Jesus morreu para nos salvar

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Fernando

Re: Jesus morreu para nos salvar

Mensagem por Fernando »

Fernando Silva escreveu:
Fernando escreveu:Isso, principalmente a partir das últimas décadas, tem se tornado uma grande incógnita teológica. Será que Jesus conhecia o futuro? Será que ele tinha um acesso direto e indubitável ao futuro? Se ele era onisciente e onipontente como vc está falando, pq ele teria chorado no Getsemani? Pq ele teria pedido pra este cálice se afastar dele? Há narrativas em que Jesus chora por mortos. Como um ser onisciente pode chorar por um morto sabendo que ele será salvo?

Não vejo muito espaço pra respostas rápidas e levianas sobre o assunto.

Tudo isso supondo-se que a Bíblia seja coerente.
Como pode Jesus chorar por um morto que ele mesmo vai ressuscitar em seguida?
Como ele pode ter medo da morte se ele mesmo previu que ressuscitaria ao terceiro dia?
No máximo, ele poderia ter medo do sofrimento pelo qual teria que passar.

Talvez pq ele sofresse tudo isso como um ser humano comum.
"Nada tem valor algum senão dentro do coração, e não como coisa" (Hegel)

Acauan
Moderador
Gênero: Masculino

Mensagem por Acauan »

Fernando escreveu:
Acauan escreveu:No geral, a maioria se guia por competências intuitivas para discernir da realidade o suficiente para manterem-se vivas e mentalmente sãs.
Não é lá grande coisa, mas querer que vão além disto é exigir demais delas.

Nada de mais. Até um fundamentalista cristão prosélito faz isso. Vc está fazendo um elogio à ignorância...

Não é um elogio à ignorância, talvez alguma condescendência com ela, mas principalmente um reconhecimento que para a maioria das pessoas basta uma percepção intuitiva da realidade, que em alguns casos se mostra surpreendentemente eficaz e veraz.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Fernando

Mensagem por Fernando »

Fernando Silva escreveu:
Fernando escreveu:
Acauan escreveu:Ou complexam o que é muito simples.

Com certeza a realidade é muito simples. Está aí a história pra provar. Todos os problemas teóricos que foram levantados desde Tales foram completamente resolvidos pela ciência.

A realidade não é simples, mas é real. E, supostamente, há chances de que cada vez a entendamos melhor, o que não se aplica a supostos deuses aceitos pela fé e incompreensíveis por definição.
E que, portanto, não se deveriam tentar explicar com hipóteses complexas.

Mas, antes que você reclame de contradição, lembro que aqui estou falando como descrente.

Mas eu não acho que Deus seja incompreensível.

Sobre o que eu falei pro Acauan, bom, bom, apenas quis dizer o seguinte: se tudo fosse tão simples, tudo já teria sido provado e não haveriam discordâncias sobre o assunto. Mas não ocorre assim.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Fernando escreveu:
Fernando Silva escreveu:Como pode Jesus chorar por um morto que ele mesmo vai ressuscitar em seguida?

Continuo não entendendo por que chorar por um morto que ele sabia que podia ressuscitar sem problemas?

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Fernando escreveu:
Acauan escreveu:No caso particular deste fórum, há uma resistência em discorrer hipoteticamente a partir de premissas alienígenas.

O que esse fórum faz muito é criticar o cristianismo.

No geral as críticas se dão mais sobre as incoerências e hipocrisias de determinadas pessoas e grupos cristãos do que contra o cristianismo em si.
Os cristãos são a ideologia dominante no Ocidente há milênios, são a esmagadora maioria das populações nos países ocidentais e são representados por organizações ricas e poderosas, mas quando denunciam algum problema nas sociedades onde são maioria organizada e representada, frequentemente fingem que não tem nada a ver com isto e tentam jogar a culpa em outros grupos, os ateus, por exemplo.

Fernando escreveu:Mas discorrer hipoteticamente a partir de premissas "alienígenas" é algo que vc mesmo está fazendo na sua resposta ao Abmael.

Não entendo essa postura gratuitamente depreciativa vindo de uma pessoa com tanta cultura.

Não me lembro de ter depreciado o cristianismo, tanto quanto não me esqueço o quanto já depreciei o fundamentalismo cristão e o comportamento de alguns fiéis que, na minha opinião, apesar de se considerarem o sal da terra, não valem o sal que comem.

