Qual a proposta do ateísmo?
Re: Qual a proposta do ateísmo?
Outra coisa:
Sobre repudiar a violencia, o mal e etc, digo que repudio.
Mas repudio enquanto humano e racional (nem sempre) que sou e nao enquanto ateu.
Ao menos para mim, acreditar ou nao num Deus nao tem nada a ver com isto.
Eu repudiaria estas coisas quer eu fosse ateu, quer fosse cristao, quer fosse islamico, quer fosse animista e por ai vai.
Seria contra quer acreditasse em bumba, quer em odin, quer em iahveh, quer em zeus e os deuses do panteao olimpico, quer nao acreditasse em nenhum deles.
Sobre repudiar a violencia, o mal e etc, digo que repudio.
Mas repudio enquanto humano e racional (nem sempre) que sou e nao enquanto ateu.
Ao menos para mim, acreditar ou nao num Deus nao tem nada a ver com isto.
Eu repudiaria estas coisas quer eu fosse ateu, quer fosse cristao, quer fosse islamico, quer fosse animista e por ai vai.
Seria contra quer acreditasse em bumba, quer em odin, quer em iahveh, quer em zeus e os deuses do panteao olimpico, quer nao acreditasse em nenhum deles.
"Man is the measure of all gods"
(Fenrígoras, o sofista pós-socrático)
"The things are what they are and are not what they are not"
"As mentes mentem"
(Fenrir, o mentiroso)
"The things are what they are and are not what they are not"
"As mentes mentem"
(Fenrir, o mentiroso)
Fenrir escreveu:Nao sei se o ateismo tem alguma proposta, porque nao é como uma religiao ou movimento organizado, e sendo assim nao tem preceitos, lideres, templos, rituais, livros e etc.
Ateus nao formam um grupo homogeneo, pois a principio a unica coisa que tem em comum e nao acreditar na existencia de deus (ou de deuses).
Salvo esta semelhanca, um ateu pode diferir de outro em todo o resto!
Entao se voce perguntar para mim qual é a proposta do ateísmo, estará tomando ciência do que o Fenrir acha que é ou deveria ser a proposta do ateismo (se é que há uma proposta) e não do que é a proposta do ateísmo tomado como um todo.
Pergunte a outro ateu e ele pode lhe dar uma resposta totalmente diferente a esta pergunta.
Quem tem proposta é o humanismo secular e não o ateísmo. Nem ateísmo, nem agnosticismo, nem ser cético, ou qualquer tipo de descrença implica em posicionamento político qualquer. Alias implica apenas em um posicionamento em relação ao sobrenatural.
Já o humanismo secular, por mais fluido e variado que seja, implica em posicionamentos políticos e em propostas. Ele confundiu movimentos como os do humanismo secular, que não é o único, com a ação individual de não acreditar em nada sobrenatural.
Já postei sobre isso no tópico, e usei o humanismo secular, do qual simpatizo, como exemplo.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/
Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.
http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196
O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.
O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.
Erivelton escreveu:Sim qual seria a melhor proposta em relação a religião?
Aguardo argumentos.
Cheguei tarde

A proposta do ateismo e que nao se confie em amigos invisiveis
A melhor proposta para a religiao... e que esqueca os argumentos porque nao tem muito jeito para eles
- fausto el dikaios
- Gênero: Masculino
Fernando Silva escreveu:Erivelton escreveu:Fernado, me desculpe mas voce interpreta a bíblia toda de cabeça para baixo.Fernando Silva escreveu:E Jesus condenou olhar qualquer mulher, não apenas a do próximo.
Onde voce aprendeu isto de acôrdo com o novo mandamento de Cristo?
Mateus 5:27-28
E porém, digo-vos que todo aquele que olhar para uma mulher, desejando-a, já cometeu adultério com ela no seu coração.
De onde você tirou que "uma mulher" significa "a mulher do próximo" ?
Jesus proibiu olhar com desejo para toda e qualquer mulher.
A Paz
Perceba se tu fores casado e atentares uma mulher solteira ou casada e deseja-la cometeras adultério com ela.
Se ela for casada, e tu solteiro ou casado e olhares atentamente a ela e deseja-la cometes adultério com ela.
