Documentos, Turatti! Chega de retórica vazia!

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Aurelio Moraes
Contato:

Documentos, Turatti! Chega de retórica vazia!

Mensagem por Aurelio Moraes »

O tópico do Zangari, ainda sem resposta...
" Senhor Turatti,

Já que o senhor não se dignou a responder NENHUMA de minhas mensagens (e não foram poucas), nem em PVT, nem neste fórum, nem em qualquer outro fórum onde tais mensagens lhe foram enviadas, resolvi tentar uma vez mais, agora, em público.

Será que agora terei a honra de que respondas de maneira objetiva e sem rodeios a alguma questão que lhe farei?

Vamos começar tudo de novo. Começo por apenas duas perguntinhas (das várias que já lhe dirigi), tão simples que não terás a menor dificuldade em responder. Afinal, é o senhor mesmo que tem apresentado tais informações pela internet e nada mais correto que fazer a apresentação da respectiva documentação soliticada. Não é o senhor que afirma ser a Parapsicologia uma ciência? Então, vamos agir como cientistas? Eu solicito as informações e o senhor responde! Da mesma forma, basta perguntar e eu lhe responderei o que quiser. Só não omita respostas, única atitude indigna de alguém que pretende dialogar e ser representante de alguém que se afirma um cientista. Vamos lá!

1: Demonstre que os livros do Pe. Quevedo foram considerados os melhores livros de Parapsicologia do mundo pela SPR e pela PF. Apresente as referências, por gentileza. Pode pedir auxílio ao CLAP, solicitando à Sra. Márcia Regina Cobero (gerente-geral) tais informações. Pode solicitar ao Sr. Coelho (uma espécie de secretário-geral). Peça também ao próprio Pe. Quevedo. Quem sabe você terá melhor sorte que eu, que jamais consegui tais informações deles!

2: O que o senhor tem a dizer das recentes pesquisas que apontam a imagem da Virgem de Guadalupe como tendo sido produzidas provavelmente por um conhecido pintor? Quais são seus argumentos científicos para contrapor as recentes evidências de que o tecido que serviu para a "impressão" não seja o ayate, como Quevedo afirma, mas cânhamo, material muito mais resistente que o primeiro, explicando que nada haveria de milagroso no tempo de duração do mesmo? Quais as pesquisas que o senhor apresenta para mostrar que a evidência da presença de conhecidos pigmentos (nada sobrenaturais) que teriam servido para a pintura da imagem? Apresente, por gentileza, a referência da publicação de estudo pretensamente realizado pela NASA demontrando que a imagem não teria sido realizada por meios convencionais, ou que no olho da virgem haveria a imagem de outras pessoas.

Acho que basta para começarmos um interessante debate, não é mesmo, senhor Turatti? Não crê o senhor que é um dever seu a apresentação da documentação solicitada, que demonstraria de maneira clara e objetiva que sua "causa" tem uma base em evidências? Não crê o senhor que seria importante para a própria "causa" que o senhor demonstre aquilo que retoricamente vive a apresentar? Eu mesmo estou disposto a mudar de opinião a respeito de seu trabalho e do trabalho do Pe. Quevedo se o senhor apresentar a documentação solicitada. Mais do que isso: farei publicar em meu site as respectivas informações elas me cheguem conforme solicitado.

Um fraternal abraço,
Wellington Zangari"

http://www.forumnow.com.br/vip/mensagen ... &pag=1&v=1

Aurelio Moraes
Contato:

