Da possibilidade de existência de Deus:

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
APODman

Re: Re.: Da possibilidade de existência de Deus:

Mensagem por APODman »

o pensador escreveu:
APODman escreveu:
Novamente: a complexidade máxima, a organização máxima do Universo pode ter surgido do nada, mas a Natureza não. :emoticon18:

Isto não é lógica Pensador, isto é dogma de fé.

[ ]´s

Isso é meramente uma questâo de definiçâo.Eu conceituo Deus como energia,e nâo como espetro imaterial.Logo o dilema prontamente desaparece.

Que bonitinho eu defino deus como quero e portanto ele existe e existe como eu quero.

Vou definir os gnomos como eu quero e portanto eles vão existir e vão existir como eu quero. :emoticon220:

É um Dogma de fé Pensador, arbitrario, desonesto.

[ ]´s

o pensador

Mensagem por o pensador »

APODman escreveu:
o pensador escreveu:
APODman escreveu:
Novamente: a complexidade máxima, a organização máxima do Universo pode ter surgido do nada, mas a Natureza não. :emoticon18:

[ ]´s

Isso é meramente uma questâo de definiçâo.Eu conceituo Deus como energia,e nâo como espetro imaterial.Logo o dilema prontamente desaparece.

Que bonitinho eu defino deus como quero e portanto ele existe e existe como eu quero.

Vou definir os gnomos como eu quero e portanto eles vão existir e vão existir como eu quero. :emoticon220:

[ ]´s

NâNÂninÂnâo..Eu defino Deus e analizo por meio do método científico e do método indutivo se minha acepçâo de divindade corresponde à realidade.Uma entidade infinitamente complexa,
desde que composta de energia,existe.

Se vc definir um Gnomo coo infinitamente complexo,a questâo passará a ser puramente semântica e nominal e nâo axioógica e conceitual."Gnomo" seria simplesmente um pseudônimo de ser infinito.

APODman

Mensagem por APODman »

o pensador escreveu:
APODman escreveu:
o pensador escreveu:
APODman escreveu:

[ ]´s

[ ]´s

NâNÂninÂnâo..Eu defino Deus e analizo por meio do método científico e do método indutivo se minha acepçâo de divindade corresponde à realidade.Uma entidade infinitamente complexa,
desde que composta de energia,existe.

Se vc definir um Gnomo coo infinitamente complexo,a questâo passará a ser puramente semântica e nominal e nâo axioógica e conceitual."Gnomo" seria simplesmente um pseudônimo de ser infinito.

Me mostre um moto perpétuo então Pensador, deve ser fácil para vc que consegue conceber um sistema organizado de energia imanente eterna.

Energia nao é uma substância Pensador e vc não tenta definir deus por meios cientificos já que ele escapa a todas as implicações cientificas impostas a natureza e isto apenas pq vc quer.

Eu quero que meu Gnomo tenha propriedades magicas, ele será eterno e pronto, ele foge a todas as regras da natureza e pronto, logo ele existe, posso defini-lo dogmaticamente como eu bem entender e ele existirá pq eu quero.

Vcs teistas se refugiam covardemente em seus dogmas quando interessa.

Então Pensador pare de tentar usar a ciência, pare de ofender a inteligência de todos em todos os foruns pelos quais vc passa, para justificar seu dogma que foge a qualquer parâmetro da natureza, diga simplesmente "EU acredito e pronto !"

[ ]´s

o pensador

Mensagem por o pensador »

Me mostre um moto perpétuo então Pensador, deve ser fácil para vc que consegue conceber um sistema organizado de energia imanente eterna.

APODman,

Como disse repetidas vezes no tópico,um ser infinitamente complexo nâo necessita de demonstraçôes experimentais.Ele inclui em Sua própria natureza infinita a universalidade de informaçôes empiricamente verificáveis.

Energia nao é uma substância Pensador e vc não tenta definir deus por meios cientificos já que ele escapa a todas as implicações cientificas impostas a natureza e isto apenas pq vc quer.