Quanto ao texto esta claro que ele não fala de dois solteiros, porque no caso concreto não seria adultério. Entendeste ?
Case com a hermenêutica. E serás um ateu brilhante
Paz
Provérbios 21:30 Não há sabedoria, nem inteligência, nem conselho contra o SENHOR.
fausto do karaio, deixe de ser pretensioso, o texto fala de um cara casado babando por outra mulher que não a dele, não de um solteiro, este pode cobiçar qualquer mulher, casada ou não!
Os homens tem esta prerrogativa, segundo a biblia. Prove que não!
E pare com esta frescura de paz prá cá, paz prá lá, vai se catar, insolente.
Bom, pelo menos aprendeu a fazer assinatura, já é uma evolução, parabens.
Os homens tem esta prerrogativa, segundo a biblia. Prove que não!
E pare com esta frescura de paz prá cá, paz prá lá, vai se catar, insolente.
Bom, pelo menos aprendeu a fazer assinatura, já é uma evolução, parabens.
Editado pela última vez por ade em 10 Dez 2008, 23:11, em um total de 2 vezes.
"É dificil levar alguem a entender algo quando sua fé depende de que não entenda" - Ditado mais velho que a humanidade.
- Apo
- Gênero: Feminino
Estes mantras cínicos dos crentes são de lascar! Pior que eles nem têm vergonha. Gostariam mesmo de dizer:
[risada demoníaca]
- HAHAHA! Vocês, seus ímpios hereges! Se não se convencerem e não se converterem, jamais terão PAZ! DEUS e NÓS, os escolhidos Dele ainda estamos dando a vocês, seus idiotas, o último aviso, porque temos paciência e perseverança!!! Mas parece que vocês insistem em não merecer todo este empenho de nossa parte! Deus está prestes a encher o saco da cara de vocês, traidores!!! PAZ é o que vocês JAMAIS terão!!!
HAHAHAHAHA!!! [/risada demoníaca]
Catar coquinhos.
[risada demoníaca]
- HAHAHA! Vocês, seus ímpios hereges! Se não se convencerem e não se converterem, jamais terão PAZ! DEUS e NÓS, os escolhidos Dele ainda estamos dando a vocês, seus idiotas, o último aviso, porque temos paciência e perseverança!!! Mas parece que vocês insistem em não merecer todo este empenho de nossa parte! Deus está prestes a encher o saco da cara de vocês, traidores!!! PAZ é o que vocês JAMAIS terão!!!
HAHAHAHAHA!!! [/risada demoníaca]
Catar coquinhos.

Eu disse o ateísmo numa questão básica como raiz para a violência. Eu não disse que os ateus cada um individualmente são violentos. Pode sim existir bons ateus.Judas escreveu:Lí muito bem, você acha que o ateismo pode ser uma porta de entrada para a marginalidade, ao passo que a prática da "verdadeira religião" seria uma garantia de bom caráter. Não se faça de coitado.
A diferença entre Deus e a do ser humano está na capacidade de inteligência.
Erivelton, não entendi bem sua tese, você quer dizer que qualquer um que tenha alguma religião, qualquer que seja, é menos propenso a violencia que um ateu, é isso?
"É dificil levar alguem a entender algo quando sua fé depende de que não entenda" - Ditado mais velho que a humanidade.
- Apo
Erivelton escreveu:Eu disse o ateísmo numa questão básica como raiz para a violência. Eu não disse que os ateus cada um individualmente são violentos. Pode sim existir bons ateus.Judas escreveu:Lí muito bem, você acha que o ateismo pode ser uma porta de entrada para a marginalidade, ao passo que a prática da "verdadeira religião" seria uma garantia de bom caráter. Não se faça de coitado.
Baseado em que argumentos você pode afirmar que o ateísmo ( o simples fato de não acreditar na existência de deuses ) pode ser a raiz para a violência?
Você não vê que as guerras santas envolveram teístas e não ateus? Foram crentes que moveram-se contra aqueles que não professam a mesma fé e que não aceitam seus dogmas até a tortura e a morte!
