O Ateu é Deus .
Re.: O Ateu é Deus .
gon, o altruísmo nada mais é do que uma tática de individualismo, pois quando o indivíduo faz parte de uma rede de solidariedade, ele espera com isso obter ajuda quando precisar.
karas, o gorila egoísta
karas, o gorila egoísta
Pug escreveu: Não me parece estar na natureza do Claúdio o caminho que ele pretende.
Oxalá ele consiga encontrar um equilibrio entre os extremos, o antes e o presente...
O presente é só uma abstração construída sobre aquilo que fomos e o que seremos no momento seguinte...

E observando bem... o Claudio é uma presa "fácil" agora. Não se aproveitem disso.
Re: Re.: O Ateu é Deus .
RCAdeBH escreveu:Najma escreveu:And now... uma música que diz tudo pra mim numa versão quase impossível mas que existe...
Nothing else matters, by Apocalyptica.
É só baixar e ouvir. Ainda existe gente que vale a pena e o mundo vale a pena por conta de quem faz maravilhas com tão pouco... Nesse caso, 4 cellos e genialidade.
Belíssima versão, Najma!
Ainda não tinha ouvido.
Mas prefiro com o velho e bom Metallica e suas guitarras.
Um beijo!
Que bom que gostou!!

É que eu amo cello. E o jeito como esses meninos tocam é lindo demais. Tem paixão...
Beijos
Najma escreveu:Pug escreveu: Não me parece estar na natureza do Claúdio o caminho que ele pretende.
Oxalá ele consiga encontrar um equilibrio entre os extremos, o antes e o presente...
O presente é só uma abstração construída sobre aquilo que fomos e o que seremos no momento seguinte...![]()
E observando bem... o Claudio é uma presa "fácil" agora. Não se aproveitem disso.
Najma, desejo que o Cláudio encontre o caminho que lhe seja adequado.
Ele, eu, todos nós, penso, caminhamos de modo semelhante...
Esta partilha de experiências é fascinante...
"Nunca te justifiques. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam" - Desconhecido

g0n escreveu:O fernando pessoa deve ter acordado como o rabo voltado para a lua, quando escreveu esse poema...
Devia mesmo...
"Nunca te justifiques. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam" - Desconhecido

- Flavio Costa
- Contato:
Claudio Loredo escreveu:O problema é exatamente o nosso código genético e só agora estou percebendo isto. Eu achava que uma mudança cultural ou social melhoraria o ser humano, mas estava enganado. Não há como melhorar esta espécie. Não há sistema político, social ou econômico que elimine o que está gravado nos nossos genes, que é a maldade voltada contra outros seres e contra próprio planeta.
Diante disto, eu não quero mais ficar sofrendo, achando que um dia a humanidade irá melhorar. Prefiro aceitar o fato de que não existe solução para os humanos.
Existem sistemas políticos e sociais que trazem mais benefícios que outros, que de algum ponto de vista podem ser considerados melhores. Porém, você tem razão, nenhum sistema fará a humanidade como um todo deixar de lutar pela própria sobrevivência ou esquecer que existem problemas em outros lugares do mundo (se fossemos capazes de nos preocuparmos com todos os problemas do mundo, ficaríamos loucos num instante).
Pense em todos os humanistas: nenhum foi capaz de fazer deste um mundo melhor. Nem mil Gandhis e Luther Kings poderiam fazer o mundo existir sem guerras, sem morte, sem a exploração do meio-ambiente. Você se preocupou com o mundo, sofreu com isso, e não fez nenhuma diferença, tudo continua como era independente da sua indignação. Mesmo assim, cada um pode buscar o que há de melhor dentro de nós mesmos, reduzindo o sofrimento para todos e incentivando aqueles que nos dão ouvidos a fazerem o mesmo. Lutar contra os próprios demônios já é um grande desafio, se não podemos tornar perfeita nem uma só pessoa, nós mesmos, como poderíamos fazer isso com todas as pessoas do mundo? Faz todo sentido, então, começar pelos desafios menores. No campo pessoal há muito a ser feito, há muito benefício a ser produzido.
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- videomaker
O ENCOSTO escreveu:videomaker escreveu:Flavio Costa escreveu:videomaker escreveu: Grande Flavio !
Talvez ele e vc já sejam ... quem sabe ?
Quem sabe um dia, meu caro videomaker.
A inteligencia é marca registrada dos grandes caras evoluidos , logo sei que a sua é sempre usada para o bem , estais no caminho garoto !
Muitos cientistas trabalhavam para a alemanha Nazista. A tecnologia militar da alemanha nazista foi a responsável pelas conquistas alemãs. Era a mais EVOLUIDA da época.
Com inteligencia, a França foi derrotada em 1 mês.
Logo, este seu comentário é extremamente estúpido.
Nunca a minha estupudez sera maior que a sua no trato com o ser humano !
Qualquer ser humano que abre a boca pra dizer que mataria seu filho ou ajudaria com prazer e insentivo ao outro ao suicidio
deve ser ignorado por asco ou inteligencia mesmo !
Parei com vc , Salta um ENGOV AI ....
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)
pare de beber, video... 