Energia cinética é trabalho e força mecânica.Ela é uma substância porque tem propriedades físicas.

Por exemplo,energia térmica é calor e calor é uma substância detentora de propriedades físicas.Energia acústica é som e som é uma substância detentora de propriedades físicas.

E mesmo que Deus nâo seja conceituado como energia,ele pode igualmente ser conceituado como substância material.
Esta diferença de definiçâo nâo elimina o argumento,desde que a concepçâo de um sistema material evidentemente nâo transgride os enunciados dos princípios operacionais da Física.

Eu quero que meu Gnomo tenha propriedades magicas, ele será eterno e pronto, ele foge a todas as regras da natureza e pronto, logo ele existe, posso defini-lo dogmaticamente como eu bem entender e ele existirá pq eu quero.

Errado APODman.Conforme demonstrei,um conceito pode ser formulado e desde que ele corresponda à realidade observada,
ele é empiricamente correto.O resto é questâo de semântica e nâo de conceituaçâo.Um ser infinito pode ser chamado de rex ou dino da silva sauro que sua existência continuará sendo absolutamente certa e assegurada.

E Deus nâo foge às regras do universo,desde que na qualidade de entidade material Ele nâo viola as leis da termodinâmica ou o princípio de conservaçâo de massa ao transferir matéria e energia para o meio externo.

Vcs teistas se refugiam covardemente em seus dogmas quando interessa.

Prove-me que ateístas nâo tem nenhum dogma.E meu argumento nâo se baseia em dogmas,como demonstrado até agora.

Então Pensador pare de tentar usar a ciência, pare de onfender a inteligência de todos em todos os foruns pelos quais vc passa, para justificar seu dogma que foge a qualquer parâmetro da natureza, diga simplesmente "EU acredito e pronto !"

APODman,pare de afirmar sem respaldar suficientemente sua visâo,pare de apelar para petiçôes de princípio e definiçôes estipuladoras de resultados,pois sentenças necessitam ser evidenciadas para serem razoáveis.

Abc.

Fernando Silva
Administrador
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

o pensador escreveu:Isso é uma teoria especulada,nâo demonstrada.Eu quero fatos experimentais reproduzíveis.Existe algum meteorito à disposiçâo que tenha demonstrado,através da observaçâo, possuir os aminoácidos essenciais à vida?

Sim.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

o pensador escreveu:Nâo é necessário mergulhar nos mistérios e segredos da mente de Deus,apenas conhecer que todos estes mistérios e segredos sâo benignos.

E você conhece?

o pensador escreveu:Logo,sua motivaçâo nunca pode ser egoísta e maligna,mas benigna e altruísta.

Mas esta motivação benigna pode significar algo diferente para ele do que para você.
Pode ser uma coisa boa para ele exterminar a raça humana depois que ela tiver cumprido seu papel.

Você está impondo a Deus os seus conceitos de bom e justo. Conceitos que lhe convêm mas talvez não a Deus.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

o pensador escreveu:Diante disso,qual é a probabilidade de eles (sic)terem surgido naturalmente nas condiçôes ambientais existentes naquela época(sic)?

Não importa a probabilidade, importa que aconteceu. Importa que esse surgimento já foi reproduzido em laboratório. Não importa se ocorreu no resto do universo, importa que ocorreu na Terra.

E por que o "sic" ?

o pensador escreveu:Isso levando em conta que nosso universo é formado por miríades de outros tipos de átomos que nâo sejam aminoácidos.

E daí?

Fernando Silva
Administrador
Contato:

o pensador escreveu:E eu prefito acreditar num cara inteligente que criou o universo do que no poder milagroso e ultramágico da Sopa Primordial em reverter improbabilidades imensuráveis.

Então comece provando a existência dele ao invés de deduzí-la a partir de probabilidades baixas de que tenha sido diferente (baixas mas não nulas, enquanto que seu "ser inteligente" não passa de especulação).

