Jesus morreu para nos salvar

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Fernando

Re: Jesus morreu para nos salvar

Mensagem por Fernando »

Fernando Silva escreveu:Num momento, eu estou criticando a Bíblia por dizer o que diz e em outro eu estou criticando uma interpretação que eu considero errada.

Talvez você não goste de que eu misture as coisas no mesmo texto, mas eu sempre achei que as duas situações eram fáceis de distinguir.

Não é que eu não gosto. É que quando se trata mais de um problema de cada vez é mais fácil de fazer uma argumentação pouco rigorosa. E é isso que acontece nas suas postagens.
"Nada tem valor algum senão dentro do coração, e não como coisa" (Hegel)

Aranha
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Aranha »

Fernando Silva escreveu:
Fernando escreveu:Mas veja. Vc não está interpretando o livro. Está o criticando. É por isso que seu discurso soa contraditório. O problema não são seus raciocínios críticos e seus raciocínios interpretativos em si. O problema é que vc mistura ambos e faz uma salada. Se vc adota uma postura de intérprete, não pode afirmar que a Bíblia não é a palavra de Deus, pq ela afirma o contrário textualmente. Que tipo de intérprete afirma o contrário do que o livro afirma?

Eu concordo com isto: "A Bíblia afirma que foi inspirada por Deus". Não disse que não.
Mas eu acho absurda a declaração de que Jesus morreu para nos salvar, por exemplo. E aí é um caso em que eu estou interpretando.

- Na verdade a bíblia não se diz inspirada por Deus, existe uma crítica apologética e uma crítica histórica, e elas as vezes se confundem e este é um caso emblemático.

- Na verdade a bíblia é uma coleção convenientemente arranjada de livros escrita por diversos autores de diversos povos em diversas épocas, alguns dos livros (escritos sem conhecimento dos outros séculos antes da bíblia existir) se declararam inspirados individualmente, se basear em declarações individuais sem relacionamento intrínseco entre si é, na verdade, uma forçação de barra que os apologetas fazem para justificar a inspiração da bíblia como um todo.

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Fernando

Mensagem por Fernando »

Gilghamesh escreveu:
Fernando escreveu:
Fernando Silva escreveu:Por outro lado, é claro que eu posso discutir um assunto mesmo sem ter provas. Só vou evitar fazer afirmações definitivas a respeito, embora uma ou outra possa me escapar às vezes.

Pois é, xará, é nesse ponto que vc se engana. Vc precisa provar as suas afirmações, mesmo que essas afirmações não sejam definitivas. Nós não estamos levando a vida na prática nesse momento. Estamos discutindo de forma séria um assunto. Quer dizer, vc precisa no mínimo se comprometer com as suas afirmações.

.

Então vamos simplificar as coisas fefe!

Vc afirma que a bíblia é inspirada por deus e dessa forma tudo o que nela está contido é real e verdadeiro, então apresente seus argumentos que comprovem a sua afirmação! :emoticon3:

Pode abrir um tópico específico intitulado por exemplo: As provas que afirmam que a biblia é inspirada por deus, ou qualquer coisa assim...

Eu não afirmo que a Bíblia é inspirada por Deus. É ela mesma que afirma. E eu não estou dizendo que ela está certa. Essa não é a questão.

Mas me diga uma coisa... vc virou viado agora? falando em comer profetas do sexo masculino.

Fernando

Mensagem por Fernando »

Abmael escreveu:
Fernando Silva escreveu:
Fernando escreveu:Mas veja. Vc não está interpretando o livro. Está o criticando. É por isso que seu discurso soa contraditório. O problema não são seus raciocínios críticos e seus raciocínios interpretativos em si. O problema é que vc mistura ambos e faz uma salada. Se vc adota uma postura de intérprete, não pode afirmar que a Bíblia não é a palavra de Deus, pq ela afirma o contrário textualmente. Que tipo de intérprete afirma o contrário do que o livro afirma?

Eu concordo com isto: "A Bíblia afirma que foi inspirada por Deus". Não disse que não.
Mas eu acho absurda a declaração de que Jesus morreu para nos salvar, por exemplo. E aí é um caso em que eu estou interpretando.

- Na verdade a bíblia não se diz inspirada por Deus, existe uma crítica apologética e uma crítica histórica, e elas as vezes se confundem e este é um caso emblemático.

