Religião

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Lúcifer
Gênero: Masculino
Contato:

Re.: Religião

Mensagem por Lúcifer »

A meu ver, religião foi um mal necessário. Mal necessário pois as principais culturas e civilizações tiveram como base para suas leis e modos de vida, a religião. Exemplos de civilizações com base nas regiões: Egito, Grecia, Roma, etc.
Hoje, infelizmente está sendo um modo de o homem dominar o homem provocando-lhe medo e, conseguentemente, a obediência. "Se você não der o dízimo direitinho, vai para o inferno". E, usa-se isso na política também. É só ver o que o papamonha Chico Bento 16 faz quando faz aquelas proclamações ridículas contra os homossexuais e a famosa camisinha.
Imagem

o pensador

Re: Re.: Religião

Mensagem por o pensador »

Mussolim Bucetê escreveu:
o pensador escreveu:
Perseus escreveu: ... Se tiver algo após a morte, ótimo.
..

Aí Perseus,tomara que nâo exista inferno :emoticon16:

Pqparêu vou para um lugar cheio de evangélico, aí foide...

Stalin e Mao Tse Tung estarâo lá também.Com estes dois vc estará bem acompanhado,com certeza :emoticon16:

Luis Dantas
Contato:

Re: Religião

Mensagem por Luis Dantas »

mana_sibele escreveu:Conceitue você o que é religião
Fique livre para responder

O conceito que eu uso, o que considero útil (em contraste com o que este fórum parece gostar de usar, que pode ser resumido por "doutrina de lavagem cerebral") está em http://www.dantas.com/budismo/religiao.htm

"Tentando resumir em uma frase, eu diria portanto que religião é uma doutrina que demanda interpretação, compromisso e fé, que permite uma prática e que tem objetivos éticos, estéticos e emocionais"

Uma hora destas preciso rever essa definição para incluir os aspectos sociais.
"Faça da tua vida um reflexo da sociedade que desejas." - Mahatma Ghandi
"First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism

http://dantas.editme.com/textos http://luisdantas.zip.net http://www.dantas.com

phillips

Mensagem por phillips »

estou chegando agora, mas já que o tópico é para conceituar religião, então lá vai: para mim religião nada mais é do que uma reação do ser humano na tentativa de se adaptar à circunstâncias adversas
phillips, o guerreiro da direita

Joao Valle

Mensagem por Joao Valle »

Samael escreveu:
Joao Valle escreveu:

É o rastejar da consciência na busca de explicações, que evolui para filosofia e por fim para ciência.

Deeeeeeeeeeeeeus do céu. Darwinismo também, é?

?
Não entendi...

Mas, em que momento o homem criou a religião? Ao meu ver, figurada e miticamente, seria no momento em que "comeu o fruto da ciência do bem e do mal" E "se lhe abriram os olhos"...

carlos escreveu:"Sendo original". O Homo Sapiens é o único animal que sabe que vai morrer.
Na minha opinião, essa é a razão da existência da religião.

