Mecânico do ES inventa motor a ar 100% ecológico

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Johnny
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Mecânico do ES inventa motor a ar 100% ecológico

Mensagem por Johnny »

Alex Cavalcanti
Direto de Vitória

Ele não rejeita a comparação com o Professor Pardal das histórias em quadrinhos, mas o mecânico Antônio "Pedro" Dariva, leva a sério sua invenção: um motor que funciona com ar comprimido. Sem o uso de combustíveis e capaz de se auto-abastecer, o equipamento é apontado pelo seu criador como o novo paradigma em motores.

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Tudo começou há mais de 25 anos, quando Dariva teve a idéia de usar o ar comprimido para mover os pistões de um motor. "O motor a combustão funciona por causa do aumento de pressão. Então eu pensei que se usasse outro produto para provocar essa mudança de pressão, seria possivel fazer o mecanismo funcionar, sem jogar mais poluição no ar e sem depender do petróleo", conta o inventor.

Da idéia inicial até o primeiro protótipo, foram cinco anos. A primeira patente foi obtida em 1994. Mas para chegar no nível atual de eficiência, foi necessário investir tempo e quase todo o dinheiro que ganha trabalhando na oficina mecânica da família, localizada em Vila Velha, região metropolitana de Vitória.

Para aprimorar seu projeto, Dariva, que não tem formação acadêmica, estudou o comportamento dos gases. O motor funciona com ar atmosférico comprimido. Um cilindro, semelhante aos utilizados por mergulhadores, é o "tanque de combustível". Na verdade, segundo o inventor, o ar comprimido no cilindro serve para dar a partida no motor, que tem a capacidade de devolver ao cilindro 75% do ar consumido.

"Até aqui, chegamos a uma eficiência de 70, 75%. Isso significa que o motor repõe o ar comprimido enquanto funciona, aumentando a autonomia. No futuro, com a utilização de materiais e tecnologias mais avançadas, acredito que vamos poder aumentar isso", explica Dariva.

Montagem
Todo as etapas do projeto, da concepção à fundição e usinagem das peças, foram executadas pelo mecânico, com a ajuda de alguns amigos. "Sem eles, eu não chegaria até aqui. Teve muita gente trabalhando de graça, de noite, para me ajudar nisso".

O princípio de funcionamento é aparentemente simples: depois de acionado, o motor recolhe o ar do meio ambiente e o comprime em uma câmara, onde a temperatura chega a aproximadamente 400ºC. Neste momento, o ar se expande, liberando a energia necessária para mover os pistões e fazer o motor funcionar.

Nesse processo, o ar se resfria rapidamente e é expelido a uma temperatura de 10 graus negativos. "Como o ar expelido é mais frio que o ambiente, ele pode ser utilizado como refrigeração do carro e até no ar condicionado. Isso ajuda a proteger a camada de ozônio. Além disso, o motor capta ar quente e poluído e devolve ar frio e filtrado para a atmosfera", afirma o inventor.

Como não utiliza a queima de combustíveis para gerar energia, o motor a ar comprimido é totalmente não poluente. O óleo lubrificante também tem um rendimento superior, podendo durar até quatro anos, porque não se contamina com resíduos da combustão.

Potência
Dariva já tem dois protótipos prontos, funcionando, que foram apresentados na Feira Internacional de Econegócios e Tecnologias Limpas, realizada no último fim de semana no município de Serra, região metropolitana de Vitória. O primeiro é um motor de 2 cilindros, com potência de 30 HP a 3 mil RPM. O segundo, um motor de 10 cilindros - sendo 8 ativos e 2 para reabastecimento - com potência de 70 Hp a 4 mil RPM.

Ele afirma que um veículo com este motor, utilizando um cilindro de 24 metros cúbicos, igual aos usados por veículos movidos a gás natural (GNV), poderá rodar 350 Km sem reabastecer. "Como ainda não alcançamos 100% de eficiência, depois de um tempo o motor perde pressão e é preciso recalibrar o cilindro", explica.

