Da possibilidade de existência de Deus:

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
o pensador

Mensagem por o pensador »

darkseid escreveu:
o pensador escreveu:
darkseid escreveu:
o pensador escreveu:Corolários da minha última mensagem ao extremófilo:

1)Nâo pode haver dois ou mais seres infinitos pois eles limitariam sua própria carga de informaçôes detectáveis e portanto nâo seriam infinitos.

hohohohoho

E uma parte do infinito, pode ser infinita?
Estás a pensar o infinito como se ele ocupasse um espaço e não como sendo infinito per si. Se não houver um espaço, então pode haver muitos infinitos que valham por si mesmo sem se sobreporem.

PS- não sei o que acabei de dizer. Mas quando se fala de infinito, ninguém sabe mesmo o que está a dizer.

O Infinito real ocupa necessariamente espaço desde que a inexistência de espaço é inconcebível e inimaginável.Tente pensar no nada e vc reprudizirá as características visuais e estruturais intrinsecas ao espaço.Logo o Infinito ocupa todo lugar do espaço,seja em si mesmo seja em intersecçâo com seres finitos derivados de Si.

O Universo está a expandir, mas "lá fora" nao há espaço nenhum. No inicio nao havia nem espaço nem tempo, mas havia algo que podia ser Eterno sem ter espaço e tempo. É o que dizem os Fisicos e o que disse Santo Agostinho quando lhe perguntaram o que fazia Deus antes de criar o tempo (e o espaço que lhe está ligado).

"Lá fora" há espaço,embora nâo seja um espaço dotado de propriedades físicas como o nosso.Da mesma forma no princípio nâo havia espaço físico(de acordo com a teoria do Big Bang)Mas certamente havia espaço.

Em suma,espaço é definido nâo somente em termos físicos mas também em termos de dimensâo destituída de restriçôes físicas.
Neste sentido um sistema material infinito pode e deve habitar numa dimensâo destituída de restriçôes físicas,pois é claro que um Ser Infinito por sua própria natureza ilimitada nâo tem limitaçôes e restriçôes de qualquer espécie.

o pensador

darkseid escreveu:
o pensador escreveu:
darkseid escreveu:
o pensador escreveu:Corolários da minha última mensagem ao extremófilo:

2)O conceito geométrico/matemático da Infinitude se aplica a realidade mensurável pois Um Ser infinito representa a completitude de condiçôes empíricas e portanto sua existência é irrefutável.

Estás a saltar de forma indecente da dedução lógica que tem a ver com validade para a prova empirica que tem a ver com a realidade. Nada do que disseste prova que há um ser infinito.

Nâo estou cometendo salto indutivo ou salto dedutivo em meu argumento porque um Ser infinito nâo necessita de validaçâo empírica exatamente pelo fato de incluir em Si mesmo todas as condiçôes e variáveis empíricas existentes.

Esta afirmaçâo tem diso necessária por repetidas vezes neste tópico mas a repito quantas vezes se fazer necessária

Ah sim... claro. Tudo o que dizes é verdadeiro por definiçao... :emoticon5:
Mas isso que defendes é panteísmo. Pois um ser que contém tudo em si é a própria coisa. Mas esse nao é o Deus criador da Biblia.

Miguell,pelo visto vc nâo tem acompanhado o tópico.Uma semireta tem ponto de origem sem ter nenhum ponto de destino e portanto ela pode transceder seu ponto de origem.

Semelhantemente Deus pode gerar outros seres a partir de Si mesmo sem perder sua identidade singular e incomunicável e nem sua natureza infinita.

TempestStorm

Re.: Da possibilidade de existência de Deus:

Mensagem por TempestStorm »

Que chato

o pensador

Re: Re.: Da possibilidade de existência de Deus:

darkseid escreveu:O pensador está enfeitiçado pela razao. Busca qualquer coisa que a mantenha como suprema e suficiente. Mas é óbvio que nao é. A razao é só um instrumento. Ela evoluiu e nessa evoluçao uma parte importante da razao é resolver problemas ligados á sobrevivencia. Duvido que funcione para desvendar o infinitamente grande e o infinitamente pequeno.

Vc emprega a razâo com o intuito de invalidar e diminuir seu poder e importância,e isso é contraditório e antinômico.

