Palestra: internê, educação, inclusão(e abismo) Digital.

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
SickBoy
Mensagens: 2693
Registrado em: 17 Nov 2006, 20:27

Palestra: internê, educação, inclusão(e abismo) Digital.

Mensagem por SickBoy »

Palestra de cerca de 01 hora que eu comecei a ver descompromissadamente e não consegui parar.


http://www.chongas.com.br/?p=1069


Excelente para aqueles que sempre flertaram com a idéia de o quanto a internet pode revolucionar a educação, mas pensavam que eram os únicos.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Palestra: internê, educação, inclusão(e abismo) Digital.

Mensagem por Fernando Silva »

A Internet é uma ferramenta muito útil, mas não pode substituir a educação tradicional, apenas complementá-la.

A nova geração tem a tendência de se basear apenas na Internet. Como resultado, suas mentes só aprendem por amostragem. Nunca lerem um livro inteiro, não conseguem se concentrar no desenvolvimento de uma idéia do começo ao fim. Sua atenção logo quer pular para outra coisa.

Os resultados e conclusões lhes bastam. Não têm paciência com explicações e deduções.

Avatar do usuário
SickBoy
Mensagens: 2693
Registrado em: 17 Nov 2006, 20:27

Re: Palestra: internê, educação, inclusão(e abismo) Digital.

Mensagem por SickBoy »

Fernando Silva escreveu:A Internet é uma ferramenta muito útil, mas não pode substituir a educação tradicional, apenas complementá-la.

A nova geração tem a tendência de se basear apenas na Internet. Como resultado, suas mentes só aprendem por amostragem. Nunca lerem um livro inteiro, não conseguem se concentrar no desenvolvimento de uma idéia do começo ao fim. Sua atenção logo quer pular para outra coisa.

Os resultados e conclusões lhes bastam. Não têm paciência com explicações e deduções.



Olá Fernando,


Esse é um dos problemas apresentados, a distância entre a educação formal e a internet, onde o aluno passa a simplesmente ignorar a primeira.


Tenho certeza que a maioria dos foristas aqui no RÉV não se dividem em: 'leitores assíduos amantes do saber' e 'internautas', ambas as atividades podem muito bem ser conciliadas, aliás, pelo menos pra mim, a internet foi fundamental nas minhas leituras, diretamente alguns foristas do RéV. Por que algumas pessoas procuram as coisas certas na internet, tornando-se auto-didatas, se educando, politizando, informando, qualificando, conscientizando, (e muitos etcéteras), e outras pessoas apenas ficam no combo orkut/msn/fotolog? É um dos pontos que o autor aborda.


viu a palestra?

Trancado