A ausência de Deus
A ausência de Deus
A ausência de Deus
Postado originalmente em 17/10/2003 18:46:42
por Acauan
Religiosos em geral e cristãos em particular associam a ausência de Deus ao sofrimento, chegando a utilizarem esta ausência para definir a idéia de inferno.
Para os que defendem este discurso, todos os seres humanos tem necessidade atávica da comunhão com o divino e a felicidade humana sem Deus seria impossível ou, na melhor das hipóteses, incompleta.
Esta questão, aparentemente pessoal e sem importância, é relevante quando se pensa a existência de Deus, que por definição é um Ser Necessário, ou mais do que isto, como diria Santo Anselmo, O Ser Necessário.
A imunidade à ausência de Deus transforma o Ser Necessário em desnecessário, e em sendo desnecessário, deixa de ser Deus. Um Deus que deixa de ser necessário para uma única de suas criaturas já não é absoluto quanto ao atributo de Ser Necessário, e se o atributo não é absoluto, então também não é divino.
Trocando em miúdos e expondo claramente minha tese, se a necessidade da comunhão com Deus é uma necessidade atávica do Homem, a existência de um único ateu que não padeça de sofrimento como conseqüência de seu ateísmo proclamaria a inexistência de Deus, já que o ateu pode conscientemente negar que Deus exista, mas não poderia nunca negar a necessidade atávica da comunhão, que seria fato se Deus existisse.
por Acauan
Religiosos em geral e cristãos em particular associam a ausência de Deus ao sofrimento, chegando a utilizarem esta ausência para definir a idéia de inferno.
Para os que defendem este discurso, todos os seres humanos tem necessidade atávica da comunhão com o divino e a felicidade humana sem Deus seria impossível ou, na melhor das hipóteses, incompleta.
Esta questão, aparentemente pessoal e sem importância, é relevante quando se pensa a existência de Deus, que por definição é um Ser Necessário, ou mais do que isto, como diria Santo Anselmo, O Ser Necessário.
A imunidade à ausência de Deus transforma o Ser Necessário em desnecessário, e em sendo desnecessário, deixa de ser Deus. Um Deus que deixa de ser necessário para uma única de suas criaturas já não é absoluto quanto ao atributo de Ser Necessário, e se o atributo não é absoluto, então também não é divino.
Trocando em miúdos e expondo claramente minha tese, se a necessidade da comunhão com Deus é uma necessidade atávica do Homem, a existência de um único ateu que não padeça de sofrimento como conseqüência de seu ateísmo proclamaria a inexistência de Deus, já que o ateu pode conscientemente negar que Deus exista, mas não poderia nunca negar a necessidade atávica da comunhão, que seria fato se Deus existisse.
Nós, Índios.
Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
- Discernimento
- Gênero: Masculino
Re: A ausência de Deus
Estou certo que a religião - a religação com deus - é nada mais que usufruir da Terra de forma racional e confraternizar com as outras pessoas, que é comunhar de forma harmoniosa com os frutos de sua criação. Daí o motivo a implantação da mecânica da escassez arquitetada pelos governantes do mundo - os líderes das religiões-ópio.
- Apo
- Gênero: Feminino
Discernimento escreveu:Estou certo que a religião - a religação com deus - é nada mais que usufruir da Terra de forma racional e confraternizar com as outras pessoas, que é comunhar de forma harmoniosa com os frutos de sua criação. Daí o motivo a implantação da mecânica da escassez arquitetada pelos governantes do mundo - os líderes das religiões-ópio.
Então quem não é religioso não usufrui da Terra de forma racional e nem confraterniza com as pessoas, e não comunga de forma harmoniosa com o que está na face da Terra ( é irrelevante de quem seja tal criação aqui)?