No mais, há inúmeras citações minhas defendendo o cristianismo como mito formador do Ocidente e o Ocidente como a melhor civilização que o mundo já produziu, não tanto por suas qualidades, mas principalmente porque as alternativas eram sempre muito piores.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Fernando

Mensagem por Fernando »

Abmael escreveu:- Eu, particularmente, pegaria o primeiro táxi pro hospício

Por que? A visão de um anjo não é suficiente pra fazer vc ter certeza absoluta de que é um ser humano especial com capacidade pra tal? Não é. E esse é o ponto. Por mais que Deus falasse com Jesus que ele era seu filho, etc, etc, isso não impede que ele, como ser humano, tivesse uma certeza tal de tudo isso que não temesse nada. Então, se Jesus era também um ser humano, nada mais normal do que sentir medo de tudo que iria ocorrer. Ainda que soubesse que era um Deus encarnado, etc, etc. Pois tudo isso ainda lhe apareceria como sendo uma crença. Aliás, não é possível pra um ser humano ultrapassar o estatuto da crença. Só um Deus exercendo a plenitude de sua infinitude seria capaz de tal coisa. Pois poderia provar um raciocínio por um nexo infinito de premissas e conclusões. Quanto a nós humanos, resta-nos contentar com a crença.

Abmael escreveu:mas Paulo de Tarso, Estevão, João Batista, Cosme e Damião, São Sebastião e muitos outros partiram pro vôo sem precisar de tanto, logo, um filho de Deus 100% Deus e 100% homem (seja lá o que isso queira dizer) faria isto com um pé nas costas.

- E, veja bem, fizeram isso sem Getsêmani e sem questionar, porisso é muito estranho JC ter se melindrado tanto, na minha opinião deveriam ter escrito que ele foi muito macho quando ia morrer, isso sim seria exemplo de vida, mas é só uma opinião de um ateu desrespeitoso, nem precisa comentar.

Mas vc acha que eles não tiveram medo? Que ser humano não tem medo da morte?

Abmael escreveu:- A teoria é baseada numa interpretação das contradições sem apologética e usando uma hermenêutica não-religiosa, não sei porque você deu tanta importância a isto, achei que minha colocação de admitir o texto como alegórico ao invés de histórico geraria mais questionamento.

- Mas, se quiser, te passo alguns links sobre isso.

Jesus não sabia de todas as coisas, pois assumiu a finitude. Jesus não podia todas as coisas pelo mesmo motivo. Assumir a forma humana significa exercer toda a sua potência. A contradição da qual vc está falando só existiria se ele exercesse toda a potência de pensar e agir. Mas não é isso que a Bíblia narra. Não existem narrativas dizendo que Jesus é onisciente e onipotete. Afinal de contas ele assumiu a forma humana. Os milagres serviram apenas como artifício pra convencer aqueles que estavam próximos de que ele não era uma pessoa comum. Afinal não dá pra sair acreditando num cara só pq ele diz ser filho de Deus, tem que ter alguma prova disso. Esses milagres foram fundamentais no processo de assentimento dos discípulos acerca da divindade de Jesus. Mas eles não são uma prova efetiva da sua infinitude.

Eu nõ vejo essas contradições das quais vc fala. Acredito que elas aparecem pq vc toma como ponto de partida que um Deus não pode sentir medo. Agora, não se trata apenas de um Deus, mas também de um homem, que como tal, é finito e está sujeito a sofrer todas as privações que recaem sobre um ser finito, inclusive o medo. Posto isso, não dá pra ver nenhuma contradição num cara andar sobre as águas e ter medo de morrer.

Fernando

Mensagem por Fernando »

Fernando Silva escreveu:
Fernando escreveu:
Fernando Silva escreveu:Como pode Jesus chorar por um morto que ele mesmo vai ressuscitar em seguida?

Continuo não entendendo por que chorar por um morto que ele sabia que podia ressuscitar sem problemas?

Pq ele sentiu a tristeza que um ser humano sente quando perde alguém.

A Bíblia as vezes narra que até Deus é capaz de paixões negativas quem dirá um Deus encarnado.