Começa com o terror da aniquilação e a luta por escapar dela, buscando uma fé de alta ou de baixa índole. Desta luta nasce sempre a religião e a filosofia.
A primeira resposta que dá a si mesmo é uma "teoria do princípio", de uma origem para a criação do mundo por um agente externo ao interrogador. Assim, instintiva e inteligentemente, percebe que não há efeito sem causa, e o que não se produz por si mesmo deve ser produzido por outro agente. Por fim infere e concebe que seu bem estar dependem da sua causa, de seu criador. Destas operações mentais surgem as múltiplas formas de fé, que começam pela adoração da pedra, da arvore, do animal e terminam pela crença e adoração de uma causa primeira. Esta primeira resposta pode agrupar-se desde o culto fetichista ao ao deísto e teismo.
A forma geral de adoração é sempre a petição oral de algum benefício ou graça. A condição também é sempre a mesma: mostrar-se humilde, prestando obediência e sacrificando o mais querido, ás vezes com crueldade e outras com abnegação, demonstrando antes de tudo que ama e reverencia o objeto adorado.
Esta primeira resposta, a religião e a filosofia, não acalma os anseios, e os ídolos materiais vão caindo, seguidos pelos ídolos mentais. A incopatibilidade do mal e do sofrimento com um ser omnisciente, onipotente e infinitamente bom, e a necessidade de uma explicação de como um ser criou um mundo mas não coexiste com ele, sendo em certo sentido independente dele, tornam-se dúvidas não resolvidas pela "teoria do princípio".
Passa então para a segunda etapa, a teoria da mudança, da transformação, da evolução e dissolução pela integração de dois fatores permanentes e omnipresentes, generalizando então os fenomenos do universo. Neste ponto surge o agnosticismo que concebe apenas a matéria e energia. Caso haja fundamentação religiosa, esta é dualista, admitindo dois fatores de "bem" e "mal", "espírito" e "matéria", designando para o "bem" a vitória final, considerando de um modo vago e indefinido Deus vencedor de Santan. Entretanto a evolução do raciocínio leva a perceber que isto debilita ambos os fatores, pois um neutraliza o outro. E se um for superior ao outro deixa de haver equilibrio. Neste caso não há necessidade de adoração pois falta uma entidade a qual adorar. Muitos declaram sua paz e confiança no agnostcismo pela declaração da impossibilidade de obter o conhecimento definitivo. Outros não se esquecem e continuam procurando naturalmente a resposta a pergunta original: "Como assegurarei a eternidade?" e "como me livrarei da morte?".
A terceira etapa é questionar aquilo que está mais proximo dele si mesmo: "o Eu". Chega então aos dois elementos irredutíveis da prória consciência: o "Eu" e o "não-Eu". A existência de si mesmo e a não existência, eis o limiar, a fronteira e a única diferença. O pensamento ou consciência do "Eu" é uma secreção do cérebro, tal qual a bilis é uma secreção do fígado. E qual é a similariedade entre a bilis e o pensamento que justifique a iliação de similariedade entre as respectivas causas? Porque vemos e sentimos? Mas como temos certeza que vemos e sentimos? Por acaso não conhecemos nossos sentidos para ver e tocar, e reconhecemos nossa existência porque somos conscientes disto tudo?
E quem é este "Eu" que cada um fala com horgulho e proficiência, desde a criança balbuciante ao velho enfermiço? Tão potente e irresistível é a impressão do "Eu" estampada e manifestada nos seres que "Ele" espera que os outros o reconheçam como "Ele" se conheçe. Quem questionar irá perceber que "o Eu" é o unico elemento que não muda no meio de todas coisas mutáveis e atributos variáveis, permanecendo inalterável ante as mudancas de corpo e pensamento.
É possivel dar muitas voltas neste tema, mas vamos sempre retornar ao ponto de partida, de que nossa consciência é verdadeiramente tudo no todo, o princípio e o ultimo refúgio. Devido a nossa prolongada fixação ao concreto, acreditamos que o "Eu" é uma série de experiências separadas e atos de consciência separados. Entretanto todos estas experiências e atos só são inteligíveis supondo uma continuidade da consciência, um "Eu".
Por isso está escrito no livrinho: "Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus;". Só é possível ter vergonha de si mesmo se em algum momento houver consciência do "Eu". Sem este "Eu", não há vergonha, pecado, existência, religião, filosofia e ciência...

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

João, você realizou uma sistemática meio non-sense para dizer que o homem passa por estágios: religião, filosofia, ciência. E, daí, ainda usou a alcunha darwinista da "evolução". Isto é um pseudo-cientificismo preconceituoso que existe para justificar a nossa ideologia "racionalista",

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

João, você realizou uma sistemática meio non-sense para dizer que o homem passa por estágios: religião, filosofia, ciência. E, daí, ainda usou a alcunha darwinista da "evolução". Isto é um pseudo-cientificismo preconceituoso que existe para justificar a nossa ideologia "racionalista".

Perseus

Mensagem por Perseus »

o pensador escreveu:
o pensador escreveu:
..

Stalin e Mao Tse Tung estarâo lá também.Com estes dois vc estará bem acompanhado,com certeza :emoticon16:

Gandhi estará la também.

Ja voce, quando encontrar com Hitler la no céu, chute-o à esquerda do menisco esquerdo. É apenas uma maneira formal de demonstraçào de respeito. (ou da ausencia dele)
"Uau! O Brasil é grande"

Reação de Bush, quando Lula mostrou um mapa do Brasil. Essa frase foi finalista em 2006 do site StupidityAwards.com, na categoria "Afirmação mais estúpida de Bush".

Joao Valle

Samael escreveu:João, você realizou uma sistemática meio non-sense para dizer que o homem passa por estágios: religião, filosofia, ciência. E, daí, ainda usou a alcunha darwinista da "evolução". Isto é um pseudo-cientificismo preconceituoso que existe para justificar a nossa ideologia "racionalista".

