O Ateu é Deus .

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Johnny
Gênero: Masculino

Re: Re.: O Ateu é Deus .

Mensagem por Johnny »

Najma escreveu:
Claudio Loredo escreveu:

O problema Abmael é onde encontrar as pessoas boas para fazer isto. A bondade é algo raríssimo, fruto de acidentes genéticos e sorte na infância. A maioria dos seres humanos é voltado para o mal. Construir um mundo a nossa imagem significa construir um mundo voltado para a destruição.

Meudeus, Claudio... :emoticon15:

Agora fiquei preocupada. Essa história de "homens de boa vontade" é coisa de igreja... :emoticon11:

A maioria dos seres humanos é inconsciente de seus próprios atos, só isso. Podem quando muito seguirem o que o pastor fala, o padre mas não entendem o significado de ser bom de fato nem do que é ruim. Bondade tem a ver com entendimento, renúncia, aceitação da natureza dos demais e não chega a ser totalmente raro, principalmente se você se ater a um detalhe precioso: o start da bondade parte de você mesmo... Não dos outros.

Veja só: Jesus não morreu na cruz, segundo dizem, porque ele era "bom" e os outros "maus". Ele era um cabeçudo, pretensioso querendo salvar a humandiade e os demais só viviam e faziam o que outros mandavam. A ignorância e o comportamento bovino de rebanho como consequência é que são o grande mal !!

Acorda Claudio!! Niilismo não é isso também... Quando você abraça o niilismo você já se deixou derrotar por tudo e não quer mais lutar. O nada não existe... ou por outra, é a não existência. Assim, quando você fala em niilismo nesses termos acima você demonstra que está só profundamente decepcionado com alguma coisa. E isso passa... espero. Ou senão, falta pouco pra você cair de joelhos na frente do primeiro altar e chorar copiosamente por sua vida de erros até agora, à espera do primeiro pastor ou padre capaz de dizer que seus pecados estão perdoados... Faz isso não! :emoticon11:

Najma. Nem sei se entendi tudo o que disseram aqui pois não ando tendo tempo quase que para nada mas vou tentar ainda participar dessa minha família. A cada dia que passa eu concluo que, tirando a "religião Jesus", tenho aprendido que, quanto mais nós nos preocupamos em preencher as necessidades de nossos "próximos", mais facilmente conseguimos nos aproximar e sermos mais humanos. Se cada um de nós nos tratássemos como membros de uma gigantesca familia, seríamos muito mais humanos e consequentemente felizes. Mas, estamos tão preocupados com o que os outros fazem e com o que os outros pensam e agem que não achamos justo que fulano ou beltrano mereçam nossa amizade, compreensão, cumplicidade. Isso vale para tudo e todos. Culpar o sistema por uma sociedade caótica é fácil porque nós somos os escritores dessa novela chamada vida. Cada um quer por que quer tirar seu proveito, afinal, não é justo o Lula, o Sarnei, o Alckmin e os anões da previd~encia fazer tudo o que fazem sem pagar e eu ter de ficar aqui quietinho sem ter o direito à lei de Gerson tão aclamada pelos brasileiros. Enfim, sempre criaremos jstificativas para podermos colocar nos paredões os ladrões de carro, casa, etc mas nunca estaremos prontos para olhar para o que realmente está errado que é o modo como cada indivíduo pensa e age. Mas sempre haverá uma luz no fim do túnel. A de que uma catástrofe nuclear ou meteórica possa desencadear todo um re-inicio da civilização, hoje já nem tão civilizada.

Beijos
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

Já escrito anteriormente...
Editado pela última vez por Johnny em 21 Jun 2006, 12:57, em um total de 1 vez.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Spitfire

Re.: O Ateu é Deus .

Mensagem por Spitfire »

Eu nunca apostei um vintem furado na humanidade... faço muito apostando em mim mesmo, acreditando em mim mesmo. Se cada ser humano fizesse isto, deixaria de alocar a responsabilidade no coletivo... tomaria a sua porção justa e faria a sua parte, assumindo apenas aquilo que lhe pertence. :emoticon4:

Johnny

Mensagem por Johnny »

O mundo está assim porque cada um só pensa em si, Spitfire. Se formos fazer como você então teríamos que elabora leis mais rígidas e que evitassem desastres sociais caso contrário, o mundo se tornaria um caos.