Agora, o inventor capixaba sonha com a produção em série desses motores. Para isso, ele criou um empresa, dedicada à captação de recursos para o desenvolvimento de tecnologias ecológicas. "Com a ajuda de investidores, será possível tornar esse sonho realidade", afirma Dariva.
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Apáte
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Re.: Mecânico do ES inventa motor a ar 100% ecológico

Mensagem por Apáte »

Quem usa motorzinho é dentista.

Macho que é macho anda de V8.
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Fedidovisk
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Re.: Mecânico do ES inventa motor a ar 100% ecológico

Mensagem por Fedidovisk »

Ele não é o primeiro...

O que fala mais alto sempre. são os custos.

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Sorrelfa
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Re.: Mecânico do ES inventa motor a ar 100% ecológico

Mensagem por Sorrelfa »

Interessante...

com toda essa porra de aquecimento global o cara tem grandes chances de ser bem sucedido...
Vendo a justificável insistência de todos, humildemente sou forçado à admitir que sou um cara incrível !

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Re.: Mecânico do ES inventa motor a ar 100% ecológico

Mensagem por Apáte »

Estes aqui são carros:
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Pode me dar uma bosta a ar com maior desepenho, esteticamente mais "bonitinho" (nunca será mais bonito), top speed maior, mais barato e com menor custo de manutenção que nunca, EU DISSE NUNCA, trocaria um carro por um paralelepído-encima-de-4-rodas-com-motorzinho-4-cilindidros-4-válvulas-por-cilindro-a-ar.
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Johnny
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Re.: Mecânico do ES inventa motor a ar 100% ecológico

Mensagem por Johnny »

Se o motor gera ar gelado e limpo, porque as empresas de ar condicionado não utilizam a tecnologia?

Cadê os fisicos do forum para achar alguma falha nisso (estou curioso em como pode um motor, seja a ar ou outra coisa, ter rendimento de 70%, quase igual ou maior que um motor elétrico)
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Sorrelfa
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Re.: Mecânico do ES inventa motor a ar 100% ecológico

Mensagem por Sorrelfa »

Isso aqui é carro:

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Re.: Mecânico do ES inventa motor a ar 100% ecológico

Mensagem por Apáte »

Você anda de Corsa Sedan 1.0 ou já comprou um Crossfox? :emoticon12:
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aknatom
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Re.: Mecânico do ES inventa motor a ar 100% ecológico

Mensagem por aknatom »

Sei não mas tenho a impressão que a energia usada para mover o motor não é a energia da pressão do ar e sim a energia da expanssão do ar na câmara mantida a 400°C. Se assim for, beleza, usa ar comprimido, reaproveita 70%, mas, como faz para reabastecer a bateria dessa joça e qual a autonomia da mesma?
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

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Apáte
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Re.: Mecânico do ES inventa motor a ar 100% ecológico

Mensagem por Apáte »

Aposto que é ligando na tomada.
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Re.: Mecânico do ES inventa motor a ar 100% ecológico

Mensagem por Apáte »

Superesportivos são legais, mas não se comparam aos clássicos.

Os melhores são Lamborghini Diablo (essa bosta de Murciélago e Gallardo eu jogo no lixo) e Ferrari Enzo (a FXX é outra furreca), que não deixam de ser clássicos. Maserati MC12, a Mclaren F1 (que foi batida por uma lata velha sueca), Porshe Carrera GT e o próprio Bugatti são outros massa.
Já Pagani Zonda, Koenigsegg CCR (suecos não deveriam fazer carros) nunca deveriam ter sido produzidos.
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Fernando Silva
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Re.: Mecânico do ES inventa motor a ar 100% ecológico

Mensagem por Fernando Silva »

O ar comprimido é apenas uma maneira de armazenar energia.
Se usarem um compressor a gasolina, não há vantagem.