"non-sense" porque? Eu não falei de Darwin... Todo o ser humano passa por estágios de amadurecimento cognitivo. O problema é que alguns "estacionam" antes da hora...

Veja por exemplo uma criança; Ela é incapaz de raciocinar indutivamente, então se voce disser que papai noel existe ela vai acreditar devido a sua incapacidade de avaliar as evidências para confirmar a premissa. Quando crescemos isto tende a melhorar...

A fé é a base da religião. E a fé e indutiva, pois não se avaliam as evidências para confirmar as premissas. A filosofia avança um pouco mais nesta questão, mas é a ciência que utiliza evidências para corroborar, de forma lógica e consistente, as premissas.

O aprendizado é, de certa forma, uma "evolução" cognitiva.
Qualquer um pode permanecer ignorante, ou pode aprender a "pensar" de forma mais consistente, promovendo "um esforço extraordinariamente obstinado para pensar com clareza".

o pensador

Mensagem por o pensador »

Perseus escreveu:
o pensador escreveu:
o pensador escreveu:
..

Gandhi estará la também.

Ja voce, quando encontrar com Hitler la no céu, chute-o à esquerda do menisco esquerdo. É apenas uma maneira formal de demonstraçào de respeito. (ou da ausencia dele)

Durma com Stalin e sonhe com Mao Tse Tung.

E nâo se esqueça de que o católico idólatra do Hitler também estará lá para te fazer companhia;terá de rezar cem padres nossos e mil aves marias todos os dias...

Pug

Re: Religião

Mensagem por Pug »

Luis Dantas escreveu:

O conceito que eu uso, o que considero útil (em contraste com o que este fórum parece gostar de usar, que pode ser resumido por "doutrina de lavagem cerebral") está em http://www.dantas.com/budismo/religiao.htm

"Tentando resumir em uma frase, eu diria portanto que religião é uma doutrina que demanda interpretação, compromisso e fé, que permite uma prática e que tem objetivos éticos, estéticos e emocionais"

Uma hora destas preciso rever essa definição para incluir os aspectos sociais.

Uma voz, no meio de tanto opositor :emoticon1:

Um dia a maioria compreenderá que se opôe a algo que não conseguem retirar de suas vidas, seja qual a roupagem usada...
"Nunca te justifiques. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam" - Desconhecido

Imagem

Spitfire

Mensagem por Spitfire »

Então você não conhece a todos muito bem. :emoticon4:

Luis Dantas
Contato:

Spitfire escreveu:Então você não conhece a todos muito bem. :emoticon4:

Como assim?
"First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism

Spitfire

Mensagem por Spitfire »

Estava me referindo a este ponto.

Um dia a maioria compreenderá que se opôe a algo que não conseguem retirar de suas vidas, seja qual a roupagem usada...

Como assim "retirar de minha vida"?
Nasci com 2 pernas, 2 braços, 1 tronco e uma cabeça... e nela não havia religião nenhuma. Logo nasci sem isto. Retirar a religiosidade da minha vida foi uma tarefa mais fácil do que deixar de fumar.

Luis Dantas
Contato:

Spitfire escreveu:Estava me referindo a este ponto.

Nasci com 2 pernas, 2 braços, 1 tronco e uma cabeça... e nela não havia religião nenhuma. Logo nasci sem isto. Retirar a religiosidade da minha vida foi uma tarefa mais fácil do que deixar de fumar.

Você com certeza tem seus valores e suas prioridades, bem como uma capacidade de atuar no mundo e interagir com os outros. Pelas definições de religião que Pug e eu usamos não é preciso muito mais.

Pug

Mensagem por Pug »

Spitfire escreveu:Estava me referindo a este ponto.

Usando a sua forma de pensar como ponto de partida direi, no momento em que tomaste conciência do mundo que te rodeia passaste a fazer parte da religião ou ela de ti. :emoticon1:
"Nunca te justifiques. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam" - Desconhecido

Imagem

juliana paula bueno costa
Contato:

Mensagem por juliana paula bueno costa »

Tudo na nossa sociedade é religião...não existe ninguém de fora...[/quote]

Concordo, o engraçado que tem muitas pessoas que manjam e criticam, sendo que todos são envolvida em alguma, mesmo não tendo uma denominação. :emoticon7:
Não existe ninguém que não tenha um ponto de apoio. :emoticon227:

Najma
Gênero: Feminino

Mensagem por Najma »

Bom, se é pra distorcer tudo, estar vivo e interagir com o mundo de forma a pretender-se "inserido" nele é uma forma de religare.