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

Fernando escreveu:
Fernando Silva escreveu:
Fernando escreveu:

Pq ele sentiu a tristeza que um ser humano sente quando perde alguém.

E ele perdeu quem, sabendo que poderia ressuscitar? Se eu souber que alguém por quem tenho apreço ou amor pode voltar à viver, não sofrerei como sofro pela condição de finitude absoluta. Isto é o mais lógico dentro da natureza dos sentimentos de perda humanos.

A Bíblia as vezes narra que até Deus é capaz de paixões negativas quem dirá um Deus encarnado.

Você chama a maldade, os planos perversos e o sadismo de Deus de "paixões negativas"? Esta é nova e o supra-sumo da cara de pau.

Vamos, seja honesto, o cara é o demo em pessoa.

E este Deus encarnado não sabia que podia ressuscitar? Por que tanto sofrimento?
Imagem

Fernando

Mensagem por Fernando »

Acauan escreveu:No geral as críticas se dão mais sobre as incoerências e hipocrisias de determinadas pessoas e grupos cristãos do que contra o cristianismo em si.
Os cristãos são a ideologia dominante no Ocidente há milênios, são a esmagadora maioria das populações nos países ocidentais e são representados por organizações ricas e poderosas, mas quando denunciam algum problema nas sociedades onde são maioria organizada e representada, frequentemente fingem que não tem nada a ver com isto e tentam jogar a culpa em outros grupos, os ateus, por exemplo.

Isso não era uma crítica. Era apenas uma constatação. Por vezes, dependendo do argumento crítico, poderia ser entendida até como um elogio.

Acauan escreveu:Não me lembro de ter depreciado o cristianismo, tanto quanto não me esqueço o quanto já depreciei o fundamentalismo cristão e o comportamento de alguns fiéis que, na minha opinião, apesar de se considerarem o sal da terra, não valem o sal que comem.

Desculpe se eu entendi errado, mas achei que dizer que o pessoal aqui geralmente não faz hipóteses sobre premissas alienígenas um tanto depreciativo.

Apo

Mensagem por Apo »

Mas enfim, se este Deus e Jesus existiram de fato e são a mesma coisa, armaram uma novela prá lá de dantesca a fim de babarizar o pobre ser humano cheio de sentimentalismos e vulnerável, por eles criados.

Deus viu o quanto sua criação era borra-botas por qualquer coisinha e pensou:

- Vou dar uma descidinha lá naquele inferno de idiotas e barbarizar um pouco. O negócio vai pegar fogo. E ainda vou mandar as 7 pragas do Egito se eles não se comportarem. Com fogo e enxofre junto. Depois eu providencio o resto. E deu uma grande gargalhada que ecoou sobre todo o Universo!

Deus de bosta!
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

O pastor Fernando está volta e meia se sentindo elogiado, principalmente quando lhe puxam o tapete. Mas que ego fantástico!!!
Parecem aqueles meninos na escola que todo mundo conhece, que cái sozinho e ainda finge que não foi nada:

- Ahahaha! Caí, que massa! Eu sou fortão e legal ein?

:emoticon12:
Imagem

Fernando

Mensagem por Fernando »

Apo escreveu:E ele perdeu quem, sabendo que poderia ressuscitar? Se eu souber que alguém por quem tenho apreço ou amor pode voltar à viver, não sofrerei como sofro pela condição de finitude absoluta. Isto é o mais lógico dentro da natureza dos sentimentos de perda humanos.

Pq nascer, crescer e morrer é o curso natural do homem. Vivemos no tempo onde a busca pelo prazer é a máxima mais perseguida por todos. Pra nós o sofrimento é algo horrível e que deveria ser extirpado da face da Terra. Mas é como eu já disse aqui em outro tópico há alguns anos. Sofrer faz parte da vida do homem. Sofremos desde o dia que nascemos. Sofremos simplesmente pq crescemos. E não há crescimento sem sofrimento. Ou seja, sofrer pode ser doloroso, mas no fundo faz bem.

Fernando

Mensagem por Fernando »

Apo escreveu:O pastor Fernando está volta e meia se sentindo elogiado, principalmente quando lhe puxam o tapete. Mas que ego fantástico!!!
Parecem aqueles meninos na escola que todo mundo conhece, que cái sozinho e ainda finge que não foi nada:

Acorda! Eu não disse que vcs me elogiaram. Eu disse que criticar o cristianismo é algo bom. EU fiz um elogio aos bons argumentos contra o cristianismo.

