Religião é Veneno. Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico.
Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Flavio Costa escreveu:Há uma frase de Conan, o Bárbaro, que eu gosto muito: "Uma coisa eu sei: se a vida é ilusão, eu também faço parte dela; e, sendo assim, a ilusão é real para mim. Eu vivo, estou cheio de vida, amo, mato e sou feliz desta maneira." Se você vai ao cinema, não vai lá para conhecer a verdade, vai para viver uma ficção. Em Parque dos Dinossauros, não é importante se é possível recriar dinossauros a partir de material genético. Em O Senhor dos Anéis não interessa se elfos existem ou não. O que importa é que eles passam diante de seus olhos e você é sábio o suficiente para saber que aquilo é falso, mas ao mesmo tempo permitir-se viver aquela experiência. Na vida é a mesma coisa, podemos evitar a ignorância de acreditar que o ilusório é real, a loucura de tomar a crença como certeza, mas ainda assim participar de tudo isso. E, dentro desse mundo de aparências, fazer o seu melhor.
Realmente, tudo na vida é ilusão, mas a gente pode viver a ilusão da melhor forma possível. Quando dormimos e sonhamos, não sabemos que estamos dentro de uma ilusão. Bem assim é o mundo que chamamos de real, ele pode ser apenas uma ilusão. O melhor que temos a fazer é apenas aproveitar a oportunidade de estarmos vivos.
A nossa maior ilusão é acreditarmos na nosso individualismo. Quando na relidade somos a soma de vários pensamentos externos a nós. Pensamentos esses que vem e vão e nos fazem diferentes a cada dia. Tentamos nos agarrar a rótulos para manter alguma identidade, mas somos apenas um pedaço do nosso mundo e do nosso tempo.
As ideologias estão ai para servirem de ferramentas ao nosso pensar como você bem falou. Se apegar apenas a uma é deixar de ver o mundo de outros pontos de vista. É necessário buscar o conhecimento e tenho visto que o conhecimento amplia nossos horizontes pessoais.
Najma escreveu:Acorda Claudio!! Niilismo não é isso também... Quando você abraça o niilismo você já se deixou derrotar por tudo e não quer mais lutar. O nada não existe... ou por outra, é a não existência. Assim, quando você fala em niilismo nesses termos acima você demonstra que está só profundamente decepcionado com alguma coisa. E isso passa... espero. Ou senão, falta pouco pra você cair de joelhos na frente do primeiro altar e chorar copiosamente por sua vida de erros até agora, à espera do primeiro pastor ou padre capaz de dizer que seus pecados estão perdoados... Faz isso não!
Não Lígia, o Espaguetti voador me livre eu acabar deste jeito que você está falando.
Na realidade, só estou frustrado por constatar que não posso fazer o que gostaria de fazer pela nosso sociedade, pois não tenho forças para isto. Tenho que me limitar a ser um bom profissional, um bom cidadão e um bom filho.
Pode deixar que depois de ler as mensagens deste tópico, em especial as suas, as do Flávio e do Acauan, fiquei um pouco mais animado. Só que estou chegando a um equilibrio, por um lado sei que não posso fazer nada para melhorar o mundo, mas por outro sei que não há razões para tanto pessimismo, pois um dia as coisas se ajeitam de uma forma inesperada.
Luis Dantas escreveu:Provavelmente você só precisa mesmo é mudar de hábitos e encontrar o seu próprio equilíbro entre os dois impulsos que todos nós temos: o de ser autênticos (e portanto em algum grau isolados das influências externas) e o de ser integrados (e portanto influenciados externamente).
Eu acho que a nossa sociedade está desequilibrada. Há individualismo em excesso e as pessoas de diferentes classes sociais não se comunicam entre si.
Ele está muito confuso e desiludido com alguma coisa que não se trata da "humanidade toooodinha". Caminho aberto para qualquer idéia que aplaque um pouco que seja o vazio que, não forçosamente mas talvez, o leve a uma predisposição de desejar se iludir com qualquer outra coisa.
Gosto do Claudio... não queria que ele se tornasse homem bomba, por exemplo... Sai daqui, Pug!
Ligia, obrigado pela preocupação, mas também não precisa exagerar. O que aconteceu foi o seguinte: eu estava com uma visão de mundo baseada principalmente em principios humanistas. Só que esta visão de mundo já não se encaixava com a realidade que eu via. Dai, parti para procurar respostas em outras ideologias. Encontrei o Niilismo. Agora tenho que procurar aproveitar o que esta ideologia tem de melhor, que é retirar o ser humano do centro de tudo e aproveitar o que existe de melhor em outras ideologias que eu posso ter acesso, para fazer como o Flávio falou, usar as ideologias como ferramentas para ampliar o pensamento e melhorar a vida.
Flavio Costa escreveu:Há uma frase de Conan, o Bárbaro, que eu gosto muito: "Uma coisa eu sei: se a vida é ilusão, eu também faço parte dela; e, sendo assim, a ilusão é real para mim. Eu vivo, estou cheio de vida, amo, mato e sou feliz desta maneira."
É por isso que eu gosto do povo deste fórum... O cara vai ao cinema assistir a um filme para adolescentes e consegue extrair um pensamento filosófico num diálogo. Muitos vão ao cinema é só conseguem ver um filme violento, onde o tema é matar e trucidar
Flavio Costa escreveu:Há uma frase de Conan, o Bárbaro, que eu gosto muito: "Uma coisa eu sei: se a vida é ilusão, eu também faço parte dela; e, sendo assim, a ilusão é real para mim. Eu vivo, estou cheio de vida, amo, mato e sou feliz desta maneira."
É por isso que eu gosto do povo deste fórum... O cara vai ao cinema assistir a um filme para adolescentes e consegue extrair um pensamento filosófico num diálogo. Muitos vão ao cinema é só conseguem ver um filme violento, onde o tema é matar e trucidar
Essa frase não é de filme, é de um dialogo que ele tem com sua parceira afetiva em A Rainha da Costa Negra:
Porém, não deixa de ser verdade que vale a pena extrair a sabedoria não importa onde ela esteja.
The world's mine oyster, which I with sword will open. - William Shakespeare Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos. - William James Agora já aprendemos, estamos mais calejados... os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato. - Luis Inácio, 20/10/2006
“No BOPE tem guerreiros que matam guerrilheiros, a faca entre os dentes esfolam eles inteiros, matam, esfolam, sempre com o seu fuzil, no BOPE tem guerreiros que acreditam no Brasil.”
“Homem de preto qual é sua missão? Entrar pelas favelas e deixar corpo no chão! Homem de preto o que é que você faz? Eu faço coisas que assustam o Satanás!”
Depois de ter que lidar com gente culta como vc e outros , me animei pra ler coisas do genero ! Estou tentando ! , esse é um dos beneficios do RV .
“No BOPE tem guerreiros que matam guerrilheiros, a faca entre os dentes esfolam eles inteiros, matam, esfolam, sempre com o seu fuzil, no BOPE tem guerreiros que acreditam no Brasil.”
“Homem de preto qual é sua missão? Entrar pelas favelas e deixar corpo no chão! Homem de preto o que é que você faz? Eu faço coisas que assustam o Satanás!”
Vito Álvaro escreveu:Ainda não li tudo os postagens.
Vou falar para Claúdio que eu penso e alguém que pode corrigir que estou falando. O que importa é o que faz. Fazes muito, as pessoas ficam dependentes. Se não fazes nada, perdem a esperança. Quando você faz a coisa certa, as pessoas não têm certeza você chegou fazer alguma coisa.