Você foi fiscal do Sarney? Então seja fiscal do Lula contra essa gente preguiçosa do Congresso, Assembléia Legislativa e Câmara Municipal.

Isso seria para começar. Mas não... Lula baixou as calças e fez toda a vontade da corrupção política de tempos idos e passados em nome de um tal pragmatismo. Os ideais, se é que algum dia teve algum, foram todos pro lixo. Virou coisa "de imbecil".

Nosso povo é burro, imbecil, cordeiro e sem auto-estima. Mas se um dia tiver algum líder que fale a verdade e empolgue essa nação, sai debaixo! O Collor, candidato por um partido inexpressivo, elegeu-se presidente com o mote de "caçador de marajás". Tudo bem, ficamos sabemos depois que ele era caçador de maracujás, mas viu só que ele conseguiu se eleger vendendo a mensagem certa a um povo que já se incomodava com a corrupção... E o seu adversário foi o Lula, outro que dava idéia de que combateria a corrupção também, mas que não soube lidar com a malandragem dos Collor em cima dele.

A sorte desses caras é que o povo não sabe a força que tem.

Trancado