- Discernimento
Apo escreveu:Toda religião é ópio.
Hoje no mundo tudo é ópio todo o governo tem a mesma origem.
Tá naquele post que você perguntou, como eu disse é um resumão da bíblia que te governa.
[quote="Acauan"][color=yellow]A ausência de Deus
por Acauan
Você já viu uma criança, logo após nascer, pronunciar: "Deus existe"?
Eu não, isso mostra que crença não é algo biológico, é da sociedade, todos nascem ateus, crer em Deus não é algo que se você não tiver colocará sua vida em risco, não é um fator biológico, interessante é que os religiosos nunca admitem os crimes que cometem, ou dizem que aquele religioso que cometeu o crime "era possuído pelo demônio"(mania de culpar a terceiros, mesmo que eles não existam) ou que era "ateus disfarçado de religioso" ou "uma pessoa com falta de Deus", culpam os ateus por toda a desgraça que acontece
por Acauan
Você já viu uma criança, logo após nascer, pronunciar: "Deus existe"?
Eu não, isso mostra que crença não é algo biológico, é da sociedade, todos nascem ateus, crer em Deus não é algo que se você não tiver colocará sua vida em risco, não é um fator biológico, interessante é que os religiosos nunca admitem os crimes que cometem, ou dizem que aquele religioso que cometeu o crime "era possuído pelo demônio"(mania de culpar a terceiros, mesmo que eles não existam) ou que era "ateus disfarçado de religioso" ou "uma pessoa com falta de Deus", culpam os ateus por toda a desgraça que acontece
"Religião é o ópio do povo"- disse Marx.
As coisas que as religiões fizeram na história confirmam essa frase letra por letra.
As coisas que as religiões fizeram na história confirmam essa frase letra por letra.
- Discernimento
Gugams escreveu:Você já viu uma criança, logo após nascer, pronunciar: "Deus existe"?
Eu culpo os autores e defensores do livro mais reproduzido de todos os tempos.
Discernimento escreveu:Gugams escreveu:Você já viu uma criança, logo após nascer, pronunciar: "Deus existe"?
Vocês não passam de adoradores do acaso, o acaso-rei e a evolução macacal são seus deuses.
Ateísmo só existe em sites como esse, sites de pregação ateísta, na vida real todos vocês gritam "Ai meu Deus" quando estão em perigo.
Ateu não existe, só finge que existe, mas tem uma vontade para acreditar em Deus, falam tanto de Deus porque estão buscando-o em vão.
Desde que o mundo é mundo chama vocês de idiota, leiam:
Jó 8:13
assim acabam todos os que esquecem Deus, assim perece a esperança do ímpio;
Jó 21:17
Quantas vezes vemos apagar-se a lâmpada dos ímpios, e a ruína desabar sobre eles?
Pro 18:3
Vindo o ímpio, vem também o desprezo, e com a ignomínia a vergonha.
Pro 11:8
O justo é libertado da angústia, e vem o ímpio para o seu lugar.
Sal 36:1
A TRANSGRESSÃO do ímpio diz no íntimo do meu coração: Não há temor de Deus perante os seus olhos.
Sal 34:21
A malícia matará o ímpio, e os que odeiam o justo serão punidos.
Job 10:15
Se for ímpio, ai de mim! E se for justo, não levantarei a minha cabeça; farto estou da minha ignomínia; e vê qual é a minha aflição.
Nascemos com a necessidade do sagrado.
Basta observar as crenças pelo mundo.
Não criamos Deus, é uma necessidade, é como sentir fome, e no final esta necessidade vai ser saciada.
Vocês são fundamentalistsa as avessas, como irei lhes explicar assim?Vocês são burros ou se fazez?
E você não são arrogantes?
- Discernimento
Fernanda escreveu:Discernimento escreveu:Gugams escreveu:Você já viu uma criança, logo após nascer, pronunciar: "Deus existe"?
Vocês não passam de adoradores do acaso, o acaso-rei e a evolução macacal são seus deuses.
Ateísmo só existe em sites como esse, sites de pregação ateísta, na vida real todos vocês gritam "Ai meu Deus" quando estão em perigo.
Ateu não existe, só finge que existe, mas tem uma vontade para acreditar em Deus, falam tanto de Deus porque estão buscando-o em vão.
Quantas vezes vemos apagar-se a lâmpada dos ímpios, e a ruína desabar sobre eles?
A TRANSGRESSÃO do ímpio diz no íntimo do meu coração: Não há temor de Deus perante os seus olhos.
Se for ímpio, ai de mim! E se for justo, não levantarei a minha cabeça; farto estou da minha ignomínia; e vê qual é a minha aflição.
Não criamos Deus, é uma necessidade, é como sentir fome, e no final esta necessidade vai ser saciada.
Vocês são fundamentalistsa as avessas, como irei lhes explicar assim?Vocês são burros ou se fazez?
Por favor fernanda você que parece conhecer as escrituras comente esse post:
viewtopic.php?f=1&t=17949
- Apo
Também tenho necessidade de Papai Noel e Bicho Papão. Mas apenas como figuras que alimentam imaginação. O que não quer dizer que eles existam e comandem a minha vida.