No entanto,a essência ontologicamente infinita de Deus determina a factualidade epistemológica da sua realidade pois se nâo há nenhuma condiçâo ontológica que transceda o Ser infinito igualmente nâo há qualquer condiçâo epistemológica que o possa contradizer.Só pode haver conhecimento sobre entidades e nunca conhecimento sobre nâo entidades.

A nâo ser,é claro,que nada realmente exista.Porém,é impossível ao nada absoluto existir porque este estado de nada absoluto é inconcebível e sempre que o imaginamos concebemos o espaço e sua propriedade de extensâo.O "nada" é portanto redutível ao espaço na qualidade de extensâo sendo um conceito absurdo e insignificante.

Logo a existência de um Ser Infinito é inteligível e irrefutável porque este Ser representa e somatiza a própria Realidade em Si e todos os detalhes inerentes à esta mesma Realidade Ulterior.

o pensador

darkseid escreveu:Que chato

Que chato

TempestStorm

o pensador escreveu:
darkseid escreveu:O pensador está enfeitiçado pela razao. Busca qualquer coisa que a mantenha como suprema e suficiente. Mas é óbvio que nao é. A razao é só um instrumento. Ela evoluiu e nessa evoluçao uma parte importante da razao é resolver problemas ligados á sobrevivencia. Duvido que funcione para desvendar o infinitamente grande e o infinitamente pequeno.

Vc emprega a razâo com o intuito de invalidar e diminuir seu poder e importância,e isso é contraditório e antinômico.

Eu emprego o poder da razao para obrigar ela a reconhecer que tem limites. O que nao é nada contraditório ou antimico. A razao é um instrumento. Aliás ela é linguagem.

TempestStorm

o pensador escreveu:
darkseid escreveu:Que chato

Que chato

Que bom que concorda... :emoticon12:

TempestStorm

Vou ser dogmatico. As minhas premissas partem daqui: Nao acredito que Deus tenha essencia ontologicamente infinita. O raciocínio ontologica que diz que só pode haver um ser infinito motor de tudo é uma feitiçaria da linguagem. O misterio das cousas, como diz o Alberto Caeiro, é elas serem exatamente aquilo que sao. O nao ser nao pode existir (aqui concordo). Só podemos conhecer entidades, mas as nao entidades podemos imaginar á vontade: se eu disser "Deus é uma panqueca", isto nao faz o deus panqueca existir. E vc nao conhece a entidade Deus. O Deus Biblico nao fala á razao. Fala ao coraçao. Nao é ele um Deus de amor?

o pensador

Mighell escreveu:
o pensador escreveu:

Eu emprego o poder da razao para obrigar ela a reconhecer que tem limites. O que nao é nada contraditório ou antimico. A razao é um instrumento. Aliás ela é linguagem.

A razâo é um instrumento eficaz e uma linguagem consistente e para ser eficaz e consistente ela tem de ser ao menos medida em graus de certeza.

o pensador

Mighell escreveu:Vou ser dogmatico. As minhas premissas partem daqui: Nao acredito que Deus tenha essencia ontologicamente infinita. O raciocínio ontologica que diz que só pode haver um ser infinito motor de tudo é uma feitiçaria da linguagem. O misterio das cousas, como diz o Alberto Caeiro, é elas serem exatamente aquilo que sao. O nao ser nao pode existir (aqui concordo). Só podemos conhecer entidades, mas as nao entidades podemos imaginar á vontade: se eu disser "Deus é uma panqueca", isto nao faz o deus panqueca existir. E vc nao conhece a entidade Deus. O Deus Biblico nao fala á razao. Fala ao coraçao. Nao é ele um Deus de amor?

Podemos imaginar nâo entidades,nunca neguei isso.Neguei sim que possamos imaginar a inexistência de um Ser Infinitamente abgrangente.Esta inexistência é impossível porque se o Ser Infinito inexiste logo nada existe.Mas como vc mesmo concordou,o nâo ser nâo pode existir.

Fernando

Mensagem por Fernando »

Fernando Silva,

Tudo bem que a realidade exista independente do nosso pensamento. O ponto é que se o mundo não foi construido racionalmente, toda e qualquer tentativa de explicá-lo racionalmente é uma representação da realidar. Se for assim, mesmo que a realidade permaneça sempre a mesma, nunca conseguiremos alcança-las na medida que necessariamente colocamos racionalide no que é irracional.

