Sobre as origens do espiritismo
Sobre as origens do espiritismo
Os espíritas admitem que os ensinamentos científicos de sua doutrina foram corrompidos pelo viés da época, mas negam que tenha ocorrido semelhante coisa com a descrição dos processos espirituais. Pois bem, me parece possível demonstrar que essa parte da doutrina espírita também estava de acordo com o que se pensava quando teria ocorrido a codificação.
É alegado que o espiritismo apresentava uma visão de mundo radicalmente diferente da que se tinha na europa cristã. Apesar disso também ser discutível, já que temos diversos conceitos cristãos na doutrina espírita, me vejo obrigado a reconhecer que muitos dos seus ensinamentos não tinham origem no cristianismo. Porém, um exame mais detalhado da época em que viveu Kardec revela que havia uma penetração do pensamento oriental na sociedade, o que pode ser evidenciado com os trabalhos de diversos pensadores, principalmente Schopenhauer. Conceitos de suma importância no espiritismo, como a reencarnação e o carma, são encontrados no hinduísmo.
O que os espíritas tem a dizer?
É alegado que o espiritismo apresentava uma visão de mundo radicalmente diferente da que se tinha na europa cristã. Apesar disso também ser discutível, já que temos diversos conceitos cristãos na doutrina espírita, me vejo obrigado a reconhecer que muitos dos seus ensinamentos não tinham origem no cristianismo. Porém, um exame mais detalhado da época em que viveu Kardec revela que havia uma penetração do pensamento oriental na sociedade, o que pode ser evidenciado com os trabalhos de diversos pensadores, principalmente Schopenhauer. Conceitos de suma importância no espiritismo, como a reencarnação e o carma, são encontrados no hinduísmo.
O que os espíritas tem a dizer?
- salgueiro
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Como sempre vai depender da ótica empregada, se ela foi ditada por espíritos ou uma reunião de opiniões vindas do animismo.
Religião nenhuma a meu ver possui a "verdade" de forma completa. Uma das críticas feitas ao espiritismo é exatamente a amálgama feita de várias vertentes, para mim esse é um dos seus pontos fortes
Bjs
salgueiro escreveu:
Como sempre vai depender da ótica empregada, se ela foi ditada por espíritos ou uma reunião de opiniões vindas do animismo.
Religião nenhuma a meu ver possui a "verdade" de forma completa. Uma das críticas feitas ao espiritismo é exatamente a amálgama feita de várias vertentes, para mim esse é um dos seus pontos fortes
Bjs
Não senhora, dona sal, podemos afirmar que o trabalho do Kardec foi um plágio de Schopenhauer.
Não me leva a mal não, tá?

Re.: Sobre as origens do espiritismo
Não compreendo sua objeção, salgueiro.
Talvez você não tenha entendido: tentei demonstrar que o espiritismo tem origens puramente mundanas.
Talvez você não tenha entendido: tentei demonstrar que o espiritismo tem origens puramente mundanas.
- salgueiro
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Re: Re.: Sobre as origens do espiritismo
Hugo escreveu:Não compreendo sua objeção, salgueiro.
Talvez você não tenha entendido o que eu disse: eu tentei demonstrar que o espiritismo tem origens puramente mundanas.
Por isso que coloquei que depende da ótica utilizada. Se vc quiser buscar influências e correlacioná-las, consegue fácil. A doutrina não tem "novidades"
Bjs
Re.: Sobre as origens do espiritismo
Como assim não tem novidades? Não era o espiritismo que se arrogava a terceira revelação?
Outra coisa: você não acha muita coincidência que uma doutrina com aspectos do pensamento oriental apareça justamente na época em que esse é popular?
Outra coisa: você não acha muita coincidência que uma doutrina com aspectos do pensamento oriental apareça justamente na época em que esse é popular?
- salgueiro
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Re: Re.: Sobre as origens do espiritismo
Hugo escreveu:Como assim não tem novidades? Não era o espiritismo que se arrogava a terceira revelação?
Outra coisa: você não acha muita coincidência que uma doutrina com aspectos do pensamento oriental apareça justamente na época em que esse é popular?
