Protestos fazem papa cancelar palestra em universidade roman

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Claudio Loredo
Contato:

Protestos fazem papa cancelar palestra em universidade roman

Mensagem por Claudio Loredo »

fonte: http://br.reuters.com/article/topNews/i ... 1620080115

Protestos fazem papa cancelar palestra em universidade romana

terça-feira, 15 de janeiro de 2008 19:05 BRST
Por Phil Stewart

ROMA (Reuters) - O papa Bento 16 cancelou na terça-feira um discurso que faria na mais prestigiosa universidade romana, a La Sapienza, depois de protestos de alunos e professores. É a primeira vez em seu pontificado que ele se vê forçado a cancelar um evento devido a manifestações negativas.

O protesto começou com um abaixo-assinado de 67 professores que disseram que o papa de origem alemã não era bem-vindo por ser um teólogo retrógrado, que coloca a religião acima da ciência.

"Lamento profundamente a decisão do papa Bento 16", disse o primeiro-ministro italiano, Romano Prodi, após o anúncio do Vaticano. Prodi pediu que ele reconsidere. "Nenhuma voz deve ser silenciada em nosso país, e ainda mais quando se trata do papa."

Os descontentes citavam um discurso proferido há quase duas décadas na universidade pelo então cardeal Joseph Ratzinger em que ele aparentava justificar o julgamento de Galileu, ocorrido no século 17. Ele foi considerado herege por defender que a Terra gira em torno do Sol.

Seguidores do papa disseram que ele estava apenas citando a opinião de um teólogo austríaco, mas sem concordar com o julgamento de Galileu.

A polêmica reavivou as discussões na Itália sobre o papel do Catolicismo na vida do país. "Acho que a visita do papa não é uma coisa boa porque a ciência não precisa de religião. A universidade está aberta a toda forma de pensamento, mas a religião não está", disse o professor Andrea Sterbini, um dos signatários do protesto.

"O papa está fazendo a La Sapienza de refém. Liberdade aos pensadores", diz um cartaz deixado por estudantes.

Já aliados insuspeitos saíram em defesa do papa. O Nobel de Literatura Dario Fó, crítico contumaz da Igreja, defendeu o direito do papa à expressão.

"Sou contra qualquer forma de censura, porque o direito de expressão é sagrado", disse o escritor ao jornal La Repubblica.

Prodi e outros políticos se queixaram do clima de intolerância na Itália, mas os adversários do primeiro-ministro disseram que o governo deveria ter se empenhado mais pelo discurso.

"É uma dolorosa surpresa que fere e humilha o Estado, que não pôde garantir a liberdade de expressão", disse o ex-premiê Silvio Berlusconi.

A La Sapienza foi fundada há 705 anos por um papa, e o chanceler que convidou Bento 16 disse que o incidente serve para levar "crentes e não-crentes" a refletir.

Em 2006, o papa já havia atraído protestos por causa de uma citação em um discurso. Na ocasião, falando numa universidade alemã, ele citou um imperador bizantino do século 14 segundo o qual o Islã é uma religião que se baseia na violência.

O discurso provocou violentos protestos no mundo islâmico, e o papa posteriormente pediu desculpas pelo que disse ser um mal-entendido

clara campos
Moderadora
Contato:

Re: Protestos fazem papa cancelar palestra em universidade r

Mensagem por clara campos »

Claudio Loredo escreveu:Seguidores do papa disseram que ele estava apenas citando a opinião de um teólogo austríaco, mas sem concordar com o julgamento de Galileu.

Curioso... não foi a mesma desculpa dada para aquele xinfrim sobre o Islão??
O B16 além de retrógado raia a cobardia...
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Acauan
Moderador
Gênero: Masculino

Mensagem por Acauan »

Claudio Loredo escreveu:
O protesto começou com um abaixo-assinado de 67 professores que disseram que o papa de origem alemã não era bem-vindo por ser um teólogo retrógrado, que coloca a religião acima da ciência.

