O Ateu é Deus .

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Najma
Gênero: Feminino

Re: Re.: O Ateu é Deus .

Mensagem por Najma »

karas escreveu:ora! mas aí só fazes concordar comigo., espiritualidade é pensamento, e pensamento nada mais é do que o resultado do trabalho químico do cérebro como já expliquei anteriormente, então espiritualidade é a mesma coisa. tudo que é subjetivo só vem de um lugar físico: do cérebro.

Óbvio... :emoticon1:

Você que se "engastalhou comigo" à toa. Estamos falando da mesma coisa e o Acauan também. Por que você disse que ele estava errado? :emoticon5:
Imagem

karas

Re.: O Ateu é Deus .

Mensagem por karas »

vou almoçar, na volta venho com a resposta, tenho certeza que ele errou.

Claudio Loredo
Contato:

Mensagem por Claudio Loredo »

salgueiro escreveu:
Oi Claudio

Esse é um momento ímpar que vc está vivendo e esperado em alguém que vive seus ideais com paixão. Torço prá que vc encontre o equilíbrio e não caia no niilismo porque ele não tem nada a ver com a sua vibração natural. O que importa na realidade é quem se é. Salvar o mundo ? Ninguém o fará mas toda criatura tem uma enorme importância no seu microcosmos e abrir mão disso é no mínimo lamentável. Talvez vc não tenha nem idéia do quanto só a manutenção desse espaço já serviu como influência na vida de muitos, até porque a grande maioria das pessoas não sabem nem lidar com algo que parece tão simples como a liberdade de expressão e de idéias. Pensar, analisar, refletir, dói, machuca mas faz crescer

Caminhos só são achados se buscados, é pueril mas verdadeiro.

Bjs

Gostei do que você disse: caminhos só são achados se buscados. Muitas vezes também precisamos acreditar em algo para depois deixar de acreditar totalmente.

Normalmente quando a gente busca novos pensamentos, escolhemos buscar pelos caminhos que já conhecemos. Ou seja, um pensamento impulsiona outro, que impulsiona outro e assim vai, mas tudo dentro dos nossos limites. O bom deste fórum é que podemos encontrar outros pensamentos buscados por outras pessoas em caminhos que nem pensamos em trilhar.

O problema é que são poucos os seres humanos que aceitam parar para pensar e questionar e muito menos ainda são aqueles que transformam em ação pensamentos voltados para o bem estar social. A maioria prefere sempre estar do lado do mais forte, mesmo que isto signifique a injustiça.

A evolução direcionou o animal humano para ser o mais destrutivo de todos os animais. Destruímos a fauna, a flora e destruímos a nós mesmos. Durante toda a história humana estivemos envolvidos com guerras e acredito que isto não irá mudar para o futuro, pois o gosto pela matança está gravado nos nossos genes.

O problema é exatamente o nosso código genético e só agora estou percebendo isto. Eu achava que uma mudança cultural ou social melhoraria o ser humano, mas estava enganado. Não há como melhorar esta espécie. Não há sistema político, social ou econômico que elimine o que está gravado nos nossos genes, que é a maldade voltada contra outros seres e contra próprio planeta.

Diante disto, eu não quero mais ficar sofrendo, achando que um dia a humanidade irá melhorar. Prefiro aceitar o fato de que não existe solução para os humanos.

Claudio Loredo
Contato:

clara campos escreveu:Claúdio, será assim tão importante saltar de ismo em ismo?
É fácil um humanista desmotivar-se e deprimir-se perante a óbvia obscenidade humana, mas porra!tem que ser 8 ou 80?
Entre o HEI PESSOAL, BORA SALVAR O MUNDO e o "mundo é uma merda, tou-me a cagar", existem mil gradações possíveis!

Clara, não há como salvar o mundo. Infelizmente, estamos condenados a continuar cometendo os mesmos erros que são cometidos há milênios. A única coisa que podemos salvar é a nós mesmos. O máximo que cada um pode almejar é eliminar o mal que existe por dentro.

Os poderosos são fortes demais e não há como ir contra eles. Eles tem a seu favor o egoísmo e a maldade humana. Não há motivos para desperdiçar a vida com uma luta que será perdida.

Sei que você acha estranho o 8 ou 80, mas para chegar no 8, tive que ir para o 80.