Estas e outras práticas de exclusão e punição são coisas típicas de religiosos e teístas.
Não é por acaso que existem tantas religiões, seitas e crenças em deuses variados. Por que eles convivem na santa paz? Não, e a maioria desfaz e critica a fé do outro. Porque a maioria tenta evangelizar o outro consforme seus preceitos egoístas e dominadores.
A culpa e a penitência fazem parte da cultura teísta e não o contrário.
Que negócio é este de "podem existir" bons ateus?
Já esqueceu que a ICAR era amiguinha de Hitler, mesmo ele se dizendo ateu? E a Inquisição? E os muçulmanos? E os padres pedófilos? E os pastores ladrões e safados? Quer uma lista infinita da safadeza e do uso da violência por parte das religiões? Comece pela Bíblia.
Cara de pau.

- Apo
ade escreveu:Erivelton, não entendi bem sua tese, você quer dizer que qualquer um que tenha alguma religião, qualquer que seja, é menos propenso a violencia que um ateu, é isso?
Leia bem a frase dele. Parece que ele quer dizer o seguinte: a grande maioria dos ateus tem tudo para ser imoral e violenta. Os que não são, são exceções.
Isto é o que eles aprendem na Bíblia e na catequese.
É é uma ofensa. Deveria haver como processar este tipo de ataque.
Mas o Acauan já mostrou que pode-se fazer tal coisa.
É que são poucos os crentes que ofendem frontalmente quando sozinhos.
Eles vêm com estes papos generalistas...raiz para a entrada do mal.
PUTZ. Que nojo.

Erivelton escreveu:Eu disse o ateísmo numa questão básica como raiz para a violência. Eu não disse que os ateus cada um individualmente são violentos. Pode sim existir bons ateus.Judas escreveu:Lí muito bem, você acha que o ateismo pode ser uma porta de entrada para a marginalidade, ao passo que a prática da "verdadeira religião" seria uma garantia de bom caráter. Não se faça de coitado.
Ateísmo é apenas falta de fé, e só. É totalmente inquestionável que em toda a história da humanidade se cometeu muito mais violência em nome da fé do que em nome do ateísmo (aliás, não lembro de nenhuma guerra declarada em nome do ateísmo).
A questão sobre ser ateu ou não só diz respeito a fé e não o quanto você segue o cristianismo na íntegra ou qualquer religião. Alguém que não siga nenhum preceito do cristianismo e mate alguém pra agradar a Jesus é um crente, pois ele tem fé nisso, e ponto final.
Poderia informar quantas guerras já foram travadas por causa da falta de fé nas pessoas? Quantas pessoas já foram mortas em nome da falta de fé? Quantos crimes já foram cometidos?
E quantas guerras, assassinatos e crimes já foram cometidos em nome da fé? Lembre do exemplo do crente que mata alguém em nome de Jesus, ele tem fé. Pense em alguém que mate em nome de Allah pra ficar mais agradável de você imaginar se quiser, é a mesma coisa, fé.
Ateísmo não é raiz de coisa nenhuma, ateísmo nem sequer é uma característica positiva, é não ter alguma coisa, no caso a fé. Se você acha que a falta de fé desperta violência em alguém, teria que despertar em todos os ateus pra que você considerasse isso algo próprio do ateísmo, e como nada é universal em todos os ateus, a não ser a ausência de fé, você generaliza um preconceito ignorante.
"Temos uma coisa muito mais extraordinária: não só se consegue que uma mesa se mova magnetizando-a, como também que fale. Interrogada, ela responde."
Alan Kardec, Obras Póstumas Pág. 237
Apo escreveu:ade escreveu:Erivelton, não entendi bem sua tese, você quer dizer que qualquer um que tenha alguma religião, qualquer que seja, é menos propenso a violencia que um ateu, é isso?
Leia bem a frase dele. Parece que ele quer dizer o seguinte: a grande maioria dos ateus tem tudo para ser imoral e violenta. Os que não são, são exceções.
Isto é o que eles aprendem na Bíblia e na catequese.
É é uma ofensa. Deveria haver como processar este tipo de ataque.
Mas o Acauan já mostrou que pode-se fazer tal coisa.