Hugo, apesar de se arrogar mesmo, só se for uma revelação ocidental porque os orientais já sabiam se não me engano desde os vedas. Bota tempo nisso

Não tenho a menor idéia do quanto a reencarnação era popular à época
Bjs
Re: Sobre as origens do espiritismo
Hugo escreveu:Os espíritas admitem que os ensinamentos científicos de sua doutrina foram corrompidos pelo viés da época, mas negam que tenha ocorrido semelhante coisa com a descrição dos processos espirituais. Pois bem, me parece possível demonstrar que essa parte da doutrina espírita também estava de acordo com o que se pensava quando teria ocorrido a codificação.
É alegado que o espiritismo apresentava uma visão de mundo radicalmente diferente da que se tinha na europa cristã. Apesar disso também ser discutível, já que temos diversos conceitos cristãos na doutrina espírita, me vejo obrigado a reconhecer que muitos dos seus ensinamentos não tinham origem no cristianismo. Porém, um exame mais detalhado da época em que viveu Kardec revela que havia uma penetração do pensamento oriental na sociedade, o que pode ser evidenciado com os trabalhos de diversos pensadores, principalmente Schopenhauer. Conceitos de suma importância no espiritismo, como a reencarnação e o carma, são encontrados no hinduísmo.
O que os espíritas tem a dizer?
Antes de mais nada, a ORIGEM do Espiritismo foi a COMUNICAÇÃO ESPIRITUAL, foi só depois de ser informado por amigos que as mesas girantes produziam mensagens inteligíveis é que Kardec achou estranho e se interessou pelo assunto. Através de perguntas e respostas, Kardec obteve um esboço doutrinário, que foi sendo modificado e ampliado com o tempo. Essa é a origem do Espiritismo.
Quanto à POPULARIDADE de conceitos induístas na Europa, eu tenho lá as minhas dúvidas. Mesmo porque, popularidade não significa ACEITAÇÃO. Curiosidade também existe. Quando no século XVI Hans Ständen publicou o seu livro sobre o que passou entre os índios brasileiros e conseguiu fugir antes de virar cozido nas mãos deles, foi um best-seller, pois a Europa estava muito curiosa sobre as novas terras ocidentais. O que não quer dizer que os europeus adotassem costumes dos nossos índios...
Pois bem, o mesmo acho que se aplica à Europa cristã do século XIX. Podia estar curiosa sobre os asiáticos, mas não quer dizer que os europeus aceitassem suas idéias, até porque se consideravam muito superiores aos outros povos.
Kardec, de início, não pensava no Espiritismo como algo religioso. Via nele mais uma doutrina filosófica, tanto que defina como espírita qualquer um que aceitasse que as comunicações espirituais fossem possíveis, independente de seus credos particulares. Só mais para o fim, quando viu que tinha diante de si um corpo doutrinário próprio é que restringiu essa definição.
Quanto à questão de "Terceira Revelação", infelizmente Kardec não soube explorar os textos evangélicos de forma mais adequada. Lendo-se certos trechos de Romanos e Coríntios e outros, parece até estatuto de centro espírita. Paulo deixa bem claro que comunicações espirituais eram padrão nos primeiros tempos do Cristianismo. Havia até o dom para DISCERNIR ESPÍRITOS... Ora, se como já ouvi falar, o Espírito Santo falava diretamente aos cristãos primitivos, para quê um dom desses? A menos que não fosse o tal Santo o único espírito a falar... Quer dizer: a Terceira Revelação já começara ainda naquela época. A falha foi que a Santa Madre Igreja colocou um cadeado na boca do dito Espírito Santo, pois não admitia dividir sua autoridade com o Divino...
É de se notar, entretanto, que embora os conceitos de reencarnação e "carma" tenham origem na filosofia induísta, eles diferem muito no Espiritismo. Não são a mesma coisa.
Quanto à questão de "corrupção" por conta de uma época, bem não se pode colocar a carroça na frente dos bois. Kardec fez em sua época exatamente o que faríamos na nossa: se um espírito trouxesse uma "revelação" que estivesse em total contradição com o que é sabido cientificamente agora, o que eu ou você faria? Sem mais provas, rejeitaria tal ensino. É o que Kardec fazia. Agora se um espírito trouxesse uma "revelação" coincidente com nossos conhecimentos científicos, provavelmente ela não seria recusada. Você a recusaria? Mas se tempos depois fosse provada cientificamente errada... Foi o que aconteceu com certos postulados, QUE NÃO SÃO FUNDAMENTAIS PARA A DOUTRINA ESPÍRITA, aos quais Kardec fez uso pois era o que se dizia em sua época.