Claudio Loredo
Contato:

Najma escreveu:A VERDADE é que somos NADA mas demora para as fichas caírem... então, bravo cavaleiro, olhe para o céu!!! Deixar-se morrer e renascer das cinzas de seus próprios ideais é o único caminho para no final observar atentamente apenas o que sobra... SIM, a si mesmo, sem maquiagem, todo borrado, com medo do desconhecido... mas veja: é você quem observa o desconhecido... e aí o que resta fazer é... "ater-se ao presente e simplesmente vivê-lo... é estar ancorado no meio do nada que se faz tudo quando é observado e vivenciado a partir da inteligência seja ela humana ou animal, seja ela inerente à matéria ou não, não importa".

:emoticon1:

Valeu Lígia! Ao desistir de torcer pelo ser humano, sinto que deixei de carregar um peso. Quero parar de ficar pensando no futuro e viver mais o presente.

Pug

Mensagem por Pug »

Claúdio não se assuste, seu discurso parece tirado de principios que pautam as várias religiões.

O que prova que não é a religião em si que pode fazer com que as pessoas tenham consciência de que a sua missão na terra são elas mesmas...quando estamos bem, isso acaba por passar para os outros...
"Nunca te justifiques. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam" - Desconhecido

Imagem

karas

Mensagem por karas »

ele está certo em não pensar no ser humano, pois a natureza fez com que os mais fortes e capazes da humanidade a liderassem, escute bem: liderassem, e não ajudasse os mais fracos. esse negócio de humanismo é outra dessas ideologias sentimentalóides.

Claudio Loredo
Contato:

O ENCOSTO escreveu:Olá Claudio.

Por um lado, acho bom que você esteja refletindo sobre o humanismo. Eu percebo que algumas pessoas tomam o humanismo como um ideal, uma verdade absoluta. Acreditam que ser "humanista" pode tornar uma pessoa "mais humana". Só porque o nome desse conjunto de idéias é "humanismo". Posso estar errado mas foi isso que concluí ao analisar o discurso de humanistas na finada STR.

Se você analisar a fundo irá perceber que o humanismo tem coisas interessantes (assim como qualquer outra filosofia).

Só que as idéias humanistas também são inocentes muitas vezes.

O mais difícil é tentar captar tudo que há de bom em todas essas idéias e descartar o lixo.

Sobre niilismo, se você ler o significado do termo irá notar que não se identifica totalmente com ele:

do Lat. nihil, nada

s. m.,
redução ao nada;

descrença absoluta;

doutrina política russa que recusava toda e qualquer imposição social e que defendia que o progresso da sociedade só seria possível após a destruição de tudo o que socialmente existe;

Filos.,
doutrina segundo a qual não existe nada de absoluto (inexistência de realidade substancial) nem possibilidade de conhecimento do real e que, por isso, se caracteriza por um pessimismo metafísico e por um cepticismo relativamente aos valores tradicionais (morais, teológicos, estéticos).

Eu já pensei um dia que as pessoas poderiam me classificar como niilista e refleti por algum tempo. Descobri que estou muito distante disso, por motivos pessoais.

Encosto, o niilismo que estou falando não tem muito a ver com o antigo movimento social russo. Tem mais a ver com a questão filosófica de não dar valor a vida humana e não se apegar a nada, apenas viver o presente. O Site Paraíso Niilista do André Cancian, dá uma visão boa do niilismo.

karas

Mensagem por karas »

é isso aí cara, viver o presente, pois quem vive de passado é museu e quem vive de futuro é cartomante.

g0n

Mensagem por g0n »

karas escreveu:ora! mas aí só fazes concordar comigo., espiritualidade é pensamento, e pensamento nada mais é do que o resultado do trabalho químico do cérebro como já expliquei anteriormente, então espiritualidade é a mesma coisa. tudo que é subjetivo só vem de um lugar físico: do cérebro.

Ah... a falácia do nada mais do que...

Pug

Mensagem por Pug »

..."não se apegar a nada"...
"Nunca te justifiques. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam" - Desconhecido

Imagem

g0n

Mensagem por g0n »

Flavio Costa escreveu:Opa Pug, agora sim é a hora do meu proselitismo! :emoticon1:

Claudio Loredo escreveu:Descobri que eu tinha uma espécie de religião sem saber. Eu era um humanista. Colocava o ser humano acima de tudo e tinha fé na sua evolução. Agora não sou mais um humanista e não tenho qualquer esperança de que a vida humana melhore.
(...)
Só que os humanos não tem nada de especial. Somos seres que desenvolveram sua inteligência apenas com o fim de matar, enganar e destruir. Existem seres humanos bons, é claro, mas eles são raros e não tem forças suficientes para lutar contra o sofrimento imposto a outros seres.