Este é um dos motivos pelos quais Nietzsche não se considerava ateu, pois o ateísmo estaria baseado na ciência. Mas a ciência ainda seria uma forma de tratar a realidade teológicamente. Seria apenas um sacerdotismo ascético mais refinado. Afinal, se Deus está morto, e agora não podemos falar dele como criador de uma realidade racional, então a ciência também é meio de alienação, que nos faz esquecer que todos os valores são uma criação proviniente de uma perspectiva.

Eu não sei qual seria a sua opinião sobre isso. O que vc faria para conseguir escapar à esta crítica?
"Nada tem valor algum senão dentro do coração, e não como coisa" (Hegel)

Fernando

Mensagem por Fernando »

Huxley,

Eu sei que a coisa é problemática. Por isso gostaria de deixar duas perguntas, pois gostaria de saber o que vc pensa a respeito.

1) Se através do método do falseamento nunca podemos saber se uma teoria é verdadeira, isso não reforça, de certa forma, a nossa incapacidade de descrever a realidade? Não reforça ainda mais a tese que dis que não existem verdades absolutas?

2) Se o método dedutivo do falseamento deve ser usado por todas as ciências, sendo que é o próprio critério para escolher ou rejeitar uma determinada tese, ou seja, se um cientista não se utiliza dele, então não se pode dizer que a hipótese dele é científica, não podemos dizer que o próprio método, não podendo ser falseado, é uma verdade absoluta?

Gostaria ainda de fazer um pequeno comentário. Não há nenhum problema que na prática não precisemos levar tão a sério assim a idéia de que todos os valores são uma criação. Eu não preciso duvidar efetivamente que o sol não nascerá amanhã. Basta que eu reconheça que o meu juízo sobre esse assunto é indutivo. E que, portanto, erro ao fazê-lo. Da mesma forma erro quando tento supor uma realidade independente do meu pensamento. Pois todos os valores são criações. O que eu quero dizer é que não precisamos duvidar do copo enquanto bebemos água. Só que não podemos dizer que é possível descrever racionalmente uma realidade que é irracional, pois foi construida ao acaso.

Fernando

Mensagem por Fernando »

o pensador escreveu:
Fernando escreveu: Carlus,

E se a probabilidade da formação do DNA for de um pra novecentos e noventa e nove zilhões?? Qual seria o problema disso?

Fernando,

O problema é que o cientista nâo deve crer no imponderável,
mas na evidência.

Mas não é imponderável, simplesmente pode acontecer ao acaso. Se tivesse acontecido qualquer outra coisa simplesmente não existiríamos. A pergunta é, pq precisamos existir necessariamente? Podemos existir como fruto do acaso.

Fernando Silva
Administrador
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Fernando escreveu: Tudo bem que a realidade exista independente do nosso pensamento. O ponto é que se o mundo não foi construido racionalmente, toda e qualquer tentativa de explicá-lo racionalmente é uma representação da realidar. Se for assim, mesmo que a realidade permaneça sempre a mesma, nunca conseguiremos alcança-las na medida que necessariamente colocamos racionalide no que é irracional.

Eu não vejo porque haveria necessariamente uma racionalidade na construção do universo. Há algum motivo para que ela tenha que existir?

Sim, se o universo não é racional, podemos apenas descrevê-lo, e é isto que faz a ciência. Ela nos dá, além de descrições, resultados, que são a tecnologia que usamos.

Talvez os resultados práticos, a tecnologia usável, seja o que realmente importa, ficando os "porquês" para os filósofos. E talvez essa "realidade", essa "explicação racional", nunca sejam alcançadas, o que não impedirá que um talvez um dia nos espalhemos pelas estrelas. Sem entender por que elas estão lá.

o anátema

Mensagem por o anátema »

o pensador escreveu:
Você está sugerindo que força e energia são a mesma coisa?

Sim.Eneregia cinética(trabalho) é realizado pela força(energia potencial).Ou vc tem alguma objeçâo?

Não é bem "objeção", é que essas não são as definições que eu conheço. "Força" eu conheço como a quantidade de trabalho efetuado em determinado tempo, o que não será igual a energia.

Também é novidade para mim energia cinética ser igual a trabalho.

o pensador escreveu:
o pensador escreveu:Em suma,a energia potencial independe de um sistema para existir estruturalmente,embora dependa de um sistema para funcionar operacionalmente.Deus pode existir independente do universo e poderia gerar sua existência mantenedoramente através do próprio universo.