RCAdeBH escreveu:Najma escreveu:And now... uma música que diz tudo pra mim numa versão quase impossível mas que existe...
Nothing else matters, by Apocalyptica.
É só baixar e ouvir. Ainda existe gente que vale a pena e o mundo vale a pena por conta de quem faz maravilhas com tão pouco... Nesse caso, 4 cellos e genialidade.
Belíssima versão, Najma!
Ainda não tinha ouvido.
Mas prefiro com o velho e bom Metallica e suas guitarras.
Um beijo!
RCA, participe do tópico "jogo".
- videomaker
DIG escreveu:pare de beber, video...
Nem pensar ...

Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)
- Claudio Loredo
- Contato:
Acauan escreveu:Claudio,
Como teu amigo, assumo o encargo de em horas como estas dizer o que precisa ser dito e não o que lhe agradaria.
E o que precisa ser dito agora é deixa de frescura, cara.
Dê uma relida no que escrevi em Santa Croce, o triunfo do espírito e pense nos significados.
Mais que isto, decida se você quer seguir o exemplo de Galileu ou do bando de Zé Manés que constitui a maioria da humanidade.
A escolha é sua, mas niilismo é bobagem.
Espero que entenda minhas intenções e desculpe a franqueza.
Olá Acauan!
Este é um grande dilema da vida: para realizamos algo importante, temos que ter fé. Fé que iremos conseguir nossos objetivos. Sem fé faltam as forças para os grandes empreendimentos. Só que a fé também significa se enganar e desperdiçar esforços.
Obrigado pelos conselhos, mas eu estou me sentindo feliz assim. Ao procurar abandonar qualquer tipo de fé ou esperança, sinto-me mais livre e melhor observador.
Li o seu texto e como sempre, adorei. Só que eu não tenho como ser um Galileu. Muitas circunstâncias me limitam. Além disso, Galileu foi ajudado por muitas pessoas. Havia na época todo um movimento social que favoreceu seu trabalho.
Tentar melhorar o mundo significa submeter-se ao apedrejamento social. É como viver numa guerra sem fim. Você sempre está a desagradar a tudo e a todos. Eu prefiro uma existencia mais pacífica. Sei que assim não farei nenhuma diferença neste mundo, mas está é a realidade que temos que encarar: estamos sozinhos e não há ninguém para nos ajudar. No máximo só a nossa família.
para realizarmos algo importante, basta trabalharmos e termos determinação
- Claudio Loredo
- Contato:
Flavio Costa escreveu:Pense nisso, a negação das ideologias é apenas mais uma ideologia. A única maneira de escapar disso é vendo as explicações ideológicas como meras ferramentas descartáveis do pensamento e não como descrições da verdade. A única verdade é o paradoxo e o paradoxo está além do pensamento discursivo. Uma luneta permite ver as estrelas, mas ela não explica as estrelas, é apenas uma ferramenta da visão. Assim devem ser as ideologias, nos permitindo pensar sobre o mundo, mas sem explicá-lo. São apenas ferramentas do pensamento.
O fato é que não é possível para nós conhecermos a verdade. A vida é como uma miragem, onde a realidade é feita de ilusões.
O niilismo absoluto não existe, sempre estaremos sujeitos a acreditar em uma coisa ou outro. Até porque se enganar é essencial para a sobrevivência, mas o importante é termos consciência disto. Saber viver sem se deixar limitar por idéias.
[/color]
[/b]
Claudio Loredo escreveu:Olá Acauan!
Olá, Claudio!
Claudio Loredo escreveu:Este é um grande dilema da vida: para realizamos algo importante, temos que ter fé. Fé que iremos conseguir nossos objetivos. Sem fé faltam as forças para os grandes empreendimentos. Só que a fé também significa se enganar e desperdiçar esforços.
Esforços nunca são desperdiçados quando dirigidos em pról de algo em que se acredita.
Claudio Loredo escreveu:Obrigado pelos conselhos, mas eu estou me sentindo feliz assim. Ao procurar abandonar qualquer tipo de fé ou esperança, sinto-me mais livre e melhor observador.
Se você está feliz ótimo, mas você tem um modo um tanto dramático de demonstrar isto.
Claudio Loredo escreveu:Li o seu texto e como sempre, adorei. Só que eu não tenho como ser um Galileu. Muitas circunstâncias me limitam. Além disso, Galileu foi ajudado por muitas pessoas. Havia na época todo um movimento social que favoreceu seu trabalho.
Exato.
Um grande nome é o alto de uma montanha formada por outros tantos que lhe serviram de base.
Se houve anônimos sem o quais Galileu não teria feito o que fez, e de certo houve muitos, estes anônimos compartilham da grandeza dos feitos.
Um bom professor que inspira seus alunos ao estudo talvez nunca seja um gênio da ciência, mas talvez desperte em alguns capazes a vontade de sê-lo.
Grandeza humana não é sinônimo de estrelismo. Ainda bem.
Claudio Loredo escreveu:Tentar melhorar o mundo significa submeter-se ao apedrejamento social. É como viver numa guerra sem fim. Você sempre está a desagradar a tudo e a todos. Eu prefiro uma existencia mais pacífica. Sei que assim não farei nenhuma diferença neste mundo, mas está é a realidade que temos que encarar: estamos sozinhos e não há ninguém para nos ajudar. No máximo só a nossa família.
Talvez associe as tentativas de melhorar o mundo com algum tipo de ação revolucionária, o que é uma visão um tanto distorcida.
Sua última frase é ilustrativa disto.
Se você tem uma família para ajudá-lo então não é SÓ a sua família, é tudo isto.
Este sentimento familiar de ajuda mútua faz mais pela melhoria do mundo do que a grande maioria dos revolucionários fizeram.
E anonimamente.
ANAUÊ!
Nós, Índios.
Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
Acauan Guajajara
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
- Claudio Loredo
- Contato:
Acauan,
Existiram grandes homens no passado, que tornaram a vida melhor para
as futuras gerações, mas parece que todo o trabalho destas pessoas será em
vão.
Os homens sempre guerrearam uns contra os outros para disputar propriedades.
Só que no passado o poder de destruição do ser humano era pequeno. Hoje
os países estão cheios de armas de destruição em massa. Até grupo terroristas
possuem essas armas e está cada vez mais fácil ter acesso a esses armamentos.
Acho que mais cedo ou mais tarde viveremos uma nova guerra mundial e tudo
o que foi construido no passado será perdido. Por isso, não vejo motivos
para se preocupar com o futuro. Não há como deter a natureza destrutiva do
ser humano.
Claudio Loredo escreveu:
Acauan,
vão.
ser humano.
Não diga isso.
...