- Discernimento
Apo escreveu:Também tenho necessidade de Papai Noel e Bicho Papão. Mas apenas como figuras que alimentam imaginação. O que não quer dizer que eles existam e comandem a minha vida.
O dinheiro que você usa é impresso e avalisado por crentelhos.
Os três poderes em todas as esferas fazem referência ao deus judaico-cristão.
Os Artefatos de Destruição em Massa capazes de destruir todo o planeta é propriedade de crentelhos.
Os cientistas, em sua maioria, são crentelhos.
As empresas que fabricam o que você come e veste são propriedade de crentelhos.
Você tem um planeta particular?
- Apo
Discernimento escreveu:Apo escreveu:Também tenho necessidade de Papai Noel e Bicho Papão. Mas apenas como figuras que alimentam imaginação. O que não quer dizer que eles existam e comandem a minha vida.
O dinheiro que você usa é impresso e avalisado por crentelhos.
Os três poderes em todas as esferas fazem referência ao deus judaico-cristão.
Os Artefatos de Destruição em Massa capazes de destruir todo o planeta é propriedade de crentelhos.
Os cientistas, em sua maioria, são crentelhos.
As empresas que fabricam o que você come e veste são propriedade de crentelhos.
Você tem um planeta particular?
O que você quer dizer com tudo isto? Que mesmo eu não querendo os crentes mandam na minha vida?
As coisas que estão fora do meu poder de decisão ( e são muitas que jamais teremos como saber, talvez tenham se originado de uma idéia de um doente mental que viveu há 500 anos noutro país) não tenho como me negar a fazer parte.
Mas de onde você tira que as coisas que eu visto e como são propriedade de crentelhos? Como assim propriedade? Não entendi.
Os cientistas são crentes?
Não, são cientistas. Se fazem o seu trabalho o fazem em função da evolução e da pesquisa científica e não do fato de estarem cumprindo alguma profecia da Bíblia ou outro livro sagrado.
O que me interessa que os poderes façam referência ao deus judaico-cristão? São pessoas que têm crenças variadas, perfis variados, expectativas variadas, mas estão a serviço do dinheiro que ganham trabalhando naquilo. Não é deus algum que os paga, e sim eu mesma.
Nunca vi tanta bobagem reunida num post só.

- Discernimento
Apo,
Você realmente tem o dom da desinformação e da retórica infundada.
Você realmente tem o dom da desinformação e da retórica infundada.
- Lúcifer
- Contato:
Fernanda escreveu:Discernimento escreveu:Gugams escreveu:Você já viu uma criança, logo após nascer, pronunciar: "Deus existe"?
Em primeiro lugar, bem vinda, Fernanda. Espero podermos trocar bastante informação aqui.
Agora, em relação ao seu post, eu só posso dizer uma coisa.
Os ateus são tão necessitados de deus quanto vocês religiosos são necessitados do diabo.
Tirem o diabo de suas igrejas católicos / evangélicas e vocês vão ter o que? Nada.
Vocês dão graças a deus por existir o diabo senão, como os padres (e principalmente pastores mal carater) vão conseguir extorguir o pobre povo ignorante?
E só uma coisa que esqueci de colocar. Na hora da dificuldade, eu não peço nada a deus por dois motivos. Aprendi a duras penas que ele nunca me ouve. E, segundo, quando ele me ouve, me fode mais mais ainda. Nunca é o que eu peço, mas sempre o contrário.
Eu só não mando deus pros quintos dos infernos porque eu não quero me encontrar com ele lá.
Beijos.