Poderia dar um exemplo, de energia potencial armazenada "no nada"?

Se a energia independe do sistema para exisitir estruturalmente, o que a está estruturando então?

Pode me dar um exemplo de sistema material que opere suas funçôes mecânicas completamente destituído de força e energia potencial?

Não há sistema material que faça qualquer coisa sem energia, e eu não sugeri isso.

o pensador escreveu:E eu disse que a energia potencial ou força independe de um sistema materiial embora possa existir em si mesma.O Espaço é vazio?Nâo;ele só nâo é muito denso.Miríades de partículas subatômicas dissociadas de um sistema material o preenchem.

Logo a energia pode existir sem residir num sistema material.É fato comprovado cientificamente.

Onde há alguma partícla dissociada de um sistema material? A partícula é material, está num mundo material, interagindo ou agindo de acordo com os princípios que regem a matéria, e não é um sistema material?

De qualquer forma, você disse que é comprovado cientificamente. Tem alguma fonte que gostaria de sugerir?

o pensador escreveu:
o pensador escreveu:Poré,este nâo é o caso.Deus pode ser definido simplesmente como um sistema material dotado de infinita reserva de energia potencial e de energia cinética.Esta definiçâo nâo viola nenhum princvípio operacional da Física e portanto é cientificamente aceitável.

Além de corresponder inteiramente à realidade,conforme demonstrado exaustivamente ao longo do tópico por meu argumento racional.

Quer dizer que deus pode ser só um moto-perpétuo, e isso não vai contra a física conhecida?

Deus pode ser consituído puramente de energia pois energia pode existir a parte de um sistema material(Como a energia que preenche o espaço "vazio").

E mesmo que ele seja definido como sistema material e como moto pérpetuo eu já demonstrei ao Fernando Silva que o SerInfinito nâo está sujeito à Lei da Entrpopia e que portanto é inteiramente possível existir um Moto perpétuo.

Depois eu dou uma olhada nisso. Ou não, pelo que me lembro o ser infinito é infinito, talvez puramente de energia, talvez um sistema material com energia infinita, criou o universo mas sem ser no entanto o universo, o que sugere que energia e matéria talvez existissem antes do universo, o que é um monte de bobagem, na minha opinião.

Ah, e claro, que esse sistema (ou nÃo) de energia infinita deve de alguma forma funcionar de modo análogo a um cérebro em algum momento, de outra forma não estariamos discutindo isso num tópico sobre "deus". A menos é claro, que o seu deus seja totalmente não antropomórfico, como chamar os oceanos de Poseidon, e só, sem sugerir que de fato eles tenham algo mecânicamente analogo a uma mente humana. Ou seja, deus é o universo/mar como uma prosopopéia, não como uma proposição "forte".
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

o anátema

Mensagem por o anátema »

Fernando escreveu: O ponto é que se o mundo não foi construido racionalmente, toda e qualquer tentativa de explicá-lo racionalmente é uma representação da realidar. Se for assim, mesmo que a realidade permaneça sempre a mesma, nunca conseguiremos alcança-las na medida que necessariamente colocamos racionalide no que é irracional.

Não vejo sentido nisso.

Se uma criancinha ou um chimpanzé faz uma série de rabiscos irracionais, podemos descrevê-los "racionalmente".

O que não dá para fazer é se atribuir razão ao desenho que foi feito irracionalmente, o que é outra coisa completamente diferente.

Tenha sido o universo construido racional ou irracionalmente, isso nada diz quanto a limitações na eficiência de se estudá-lo ou descrevê-lo racionalmente.

A descrição racional sempre seria apenas uma aproximação da realidade, tenha sido o universo construído racional ou irracionalmente, simplesmente porque tem variáveis demais para conseguimos lever em consideração. Tem que ser simplificado, aproximado, até onde é útil, compreensível.

A única diferença que faria seria se o universo tivesse sido racionalmente construído para que pudéssemos entendê-lo, minimizando a sua complexidade tanto quanto fosse possível para ele funcionar.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

o anátema

Mensagem por o anátema »

Fernando escreveu: 2) Se o método dedutivo do falseamento deve ser usado por todas as ciências, sendo que é o próprio critério para escolher ou rejeitar uma determinada tese, ou seja, se um cientista não se utiliza dele, então não se pode dizer que a hipótese dele é científica, não podemos dizer que o próprio método, não podendo ser falseado, é uma verdade absoluta?

