Fernando Silva escreveu:Será que eu teria inventado o conceito de Deus e, mais especificamente, o do deus cristão, se não o tivesse recebido dos adultos?
Não chegaram a isso de forma independente todos os povos?
Fernando Silva escreveu:Surge, sim. Surgiu para mim. Mas ... e no caso do ex-ateu que conhecia as religiões e os argumentos anti-religiosos? O que ele encontrou de novo?
Se há algo de novo sobre Deus, estão escondendo de mim. Por que?
Ninguém o esconde de você, já é ensinado bem claramente por budistas e hinduistas a milenios, sendo também ensinado por pessoas de outras religiões, incluindo o cristianismo, mas ai sim mais escondido.
O principal é, a pratica trata de ensinar.
O problema é que não basta apontar, é preciso que o interlocutor compreenda o que está sendo dito a ele, mas infelizmente a crença de tal pessoa é o que o cega e o impede de perceber que o que está sendo dito é diferente daquilo que ele já conhece...
Dai o debate crente X crente, pois enquanto um fala sobre algo, o outro entende erroneamente que se trata da mesmice crente.
É por isso que Schopenhauer diz apropriadamente que o estudo teórico serve para aprofundar aquilo que já sabemos, muito mais do que para aprender coisas novas.
Não é difícil lermos sobre o que desconhecemos e erroneamente interpreta-lo com base no que conhecemos.
Nunca percebeu isso ao re-ler um livro tempos depois? Como tudo aquilo ganha um sentido novo não percebido na primeira leitura?
Você já foi exposto ao que pede, mas foi incapaz de compreende-lo por interpreta-lo com base na mesmice crente que é o que você conhece do assunto.
Fernando Silva escreveu:O que questiono são os motivos de um suposto ateu se tornar ex-ateu.
Quando eles tentam explicar o que lhes aconteceu, não dizem nada de novo.
Eles quem cara pálida?
Novo, novo, nada o é, mas eu mesmo já te falei sobre coisas que fogem aos exemplos que você deu e apresentei motivos que a quem desconhece são possibilidades lógicas e verificáveis.
Sendo assim já não pode afirmar que os únicos motivos que conhece são cheios das mesmas afirmações velhas e batidas: "O universo é complexo demais para ter surgido assim sozinho" ou "Sem Deus, a vida não teria sentido" ou "Não consigo aceitar que a gente morre e acabou". No fim, tudo se resume a: "Tenho fé", ou "Sinto a presença de Deus. Ele me enche de felicidade".
Diferente de tudo isso o que eu digo (e que não é novo, sendo ensinado em diversas religiões e de conhecimento de milhares de pessoas) é verificável e não se baseia em fé ou em espantos sobre a complexidade das coisas.
Fernando Silva escreveu:Você poderia apresentar um destes argumentos devastadores? Que não seja tudo o que você já disse no RV?
Não, tudo se limita ao que eu já disse aqui no fórum.
Fernando Silva escreveu:Meu ponto é: por que mudar de lado se não surgiu um fato novo?
Não surgiu pra você, mas pra mim surgiu, pude olhar além da mesmice crente e ver aquilo que estava escancarado mas que eu um dia, também fui incapaz de enxergar e, em grande parte, devido a minha própria crença.
A conversão legitima não se da em ser ex-teísta ou ex-ateu, mas sim em se tornar um ex-crente.