Cláudio, dá para ver que você está num momento de auto-descoberta e demora algum tempo até a nova personalidade se assentar. Você está dando um passo na direção certa, mas na medida errada.

A direção é certa porque você está enxergando que todas as ideologias são limitadas (ao leitor atento: o paradoxo dessa afirmação é inevitável). Entretanto, você está abraçando outra ideologia sem perceber. Quando você diz que não tem esperanças na utopia humana, isso não é uma "visão sem ideologia", é apenas o contrário da ideologia que você defendia antes. Quando você diz que os seres humanos bons são raros, essa também é uma afirmação pautada numa ideologia. O que no momento parece ser uma libertação para você, na verdade é uma libertação daquilo que você estava vivendo, libertando-se de suas antigas crenças, mas não é uma libertação completa.

Você abandonou o humanismo porque percebeu que ele não é satisfatório, isso é bom. Agora você pode abraçar alguma forma de niilismo, mas vai acabar percebendo que ele também não é satisfatório. Aliás, só acreditam que estão satisfeitos aqueles que não se dão ao trabalho de analisar a fundo seus pensamentos e sentimentos. Quem os analisa, acaba percebendo a insatisfação camuflada no meio deles, por mais que tentemos disfarçá-la. Sempre teremos momentos de dúvida, sempre faltarão respostas, sempre haverá conflito consigo mesmo diante dos fatos que nos saltam aos olhos, pois ideologia nenhuma será capaz de explicar completamente a complexidade paradoxal da vida.

O ateísmo vem de ideologia, o teísmo vem de ideologia, o deísmo vem de ideologia, o agnosticismo vem de ideologia. Tudo se baseia em algum pressuposto e esse pressuposto sempre enfrentará resistência frente à vida. A religião nada mais é que mais uma forma de ideologia e a ideologia faz parte do processo natural de pensamento humano. Uma processo que esbarra com perplexidade o paradoxo da existência e se debate em busca de respostas, conceitos, de uma identidade à qual possamos nos agarrar e nos sentirmos confortáveis. Termos um rótulo: "esse sou eu".

Pense nisso, a negação das ideologias é apenas mais uma ideologia. A única maneira de escapar disso é vendo as explicações ideológicas como meras ferramentas descartáveis do pensamento e não como descrições da verdade. A única verdade é o paradoxo e o paradoxo está além do pensamento discursivo. Uma luneta permite ver as estrelas, mas ela não explica as estrelas, é apenas uma ferramenta da visão. Assim devem ser as ideologias, nos permitindo pensar sobre o mundo, mas sem explicá-lo. São apenas ferramentas do pensamento.

Então... tudo é ideologia? E dizer isto também é ideologia. caramba...
E não será ver as ideologias como ferramentas a descartar uma ideologia também... :emoticon19:

karas

Mensagem por karas »

pois tudo é efêmero, não estou certo???

g0n

Mensagem por g0n »

Pug escreveu:..."não se apegar a nada"...

Pelo menos tem de se apegar a essa frase... o que é capaz de ser ideologia também...

Pug

Mensagem por Pug »

Lisbon Revisited

NÃO: Não quero nada.
Já disse que não quero nada.
Não me venham com conclusões!
A única conclusão é morrer.

Não me tragam estéticas!
Não me falem em moral!

Tirem-me daqui a metafísica!
Não me apregoem sistemas completos, não me enfileirem conquistas
Das ciências (das ciências, Deus meu, das ciências!) —
Das ciências, das artes, da civilização moderna!

Que mal fiz eu aos deuses todos?

Se têm a verdade, guardem-na!

Sou um técnico, mas tenho técnica só dentro da técnica.
Fora disso sou doido, com todo o direito a sê-lo.
Com todo o direito a sê-lo, ouviram?

Não me macem, por amor de Deus!

Queriam-me casado, fútil, quotidiano e tributável?
Queriam-me o contrário disto, o contrário de qualquer coisa?
Se eu fosse outra pessoa, fazia-lhes, a todos, a vontade.
Assim, como sou, tenham paciência!
Vão para o diabo sem mim,
Ou deixem-me ir sozinho para o diabo!
Para que havemos de ir juntos?

Não me peguem no braço!
Não gosto que me peguem no braço. Quero ser sozinho.
Já disse que sou sozinho!
Ah, que maçada quererem que eu seja da companhia!

Ó céu azul — o mesmo da minha infância —
Eterna verdade vazia e perfeita!
Ó macio Tejo ancestral e mudo,
Pequena verdade onde o céu se reflete!
Ó mágoa revisitada, Lisboa de outrora de hoje!
Nada me dais, nada me tirais, nada sois que eu me sinta.