Imagem

Luis Dantas
Contato:

Mensagem por Luis Dantas »

Claudio Loredo escreveu:

O problema Abmael é onde encontrar as pessoas boas para fazer isto. A bondade é algo raríssimo, fruto de acidentes genéticos e sorte na infância. A maioria dos seres humanos é voltado para o mal. Construir um mundo a nossa imagem significa construir um mundo voltado para a destruição.

Deixa disso, Cláudio. Gente é gente, sempre foi. Bondade é algo que se cultiva, se aprende e se ensina pelo exemplo e pela empatia.

Provavelmente você só precisa mesmo é mudar de hábitos e encontrar o seu próprio equilíbro entre os dois impulsos que todos nós temos: o de ser autênticos (e portanto em algum grau isolados das influências externas) e o de ser integrados (e portanto influenciados externamente).

O desafio é de certa forma maior hoje, porque os nossos repertórios são tão mais amplos, mas o drama humano não é tão diferente assim. Ontem como hoje o que precisamos é construir linguagens que nos permitam efetivamente expressar e cultivar o que temos de melhor em nós.

Abraços,
Olavo.
"Faça da tua vida um reflexo da sociedade que desejas." - Mahatma Ghandi
"First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism

http://dantas.editme.com/textos http://luisdantas.zip.net http://www.dantas.com

Najma
Gênero: Feminino

Mensagem por Najma »

Johnny, meu Querido... :emoticon4:

Como pais, a gente entende o que é deixar de comer mais um pedaço de qualquer coisa pra oferecer mais um pedaço pro filhote. Já estender esse mesmo sentimento que faz abrir mão de um prazer ou de uma necessidade imediata para ofertá-lo a outra pessoa... tem que sentir que o outro e eu somos a mesma coisa e saciando a vontade do outro, estou me saciando também.

Pra chegar nesse grau de entendimento tem que se conhecer profundamente. O problema é que praticamente toda ideologia, religião e afins jogam tudo para o exterior, enquanto o interior fica sem mobília e pavimento... E a pessoa colapsa quando tem que abir mão da ideologia, religião e afins, tendendo aos extremos da caridade altruística panaca ou do egoísmo egocêntrico egóico atávico, que faz enxergar que tudo é uma merda... Pegou? :emoticon4:

Quanto ao que está acontecendo, resumo do resumo: Claudio está em crise... estamos tentando fazer com que ele não se torne uma presa fácil para religiosos de plantão... :emoticon16:

Beijos e bem revindo... :emoticon1:
Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

Mas Lili ;-) ...

Cada amizade, cada membro da familia, em que nós consigamos suprir suas necessidades, estaremos fazendo a grande diferença. Acho que o maior problema da humanidade é confundir "preencher as necessidades" com "as vontades". Se existe uma grande massa que necessita do básico e não temos como suprir (veja bem, não estou falando na indigência coletiva à qual nós estamos submetidos), devemos buscar alternativas de como fazê-lo, evitando um mal maior que é o que não deveria estar acontecendo nos dias de hoje. Só lembrando, nunca existirão empregos e ocupação para todos e, os que realmente necessitam destas, não as tem, não porque não querem mas porque não lhes dão.

Imagem

Spitfire

Mensagem por Spitfire »

Johnny escreveu:O mundo está assim porque cada um só pensa em si, Spitfire. Se formos fazer como você então teríamos que elabora leis mais rígidas e que evitassem desastres sociais caso contrário, o mundo se tornaria um caos.

Não, você não me entendeu. Eu não penso só em mim... o que não faço e criar falsas expectativas de esperar do outro, um ato de "boa vontade" (este termo é meio problemático, me falta outro melhor no momento). Não delego ao coletivo isto. Faço a minha parte sem esperar contrapartida. :emoticon4:

Najma

Mensagem por Najma »

Johnny escreveu:Mas Lili ;-) ...