- Discernimento
Apo escreveu:O que você quer dizer com tudo isto? Que mesmo eu não querendo os crentes mandam na minha vida?
Sim.
Apo escreveu:As coisas que estão fora do meu poder de decisão ( e são muitas que jamais teremos como saber, talvez tenham se originado de uma idéia de um doente mental que viveu há 500 anos noutro país) não tenho como me negar a fazer parte.
Ser ateu é se negar a fazer parte.
Apo escreveu:Mas de onde você tira que as coisas que eu visto e como são propriedade de crentelhos? Como assim propriedade? Não entendi.
Era só um exemplo pra ilustrar como tudo ao seu redor está ligado ao ser que você afirma não existir.
Apo escreveu:Os cientistas são crentes?
A grande maioria crê na existência do ser que você afirma não existir.
Apo escreveu:Se fazem o seu trabalho o fazem em função da evolução e da pesquisa científica e não do fato de estarem cumprindo alguma profecia da Bíblia ou outro livro sagrado.
Eu não disse isso.
Apo escreveu:O que me interessa que os poderes façam referência ao deus judaico-cristão? São pessoas que têm crenças variadas, perfis variados, expectativas variadas, mas estão a serviço do dinheiro que ganham trabalhando naquilo.
Elas o seguem e com certeza quando convier a estes será enorme a possiblidade de algo ser arbritado a você pela idéia de um ser que você afirma não existir.
Apo escreveu:Não é deus algum que os paga, e sim eu mesma.
O dinheiro é emitido e controlado por pessoas que seguem e fundaram sua existência na crença do ser que você afirma não existir.
E essas pessoas acham que o dinheiro deve ser desvalorizado constantemente, logo quem o recebe também está sendo desvalorizado.
Nossa! Parece com a lenda do leite das nações.
Mas lenda é lenda, certo?
Apo escreveu:Nunca vi tanta bobagem reunida num post só.
Inclusive suas réplicas.
Afirmar que deus não controla a realidade, não necessariamente como ser fantástico, é como não compreender seu conceito.
- Discernimento
Vim postar aqui por que julguei que não estavam contaminados pela palavra inventada de deus, erro meu, aqui muitos ficam rindo do livro de fantasias e das comédias e mazelas protagonizadas por seus seguidores.
Meu objetivo aqui é:
Especular sobre a tese de que o livro foi criado como propaganda de uma realidade que estaria por vir.
Realidade essa que é bem fascista, e no final, sangrenta.
Praticando:
Tendo como parâmetro o que você conhece dos crentelhos e da bíblia, o que você acha que vai acontecer quando javé, através de seus sócios humanos, julgar que é hora de salvar seu povo? (Não se esqueça que hoje o mundo é dinheiro e todo o dinheiro é dele)
a) ( ) Vamos ganhar um sorvete cada um.
b) ( ) Vamos ter que nos contentar em ficar na terra enquanto eles partem de teleporte pro céu.
c) ( ) Vamos levar uma bala na cara vinda do céu, mesmo que técnicamente não seja disparada pelo próprio javé como diz a bíblia.
d) ( ) Vamos ter que comprar ingressos pro teleporte.
Isso é apenas mudar o foco do crentelhinho nosso de cada dia para os crentelhos que governam a humanidade.
Meu objetivo aqui é:
Especular sobre a tese de que o livro foi criado como propaganda de uma realidade que estaria por vir.
Realidade essa que é bem fascista, e no final, sangrenta.
Praticando:
Tendo como parâmetro o que você conhece dos crentelhos e da bíblia, o que você acha que vai acontecer quando javé, através de seus sócios humanos, julgar que é hora de salvar seu povo? (Não se esqueça que hoje o mundo é dinheiro e todo o dinheiro é dele)
a) ( ) Vamos ganhar um sorvete cada um.
b) ( ) Vamos ter que nos contentar em ficar na terra enquanto eles partem de teleporte pro céu.
c) ( ) Vamos levar uma bala na cara vinda do céu, mesmo que técnicamente não seja disparada pelo próprio javé como diz a bíblia.
d) ( ) Vamos ter que comprar ingressos pro teleporte.
Isso é apenas mudar o foco do crentelhinho nosso de cada dia para os crentelhos que governam a humanidade.
- Discernimento
Uma ilustração:
Cremos na ciência certo?
Há pelo menos 4 mil anos existiam as intervenções cirúrgicas.
http://en.wikipedia.org/wiki/Edwin_Smith_Papyrus
O crentelho diz:
- Deus tirou esse conhecimento desse povo porque ele era promíscuo.
O cético diz:
- Esse conhecimento se perdeu.
A análise da realidade somada ao encadear de idéias diz:
- O cético e o crentelho podem estar certos, PORÉM, existem algumas instituições que usam a pirâmide egípcia como símbolo e são chamadas de Sociedades Ocultistas, essas sociedades ocultam coisas e seus membros necessariamente creem na existência de deus.
Cremos na ciência certo?
Há pelo menos 4 mil anos existiam as intervenções cirúrgicas.
http://en.wikipedia.org/wiki/Edwin_Smith_Papyrus
O crentelho diz:
- Deus tirou esse conhecimento desse povo porque ele era promíscuo.
O cético diz:
- Esse conhecimento se perdeu.
A análise da realidade somada ao encadear de idéias diz:
- O cético e o crentelho podem estar certos, PORÉM, existem algumas instituições que usam a pirâmide egípcia como símbolo e são chamadas de Sociedades Ocultistas, essas sociedades ocultam coisas e seus membros necessariamente creem na existência de deus.
- Fernando Silva
- Administrador
- Contato:
Discernimento escreveu:Era só um exemplo pra ilustrar como tudo ao seu redor está ligado ao ser que você afirma não existir.
Está ligado a esse ser ou está ligado aos tolos que acreditam em que ele existe?
E que formam a maioria da humanidade?
- Fernando Silva
- Administrador
- Contato:
Discernimento escreveu:Tendo como parâmetro o que você conhece dos crentelhos e da bíblia, o que você acha que vai acontecer quando javé, através de seus sócios humanos, julgar que é hora de salvar seu povo? (Não se esqueça que hoje o mundo é dinheiro e todo o dinheiro é dele)
Houve alguma época na história da humanidade em que o dinheiro - ou seja lá o que era usado como valor - não fosse importante?
- Fernando Silva
- Administrador
- Contato:
Fernanda escreveu:Vocês não passam de adoradores do acaso, o acaso-rei e a evolução macacal são seus deuses.
Por que você não lê o resto do site em vez de já chegar postando as mesmas besteiras com que já estamos acostumados há anos?
Que tal ser original e nos trazer idéias novas?
Se a bobagem já estiver nestas listas:
http://ateusdobrasil.com.br/artigos/per ... -respostas
http://ceticismo.wordpress.com/religiao ... religiosas
http://ateusdobrasil.com.br/artigos/con ... padrao.php
http://ateusdobrasil.com.br/artigos/34_ ... centes.php
http://fernandosilva.multiply.com/journ ... religiosos
não perca seu tempo.
Fernanda escreveu:acaso-rei e a evolução macacal