Deixem-me em paz! Não tardo, que eu nunca tardo...
E enquanto tarda o Abismo e o Silêncio quero estar sozinho!

Fernando Pessoa

Imagem

g0n

Mensagem por g0n »

O fernando pessoa deve ter acordado como o rabo voltado para a lua, quando escreveu esse poema...

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Claudio, a única coisa que não conseguimos nos livrar é de nós mesmos, idéias e ideologias vão e vem mas o nosso cerne fica. Não existe receita de bolo, livro verdadeiro, resposta ou caminho fácil, é e será sempre escolhas pessoais, num peneirar sem fim. Só não dá para abrir mão de si próprio, do que é importante prá si, não importando o grau de dificuldade enfrentado, porque o que é importante jamais deixará de sê-lo.

Uma das coisas que me irritam na vida mUderna é a exaltação do que é podre, feito com maestria pela mídia mas não se iluda existe muito mais gente consciente e voltada para a construção de uma vida mais digna do que parece a primeira vista.

O prazer em inflingir dor pode estar gravado nos gens de muitos, e daí ? Está nos seus ? Sua responsabilidade começa e termina com vc, jogar a toalha e se unir aos indiferentes, aos complacentes, a turma que só consegue enxergar o mundo através do seu próprio umbigo vai trazer sim, frustração e muito mais dor que essa que está com vc hoje

Nosso grande avanço tecnológico num curto espaço de tempo trouxe em seu bojo a falsa idéia que nós como humanidade tivemos o mesmo desenvolvimento. Ledo engano, continuamos próximos das cavernas. E essa situação só vai mudar com a consciência desse fato. Vai mudar sim, de forma dolorosamente lenta

Soluções sempre existiram e continuarão a existir, porque é dessa forma que vivi e vivo minha própria vida, buscando sempre, usando meus conhecimentos e valores da melhor forma possível e posso te assegurar que o deitar a cabeça no travesseiro, no final do dia, é sempre um prazer

Bjs

g0n

Mensagem por g0n »

Ei Salgueiro... o já falecido Stephen Jay Gould dizia que mil actos de Bondade são apagados por um acto de maldade. O que é notícia são os actos de maldade...

Najma

Mensagem por Najma »

Claudio Loredo escreveu:
Diante disto, eu não quero mais ficar sofrendo, achando que um dia a humanidade irá melhorar. Prefiro aceitar o fato de que não existe solução para os humanos.

Claudio...

Existe solução para a SUA vida, você terá que encontrá-la e é isso o que importa no final das contas. Se todos prestarem atenção primeiro às próprias necessidades e só então forem abrindo o cerco, deixando os limites de si mesmo, da individualidade para então abarcar grupos humanos, a humanidade tem futuro. Mas tem que começar mesmo por si mesmo primeiro.

As religiões, e nelas imiscuo as ideologias TODAS, privam o ser humano do confronto consigo mesmo. Elas TODAS fazem reverência a um centro exterior, externo ao próprio ser e é isso que faz falta quando se deixam as muletas e é por isso que tantos lutam contra caminhar sozinhos seu próprio caminho. Mas creia-me, venho falando sobre isso desde a primeira vez que postei no RV e continuo falando, mesmo já tendo sido chamada de tudo, de satanista a ególatra... não importa. Sem vencer primeiro a SI MESMO, ninguém chega a lugar algum.

Algo em mim está feliz por esta sua mudança, Claudio. Espero sinceramente que a visão de desgaste e delisusão com o mundo leve-o a refletir mais sobre o que realmente importa para VOCÊ e que tais reflexões frutifiquem, não pelo suposto bem da humanidade mas por VOCÊ.

Qualquer dia voltamos a nos falar... Até lá, saiba que a noite escura da alma é fria, triste, leva a questionamentos nunca antes imaginados e em conformidade exata com os limites intelectuais de cada um. Será tão ou mais intensa quanto for seu intelecto e capacidade de abstrair. Boa sorte.