Será que ninguém lá percebeu que estranho seria se o Papa, repetindo, O PAPA, colocasse a ciência acima da religião?
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

clara campos
Moderadora
Contato:

Claudio Loredo escreveu:Já aliados insuspeitos saíram em defesa do papa. O Nobel de Literatura Dario Fó, crítico contumaz da Igreja, defendeu o direito do papa à expressão.

"Sou contra qualquer forma de censura, porque o direito de expressão é sagrado", disse o escritor ao jornal La Repubblica.

Prodi e outros políticos se queixaram do clima de intolerância na Itália, mas os adversários do primeiro-ministro disseram que o governo deveria ter se empenhado mais pelo discurso.

Que disparate, afinal não foi o papa and friends que cancelou a ida à Univ?
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

clara campos escreveu:
Claudio Loredo escreveu:Já aliados insuspeitos saíram em defesa do papa. O Nobel de Literatura Dario Fó, crítico contumaz da Igreja, defendeu o direito do papa à expressão.

Que disparate, afinal não foi o papa and friends que cancelou a ida à Univ?

Difícil saber o que é pior.
A censura dos manifestantes ou a covardia do Vaticano.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

clara campos
Moderadora
Contato:

Re.: Protestos fazem papa cancelar palestra em universidade

Censura dos manifestantes?
Eles apenas usaram a sua liberdade de expressão para dizer "o Papa não é bem vindo". Segundo a notícia não houve qualquer censura, qualquer proibição, ou qualquer outra atitude anti-democrática.

Acauan
Moderador

Re: Re.: Protestos fazem papa cancelar palestra em universid

Mensagem por Acauan »

clara campos escreveu:Censura dos manifestantes?
Eles apenas usaram a sua liberdade de expressão para dizer "o Papa não é bem vindo". Segundo a notícia não houve qualquer censura, qualquer proibição, ou qualquer outra atitude anti-democrática.

Democrático seria ouvi-lo primeiro e contestá-lo depois, com ambas as partes usando o direito de se expressar.
Como fizeram, deixaram claro que não queriam que ele falasse, o que é muito diferente de se opor à fala.

No mais, uma universidade podia ser um pouquinho mais tolerante, para se dizer o mínimo, com outras opiniões.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Lembrando:

Não concordo com uma só palavra do que dizes, mas defenderei até a morte seu direito de dizê-las.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Censurado2008

Mensagem por Censurado2008 »

Acauan escreveu:Lembrando:

Não concordo com uma só palavra do que dizes, mas defenderei até a morte seu direito de dizê-las.

Qual o seu limite?

One

Mensagem por One »

hipócrita.

Banir não cala a verdade, nem apagando as mensagens.

Discursos bonitinhos sem feito...

clara campos
Moderadora
Contato:

Acauan escreveu:
clara campos escreveu:Censura dos manifestantes?

Democrático seria ouvi-lo primeiro e contestá-lo depois, com ambas as partes usando o direito de se expressar.
Como fizeram, deixaram claro que não queriam que ele falasse, o que é muito diferente de se opor à fala.

No mais, uma universidade podia ser um pouquinho mais tolerante, para se dizer o mínimo, com outras opiniões.

Agir como dizes não sei se seria mais democrático, mas seria certamente mais correcto. Contudo, não me pareceu que a censura fosse por parte da universidade, tanto que o convite foi feito. É natural que dentro de uma instituição plural, como se quer a universidade, diferentes vozes - e formas de expressão - se levantem. Contudo, parece-me legítima a atitude dos assinantes.

Lucas Eduardo

Mensagem por Lucas Eduardo »

deixar ou não o papa falar não muda a intenção.
uma figura pública como o papa deveria saber que ele pode ser criticado em qualquer lugar...
em outras terras, seriam projeteis e bombas ao invés de "protestos"...
Quem nasceu primeiro: deus ou criador dele? :D

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

Não acho anti-democrático se negar a ouvir coisas que já estamos cansados de saber. Seria como abrir a porta pela segunda vez ao pastor a quem recebi em minha casa há alguns anos. Eu decidi que não me interessa o que ele tem a dizer.

O direito do outro termina onde começa o meu.