Fernando Silva
Administrador
Contato:

o pensador escreveu:O que é mágica para vc?Um amontoado de células sem direçâo própria e sem padrâo de organizaçâo definido ter se arranjado numa estrutura altamente coesa e organizada ou um criador inteligente ter projetado e originado a vida por sua sabedoria e vontade?Sinceramente...

Qual a probabilidade de um monte de carvão se transformar em diamante? Estude física e química. Há fenômenos surpreendentes na natureza.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

o pensador escreveu:Cala a boca Homes..Diz aí Holmes,porque vc deixou de ser aum apologeta da Torre de Vigia :emoticon12: ?

E eu era católico. Algumas pessoas percebem os próprios erros, outras não.
Você é jovem, ainda tem tempo para mudar.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

o pensador escreveu:Da mesma forma que de uma semireta principal outras semiretas podem ser transversalmente traçadas,o ser infinito pode gerar os seres finitos em dimensôes transversais semiparalelas.

Menos, Pensador, menos. Peça ao seu médico para trocar o remédio. Esse aí está lhe causando efeitos colaterais.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

o pensador escreveu:Ele nâo precisa de um organizador porque possui inerentemente organizaçâo infinita,ele nâo necessita passar de um estado caótico e desorganizado para um estado organizado através de um projetista,porque sua organizaçâo é completa e ilimitada.

Você arbitrou esse criador que não precisa de criador. A pergunta permanece: quem o criou? Como ele começou a existir?
Por que, em vez disto, não supor que foi o universo que sempre existiu?
Pelo menos, o universo existe. É um fato. Por que inventar algo externo a ele para criá-lo? Um criador que reúne todos os atributos da inexistência?

Fernando Silva
Administrador
Contato:

o pensador escreveu:O fato é que Deus criou o universo a partir de seu próprio pool intrinseco de energia,e portanto os enunciados do princípio de conservaçâo de energia,do princípio de conservaçâo de massa e todos os outros princípios operacionais nâo sâo violados, posto que toda energia e massa do universo foram geradas a partir de uma Fonte comum.

Em outras palavras, você está dizendo que o universo sempre existiu, só que era inteligente. Prove.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

o pensador escreveu:Isso é meramente uma questâo de definiçâo.Eu conceituo Deus como energia,e nâo como espetro imaterial.Logo o dilema prontamente desaparece.

Herege! Sua fogueira já está acesa! E ainda se atreve a se dizer cristão!
Muito elástica essa sua definição de cristão...

Mas o dilema não desaparece só porque você inventou uma definição conveniente.
Faltam as provas.

o anátema

Mensagem por o anátema »

o pensador escreveu:
Azathoth escreveu:
o pensador escreveu:Vou responder esta pergunta com outra pergunta:O universo está repleto de aminoácidos necessários para a formaçâo da vida ou estes estâo distribuídos de forma dispersa e aleatória pelo universo?

Matéria orgânica é abundante no Universo. O interior de meteoritos serve como incubadora para glicose e até aminoácidos essenciais à vida. Uma gama de atmosferas primitivas terrestres simuladas produz as moléculas biológicas essenciais. Há ainda outras possibilidades, como síntese de compostos orgânicos em fossas térmicas nas profundezas de oceanos.

E como isso responde a minha pergunta? Quais são as "improbabilidades imensuráveis"?

Isso é uma teoria especulada,nâo demonstrada.Eu quero fatos experimentais reproduzíveis.Existe algum meteorito à disposiçâo que tenha demonstrado,através da observaçâo, possuir os aminoácidos essenciais à vida?

Não, não é uma teoria especulada, não demonstrada.
Encontra-se amino ácidos em meteoritos que caíram na Terra e nuvens interestelares. Além disso, consegue-se produzir esses mesmos aminoácidos simulando em laboratório as condições em que supõe-se que eles tenham se formado no espaço.

o pensador escreveu:E masturbaçâo mental darwinista sobre biogênia nâo me convence em nada.Eu perguntei sim sobre a probabilidade de que uma gama de atmoesferas terrestres tenha originado a quantidade e a variedade específicas de moléculas biológicas essenciais,e nâo a repetiçâo dos enunciados da tese biogênica do darwinismo.