É que são poucos os crentes que ofendem frontalmente quando sozinhos.
Eles vêm com estes papos generalistas...raiz para a entrada do mal.
PUTZ. Que nojo.
O pior comportamento dos crentes na minha opinião são as generalizações. Um crente pode me chamar de ignorante, cego, filho do diabo, filho da puta, filho do que ele quiser, que não vai me ofender, vou dar risada do quanto ele não segue a própria religião. Mas considerar todos os não praticantes da religião dele como pessoas más por natureza, culpadas de toda maldade no mundo e merecedoras de sofrer eternamente, só por não compartilhar a mesma fé, é muito revoltante. Sem falar que eles se consideram bons, piedosos e perseguidos...
"Temos uma coisa muito mais extraordinária: não só se consegue que uma mesa se mova magnetizando-a, como também que fale. Interrogada, ela responde."
- Lúcifer
- Contato:
Erivelton, lendo os seus posts, eu só vou comentar o seguinte.
Primeiramente, somente vou tratar somente de violência física, ok?
O ser humano, embora os cristãos não aceitem, não passa de um animal com as mesmas capacidades de amar, odiar, etc.
Então, não importa se a pessoa é religiosa ou não. Ela sempre continuará com esse instinto assassino. A única coisa que difere o animal humano dos outros animais, é que o animal humano estabeleceu regras de condutas (leis por exemplo), para frear esse instinto.
Alguns criaram toda uma mitologia, seja cristã, deuses do Olimpo, deuses nórdicos, etc, para frear esses instintos: Se você não for bom, quando morrer, irá para o inferno, tártaro, hel, etc, e lá você sofrerá por toda a eternidade. Só que, embora eles não possam fazer nada contra o próprio povo, isso não quer dizer que eles não possam fazer nada contra um povo vizinho, ou infiéis. "Eles não são de nossa religião, então nós podemos matá-los!"; esse é o pensamento da maioria dos povos que existiram no passado. Aliás, a bilbia está cheia desse exemplo no AT, afinal, quantos povos os hebreus mataram em nome de deus? Está entendendo o meu raciocínio?
Agora, as pessoas que não acreditam em deuses, a solução para frear os instintos assassinos, foram criar penas legais para punir o infrator. Ora, o ateu sabe que não existindo outra vida vai querer aproveitar essa ao máximo. Mas é meio dificil você aproveitar a vida se estiver atrás das grades por uns trinta anos ou, em certos países, com condenação perpétua. Então a maioria dos ateus, com certeza vai frear os seus instintos para poder aproveitar mais e melhor a vida que ele tem.
E, por favor, não vai dizer que o animal humano não tem esse sentimento primitivo de atacar ninguém, pois daí eu vou ter que discordar. Por exemplo, até a pessoa mais calma, se for cutucada com o dedo indicador em seu peito insistentemente sem parar, vai chegar uma hora que vai querer acertar a cara da pessoa que o está provocando. Isso é só um exemplo, mas que é a realidade.
Outra coisa, eu não vi ninguém citar isso (se citou, me perdoem), mas se você for fazer uma visita nos presídios e fazer uma pesquisa lá dentro, verá que, pelo menos, 99% dos detentos têm ou tiveram algum tipo de religião. Ou seja, religião não é a solução para se acabar com a violência.
O que pode acabar com a violência, (e isso eu estou falando do Brasil como exemplo) é se as crianças e jovens forem educadas desde cedo pelos pais (creio que já disseram uma coisa parecida umas páginas atrás) a respeitar as leis e às outras pessoas, puní-las quando fizer algo de errado para mostrá-las que as ações certas devem ser recompensadas e as erradas punidas. E, principalmente, se tivéssemos leis que tratassem de igual maneira o infrator pobre e o infrator rico. Enquanto tiver essa diferença, a violência nunca irá terminar, ou pelo menos, diminuir.
Mas, com certeza, religião não é o caminho certo a ser seguido. Pra quem estuda história, sabe que as maiores atrocidades praticadas pela humanidade teve a mão da religião. Algumas coisas podem ser usadas da religião? Poder até podem, mas tem que saber ensinar a diferença entre respeito entre os povos e suas culturas e o fanatismo religioso que cega a pessoa para tudo, menos para o ódio ao próximo.
