Olhem quem fala mais besteira, eu ou o pensador:
o pensador escreveu:1)Basicamente o argumento cosmológico responde à uma das questôes mais inquietadoras e pertinentes da história da humanidade;Por que existe um universo em vez de nenhum?Por que o universo existe em vez de inexistir?
Tem um pouco a ver:
Bom, a ciência não se preocupa em responder o porquê das coisas, mas os "como".
Por que existe um universo? Sei lá...
Como surgiu o universo? Bom, ai há uma respota. Hoje ela pode ser errada e/ou incompleta, mas com o tempo, as respostas aparecerão e a ciência i vai se corrigindo, já que ela não é dogmática.
o pensador escreveu:Havia a princípio duas possibilidades para o universo;existir ou inexistir.A inexistência é um estado que nâo requer explicaçâo ou razâo pois é um estado de inocuidade,nulidade e niilismo absolutos;é a negaçâo de toda razâo e explicaçâo,enquanto que a existência requer explicaçâo em virtude da própria natureza vazia e inoperante da inexistência.
E tudo isso requer base epistemológica? São informações
a priori ou
a posteriori? Onde isso se aplica na Mecânica Quântica ou na dualidade onda-particula?
Se é assim,o que fez a existência prevalecer sobre a inexistência do universo desde que ambas as condiçôes eram igualmente prováveis a priori?
Sei lá. Tem o vácuo quêantico que deve ter alguma coisa a ver...
O universo poderia existir da mesma forma que poderia inexistir.Se nada existisse nenhuma razâo deveria ser encontrada em sua inexistência pois se desde sempre nada existisse nada teria surgido.
Provas de que nada existia.
Já que existe um universo em vez de nenhum entâo deve haver uma razâo pela qual ele existe em vez de nâo existir pois se desde sempre houvesse algo incriado e necessário desde sempre Este ser poderia gerar e explicar a existência de seres contingentes .
Por que uma razão? Qual a razão de um universo infinito, com infinitos corpos celestes que não servem pra porra nenhuma pra Terra?
Conclui-se que o nosso universo requer uma razâo sustentadora da sua existência,desde que ele poderia inexistir em outras condiçôes.
Não existe razão.
2)Nâo pode haver uma série infinita de razôes pois sem a existência de uma Causa original nenhuma causa intermediária viria à existir.Logo há uma Causa original incriada e necessária.
E o que veio antes da Causa Primeira? Se TUDO teve causa, a causa primeira também, aliás não seria a causa primeira, já que ela é uma causa causada. Poderiamos voltar e ver que a causa poderia ser o Big Bang e antes do Big Bang poderia ter existido o universo, onde ele retrocedeu, por causa do Big Crunch, depois que acabou o Big Crunch teve outro Big Bang, esse ciclo é eterno. O que veio antes dele? Sei lá talvez no futuro saberemos.
3)Esta Causa incriada e eterna detém todos os atributos reconhecíveis no universo;criatividade,potência e consciência;já que explica a sua existência.
Huahuahua.
O Big Bang e o Big Crunch, as causas disso tudo, são coisas impessoais, não tem criatividade, potência e consciência. Eles não são seres como os animais (homens).
Além de ser infinita já que detém em si mesma as infinitas condiçôes ou configuraçôes alternativas para nosso universodesde que é a Razâo universal que a tudo explica e que detém a explicaçâo de sua existência em si mesma.
O que é infinita? A Causa? Sim e também ela é eterna.
Talvez no próximo Big Bang não exista essas "condições". Talvez nem haja vida e o universo inteiro seja um amontoado de nada!
Logo Este ser é infinitamente inteligente,auto consciente,e infinitamente criativo e poderoso.
A Causa não é um ser, não tem consciência, ela é como o vento e por isso não é: infinitamente inteligente, auto-consciente, e infinitamente criativo e poderoso.
4)Nâo pode haver vários seres infinitos porque eles se limitariam em todos seus atributos reciprocamente.Logo há somente um ser infinito.
Bom, pode haver outros universos paralelos onde ocorrem esses fenômenos: o Big Bang e o Big Crunch.
E esses fenômenos não são seres, pare de chamá-los assim.
Por acaso você chama uma explosão de ser? (não estou dizendo que o Big Bang seja uma explosão)
Conclui-se que existe um Deus infinito.
Conclui-se que no próximo Big Bang talvez não haja vida.
“No BOPE tem guerreiros que matam guerrilheiros, a faca entre os dentes esfolam eles inteiros, matam, esfolam, sempre com o seu fuzil, no BOPE tem guerreiros que acreditam no Brasil.”
“Homem de preto qual é sua missão? Entrar pelas favelas e deixar corpo no chão! Homem de preto o que é que você faz? Eu faço coisas que assustam o Satanás!”
Soldados do BOPE sobre BOPE