Darwinismo não tem nada a ver com abiogênese.

Essas coisas que o Azatoth respondeu não são "masturbação mental" (muito menos darwinista), são FATOS.

Matéria orgânica É abundante no universo.
Há diversos modos que se conhece que levam a produção das moléculas biológicas essenciais.

o pensador escreveu:
extremófilo escreveu:Mas isso nem de longe implica que foi algo parecido com um super cara mágico que deixou essa distribuição heterogênea diretamente, ou que fez leis responsáveis por esses padrões.

Claro que sim..

Mas a organizaçâo de um estado bioquimicamente caótico para um estado altamente organizado em termos bioquímicos é equivalente a um quadro no qual uma situaçâo elevedamente aleatória se torna padronizada.

Nesta situaçâo,o caos e a desordem precedem a organizaçâo subsequente e o problema probabilístico permanece.

E eu prefito acreditar num cara inteligente que criou o universo do que no poder milagroso e ultramágico da Sopa Primordial em reverter improbabilidades imensuráveis.

É que você acha que sem inteligência, tudo é aleatório, e não entende como propriedades de determinados compostos, de determinadas organizações de matéria, restringem as possibilidades de reações ou eventos.
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

o anátema

Re.: Da possibilidade de existência de Deus:

Mensagem por o anátema »

Se deus é energia:

Existe energia sem sistema?

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

APODman

Mensagem por APODman »

o pensador escreveu:

APODman,

Como disse repetidas vezes no tópico,um ser infinitamente complexo nâo necessita de demonstraçôes experimentais.Ele inclui em Sua própria natureza infinita a universalidade de informaçôes empiricamente verificáveis.

E o Superhomem voa, possui visão de RaiosX, o Wolverine posui esqueleto de Adamantium e possui fator de alto cura , e ...

Personagens arbritrários, definição arbitrária, Dogma.

Pensador demonstre um Moto Perpétuo entao poderei acreditar na "eternidade de deus".

Pensador escreveu:Energia cinética é trabalho e força mecânica.Ela é uma substância porque tem propriedades físicas.

Por exemplo,energia térmica é calor e calor é uma substância detentora de propriedades físicas.Energia acústica é som e som é uma substância detentora de propriedades físicas.

E mesmo que Deus nâo seja conceituado como energia,ele pode igualmente ser conceituado como substância material.
Esta diferença de definiçâo nâo elimina o argumento,desde que a concepçâo de um sistema material evidentemente nâo transgride os enunciados dos princípios operacionais da Física.

Energia é uma substância pensador ?

Vamos lá acho que vc aprendeu no outro fórum: qual a definição física de Energia ?

Errado APODman.Conforme demonstrei,um conceito pode ser formulado e desde que ele corresponda à realidade observada,
ele é empiricamente correto.O resto é questâo de semântica e nâo de conceituaçâo.Um ser infinito pode ser chamado de rex ou dino da silva sauro que sua existência continuará sendo absolutamente certa e assegurada.

E Deus nâo foge às regras do universo,desde que na qualidade de entidade material Ele nâo viola as leis da termodinâmica ou o princípio de conservaçâo de massa ao transferir matéria e energia para o meio externo.

Que realidade observável Pensador ? Vc está criando arbitrariamente as propriedades de deus. :emoticon12:

E vc acabou de validar o que eu disse vcs teistas quando resolvem defender a existência científica de Deus não consegeuem até que por fim recorrem a esconder Deus no Universo da fantasia onde ele é indetectável foge a todas as .leis físicas, a qualquer modo de constatação, etc.

Lá ele toma café com Peter Pan e almoça com o Dragão de minha Garagem.

Prove-me que ateístas nâo tem nenhum dogma.E meu argumento nâo se baseia em dogmas,como demonstrado até agora.

Temos vários aqui pelo RV então o dogma é que vc é uma imensa piada e de tempos te damos atenção as suas teorias malucas para dar um pouco de risada.