Jargão filosófico a parte, o que costuma dar mais certo, na maioria das vezes: falseamento, ou suas alternativas?
Acho que isso é de certa forma um teste do método.

Mas se temos que ser meio niilistas ou solipsistas (perdoe a falta de precisão com os termos), duvidar do copo que bebemos água, etc, é claro que pode ser só aparência que o conhecimento filtrado por esse método é o que mais corresponde a realidade, pode ser tudo na verdade uma grande ilusão, que por pura coincidência ou outro motivo, dá esse resultado. Mas eu não me preocuparia com isso.

Heheeh... já pensou... alguém vai beber um copo d'água, e eu derrubo da mão dessa pessoa, falando "como você não sabe que isso é veneno?". A pessoa diz "mas você acabou de beber, e esta aí!!!"; "Será mesmo? Como pode ter certeza disso? Não assistiu Matrix?"

www.talkorigins.org

o pensador

Fernando escreveu:
o pensador escreveu:
Fernando escreveu: Carlus,

E se a probabilidade da formação do DNA for de um pra novecentos e noventa e nove zilhões?? Qual seria o problema disso?

Fernando,

O problema é que o cientista nâo deve crer no imponderável,
mas na evidência.

Mas não é imponderável, simplesmente pode acontecer ao acaso. Se tivesse acontecido qualquer outra coisa simplesmente não existiríamos. A pergunta é, pq precisamos existir necessariamente? Podemos existir como fruto do acaso.

A pergunta é:Porque homens razoáveis devem acreditar numa possibilidade improvável?Nâo há nenhuma razâo para crer na hipótese do acso e portanto podemos rejeitá-la sem remorsos.

o pensador

Extremófilo:
Não é bem "objeção", é que essas não são as definições que eu conheço. "Força" eu conheço como a quantidade de trabalho efetuado em determinado tempo, o que não será igual a energia.

Força nâo é quantidade de trabalho.Força é a impulso motor que viabiliza um sistema a produzir trabalho.

Energia cinética é o impulso mecânico que resulta em trabalho.
Logo o conceito de trabalho é completamente redutível ao conceito de energia cinética.

Não há sistema material que faça qualquer coisa sem energia, e eu não sugeri isso.

O que sugeriu entâo?

Onde há alguma partícla dissociada de um sistema material? A partícula é material, está num mundo material, interagindo ou agindo de acordo com os princípios que regem a matéria, e não é um sistema material?

Partícula é material?Que eu saiba nem todas sâo materiais.
Partículas negativas certamente nâo sâo materiais.

E obrigado por corroborar a validade do meu argumento:Deus é constituído de partículas subatômicas que se situam no plano material interagindo de acordo com os princípios que regem a matéria e logo Deus é egitimamente um sistema material.
De qualquer forma, você disse que é comprovado cientificamente. Tem alguma fonte que gostaria de sugerir?

o pensador escreveu:
o pensador escreveu:Poré,este nâo é o caso.Deus pode ser definido simplesmente como um sistema material dotado de infinita reserva de energia potencial e de energia cinética.Esta definiçâo nâo viola nenhum princvípio operacional da Física e portanto é cientificamente aceitável.

Além de corresponder inteiramente à realidade,conforme demonstrado exaustivamente ao longo do tópico por meu argumento racional.

Quer dizer que deus pode ser só um moto-perpétuo, e isso não vai contra a física conhecida?

Deus pode ser consituído puramente de energia pois energia pode existir a parte de um sistema material(Como a energia que preenche o espaço "vazio").

E mesmo que ele seja definido como sistema material e como moto pérpetuo eu já demonstrei ao Fernando Silva que o SerInfinito nâo está sujeito à Lei da Entrpopia e que portanto é inteiramente possível existir um Moto perpétuo.

Depois eu dou uma olhada nisso. Ou não, pelo que me lembro o ser infinito é infinito, talvez puramente de energia, talvez um sistema material com energia infinita, criou o universo mas sem ser no entanto o universo, o que sugere que energia e matéria talvez existissem antes do universo, o que é um monte de bobagem, na minha opinião.

Energia e matéria podem perfeitamente ter existido antes do universo desde que concentradas num sistema material e assim nâo viole os princípios operacionais conhecidos da física.

O princípio de conservaçâo de energia nâo é definitivamente violado porque nâo a energia e a matéria do universo procedem de sistema material prévio e nâo simplesmente do nada.O mesmo pode-se afirmar com precisâo sobre o princípio de conservaçâo de massa.