- Na verdade a bíblia é uma coleção convenientemente arranjada de livros escrita por diversos autores de diversos povos em diversas épocas, alguns dos livros (escritos sem conhecimento dos outros séculos antes da bíblia existir) se declararam inspirados individualmente, se basear em declarações individuais sem relacionamento intrínseco entre si é, na verdade, uma forçação de barra que os apologetas fazem para justificar a inspiração da bíblia como um todo.

Abraços,

Mas obviamente estamos discutindo com o pressuposto do canon. É o que eu já disse. Não dá pra ser rigoroso e querer resolver todos os problemas do mundo ao mesmo tempo.

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

Fernando escreveu:Mas obviamente estamos discutindo com o pressuposto do canon. É o que eu já disse. Não dá pra ser rigoroso e querer resolver todos os problemas do mundo ao mesmo tempo.

- Então tá!

Abraços,
Ben Parker

Gilghamesh
Contato:

Mensagem por Gilghamesh »

Fernando escreveu:
Gilghamesh escreveu:
Fernando escreveu:
Fernando Silva escreveu:Por outro lado, é claro que eu posso discutir um assunto mesmo sem ter provas. Só vou evitar fazer afirmações definitivas a respeito, embora uma ou outra possa me escapar às vezes.

Pois é, xará, é nesse ponto que vc se engana. Vc precisa provar as suas afirmações, mesmo que essas afirmações não sejam definitivas. Nós não estamos levando a vida na prática nesse momento. Estamos discutindo de forma séria um assunto. Quer dizer, vc precisa no mínimo se comprometer com as suas afirmações.

.

Então vamos simplificar as coisas fefe!

Vc afirma que a bíblia é inspirada por deus e dessa forma tudo o que nela está contido é real e verdadeiro, então apresente seus argumentos que comprovem a sua afirmação! :emoticon3:

Pode abrir um tópico específico intitulado por exemplo: As provas que afirmam que a biblia é inspirada por deus, ou qualquer coisa assim...

Eu não afirmo que a Bíblia é inspirada por Deus. É ela mesma que afirma. E eu não estou dizendo que ela está certa. Essa não é a questão.

Ah, agora está saindo de reta? todos os textos que você postou aqui, até o momento, são uma afirmação sua de que: ela mesma é que afirma, mas vc endossa essa afirmação, e em nenhum momento nega que algo que esteja contido nela, seja verdade, ora é apenas um mero detalhe, não é mesmo? :emoticon12:

Fernando escreveu:Mas me diga uma coisa... vc virou viado agora? falando em comer profetas do sexo masculino.

Existe profeta do sexo feminino? se vc quiser mudar de sexo e virar uma profeta, posso te comer também, não tenho nenhum preconceito em relação a isso! :emoticon12:
Eu Sou Gilghamesh!
Versão: 5.1 última versão!!!! :emoticon81:
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:
O Mundo só será feliz à partir do dia em que enforcarmos o último político, usando como corda, as tripas do último lider religioso e cremarmos seus corpos utilizando como combustível, seus podres livros sagrados!
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:

Fernando

Mensagem por Fernando »

Gilghamesh escreveu:Ah, agora está saindo de reta? todos os textos que você postou aqui, até o momento, são uma afirmação sua de que: ela mesma é que afirma, mas vc endossa essa afirmação, e em nenhum momento nega que algo que esteja contido nela, seja verdade, ora é apenas um mero detalhe, não é mesmo? :emoticon12:

Eu nunca entrei na reta. Tanto eu quanto o Fefê Silva estamos pressupondo a validade da Bíblia. Sabemos do nosso pressuposto. Apesar de eu achar que isso é verdade e ele achar que é mentira o acordo é não debater nossas opiniões pessoais sobre esse assunto.

Gilghamesh escreveu:Existe profeta do sexo feminino? se vc quiser mudar de sexo e virar uma profeta, posso te comer também, não tenho nenhum preconceito em relação a isso! :emoticon12:

Pra mim, homem que come homem também é viado. :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Fernando

Mensagem por Fernando »

Abmael escreveu:
Fernando escreveu:Mas obviamente estamos discutindo com o pressuposto do canon. É o que eu já disse. Não dá pra ser rigoroso e querer resolver todos os problemas do mundo ao mesmo tempo.

- Então tá!