Pe. Quevedo: Os Melhores Livros de Parapsicologia do Mundo? Imprimir E-mail

Wellington Zangari*

Sem dúvida, o Pe. Quevedo é um dos mais conhecidos auto-denominados "parapsicólogos" do Brasil. Polêmico, sempre a defender seus pontos de vista com sua peculiar verve espanhola, Quevedo é dotado de incomum inteligência e grande erudição, poucos contestariam. Paradoxalmente, a ele se reputa uma também incomum capacidade de "torcer" a realidade quando deseja ampliar a força de seus argumentos. O psicólogo e pesquisador de psi porto-riquenho Dr.Alfonso Martinez-Taboas, faz uma breve demonstração dessa "capacidade" quevediana, em artigo publicado aqui na Revista Virtual de Pesquisa Psi, na seção "Artigos". Outro exemplo pode ser encontrado nesta seção, "Polêmica", em artigo em que reproduzo a carta de outro eminente psicólogo e pesquisador psi, este americano, o Dr. Charles T. Tart, que, ao contrário das afirmações de Quevedo, nega peremptoriamente ter demonstrado qualquer correlação entre psicopatologia e psi.

Neste artigo, apresento outros documentos, estes relacionados à alegação feita pelo Pe. Quevedo, de que seus livros haveriam sido considerados os melhores livros de Parapsicologia do mundo. Apesar de tal afirmação já ter sido publicada na orelha de alguns de seus livros anteriormente, recentemente, ela volta a aparecer na página do Centro Latino-Americano de Parapsicologia - Site Oficial do Pe. Quevedo, na Internet. Para aqueles(as) que tiverem a curiosidade de lerem por si mesmos, o trecho está exatamente no final do texto encontrado no seguinte endereço:

http://www.catolicanet.com.br/gf/conteudo.asp?pagina=5

De qualquer forma, reproduzo o trecho:

"Os livros do Padre Quevedo foram considerados pela "Fundação Internacional de Parapsicologia"de Nova York (Dr. Weiant) e pela "Sociedade de Investigação Parapsicológica" de Londres (Dr. Zorab) como os melhores livros de Parapsicologia no mundo, publicados até o momento."

Recebemos várias mensagens inquirindo-nos a respeito da veracidade de tal afirmação. Para verificar sua autenticidade, enviamos uma mensagem ao Diretor de Programas Domésticos e Internacionais da Parapsychology Foundation (PF), de Nova Iorque, o Dr. Carlos S. Alvarado, inquirindo-o a respeito da correção da mesma no que tange à posição da PF. Perguntamos-lhe se Weiant representava a PF e se poderia emitir opiniões oficiais pela PF.

Abaixo reproduzimos a mensagem (em espanhol e sua versão em português) que nos foi enviada pelo Dr. Alvarado, a quem queremos agradecer a gentileza e a rapidez com que respodeu. Depois disso, apresentamos a opinião de Zorab sobre dois dos livros escritos pelo Pe. Quevedo: "A Face Oculta da Mente" e "As Forças Físicas da Mente", para que o leitor possa formar sua opinião.

Mensagem Original (Em Espanhol)

De: Carlos S. Alvarado, Ph.D.
Para: Wellington Zangari
Data: Quinta-feira, 22 de Março de 2001 20:40

Estimado Sr. Zangari:

En respuesta a su carta le informo que consulté con la Sra. Eileen Coly, Presidenta de la Parapsychology Foundation, sobre lo que me preguntó. Ella me asegura que el Dr. C.W. Weiant nunca fue parte del staff de la Parapsychology Foundation y en ningún momento representó la opinión de la Fundación sobre los libros del Padre Oscar Gonzalez Quevedo.

La Parapsychology Foundation nunca emite opiniones oficiales sobre libros u otras materias. La Fundación representa todos los puntos de vista en el estudio de la parapsicología y se limita a publicar revistas en las cuales algunos autores ofrecen sus opiniones personales, lo cual es el caso que discutimos aqui. Lo que Weiant dijo no pasa de ser una opinión personal y no representa a la Parapsychology Foundation.

La Fundación le otorgó una beca a Weiant en el 1966 para traducir al inglés el libro del Padre Quevedo A Face Oculta da Mente (Annual report for the year 1966. Newsletter of the Parapsychology Foundation, Inc., 1967, 14(1), p. 3). En el 1966 la Fundación estaba negociando la adquisición de los derechos del libro para publicarlo en ingles (South American Jesuit presents major study. Newsletter of the Parapsychology Foundation. Inc., 1966, 13(2), p. 5). Sin embargo, el libro nunca se publicó.