Abraços.
Primeiramente, somente vou tratar somente de violência física, ok?
O ser humano, embora os cristãos não aceitem, não passa de um animal com as mesmas capacidades de amar, odiar, etc.
Então, não importa se a pessoa é religiosa ou não. Ela sempre continuará com esse instinto assassino. A única coisa que difere o animal humano dos outros animais, é que o animal humano estabeleceu regras de condutas (leis por exemplo), para frear esse instinto.
Alguns criaram toda uma mitologia, seja cristã, deuses do Olimpo, deuses nórdicos, etc, para frear esses instintos: Se você não for bom, quando morrer, irá para o inferno, tártaro, hel, etc, e lá você sofrerá por toda a eternidade. Só que, embora eles não possam fazer nada contra o próprio povo, isso não quer dizer que eles não possam fazer nada contra um povo vizinho, ou infiéis. "Eles não são de nossa religião, então nós podemos matá-los!"; esse é o pensamento da maioria dos povos que existiram no passado. Aliás, a bilbia está cheia desse exemplo no AT, afinal, quantos povos os hebreus mataram em nome de deus? Está entendendo o meu raciocínio?
Agora, as pessoas que não acreditam em deuses, a solução para frear os instintos assassinos, foram criar penas legais para punir o infrator. Ora, o ateu sabe que não existindo outra vida vai querer aproveitar essa ao máximo. Mas é meio dificil você aproveitar a vida se estiver atrás das grades por uns trinta anos ou, em certos países, com condenação perpétua. Então a maioria dos ateus, com certeza vai frear os seus instintos para poder aproveitar mais e melhor a vida que ele tem.
E, por favor, não vai dizer que o animal humano não tem esse sentimento primitivo de atacar ninguém, pois daí eu vou ter que discordar. Por exemplo, até a pessoa mais calma, se for cutucada com o dedo indicador em seu peito insistentemente sem parar, vai chegar uma hora que vai querer acertar a cara da pessoa que o está provocando. Isso é só um exemplo, mas que é a realidade.
Outra coisa, eu não vi ninguém citar isso (se citou, me perdoem), mas se você for fazer uma visita nos presídios e fazer uma pesquisa lá dentro, verá que, pelo menos, 99% dos detentos têm ou tiveram algum tipo de religião. Ou seja, religião não é a solução para se acabar com a violência.
O que pode acabar com a violência, (e isso eu estou falando do Brasil como exemplo) é se as crianças e jovens forem educadas desde cedo pelos pais (creio que já disseram uma coisa parecida umas páginas atrás) a respeitar as leis e às outras pessoas, puní-las quando fizer algo de errado para mostrá-las que as ações certas devem ser recompensadas e as erradas punidas. E, principalmente, se tivéssemos leis que tratassem de igual maneira o infrator pobre e o infrator rico. Enquanto tiver essa diferença, a violência nunca irá terminar, ou pelo menos, diminuir.
Mas, com certeza, religião não é o caminho certo a ser seguido. Pra quem estuda história, sabe que as maiores atrocidades praticadas pela humanidade teve a mão da religião. Algumas coisas podem ser usadas da religião? Poder até podem, mas tem que saber ensinar a diferença entre respeito entre os povos e suas culturas e o fanatismo religioso que cega a pessoa para tudo, menos para o ódio ao próximo.
Abraços.

Ateísmo como raíz pra violência...essa é nova...
eu achava que falta de oportunidade, pobreza, falta de educação, miséria e etc pudesse ser a raíz para a violência... mas é mais fácil culpar as minorias, as pessoas que pensam diferente...que não tem as mesmas crenças...
O que mais me decepciona é ver que em pleno séc XXI as pessoas ainda querem impor suas crenças, e eliminar quem pensa diferente (do jeito que era na idade média)...
muito triste, eu pensava que essa época já havia passado, e pensava que as pessoas tivessem evoluído...

O que mais me decepciona é ver que em pleno séc XXI as pessoas ainda querem impor suas crenças, e eliminar quem pensa diferente (do jeito que era na idade média)...