Abraços,

:emoticon45:

Gilghamesh
Contato:

Fernando escreveu:
Gilghamesh escreveu:Ah, agora está saindo de reta? todos os textos que você postou aqui, até o momento, são uma afirmação sua de que: ela mesma é que afirma, mas vc endossa essa afirmação, e em nenhum momento nega que algo que esteja contido nela, seja verdade, ora é apenas um mero detalhe, não é mesmo? :emoticon12:

Eu nunca entrei na reta. Tanto eu quanto o Fefê Silva estamos pressupondo a validade da Bíblia. Sabemos do nosso pressuposto. Apesar de eu achar que isso é verdade e ele achar que é mentira o acordo é não debater nossas opiniões pessoais sobre esse assunto.

Ótimo então, só que eu gostaria de debater contigo sobre suas opiniões pessoais sobre a bíblia, ok?

Fernando escreveu:
Gilghamesh escreveu:Existe profeta do sexo feminino? se vc quiser mudar de sexo e virar uma profeta, posso te comer também, não tenho nenhum preconceito em relação a isso! :emoticon12:

Pra mim, homem que come homem também é viado. :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Puxa, acho que essa é a primeira vez que eu concordo com você! :emoticon12:

Mas, no caso dos profetas, a coisa está mais é para a Necrofilia, do que pederastia. :emoticon12:

Mesmo assim, fica o convite, se quiseres virar uma profeta do sexo feminino, também te como!

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
Eu Sou Gilghamesh!
.
O Mundo só será feliz à partir do dia em que enforcarmos o último político, usando como corda, as tripas do último lider religioso e cremarmos seus corpos utilizando como combustível, seus podres livros sagrados!
.

Fernando

Mensagem por Fernando »

Gilghamesh escreveu:Ótimo então, só que eu gostaria de debater contigo sobre suas opiniões pessoais sobre a bíblia, ok?

Não. :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Gilghamesh escreveu:Mesmo assim, fica o convite, se quiseres virar uma profeta do sexo feminino, também te como!

To fora... :emoticon208: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

docdeoz

Mensagem por docdeoz »

Fernando Silva escreveu:Sacrifício do inocente

Fiz a um crente a velha pergunta: "Por que o seu deus e não o deus dos outros?"
Resposta:
"Deus enviou seu único filho para morrer por nós. Quer um deus melhor do que este?"

Imaginem a situação: um rei condenou um bando de criminosos à morte, mas fica com pena e mata o próprio filho em lugar deles, libertando-os a seguir.
Não consigo ver a lógica em um rei sacrificar um inocente (seu próprio filho, ainda por cima) para que ele possa se permitir perdoar criminosos que ele mesmo condenou. Por que ele não os perdoa sem matar um inocente se ele tem esse poder?

Não consigo entender de que modo a morte de um inocente cancela a culpa de um criminoso.
O que uma coisa tem a ver com a outra? Um crime anula o outro? O criminoso não continua criminoso?
Se foi o próprio criminoso que matou o inocente, o novo crime não deveria se somar ao anterior e piorar ainda mais sua situação?

No caso específico da Bíblia, não consigo entender como alguém que foi condenado por roubar uma fruta é perdoado depois que mata o filho do dono da fruta.

Até faz sentido uma situação em que um pai tenha que escolher entre a morte do próprio filho e a morte de várias pessoas. Talvez ele ache que muitas vidas têm mais valor que uma única vida, mas, se esse pai tem o poder incondicional de salvar o grupo de pessoas, por que ele só o faz se essas pessoas matarem seu filho antes? Onde está a lógica?

Acho que isto é um belo exemplo de lavagem cerebral. Depois de crescer ouvindo que "Deus, em seu amor, enviou seu único filho para morrer pelo perdão de nossos pecados", as pessoas param de raciocinar e aceitam o absurdo.

Claro que o absurdo é maior ainda quando se considera que quem cometeu o tal pecado não fomos nós e sim ancestrais remotíssimos e lendários, e que não temos nada a ver com eles, mas os crentes também aceitam sem discutir que já nascemos culpados de alguma coisa tão grave que foi necessário o sacrifício de um deus para que pudéssemos ser perdoados.

É incrível como o conceito de apaziguar os deuses através de sacrifícios humanos ou de animais, tão comum entre povos bárbaros, sobrevive em pleno século XXI.
É incrível que alguém acredite em que um deus faria um sacrifício para apaziguar a si mesmo, ainda por cima o sacrifício de uma parte dele próprio.

Acredito que algumas colocações sobre o PACTO tenham esclarecido o assunto!

