Dúvidas bobas, mas preciso perguntar...

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Apocaliptica

Dúvidas bobas, mas preciso perguntar...

Mensagem por Apocaliptica »

Talvez algum espírita ou estudioso da DE possa dirimir algumas dúvidas que tenho...vamos a elas:

1. Em que momento da gestação o espírito encarna? Ou antes do nascimento não temos espírito? O "anima" do ser independe de espírito? Alguém se escapa de ter um espírito ou isto é default da existência?

2. O fenômeno da encarnação é aleatório? Há concurso público ... sorteio? Ou é na disputa mesmo? Deus interfere no processo? Ou só fica vendo o circo pegar fogo como de costume?

3. Espírito tem sexo? E encarna feminino em mulher e masculino em homem? E se der chabú na hora? Isto explicaria o homossexualismo de alguma forma?

2. Apenas 1 espírito encarna no nosso corpo durante toda a vida? Ou seja, é sempre o mesmo? Troca ou coabitam?

3. Por que se fala em "encosto"? É outro espírito mal intencionado que entra em competição para se apropriar do corpo já apossado? Todo "encosto" é espírito maligno? Ou há "encosto" do bem? Por que um espírito faria isto? Para pirraçar (no caso dos maus) ou proteger ( no caso dos bons)?

4. Espírito morre antes de completar seu karma? Ou deixa de existir? Como se dá isto? E vai para onde? Um sub nível espiritual?

5. Há alterações de humor no espírito? Espíritos com distimia alteram nosso humor? E suicidas? aiaiai

6. Espírito e Anjo-da-guarda ou Anjo-protetor são a mesma coisa com nomenclaturas diferentes? É o mesmo ente que nos acompanha? Ou o Anjo pode chegar no pedaço para me proteger se o espírito estiver irado e quiser que eu cometa alguma insanidade?

7. Espírito zombeteiro ri de mau-caráter ou de só para zoar mesmo?

8. Espíritos tem senso de ética e moral? Ou esqueceram deste detalhe da vida terrena lá na vida passada?

9. O espírito reencarna no mesmo país ou pode ir trocando de nacionalidade? Se a coisa for livre e sem delimitação geográfica ou cultural, não haverá choque de ideologias entre ele e as normas do hipotético novo local onde reencarnou?

10. Espírito tem "persona"? Ou eles somos nós? Quero dizer, a psiqué humana é na verdade a psiqué do espírito ( isto tudo se for apenas 1, senão imperaria uma multipolaridade)?

11. Espíritos sentem? Medo, raiva, ódio, alegria, curiosidade, cansaço, depressão?

12. Quando durmo, meu espírito interfere no metabolismo químico da minha mente? Ele vê meus sonhos? Aliás, espírito tem sentidos? Vê, sente? Ele se ausenta de mim se quiser passear? E isto faz mesmo com que ele introjete experiências vividas por ele no meu subconsciente e eu pense que aconteceu comigo? Ou será o meu "eu" foi com com ele? Meu corpo fica desprotegido e pode ser apossado por outro espírito?Ou tem uma plaquinha escrito "ocupado"?

13. Mesmo não sendo aquele que me habita, os demais estão todos por aí o tempo todo? Sabem e vêem tudo que faço e sinto?

14. Qual a razão entre número de espíritos nas colônias espíritas ou no mundo espírita ( seja lá o que venha a ser isto) e o número de seres terrenos? Tem muito mais "gente" lá do que aqui? Se SIM, eles podem ter que esperar muitos séculos para reencarnar e evoluir? Esta espera é justa?

15. Deus deu Livre Arbítrio ao espíritos?

16. Os espíritos e espíritas conhecem Photoshop?

Por hora é isto. Se mais alguma dúvida me assombrar ou se materializar, eu volto.

Lembrem-se : eu entendo pouco de DE, mas muito de ter convivido no meio dela. Talvez prática, vivência e experimentação não fechem com a Teoria. Estou perguntando estas coisas porque justamente tudo me parece sem propósito racional.

Agradeço a atenção.

RCAdeBH

Re: Dúvidas bobas, mas preciso perguntar...

Mensagem por RCAdeBH »

Apocaliptica escreveu:1. Em que momento da gestação o espírito encarna? Ou antes do nascimento não temos espírito? O "anima" do ser independe de espírito? Alguém se escapa de ter um espírito ou isto é default da existência?

O espirito não "encarna". Nada é criado, sim manipulado. O espirito se liga ao feto no momento da fecundação e durante a gestação vai se modificando até a forma que terá no nascimento.

Apocaliptica escreveu:2. O fenômeno da encarnação é aleatório? Há concurso público ... sorteio? Ou é na disputa mesmo? Deus interfere no processo? Ou só fica vendo o circo pegar fogo como de costume?

Não é aleatório, porem obrigatório principalmente a espiritos atrasados moralmente. Deus não interfere no processo... Ele é o processo.

Apocaliptica escreveu:3. Espírito tem sexo? E encarna feminino em mulher e masculino em homem? E se der chabú na hora? Isto explicaria o homossexualismo de alguma forma?

Não, espiritos não tem sexo. Porem os de nivel mais baixo, como nós, vão para o plano espiritual carregados ainda com grande bagagem da matéria e se definem sexualmente. Os espiritos superiores não tem mais estas definições.