- Sorrelfa
- Contato:
Acredito que acabar com a religião não seria o caminho para acabar com a violência, pois as estastíticas mostram que um mundo sem religião as coisas tendem a piorar. Só um cego não consegue enxergar tamanha violência pelo mundo.
Quais estatisticas ?
Donde ?
Feitas por quem ?
Responda antes a isso.
Retomando: mostre-nos essas estatisticas ou algum estudo que de apoio a sua tese, ou adimita que isso é apenas divagação sua...
Vendo a justificável insistência de todos, humildemente sou forçado à admitir que sou um cara incrível !
- Sorrelfa
- Contato:
Fabi escreveu:Ateísmo como raíz pra violência...essa é nova...eu achava que falta de oportunidade, pobreza, falta de educação, miséria e etc pudesse ser a raíz para a violência... mas é mais fácil culpar as minorias, as pessoas que pensam diferente...que não tem as mesmas crenças...
[Cabeção on] podemos colocar como raiz da violência o estado mal administrado pelos burocratas, por não distribuir porrada na medida certa nos bandidos [off]
Vendo a justificável insistência de todos, humildemente sou forçado à admitir que sou um cara incrível !
Alguns????. Cara, para. Eu já mostrei para vc que entre os países que tem mais descrentes, ateus e agnósticos e descrentes, estão os países mais pacíficos e com menores índices de criminalidade, como Suécia, Noruega, entre outros.
Repare que eu não estou traçando uma ligação direta entre as duas coisas, eles não são pacíficos pq são descrentes (existem outros determinantes que já apontei). Porém sua lógica é que está errada(claramente errada diga-se de passagem), pq se sua lógica fosse verdadeira, países como Suécia, Noruega, Canadá, Finlândia, estariam em guerra civil. Seriam os países mais violentos do mundo. Talvez por isso não tenha respondido minhas perguntas sobre isso, pq não há resposta.
No entanto, esses países, estão entre os maiores IDH do mundo, que inclui, segurança e ausência de criminalidade, como fatores.
Detalhe, sua frase final é profundamente preconceituosa. Vc está pressupondo, sem dados, apenas uma opinião sua, que a maioria dos descrentes são violentos. Eu já expliquei, que a razão, entender o que é moralidade, valorizar a vida, virtudes, possuir ética, são elementos que não dependem da religião, e são eficazes para frear comportamento.
Lembrando que já expliquei outro erro seu, que ateísmo não é movimento, e o que vc de fato quer combater são coisas como humanismo secular. Por favor, pelo menos ataque o que de fato é movimento. Atacar o ateísmo, e a descrença, coisas que não são movimentos, como se fossem, apenas mostra fragilidade da sua compreensão.
Humanismo secular é um movimento. Que eu por sinal, simpatizo. E ele sim tem propostas, posicionamentos, na busca do desenvolvimento humano, na busca da paz, e das condições para boa vida. Obviamente tal valorização da vida advêm do sentimento amor, amor ai, que inclusive, respeita a divergência, e se entende o pensamento racional como preferível, não quer impor ele, não ameaça, e entende que o respeito a liberdade de pensamento e expressão, e a heterogeneidade da experiência humana, é um valor central, para a construção de uma sociedade melhor.
O central para paz, para a não violência é isso, o respeito ao outro, seu direito de ser e pensar diferente, e buscar conviver e aprender com ele. Sua postura, ao contrario, querendo impor, repare vc sugeriu que seria melhor que todos pensassem da mesma forma e fossem cristãos, pelo medo (analogias com inferno), utilitarismo (é bom para vcs), e outras estratégias, essa postura autoritária, ela sim, está na raiz dos conflitos. Veja só o desprezo e raiva que provocou nas pessoas aqui, não está promovendo paz e amor, coisa alguma, muito pelo contrario, ofendendo as pessoas, e acredite supor que a grande maioria dos descrentes são amorais é uma ofensa (assim como supor que a grande maioria dos crentes é amoral tb seria, caso alguém aqui fosse tolo o bastante para fazer).