- Aranha
- Gênero: Masculino
- Contato:
Claudio Loredo escreveu:
Acauan,
vão.
ser humano.
- Talvez o fim seja este, talvez não, você esquece que o ser humano tem uma natureza criativa também, talvez mudemos a face deste mundo à nossa imagem e partamos para as estrelas para remodelar o cosmo.
Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker
Ben Parker
- Claudio Loredo
- Contato:
O problema Abmael é onde encontrar as pessoas boas para fazer isto. A bondade é algo raríssimo, fruto de acidentes genéticos e sorte na infância. A maioria dos seres humanos é voltado para o mal. Construir um mundo a nossa imagem significa construir um mundo voltado para a destruição.
- Aranha
- Gênero: Masculino
- Contato:
Claudio Loredo escreveu:
O problema Abmael é onde encontrar as pessoas boas para fazer isto. A bondade é algo raríssimo, fruto de acidentes genéticos e sorte na infância. A maioria dos seres humanos é voltado para o mal. Construir um mundo a nossa imagem significa construir um mundo voltado para a destruição.
- Putz Cláudio, você tá vivendo um momento prá lá de paradoxal, tendendo sempre aos extremos, deve ser uma turbulência, mas você é um cara inteligente e em breve chegará a um ponto de equilíbrio, só evite qualquer atitude em relação a essas suas novas ideologias, fique com elas só na cabeça, por enquanto.
Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker
Ben Parker
Abmael escreveu:- Putz Cláudio, você tá vivendo um momento prá lá de paradoxal, tendendo sempre aos extremos, deve ser uma turbulência, mas você é um cara inteligente e em breve chegará a um ponto de equilíbrio, só evite qualquer atitude em relação a essas suas novas ideologias, fique com elas só na cabeça, por enquanto.
Abraços,
Um sábio conselho, Abmael. A gente nunca sabe o que se passa na cabeça das pessoas e dar conselhos como esse pode parecer um exagero, um despropósito. Na dúvida, penso que o Claudio poderia considerar com atenção e seriedade as palavras do Abmael.
- Claudio Loredo
- Contato:
Também não é tanto assim. Quando a pessoa é cristã, por exemplo, e se torna ateísta. Seus amigos de fé também ficam desconcertados com a mudança, achando que o ateu é triste, é desiludido e tal. Acho que o mesmo está acontecendo comigo ao declarar que perdi a fé na humanidade. Sei que vocês estão achando estranho tal pensamento, mas eu acho bom porque através dele posso ver as coisas melhor ou pelo menos de um outro ponto de vista. Enfim, acho que com esta visão de mundo posso trazer novos questionamentos a mim mesmo e a este fórum.
Claudio Loredo escreveu:Acauan,
Existiram grandes homens no passado, que tornaram a vida melhor para as futuras gerações, mas parece que todo o trabalho destas pessoas será em vão.
Cláudio,
Se me permite continuar sendo sincero, preocupar-se com profecias cai melhor em crentes evangélicos pentecostais do que em ateus.
Talvez o trabalho destas pessoas será em vão, talvez não.
Talvez a Terra seja destruída por um meteoro ano que vem, talvez não.
Deixar que este tipo de hipóteses afete o seu dia a dia não é sensato.
Claudio Loredo escreveu:
Esta história de que os homens sempre guerrearam por propriedades é papo furado.
Os homens começaram a guerrear para garantir a própria sobrevivência, não só entre si, mas também e principalmente contra as forças de uma natureza hostil.
Fossem nossos antepassados remotos um bando de macaquinhos simpáticos e pacíficos, nosso destino teria sido nos situarmos em um ponto qualquer da cadeia alimentar e não no topo dela.
Tivemos que escolher entre sermos devorados por predadores ou usar a pele deles como vestimenta.
Nos tornamos guerreiros quando optamos pela segunda alternativa.
No mais, historicamente, os guerreiros sempre foram homens que levaram uma vida de combates, longa ou curta, ao fim da qual tinham pouca ou nenhuma propriedade que tornasse crível a afirmação de que era por isto que guerreavam.
A explicação mais correta é que os homens sempre guerrearam pela conquista.
É a nossa natureza, que pode ser boa ou ruim, dependendo do que queremos conquistar no campo de batalha.