Apocaliptica escreveu:2. Apenas 1 espírito encarna no nosso corpo durante toda a vida? Ou seja, é sempre o mesmo? Troca ou coabitam?

Nosso corpo é somente matéria, o que o anima é um espirito, que é único durante toda a vida. Por isso temos sempre nossa individualidade.

Apocaliptica escreveu:3. Por que se fala em "encosto"? É outro espírito mal intencionado que entra em competição para se apropriar do corpo já apossado? Todo "encosto" é espírito maligno? Ou há "encosto" do bem? Por que um espírito faria isto? Para pirraçar (no caso dos maus) ou proteger ( no caso dos bons)?

Os crentes inventaram o tal do "encosto", que na verdade é um espirito (as vezes vários) que nos influenciam em váriados níveis, chegando as vezes a ponto de nosso espirito se quase completamente subjulgado pela ação do outro. Porem sempre nossa vontade prevalece.

Apocaliptica escreveu:4. Espírito morre antes de completar seu karma? Ou deixa de existir? Como se dá isto? E vai para onde? Um sub nível espiritual?

O espirito não morre. Existe para sempre.

Apocaliptica escreveu:5. Há alterações de humor no espírito? Espíritos com distimia alteram nosso humor? E suicidas? aiaiai

Sim. "encostos" distímicos e depressivos nos ajudam a curtir nossas depressões e distimias se deixarmos. Estão na mesma sintonia de pensamento que a nossa.

Apocaliptica escreveu:6. Espírito e Anjo-da-guarda ou Anjo-protetor são a mesma coisa com nomenclaturas diferentes? É o mesmo ente que nos acompanha? Ou o Anjo pode chegar no pedaço para me proteger se o espírito estiver irado e quiser que eu cometa alguma insanidade?

Anjo-da-guarda foi uma convenção que se fez para o espirito que todos nós temos como companheiro desde o nascimento até a morte. Este espirito sempre tem igual ou maior ascendência moral que a nossa e sim, nos protegem de maus espiritos quando lhe é oportuno, ou seja, quando queremos e pedimos.

Apocaliptica escreveu:7. Espírito zombeteiro ri de mau-caráter ou de só para zoar mesmo?

Os dois.

Apocaliptica escreveu:8. Espíritos tem senso de ética e moral? Ou esqueceram deste detalhe da vida terrena lá na vida passada?

Sim e maior é seu senso quanto a sua evolução.

Apocaliptica escreveu:9. O espírito reencarna no mesmo país ou pode ir trocando de nacionalidade? Se a coisa for livre e sem delimitação geográfica ou cultural, não haverá choque de ideologias entre ele e as normas do hipotético novo local onde reencarnou?

O mundo, ou a matéria é um palco passageiro para o espirito se depurar. Não importa onde esteja no globo terrestre, vai passar pelas mesmas provas em um lugar ou outro.

Apocaliptica escreveu:10. Espírito tem "persona"? Ou eles somos nós? Quero dizer, a psiqué humana é na verdade a psiqué do espírito ( isto tudo se for apenas 1, senão imperaria uma multipolaridade)?

Quem está pensando neste momento não é este corpo que voce pode tocar, e sim o espirito, que se reproduz através dele. O corpo é apenas um instrumento, assim como o violão para o músico.

Apocaliptica escreveu:11. Espíritos sentem? Medo, raiva, ódio, alegria, curiosidade, cansaço, depressão?

Sim. E de uma forma mais plena de quando encarnados.

Apocaliptica escreveu:12. Quando durmo, meu espírito interfere no metabolismo químico da minha mente? Ele vê meus sonhos? Aliás, espírito tem sentidos? Vê, sente? Ele se ausenta de mim se quiser passear? E isto faz mesmo com que ele introjete experiências vividas por ele no meu subconsciente e eu pense que aconteceu comigo? Ou será o meu "eu" foi com com ele? Meu corpo fica desprotegido e pode ser apossado por outro espírito?Ou tem uma plaquinha escrito "ocupado"?

Você é seu espirito! Sem ele, seu corpo estaria morto.

Apocaliptica escreveu:13. Mesmo não sendo aquele que me habita, os demais estão todos por aí o tempo todo? Sabem e vêem tudo que faço e sinto?

Os espiritos vêem e sabem de tudo conforme seu adiantamento. Nada fica escondido, mesmo pensamentos.

Apocaliptica escreveu:14. Qual a razão entre número de espíritos nas colônias espíritas ou no mundo espírita ( seja lá o que venha a ser isto) e o número de seres terrenos? Tem muito mais "gente" lá do que aqui? Se SIM, eles podem ter que esperar muitos séculos para reencarnar e evoluir? Esta espera é justa?

Há 3 vezes a quantidade de espiritos encarnados esperando sua oportunidade de voltar a terra. E em alguns casos, esperam séculos para encarnar, porem os mais concientes e evoluidos sempre trabalham.

Apocaliptica escreveu:15. Deus deu Livre Arbítrio ao espíritos?

Perante SEUS atos, sim.

Apocaliptica escreveu:16. Os espíritos e espíritas conhecem Photoshop?

Sim. Mas particularmente eu prefiro softwares da microsoft.
" ...I'm running to stand still... "

Apocaliptica

Re.: Dúvidas bobas, mas preciso perguntar...

Mais alguém?

