Existe metafísica na ciência?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Fayman
Mensagens: 4072
Registrado em: 24 Out 2005, 14:22

Mensagem por Fayman »

Fernando escreveu:pra fazê-lo andar sobre as águas, multiplicar pães e tudo mais!


Se isso der dinheiro, eu TOPO!!!!

Fernando escreveu:Eu quis dizer que não se pode fazer ciência de conhecimentos obscuros (altamente questionáveis, como vc diria) como milagres, minotauros, duendes, pégasos.


Tá vendo o que eu falo de mal entendidos? Eu entendi ao contrário, mas você está exagerando; nem foi um estardalhaço tão grande assim!

Fernando escreveu:Dio, vc é foda!


Vou considerar um elogio! :emoticon16:

Ainda bem que de música, a gente concorda em muita coisa!
Fayman

autor de:

OS GUARDIÕES DO TEMPO
RELÂMPAGOS DE SANGUE

ANJO - A FACE DO MAL
AMOR VAMPIRO
(Coletânea 7 autores)

Avatar do usuário
g0n
Mensagens: 126
Registrado em: 19 Jun 2006, 12:31

Re.: Existe metafísica na ciência?

Mensagem por g0n »

Grande tópico... há moda antiga... :emoticon1:

Avatar do usuário
Joao Valle
Mensagens: 66
Registrado em: 28 Abr 2006, 22:02

Mensagem por Joao Valle »

Fernando escreveu:Flávio. Tome cuidado pq senão daqui a pouco eu vou fazer vc levitar.


Fernando escreveu:
Ao Fayman, este cético malvado, usarei meus miraculosos super poderes cósmicos de SUPER CRENTE pra fazê-lo andar sobre as águas, multiplicar pães e tudo mais! Com isso ele se jogará aos pés de Cristo implorando por perdão.


:emoticon1:

Isto me lembra uma cena do analista de Bagé com o megalomaniaco:
Nisso o megalômano de Carazinho subiu em cima do divã, apontou um dedo para o analista de Bagé e ameaçou: - Olha que eu te transformo em pedra. O analista de Bagé abriu a camisa e ofereceu o peito:
- Pois transforma. Quero ver. Transforma!
O outro mudou de tática. Ergueu a mão como numa bênção e disse: - Eu te perdôo.
Aí o analista de Bagé avançou....

Avatar do usuário
karas
Mensagens: 212
Registrado em: 14 Jun 2006, 19:13

Re.: Existe metafísica na ciência?

Mensagem por karas »

a ciência se ocupa de fatos observáveis, mensuráveis e testáveis, deixando as idiotices subjetivas para religiosos e psicólogos em geral.

Avatar do usuário
Samael
Mensagens: 13718
Registrado em: 19 Out 2005, 13:31
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Re.: Existe metafísica na ciência?

Mensagem por Samael »

Dante, the Wicked escreveu:
Flavio Costa escreveu:
Samael escreveu:
Dante, the Wicked escreveu:Só pra constar, considero o marxismo uma cosmovisão completamente viciada, cheia de conceitos vazios e completamente prescindíveis.


Vindo de um positivista lógico, é um baita elogio. :emoticon1:

Que maneira erudita de trocar farpas. :emoticon13:


Eu não entendo o Rodrigo! Ele é um social-democrata e fica aí tomando as dores do marxismo. Me ofende sériamente deste jeito...


Dizem que após o fracasso da utopia comunista, a maioria dos marxista inteligentes se voltaram à social-democracia ou ao nilismo político. Sinceramente, eu tô mais pra segunda opção. :emoticon1:

Mas, como estamos na era do fracasso da democracia liberal, a utopia liberal também parece cair por terra. O retorno magno das esquerdas (socializantes ou populistas, sendo que o populismo de direita saiu de moda) se fazem claros em vários Estados Nacionais. As coisas ficarão interessantes...

Dante, the Wicked
Mensagens: 4326
Registrado em: 27 Out 2005, 21:18

Mensagem por Dante, the Wicked »

Fernando escreveu:
Por exemplo, como justificar algo assim às críticas de Nietzsche? Ele riria diante destas justificativas dizendo. "A ciência é como uma criança que esconde um doce atrás do arbusto, dá a volta nele e depois retorna a encontrar o doce dizendo surpresa: Nossa! Encontrei um doce!"

Um pirrônico não tardaria a encontrar um dogmatismo nesta atitude. A efetividade não é suficiente para fundar o conhecimento. Pelo menos não dessa forma. [/color][/b]


Talvez Nietzsche esteja criticando pretensões positivistas da ciência. Mas a filosofia da ciência do século XX já acabou com estas pretensões e qualquer cientista que fez a lição de casa sabe disto.
O que a ciência propõe é: oferecer hipóteses sobre como o mundo funciona e testa-lás continuamente, descartando aquelas que sejam definitivamente provadas como falsas. Hipóteses que não podem definitivamente serem provadas verdadeiras.
Agora, por que fazer ciência e não elucubrações vazias? Porque, fazendo ciência, se estivermos errados sobre nossas teorias, cedo ou tarde nós vamos saber disto. Enquato fazendo elucubrações vazias, não.
E por que fazer ciência e não simplesmente adotar uma cosmovisão tão simplista que olhe o mundo de maneira superficial o suficiente para raramente incorrermos em erro?
Porque ciência resolve problemas.
Visite minha página http://filomatia.net. Tratando de lógica, filosofia, matemática etc.

Visite o Wikilivros. Aprenda mais sobre Lógica.
Assista meu canal do youtube. Veja meu currículo lattes.

Dante, the Wicked
Mensagens: 4326
Registrado em: 27 Out 2005, 21:18

Re: Re.: Existe metafísica na ciência?

Mensagem por Dante, the Wicked »

Samael escreveu:
Dizem que após o fracasso da utopia comunista, a maioria dos marxista inteligentes se voltaram à social-democracia ou ao nilismo político. Sinceramente, eu tô mais pra segunda opção. :emoticon1:

Mas, como estamos na era do fracasso da democracia liberal, a utopia liberal também parece cair por terra. O retorno magno das esquerdas (socializantes ou populistas, sendo que o populismo de direita saiu de moda) se fazem claros em vários Estados Nacionais. As coisas ficarão interessantes...


:emoticon18: ai... que interessante...
Visite minha página http://filomatia.net. Tratando de lógica, filosofia, matemática etc.

Visite o Wikilivros. Aprenda mais sobre Lógica.
Assista meu canal do youtube. Veja meu currículo lattes.

Dante, the Wicked
Mensagens: 4326
Registrado em: 27 Out 2005, 21:18

Re: Re.: Existe metafísica na ciência?

Mensagem por Dante, the Wicked »

karas escreveu:a ciência se ocupa de fatos observáveis, mensuráveis e testáveis, deixando as idiotices subjetivas para religiosos e psicólogos em geral.


[rapha]
É isto aí, campeão! :emoticon45:
[/rapha]
Visite minha página http://filomatia.net. Tratando de lógica, filosofia, matemática etc.

Visite o Wikilivros. Aprenda mais sobre Lógica.
Assista meu canal do youtube. Veja meu currículo lattes.

Trancado