Pior ainda. Achar que não se pode negar a voz de ninguém MUITO MENOS a voz do Papa é uma posição nada democrática.
Imagem

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Se fosse o Joao Paulo 2º eu até acharia que foi desrespeitoso, mas o fato é que o Joao Paulo dificilmente enfrentaria uma manifestação dessas, mesmo proferindo a sua fé, pois ele, queira ou não queira, pelo menos tentou uma aliança pacífica com as religiões.

Agora, esse papa Chico Besta 16 só fala merda, é da Santa Inquisição (ela não morreu, só mudou de nome) e é contrário a uma aliança com as outras religiões. Isso, sem falar das merdas que ele fala da ciência.

E não podemos nos esquecer que a manifestação foi em uma universidade em ROMA. Ou seja, imaginem quantas merdas essa universidade deve engolir do Vaticano e nós, povos de fora não estamos sabendo. Criticar a universidade é fácil pra quem tá de fora. Mas quem tá lá dentro, deve enfrentar diariamente oposição da Santa Igreja Chatólica por suas posições referentes à ciência.
Imagem

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Possíveis maus tempos para o catolicismo estes em que John Wayne teria mais presença de espírito que o Papa.

Explico.

Lá pelos anos sessenta ou setenta (acho), John Wayne foi convidado para uma palestra em Berkeley, ou na Columbia, ou sei lá e foi violentamente hostilizado por alunos e professores, que o tinham como um brutamontes descerebrado, símbolo da direita conservadora americana. Por isto, aquele reduto da contracultura (se é que era Berkeley) queria deixar bem claro que gostava tanto de Duke quanto da guerra do Vietnã.

Wayne foi assim mesmo, foi recebido com vaias às quais respondeu com sorrisos e acenos e na palestra, após duas ou três perguntas desafiadoras e ofensivas dos alunos, começou a angariar aplausos com suas respostas espirituosas, inteligentes e equilibradas.

Saiu ovacionado, distribuindo autógrafos e posando para fotos com aqueles que foram lá só para esculachá-lo.

Tenho a impressão que o Karol em situação semelhante taria mais prá John Wayne que prá Ratzinger.

Qual a graça de ter um Papa com nome de vilão de filme de guerra se na hora do vamos ver o cara foge da raia?

Nós, Índios.

Acauan Guajajara

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Liberdade de expressão

Mensagem por Liberdade de expressão »

Errar é humano persistir no erro é estupidez.
Acauan é um ser humano e também erra, aparenta ser demasiado orgulhoso para o reconhecer, prefere persistir.
A liberdade de expressão deve existir o tempo todo e não segundo conveniências pessoais.

Este trecho foi censurado e levou ao bloqueio da minha pessoa:

"Valoroso líder xiita do partido de Deus cujo o nome não pode ser pronunciado." ( mais ao menos isto que foi dito)

Para quem não sabe a referência é feita a Hassan Nasralhah, líder do Hezbolhah.

Pessoalmente não ligo a mínima para tal personagem, considero contudo que a liberdade de expressão é um pilar da minha civilização europeia ( ocidental), considerando falta de bom senso fazer uso deste valor a tempo parcial...

Defenderei até o direito de louvarem o idiota de Osama Bin Laden, pois considero desprezível a hipocrisia de louvar a liberdade de expressão conforme o interesse pessoal.

Concluo afirmando que a moderação pode escolher censurar o que bem entende, só não deveria depois vir dizer coisas
como :

"Não concordo com uma só palavra do que dizes, mas defenderei até a morte seu direito de dizê-las."

É muito feio e pouco coerente. Sei porém que o orgulho é o principal inimigo da razão, acredito que jamais o moderador em questão reconhecerá seu desvio, o orgulho não o deixará...
Por outro lado, poderá aproveitar para reconhecer publicamente o erro, deste modo distinguir-se entre pequeno e grande homem...

zencem

Mensagem por zencem »

Acauan escreveu:
Claudio Loredo escreveu:

Será que ninguém lá percebeu que estranho seria se o Papa, repetindo, O PAPA, colocasse a ciência acima da religião?

É o instinto (burro) de competição!