En resumen, no es correcto decir que Weiant representaba a la Parapsychology Foundation cuando escribió su evaluación del libro del Padre Quevedo. Tal evaluación no pasa de ser una opinión personal de Weiant.

Atentamente, Carlos S. Alvarado, Ph.D.
Chairman: Domestic and International Programs
Parapsychology Foundation, Inc.
228 East 71st Street
New York, NY 10021,
USA
TEL: 1-212-628-1550 FAX: 1-212-628-1559
Email: alvarado@parapsychology.org

Tradução da Mensagem Original

De: Carlos S. Alvarado, Ph.D.
Para: Wellington Zangari
Data: Quinta-feira, 22 de Março de 2001 20:40

Caro Sr. Zangari:

Em resposta à sua carta, informo que consultei a Sra. Eileen Coly, Presidente da Parapsychology Foundation, sobre o que me perguntou. Ela me assegura que o Dr. C. W. Weiant nunca fez parte do staff da Parapsychology Foundation e em nenhum momento representou a opinião da Fundação sobre os livros do Padre Oscar Gonzales Quevedo.

A Parapsychology Foundation nunca emite opiniões oficiais sobre livros ou outras matérias. A Fundação representa todos os pontos de vista no estudo da Parapsicologia e se limita a publicar revistas nas quais alguns autores oferecem suas opiniões pessoais, que é o caso que discutimos aqui. O que Weiant disse não passa de uma opinião pessoal e não representa a da Parapsychology Foundation.

A Fundação outorgou uma bolsa a Weiant em 1966 para traduzir o livro do Padre Quevedo, "A Face Oculta da Mente", para o inglês. (Annual report for the year 1966. Newsletter of the Parapsychology Foundation, Inc., 1967, 14(1), p. 3). Em 1966 a Fundação estava negociando a aquisição dos direitos do livro para publicá-lo em inglês (South American Jesuit presents major study. Newsletter of the Parapsychology Foundation. Inc., 1966, 13(2), p. 5). Entretanto, o livro nunca foi publicado.

Em resumo, não é correto dizer que Weiant representava a Parapsychology Foundation quando escreveu sua avaliação do livro do Padre Quevedo. Tal avaliação não passa de uma opinião pessoal de Weiant.

Atenciosamente,
Carlos S. Alvarado, Ph.D.
Chairman: Domestic and International Programs
Parapsychology Foundation, Inc.
228 East 71st Street
New York, NY 10021, USA
TEL: 1-212-628-1550 FAX: 1-212-628-1559
Email: alvarado@parapsychology.org

A carta do Dr. Alvarado, portanto, não deixa dúvidas de que, seja qual tenha sido a opinião de Weiant a respeito dos livros do Pe. Quevedo, essa não teve qualquer endosso da Parapsychology Foundation, nem representava a posição da PF. Mas qual teria sido a opinião de Weiant sobre os livros de Quevedo? Encontramos uma nota, publicada em 1966, no boletim da Parapsychology Foundation (South American Jesuit presents major study. Newsletter of the Parapsychology Foundation. Inc., 1966, 13(2), p. 5), acima mencionada pelo Dr. Alvarado, em que Weaint apresenta sua opinião, aliás a única atribuída a ele e entre aspas:

"After reading Fr. Quevedo's book, Dr Weiant expressed the opinion the impression one gets of the author is that of a 'man of vast erudition and great intellectual power, imbued with a passion for the truth and a determination to discover it by rigorous investigation and the application of unassailable logic' ". (Newsletter of the Parapsychology Foundation. Inc., 1966, 13(2), p. 5).

"Após ler o livro do Pe. Quevedo, o Dr Weaint expressou a opinião de que a impressão que o autor passa é a de ser 'homem de vasta erudição e grande poder intelectual, embebido da paixão pela verdade e da determinação para descobri-la por meio da investigação e pela aplicação de inatacável lógica' ".

