Você, cidadão de bem, gostaria de ter uma arma de fogo?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.

Sim.
10
77%
Não.
3
23%

Total de votos: 13

Darkside
Gênero: Masculino

Mensagem por Darkside »

Eu não estou comercializando, mas gostaria de saber a opinião dos foristas sobre o assunto.

Eu gostaria, principalmente quando tiver casa e família própria. O Estado falha miseravelmente em conceder segurança a todos, as pessoas devem ter o direito à defesa pessoal. Eu na verdade não consigo me imaginar atirando em outra pessoa, mas sei que em uma situação extrema, iria me sentir falhando como pai, marido e proprietário do que é meu se tivesse que assistir um delinquente colocando em risco minha família para roubar meus pertences, que terei trabalhado honestamente para conseguir. Isso se estiver planejando apenas um assalto, o que é a melhor das hipóteses.

Alguém nessa situação não é um semelhante e mais um cidadão na sociedade, e sim um marginal que abandonou essa condição quando se dispôs a roubar e ser uma ameaça para a vida de pessoas inocentes.

Algumas condições legais para se ter uma arma de fogo no Brasil:

Quais os valores das taxas de Registro e Porte de Arma? (Anexo da Lei 10.826, de 22/12/03.)

A taxa cobrada para a emissão de novo registro, renovação ou segunda via é de R$ 300,00. Para a expedição de porte, renovação ou segunda via é de R$ 1.000,00.

Qual a diferença entre Registro e Porte de Arma? (Artigos 16, 23, 24, 25 e 26 do Decreto 5.123, de 1º/07/04.)

O registro é o documento da arma que autoriza o proprietário a mantê-la em sua residência ou local de trabalho. Ele deverá conter todos os dados relativos à identificação da arma e de seu proprietário. O porte é a autorização para o proprietário andar armado, conduzir a arma municiada.

Como posso obter meu Porte de Arma de uso permitido? (Artigo 10, § 1º e incisos I, II e III, da Lei 10.826/03 e artigo 22 do Decreto 5.123/04.)

Será concedido em caráter excepcional pela Polícia Federal demonstrando a necessidade por atividade profissional de risco ou de ameaça de atividade profissional e apresentando a propriedade de arma de fogo e seu registro.

Posso comprar uma arma? (Artigo 4º da Lei 10.826/03 e artº 12 do Decreto 5.123/04.)

Sim, desde que ela seja uma arma de fogo de uso permitido e que o adquirente preencha os seguintes requisitos para o registro, a saber:

Documentos necessários para o registro de arma:
- Declarar efetiva necessidade.
- Ter, no mínimo, 25 anos.
- Apresentar cópia autenticada da carteira de identidade.
- Comprovar no pedido de aquisição e em cada renovação do registro idoneidade e inexistência de inquérito policial ou processo criminal, por meio de certidões de antecedentes criminais fornecidos pela Justiça Federal, Estadual, Militar e Eleitoral.
- Comprovar ocupação lícita.
- Comprovar residência certa.
- Comprovar capacidade técnica para o manuseio de arma de fogo (curso de tiro).
- Comprovar aptidão psicológica para o manuseio de arma de fogo (teste psicológico).

Quais são as armas de fogo de uso permitido? (Artigo 17 do Decreto 3.665/00, R-105).

Armas de fogo curtas de repetição ou semi-automáticas:
A) .22, .25 AUTO, .32 AUTO, .32 S&W, .38 SPL e .380 AUTO e suas munições.
B) Armas de fogo longas raiadas de repetição ou semi-automáticas, como, por exemplo, os calibres .22 LR, .32-20, .38-40 e .44-40 e suas munições.
C) Armas de fogo de Alma Lisa de repetição ou semi-automáticas de calibre 12 ou inferior com comprimento de cano igual ou maior que 24 polegadas e suas munições.
D) Armas de pressão (chumbinho) por ação de gás comprimido à ação de mola, com calibre igual ou inferior a 6 mm.

Em poucas palavras, pra se ter uma arma com registro é necessário fazer curso de tiro, não estar respondendo a processos, desembolsar 300,00 R$ para o governo, só pode ter armas de baixo calibre e apenas em casa e no local de trabalho. Até para andar com elas na rua, pra transportar ou algo assim, é necessário autorização especial.