NadaSei
Gênero: Masculino

Re: Re.: Dúvidas bobas, mas preciso perguntar...

Mensagem por NadaSei »

Apocaliptica escreveu:Mais alguém?

Bem... não sou espírita... nem entendo de espiritismo e, de fato, não concordo com muito do que foi postado acima.
Desse modo não vou responder.

Só digo uma coisa: Espírito =Alma = Consciência.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

o anátema

Mensagem por o anátema »

Apocaliptica escreveu:1. Em que momento da gestação o espírito encarna? Ou antes do nascimento não temos espírito?

Segundo uns, o espírito já está presente no óvulo, e ele seleciona o espermatozóide que irá fecundá-lo. Alguns dizem que na verdade ele fica só lá perto do óvulo mas não nele, o que justificaria a menstruação, de outra forma, assassina. Mas não há evidências citológicas de que a alma já não esteja no óvulo.

[...]Conforme já estudamos, ao reencarnar o espírito ligando-se ao óvulo transmite suas vibrações tipificando, automaticamente, sua polaridade sexual. Em razão desta polaridade sexual transmitida pelo corpo espiritual ao óvulo, este irá atrair o espermatozóide X (feminino) ou Y (masculino) que determinará o sexo biológico da futura encarnação. Conclui-se, por este motivo, que o sexo biológico será sempre o adequado as características psico-sexuais do espírito.[...]

REENCARNAÇÃO E PATOLOGIA DO SEXO HOMOSSEXUALISMO - Ricardo Di Bernardi

(Artigo relevante, mas esquecido, no tópico "por que os gays são gays?")

O "anima" do ser independe de espírito?

Sim, o princípio intelitente de seres aespirituais lhes confere o "anima"

Alguém se escapa de ter um espírito ou isto é default da existência?

Talvez zumbis ou outras raras condições, quiçá anencefalia.
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Apocaliptica

NadaSei escreveu:

Bem... não sou espírita... nem entendo de espiritismo e, de fato, não concordo com o que foi postado acima.

Só digo uma coisa: Espirito =Alma = Consciência.

Não concorda com o que o RCA respondeu?

Mas não é para haver concordância. Gostaria de saber como a DE entende estas questões. Mas alguém de fora puder clarear algumas das questões, seria interessante, Eu, particularmente, não vejo respostas palpáveis para estas perguntas.

A minha resposta a todas elas é: Não sei.

Apocaliptica

o anátema escreveu:
Apocaliptica escreveu:1. Em que momento da gestação o espírito encarna? Ou antes do nascimento não temos espírito?

Segundo uns, o espírito já está presente no óvulo, e ele seleciona o espermatozóide que irá fecundá-lo. Alguns dizem que na verdade ele fica só lá perto do óvulo mas não nele, o que justificaria a menstruação, de outra forma, assassina. Mas não há evidências citológicas de que a alma já não esteja no óvulo.

Nunca ouvi dizer semelhante coisa. Esta é nova...

[...]Conforme já estudamos, ao reencarnar o espírito ligando-se ao óvulo transmite suas vibrações tipificando, automaticamente, sua polaridade sexual. Em razão desta polaridade sexual transmitida pelo corpo espiritual ao óvulo, este irá atrair o espermatozóide X (feminino) ou Y (masculino) que determinará o sexo biológico da futura encarnação. Conclui-se, por este motivo, que o sexo biológico será sempre o adequado as características psico-sexuais do espírito.[...]

REENCARNAÇÃO E PATOLOGIA DO SEXO HOMOSSEXUALISMO - Ricardo Di Bernardi

(Artigo relevante, mas esquecido, no tópico "por que os gays são gays?")

Hum...

Não entendi...o corpo precisa do "anima" do espírito, senão não existe, morre? Então o espírito não pode se afastar nem por um segundo? Nada de viagens astrais, então?

Zumbis são mortos-vivos animados pelo quê, então? hehehe

Anencefalia? Então o espírito só depende da qupimica cerebral?
Sem cérebro, sem espírito? Hum...

o anátema

Mensagem por o anátema »

Apocaliptica escreveu:
o anátema escreveu:

Há realmente uma defasagem de conhecimento popular com relação às descobertas da gametologia espírita.

Não entendi...o corpo precisa do "anima" do espírito, senão não existe, morre? Então o espírito não pode se afastar nem por um segundo? Nada de viagens astrais, então?

Na verdade, eu não sei disso. Sei que nas viagens astrais dizem que há um "cordão de prata" que talvez conduza o anima do "avatar" da alma ao corpo físico.

Mas queria saber por exemplo qual a situação dum "morto cerebral", almicamente falando. Qual será a porcentagem necessária do cérebro funcionando para que a alma ainda possa ser receptada/estar encarnada?

Algum tipo de magia, ou talvez um princípio inteligente similar ao dos seres do reino animal.

Esse seria diferente do espírito propriamente dito, presente apenas nos seres do reino hominal, não nos seres do reino vegetal, animal, muito menos mineral.

Bem, teoricamente o espírito já estaria no óvulo, mas vai ver óvulos fecundados sem alma, ou almas que desencarnam de embriões no decorrer do desenvolvimento, se desenvolvem em ancencéfalos. Não conheço muito da embriologia espírita.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Dick

Mensagem por Dick »

Apocaliptica escreveu:1. Em que momento da gestação o espírito encarna? Ou antes do nascimento não temos espírito? O "anima" do ser independe de espírito? Alguém se escapa de ter um espírito ou isto é default da existência?