Que mulher chata.
Editado pela última vez por Fernando em 18 Jul 2008, 14:06, em um total de 1 vez.

Apo

Mensagem por Apo »

Fernando escreveu:
Apo escreveu:E ele perdeu quem, sabendo que poderia ressuscitar? Se eu souber que alguém por quem tenho apreço ou amor pode voltar à viver, não sofrerei como sofro pela condição de finitude absoluta. Isto é o mais lógico dentro da natureza dos sentimentos de perda humanos.

Pq nascer, crescer e morrer é o curso natural do homem.

Mas não para um Deus. Isto é irrelevante.

Vivemos no tempo onde a busca pelo prazer é a máxima mais perseguida por todos. Pra nós o sofrimento é algo horrível e que deveria ser extirpado da face da Terra.

Que balela mais papo de avô falando da "juventude de agora"! Sempre foi assim. EROS e Libido estão ligados entre si. Tanathos muito forte é sinal de doença.

Mas é como eu já disse aqui em outro tópico há alguns anos. Sofrer faz parte da vida do homem. Sofremos desde o dia que nascemos. Sofremos simplesmente pq crescemos. E não há crescimento sem sofrimento. Ou seja, sofrer pode ser doloroso, mas no fundo faz bem.

Papo furado. Sofrer faz bem para quem gosta de dor. Ou seja, masoquistas.
Vá curtir uma sessão de tortura prá ver se é bom. A menos que você seja a favor de usar um silício na coxa ou coisa que o valha ( e os católicos e outros fundamentalistas são super criativos na invenção destes instrumentos ).
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Fernando escreveu:
Apo escreveu:O pastor Fernando está volta e meia se sentindo elogiado, principalmente quando lhe puxam o tapete. Mas que ego fantástico!!!

Acorda! Eu não disse que vcs me elogiaram. Eu disse que criticar o cristianismo é algo bom. EU fiz um elogio aos bons argumentos contra o cristianismo.

Que mulher chata.

Não tenho que acordar. Preciso lembrá-lo que você já se considerou elogiado algumas vezes aqui.

Chata por que incomodo você? Grande coisa.
Imagem

Fernando

Mensagem por Fernando »

Apo escreveu:Papo furado. Sofrer faz bem para quem gosta de dor. Ou seja, masoquistas.
Vá curtir uma sessão de tortura prá ver se é bom. A menos que você seja a favor de usar um silício na coxa ou coisa que o valha ( e os católicos e outros fundamentalistas são super criativos na invenção destes instrumentos ).

Vc sofreu ao nascer. Só pelo fato de sair da barriga de sua mãe vc sofreu. Isso foi ruim? Vc queria ter ficado o resto da vida lá dentro?

Fernando

Mensagem por Fernando »

Apo escreveu:Não tenho que acordar. Preciso lembrá-lo que você já se considerou elogiado algumas vezes aqui.

Vc é péssima em interpretação de texto. Eu digo uma coisa, vc lembra de outra e critica o que eu disse pelo que lembrou.

Apo

Mensagem por Apo »

Fernando escreveu:
Apo escreveu:Papo furado. Sofrer faz bem para quem gosta de dor. Ou seja, masoquistas.

Vc sofreu ao nascer. Só pelo fato de sair da barriga de sua mãe vc sofreu. Isso foi ruim? Vc queria ter ficado o resto da vida lá dentro?

Putz, que bobagem. Por isto minha mãe, eu mesma ou qualquer ser pode achar que sofrer é bom? Pela sua premissa o parto é bom porque dói? Não seja por isto, quando tive minha filha optei pela cesárea. Pelo menos a dor é controlável. Vou para o Inferno porque Deus acha que o sofrimento não pode ser minimizado? A Medicina não tem sentido ao controlar a dor dos enfermos? Por que Jesus curava os doentes? Para se promover? Só pode.
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Fernando escreveu:
Apo escreveu:Não tenho que acordar. Preciso lembrá-lo que você já se considerou elogiado algumas vezes aqui.

Vc é péssima em interpretação de texto. Eu digo uma coisa, vc lembra de outra e critica o que eu disse pelo que lembrou.