Claudio Loredo escreveu:
Só que no passado o poder de destruição do ser humano era pequeno. Hoje os países estão cheios de armas de destruição em massa. Até grupo terroristas possuem essas armas e está cada vez mais fácil ter acesso a esses armamentos.
Mais um motivo para a guerra.
Estes grupos terroristas devem ser esmagados pelo uso devido da força necessária.
Por pior que seja esta ameaça, é muito menor do que a que existiu na primeira metade do século XX, quando o nazismo e outras ditaduras tirânicas botaram as manguinhas de fora.
Quem achou, na época, que o caminho da paz e boa vontade entre os homens era sempre a melhor escolha se arrependeu amargamente.
Felizmente, houve quem soubesse defender ideais como liberdade e direito de modo mais decidido e eficiente.
Claudio Loredo escreveu:
Acho que mais cedo ou mais tarde viveremos uma nova guerra mundial e tudo o que foi construido no passado será perdido. Por isso, não vejo motivos para se preocupar com o futuro. Não há como deter a natureza destrutiva do ser humano.
Se tudo for perdido, começaremos tudo de novo.
Não acho que a coisa será como em Planeta dos Macacos (o filme original com Charlton Heston – tá, confesso, sou um dinossauro).
Nós, Índios.
Acauan Guajajara
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
Acauan Guajajara
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
- Flavio Costa
- Contato:
Claudio Loredo escreveu:Existiram grandes homens no passado, que tornaram a vida melhor para as futuras gerações, mas parece que todo o trabalho destas pessoas será em vão.
Não há como deter a natureza destrutiva do ser humano.
Cláudio, talvez outras pessoas aqui no fórum não entendam, mas eu entendo como livrar-se de utopias lhe faz feliz, mais livre, mais leve. Finalmente, você não tem mais o dever moral de salvar a humanidade. Que grande responsabilidade para uma pessoa só, não é mesmo?
Porém, por mais que sempre haja injustiça, loucura e violência no mundo, a existência de coisas ruins não tornam as coisas boas inúteis. Pense numa analogia com o trabalho: você trabalha para ganhar dinheiro. O dinheiro que você ganha não é ilimitado, de fato não chega nem a R$ 10.000, que está longe de ser ilimitado também. Entretanto, isso não faz com que o seu trabalho seja inútil. Ele não proporciona tudo a qualquer momento e em qualquer quantidade, mas proporciona muitas coisas. Um emprego com um salário ilimitado é uma utopia. Porém, ainda que isso não possa ser alcançado, através do nosso trabalho e do nosso progresso podemos melhorar nossas condições de vida e a luta para crescer é um poderoso estímulo da vida.
Abandone as utopias, elas são inatingíveis, mas não abandone a vontade de produzir tanto bem quanto lhe for possível. Seja paciente num dia, diga bom-dia para a faxineira no outro, ajude uma colega de trabalho em outro. Tudo vale a pena.
Por mais que não possamos reconhecer a verdade, nós podemos ser sábios. A diferença entre o verdadeiro e o falso pode ser tênue, mas a diferença entre sabedoria e ignorância é enorme.
Há uma frase de Conan, o Bárbaro, que eu gosto muito: "Uma coisa eu sei: se a vida é ilusão, eu também faço parte dela; e, sendo assim, a ilusão é real para mim. Eu vivo, estou cheio de vida, amo, mato e sou feliz desta maneira." Se você vai ao cinema, não vai lá para conhecer a verdade, vai para viver uma ficção. Em Parque dos Dinossauros, não é importante se é possível recriar dinossauros a partir de material genético. Em O Senhor dos Anéis não interessa se elfos existem ou não. O que importa é que eles passam diante de seus olhos e você é sábio o suficiente para saber que aquilo é falso, mas ao mesmo tempo permitir-se viver aquela experiência. Na vida é a mesma coisa, podemos evitar a ignorância de acreditar que o ilusório é real, a loucura de tomar a crença como certeza, mas ainda assim participar de tudo isso. E, dentro desse mundo de aparências, fazer o seu melhor.
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
- William James
- William Shakespeare
- William James
Claudio Loredo escreveu:
Meudeus, Claudio...