Cada amizade, cada membro da familia, em que nós consigamos suprir suas necessidades, estaremos fazendo a grande diferença. Acho que o maior problema da humanidade é confundir "preencher as necessidades" com "as vontades". Se existe uma grande massa que necessita do básico e não temos como suprir (veja bem, não estou falando na indigência coletiva à qual nós estamos submetidos), devemos buscar alternativas de como fazê-lo, evitando um mal maior que é o que não deveria estar acontecendo nos dias de hoje. Só lembrando, nunca existirão empregos e ocupação para todos e, os que realmente necessitam destas, não as tem, não porque não querem mas porque não lhes dão.

Mon Chér... :emoticon16:

Eu comentei exatamente sobre isso umas páginas atrás. Não vou repetir novamente. Mas o negócio é o seguinte: quem se ama pode amar. Quem não se ama... faz simulacro na base de caridade, do idealismo infrutífero. Amar os seres humanos, todos eles é complicado mesmo, tem que começar se amando, depois amando as pessoas com quem a gente convive, depois amando as pessoas do bairro, da cidade... e aí, o sentimento altruístico de fazer alguma coisa em prol de mais gente floresce que é uma beleza.

"Caridade" ou um ideal inatingível pra desencargo de consciência ou para ter seu nome eternizado em algum monumento em praça pública é o que faz as coisas continuarem como estão em toda parte...

Bisous...
Imagem

g0n

Mensagem por g0n »

O Claudio parece que está em queda livre para o fundo do poço. Esperemos que atinja o fundo rapidamente... contemple o abismo... e ressalte cá para cima...

Johnny

Mensagem por Johnny »

Najma escreveu:
Johnny escreveu:Mas Lili ;-) ...

Cada amizade, cada membro da familia, ...

Mon Chér... :emoticon16:

Eu comentei exatamente sobre isso umas páginas atrás. Não vou repetir novamente. Mas o negócio é o seguinte: quem se ama pode amar. Quem não se ama... faz simulacro na base de caridade, do idealismo infrutífero. Amar os seres humanos, todos eles é complicado mesmo, tem que começar se amando, depois amando as pessoas com quem a gente convive, depois amando as pessoas do bairro, da cidade... e aí, o sentimento altruístico de fazer alguma coisa em prol de mais gente floresce que é uma beleza.

"Caridade" ou um ideal inatingível pra desencargo de consciência ou para ter seu nome eternizado em algum monumento em praça pública é o que faz as coisas continuarem como estão em toda parte...

Bisous...

Como sempre, perfeita em sua percepção. MAs gostaria de acrescentar que muitos confundem o amor. Vejamos "as várias faces desta palavra":

1. Sentimento que predispõe alguém a desejar o bem de outrem, ou de alguma coisa
2. Sentimento de dedicação absoluta de um ser a outro ser ou a uma coisa; devoção extrema
3. Sentimento de afeto ditado por laços de família
4. Sentimento terno ou ardente de uma pessoa por outra, e que engloba tb. atração física
5. P. ext. Atração física e natural entre animais de sexos opostos
6. Amor passageiro e sem conseqüência; capricho
7. Aventura amorosa; amores
8. Adoração, veneração, culto: amor a Deus.
9. Afeição, amizade, carinho, simpatia, ternura.
10. Inclinação ou apego profundo a algum valor ou a alguma coisa que proporcione prazer; entusiasmo, paixão
11. Muito cuidado; zelo, carinho
12. O objeto do amor (1 a 9)

