http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mundo/ft2203200608.htm
ERRO JURÍDICO
Wallis fora condenado por estupro após vítima identificar sua foto
DNA inocenta preso após 18 anos
DA REDAÇÃO
Um homem que ficou 18 anos preso por supostamente invadir uma residência e atacar sexualmente uma mulher foi solto anteontem depois de exames de DNA o inocentarem.
O juiz John Creuzot, que não participou do processo original contra Gregory Wallis, 47, disse: "Não sei como pedir desculpas. Não sei por onde começar, mas começarei por mim mesmo e "sinto muito'".
O juiz concedeu a liberdade, mas o processo que reverte a condenação ainda está em andamento.
Wallis, então um funcionário de depósito de 29 anos, foi condenado em 1988 a 50 anos de prisão por roubo com tentativa de atentado violento ao pudor.
O caso estava encerrado até Wallis pedir, em 2004, uma análise de DNA que acabou por mostrar que seu material genético não era compatível com aquele encontrado na casa da vítima.
A mulher havia escolhido a foto de Wallis entre outras apresentadas pela polícia, que tinha uma pista de seu envolvimento no crime. A vítima dissera que o criminoso possuía uma tatuagem, e ele tinha uma tatuagem semelhante àquela descrita pela mulher atacada.
"Não sei como ela me escolheu", disse o inocentado. "Eu estava em casa, e vieram me prender. Quando me dei conta já estava sendo julgado."
Testes preliminares feitos em dezembro não haviam sido suficientes para excluir a suspeita sobre Wallis. Seu advogado pediu um teste mais sofisticado, que mostrou não haver compatibilidade entre as provas e o DNA do preso.
Como outras pessoas inadequadamente condenadas no Estado do Texas, Wallis pode receber até US$ 250 mil em compensação pelos anos que passou preso. Após ser solto, ele disse apenas que estava ansioso para saborear um filé e pescar.
"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma." (Joseph Pulitzer).