Quanto a usar a própria energia do motor para reabastecer, ridículo. Isto seria moto-perpétuo.
O que ele poderia fazer é usar a energia das freiadas, como já se faz em carros elétricos, em lugar de dissipá-la como calor nas pastilhas de freio, mas isto também não faz milagres.

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Jeanioz
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Re.: Mecânico do ES inventa motor a ar 100% ecológico

Mensagem por Jeanioz »

"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
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"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
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Johnny
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Re: Re.: Mecânico do ES inventa motor a ar 100% ecológico

Mensagem por Johnny »

Fernando Silva escreveu:O ar comprimido é apenas uma maneira de armazenar energia.
Se usarem um compressor a gasolina, não há vantagem.

Quanto a usar a própria energia do motor para reabastecer, ridículo. Isto seria moto-perpétuo.
O que ele poderia fazer é usar a energia das freiadas, como já se faz em carros elétricos, em lugar de dissipá-la como calor nas pastilhas de freio, mas isto também não faz milagres.


Este motor não foi mostrado no Fantástico em 2000?
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zencem
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Mensagem por zencem »

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Carro a ar comprimido atrai 600 pessoas em São Paulo e MDI fecha contrato de 25 milhões de dólares.

O empresário espanhol Martin Vuezas, que está construindo três fábricas licenciadas dos carros movidos a ar comprimido em Portugal, arrematou três das sete unidades a serem construídas no Brasil por 25 milhões de dólares

A indústria francesa Motor Develompent International, MDI, anunciou no dia 26 de outubro, que três das sete licenças de fabricação dos veículos movidos a ar comprimido, no Brasil, foram compradas pelo mesmo grupo empresarial que está
construindo as fábricas de Portugal.

O anúncio foi feito durante a apresentação do projeto no Hotel
Sheraton Mofarrej, na cidade de São Paulo, na presença cerca de 600 pessoas entre empresários, engenheiros, futuros consumidores e jornalistas.

O Instituto de Tecnologia Mauá, que produz testes de automóveis com a Folha de S. Paulo, ofereceu publicamente os testes quando os veículos forem enviados ao país.

Durante o evento a diretoria da MDI apresentou programas de televisão feitos sobre o carro movido a ar em diversas emissoras, incluindo a ABC News, a CBS, diversos programas europeus e várias reportagens em revistas, incluindo a Time e a Wired e uma mensagem do inventor do motor a ar comprimido.


FÁBRICAS NO BRASIL: 3 JÁ FORAM VENDIDAS
São Paulo tinha três licenças industriais para instalação de
pequenas montadoras cobrindo todo o Estado, cada uma exigindo um investimento mínimo de 8 milhões de dólares. As três licenças foram compradas pela VMA Portugal (Veículos Movidos a Ar), pertencente ao empresário espanhol Martin Vuezas. A empresa está procurando novos sócios para Porto Alegre, Rio de Janeiro, Brasília e Recife.

Além das fábricas, a MDI busca fornecedores de materiais e serviços, postos de abastecimento (de tanques de ar, naturalmente), manutenção... que serão usados no Brasil. Considerando a base instalada de fábricas brasileiras voltadas a indústria automotiva isso não deverá ser problema.


MAIS DE 1.500 PESSOAS JÁ PEDIRAM O CARRO
O executivo espanhol Miguel Celades anunciou que, em menos de 30 dias, mais de 1500 pessoas se cadastraram no site brasileiro da empresa pedindo para serem informadas quando o carro estiver disponível, para que tenham opção preferencial de compra.
Como cada uma das indústrias terá uma capacidade de produção muito pequena (entre 2 e 6 mil veículos por ano) os consumidores que se cadastraram terão preferência.