Assim, Weiant não afirma que os livros de Quevedo são os melhores do mundo, em que pese considerar o autor detentor de grandes predicados. Além disso, a opinião dele jamais representou a da Parapsychology Foundation.

Mas, o leitor deve estar se endagando, e quanto a Zorab, também citado no trecho extraído do site oficial do Pe. Quevedo, como outro a ser da opinião de que os livros do jesuíta seriam os melhores do mundo? Muito bem, encontramos a crítica escrita por G. Zorab de dois dos livros do Pe. Quevedo, "A Face Oculta da Mente" e as "Forças Físicas da Mente", publicada no Journal of Society for Psychical Research, Vol. 46, nº 748, junho de 1971, páginas 141 a 144.

De fato, Zorab parece ter apreciado tais livros, já que encontramos a seguinte afirmação:

"These three volumes, comprising nearly 1000 pages fully inform the reader about all the various aspects of modern parapsychology. It's at the same time a fair and reliable guide. In a sense, it is unique in the present day literature of the subject, for since Richet's Traite of Métapsychique (1922) and F. Moser's Okkultismus (1935) no such comprehensive work covering the whole field of modern parapsychology has been put on the market. The width of Quevedo's erudition and his grasp of the relevant literature are really astounding" . (JSPR, Vol. 46, nº 748, junho de 1971, página 142)

"Esses três volumes, que compreendem algo como 1000 páginas, informam completamente o leitor acerca da parapsicologia moderna. Ao mesmo tempo se constitui um excelente e confiável guia. Em certo sentido, é um trabalho único na literatura moderna sobre o assunto já que, desde a publicação do Traite of Métapsychique (1922), de Richet, e de Okkultismus (1935), de Moser, nenhum outro trabalho cobrindo tão amplamente o campo da moderna parapsicologia foi colocado no mercado. A extensão da erudição de Quevedo, bem como sua compreensão da literatura, são estupefacientes". (JSPR, Vol. 46, nº 748, junho de 1971, página 142)

Não há, em qualquer outra parte da revisão (cuja cópia disponibilizo a qualquer leitor interessado), qualquer elogio maior que o acima reproduzido. Em nenhum momento do texto Zorab afirma serem os livros revisados os melhores do mundo. Considerar tais livros abrangentes e de boa qualidade para a época (década de 1960) e seu autor de grande erudição, não significa o mesmo que considerá-los os melhores do mundo, ainda que reconhecê-los tão abrangentes quanto os trabalhos de Richet e Moser. Abrangência não significa, necessariamente, maior qualidade.

Há que se mencionar, ainda, que a revisão de Zorab, em que pese o rasgado elogio feito, não poupa da crítica os livros de Quevedo:

"Before ending my review of Quevedo's book on psi-gamma phenomena, I would like to point out that the author's conceptions on the functioning of telepathy remain rather old-fashioned. He still seems to assume that so-called telepathic communications are for the most part effected by agent (very often in a condition of crisis) sendind out an impulse stimuling the percipient to undergo visual, auditory, etc. impressions concerning him. (...) I am of the opinion that in most cases, spontaneous and experimental, the agent's role is of little consequence, the percepient's part being the most important and decisive in the process. It seems to me that in this matter Quevedo loses sight of the fact that the greater part of quantitative ESP experiments conducted at Duke University and elsewhere based on the hypothesis of clairvoyance. This may well indicate that the significant results were not obtained by way of telepathy (thought-transference, thought-reading, etc.) but by some form of clairvoyance. Clairvoyance, however, is apparently considered rather improbable by Quevedo and so he hardly mentions it." (JSPR, Vol. 46, nº 748, junho de 1971, página 142-143)