Para se ter porte, que permitiria a você andar com a arma por aí, aumente o preço da liberação para 1000,00 R$ e você precisa comprovar que precisa da arma por algum motivo profissional, algo que não se aplica para a enorme maioria das pessoas.

Mais informações aqui:

http://www.cbc.com.br/cartilha/index.ph ... 1e2d572d89
"Temos uma coisa muito mais extraordinária: não só se consegue que uma mesa se mova magnetizando-a, como também que fale. Interrogada, ela responde."

Alan Kardec, Obras Póstumas Pág. 237

Apáte
Contato:

Re: Você, cidadão de bem, gostaria de ter uma arma de fogo?

Mensagem por Apáte »

"Eu não estou comercializando"
:emoticon12:
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Darkside

Mensagem por Darkside »

Vote na enquete, Apáte.

Quero a opinião de todos os conservadores do fórum. :emoticon26:
"Temos uma coisa muito mais extraordinária: não só se consegue que uma mesa se mova magnetizando-a, como também que fale. Interrogada, ela responde."

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

Os anos passam e eu nunca sei que resposta dar a esta pergunta. Estou mais para sim do que para não. Mas apenas em casa para me defender em caso de ser invadido. No máximo, no máximo...dentro do meu carro.
Na rua o risco ( e o custo benefício ) crescem demais: chance de acertar inocentes, risco e não acertar o delinquente, risco de levar bala do bandido antes, não conseguir sacar com segurança, me envolver em mal entendidos...

Evidentemente que tem ter um bom curso de tiro. Se é pra fazer, fazer bem feito.

E fazer bem feito significa outra coisa: assustar o alienígena se possível for. Se ele não entender a mensagem, atiro pra matar. Deixar um aleijado destes vivo é pedir retaliação. Melhor queimar o arquivo.
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Dark, acho que não consigo responder a uma pergunta formulada nestes moldes...

Gostar eu não gostaria. Seria NÃO a resposta.

Se a pergunta fosse: caso julgasse preciso, você TERIA uma arma de fogo? Aí, a resposta seria SIM.
Imagem

Darkside

Mensagem por Darkside »

Apo escreveu:Dark, acho que não consigo responder a uma pergunta formulada nestes moldes...

Se a pergunta fosse: caso julgasse preciso, você TERIA uma arma de fogo? Aí, a resposta seria SIM.

Acho que isso fica implícito, seja por necessidade ou pela mera vontade de ter.

Eu coloquei minha razão para ter uma arma, a qual não implica que eu andaria armado, já que ela serviria apenas para a defesa de minha casa, mas outras pessoas podem ter outras razões.

O "gostaria" se refere apenas à vontade motivada por qualquer fator, sendo que provavelmente a maioria das pessoas que gostariam de ter uma arma poderiam adquirir sem problemas, mas não faz isso por diversos motivos: a burocracia, o custo, não sentem que seja tão necessário, etc...

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

A enquete é dirigida só aos cidadãos de bem?

Por enquanto não acho necessário ter uma arma.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Apo

Mensagem por Apo »

Darkside escreveu:
Apo escreveu:Dark, acho que não consigo responder a uma pergunta formulada nestes moldes...

Eu coloquei minha razão para ter uma arma, a qual não implica que eu andaria armado, já que ela serviria apenas para a defesa de minha casa, mas outras pessoas podem ter outras razões.

O "gostaria" se refere apenas à vontade motivada por qualquer fator, sendo que provavelmente a maioria das pessoas que gostariam de ter uma arma poderiam adquirir sem problemas, mas não faz isso por diversos motivos: a burocracia, o custo, não sentem que seja tão necessário, etc...

Sei lá, tem quem ache que ter uma arma de fogo é sinal de poder ou outra fantasia qualquer de segurança, mesmo sem precisar.

Eu só consigo conceber no caso de necessidade. Não de "qualquer fator ".
Imagem

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

D) Armas de pressão (chumbinho) por ação de gás comprimido à ação de mola, com calibre igual ou inferior a 6 mm.

Precisa de burocracia pra ter uma dessas?

Quando eu era criança eu tinha de mola e de espoleta.
Um conhecido tinha de gás.

