Pe. Quevedo: Os Melhores Livros de Parapsicologia do Mundo? Imprimir E-mail
Wellington Zangari*
Sem dúvida, o Pe. Quevedo é um dos mais conhecidos auto-denominados "parapsicólogos" do Brasil. Polêmico, sempre a defender seus pontos de vista com sua peculiar verve espanhola, Quevedo é dotado de incomum inteligência e grande erudição, poucos contestariam. Paradoxalmente, a ele se reputa uma também incomum capacidade de "torcer" a realidade quando deseja ampliar a força de seus argumentos. O psicólogo e pesquisador de psi porto-riquenho Dr.Alfonso Martinez-Taboas, faz uma breve demonstração dessa "capacidade" quevediana, em artigo publicado aqui na Revista Virtual de Pesquisa Psi, na seção "Artigos". Outro exemplo pode ser encontrado nesta seção, "Polêmica", em artigo em que reproduzo a carta de outro eminente psicólogo e pesquisador psi, este americano, o Dr. Charles T. Tart, que, ao contrário das afirmações de Quevedo, nega peremptoriamente ter demonstrado qualquer correlação entre psicopatologia e psi.
Neste artigo, apresento outros documentos, estes relacionados à alegação feita pelo Pe. Quevedo, de que seus livros haveriam sido considerados os melhores livros de Parapsicologia do mundo. Apesar de tal afirmação já ter sido publicada na orelha de alguns de seus livros anteriormente, recentemente, ela volta a aparecer na página do Centro Latino-Americano de Parapsicologia - Site Oficial do Pe. Quevedo, na Internet. Para aqueles(as) que tiverem a curiosidade de lerem por si mesmos, o trecho está exatamente no final do texto encontrado no seguinte endereço:
http://www.catolicanet.com.br/gf/conteudo.asp?pagina=5
De qualquer forma, reproduzo o trecho:
"Os livros do Padre Quevedo foram considerados pela "Fundação Internacional de Parapsicologia"de Nova York (Dr. Weiant) e pela "Sociedade de Investigação Parapsicológica" de Londres (Dr. Zorab) como os melhores livros de Parapsicologia no mundo, publicados até o momento."
Recebemos várias mensagens inquirindo-nos a respeito da veracidade de tal afirmação. Para verificar sua autenticidade, enviamos uma mensagem ao Diretor de Programas Domésticos e Internacionais da Parapsychology Foundation (PF), de Nova Iorque, o Dr. Carlos S. Alvarado, inquirindo-o a respeito da correção da mesma no que tange à posição da PF. Perguntamos-lhe se Weiant representava a PF e se poderia emitir opiniões oficiais pela PF.
Abaixo reproduzimos a mensagem (em espanhol e sua versão em português) que nos foi enviada pelo Dr. Alvarado, a quem queremos agradecer a gentileza e a rapidez com que respodeu. Depois disso, apresentamos a opinião de Zorab sobre dois dos livros escritos pelo Pe. Quevedo: "A Face Oculta da Mente" e "As Forças Físicas da Mente", para que o leitor possa formar sua opinião.
Mensagem Original (Em Espanhol)
De: Carlos S. Alvarado, Ph.D.
Para: Wellington Zangari
Data: Quinta-feira, 22 de Março de 2001 20:40
Estimado Sr. Zangari:
En respuesta a su carta le informo que consulté con la Sra. Eileen Coly, Presidenta de la Parapsychology Foundation, sobre lo que me preguntó. Ella me asegura que el Dr. C.W. Weiant nunca fue parte del staff de la Parapsychology Foundation y en ningún momento representó la opinión de la Fundación sobre los libros del Padre Oscar Gonzalez Quevedo.
La Parapsychology Foundation nunca emite opiniones oficiales sobre libros u otras materias. La Fundación representa todos los puntos de vista en el estudio de la parapsicología y se limita a publicar revistas en las cuales algunos autores ofrecen sus opiniones personales, lo cual es el caso que discutimos aqui. Lo que Weiant dijo no pasa de ser una opinión personal y no representa a la Parapsychology Foundation.
La Fundación le otorgó una beca a Weiant en el 1966 para traducir al inglés el libro del Padre Quevedo A Face Oculta da Mente (Annual report for the year 1966. Newsletter of the Parapsychology Foundation, Inc., 1967, 14(1), p. 3). En el 1966 la Fundación estaba negociando la adquisición de los derechos del libro para publicarlo en ingles (South American Jesuit presents major study. Newsletter of the Parapsychology Foundation. Inc., 1966, 13(2), p. 5). Sin embargo, el libro nunca se publicó.
En resumen, no es correcto decir que Weiant representaba a la Parapsychology Foundation cuando escribió su evaluación del libro del Padre Quevedo. Tal evaluación no pasa de ser una opinión personal de Weiant.
Atentamente, Carlos S. Alvarado, Ph.D.
Chairman: Domestic and International Programs
Parapsychology Foundation, Inc.