À falta de melhores argumentos para se combater o Espiritismo, vez por outra tais textos são postados por aqui como cavalo de batalha da fé cética.
É isso.
- Luis Dantas
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Re: Sobre as origens do espiritismo
Hugo escreveu:Conceitos de suma importância no espiritismo, como a reencarnação e o carma, são encontrados no hinduísmo.
O que os espíritas tem a dizer?
Eles eu não sei; o que eu digo é que você está supervalorizando o Espiritismo. Ele não é herdeiro verdadeiro nem de Schoppenhauer nem do Hinduísmo. Sua verdadeira origem está na mentalidade colonialista da Europa do final do século XIX e na peculiar insegurança espiritual que se apossou de muitos europeus como consequência do Iluminismo.
O resultado foi uma coleção de "desesperados espirituais" de vários calibres, com toda combinação de graus de talento e de honestidade. A maioria caiu de boca na tentação do revisionismo e tentou lidar com a insegurança repetindo para si próprios que eram os verdadeiros, legítimos e "evoluídos" herdeiros de todas as religiões dignas de que já ouviram falar.
Sinceramente, desses poucos (ou nenhum) se salva. O termo técnico para descrever praticamente todos é "picareta". Além de Kardec, entre eles está sua inspiração, H.P. Blavatsky, que posava de grande entendida mas distorcia um bocado os assuntos que abordava, a ponto de eu duvidar da honestidade dela.
O Espiritismo é uma técnica de auto-lavagem cerebral que carece de verdadeira coerência interna, muito menos valor como doutrina espiritual. Dizer que ele tem conceitos do Hinduísmo é insultar o Hinduísmo. Um bom guru hinduísta dificilmente ensinaria um conceito de reencarnação comparável ao espírita, que é extremamente incoerente e materialista.
Na verdade, um bom praticante espírita acaba chegando à mesma conclusão. Não é por acidente que espírita deixa a doutrina quando encontra serenidade e reflete sobre suas crenças.
"Faça da tua vida um reflexo da sociedade que desejas." - Mahatma Ghandi
"First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism
http://dantas.editme.com/textos http://luisdantas.zip.net http://www.dantas.com
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Re: Re.: Sobre as origens do espiritismo
salgueiro escreveu:Hugo escreveu:Como assim não tem novidades? Não era o espiritismo que se arrogava a terceira revelação?
Outra coisa: você não acha muita coincidência que uma doutrina com aspectos do pensamento oriental apareça justamente na época em que esse é popular?
Hugo, apesar de se arrogar mesmo, só se for uma revelação ocidental porque os orientais já sabiam se não me engano desde os vedas. Bota tempo nisso![]()
Não tenho a menor idéia do quanto a reencarnação era popular à época
Bjs
O processo de reencarnação descrito nos Vedas em nada tem a ver com a reencarnação ocidental.
Re: Sobre as origens do espiritismo
Luis Dantas escreveu:Hugo escreveu:Conceitos de suma importância no espiritismo, como a reencarnação e o carma, são encontrados no hinduísmo.
O que os espíritas tem a dizer?
Eles eu não sei; o que eu digo é que você está supervalorizando o Espiritismo. Ele não é herdeiro verdadeiro nem de Schoppenhauer nem do Hinduísmo. Sua verdadeira origem está na mentalidade colonialista da Europa do final do século XIX e na peculiar insegurança espiritual que se apossou de muitos europeus como consequência do Iluminismo.
O resultado foi uma coleção de "desesperados espirituais" de vários calibres, com toda combinação de graus de talento e de honestidade. A maioria caiu de boca na tentação do revisionismo e tentou lidar com a insegurança repetindo para si próprios que eram os verdadeiros, legítimos e "evoluídos" herdeiros de todas as religiões dignas de que já ouviram falar.