Os professores poderiam ter conseguido um resultado melhor se dissessem que ele era um teólogo retrógrado, porque se empenhava em colocar a religião contra a ciência.

Convenhamos que a ciência tem promovido muito mais benefícios para a humanidade do que a religião, que está mais especializada em sectarismos, preconceitos e conflitos, que sustentam os sentimentos da guerra.
Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:

- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".

500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Deu no que deu !!! ... :emoticon147:

zencem

Mensagem por zencem »

Liberdade de expressão escreveu:Errar é humano persistir no erro é estupidez.
Acauan é um ser humano e também erra, aparenta ser demasiado orgulhoso para o reconhecer, prefere persistir.
A liberdade de expressão deve existir o tempo todo e não segundo conveniências pessoais.

Este trecho foi censurado e levou ao bloqueio da minha pessoa:

"Valoroso líder xiita do partido de Deus cujo o nome não pode ser pronunciado." ( mais ao menos isto que foi dito)

Para quem não sabe a referência é feita a Hassan Nasralhah, líder do Hezbolhah.

Pessoalmente não ligo a mínima para tal personagem, considero contudo que a liberdade de expressão é um pilar da minha civilização europeia ( ocidental), considerando falta de bom senso fazer uso deste valor a tempo parcial...

Defenderei até o direito de louvarem o idiota de Osama Bin Laden, pois considero desprezível a hipocrisia de louvar a liberdade de expressão conforme o interesse pessoal.

Concluo afirmando que a moderação pode escolher censurar o que bem entende, só não deveria depois vir dizer coisas
como :

"Não concordo com uma só palavra do que dizes, mas defenderei até a morte seu direito de dizê-las."

É muito feio e pouco coerente. Sei porém que o orgulho é o principal inimigo da razão, acredito que jamais o moderador em questão reconhecerá seu desvio, o orgulho não o deixará...
Por outro lado, poderá aproveitar para reconhecer publicamente o erro, deste modo distinguir-se entre pequeno e grande homem...

Pug!

Sou solidário contigo, no que tange à liberdade, mas, na frase, ela está limitada à morte.

E certas atitudes, que já provaram por a vida em risco, como a de centenas de passageiros inocentes, sequestrados para servir de projéteis, para matar milhares de pessoas, aleatóriamente, não podem ser consideradas como beneficiárias do direito da liberdade de expressão, especialmente, quando não foram precedidas de uma honesta liberdade de pensamento.

Opiniões em favor da deliquência não nos dá segurança dos proveitos que queremos obter com a liberdade de expressão.

Pense bem nisso, PUG: Liberdade é muito mais do que fazer o que se quer.

Essa crítica não anula qualquer razão que tenhas, de exigir uma eventual isonomia, ou de exercer o sagrado direito do "jus sperniandi". :emoticon16:

Mais tolerância e sensatez, PUG, e, principalmente, mais liberdade de pensar!
Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:

- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".

500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Deu no que deu !!! ... :emoticon147:

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Pra mim, isso já virou foi trollice pura e simples faz tempo.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

clara campos
Moderadora
Contato:

Liberdade de expressão escreveu:Errar é humano persistir no erro é estupidez.

Pug, o quebrar continuamente as regras do fórum insere-se nesta categoria, ou isto vale apenas para os outros?
Sinceramente, há quanto tempo não mandas uma?

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Liberdade de expressão escreveu:Defenderei até o direito de louvarem o idiota de Osama Bin Laden, pois considero desprezível a hipocrisia de louvar a liberdade de expressão conforme o interesse pessoal.

[...]

Não concordo inteiramente com Voltaire ou, pelo menos, com generalizações do que ele disse.
No Brasil, pelo menos, incitação à violência é crime.

clara campos
Moderadora
Contato:

Fernando Silva escreveu:No Brasil, pelo menos, incitação à violência é crime.

Em Portugal também, a incitação ao crime e à discriminação.
Contudo são crimes difíceis de provar, já que exige provas de que X convenceu Y a cometer o crime (não é tanto a incitação que é crime, mas a incitação eficaz).

Trancado