Aqui em patos ter uma arma (de fogo) é sinal que sua casa jamais será assaltada. A maioria dos bandidos pulam as casas quando acham que estão vazias ou no máximo carregam um canivete.

Darkside

Mensagem por Darkside »

Apo escreveu:
Darkside escreveu:

Sei lá, tem quem ache que ter uma arma de fogo é sinal de poder ou outra fantasia qualquer de segurança, mesmo sem precisar.

As pessoas podem ter armas pelos motivos que quiserem, desde que cumpram os pré-requisitos e não as utilizem para descumprir a lei, e caso o façam, existe toda a fiscalização necessária para punir o infrator.

É claro que eu ficaria preocupado se eu tivesse um vizinho paranóico que me espreita pela janela todas as manhãs abraçado em uma arma, mas para evitar isso existem os testes psicológicos e outras exigências.

A necessidade por mais segurança é o fator mais relevante para as pessoas adquirirem armas. A maioria das pessoas não compra uma arma com o mesmo objetivo de alguém que compra um MP3, salvo exceções. Existem os colecionadores, mas são minoria.

Darkside

Mensagem por Darkside »

Apáte escreveu:Aqui em patos ter uma arma (de fogo) é sinal que sua casa jamais será assaltada. A maioria dos bandidos pulam as casas quando acham que estão vazias ou no máximo carregam um canivete.

Infelizmente, a minha cidade é uma das mais violentas do estado.

Reid

Mensagem por Reid »

nao vejo graça em armas de fogo...

prefiro armas brancas, tanto q tenho um punhal romano muito bonito :emoticon16:

Pinheiro
Contato:

Mensagem por Pinheiro »

Para ter uma arma legal e uma burocracia enorme enquanto quem deveria cuidar da segurança vende arrmas aos bandidos, as vezes muito mais barato q o registro legal.

Apo

Mensagem por Apo »

Darkside escreveu:
Apo escreveu:
Darkside escreveu:

As pessoas podem ter armas pelos motivos que quiserem, desde que cumpram os pré-requisitos e não as utilizem para descumprir a lei, e caso o façam, existe toda a fiscalização necessária para punir o infrator.

Sim, óbvio. Eu estava a ponderar a questão apenas no MEU CASO. Se não a resposta a alguns questões não fosse SIM ( você mora em casa isolada e em rua escura? Você chega do trabalho sempre pelo mesmo caminho e não há policiamento por perto? Costuma receber visitas que se sentem inseguras? Tem filhos que ficam brincando no pátio? Dorme sozinho em casa e as janelas são muito devassadas? Você calcula que a polícia levaria talvez tempo demais para socorrê-lo em caso de assalto ou invasão? Etc....), eu NÃO TERIA UMA ARMA EM CASA. É como ponderar entre risco e benefício. Mas isto sou EU.

É claro que eu ficaria preocupado se eu tivesse um vizinho paranóico que me espreita pela janela todas as manhãs abraçado em uma arma, mas para evitar isso existem os testes psicológicos e outras exigências.

Não acredito em testes psicológicos. Mas isto são outros quinhentos.

A necessidade por mais segurança é o fator mais relevante para as pessoas adquirirem armas. A maioria das pessoas não compra uma arma com o mesmo objetivo de alguém que compra um MP3, salvo exceções. Existem os colecionadores, mas são minoria.

Pois é. E eu não seria exceção. Acontece que o julgamento acerca da necessidade é que varia de pessoa para pessoa.
Imagem

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

A regra fundamental para se ter uma arma de fogo é estar disposto a fazer uso dela.

Parece óbvio, mas as implicações são mais sérias do que ponderam os que tratam superficialmente o assunto.

Só deve ter uma arma quem tem certeza que só a sacará em situações extremas e que nestas situações não hesitará em matar alguém.
Se hesitar, será morto por sua própria arma.

Que ninguém acredite em bobagens como tiro de advertência ou atirar na perna.
Isto só existe em filme.
Em situações extremas é matar ou ser morto. Só.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Apo

Mensagem por Apo »

Acauan escreveu:A regra fundamental para se ter uma arma de fogo é estar disposto a fazer uso dela.