A segunda Lei da Termodinâmica nâo é violada porque a Lei da Entropia é meramente um subproduto da transformaçâo de energia potencial em trabalho.Deus,na qualidade de conversor original e absoluto da matéria-energia do universo,nâo está sujeito ao desgaste entrópico porque ele e nenhum aspecto de sua substância resultam de conversôes prévias de energia potencial em trabalho.Além disso mesmo se Deus estivesse sujeito à Lei da Entropia sua energia infinita é literalmente inesgotável de modo que nunca se esgotaria.

...Desafio vc a citar um exemplo de contravençâo às Leis estabelecidas da Física dada a existência de um sistema material infinito.

Ah, e claro, que esse sistema (ou nÃo) de energia infinita deve de alguma forma funcionar de modo análogo a um cérebro em algum momento, de outra forma não estariamos discutindo isso num tópico sobre "deus". A menos é claro, que o seu deus seja totalmente não antropomórfico, como chamar os oceanos de Poseidon, e só, sem sugerir que de fato eles tenham algo mecânicamente analogo a uma mente humana. Ou seja, deus é o universo/mar como uma prosopopéia, não como uma proposição "forte".

Deus nâo é antropomórfico.O homem é teomorfo.E nâo estou discutindo retórica e literatura mas Física.Em Física,um Ser Infinitamente complexo seria dotado de infinitas reservas de energia potencial,cinética,dinâmica e produtiva e portanto Ele teria inerentemente todos os atributos dinâmicos da realizaçâo de trabalho em todo universo:Inteligência,Voliçâo,Potência,etc.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

o pensador escreveu:Partícula é material?Que eu saiba nem todas sâo materiais.

Não?! Interessante...
Os elétrons são o quê, então?
Aliás, o que você entende por "partículas negativas"?

o pensador

Fernando Silva escreveu:
o pensador escreveu:Partícula é material?Que eu saiba nem todas sâo materiais.

Não?! Interessante...
Os elétrons são o quê, então?
Aliás, o que você entende por "partículas negativas"?

Energia nâo é necessariamente material.Uma supercorda nâo é material pois nâo é consituída de nada além dela mesma,ou seja, é uma substância absolutammente simples.Logo nâo pode ser definida apriori como material.

E partículas negativas sâo antipartículas,que nâo sâo diretamente verificáveis e portanto nâo podem ser taxadas dogmaticamente de substância material.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

o pensador escreveu:E partículas negativas sâo antipartículas,que nâo sâo diretamente verificáveis e portanto nâo podem ser taxadas dogmaticamente de substância material.

De onde você tirou isto?! Pode citar uma fonte?

o anátema

Mensagem por o anátema »

o pensador escreveu:Extremófilo:

Força nâo é quantidade de trabalho.Força é a impulso motor que viabiliza um sistema a produzir trabalho.

Energia cinética é o impulso mecânico que resulta em trabalho.
Logo o conceito de trabalho é completamente redutível ao conceito de energia cinética.

As definições com as quais estou mais familiarizado são:

Força é a quantidade de trabalho realizada durante um determinado temop. A força de um sistema não vai simplesmente ser igual a energia, vai depender da eficiência desse sistema em realizar trabalho.

Energia cinética é energia resultante do movimento, trabalho resulta da energia (não só da cinética), mas não é energia, diretamente.

Ou esse deus então "é um trabalho infinito" que existe no nada, e ao mesmo tempo, infinitamente complexo?

o pensador escreveu:

O que sugeriu entâo?

Que não existe energia sem sistema.

o pensador escreveu:

Partícula é material?Que eu saiba nem todas sâo materiais.

Está ficando cada vez mais claro que o seu deus só existe em uma outra física ainda não conhecida por todos nós.

Que diabo (ou que deus) seria afinal uma partícula imaterial ou não-material? É praticamente um oxímoro.

o pensador escreveu:E obrigado por corroborar a validade do meu argumento:Deus é constituído de partículas subatômicas que se situam no plano material interagindo de acordo com os princípios que regem a matéria e logo Deus é egitimamente um sistema material.

Eu não vi como qualquer coisa que eu disse corroborasse qualquer argumento seu.