Verdade hebraica= CUMPRIR O PACTO!
(HNT) ויאמר אלי אחד מן־הזקנים אל־תבכה הנה נצח האריה אשר הוא משבט Rev 5:5
http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?t=13986
http://rv.cnt.br/viewtopic.php?t=14653

Gilghamesh
Contato:

Fernando escreveu:
Gilghamesh escreveu:Ótimo então, só que eu gostaria de debater contigo sobre suas opiniões pessoais sobre a bíblia, ok?

Bundão fujão! :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Gilghamesh escreveu:Mesmo assim, fica o convite, se quiseres virar uma profeta do sexo feminino, também te como!

Fernando escreveu:To fora... :emoticon208: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Ainda bem, sabe como é, um "homem" como você, pode até fazer uma operação para virar mulher, mas nunca será uma mulher de verdade.

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
Eu Sou Gilghamesh!
.
.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Fernando escreveu:
Fernando Silva escreveu:Num momento, eu estou criticando a Bíblia por dizer o que diz e em outro eu estou criticando uma interpretação que eu considero errada.

Talvez você não goste de que eu misture as coisas no mesmo texto, mas eu sempre achei que as duas situações eram fáceis de distinguir.

Não é que eu não gosto. É que quando se trata mais de um problema de cada vez é mais fácil de fazer uma argumentação pouco rigorosa. E é isso que acontece nas suas postagens.

Há uma terceira hipótese, que eu esqueci de mencionar:
Em alguns casos, eu posso entender um trecho da Biblia de forma diferente de você.
Eu vou criticar o trecho com base no que eu entendi e você o vai defender com base no que você entendeu.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Fernando escreveu:Agora vem a segunda pergunta. A própria teoria do falseamento é falseável pela experiência? Se sim como isso seria? Para que a teoria do falseamento fosse falseável, deveria existir uma teoria científica não falseável. Por exemplo uma tese marxista de que o capitalismo irá se auto-destruir. Essa tese não é falseável. Pois não podemos ter nenhum dado empírico que a torne falsa. O que se diz dela então, é que NÃO É uma teoria científica.

De onde se entende que o falseamento é o CRITÉRIO que discrimina uma teoria científica de uma não científica. E esse critério não é falseável. Uma teoria científica que não cair sob esse critério, simplesmente não é científica.

Mas a própria teoria do falseamento não é falseável, portanto tb não é científica. Por isso dizemos que o falseamento é uma teoria filosófica. E por isso também que é estudada em FILOSOFIA da Ciência, e não em Ciência. Por isso o nome do livro do Popper se chama A LÓGICA da investigação científica. Não é a toa. É pq ele explica o fazer da ciência por algo que a transcende, ou melhor, pelo que faz ela ser o que é. Ou seja, seu critério.

Investiguei o assunto e notei que se recomenda considerar o critério de falseabilidade como uma atribuição de graus de confiabilidade e não uma determinação taxativa de "verdadeiro" ou "falso".
Algo como a Navalha de Ockham. Uma diretriz e não um dogma.

Mais sobre o assunto:
http://clubecetico.org/forum/index.php?topic=12278.0

Fernando

Mensagem por Fernando »

Gilghamesh escreveu:
Fernando escreveu:

Bundão fujão! :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

De vc eu fujo mesmo.

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Fernando

Mensagem por Fernando »

Fernando Silva escreveu:Há uma terceira hipótese, que eu esqueci de mencionar:
Em alguns casos, eu posso entender um trecho da Biblia de forma diferente de você.
Eu vou criticar o trecho com base no que eu entendi e você o vai defender com base no que você entendeu.

Não, vc deve defender a sua interpretação segundo esse trecho e eu a minha. No momento que vc começa a criticar o trecho dizendo que discorda dele vc já abandonou a interpretação e passou à crítica.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Fernando escreveu:
Fernando Silva escreveu:Há uma terceira hipótese, que eu esqueci de mencionar:

Não, vc deve defender a sua interpretação segundo esse trecho e eu a minha. No momento que vc começa a criticar o trecho dizendo que discorda dele vc já abandonou a interpretação e passou à crítica.

Então são duas fases:
1. Dizer o que o trecho significa para mim.
2. Dar minha opinião sobre o trecho conforme o que eu acho que ele significa.

Fernando

Mensagem por Fernando »

Fernando Silva escreveu:Então são duas fases:
1. Dizer o que o trecho significa para mim.
2. Dar minha opinião sobre o trecho conforme o que eu acho que ele significa.

