Najma escreveu:Claudio Loredo escreveu:
O problema Abmael é onde encontrar as pessoas boas para fazer isto. A bondade é algo raríssimo, fruto de acidentes genéticos e sorte na infância. A maioria dos seres humanos é voltado para o mal. Construir um mundo a nossa imagem significa construir um mundo voltado para a destruição.
Meudeus, Claudio...![]()
Agora fiquei preocupada. Essa história de "homens de boa vontade" é coisa de igreja...![]()
A maioria dos seres humanos é inconsciente de seus próprios atos, só isso. Podem quando muito seguirem o que o pastor fala, o padre mas não entendem o significado de ser bom de fato nem do que é ruim. Bondade tem a ver com entendimento, renúncia, aceitação da natureza dos demais e não chega a ser totalmente raro, principalmente se você se ater a um detalhe precioso: o start da bondade parte de você mesmo... Não dos outros.
Veja só: Jesus não morreu na cruz, segundo dizem, porque ele era "bom" e os outros "maus". Ele era um cabeçudo, pretensioso querendo salvar a humandiade e os demais só viviam e faziam o que outros mandavam. A ignorância e o comportamento bovino de rebanho como consequência é que são o grande mal !!
Acorda Claudio!! Niilismo não é isso também... Quando você abraça o niilismo você já se deixou derrotar por tudo e não quer mais lutar. O nada não existe... ou por outra, é a não existência. Assim, quando você fala em niilismo nesses termos acima você demonstra que está só profundamente decepcionado com alguma coisa. E isso passa... espero. Ou senão, falta pouco pra você cair de joelhos na frente do primeiro altar e chorar copiosamente por sua vida de erros até agora, à espera do primeiro pastor ou padre capaz de dizer que seus pecados estão perdoados... Faz isso não!
Najma. Nem sei se entendi tudo o que disseram aqui pois não ando tendo tempo quase que para nada mas vou tentar ainda participar dessa minha família. A cada dia que passa eu concluo que, tirando a "religião Jesus", tenho aprendido que, quanto mais nós nos preocupamos em preencher as necessidades de nossos "próximos", mais facilmente conseguimos nos aproximar e sermos mais humanos. Se cada um de nós nos tratássemos como membros de uma gigantesca familia, seríamos muito mais humanos e consequentemente felizes. Mas, estamos tão preocupados com o que os outros fazem e com o que os outros pensam e agem que não achamos justo que fulano ou beltrano mereçam nossa amizade, compreensão, cumplicidade. Isso vale para tudo e todos. Culpar o sistema por uma sociedade caótica é fácil porque nós somos os escritores dessa novela chamada vida. Cada um quer por que quer tirar seu proveito, afinal, não é justo o Lula, o Sarnei, o Alckmin e os anões da previd~encia fazer tudo o que fazem sem pagar e eu ter de ficar aqui quietinho sem ter o direito à lei de Gerson tão aclamada pelos brasileiros. Enfim, sempre criaremos jstificativas para podermos colocar nos paredões os ladrões de carro, casa, etc mas nunca estaremos prontos para olhar para o que realmente está errado que é o modo como cada indivíduo pensa e age. Mas sempre haverá uma luz no fim do túnel. A de que uma catástrofe nuclear ou meteórica possa desencadear todo um re-inicio da civilização, hoje já nem tão civilizada.
Beijos