O governo brasileiro não permitiu que o protótipo do carro fosse embarcado para o Brasil, pois teriam que considerar isso importação.
O problema é que a MDI do Brasil, ainda não existe e, portanto, não poderia garantir que o carro estivesse sendo enviado para uma exibição -- um problema que, certamente, não existe na Europa.

Entre os diretores da empresa estiveram presentes Paul Durand, representando a central francesa e Isabel Jones, representante da VMA Portugal, que irá lançar a MDI do Brasil S/A, com sede em São Paulo.

Para resolver a questão, a empresa está montando uma "missão de empresários e jornalistas" que irá para a cidade de Nice, na primeira ou segunda semana de novembro, conhecer a fábrica e os carros que estão em teste no continente europeu.

Ele já patenteou, é?

Quantas vêzes estes caras vão relançar o nova tecnologia?

Na próxima convida a Dilma Russef pra fazer o lançamento.

Quero saber como fica o bio-díesel, as reservas do campo Tupi, a CID, o monopólio, os mensalões, etc...


Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:

- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".


500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Deu no que deu !!! ... :emoticon147:


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King In Crimson
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Re.: Mecânico do ES inventa motor a ar 100% ecológico

Mensagem por King In Crimson »

Isso sim é que é carro:

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zencem
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Re: Re.: Mecânico do ES inventa motor a ar 100% ecológico

Mensagem por zencem »

King In Crimson escreveu:Isso sim é que é carro:

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Mas não é ecológico.

A bufa de um boi é responsável por um índice importante do efeito estufa e do buraco de ozônio. :emoticon12:

Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:

- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".


500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

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Deu no que deu !!! ... :emoticon147:


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zumbi filosófico
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Re.: Mecânico do ES inventa motor a ar 100% ecológico

Mensagem por zumbi filosófico »

O fracasso do carro movido a ar
Published August 4th, 2007 in Idéias and Ciência.


Pagar menos de R$2,00 para andar centenas de quilômetros com um carro movido a… ar? Ligar o escapamento no ar-condicionado? Usar óleo de cozinha para a manutenção? E ter um carro produzido com fibras compostas em fábricas de pequena escala, desafiando as grandes montadoras, para não falar das monstruosas empresas petrolíferas?
O sonho do carro a ar é infelizmente bom demais para ser verdade, e os mais atentos devem se lembrar que há quase dez anos a empresa MDI do francês Guy Nègre ganhou alguma atenção no Brasil ao anunciar a criação de fábricas por aqui. Os primeiros carros a ar deveriam estar sendo vendidos no Brasil desde 2003, mas as promessas ficaram no ar. O mesmo ocorre em todas as dezenas de países que anunciam o início da fabricação de carros MDI “em breve”. Teriam as empresas petrolíferas conseguido acabar com mais esta revolução ecológica?
A resposta que pode surpreender é, de pronto, que o carro a ar não é ecológico. É preciso comprimir o ar, e nenhuma inovação é sugerida pela MDI para que isto seja mais eficiente ou mesmo não-poluente. De fato, como Miguel Celades Rex, diretor da MDI para América Latina e Península Ibérica, declarou em 2001, “para comprimir o ar, é preciso eletricidade, e boa parte dela vem de termelétricas, que usam petróleo“.
Isso pode ser óbvio. Mas entusiastas ainda podem imaginar que o carro a ar seria menos poluente, “ecológico”, se fosse especialmente eficaz em armazenar e converter energia — que poderia ser gerada em usinas ecológicas. Infelizmente, neste quesito o carro a ar também é um fracasso fundamental. Como escreve Heriberto Janosch, “se construirmos um carro a gasolina que tenha as mesmas características que um a ar comprimido como o proposto, com apenas 25 hp, o movido a gasolina seria muito mais eficiente, gastaria menos energia e contaminaria muito menos o meio ambiente”. O processo de comprimir o ar, armazená-lo em tanques e então utilizá-lo em um motor é extremamente ineficiente, havendo muitas perdas. Tanques de ar comprimido também não são meios de armazenar quantidades práticas de energia — a energia de 300 litros de ar a 300bar equivaleria à energia de apenas 1,4 litros de gasolina [fonte]. É menos do que a energia disponível em uma pequena moto, e mais comparável à energia de um cortador de grama.
Se o carro não é ecológico, se nunca foi produzido como anunciado, como explicar que novos acordos continuem sendo anunciados exatamente como dantes, prometendo sempre carros para “breve”? Há poucos meses a MDI entrou em acordo para lançar seu carro a ar na Índia, prometendo vendê-los a partir de agosto de 2008. Por que afinal nunca podemos comprar os carros?
O verdadeiro segredo do carro a ar comprimido pode ter em verdade pouco a ver com meios de transporte, e sim com a única coisa que você pode prontamente fazer com seu dinheiro ao visitar o sítio da MDI e seus representantes: comprar licenças de fabricação. Na própria página de entrada do sítio declaram que a “MDI … se financia com a venda e concessão de licenças de fabricação de suas patentes em todo o mundo”. Como pergunta Janosch, “Não será em realidade o negócio da MDI apenas a venda de franquias e licença?“. Ele continua: “Se este é o caso, a inviabilidade do projeto seria o de menos. O importante seria fazer as pessoas acreditarem que é viável, e desenvolver uma boa estratégia de marketing para captar investidores. Para isso bastaria que a MDI criasse protótipos para apresentar e conseguir investimentos destinados ao desenvolvimento de novos protótipos. Seu mercado não seria o de compradores de carros, e sim o de investidores que não conheçam a indústria automobilística. Logo poderiam culpar os ‘grandes poderes econômicos ocultos’ pelo fracasso de seu projeto”.