Coisa mais triste ver gente arrogante em desespero

Que bom que precisa de muletas para sobreviver, muitas pessoas precisam. Mas antes de criticar algo é necessário um mínimo de conhecimento

Somos burros? Quem sabe, imbecil é quem se arroga detentor de alguma verdade absoluta...
Ah sim, bem vinda ao fórum

"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)
"Your God is dead and no one cares" (Sartre)
"Your God is dead and no one cares" (Sartre)
- Apo
Cara, juro que eu não sabia que crentes podem ser tão malucos!
Uma afirma que ateus ( ou seja, cabeças que não são a dela) fingem ser ateus, mas estão em busca de Deus. Dá para ver a loucura embutida nesta idéia? Olha o que a crença e a religião fazem na mente de uma criatura! Eles se acham donos do pensamento alheio! E o pensamento alheio é igual ao deles, só está dissimulando!
O outro conseguiu "descobrir" a chave do enigma, ligando as ideologias do poder entre si, com o destino da Terra e o que um pretenso sacana escreveu na Bíblia porque estava avisando o que vai acontecer.
Com base nisto, eu sou comandada até o dia do final. Ou seja, querendo ou não, "eles" são donos dos meus atos e do fato de eu escolher usar Calvin Klein e não gostar da obra de Niemeyer!
HAJA DOENÇA!!!!
Uma afirma que ateus ( ou seja, cabeças que não são a dela) fingem ser ateus, mas estão em busca de Deus. Dá para ver a loucura embutida nesta idéia? Olha o que a crença e a religião fazem na mente de uma criatura! Eles se acham donos do pensamento alheio! E o pensamento alheio é igual ao deles, só está dissimulando!
O outro conseguiu "descobrir" a chave do enigma, ligando as ideologias do poder entre si, com o destino da Terra e o que um pretenso sacana escreveu na Bíblia porque estava avisando o que vai acontecer.
Com base nisto, eu sou comandada até o dia do final. Ou seja, querendo ou não, "eles" são donos dos meus atos e do fato de eu escolher usar Calvin Klein e não gostar da obra de Niemeyer!
HAJA DOENÇA!!!!

- Apo
Adoradores do acaso!!! De onde diabos esta gente tira tanta asneira? De algum pastor que se apodera da mente deles, só pode!

- Fernando Silva
- Administrador
- Contato:
Apo escreveu:O outro conseguiu "descobrir" a chave do enigma, ligando as ideologias do poder entre si, com o destino da Terra e o que um pretenso sacana escreveu na Bíblia porque estava avisando o que vai acontecer.
Ótimo resumo dessa "teoria da conspiração". Só faltaram os "Illuminati-que-sobreviveram-ao-afundamento-da-Atlântida" (ou fui eu que não li com atenção?).
No fim das contas, é mais uma religião, já que envolve um deus.
Discernimento escreveu:Fernanda escreveu:Discernimento escreveu:Gugams escreveu:Você já viu uma criança, logo após nascer, pronunciar: "Deus existe"?
Por favor fernanda você que parece conhecer as escrituras comente esse post:
viewtopic.php?f=1&t=17949
Que piada: 1 biblistazinha pedante e um conspiracionista barato anti-semita

Só falta o Famado e o Profeta Mundial aparecerem neste tópico pro circo ficar completo