Sinceramente, desses poucos (ou nenhum) se salva. O termo técnico para descrever praticamente todos é "picareta". Além de Kardec, entre eles está sua inspiração, H.P. Blavatsky, que posava de grande entendida mas distorcia um bocado os assuntos que abordava, a ponto de eu duvidar da honestidade dela.
O Espiritismo é uma técnica de auto-lavagem cerebral que carece de verdadeira coerência interna, muito menos valor como doutrina espiritual. Dizer que ele tem conceitos do Hinduísmo é insultar o Hinduísmo. Um bom guru hinduísta dificilmente ensinaria um conceito de reencarnação comparável ao espírita, que é extremamente incoerente e materialista.
Na verdade, um bom praticante espírita acaba chegando à mesma conclusão. Não é por acidente que espírita deixa a doutrina quando encontra serenidade e reflete sobre suas crenças.
Análise muito boa, Luís, embora um pouco parcial. Você possui um desgosto muito grande com relação ao espiritismo, não?
Re: Sobre as origens do espiritismo
Botanico escreveu:Hugo escreveu:Os espíritas admitem que os ensinamentos científicos de sua doutrina foram corrompidos pelo viés da época, mas negam que tenha ocorrido semelhante coisa com a descrição dos processos espirituais. Pois bem, me parece possível demonstrar que essa parte da doutrina espírita também estava de acordo com o que se pensava quando teria ocorrido a codificação.
É alegado que o espiritismo apresentava uma visão de mundo radicalmente diferente da que se tinha na europa cristã. Apesar disso também ser discutível, já que temos diversos conceitos cristãos na doutrina espírita, me vejo obrigado a reconhecer que muitos dos seus ensinamentos não tinham origem no cristianismo. Porém, um exame mais detalhado da época em que viveu Kardec revela que havia uma penetração do pensamento oriental na sociedade, o que pode ser evidenciado com os trabalhos de diversos pensadores, principalmente Schopenhauer. Conceitos de suma importância no espiritismo, como a reencarnação e o carma, são encontrados no hinduísmo.
O que os espíritas tem a dizer?
Antes de mais nada, a ORIGEM do Espiritismo foi a COMUNICAÇÃO ESPIRITUAL, foi só depois de ser informado por amigos que as mesas girantes produziam mensagens inteligíveis é que Kardec achou estranho e se interessou pelo assunto. Através de perguntas e respostas, Kardec obteve um esboço doutrinário, que foi sendo modificado e ampliado com o tempo. Essa é a origem do Espiritismo.
Quanto à POPULARIDADE de conceitos induístas na Europa, eu tenho lá as minhas dúvidas. Mesmo porque, popularidade não significa ACEITAÇÃO. Curiosidade também existe. Quando no século XVI Hans Ständen publicou o seu livro sobre o que passou entre os índios brasileiros e conseguiu fugir antes de virar cozido nas mãos deles, foi um best-seller, pois a Europa estava muito curiosa sobre as novas terras ocidentais. O que não quer dizer que os europeus adotassem costumes dos nossos índios...
Pois bem, o mesmo acho que se aplica à Europa cristã do século XIX. Podia estar curiosa sobre os asiáticos, mas não quer dizer que os europeus aceitassem suas idéias, até porque se consideravam muito superiores aos outros povos.
Kardec, de início, não pensava no Espiritismo como algo religioso. Via nele mais uma doutrina filosófica, tanto que defina como espírita qualquer um que aceitasse que as comunicações espirituais fossem possíveis, independente de seus credos particulares. Só mais para o fim, quando viu que tinha diante de si um corpo doutrinário próprio é que restringiu essa definição.
Quanto à questão de "Terceira Revelação", infelizmente Kardec não soube explorar os textos evangélicos de forma mais adequada. Lendo-se certos trechos de Romanos e Coríntios e outros, parece até estatuto de centro espírita. Paulo deixa bem claro que comunicações espirituais eram padrão nos primeiros tempos do Cristianismo. Havia até o dom para DISCERNIR ESPÍRITOS... Ora, se como já ouvi falar, o Espírito Santo falava diretamente aos cristãos primitivos, para quê um dom desses? A menos que não fosse o tal Santo o único espírito a falar... Quer dizer: a Terceira Revelação já começara ainda naquela época. A falha foi que a Santa Madre Igreja colocou um cadeado na boca do dito Espírito Santo, pois não admitia dividir sua autoridade com o Divino...