O espírito encarna no momento ulterior à fecundação, momento este dado pela constante de Planck levemente ajustada pela carga energética cromossômica do estado plasmático-bosônico.

Apocaliptica escreveu:2. O fenômeno da encarnação é aleatório? Há concurso público ... sorteio? Ou é na disputa mesmo? Deus interfere no processo? Ou só fica vendo o circo pegar fogo como de costume?

É dado por um gerador de aleatoriedade randômica aleatória estatisticamente viciado por Deus, que escolhe o modo pelo qual a aleatoriedade dará o desejado valor exato e bem definido, ainda que de maneira imprevisível, como atestam cálculos matemáticos precisos cuja solução é aproximadamente bastante vaga.

Apocaliptica escreveu:3. Espírito tem sexo? E encarna feminino em mulher e masculino em homem? E se der chabú na hora? Isto explicaria o homossexualismo de alguma forma?

O sexo etérico do espírito é assexuado.

Apocaliptica escreveu:2. Apenas 1 espírito encarna no nosso corpo durante toda a vida? Ou seja, é sempre o mesmo? Troca ou coabitam?

Coabitam, de acordo com a existência de multi-versos definidos pelas cordas vibrantes multi-dimensionais que possibilitam o paralelismo entre universos dimensionalmente separados, assim como os indivíduos mono-plasmáticos porém multi-existenciais. Ou não.

Apocaliptica escreveu:3. Por que se fala em "encosto"? É outro espírito mal intencionado que entra em competição para se apropriar do corpo já apossado? Todo "encosto" é espírito maligno? Ou há "encosto" do bem? Por que um espírito faria isto? Para pirraçar (no caso dos maus) ou proteger ( no caso dos bons)?

Esta, "O Encosto" pode responder melhor.

Apocaliptica escreveu:4. Espírito morre antes de completar seu karma? Ou deixa de existir? Como se dá isto? E vai para onde? Um sub nível espiritual?

Há subcamadas da estrutura fina dos níveis quantizados espíritas que retornam aos seus estados orbitais naturais até serem requisitados por uma nova excitação atômico-espiritual gerando novos estados enquanto o ciclo samsara hindú se propaga ao longo de um tempo bi-direcional, termodinamicamente falando. Ou seja: é isso mesmo.

Apocaliptica escreveu:5. Há alterações de humor no espírito? Espíritos com distimia alteram nosso humor? E suicidas? aiaiai

Depende das medidas político-partidárias da classe majoritária no governo etéreo-espírita, cujos atos decidem o humor dos pobres plasmáticos proletários.

Apocaliptica escreveu:6. Espírito e Anjo-da-guarda ou Anjo-protetor são a mesma coisa com nomenclaturas diferentes? É o mesmo ente que nos acompanha? Ou o Anjo pode chegar no pedaço para me proteger se o espírito estiver irado e quiser que eu cometa alguma insanidade?

São entidades como Baco e Dionísio: possuem a mesma função em suas devidas repartições públicas espirituais, mas sob a égide de diferentes comarcas hetero-temporais.

Apocaliptica escreveu:7. Espírito zombeteiro ri de mau-caráter ou de só para zoar mesmo?

Depende de qual efeito pavloviano de desencadeamento produziu a etéreo-risada.

Apocaliptica escreveu:8. Espíritos tem senso de ética e moral? Ou esqueceram deste detalhe da vida terrena lá na vida passada?

Com diria Sartre, "suas histórias ontológicas os condenam a sua própria liberdade, deixando-os escravos de si mesmos e ao relento das vicissitudes que (não) definem a moral interna de cada um".

Apocaliptica escreveu:9. O espírito reencarna no mesmo país ou pode ir trocando de nacionalidade? Se a coisa for livre e sem delimitação geográfica ou cultural, não haverá choque de ideologias entre ele e as normas do hipotético novo local onde reencarnou?

Há uma delimitação político-geográfica que impede migrações, só havendo uma permuta em caso de excesso ou falta de entidades para manter o grau de procriação normal de determinada região etérea. Nestes casos, existem escolas para aculturar ou culturalizar as entidades cambiantes antes de um novo batente carnal.

Apocaliptica escreveu:10. Espírito tem "persona"? Ou eles somos nós? Quero dizer, a psiqué humana é na verdade a psiqué do espírito ( isto tudo se for apenas 1, senão imperaria uma multipolaridade)?

Você sem o espírito é um aglomerado de átomos, seu aglomerado de átomos sem seu espírito é isso mesmo. Ou seja, cerveja.

Apocaliptica escreveu:11. Espíritos sentem? Medo, raiva, ódio, alegria, curiosidade, cansaço, depressão?

São sistemas de alto baixo nível de instrução algorítmica. Não foram ainda programados para executarem rotinas definidas de emoção.

Apocaliptica escreveu:12. Quando durmo, meu espírito interfere no metabolismo químico da minha mente? Ele vê meus sonhos? Aliás, espírito tem sentidos? Vê, sente? Ele se ausenta de mim se quiser passear? E isto faz mesmo com que ele introjete experiências vividas por ele no meu subconsciente e eu pense que aconteceu comigo? Ou será o meu "eu" foi com com ele? Meu corpo fica desprotegido e pode ser apossado por outro espírito?Ou tem uma plaquinha escrito "ocupado"?

