Britânicos afirmam que ovo nasceu antes da galinha

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
clara campos
Moderadora
Contato:

Re.: Britânicos afirmam que ovo nasceu antes da galinha

Mensagem por clara campos »

Não perceste o meu problema... poderá alguma vez ter ocorrido que um juvenil fosse virtualmente de uma sub-espécie diferente da do progenitor? talvez não por espécie é um conceito de grupo e isso seria um caso isolado, provavelmente uma aberração que seria incruzável com todos os outros membros do grupo (que seriam cruzáveis com o seu progenitor), ainda assim, se fosse somente de outra "sub-espécie" poder-se-ia reproduzir, embora a taxas mais baixas, mas se tivesse uma adaptação realmente compensatória, talvez desse para superar essa desvantagem fecundativa.... estarei a divagar demais?
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Azathoth

Re.: Britânicos afirmam que ovo nasceu antes da galinha

Mensagem por Azathoth »

Especiação "em um passo só" acho que só ocorre por poliploidia.

Como um não-x que é filho de um x iria conseguir outro não-x para cruzar e ter descendentes férteis? Especiação via de regra também é um processo gradual onde observamos um crescente aumento de infertilidade até culminar em isolamento reprodutivo (independente de qual for a causa).

Se a pergunta é se poderia surgir uma subespécie nova "de uma vez só" e a mesma com alguma dificuldade conseguir cruzar com membros da população, eu também gostaria de saber, talvez tenham exemplos assim na literatura da área.
Imagem

clara campos
Moderadora
Contato:

Re: Re.: Britânicos afirmam que ovo nasceu antes da galinha

Mensagem por clara campos »

Azathoth escreveu:Se a pergunta é se poderia surgir uma subespécie nova "de uma vez só" e a mesma com alguma dificuldade conseguir cruzar com membros da população, eu também gostaria de saber, talvez tenham exemplos assim na literatura da área.

bem, vou procurar e se encontrar alguma coisa aviso-te, e tu podias tb avisar-me se soubesses de algo :emoticon4:
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Trancado