Antes de finalizar minha revisão do livro de Quevedo sobre os fenômenos de psi-gamma, eu gostaria de afirmar que a concepção do autor sobre o funcionamento da telepatia está mais do que ultrapassado. Ele ainda considera que estas assim chamadas comunicações telepáticas sejam grandemente afetadas por um agente (muito freqüêntemente em uma situação de crise), que está a enviar um impulso que estimula o percipiente a sofrer impressões visuais, auditivas, etc, relacionadas a ele. (...) Sou da opinião de que na maior parte dos casos, sejam espontâneos ou experimentais, o papel do agente afeta muito pouco, sendo que a parte do percipiente é a mais importante e a decisiva no processo. Parece-me que nesta questão Quevedo perde de vista o fato de que a maior parte dos experimentos de ESP realizados na Duke University, entre outros centros, basearam-se na hipótese da clarividência. Isto pode bem indicar que os resultados significativos não foram obtidos pela forma de telepatia (transmissão do pensamento, leitura do pensamento, etc), mas por alguma forma de clarividência. Clarividência, entretanto, é aparentemente considerada mais que improvável por Quevedo e, assim, ele dificilmente a menciona". (JSPR, Vol. 46, nº 748, junho de 1971, página 142-143)

Como em qualquer crítica, o trabalho analisado é elogiado em seus aspectos positivos e criticado em seus aspectos que, na visão do revisor, parecem menos acertados. Zorab encontrou esses dois trabalhos de Quevedo a amplitude de um guia que tinha a característica de ser de excelente qualidade, apesar de ser criticar a concepção ultrapassada com que Quevedo compreende o processo subjacente à ESP. Zorab não afirmou que tais livros eram os melhores do mundo!

A que conclusão podemos chegar? Quanto à posição da Parapsychology Foundation, a carta do Dr. Alvarado nos dá conta de um equívoco (para sermos polidos) por parte de Quevedo. Em relação à posição de Zorab, falsamente colocada como representativa da Society for Psychical Research de Londres, podemos concluir que: ou Quevedo detém algum documento não-publicado de Zorab e/ou da SPRL; ou algum documento publicado que não nos foi possível conseguir; ou, também se "equivocou" quanto a opinião de Zorab e da SPRL.

Colocamos a Revista Virtual de Pesquisa Psi à disposição do Pe. Quevedo para que ele possa, caso queira, apresentar sua posição a respeito dessa questão e/ou apresentar o(s) documento(s) que possa(m) embasar a afirmação de que seus livros foram realmente considerados como os melhores do mundo pela PF/Weint e pela SPR/?Zorab.

Wellington Zangari
Coordenador / Inter Psi, CEPE, COS, PUC-SP
Editor / Portal Psi
pesquisapsi@gmail.com

http://www.pesquisapsi.com/index.php?op ... ew&id=2270

Aurelio Moraes
Contato:

De uma carta aberta do Dr.Wellington Zangari à Turatti:

Mas, a questão fundamental é: por que deixei o CLAP? Por que tornei-me um de seus opositores? A resposta é muito simples: porque sou autônomo, um "indivíduo pensante", e... continuei a estudar. Nesse percurso tornei-me, agora sim, "eterno aluno" de algumas das maiores autoridades da comunidade científica internacional, dentre as quais alguns pesquisadores de psi de renome internacional. Mas, como já afirmei a Quevedo, e em público, em várias oportunidades, sou grato ao Pe. Quevedo por ter me auxiliado no começo de minha trajetória. Mas, meu afastamento de sua perspectiva é absolutamente radical. Minha postura atual em praticamente nada se aproxima das opiniões quevedianas. Continuo a respeitar a pessoa Quevedo, a encontrá-lo vez ou outra nos camarins de programas que participamos conjuntamente e mesmo em atividades comuns que acabam por nor reunir. A última delas por fazermos parte da comissão de estudo da "Santa da Vidraça" de Ferraz de Vasconcelos, que demonstrou que a imagem nada tinha de sobrenatural. Apesar desses encontros acidentais, continuo sem ter recebido de Quevedo qualquer resposta a respeito da questão que tenho feito a ele publicamente. Uma das quais, a dos "melhores livros de Parapsicologia do mundo". Como fez APODman, em público solicitei a Quevedo que escolhesse um dos seus alegados milagres e me enviasse os estudos científicos realizados. Comprometi-me a ler o material e a dar um parecer a respeito. Ele aceitou o desafio, em público, na TV, mas nunca recebi sequer uma linha da parte dele.