Seria altruísmo realmente desejar o bem de todos? Ou será que nós nos deixamos influenciar por pensamentos individualistas que nos tiram o desejo natural de querem o bem de cada um em troca de subornos mesquinhos? Alguém aqui por acaso fica pensando "Tomara que meu vizinho perca o emprego", ou ainda "Desejo que o Video Maker pegue um cancer" ou "que o Jonnhy fique tetra-plégico ouo desempregado"?
Acho que posso dizer que amo sim muitos "próximos" porque me satisfaço em ver as pessoas felizes como sou. E acho também que os religiosos se preocupam tanto em querer amar a Deus que se esquecem que amar o seu próximo é simplesmente fazer e desejar o bem. Mas infelizmente confundem sua maldita fé com benéfices próprias achando que são os prediletos de Deus e que os outros devam ficar à sombra de Satanás. Mas ainda bem que exitem pessoas diferentes. Ainda bem que existem as Ligias, os Acauans, os Claudios, os Encostos, os Euzébios, Aurélios, etc, etc. etc... pois tenho assim a certeza de que, em meio a "Anjos e Demônios", estaremos todos caminhando para um lugar comum.

Abraços e beijos respectivamente...

Imagem

Pug

Mensagem por Pug »

Najma, dizer que o Cláudio é uma presa...hum...

Para quem?....realmente, para quem é que isso importa...

estranha percepção a sua, diria que teme...
"Nunca te justifiques. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam" - Desconhecido

Imagem

Pug

Mensagem por Pug »

Claudio Loredo escreveu:

É vc, a pessoa necessária.

E termino com a frase do Acauan:

"Se tudo for perdido, começaremos tudo de novo. "
"Nunca te justifiques. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam" - Desconhecido

Imagem

Najma

Mensagem por Najma »

Pug escreveu:Najma, dizer que o Cláudio é uma presa...hum...

Para quem?....realmente, para quem é que isso importa...

estranha percepção a sua, diria que teme...

Pior é que eu temo sim... :emoticon15:

Ele está muito confuso e desiludido com alguma coisa que não se trata da "humanidade toooodinha". :emoticon15: Caminho aberto para qualquer idéia que aplaque um pouco que seja o vazio que, não forçosamente mas talvez, o leve a uma predisposição de desejar se iludir com qualquer outra coisa.

Gosto do Claudio... não queria que ele se tornasse homem bomba, por exemplo... Sai daqui, Pug! :emoticon12:
Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

Como sempre pego o boi andando...

A todos os autores dos posts anteriores, minhas desculpas por não ter lido tudo antes. Mas agora entendo mas nada que disse muda o que penso (?)

Imagem

g0n

Mensagem por g0n »

"Se alguém te incomoda, porque tem inveja de ti ou pior, sacode a poeira dos ombros e segue em frente" Snopp Dog

Vito Álvaro

Mensagem por Vito Álvaro »

Ainda não li tudo os postagens.

Vou falar para Claúdio que eu penso e alguém que pode corrigir que estou falando. :emoticon16:
O que importa é o que faz. :emoticon4:
Fazes muito, as pessoas ficam dependentes. :emoticon1:
Se não fazes nada, perdem a esperança. :emoticon8:
Quando você faz a coisa certa, as pessoas não têm certeza você chegou fazer alguma coisa. :emoticon13:
Fórum Realidade === EvoWiki -- Primeiro Wiki === O Espiritismo do Cético -- Segundo Wiki

Status: Ocupadíssimo (Se caso queria me falar, mande MP ou Gmail)

Johnny

Mensagem por Johnny »

Lindo Vito. Tanto em tão poucas palavras...

Imagem

Pug

Mensagem por Pug »

Apagado
Editado pela última vez por Pug em 22 Jun 2006, 04:24, em um total de 1 vez.

Imagem

Claudio Loredo
Contato:

Mensagem por Claudio Loredo »

Acauan escreveu:Cláudio,

Se me permite continuar sendo sincero, preocupar-se com profecias cai melhor em crentes evangélicos pentecostais do que em ateus.
Talvez o trabalho destas pessoas será em vão, talvez não.
Talvez a Terra seja destruída por um meteoro ano que vem, talvez não.

Deixar que este tipo de hipóteses afete o seu dia a dia não é sensato.

Exatamente Acauan. É insensato traçar um panorama para o futuro da espécie humana e viver de acordo com ele. No máximo o que podemos prever é o nosso futuro. E mesmo neste caso temos que considerar inúmeras variáveis fora do nosso controle.