Beijos
Imagem

karas

Mensagem por karas »

bobagem, o indivíduo tem que se preocupar consigo mesmo e só consigo mesmo, até mesmo quando ajuda os outros, é a lei da sobrevivência

Najma

Mensagem por Najma »

karas escreveu:bobagem, o indivíduo tem que se preocupar consigo mesmo e só consigo mesmo, até mesmo quando ajuda os outros, é a lei da sobrevivência

Sem palavras bonitas nem desejo de aparentar mais do que é de fato... é só isso mesmo que você falou. Todos SÓ sobrevivemos... :emoticon16:

Os meios que cada um encontra para sobreviver é que são elas... e aí entram a ética, a moral. Mas isso já é assunto para os aspirantes a filosofistas. Eu só gosto de conversar... :emoticon1:
Imagem

g0n

Mensagem por g0n »

karas escreveu:bobagem, o indivíduo tem que se preocupar consigo mesmo e só consigo mesmo, até mesmo quando ajuda os outros, é a lei da sobrevivência

O Altruísmo parece ser uma regra da vida... nos animais Sociais. A postura individualista não é uma boa estratégia evolucionária. Com o tempo uma EEE se imporia, depois dos falcões individualistas se terem matado em lutas de conquista.
Devias ler mais sobre a evolução. Olha, "O gene egoísta" de Richard Dawkins fala muito em estratégias evolucionárias. Podes ler esse porque é óbvio que não percebes nada de Darwinismo... porque usas sempre essa lei da sobrevivência do Darwinismo social... Uma criação do Filósofo Herbert Spencer que distorceu o verdadeiro Darwinismo.

Mussolim Bucetê

Mensagem por Mussolim Bucetê »

Claudio Loredo escreveu:Diante disto, eu não quero mais ficar sofrendo, achando que um dia a humanidade irá melhorar. Prefiro aceitar o fato de que não existe solução para os humanos.

Quer um conselho de irmão? Cometa suicídio...

Os seres humanos têm tanto tempo para melhorarem meu chapa. Por que, com sua vida de em torno “90 anos”, achar que nunca haverá paz entre esses fidumaégua?
Números 15; Oséias 13:16; Deuteronômio 13; Numeros 16:49; Numeros 25:9; Numeros 21:35 Numeros 21:35; Numeros 25:4; Juízes 14:19; Josué 10:11.
“Não se deve explicar o que não se sabe por meio do que não se vê, pois nunca rejeite a opinião de alguém só porque é diferente da sua. Os dois podem estar errados...”

RCAdeBH

Mensagem por RCAdeBH »

Najma escreveu:And now... uma música que diz tudo pra mim numa versão quase impossível mas que existe...

Nothing else matters, by Apocalyptica.

É só baixar e ouvir. Ainda existe gente que vale a pena e o mundo vale a pena por conta de quem faz maravilhas com tão pouco... Nesse caso, 4 cellos e genialidade. :emoticon1:

Belíssima versão, Najma!
Ainda não tinha ouvido.
Mas prefiro com o velho e bom Metallica e suas guitarras.
Um beijo!

Pug

Mensagem por Pug »

salgueiro escreveu:
Claudio, a única coisa que não conseguimos nos livrar é de nós mesmos, idéias e ideologias vão e vem mas o nosso cerne fica. Não existe receita de bolo, livro verdadeiro, resposta ou caminho fácil, é e será sempre escolhas pessoais, num peneirar sem fim. Só não dá para abrir mão de si próprio, do que é importante prá si, não importando o grau de dificuldade enfrentado, porque o que é importante jamais deixará de sê-lo.

Uma das coisas que me irritam na vida mUderna é a exaltação do que é podre, feito com maestria pela mídia mas não se iluda existe muito mais gente consciente e voltada para a construção de uma vida mais digna do que parece a primeira vista.

O prazer em inflingir dor pode estar gravado nos gens de muitos, e daí ? Está nos seus ? Sua responsabilidade começa e termina com vc, jogar a toalha e se unir aos indiferentes, aos complacentes, a turma que só consegue enxergar o mundo através do seu próprio umbigo vai trazer sim, frustração e muito mais dor que essa que está com vc hoje

Nosso grande avanço tecnológico num curto espaço de tempo trouxe em seu bojo a falsa idéia que nós como humanidade tivemos o mesmo desenvolvimento. Ledo engano, continuamos próximos das cavernas. E essa situação só vai mudar com a consciência desse fato. Vai mudar sim, de forma dolorosamente lenta

Soluções sempre existiram e continuarão a existir, porque é dessa forma que vivi e vivo minha própria vida, buscando sempre, usando meus conhecimentos e valores da melhor forma possível e posso te assegurar que o deitar a cabeça no travesseiro, no final do dia, é sempre um prazer

Bjs

E não é que também concordo.

Não me parece estar na natureza do Claúdio o caminho que ele pretende.
Oxalá ele consiga encontrar um equilibrio entre os extremos, o antes e o presente...

P.S. Bons ventos a tragam Salgueiro :emoticon1:

Imagem

Trancado