Meu caaro Dogma, qualquer um, é essencialmente arbitrario, uma definição apriori sem necessidade de comprovação é uam verdade de fé que não precisa de forma alguma estar atrelado a realidade. Dogmas são apelações.

APODman,pare de afirmar sem respaldar suficientemente sua visâo,pare de apelar para petiçôes de princípio e definiçôes estipuladoras de resultados,pois sentenças necessitam ser evidenciadas para serem razoáveis.
Abc.

Como discutir com vc Pensador ? Alguém que é turrão até o osso e não percebe quando deve parar, um dogmático, alguem que me fala que energia é substância e que joga deus para fora e para dentro da esfera da realidade quando convém.

Impossível discutir com vc Pensador, no máximo rir. :emoticon19: :emoticon13:

[ ]´s

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

o pensador escreveu:Isso é uma teoria especulada,nâo demonstrada.

Falso. Já se observou em uma epítome de situações moléculas biológicas essenciais advindo de matéria inorgânica. O experimento de Miller-Urey, hoje obsoleto devido à premissas incorretas da atmosfera primordial terrestre, foi apenas a primeira demonstração experimental. Dezenas de outras foram feitas nas décadas seguintes.

O que ainda não é certo é a síntese de compostos orgânicos em oceanos profundos, próximo de fossas vulcânicas, mas ainda assim é uma possibilidade testável.

Não é um problema; as substâncias citadas podem ter precipitado da atmosfera primordial aos oceanos. Sem contar com o potencial de meteoritos em semear o planeta com mais aminoácidos essenciais, fosfatos e outros constituintes.

o pensador escreveu:Eu quero fatos experimentais reproduzíveis.Existe algum meteorito à disposiçâo que tenha demonstrado,através da observaçâo, possuir os aminoácidos essenciais à vida?

Exaustivamente; ver [1], [2], [3] e [4]. É interessante que a discrepância entre a quiralidade de aminoácidos existe de forma significativa naqueles sintetizados no interior de meteoritos, fenômeno creditado à polarização luminosa. A Natureza amplificou um sutil desnível pré-existente.

o pensador escreveu:E masturbaçâo mental darwinista sobre biogênia nâo me convence em nada.

Darwinismo é inaplicável na inexistência de estruturas auto-replicantes e sujeitas à variação e hereditariedade. Pensava que estávamos discutindo a origem das moléculas biológicas essenciais?

o pensador escreveu:Eu perguntei sim sobre a probabilidade de que uma gama de atmoesferas terrestres tenha originado a quantidade e a variedade específicas de moléculas biológicas essenciais,e nâo a repetiçâo dos enunciados da tese biogênica do darwinismo.

As moléculas biológicas essenciais são três: aminoácidos, nucleotídeos e fosfolipídeos. Já se observou a a síntese espontânea de todas estas à partir de matéria inorgânica.

O que seria a "tese biogênica do darwinismo"?

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

o pensador escreveu:O que é mágica para vc?Um amontoado de células sem direçâo própria e sem padrâo de organizaçâo definido ter se arranjado numa estrutura altamente coesa e organizada ou um criador inteligente ter projetado e originado a vida por sua sabedoria e vontade?Sinceramente...

Já ouviu falar de colônia?

videomaker

Mensagem por videomaker »

o pensador escreveu:
DarkWings escreveu:
o pensador escreveu:Brincadeiras a parte,a probabilidade de Deus existir é 100%,ou seja,absolutamente certa.Isso porque um ser infinitamente complexo contém em Si mesmo a universalidade de informaçôes empiricamente verificáveis.

Eu concordo. Deus existe 100% na nossa mente.

Deus existe 100% em nossa mente,e 100% na realidade de fato.

Pensador vc realmente é incansavel em colega !
Vc não acha que tem um pouco de má vontade por parte
daqueles que vc tenta explicar alguma coisa ?
Não vê uma dificuldade demasiada em enteder aquilo que vc
diz , e repete , e eles sempre dizem que não entenderam
nada , como se fosse um bolqueio exclusivo para ateus !
Vc é sempre claro , mais para eles é inlegivel !
Sera ?