Parece óbvio, mas as implicações são mais sérias do que ponderam os que tratam superficialmente o assunto.

Só deve ter uma arma quem tem certeza que só a sacará em situações extremas e que nestas situações não hesitará em matar alguém.
Se hesitar, será morto por sua própria arma.

Que ninguém acredite em bobagens como tiro de advertência ou atirar na perna.
Isto só existe em filme.
Em situações extremas é matar ou ser morto. Só.

Foi o que eu disse. Se eu atirar com posse vai ser para acabar com a brincadeira.

Mas...se acontecer de eu me ver com uma arma na mão em situação de urgência, vou atirar tentando matar e seja lá o que deus quiser.
Imagem

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

Acauan,

uma arma nao e conveniente apenas em situacoes extremas (do tipo, sequestradores invadem a sua casa).

Em muitas comunidades rurais por exemplo existem pequenas invasoes e tentativas de furtos que podem sim ser dissipadas com uma arma de fogo, sem que o proprietario precise ter a intencao de matar o meliante.

Alias, dar uns tiros e deixa-lo correr e ate mais conveniente pois assim ele alertara toda a vagabundagem de que voce nao esta ali para brincadeira.

Outra situacao e a de uma mulher que se sinta perseguida por um potencial estuprador, que pode usar a arma para afugenta-lo.

"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Apo

Mensagem por Apo »

user f.k.a. Cabeção escreveu:Acauan,

uma arma nao e conveniente apenas em situacoes extremas (do tipo, sequestradores invadem a sua casa).

Em muitas comunidades rurais por exemplo existem pequenas invasoes e tentativas de furtos que podem sim ser dissipadas com uma arma de fogo, sem que o proprietario precise ter a intencao de matar o meliante.

Alias, dar uns tiros e deixa-lo correr e ate mais conveniente pois assim ele alertara toda a vagabundagem de que voce nao esta ali para brincadeira.

É, mas é melhor ter certeza de que vai surtir efeito. Amigos meus tinham posse e curso ( depois que começaram a tentar entrar na casa deles pelo muro dos fundos no meio da madrugada). Deram um tiro pra cima e os caras continuaram tentando. Tem doido pra tudo. Resolveram recosntruir a casa de outra forma mais segura. Com dois bebês em casa, a coisa podia ficar um jogo de quem dá mais muito estressante.
Proprietários de terra sempre tiveram armas e deram tiros. Acho que é conveniente. Mas nem sempre têm assustado as gangues modernamente.

Outra situacao e a de uma mulher que se sinta perseguida por um potencial estuprador, que pode usar a arma para afugenta-lo.

Aqui complicou. Quando fazia faculdade e pós à noite, passei por várias situações de risco. OCORRE que nunca se sabe se o cara quer estuprar antes dele deixar a coisa muito clara. Para isto ele tem que chegar muito perto. Se ele estiver armado, de nada vai adiantar a sua arma, ele vai dominar primeiro com certeza. Se ele não estiver, você não vai pode ter certeza de que não se trata de outra coisa. Mesmo assim, é quase impossível atirar com alguém assim tão perto e andar armado todo dia para ir trabalhar ou estudar de transporte coletivo é complicado.
Nestes casos, eu prefiro uma arma branca. É menor e mais prática. Eu tinha uma de pequeno tamanho, discreta, mas eficiente. Carregava na pasta e na hora que saía da universidade, colocava na manga. Se acontecesse de algum cara se aproximar muito, minha intenção e estratégia era uma: deixar o cara se enroscar em mim e enfiar a faca no primeiro buraco dele disponível no momento: olho, ouvido, ou nas costas. Isto sim seria inesperado e eficiente.
Imagem

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

user f.k.a. Cabeção escreveu:
Acauan,

Cabeça,

Uma situação típica em todos estes casos é o agressor ser um drogado com pleno domínio de suas capacidades físicas agressivas, mas quimicamente impossibilitado de avaliar os riscos de suas ações.
Uma vez que o agressor neste estado tenha violado seu perímetro de segurança pessoal, as únicas alternativas são matá-lo ou arriscar que ele tome sua arma e o mate com ela.
Só profissionais altamente treinados tem o sangue frio e as habilidades técnicas para em frações de segundo decidir a ação que garanta o maior poder de parada sobre o agressor sem usar força letal.
Civis não treinados devem simplesmente apontar para o peito e atirar após advertir que estão armados e ordenar ao agressor que pare.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

marta

Mensagem por marta »