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/
- Fernando Silva
- Administrador
- Contato:
Apo escreveu:Li tudo o que o Erivelto escreveu.
SÓ PODE SER INOCENTE.
Por inocente leia-se várias coisas:
- Se fazendo de inocente.
- Lavado total
- Alienado total
- Auto-engano por razões que devem ser óbvias...
- Hoje me dia, para apelarmos para o fator idade, só se for um menino do meio do mato que só ouve rádio ou TV à pilha. Acho difícil...
Pelo que eu pude ver no Clube Cético, ele é sincero e acredita mesmo no que diz.
A partir daí, cada um tire suas conclusões, mas eu diria que ele não é cínico nem debochado como uns e outros que apareceram por aqui recentemente.
É mais um caso do uso da fé cega como estupefaciente devido à perda de um ente querido.
Por outro lado, desistam de um debate racional, neste caso. Discutir com ele serve apenas como exercício intelectual.
Bom dia a todos.Judas escreveu:Te alertar mesmo, quando eu cheguei por aqui eu era um ateu que fazia mal à imagem dos ateus. Era intolerante e achava que a maioria dos religiosos eram burros. Aprendi a ter humildade, reconhecer erros e mudar de idéia quando me fossem apresentados argumentos convincentes.
Cresci, hoje sou um apessoa melhor, tenho recaídas com relação à paciência para debater com preconceituosos como você, mas, como eu fui "salvo" por este fórum aqui, não vejo motivos para que você tembám não seja, basta começar a praticar a humildade.
Meu amigo voce está querendo dizer que todos que entram aqui ou num site ateu são obrigados a aceitar o ateísmo? Por gentileza, não confunda humildade com liberdade de pensamento.
Eu não acusei um grupo de ateus pela violência crescer e sim a proposta que faz o ateísmo em sí de afastar o homem de Deus.
Coloque isto na sua cabeça e não generalise as coisas com pensas.
Cada um tem seu direito de escolher o que quer, mas ninguém pensa exatamemte igual.Ateus não têm motivos para serem marginais apenas por serem ateus. Aliás com relação ao valor da vida, em termos de "modo de pensar", ela nos é muito mais valiosa, pois só vemos motivos para concluir que só existe uma, não acreditamos em outras vidas após esta, sendo assim, vivemos intensamente, procuramos ser bons com os outros, e damos muito valor ao tempo que temos para nos divertir, esta é a razão pela qual não perco meu tempo indo à missa ou rezando, prefiro estar no clube ou tocando guitarra respectivamente.
Porque ateus na sua individualidade a grande maioria fala mau da religião?
Porque ateus querem afastar o ser humano de Deus? Pode responder?
É menos propenso a uma base que proprõe o ateísmo. Sendo assim a grande massa envolvida por um único raciocício, alguns podem tornar as coisas mais violentas. Falar que todos os ateus causam a violência seria uma irracionalidade de minha parte. Digo que o pensamento ateísta numa forma grupal tende a favorecer o crescimento da violência, influenciando a muitos.ade escreveu:Erivelton, não entendi bem sua tese, você quer dizer que qualquer um que tenha alguma religião, qualquer que seja, é menos propenso a violencia que um ateu, é isso?
- Fernando Silva
- Administrador
- Contato:
Erivelton escreveu:Porque ateus na sua individualidade a grande maioria fala mau da religião?
Porque ateus querem afastar o ser humano de Deus? Pode responder?
Porque nós achamos que quem desliga a razão para aceitar uma coisa que não pode ser provada pela lógica e pelos fatos acaba ficando vulnerável a outras coisas que também não são racionais.
Ateus não querem afastar o homem de Deus. Ateus gostariam que todos usassem a razão em vez de acreditar sem provas.
Por outro lado, se os crentes não incomodassem ninguém com suas crendices, não haveria problemas.
Existe o movimento pela paz mundial, mas a situação é resolvida?Sorrelfa escreveu:Pra isso não é necessário o "Cristianismo", basta enculcar na cebeça de todos os componentes de uma sociedade um estilo de vida que pregue "paz e amor ao proximo" pois isso é a unica coisa util que se pode tirar da fé cristã...