Perfeito! Isso são duas fases mais básicas e fundamentais para se realizar a interpretação de um texto qualquer. Um interpretação crítica, pra que seja aceitável, precisa ter essas duas fases. Quando isso não acontece, os argumentos da interpretação se tornam contraditórios. E é o que aconteceu com sua argumentação nesse tópico. Por isso eu fiquei todo tempo dizendo que vc estava se contradizendo.

Daí surgem alguns princípios de leitura, como por exemplo o princípio de caridade. Que consiste na idéia de que o leitor deve tomar como princípio que a contradição está na sua forma de compreender o texto e não no próprio texto. Aí o intérprete gasta esforços em tentar ao máximo desfazer as contradições. Só quando ele não consegue dissipar a contradição de nenhuma forma é que pode dizer que o texto é contraditório.

Depois que vc fez isso, aí sim vc pode criticar.

Fernando

Mensagem por Fernando »

Fernando Silva escreveu:Investiguei o assunto e notei que se recomenda considerar o critério de falseabilidade como uma atribuição de graus de confiabilidade e não uma determinação taxativa de "verdadeiro" ou "falso".
Algo como a Navalha de Ockham. Uma diretriz e não um dogma.

Mais sobre o assunto:
http://clubecetico.org/forum/index.php?topic=12278.0

É indiferente se acreditamos na falseabilidade como uma verdade absoluta ou se acreditamos como uma "atribuição de graus de confiabilidade". O que importa é que em ambos os casos nós acreditamos, ou seja, nós assentimos, julgamos de forma positiva com relação a esse conhecimento. O que leva a nossa questão pra âmbitos não experimentais. Afinal não atentamos mais para a verossimilidade de um juízo sobre fatos. Mas para o critério que discrimina quais desses juízos devemos ser assentir e quais não devemos. Isso não é experimental, e nós assentimos a ele sem que haja verificação empírica.

Com base nisso podemos colocar ainda outra questão mais geral e mais fundamental do que o assentimento a uma teoria não experimenta: Qual é o critério segundo o qual julgamos o critério de uma teoria como verdadeiro ou falso? Note que essa é uma pergunta que pode levar ao infinito. Uma tarefa que nenhum ser humano conseguiria realizar. Mas é algo que precisa ser pensado e não pode ser aceito de graça. Eis a tarefa da Filosofia. Tentar deixar essa cadeia de raciocínios um pouco menos dogmáticos. Afinal de contas, como somos finitos, alguma hora temos que parar com a pergunta do critério do critério. Mas não podemos fazer isso sem dar uma boa razão.

Por isso mesmo, os gregos acreditavam que a sabedoria era algo que só podia existir entre os deuses. Só eles poderiam realizar esse processo infinito. Nós, seres humanos, desejamos a sabedoria ardentemente, mas nunca conseguirimos possui-la. E é justamente pq não somos sábios e nem podemos sê-lo, resta-nos uma contentação um tanto frustrande de podermos ser apenas amigos da sabedoria. Em grego isso soaria assim: philos sophós. E é isso precisamente que significa a palavra filosofia: tentar possuir o máximo de sabedoria que conseguir, sem ter a ambição de ter dado conta do nexo infinito de raciocínios necessários para se provar algo.

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Pegando o bonde andando e querendo sentar na janelinha, se é que bondes as tinham, a resposta ao título do tópico está contida na complementação do mesmo.

Cristo não morreu para nos salvar.
Cristo morreu para salvar os cristãos.
Ou seja, Jesus morreu para salvar aqueles que acreditam que Jesus morreu para salvá-los.
Quem não acredita nisto está automaticamente excluído da salvação.

Se a lógica da crença fosse óbvia, ela não teria lógica alguma, algo como Jesus morreu para salvar todos que acreditarem que abacaxi tem casca.

O nexo do mito do sacrifício vicário só faz sentido dentro de uma cosmovisão cristã, independente de se esta cosmovisão é verdadeira ou falsa, discuti-la além dos limites do cristianismo é perda de tempo.

Dentro destes limites a coisa é simples.
A salvação torna possível transpor uma ruptura que os homens criaram entre eles e Deus.
Transpor esta ruptura só era possível a Deus, mas era necessário que fosse transposta pelo homem - o responsável pela ruptura, logo, era necessária a encarnação e a morte para que os extremos da condição humana fossem plenamente vividos e superados pelo próprio Deus.