é isso.
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Perseus

Mensagem por Perseus »

Videomaker, ja que é tão claro assim o que o pensador escreve, me responda, com base nesta frase: "Brincadeiras a parte,a probabilidade de Deus existir é 100%,ou seja,absolutamente certa.Isso porque um ser infinitamente complexo contém em Si mesmo a universalidade de informaçôes empiricamente verificáveis."

Aonde esta deus?
Em que ponto do universo ele está?
Que formato ele tem? Como você sabe?

Enfim... se você conseguir tirar um significado da sentença: "um ser infinitamente complexo contém em Si mesmo a universalidade de informaçôes empiricamente verificáveis" eu me converto. Mudo meu nick para eu amo a bíblia e coloca um versículo de sua escolha na minha assinatura. Mas antes, diga para nós o que esta frase significa.
"Uau! O Brasil é grande"

Reação de Bush, quando Lula mostrou um mapa do Brasil. Essa frase foi finalista em 2006 do site StupidityAwards.com, na categoria "Afirmação mais estúpida de Bush".

o anátema

Mensagem por o anátema »

eu me lembro de ainda no fórum do clube cético ter tentado explicar que seleção natural/darwinismo não tem nada a ver com abiogênese. Mas cada vez mais me convenço de que é perder tempo.

Mas com uma coisa eu fico curioso: será que quando ele diz coisas do tipo "um ser infinitamente complexo contém em Si mesmo a universalidade de informaçôes empiricamente verificáveis", ele estaria apenas tentando enrolar a quem puder com esse palavrório; ou será que ele mesmo realmente acredita que isso significa alguma coisa, ou seja, enrolou a si mesmo?

Por que uma vez apareceu um menino (não estou sugerindo que ele fosse "o pensador") no forum da STR, não me lembro o nick, que dava a impressão de que pensava que se ele falasse um monte de coisas com um palavreado elaborado, iria fazer sentido, e estar correto, mesmo que ele não soubesse explicar em palavras mais simples.

Sabe, parecido com crianças pequenas achando que estão falando inglês ao balbuciarem sílabas sem sentido com sotaque inglês, como "werblers stenders no power weiber wandor fullner, yes honders willkling four blasing spoulders."

www.talkorigins.org

Res Cogitans

Mensagem por Res Cogitans »

se não me engano o pensador entrou na STR como The Thinker
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

o anátema

Mensagem por o anátema »

eu me lembro do nick mas de mais nada...

esse da STR que falei era "marcelo luna"

marcelo luna - Dom Mar 30, 2003 7:55 pm
Assunto: responda-me se for capaz
qeria saber qal mito proporcionada em alta relatividade vcs se dizem ceticos... vcs nao se mostram a favor do ceticismo em relaçao com meio social como um fator de profunda organizaçao social e proporcionar um alto desenvolvimento racional relacionado ao fato religioso em ambito-cultural. queria saber tb se vcs se acham capazes de intelectualizar a sociedade filosoficamente em meio tecnico-cultural-dogmatico e que acham do ceticismo relaciondo a religiosidade???

[...]

o que nao importa sao os erros de escrita uma vez pautada na organizaçao social, e sim o conhecimento que se adquiri em prol da superlaçao do ser magnifico, e incrivel como uma iscoria como vc nao pode se capaz de distinguir o outro mudo a sua vista pobre mortal me comparar a seu irmao foi um insulto de baixo nivel

[...]

cache do google

Será que o "videomaker" também concorda com o Marcelo Luna?

www.talkorigins.org

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

A priori, uma elocubração muar judaico-cristã prioriza filogeneticamente de forma ímpar e transcendental as dialéticas premonitórias assíntotas em contraponto ao visível e austero exposto probabilístico neurossemântico parametrizado exponencialmente pelo reducionismo fenomenológico, mesmo que pragmaticamente se exprima sem quaisquer efeitos comprobatórios à tese convergente.
Imagem

Trancado