Se a maioria apoia o movimento pela paz, então porque o cristianismo não poderia tomar conta deste movimento?
Podem me responder qual seria o problema?
O ser humano tem tendência para fazer o mau devido a natureza que possui. Existe uma luta entre o mau e o bem, mas possuímos inteligência para levar o amor e a paz. A grande maioria só pensa em sí onde o rico quer ser cada vez mais rico e a classe media baixa explora cada vez mais os pobres.Já que você afirma que o ateismo tende a tornar uma sociedade mais violenta, mostre porque ateus necessariamente não seguiram esse "paz e amor ao proximo".
Os ateus de uma forma grupal contribuem para o aumento da violência, pois possui uma proposta para afastar o ser humano da religião.
Quem tem mais facilidade de cometer um crime?: Um homem de Deus ou um homem sem Deus?
Sendo assim a grande massa sem Deus tende a violentar o mundo.
Infelizmente alguns líderes do catolicismo romano por questões políticas desviram o verdadeiro cristianismo. Até o papa reconheçeu e pediu desculpas em plena televisão.Outrora, em tempos passados, os homens de Deus diriam que deveriamos queimar em uma bela fogueira...
Não é por causa de alguns infratores que a religião é uma pesso caminho para aumentar a violência
Quais estatisticas ?
Donde ?
Feitas por quem ?
Responda antes a isso.
Não sei não, mas estou convencido que os tempos atuais são quando comparados com outros períodos históricos, o mais pacifico que a espécie humana encontrou nesse relez planeta...
viewtopic.php?p=363039#p363039
Começe a fazer esta pesquisa e depois me conte suas estatística.
Qual seria seu critério para acabar com a violência?Cristãos. o verdadeiro ou não é apenas um criterio seu.
Quem vai conseguir acabar com a religião num mundo totalmente democrático?
Não seria perda de tempo estar falando de ateísmo num país como o brasil?
Qual político ateu que teria coragem de chegar numa praça pública e dizer que sua proposta é acabar com religião para diminuir a violência. Quem já fez isto? Quem dará voto para este político?
Quem gostaria de ver um mundo sem religião com o instinto malígno, orgulhoso e propenso para o mau que ser humano possui?
Enfim meu amigo cada um pense a respeito...

- Fernando Silva
- Administrador
- Contato:
Erivelton escreveu:Não sei não, mas estou convencido que os tempos atuais são quando comparados com outros períodos históricos, o mais pacifico que a espécie humana encontrou nesse relez planeta...
viewtopic.php?p=363039#p363039
Já tinha visto sua estatística. E daí? O que ela significa? Como você a interpreta?
Que tal esta?
http://www.geocities.com/v_ventana/melhoriavida.htm
Ou esta?
http://www.geocities.com/v.ventana/prof ... sfatos.htm
E voce acha que vai conseguir fazer todos terem uma mesma idéia?Fernando Silva escreveu:Porque nós achamos que quem desliga a razão para aceitar uma coisa que não pode ser provada pela lógica e pelos fatos acaba ficando vulnerável a outras coisas que também não são racionais.
O mundo pode ter uma única direção?
Nem Deus conseguiu isto...
O que o ser humano mais gostaria de saber da ciência ela não responde, sendo assim muitos vão acreditando sem provas. Como já disse existe evidências para que um Deus tenha criado o mundo. Alguns cientistas creem em Deus e eles tem fortes evidências para declararem tal afirmação. Fernando, eles estudaram e reconheçem.Ateus não querem afastar o homem de Deus. Ateus gostariam que todos usassem a razão em vez de acreditar sem provas.
Quem não é incomodado neste mundo? O seu problema é que voce não gosta de ouvir falar de Deus, mas muitos outros gostam. Voce está sozinho no mundo?Por outro lado, se os crentes não incomodassem ninguém com suas crendices, não haveria problemas.
Fernando Silva escreveu:viewtopic.php?p=363039#p363039
Já tinha visto sua estatística. E daí? O que ela significa? Como você a interpreta?[/quote]A pergunta foi eu que fiz: Quero saber a que conclusão chegaram.
A minha questão para análise foi postada e por mim proposta para o aumento da violência.