Discutir este ponto fora destes termos ou suas variações teológicas, é como palmeirenses discutindo qual é a lógica de se torcer para Corinthians.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

Acauan escreveu:Pegando o bonde andando e querendo sentar na janelinha, se é que bondes as tinham, a resposta ao título do tópico está contida na complementação do mesmo.

Cristo não morreu para nos salvar.
Cristo morreu para salvar os cristãos.
Ou seja, Jesus morreu para salvar aqueles que acreditam que Jesus morreu para salvá-los.
Quem não acredita nisto está automaticamente excluído da salvação.

Se a lógica da crença fosse óbvia, ela não teria lógica alguma, algo como Jesus morreu para salvar todos que acreditarem que abacaxi tem casca.

O nexo do mito do sacrifício vicário só faz sentido dentro de uma cosmovisão cristã, independente de se esta cosmovisão é verdadeira ou falsa, discuti-la além dos limites do cristianismo é perda de tempo.

A salvação torna possível transpor uma ruptura que os homens criaram entre eles e Deus.
Transpor esta ruptura só era possível a Deus, mas era necessário que fosse feito homem, logo, era necessária a encarnação e a morte para que os extremos da condição humana fossem plenamente vividos e superados pelo próprio Deus.

Fora destes termos ou suas variações teológicas, é como palmeirenses discutindo qual é a lógica de se torcer para Corinthians.

Perfeito. Mas o exemplo do time ficou estranho. Torcer não é ter fé. Embora seja um tipo de pacto, é um pacto sem um ente superior a nos julgar e onde estamos sempre em desvantagem SE.
Imagem

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Apo escreveu:Perfeito. Mas o exemplo do time ficou estranho. Torcer não é ter fé. Embora seja um tipo de pacto, é um pacto sem um ente superior a nos julgar e onde estamos sempre em desvantagem SE.

Faz sentido se considerarmos que cristãos acreditam que Jesus morreu para salvá-los pela mesma lógica pela qual palmeirenses acreditam que devem torcer pelo Palmeiras.
A filiação dá sentido à crença, sendo que cada qual possui seus próprios motivos para se filiar, seja ao cristianismo, seja à Mancha Verde, podendo estes motivos ser racionais ou não.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Apo

Mensagem por Apo »

Acauan escreveu:
Apo escreveu:Perfeito. Mas o exemplo do time ficou estranho. Torcer não é ter fé. Embora seja um tipo de pacto, é um pacto sem um ente superior a nos julgar e onde estamos sempre em desvantagem SE.

Faz sentido que considerarmos que cristão acreditam que Jesus morreu para salvá-los pela mesma lógica pela qual palmeirenses acreditam que devem torcer pelo Palmeiras.
A filiação dá sentido à crença, sendo que cada qual possui seus próprios motivos para se filiar, seja ao cristianismo, seja à Mancha Verde, podendo estes motivos ser racionais ou não.

É. Por este viés, vou concordar. Mas não há comprometimento existencial. Não sei se me fiz entender...Tipo, eu não acredito que o Palmeiras sempre sairá campeão, mesmo quando toma um tufo. E ele não me chantageia para vencer.
Imagem

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

Acauan escreveu:
Transpor esta ruptura só era possível a Deus, mas era necessário que fosse transposta pelo homem - o responsável pela ruptura, logo, era necessária a encarnação e a morte para que os extremos da condição humana fossem plenamente vividos e superados pelo próprio Deus.

- Foi justamente o que questionei, o Jesus descrito nos evangelhos é poderoso e consciente de sua deidade e de sua reencarnação logo ele não poderia viver alguns extremos da condição humana, como, por exemplo, o medo da morte.

Abraços,
Ben Parker

Apo

Mensagem por Apo »

Abmael escreveu:
Acauan escreveu:

- Foi justamente o que questionei, o Jesus descrito nos evangelhos é poderoso e consciente de sua deidade e de sua reencarnação logo ele não poderia viver alguns extremos da condição humana, como, por exemplo, o medo da morte.

Abraços,

Mas os cristãos não argumentam que é justamente esta permissão em sentir pavor na hora da dor ( concedida por Deus a Jesus) que faria com que ele demonstrasse seu lado humano ( igualando-se naquele momento aos homens) e servindo como exemplo de superação do sacrifício?
Imagem

Trancado