228 East 71st Street
New York, NY 10021,
USA
TEL: 1-212-628-1550 FAX: 1-212-628-1559
Email:
alvarado@parapsychology.org
Tradução da Mensagem Original
De: Carlos S. Alvarado, Ph.D.
Para: Wellington Zangari
Data: Quinta-feira, 22 de Março de 2001 20:40
Caro Sr. Zangari:
Em resposta à sua carta, informo que consultei a Sra. Eileen Coly, Presidente da Parapsychology Foundation, sobre o que me perguntou. Ela me assegura que o Dr. C. W. Weiant nunca fez parte do staff da Parapsychology Foundation e em nenhum momento representou a opinião da Fundação sobre os livros do Padre Oscar Gonzales Quevedo.
A Parapsychology Foundation nunca emite opiniões oficiais sobre livros ou outras matérias. A Fundação representa todos os pontos de vista no estudo da Parapsicologia e se limita a publicar revistas nas quais alguns autores oferecem suas opiniões pessoais, que é o caso que discutimos aqui. O que Weiant disse não passa de uma opinião pessoal e não representa a da Parapsychology Foundation.
A Fundação outorgou uma bolsa a Weiant em 1966 para traduzir o livro do Padre Quevedo, "A Face Oculta da Mente", para o inglês. (Annual report for the year 1966. Newsletter of the Parapsychology Foundation, Inc., 1967, 14(1), p. 3). Em 1966 a Fundação estava negociando a aquisição dos direitos do livro para publicá-lo em inglês (South American Jesuit presents major study. Newsletter of the Parapsychology Foundation. Inc., 1966, 13(2), p. 5). Entretanto, o livro nunca foi publicado.
Em resumo, não é correto dizer que Weiant representava a Parapsychology Foundation quando escreveu sua avaliação do livro do Padre Quevedo. Tal avaliação não passa de uma opinião pessoal de Weiant.
Atenciosamente,
Carlos S. Alvarado, Ph.D.
Chairman: Domestic and International Programs
Parapsychology Foundation, Inc.
228 East 71st Street
New York, NY 10021, USA
TEL: 1-212-628-1550 FAX: 1-212-628-1559
Email:
alvarado@parapsychology.org
A carta do Dr. Alvarado, portanto, não deixa dúvidas de que, seja qual tenha sido a opinião de Weiant a respeito dos livros do Pe. Quevedo, essa não teve qualquer endosso da Parapsychology Foundation, nem representava a posição da PF. Mas qual teria sido a opinião de Weiant sobre os livros de Quevedo? Encontramos uma nota, publicada em 1966, no boletim da Parapsychology Foundation (South American Jesuit presents major study. Newsletter of the Parapsychology Foundation. Inc., 1966, 13(2), p. 5), acima mencionada pelo Dr. Alvarado, em que Weaint apresenta sua opinião, aliás a única atribuída a ele e entre aspas:
"After reading Fr. Quevedo's book, Dr Weiant expressed the opinion the impression one gets of the author is that of a 'man of vast erudition and great intellectual power, imbued with a passion for the truth and a determination to discover it by rigorous investigation and the application of unassailable logic' ". (Newsletter of the Parapsychology Foundation. Inc., 1966, 13(2), p. 5).
"Após ler o livro do Pe. Quevedo, o Dr Weaint expressou a opinião de que a impressão que o autor passa é a de ser 'homem de vasta erudição e grande poder intelectual, embebido da paixão pela verdade e da determinação para descobri-la por meio da investigação e pela aplicação de inatacável lógica' ".
Assim, Weiant não afirma que os livros de Quevedo são os melhores do mundo, em que pese considerar o autor detentor de grandes predicados. Além disso, a opinião dele jamais representou a da Parapsychology Foundation.
Mas, o leitor deve estar se endagando, e quanto a Zorab, também citado no trecho extraído do site oficial do Pe. Quevedo, como outro a ser da opinião de que os livros do jesuíta seriam os melhores do mundo? Muito bem, encontramos a crítica escrita por G. Zorab de dois dos livros do Pe. Quevedo, "A Face Oculta da Mente" e as "Forças Físicas da Mente", publicada no Journal of Society for Psychical Research, Vol. 46, nº 748, junho de 1971, páginas 141 a 144.
