Res Cogitans escreveu:user f.k.a. Cabeção escreveu:Apáte escreveu:Você sabe muito bem que, na ausência dos crentes do fórum, não achará um só usuário para defender que o homossexualismo praticado entre quatro paredes com consentimento mútuo por adultos em plena sanidade mental é um ato imoral.
Bom, fale por você.
Um ato imoral é diferente de um ato criminoso. Eu acho que dois adultos em consentimento devem ter o direito de praticar suas imoralidades em privacidade, mas nem o consentimento mútuo nem a privacidade removem o caráter imoral de suas ações.
Ok,
E porque você considera imoral?
Entendo por moral o conjunto abrangente de valores que permite distinguir o certo do errado, o bom do mau.
Ética seria um subconjunto da moral no que diz respeito as relações interpessoais.
Penso que um bom proxy daquilo que nós consideramos como moralmente correto é o conjunto de valores que pretendemos passar para nossos filhos, e um bom proxy daquilo que nós consideramos eticamente correto são as expecativas que formamos a respeito do comportamento que as pessoas com que nos associamos devem ter conosco e com seus outros associados.
Assim, o homossexualismo, o consumo privado de drogas, e diversos outros vícios seriam imoralidades não necessariamente anti-éticas.
Então porque considerá-los imorais?
Nosso conhecimento moral deriva da destilação dos costumes e é passado através dos mecanismos tradicionais da cultura. Ele não é um conhecimento perfeito, e nem completo. É difícil traçar suas origens e explicações pois em geral essas não são detalhadamente transmitidas junto com os valores tradicionais.
Eu não posso dizer que eu sei as razões objetivas porque diversos vícios "privados" como homossexualismo, certos entorpecentes e mesmo a promiscuidade de um modo mais geral são considerados imorais, o que eu posso é especular. A tradição serve como forma de transferência do conhecimento acumulado pelas gerações precedentes, ela nos oferece uma distinção aproximada entre aquilo que se percebeu como mais correto no passado, mas nem sempre ela nos explica as causas que levaram a essas conclusões. Provavelmente elas foram diversas e complexas.
Mas algo de coerente existe na tradição existente em diversas culturas distintas em condenar ou desaconselhar a prática da sodomia. Antepassados podem ter percebido associação desse tipo de comportamento com desvios mais graves de caráter e comportamento anti-social, o que, apesar de ser algo extremamente politicamente incorreto de se considerar hoje em dia, não é nenhuma absurdidade, sobretudo quando consideramos casos extremos, como o alto grau de delinqüência em comunidades de travestis e outros nichos dentro desse grupo, assim como a incidência de outros transtornos psiquiátricos.
Obviamente, essas são minhas especulações históricas sem qualquer embasamento em pesquisa rigorosa. Eu costumo ter uma confiança excessiva nesses experimentos imaginários, mas não sou boderline megalomaníaco, de maneira que eu estou aberto a qualquer consideração que apresente as razões para o meu "bom-senso" não estar correto nesse quesito.