Muitas perguntas...

Apocaliptica escreveu:13. Mesmo não sendo aquele que me habita, os demais estão todos por aí o tempo todo? Sabem e vêem tudo que faço e sinto?

Pense duas vezes quando fizeres "coisas" sozinha em seu quarto. Mas não se preocupe, estas informações não são relevantes para o desenvolvimento psicossomático do corpo plasmático cambiante reencarnante. Só servem para a entidade enquanto ele não reencorpora. Mas servem...

Apocaliptica escreveu:14. Qual a razão entre número de espíritos nas colônias espíritas ou no mundo espírita ( seja lá o que venha a ser isto) e o número de seres terrenos? Tem muito mais "gente" lá do que aqui? Se SIM, eles podem ter que esperar muitos séculos para reencarnar e evoluir? Esta espera é justa?

O número não é bi-unívoco, uma vez que a flutuação demográfica global impossibilita a exata determinação em um dado intervalo de tempo (o de Planck, lembra?). Assim temos uma pequena saturação nos depósitos do limbo espírita, mas cuja espera não é um problema, devido ao tempo relativístico das entidades que estão a velocidades quase supra-luminais que promovem a dilatação temporal em relação ao referencial terrestre mundano-existencial.

Apocaliptica escreveu:15. Deus deu Livre Arbítrio ao espíritos?

Sim, mas só se fizerem o que Ele diz.

Apocaliptica escreveu:16. Os espíritos e espíritas conhecem Photoshop?

Que bobagem. Um peixe das fossas abissais não sabe que está debaixo da água. Sempre esteve ali. Não se pode, igualmente, conhecer quem o fabricou. Photoshop está para o espírito assim como Deus está para sua criação. Não é possível ao sujeito cognoscente o reconhecimento do criador de sua existência. E não use o nome Photoshop em vão, ímpia. Mais respeito ao criador dos criadores.

Apocaliptica escreveu:Estou perguntando estas coisas porque justamente tudo me parece sem propósito racional.

A racionalidade é um resulado pós-evolutivo de utilidade momentânea, e o propósito de algo é um julgamento proto-arbitrário destituído de significância extra-cognitiva. Assim, não ouse aspirar entender os desígnios do eterno devir. Todas as verdades são criações egoístas para racionalizar nossos sentimentos de total inutilidade perante a existência espírita, ela mesma absoluta, inquestionável, intangível e imponderável. Ou não.
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

Apocaliptica

o anátema escreveu:
Apocaliptica escreveu:
o anátema escreveu:

Há realmente uma defasagem de conhecimento popular com relação às descobertas da gametologia espírita.

hehehe...Kardec falou sobre esta "ciência"?
Preciso pesquisar.

Na verdade, eu não sei disso. Sei que nas viagens astrais dizem que há um "cordão de prata" que talvez conduza o anima do "avatar" da alma ao corpo físico.

Ah esqueci do "fio ou cordão de prata". Verdade. Deve ser bonito. E um enrolação de fios se todos resoolvem viajar ao mesmo tempo. Espíritos de gente que foi rica, devem ser de ouro ou platina. Quiçá cravejados.

Mas queria saber por exemplo qual a situação dum "morto cerebral", almicamente falando. Qual será a porcentagem necessária do cérebro funcionando para que a alma ainda possa ser receptada/estar encarnada?

É essa era uma questão que eu ia colocar posteriormente, pois existem várias condições assim .Por exemplo, levando-se em consideração estados de consciência, quais níveis de anestesia ou sedação circulante no cérebro são necessários para que a alma transmita ou não ao corpo sensações tácteis, todas elas, dores, formigamento, frio, calor...se somos nós mesmos o espírito e o espírito somos nós, como anestesiar , ou cortar este contato? Ou seja, a perda da consciência é um sintoma ou a causa do afastamento do espírito?

Anestesia local´funciona em que parte do espírito? Eu imaginei que anestésicos funcionassem na química e não no espírito.

Algum tipo de magia, ou talvez um princípio inteligente similar ao dos seres do reino animal.

Esse seria diferente do espírito propriamente dito, presente apenas nos seres do reino hominal, não nos seres do reino vegetal, animal, muito menos mineral.

Esta é outra questão em que os espíritas divergem: espírito só existe no reino hominal? Mas entrarei neste mérito depois. Quando passamos de animal à homem não é mesmo? E antes disto?

Bem, teoricamente o espírito já estaria no óvulo, mas vai ver óvulos fecundados sem alma, ou almas que desencarnam de embriões no decorrer do desenvolvimento, se desenvolvem em ancencéfalos. Não conheço muito da embriologia espírita.

Outra "ciência" a ser pesquisada: a embriologia espírita....

Apocaliptica

Let me think for a while,

:emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266:

Obrigada por isto.

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Apocaliptica escreveu:
NadaSei escreveu:

Bem... não sou espírita... nem entendo de espiritismo e, de fato, não concordo com muito do que foi postado acima.

Só digo uma coisa: Espirito =Alma = Consciência.

Não concorda com o que o RCA respondeu?