Deus então não rege a matéria, mas é regido por leis materiais? Eu pensei que esse deus tivesse criado o universo, mas parece que é apenas parte dele.

o pensador escreveu:
o pensador escreveu:Deus pode ser consituído puramente de energia pois energia pode existir a parte de um sistema material(Como a energia que preenche o espaço "vazio").

Energia e matéria podem perfeitamente ter existido antes do universo desde que concentradas num sistema material e assim nâo viole os princípios operacionais conhecidos da física.

É que o conceito de universo que eu tenho é tudo que existe, incluindo matéria. Falar de origem do universo depois da origem da matéria para mim é falar apenas da origem do estado atual do universo, do desenvolvimento do universo, mas não da origem primeira.

o pensador escreveu:O princípio de conservaçâo de energia nâo é definitivamente violado porque nâo a energia e a matéria do universo procedem de sistema material prévio e nâo simplesmente do nada.O mesmo pode-se afirmar com precisâo sobre o princípio de conservaçâo de massa.

Se alguém se dispor a traduzir, e de preferência dar uma explicação, dizer o que isso tinha a ver com o que foi dito anteriormente, talvez fosse interessante.

Mas é compreensível que ninguém faça isso, porque é conveniente fingir que não entendemos.

o pensador escreveu:A segunda Lei da Termodinâmica nâo é violada porque a Lei da Entropia é meramente um subproduto da transformaçâo de energia potencial em trabalho.Deus,na qualidade de conversor original e absoluto da matéria-energia do universo,nâo está sujeito ao desgaste entrópico porque ele e nenhum aspecto de sua substância resultam de conversôes prévias de energia potencial em trabalho.Além disso mesmo se Deus estivesse sujeito à Lei da Entropia sua energia infinita é literalmente inesgotável de modo que nunca se esgotaria.

Fora isso de "conversor original e abslouto", como um sistema infinito, eterno, dotado de energia infinita, passa a realizar trabalho apenas no meio da eternidade?

o pensador escreveu:...Desafio vc a citar um exemplo de contravençâo às Leis estabelecidas da Física dada a existência de um sistema material infinito.

Eu nào sei se há problemas com um sistema material infinito, acho que seria mais ou menos a mesma coisa que um universo infinito, simplesmente.
Daí a dizer que o universo infinto é um tipo de deus, é só devaneio

o pensador escreveu:

Deus nâo é antropomórfico.O homem é teomorfo.E nâo estou discutindo retórica e literatura mas Física.Em Física,um Ser Infinitamente complexo seria dotado de infinitas reservas de energia potencial,cinética,dinâmica e produtiva e portanto Ele teria inerentemente todos os atributos dinâmicos da realizaçâo de trabalho em todo universo:Inteligência,Voliçâo,Potência,etc.

Cabe ainda provar que um sistema com essas energias infintas teria inteligência, simplesmente uma coisa não decorre da outra. Inteligência não é resultado de uma quantidade X de energia.

Inteligência como conhecemos é resultado de um sistema finito, organizado de maneira específica, e de energia limitada, cujo aumento de energia não ajudaria em nada, na verdade, interfere negativamente na organização que é responsável pelo resultado inteligente.

Mas talvez, é claro, seja um tipo diferente totalmente de inteligência, apenas com o resultado análogo, mas totalmente diferente em mecanismo, porque <insira algo do gerador automático aqui>.

Mas poderia bem ser o duende da sorte, esse ser infinito. Só por ser dotado dessa energia infinita, já é uma tremenda sorte, o que é um ponto a favor dessa hipótese. Além disso, tendo energia infinita à disposição, a inteligência é totalmente desnecessária para atingir qualquer resultado, que pode se dar totalmente ao acaso, por sorte, sendo que há energia infinita possibilitando infinitas tentativas.
Editado pela última vez por o anátema em 07 Nov 2005, 12:27, em um total de 1 vez.

www.talkorigins.org

o anátema

Mensagem por o anátema »

PS.: faltaram as referências científicas de que pode haver energia sem sistema, e de que partículas negativas são imateriais

www.talkorigins.org

o pensador

Fernando Silva escreveu:
o pensador escreveu:E partículas negativas sâo antipartículas,que nâo sâo diretamente verificáveis e portanto nâo podem ser taxadas dogmaticamente de substância material.

De onde você tirou isto?! Pode citar uma fonte?

Quer fontes?Clique "antipartículas" ou "antimatéria" no Google e descubrirá zilhôes de fontes.

Trancado