É de se notar, entretanto, que embora os conceitos de reencarnação e "carma" tenham origem na filosofia induísta, eles diferem muito no Espiritismo. Não são a mesma coisa.
Quanto à questão de "corrupção" por conta de uma época, bem não se pode colocar a carroça na frente dos bois. Kardec fez em sua época exatamente o que faríamos na nossa: se um espírito trouxesse uma "revelação" que estivesse em total contradição com o que é sabido cientificamente agora, o que eu ou você faria? Sem mais provas, rejeitaria tal ensino. É o que Kardec fazia. Agora se um espírito trouxesse uma "revelação" coincidente com nossos conhecimentos científicos, provavelmente ela não seria recusada. Você a recusaria? Mas se tempos depois fosse provada cientificamente errada... Foi o que aconteceu com certos postulados, QUE NÃO SÃO FUNDAMENTAIS PARA A DOUTRINA ESPÍRITA, aos quais Kardec fez uso pois era o que se dizia em sua época.
À falta de melhores argumentos para se combater o Espiritismo, vez por outra tais textos são postados por aqui como cavalo de batalha da fé cética.
É isso.
A filosofia existencialista de autores como Schoppenhouer e Kierkgaard esteve sempre recheada dessa visão de mundo orientalizada, dado o contato de época.
E, se tratando de catedráticos famosos da época, creio que se pode dizer que, ao menos no meio acadêmico, a influência foi bastante relevante.
Re: Sobre as origens do espiritismo
Samael escreveu:A filosofia existencialista de autores como Schoppenhouer e Kierkgaard esteve sempre recheada dessa visão de mundo orientalizada, dado o contato de época.
E, se tratando de catedráticos famosos da época, creio que se pode dizer que, ao menos no meio acadêmico, a influência foi bastante relevante.
Ainda que assim o seja, como verificamos que tal relevante influência serviu para se compor o Espiritismo?
- Luis Dantas
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Re: Sobre as origens do espiritismo
Samael escreveu:Você possui um desgosto muito grande com relação ao espiritismo, não?
Eeeuuuu? Imagina...

"Faça da tua vida um reflexo da sociedade que desejas." - Mahatma Ghandi
"First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism
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Re: Sobre as origens do espiritismo
Botanico escreveu:como verificamos que tal relevante influência serviu para se compor o Espiritismo?
Analisando as idéias de Kardec. A própria opção dele em adotar o nome de um suposto ancestral druida (como se de alguma forma a vida presente dele não fosse tão significativa quanto a passada) é um dos muitos indicadores da intenção de unificação de doutrinas dele.
Em retrospecto isso parece até natural. A época de Kardec foi berço de um questionamento particularmente perturbador e traumático. As viagens, as comunicações e a educação haviam chegado a um ponto crítico que já não permitia mais sustentar o isolamento cultural e antropológico a que os europeus estavam historicamente acostumados. Já não parecia mais tão obviamente válido e superior ser um branco europeu cristão e querer que seus descendentes também o fossem "ad eternun".
Essa insegurança pedia respostas novas capazes de reestabelecer o sentimento de validade e autenticidade dessa parcela da população européia que era esclarecida o bastante para perceber que precisava mudar de rumo e ao mesmo tempo não tinha poder suficiente para fazer as correções sozinha.
As consequências são muitas e espetacularmente variadas; de um lado temos coisas como John Stuart Mill escrevendo sobre femininismo e direitos das mulheres no século XIX, talvez uns cem anos à frente do seu tempo; de outros temos as HPBs e Kardecs da vida, querendo um tanto ingenuamente se apropriar de doutrinas milenares que provavelmente nunca conseguiram compreender.
Não parece tão surpreendente assim hoje. Se ainda há quem fique chocado com a idéia de que o homem chegou na Lua, imagino como deve ter sido traumático ver tantas certezas sendo abaladas ao mesmo tempo. A serenidade humana sofre muito quando o diálogo não é bom, e a segunda metade do século do século XIX foi uma época em que era difícil até mesmo definir com clareza quais eram os assuntos relevantes ou a linguagem que deveria ser usada. Deve ter sido extremamente perturbador.