Serei absolutamente sincera nesta resposta. Sim. Eu gostaria de ter uma arma em casa, mas sou extremamente passional e não tenho preparo psicológico para te-la. Portanto, jamais pensei, seriamente, em adquirir uma delas.
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Com certeza quem comprou a arma tem que estar disposto a matar numa situacao dessas, o que eu disse e que uma situacao dessas nem sempre e o que vai motivar a compra da arma.

Vagabundos que furtam numa zona rural podem ser colocados pra correr com uns tiros de advertencia. Se o cara nao correr, mas for louco o suficiente para vir para cima, o dono da arma vai precisar ser mais persuasivo e atirar para matar.

Uma situacao de potencial estupro onde uma mulher consegue sacar a arma acontece o mesmo. Se o assaltante nao for intimidado ela precisa saber abrir fogo. Mas em geral quem ataca mulheres esta desarmado e esperando uma vitima facil.

marta

Mensagem por marta »

Se eu fosse fazendeira, certamente teria várias. MST na minha porteira, não sobraria um pra contar o ocorrido pra Globo. ainda bem que não tenho nem sítio :emoticon12:
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

user f.k.a. Cabeção escreveu:
Com certeza quem comprou a arma tem que estar disposto a matar numa situacao dessas, o que eu disse e que uma situacao dessas nem sempre e o que vai motivar a compra da arma.
Vagabundos que furtam numa zona rural podem ser colocados pra correr com uns tiros de advertencia. Se o cara nao correr, mas for louco o suficiente para vir para cima, o dono da arma vai precisar ser mais persuasivo e atirar para matar.
Uma situacao de potencial estupro onde uma mulher consegue sacar a arma acontece o mesmo. Se o assaltante nao for intimidado ela precisa saber abrir fogo. Mas em geral quem ataca mulheres esta desarmado e esperando uma vitima facil.

Cabeça,

Esta é uma visão um tanto americanizada da questão.
Nos Estados Unidos, qualquer vagabundinho invasor espera que um proprietário tenha uma arma e sairá correndo apavorado ao menor sinal de reação. Um acender de luz pode ser suficiente para espantá-los.

No Brasil, pelo contrário, os bandidos se acostumaram à passividade das vítimas.
Não esperam encontrá-las armadas e por isto tendem a mostrar oudadia desafiadora diante de uma reação, principalmente se também estiverem armados, em mais de um e drogados - a situação padrão.
Assim, quem tem uma arma no Brasil deve estar preparado para uma probabilidade muito maior de enfrentar a situação limite do que um americano em condição análoga.

Quanto às mulheres, um erro elucidativo de tempo atrás foi quando o revolver calibre .22 foi divulgado como arma de defesa pessoal feminina. Uma arma que dava às mulheres a ilusão de que poderiam deter um agressor sem usar força letal. Ocorre que este calibre não tem poder de parada e um estuprador poderia concluir seu ataque mesmo se atingido duas ou três vezes. Ou seja, se a mulher que impedir um estupro, ou bote na bolsa no mínimo um .38 e esteja disposta a estourar os miolos do excitado, ou então não ande sozinha a noite em locais suspeitos.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Guerreiro,

eu desconheco estatisticas sobre a efetividade dissuasiva do .22 para assaltos sexuais, mas de qualquer forma eu acho que existe uma grande chance de que mesmo que o estuprador nao seja derrubado pelo impacto ele seja ao menos retardado pelo dano causado. E claro que alguns podem ser duros na queda e conseguirem concluir mesmo com tres azeitonas na barriga, mas esse tipo de coisa seria muito mais um azar do que a inadequacao do equipamento.

Uma .22 e conveniente para mulheres por ser mais leve e portatil, cabendo numa bolsa, alem de produzir menos coice que outros revolveres, o que permite que a mulher desfira mais tiros num intervalo menor de tempo, com mais precisao em curtas distancias, sem a necessidade de proximidade corpo a corpo, como no caso dos aparelhos de eletro-choque mais comuns.

Trancado