A que conclusões cheguei a respeito de Quevedo nessa minha trajetória? Quevedo não é um cientista. Ser um cientista supõe muitas coisas, mas fundamentalmente, realizar estudos empíricos na área abraçada e fazer parte de uma comunidade. Quevedo não realiza estudos empíricos, apenas e tão somente fez a revisão da literatura publicada (até a década de 1960). Os livros recentes de Quevedo mostram profunda desatualização do campo. Quevedo não faz parte da mais importante organização da área que ele diz ser especialista, a Parapsychological Association - PA (organização membro da American Association for Advancement of Science desde 1969). Não participa das convenções anuais dessa organização. Quevedo só é conhecido por membros da PA, fundamentalmente, por causa de conferências em que Fátima Regina Machado e eu apresentamos um panorama da pesquisa psi no Brasil, inclusive durante as convenções da PA. Apesar de ser um extraordinário opositor de parte da pseudo-ciência, Quevedo jamais poderia ser considerado um cético! Ao mesmo tempo que enfrenta malucos e/ou aproveitadores que afirmam ter feito pacto com o Diabo, afirma a "existência de milagres confirmados pela ciência". Além dos milagres, Quevedo afirma que os fenômenos parapsicológicos estão demonstrados pela ciência ou, como gosta de dizer "cientificamente provados", ou ainda "provadíssimos". Eis uma falácia! O que a comunidade psi internacional têm de demonstrado? No máximo: efeitos estatísticos anômalos em testes experimentais! O que significa isso? Que encontramos um resultado não previstos e... ponto final. Quevedo rapidamente interpreta tais aparentes anomalias (aparentes sim, porque podem, de fato, não ser nada mais do que o resultado de falhas metodológicas, de erros estatísticos, de fraude... ação de variáveis não-avaliadas...) com reais fenômenos parapsicológicos. Para quê? Ao mesmo tempo, para dizer que os fenômenos alegados por seguidores de outras religiões que não a dele não teriam uma fonte sobrenatural, mas humana (parapsicológica), e para afirmar a sobrenaturalidade de certos eventos que ocorreriam exclusivamente na Igreja Católica Apostólica Romana, apresentando-a como "a" única religião correta, já que deus só se manifestaria nela e em nenhuma outra. Milagres seriam assinaturas de deus. Não tenho nenhum compromisso com qualquer religião. Assim, posso ver claramente os usos e abusos feitos por Quevedo ao fazer uso do que ele chama de "parapsicologia" como instrumento de ataque e legitimação religiosa. Nesse sentido, Quevedo foi profundamente pernicioso para o desenvolvimento da Parapsicologia como ciência uma vez que por décadas tem difundido uma pseudo-parapsicologia, uma tentativa esdrúxula de submeter a ciência à fé.

Eu até que aceitaria sem maiores problemas certas atitudes viscerais de Quevedo, como religioso que é. O que realmente não é admissível é que ele se afirme cientista e, como boa parte de seus seguidores ignorantes, simplesmente não responda às inquirições que lhe são dirigidas. Silencia ao ser questionado. O tal Turatti, por exemplo, não comenta os documentos que apresentei contra a alegação dos "melhores livros de Parapsicologia do mundo". Poderia, ao menos, afirmar que eu menti, que Alvarado mentiu, que a SPR mentiu e.... mostrar nova documentação "provando cientificamente" que estou errado. Mas, ao invés disso, continua a propalar uma informação sem a apresentação de qualquer base. Outras perguntas não respondidas?