Pensando nisso eu até fico com um pouco de simpatia pelo originador da Thelema, aquele picareta degenerado... ele causou um dano terrível a si próprio e aos tolos que lhe deram ouvidos, bem como aos que tem a má sorte de se importar com estes, mas no fim das contas era apenas mais um desesperado tentando se sentir importante. Isso não desculpa a filosofia predatória e hipócrita que ele ensinava, mas pelo menos explica.
http://en.wikipedia.org/wiki/The_Subjection_of_Women
http://pt.wikipedia.org/wiki/William_Bu ... Misticismo
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Re: Sobre as origens do espiritismo
Luis Dantas escreveu:Samael escreveu:Você possui um desgosto muito grande com relação ao espiritismo, não?
Eeeuuuu? Imagina...![]()




Re: Sobre as origens do espiritismo
Botanico escreveu:Samael escreveu:A filosofia existencialista de autores como Schoppenhouer e Kierkgaard esteve sempre recheada dessa visão de mundo orientalizada, dado o contato de época.
E, se tratando de catedráticos famosos da época, creio que se pode dizer que, ao menos no meio acadêmico, a influência foi bastante relevante.
Ainda que assim o seja, como verificamos que tal relevante influência serviu para se compor o Espiritismo?
Não sei, gosto da filosofia, mas desconheço bastante o kardecismo pra poder analisar as semelhanças...
Ficaria a cargo de alguém que se apóia em ambas as idéias.
- Luis Dantas
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Oi, Cida! Oi, Escoteiro! Tem se divertido?
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- Ateu Tímido
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Norman escreveu:Oi, Escoteiro!
Não me ceda sua marca, Norman:
http://www.forumnow.com.br/vip/mensagen ... 1#24339700
Humildade demais não faz bem...


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Perguntar não ofende: por que será que fantasias como reencarnação, angelologia, satanismo, horóscopo, espiritismo (psicografia, TCI, TVP, EQM, viagem astral, possessões, obsessões, etc., etc.), feiticismo, vidência, numerologia, curandeirismo, cartomancia, novaerismo, etc., etc., convencem apenas e tão somente supersticiosos, aliás, a maioria das pessoas (ricas e pobres! – cultas e ignorantes!)?
- RicardoVitor
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Luiz Roberto Turatti escreveu:Perguntar não ofende: por que será que fantasias como reencarnação, angelologia, satanismo, horóscopo, espiritismo (psicografia, TCI, TVP, EQM, viagem astral, possessões, obsessões, etc., etc.), feiticismo, vidência, numerologia, curandeirismo, cartomancia, novaerismo, etc., etc., convencem apenas e tão somente supersticiosos, aliás, a maioria das pessoas (ricas e pobres! – cultas e ignorantes!)?
Assim como o cristianismo e suas vertentes... Convencem as pessoas através de um mito baseado em um além-mundo, através de uma historinha bonitinha de uma "realidade" perfeita que tenta "suavizar" a realidade mundana caótica... A maioria das pessoas caem. Afinal, quem não gosta de historinhas com final feliz?
Logical, responsible, practical.
Clinical, intellectual, cynical.
Liberal, fanatical, criminal.
Acceptable, respectable, presentable, a vegetable!
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Re: Sobre as origens do espiritismo
Luis Dantas escreveu:Botanico escreveu:como verificamos que tal relevante influência serviu para se compor o Espiritismo?
Analisando as idéias de Kardec. A própria opção dele em adotar o nome de um suposto ancestral druida (como se de alguma forma a vida presente dele não fosse tão significativa quanto a passada) é um dos muitos indicadores da intenção de unificação de doutrinas dele.
Em retrospecto isso parece até natural. A época de Kardec foi berço de um questionamento particularmente perturbador e traumático. As viagens, as comunicações e a educação haviam chegado a um ponto crítico que já não permitia mais sustentar o isolamento cultural e antropológico a que os europeus estavam historicamente acostumados. Já não parecia mais tão obviamente válido e superior ser um branco europeu cristão e querer que seus descendentes também o fossem "ad eternun".