http://100nexos.com/arquivo/229
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Re: Re.: Mecânico do ES inventa motor a ar 100% ecológico

Mensagem por Sorrelfa »

:emoticon12: :emoticon12:
Editado pela última vez por Sorrelfa em 05 Dez 2007, 20:02, em um total de 1 vez.
Vendo a justificável insistência de todos, humildemente sou forçado à admitir que sou um cara incrível !

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Re.: Mecânico do ES inventa motor a ar 100% ecológico

Mensagem por zumbi filosófico »

não dá para fazer direct link das miniaturas de imagem do google. Fica só esse endereço enorme alargando a página ou simplesmente não aparece a imagem.
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Fernando Silva
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Re.: Mecânico do ES inventa motor a ar 100% ecológico

Mensagem por Fernando Silva »

Esse carro a ar comprimido equivale ao que estão fazendo os americanos, gastanto mais combustível para produzir álcool a partir do milho do que estão economizando com o uso do álcool.

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Johnny
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Re.: Mecânico do ES inventa motor a ar 100% ecológico

Mensagem por Johnny »

Exite mais fofoca contra do que algo realmente sério inviabilizando o sistema. Vamos aguardar.
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Re.: Mecânico do ES inventa motor a ar 100% ecológico

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Espero que este projeto dê com os burros n'água.
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aknatom
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Re.: Mecânico do ES inventa motor a ar 100% ecológico

Mensagem por aknatom »

Reafirmo: pelo que entendi do projeto brasileiro, a energia usada não é a da compressão do ar e sim a da expansão do ar comprimido quando aquecido no que geralmente é a câmara de combustão.
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

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zencem
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Re: Re.: Mecânico do ES inventa motor a ar 100% ecológico

Mensagem por zencem »

aknatom escreveu:Reafirmo: pelo que entendi do projeto brasileiro, a energia usada não é a da compressão do ar e sim a da expansão do ar comprimido quando aquecido no que geralmente é a câmara de combustão.


Não tinha prestado atenção neste detalhe.

O caso tem que ser demonstrado na prática.
Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:

- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".


500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Deu no que deu !!! ... :emoticon147:


Trancado