Com algumas coisas não.
Apocaliptica escreveu:Mas não é para haver concordância. Gostaria de saber como a DE entende estas questões. Mas alguém de fora puder clarear algumas das questões, seria interessante,

Minhas respostas não vão ter por base a DE.
Essa uma religião que conheço muito pouco, só li textos de internet e já debati com vários espíritas.
Apocaliptica escreveu: Eu, particularmente, não vejo respostas palpáveis para estas perguntas.

A minha resposta a todas elas é: Não sei.

Eu tenho algumas pistas, opiniões baseadas em coisas que eu vi, mas que não pude realmente comprovar. São idéias que se encaixam melhor aos fatos que vivenciei.
Também vou basear as respostas no que dizem outras religiões, não importa se certas ou não.

O primeiro ponto é a origem dessas informações.
Uma coisa que eu conheço a existência e já comprovei é a existência do véu de Maya que ilude o homem.
Praticando a chamada viagem astral, na qual alguns misticos alegam ser feitas nos diversos planos astrais, já conversei com muitas pessoas, algumas se diziam espiritos evoluídos e me deram informações falsas sobre o que ocorre aqui.
Não vejo o porque o mesmo não possa ocorrer com os espíritas.
A grau de detalhe das informações dadas por alguns espíritas, são de coisas que não podem ser confirmados por nós.

Outro ponto interessante de entender, é que não existe essa coisa de "corpo físico" ou "mundo material", a consciência também não habita o corpo.
A materia é uma ilusão, ela existe, mas não no sentido em que pensamos, não nessa visão do materialismo.
Quando você sonha, você tem um corpo que obedece as leis desse mundo de sonhos certo?
É sua consciência que habita esse corpo de sonho?
Se você levar um tiro nesse sonho, sua consciência vai desencarnar?
É esse mundo de sonho material?

Se pensar bem, toda a matéria desse mundo de sonho, não passa de sinais interpretados pela sua mente, assim como esse seu "corpo" de sonho, também é produto dela.
Nesse caso, é o corpo que habita a consciência e não o contrario.
Em nosso mundo "real" ocorre a mesma coisa.

Abandonar o mundo material e vencer a "carne", são expressões poéticas ou analogias.
O nosso "corpo de luz", é esse corpo aqui, o corpo carnal mesmo.
A matéria é feita de energia, tudo o que vemos é luz refletida.
O materialismo e o carnal, só existem de forma ilusória em nossa mente, em nossa forma de "julgar" a realidade.
Abandonar o mundo material, é em parte abandonar essa forma ilusória de pensar.

A consciência tem sexo?
A consciência é a coisa em si, o que somos realmente... Não podemos "ver" essa coisa em si, nem creio que isso tenha "forma".
Uma coisa que as religiões dizem, é que essa consciência não é separada do todo. Seria como uma tela em branco, onde cada um de nós é um pedaço dessa tela.
Até onde eu vejo, por lembranças de outros lugares e vidas (algumas reais outras não), é que uma consciência que experimenta o mundo usando um corpo masculino, continua usando um corpo masculino, trocar de sexo, dificultaria muito as coisas.

Seja em que lugar estivermos, sempre temos um corpo, podemos não vê-lo, mas temos um corpo.
A consciência pode ficar em contato com mais de um corpo ao mesmo tempo.
Somos humanos, enquanto humanos, ou somos homens ou somos mulheres.

Duas consciências em um corpo?
falando de forma relativa... talvez a nossa e a de Deus a questão é que não existe "separação" entre consciências, são todas "unas".

Consciências tem humor, personalidade, etc?
Sim, isso porque sempre temos um corpo.
A consciência por analogia seria uma tela em branco (difícil precisar isso), o corpo e mente, tem sua função.
É a mente projetada como um filme nessa consciência, quem separa o que a consciência "vê" e "sente", é ela quem define as formas e "divide" o "uno", quem nos mostra os contornos das coisas.
Vamos aprendendo a controlar essa mente e com isso um dia vamos nos livrar da "personalidade", pois a personalidade é o que chamamos de "eu" ilusório, ela age "sozinha", enquanto a consciência assiste de forma passiva, muito pouco de nossa ação é consciente e, só temos consciência daquilo que a personalidade tem e manda pra nós.
Estando em outro lugar, entretanto, podemos ter uma personalidade diferente, com conhecimentos diferentes.

Não existe está "fora" da vida e sem um corpo, sempre estamos em algum tipo de vida.

Cosnciência tem moral?
Quanto mais evoluídos, mais amorais nos tornamos.
Quanto mais ignorantes somos, mais moralistas.
Enquanto evoluimos, a moral tende a ser mais refinada e aos poucos vai sendo substituída por outros parâmetros definitivamente amorais.
A moral não é da consciência, mas de nossas muitas personalidades, produto do corpo e do julgamento feito por seres na ignorância.

A consciência renasce em outro país ou pra onde vamos após a morte e antes de renascer?
Até onde eu posso ver, constumamos reencarnar como nós mesmos, nascendo no mesmo ano, na mesma cidade e em um corpo igual a esse. (bem como vários eus em vários mundos diferentes)
Existe todo tipo de vida, cada sonho é um tipo de "vida".
Para viver essas múltiplas vidas, não temos que esperar morrer para então nascer novamente.
Você está ai agora, tudo para e então você vai para outra vida, depois retorna pra essa mesma vida.
Você nunca "espera" por uma vida, nem tem que morrer entes de viver outra.
Como eu disse, cada sonho é um "tipo" de "vida", você não tem que "morrer", para poder vive-las.