a. Qual o órgão ou pessoa que concluíu que a biblioteca de mágica do CLAP é a maior do mundo? Qual órgão ou pessoa concluíu que a biblioteca de Parapsicologia do CLAP é a maior do mundo (acabo de ouvir Quevedo dizer isso em um dos vídeos divulgados no site do CLAP: Acordo entre CLAP e CatolicaNet para promoção da fé racional? Ora, eu mesmo estive, só nos Estados Unidos, em duas bibliotecas (da Parapsychology Foundation e da American Society for Psychical Research) MUITO maiores que a do CLAP, em quantidade e em qualidade!

b. Apenas para tomar um milagre como exemplo: Onde estão os estudos (referências de estudos empíricos, publicados em revistas científicas especializadas, como peer-review...) que demonstram que a NASA concluiu que os olhos da virgem de Guadalupe estão vivos? Ou que dentro dos olhos da imagem haveria a impressão do momento em que Juan Diego teria levado o poncho com flores ao Bispo? Onde estão os estudos (referências científicas, Turatti, não textos escritos por crédulos, publicados em revistinhas paroquianas!) que demonstram que entre a impressão da imagem e o ayate (tecido) há um espaço, como se a imagem estivesse flutuando? Quevedo afirmou isso, por exemplo, em sua última participação no programa Tribuna Independente, que tenho gravado. Quem sabe o tal do Turatti nos apresente tais referências científicas. Por fim: por que Quevedo não aceita as recentes evidências de existência da assinatura de um conhecido pintor medieval, encontrada por meio de análises feitas com infra-vermelho na imagem? (Para maiores informações: http://listas.pucsp.br/pipermail/pesqui ... 02982.html e demais mensagens da thread)

c. Porque Quevedo não se desculpa por ter colocado na boca do psicólogo norte-americano, Dr. Charles Tart, que pessoas que participam de testes psi têm seus cérebros irremediavelmente afetados? Tart desmentiu Quevedo: http://www.pucsp.br/pos/cos/cepe/interc ... a/tart.htm O texto foi antes enviado a Quevedo, solicitando a ele que enviasse algum comentário. Não respondeu!

Eu poderia continuar a apresentar uma série de outras perguntas não-respondidas pelos "clapianos". Quem sabe o tal Turatti nos brinde com um rompante de racionalidade, de respeito à verdade e de respeito à comunidade psi, e nos informe, detalhamente, mais e melhor a respeito de cada ponto apresentado. Mas duvido que o faça. Como das outras vezes, acovardar-se-á frente à impossibilidade de argumentação racional e simplesmente desaparecerá ou, no máximo, falará de algo que em nada informará a respeito do que foi perguntado.

http://paginas.terra.com.br/arte/aureli ... angari.htm

Aurelio Moraes
Contato:

Re.: Documentos, Turatti! Chega de retórica vazia!

DEIXA DE SER CALHORDA, DESONESTO E FUJÃO TURATTI! REFUTA!

carlo
Gênero: Masculino

Mensagem por carlo »

Ow Aurélio, porque vc mora no interior de SP e é botafoguense?
Imagem

NOSSA SENHORA APARECIDA!!!!

Aurelio Moraes
Contato:

Eu acho que você não viu a resposta em outro tópico.
Eu moro em São José dos Campos mas sou carioca. Me mudei para cá em 2000. Eu sempre fui Botafoguense.

Aurelio Moraes
Contato:

DEUS
Contato:

Mensagem por DEUS »

não adianta senhor Aurélio Moraes... pelo jeito ele não vai refutá-lo, vc só gastou o seu precioso tempo... não perca tempo com quem não merece.

se ferro! :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
http://www.ateus.net/artigos/historia/j ... xistiu.php

[ignore user]
Cabeção
DEUS(ha!)
[/ignore user]

DEUS
Contato:

Mensagem por DEUS »

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: só perdeu tempo...
http://www.ateus.net/artigos/historia/j ... xistiu.php

[ignore user]
Cabeção
DEUS(ha!)
[/ignore user]

Aurelio Moraes
Contato:

Re: Re.: Documentos, Turatti! Chega de retórica vazia!