Não vem ao caso. O contexto é o mesmo. Você é um enrolador. Tenta se safar de todo jeito.
Imagem

Fernando

Mensagem por Fernando »

Apo escreveu:Putz, que bobagem. Por isto minha mãe, eu mesma ou qualquer ser pode achar que sofrer é bom? Pela sua premissa o parto é bom porque dói? Não seja por isto, quando tive minha filha optei pela cesárea. Pelo menos a dor é controlável. Vou para o Inferno porque Deus acha que o sofrimento não pode ser minimizado? A Medicina não tem sentido ao controlar a dor dos enfermos? Por que Jesus curava os doentes? Para se promover? Só pode.

Vai pro inferno. Mas até isso é bom, afinal vc gosta do capeta.

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Apo

Mensagem por Apo »

Fernando escreveu:
Apo escreveu:Putz, que bobagem. Por isto minha mãe, eu mesma ou qualquer ser pode achar que sofrer é bom? Pela sua premissa o parto é bom porque dói? Não seja por isto, quando tive minha filha optei pela cesárea. Pelo menos a dor é controlável. Vou para o Inferno porque Deus acha que o sofrimento não pode ser minimizado? A Medicina não tem sentido ao controlar a dor dos enfermos? Por que Jesus curava os doentes? Para se promover? Só pode.

Vai pro inferno. Mas até isso é bom, afinal vc gosta do capeta.

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Sim vou e com prazer. Mas não respondeu ao meu questionamento aquela bobagem que você disse.
Imagem

Fernando

Mensagem por Fernando »

Apo escreveu:Sim vou e com prazer. Mas não respondeu ao meu questionamento aquela bobagem que você disse.

Vc teve um filho. Sabia que ia sofrer e mesmo assim escolheu ter um filho. Não é bem que sofrer, em si mesmo, seja algo bom. E sim que dependendo do contexto é um mal necessário pra um bem maior. Nesse contexto o sofrimento pode ser bom, pois pode ser a causa de um bem maior.

Fernando

Mensagem por Fernando »

Apo escreveu:
Fernando escreveu:

Não vem ao caso. O contexto é o mesmo. Você é um enrolador. Tenta se safar de todo jeito.

O contexto é o mesmo nada. Aprenda a interpretar sem distorcer.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Fernando escreveu:Afinal não dá pra sair acreditando num cara só pq ele diz ser filho de Deus, tem que ter alguma prova disso. Esses milagres foram fundamentais no processo de assentimento dos discípulos acerca da divindade de Jesus. Mas eles não são uma prova efetiva da sua infinitude.

Fernando. Esta é uma das questões que me intriga. Se naquela época, em que coisas que não podiam ser provadas já eram, digamos, suspeitas de se acreditar por apenas dizer que viu ou se dizia ser, por que cargas d'agua você acha que nós devemos crer que a biblia seja a prova de uma coisa que nesta época precisou de milagres?
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Gilghamesh
Contato:

Mensagem por Gilghamesh »

Fernando escreveu:Afinal não dá pra sair acreditando num cara só pq ele diz ser filho de Deus, tem que ter alguma prova disso. Esses milagres foram fundamentais no processo de assentimento dos discípulos acerca da divindade de Jesus. Mas eles não são uma prova efetiva da sua infinitude.

Ah, sim...

Então acreditar no que outros disseram pode, sem provas, apenas testemunhos escritos em um livro.

É esse o tipo de "prova" que vc aceita, entendi fefe...

Então me diz uma coisa, se vc aceita o que está escrito na bíblia sem contestar, por que não aceita o que está escrito em outros livros sagrados de outras religiões, afinal, neles também existem "provas" baseadas em testemunhos, milagres,...

O que te leva a aceitar a bíblia e não outro livro sagrado como verdadeiro, heim?

Fé?

Pois é FÉfe...

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
Editado pela última vez por Gilghamesh em 18 Jul 2008, 15:02, em um total de 1 vez.
Eu Sou Gilghamesh!
Versão: 5.1 última versão!!!! :emoticon81:
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:
O Mundo só será feliz à partir do dia em que enforcarmos o último político, usando como corda, as tripas do último lider religioso e cremarmos seus corpos utilizando como combustível, seus podres livros sagrados!
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:

Trancado