Como eu já disse, estamos sempre em algum tipo de vida, não ficamos "fora da vida", esperando "algo" para poder "viver".
Livre-arbitrio?
Nem sei se isso realmente existe.
Uma coisa eu sei, existe a ação da consciência (que talvez não seja livre) e a ação do "eu", da personalidade criada pelo corpo.
Nós aqui como estamos agora, somos escravos das ações desse "eu" ilusório, dessa personalidade criada pelo corpo.
Inclusive, a maioria de nossos pensamentos são criados pela mente e por esse "eu", sem ser pela vontade da consciência.
Nossa consciência, entretanto, vai aprendendo a controlar essa mente e a assumir o que é controlado pelo "eu".

Podemos agir e pensar de forma consciente, ou podemos assistir passivamente e deixar o "eu" pensar e agir.
Estamos aqui justamente para ganhar liberdade da "carne" e aprender a agir de forma consciente.
Nesse caso, eu inclusive sei que esses pensamentos e sentimentos do "eu", bem como suas atitudes, não são "aleatórios".
Muito pelo contrario, tudo que esse "eu" ilusório faz, tem um objetivo.

É como se fossem três coisas... Esse "eu" ilusório questiona e pensa em termos de bem e mal, como se fosse um diabinho e um anjinho... os dois são atrapalhados, algumas vezes um está certo, outras vezes é o outro.
Nós podemos deixar um dos dois agir, ou podemos agir nós mesmo de forma consciente.
É como se existissem três seres brigando pelo controle do mesmo corpo. Quando não tomamos atitudes conscientes, somos como marionetes.(isso explica meu avatar ao lado)
Ainda assim, sempre temos a "possibilidade" de agir de forma consciente, só não temos concentração o bastante para faze-lo sempre.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

betossantana
Contato:

Mensagem por betossantana »

RCAdeBH escreveu:Não, espiritos não tem sexo. Porem os de nivel mais baixo, como nós, vão para o plano espiritual carregados ainda com grande bagagem da matéria e se definem sexualmente. Os espiritos superiores não tem mais estas definições.

Então por quê você odeia os gays?
É um problema espiritual, chupe pau!

o anátema

Mensagem por o anátema »

Vejam o que descobri espiritismo subliminar no linux:

KDE: Kardecista, Doutrina Espírita

www.talkorigins.org

RCAdeBH

Mensagem por RCAdeBH »

betossantana escreveu:Então por quê você odeia os gays?

De onde voce tirou isso, Beto?
Ódio é uma palavra muito forte, e não caberia na situação. Apenas não gosto, assim como não gosto de pessoas grosseiras e mal-educadas.
" ...I'm running to stand still... "

Apocaliptica

RCAdeBH escreveu:
betossantana escreveu:Então por quê você odeia os gays?

De onde voce tirou isso, Beto?
Ódio é uma palavra muito forte, e não caberia na situação. Apenas não gosto, assim como não gosto de pessoas grosseiras e mal-educadas.

Mas o que os espíritos gays têm de errado para que o seu espírito no caso, não goste deles? Isto significa alguma coisa em especial para a Doutrina?

Apocaliptica

o anátema escreveu:Vejam o que descobri espiritismo subliminar no linux:

KDE: Kardecista, Doutrina Espírita

Se liga...o espiritismo É subliminar. Tudo a nossa volta está envolto em espiritismo.

francioalmeida
Contato:

Mensagem por francioalmeida »

RCAdeBH escreveu:

O espirito não "encarna". Nada é criado, sim manipulado. O espirito se liga ao feto no momento da fecundação e durante a gestação vai se modificando até a forma que terá no nascimento.

Quando há uma interrupção da gravidez é um carma a ser pago pelo feto?

O que esse espírito levou de lição? Ele era um abortista na vida passada e só veio pra ser feto e morrer?

RCAdeBH escreveu:[
Nosso corpo é somente matéria, o que o anima é um espirito, que é único durante toda a vida. Por isso temos sempre nossa individualidade.

O que anima o espermatozóide? Se ele não tem espírito.

Apocaliptica

francioalmeida escreveu:
RCAdeBH escreveu:

Boa pergunta.
Editado pela última vez por Apocaliptica em 21 Abr 2007, 00:14, em um total de 1 vez.

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Apocaliptica escreveu:1. Em que momento da gestação o espírito encarna? Ou antes do nascimento não temos espírito? O "anima" do ser independe de espírito? Alguém se escapa de ter um espírito ou isto é default da existência?.

344 Em que momento a alma se une ao corpo?

– A união começa na concepção, mas só se completa no instante do nascimento. No momento da concepção, o Espírito designado para habitar determinado corpo se liga a ele por um laço fluídico e vai aumentando essa ligação cada vez mais, até o instante do nascimento da criança. O grito que sai da criança anuncia que ela se encontra entre os vivos e servidores de Deus.