De fato, Zorab parece ter apreciado tais livros, já que encontramos a seguinte afirmação:
"These three volumes, comprising nearly 1000 pages fully inform the reader about all the various aspects of modern parapsychology. It's at the same time a fair and reliable guide. In a sense, it is unique in the present day literature of the subject, for since Richet's Traite of Métapsychique (1922) and F. Moser's Okkultismus (1935) no such comprehensive work covering the whole field of modern parapsychology has been put on the market. The width of Quevedo's erudition and his grasp of the relevant literature are really astounding" . (JSPR, Vol. 46, nº 748, junho de 1971, página 142)
"Esses três volumes, que compreendem algo como 1000 páginas, informam completamente o leitor acerca da parapsicologia moderna. Ao mesmo tempo se constitui um excelente e confiável guia. Em certo sentido, é um trabalho único na literatura moderna sobre o assunto já que, desde a publicação do Traite of Métapsychique (1922), de Richet, e de Okkultismus (1935), de Moser, nenhum outro trabalho cobrindo tão amplamente o campo da moderna parapsicologia foi colocado no mercado. A extensão da erudição de Quevedo, bem como sua compreensão da literatura, são estupefacientes". (JSPR, Vol. 46, nº 748, junho de 1971, página 142)
Não há, em qualquer outra parte da revisão (cuja cópia disponibilizo a qualquer leitor interessado), qualquer elogio maior que o acima reproduzido. Em nenhum momento do texto Zorab afirma serem os livros revisados os melhores do mundo. Considerar tais livros abrangentes e de boa qualidade para a época (década de 1960) e seu autor de grande erudição, não significa o mesmo que considerá-los os melhores do mundo, ainda que reconhecê-los tão abrangentes quanto os trabalhos de Richet e Moser. Abrangência não significa, necessariamente, maior qualidade.
Há que se mencionar, ainda, que a revisão de Zorab, em que pese o rasgado elogio feito, não poupa da crítica os livros de Quevedo:
"Before ending my review of Quevedo's book on psi-gamma phenomena, I would like to point out that the author's conceptions on the functioning of telepathy remain rather old-fashioned. He still seems to assume that so-called telepathic communications are for the most part effected by agent (very often in a condition of crisis) sendind out an impulse stimuling the percipient to undergo visual, auditory, etc. impressions concerning him. (...) I am of the opinion that in most cases, spontaneous and experimental, the agent's role is of little consequence, the percepient's part being the most important and decisive in the process. It seems to me that in this matter Quevedo loses sight of the fact that the greater part of quantitative ESP experiments conducted at Duke University and elsewhere based on the hypothesis of clairvoyance. This may well indicate that the significant results were not obtained by way of telepathy (thought-transference, thought-reading, etc.) but by some form of clairvoyance. Clairvoyance, however, is apparently considered rather improbable by Quevedo and so he hardly mentions it." (JSPR, Vol. 46, nº 748, junho de 1971, página 142-143)
Antes de finalizar minha revisão do livro de Quevedo sobre os fenômenos de psi-gamma, eu gostaria de afirmar que a concepção do autor sobre o funcionamento da telepatia está mais do que ultrapassado. Ele ainda considera que estas assim chamadas comunicações telepáticas sejam grandemente afetadas por um agente (muito freqüêntemente em uma situação de crise), que está a enviar um impulso que estimula o percipiente a sofrer impressões visuais, auditivas, etc, relacionadas a ele. (...) Sou da opinião de que na maior parte dos casos, sejam espontâneos ou experimentais, o papel do agente afeta muito pouco, sendo que a parte do percipiente é a mais importante e a decisiva no processo. Parece-me que nesta questão Quevedo perde de vista o fato de que a maior parte dos experimentos de ESP realizados na Duke University, entre outros centros, basearam-se na hipótese da clarividência. Isto pode bem indicar que os resultados significativos não foram obtidos pela forma de telepatia (transmissão do pensamento, leitura do pensamento, etc), mas por alguma forma de clarividência. Clarividência, entretanto, é aparentemente considerada mais que improvável por Quevedo e, assim, ele dificilmente a menciona". (JSPR, Vol. 46, nº 748, junho de 1971, página 142-143)
Como em qualquer crítica, o trabalho analisado é elogiado em seus aspectos positivos e criticado em seus aspectos que, na visão do revisor, parecem menos acertados. Zorab encontrou esses dois trabalhos de Quevedo a amplitude de um guia que tinha a característica de ser de excelente qualidade, apesar de ser criticar a concepção ultrapassada com que Quevedo compreende o processo subjacente à ESP. Zorab não afirmou que tais livros eram os melhores do mundo!
A que conclusão podemos chegar?
Quanto à posição da Parapsychology Foundation, a carta do Dr. Alvarado nos dá conta de um equívoco (para sermos polidos) por parte de Quevedo. Em relação à posição de Zorab, falsamente colocada como representativa da Society for Psychical Research de Londres, podemos concluir que: ou Quevedo detém algum documento não-publicado de Zorab e/ou da SPRL; ou algum documento publicado que não nos foi possível conseguir; ou, também se "equivocou" quanto a opinião de Zorab e da SPRL.
Colocamos a Revista Virtual de Pesquisa Psi à disposição do Pe. Quevedo para que ele possa, caso queira, apresentar sua posição a respeito dessa questão e/ou apresentar o(s) documento(s) que possa(m) embasar a afirmação de que seus livros foram realmente considerados como os melhores do mundo pela PF/Weint e pela SPR/?Zorab.
Wellington Zangari
Coordenador / Inter Psi, CEPE, COS, PUC-SP
Editor / Portal Psi
pesquisapsi@gmail.com
http://www.pesquisapsi.com/index.php?op ... ew&id=2270