Agora fiquei preocupada. Essa história de "homens de boa vontade" é coisa de igreja...

A maioria dos seres humanos é inconsciente de seus próprios atos, só isso. Podem quando muito seguirem o que o pastor fala, o padre mas não entendem o significado de ser bom de fato nem do que é ruim. Bondade tem a ver com entendimento, renúncia, aceitação da natureza dos demais e não chega a ser totalmente raro, principalmente se você se ater a um detalhe precioso: o start da bondade parte de você mesmo... Não dos outros.
Veja só: Jesus não morreu na cruz, segundo dizem, porque ele era "bom" e os outros "maus". Ele era um cabeçudo, pretensioso querendo salvar a humandiade e os demais só viviam e faziam o que outros mandavam. A ignorância e o comportamento bovino de rebanho como consequência é que são o grande mal !!
Acorda Claudio!! Niilismo não é isso também... Quando você abraça o niilismo você já se deixou derrotar por tudo e não quer mais lutar. O nada não existe... ou por outra, é a não existência. Assim, quando você fala em niilismo nesses termos acima você demonstra que está só profundamente decepcionado com alguma coisa. E isso passa... espero. Ou senão, falta pouco pra você cair de joelhos na frente do primeiro altar e chorar copiosamente por sua vida de erros até agora, à espera do primeiro pastor ou padre capaz de dizer que seus pecados estão perdoados... Faz isso não!