"O Livro dos Espíritos", Allan Kardec, Parte Segunda – Capítulo 7, Retorno à vida corporal, Prelúdio do retorno, União da alma e do corpo. Aborto
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

132 Qual é o objetivo da encarnação dos Espíritos?

– A Lei de Deus lhes impõe a encarnação com o objetivo de fazê-los chegar à perfeição. Para uns é uma expiação; para outros é uma missão. Mas, para chegar a essa perfeição, devem sofrer todas as tribulações da existência corporal: é a expiação. A encarnação tem também um outro objetivo: dar ao Espírito condições de cumprir sua parte na obra da criação. Para realizá-la é que, em cada mundo, toma um corpo em harmonia com a matéria essencial desse mundo para executar aí, sob esse ponto de vista, as determinações de Deus, de modo que, concorrendo para a obra geral, ele próprio se adianta.

☼ A ação dos seres corpóreos é necessária à marcha do universo. Deus, em sua sabedoria, quis que, numa mesma ação, encontrassem um meio de progredir e de se aproximar Dele. É assim que, por uma lei admirável da Providência, tudo se encadeia, tudo é solidário na natureza.

O Livro dos Espíritos, Allan Kardec, Parte Segunda – Capítulo 2, Encarnação dos espíritos, Objetivo da encarnação
Nós, Índios.

Acauan Guajajara

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

francioalmeida
Contato:

Mensagem por francioalmeida »

Apocaliptica escreveu:
francioalmeida escreveu:
RCAdeBH escreveu:

Boa pergunta.

Será que os homens possuem dois espíritos?

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

200 Os Espíritos têm sexo?

– Não como o entendeis, porque o sexo depende do organismo físico. Existe entre eles amor e simpatia, mas fundados na identidade dos sentimentos.

201 O Espírito que animou o corpo de um homem pode, em uma nova existência, animar o de uma mulher e vice-versa?

– Sim, são os mesmos Espíritos que animam os homens e as mulheres.

202 Quando está na erraticidade, o Espírito prefere encarnar no corpo de um homem ou de uma mulher?

– Isso pouco importa ao Espírito. Depende das provas que deve suportar.

☼ Os Espíritos encarnam como homens ou mulheres, porque não têm sexo. Como devem progredir em tudo, cada sexo, assim como cada posição social, lhes oferece provas, deveres especiais e a ocasião de adquirir experiência. Aquele que encarnasse sempre como homem apenas saberia o que sabem os homens.

O Livro dos Espíritos, Parte Segunda – Capítulo 4, Pluralidade das existências, Sexo nos espíritos
Nós, Índios.

Acauan Guajajara

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Apocaliptica escreveu:4. Apenas 1 espírito encarna no nosso corpo durante toda a vida? Ou seja, é sempre o mesmo? Troca ou coabitam?

345 A união entre o Espírito e o corpo é definitiva desde o momento da concepção? Durante esse primeiro período o Espírito poderia renunciar ao corpo designado?

– A união é definitiva no sentido de que nenhum outro Espírito poderá substituir o que está designado para aquele corpo. Mas, como os laços que o unem são muito frágeis, fáceis de se romper, podem ser rompidos pela vontade do Espírito, se este recuar diante da prova que escolheu; nesse caso, a criança não vive.

O Livro dos Espíritos, Allan Kardec, Parte Segunda – Capítulo 7, Retorno à vida corporal, Prelúdio do retorno, União da alma e do corpo. Aborto
Nós, Índios.

Acauan Guajajara

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Apocaliptica escreveu:5. Por que se fala em "encosto"? É outro espírito mal intencionado que entra em competição para se apropriar do corpo já apossado? Todo "encosto" é espírito maligno? Ou há "encosto" do bem? Por que um espírito faria isto? Para pirraçar (no caso dos maus) ou proteger ( no caso dos bons)?

473 Um Espírito pode momentaneamente entrar no corpo de uma pessoa viva, isto é, se introduzir num corpo animado e agir no lugar daquele que está encarnado?

– O Espírito não entra num corpo como entrais numa casa. Ele se identifica com um Espírito encarnado que tem os mesmos defeitos e as mesmas qualidades para agir conjuntamente; mas é sempre o Espírito encarnado que age como quer, sobre a matéria em que está. Um Espírito não pode substituir o que está encarnado, porque o Espírito e o corpo estão ligados até o tempo marcado para o fim da existência material.

474 Se não há possessão propriamente dita, ou seja, coabitação de dois Espíritos num mesmo corpo, a alma pode se encontrar na dependência de outro Espírito, de maneira a estar por ele subjugada ou obsediada, a ponto de sua vontade ficar, de algum modo, paralisada?

– Sim, e esses são os verdadeiros possessos. Mas é preciso entender que essa dominação nunca ocorre sem a participação daquele que a sofre, seja por sua fraqueza, seja por seu desejo. Têm-se tomado freqüentemente por possessos os epilépticos ou os loucos, que têm mais necessidade de médico do que de exorcismo.

☼ A palavra possesso, na sua significação comum, supõe a existência de demônios, ou seja, de uma categoria de seres de natureza má, e a coabitação de um desses seres com a alma no corpo de um indivíduo. Uma vez que não existem demônios nesse sentido e que dois Espíritos não podem habitar simultaneamente o mesmo corpo, não existem possessos de acordo com a significação dada a essa palavra. A palavra possesso deve ser entendida como sendo a dependência absoluta em que a alma pode se encontrar em relação a Espíritos imperfeitos exercendo sobre ela o seu domínio.

O Livro dos Espíritos, Allan Kardecc, Parte Segunda – Capítulo 9, Intervenção dos espíritos no mundo corporal, Possessos
Nós, Índios.

Acauan Guajajara

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Trancado