DEUS escreveu:não adianta senhor Aurélio Moraes... pelo jeito ele não vai refutá-lo, vc só gastou o seu precioso tempo... não perca tempo com quem não merece.

se ferro! :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Se não acontecer um "milagre", ele não vai refutar. Mas é legal desbancá-lo na frente do RV todo, ainda mais se a gente levar em conta que muitos visitantes passam pelo fórum sem postar. Imagina quanta gente acredita nas besteiras do Padre Quevedo e passam por aqui, lendo com calma o que eu posto e como o Turatti não tem argumentos para o que eu coloco contra ele?
Acabamos por demonstrar a desonestidade intelectual do Quevedo e talvez desfazemos o mito do velho dos dentes podres e arrogante (ele).

Aurelio Moraes
Contato:

ARGUMENTE TURATTI! MOSTRE CARÁTER!

Aurelio Moraes
Contato:

AS SEMANAS PASSAM E O TURATTI CONTINUA FUGINDO COMO CACHORRO SURRADO.

Aurelio Moraes
Contato:

RESPONDE, FUJÃO!

Aurelio Moraes
Contato:

PARE DE SER RIDÍCULO E FUGIR, TURATTI! MOSTRE CARÁTER! REFUTE O QUE EU COLOQUEI!

Liquid Snake

Mensagem por Liquid Snake »

Homem morde passageiro em avião e foge

Da Redação

Troy Anthony Rigby não é daquele tipo que dá asas à imaginação. E, ao que parece, não gosta de jeito nenhum dessa história de voar.

Em um vôo na última segunda-feira, Troy ficou desesperado para sair do avião, mordeu um passageiro, abriu a porta do avião que se preparava para decolar e pulou para fora da aeronave, caiu na pista e foi detido pela polícia com uma descarga elétrica.

A cena aconteceu na noite da última segunda-feira no aeroporto de Fort Lauderdale, norte de Miami.

Segundo o boletim de ocorrência, o incidente ocorreu na tarde de segunda-feira quando um avião da Continental Airlines, com destino a Newark (Nova Jersey), preparava-se para decolar. Rigby começou a gritar "Tenho que sair!". "Tripulantes e passageiros tentaram controlá-lo quando ele batia na porta da cabine e nas janelas, e tentava abrir as portas do avião", indicou o informe do xerife de Broward. Não se sabe o motivo do piti de Troy.

Rigby foi acusado de agressão, agressão a um agente policial e resistência à prisão, entre outros delitos. Na terça-feira, ele continuava preso. O vôo da Continental decolou mais tarde, na mesma noite, segundo as autoridades.

Segundo informações de fontes secretas do Editor do UOL Tablóide, o homem que foi agredido está mordido de raiva.

Fonte: AFP
Imagem

"O Brasil me parece ser o único País do mundo onde ser de esquerda ainda dá uma conotação de prestígio." (Roberto Campos, 1993)

"How do you tell a Communist? Well, it's someone who reads Marx and Lenin. And how do you tell an anti-Communist? It's someone who understands Marx and Lenin." - Ronald Reagan

No Brasil, os notáveis o são pela estupidez.

Aurelio Moraes
Contato:

Cartão azul.

Jack Torrance
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Re.: Documentos, Turatti! Chega de retórica vazia!

Mensagem por Jack Torrance »

Mr.Hammond escreveu:Cartão azul.

:emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:
“No BOPE tem guerreiros que matam guerrilheiros, a faca entre os dentes esfolam eles inteiros, matam, esfolam, sempre com o seu fuzil, no BOPE tem guerreiros que acreditam no Brasil.”

“Homem de preto qual é sua missão? Entrar pelas favelas e deixar corpo no chão! Homem de preto o que é que você faz? Eu faço coisas que assustam o Satanás!”

Soldados do BOPE sobre BOPE

Aurelio Moraes
Contato:

REFUTA, TURATTI!

Trancado