Essa insegurança pedia respostas novas capazes de reestabelecer o sentimento de validade e autenticidade dessa parcela da população européia que era esclarecida o bastante para perceber que precisava mudar de rumo e ao mesmo tempo não tinha poder suficiente para fazer as correções sozinha.
As consequências são muitas e espetacularmente variadas; de um lado temos coisas como John Stuart Mill escrevendo sobre femininismo e direitos das mulheres no século XIX, talvez uns cem anos à frente do seu tempo; de outros temos as HPBs e Kardecs da vida, querendo um tanto ingenuamente se apropriar de doutrinas milenares que provavelmente nunca conseguiram compreender.
Não parece tão surpreendente assim hoje. Se ainda há quem fique chocado com a idéia de que o homem chegou na Lua, imagino como deve ter sido traumático ver tantas certezas sendo abaladas ao mesmo tempo. A serenidade humana sofre muito quando o diálogo não é bom, e a segunda metade do século do século XIX foi uma época em que era difícil até mesmo definir com clareza quais eram os assuntos relevantes ou a linguagem que deveria ser usada. Deve ter sido extremamente perturbador.
Pensando nisso eu até fico com um pouco de simpatia pelo originador da Thelema, aquele picareta degenerado... ele causou um dano terrível a si próprio e aos tolos que lhe deram ouvidos, bem como aos que tem a má sorte de se importar com estes, mas no fim das contas era apenas mais um desesperado tentando se sentir importante. Isso não desculpa a filosofia predatória e hipócrita que ele ensinava, mas pelo menos explica.
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Bem, sinto muito mas não entendi nada.
Essas frases de efeito "Em retrospecto parece natural" ou "não parece tão surpreendente assim hoje", são bombásticas e retumbantes, mas totalmente vazias. Não sei o que quer dizer com isso. Você falou, falou, sem apresentar provas nenhumas de que a Europa passava por tal crise, sendo que não vi nada parecido.
Até onde sei, os europeus continuavam etnocêntricos e se achando os reis da cocaca preta, branca e marrom. Acaso eles traziam monges, filósofos, pensadores, etc e tal da Ásia e África para ensinar nas academias européias sobre as culturas de seus respectivos povos? Ou mandavam eles missionários atrás das tropas colonizadoras com o propósito de acabar com a cultura pagã local e instituir ali o Cristianismo e a cultura nos moldes europeus?
Quem trazia, depois de devidamente filtrada, alguns dos aspectos culturais dos outros povos para a europa eram os sábios europeus que eventualmente passaram pelas colônias e anotaram os aspectos da cultura "primitiva e selvagem" quando se deparavam com ela.
Vai ter de se esforçar mais para me convencer de que Kardec fez o que fez por influência de orientalismo.
- Ateu Tímido
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Luiz Roberto Turatti escreveu:Perguntar não ofende: por que será que fantasias como reencarnação, angelologia, satanismo, horóscopo, espiritismo (psicografia, TCI, TVP, EQM, viagem astral, possessões, obsessões, etc., etc.), feiticismo, vidência, numerologia, curandeirismo, cartomancia, novaerismo, etc., etc., convencem apenas e tão somente supersticiosos, aliás, a maioria das pessoas (ricas e pobres! – cultas e ignorantes!)?
Turatti de volta!!!!
Com o Encosto bloqueado e o Niels liquidado, a flora e a fauna vão lentamente se recompondo...


Ateu Tímido escreveu:Luiz Roberto Turatti escreveu:Perguntar não ofende: por que será que fantasias como reencarnação, angelologia, satanismo, horóscopo, espiritismo (psicografia, TCI, TVP, EQM, viagem astral, possessões, obsessões, etc., etc.), feiticismo, vidência, numerologia, curandeirismo, cartomancia, novaerismo, etc., etc., convencem apenas e tão somente supersticiosos, aliás, a maioria das pessoas (ricas e pobres! – cultas e ignorantes!)?
Turatti de volta!!!!
Com o Encosto bloqueado e o Niels liquidado, a flora e a fauna vão lentamente se recompondo...![]()
Ôhhh Wanderley...
Tá por aí???