Acauan escreveu:Esta história de que os homens sempre guerrearam por propriedades é papo furado.
Os homens começaram a guerrear para garantir a própria sobrevivência, não só entre si, mas também e principalmente contra as forças de uma natureza hostil.
Fossem nossos antepassados remotos um bando de macaquinhos simpáticos e pacíficos, nosso destino teria sido nos situarmos em um ponto qualquer da cadeia alimentar e não no topo dela.
Tivemos que escolher entre sermos devorados por predadores ou usar a pele deles como vestimenta.
Nos tornamos guerreiros quando optamos pela segunda alternativa.

No mais, historicamente, os guerreiros sempre foram homens que levaram uma vida de combates, longa ou curta, ao fim da qual tinham pouca ou nenhuma propriedade que tornasse crível a afirmação de que era por isto que guerreavam.

A explicação mais correta é que os homens sempre guerrearam pela conquista.
É a nossa natureza, que pode ser boa ou ruim, dependendo do que queremos conquistar no campo de batalha.

Nosso meio ambiente planetário nos levou a ser do jeito que somos. O problema é que não vejo como progredirmos se continuarmos a usar nosso conhecimento para a guerra. A divisão dos seres humanos em países, em idiomas, em religiões, em ideologias políticas, em classes sociais, em etnias, etc Tudo isto dificulta o nosso progresso a partir do momento que olhamos para o outro como inimigo de acordo com as diferenças que julgamos mais importantes.

É necessário a busca de soluções. Depois desta sua mensagem, estou voltando a acreditar que existem esperanças. Talvez se os seres humanos fossem governados por máquinas que não possuissem os nossos defeitos, poderiamos viver em paz e justiça uns com os outros. Outra solução é o desenvolvimento de uma nova espécie humana, através da engenharia genética. Só que tudo isto é ficção científica, mas são caminhos para solucionar os problemas que começam a partir da nossa própria natureza.

Acauan escreveu:Mais um motivo para a guerra.
Estes grupos terroristas devem ser esmagados pelo uso devido da força necessária.
Por pior que seja esta ameaça, é muito menor do que a que existiu na primeira metade do século XX, quando o nazismo e outras ditaduras tirânicas botaram as manguinhas de fora.

Quem achou, na época, que o caminho da paz e boa vontade entre os homens era sempre a melhor escolha se arrependeu amargamente.

Felizmente, houve quem soubesse defender ideais como liberdade e direito de modo mais decidido e eficiente.

Esta divisão da humanidade em países que competem entre si é o grande problema. Os países se armam para se defenderem uns dos outros e o que garante que num desses países, que hoje consideramos como desenvolvidos, não vá assumir um governo tirano disposto a usar as armas nucleares?

A população do planeta precisa diminuir urgentemente. Só que os países que estão tendo redução populacional, como é o caso dos europeus, dão vários incentivos a natalidade ao invés de procurarem importar mais mão-de-obra do terceiro mundo. Ao mesmo tempo os empregos estão acabando devido ao avanço tecnológico. Tudo isto irá gerar mais e mais conflitos armados. Espero que possamos encontrar soluções para todos esses problemas e que as pessoas aceitem cooperar livremente.

Acauan escreveu: Se tudo for perdido, começaremos tudo de novo.

Adorei esta frase. É a esperança que nos faz avançar. Não podemos deixar ela de lado.

phillips

Mensagem por phillips »

concordo plenamente que os países superpopulosos devem baixar a taxa de natalidade. compulsoriamente, se preciso.
phillips, o guerreiro da direita

clara campos
Moderadora
Contato:

Mensagem por clara campos »

phillips escreveu:concordo plenamente que os países superpopulosos devem baixar a taxa de natalidade. compulsoriamente, se preciso.

karas, vai chatear compulsoriamente outro fórum!!! :emoticon2:
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

phillips

Mensagem por phillips »

?????????? que é isso???

Hugo

Mensagem por Hugo »

Onde está o rapha... para dar um jeito nisso?

phillips

Mensagem por phillips »

meu user é phillips, e não karsas

Trancado