Mas estávamos falando sobre religiões institucionalizadas ou definindo o termo religiosidade? :emoticon5:
Imagem

Márcio
Contato:

Mensagem por Márcio »

juliana paula bueno costa escreveu:Tudo na nossa sociedade é religião...não existe ninguém de fora...

Concordo, o engraçado que tem muitas pessoas que manjam e criticam, sendo que todos são envolvida em alguma, mesmo não tendo uma denominação. :emoticon7:

E para você esse ponto de apoio só é válido se estiver alicerçado em alguma religião? Incluindo as sem denominação.
Editado pela última vez por Márcio em 22 Jun 2006, 17:39, em um total de 2 vezes.
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.

'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)

Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!

clara campos
Moderadora
Contato:

Mensagem por clara campos »

juliana paula bueno costa escreveu:

O ponto de apoio simplesmente não tem que ser religião, né?

sugestão:frequenta o curso do tio coveiro, nos inamovíveis.
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Márcio
Contato:

Mensagem por Márcio »

Ha ha ha! Postamos ao mesmo tempo e quase a mesma coisa, Clara.
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.

'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)

Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!

clara campos
Moderadora
Contato:

Mensagem por clara campos »

:emoticon12:
é o que se chama estar em sintonia :emoticon12:
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Religião fazia sentido quando os deuses estavam visíveis e atuantes: o sol, a chuva, a lua, o trovão, o mar se agitando, as forças da natureza.
Não era preciso ter fé: os deuses estavam bem ali.
O que era preciso era um meio de entender o que eles diziam, para evitar sua fúria quando se aborreciam conosco. Era preciso descobrir o que eles queriam que fizéssemos e como acalmá-los quando se enfureciam.

Esta pode ter sido a origem das religiões: uma tentativa de entender os deuses, de se comunicar com eles.

Como já disse alguém: na era da escuridão, procuremos os cegos para nos guiar. Quando volta a luz, usemos nossos olhos.

À medida em que a ciência avançava, os fenômenos naturais foram sendo explicados e os deuses foram sendo empurrados para longe. Os deuses atuais são imateriais e invisíveis. Temos que crer neles pela fé. Podem ser ignorados. Já cumpriram seu papel.

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Joao Valle escreveu:
Samael escreveu:João, você realizou uma sistemática meio non-sense para dizer que o homem passa por estágios: religião, filosofia, ciência. E, daí, ainda usou a alcunha darwinista da "evolução". Isto é um pseudo-cientificismo preconceituoso que existe para justificar a nossa ideologia "racionalista".

"non-sense" porque? Eu não falei de Darwin... Todo o ser humano passa por estágios de amadurecimento cognitivo. O problema é que alguns "estacionam" antes da hora...

Veja por exemplo uma criança; Ela é incapaz de raciocinar indutivamente, então se voce disser que papai noel existe ela vai acreditar devido a sua incapacidade de avaliar as evidências para confirmar a premissa. Quando crescemos isto tende a melhorar...

A fé é a base da religião. E a fé e indutiva, pois não se avaliam as evidências para confirmar as premissas. A filosofia avança um pouco mais nesta questão, mas é a ciência que utiliza evidências para corroborar, de forma lógica e consistente, as premissas.

Qualquer um pode permanecer ignorante, ou pode aprender a "pensar" de forma mais consistente, promovendo "um esforço extraordinariamente obstinado para pensar com clareza".

"Amadurecimento cognitivo" é um juízo de valor. Pessoas de extrema inteligência podem ser dotadas de uma fé tremenda. São dois processos cognitivos bem diferentes e que não se relacionam diretamente.

E o termo "evolução" dá uma clara distinção valorativa à questão. Ainda acima disso, o que leva a ciência a estar num patamar superior à filosofia? A própria "ciência" possui bases metafísicas fortes e, acima disso, a própria filosofia é uma ciência humana.

Joao Valle

Samael escreveu:
Joao Valle escreveu:

"Amadurecimento cognitivo" é um juízo de valor. Pessoas de extrema inteligência podem ser dotadas de uma fé tremenda. São dois processos cognitivos bem diferentes e que não se relacionam diretamente.

E o termo "evolução" dá uma clara distinção valorativa à questão. Ainda acima disso, o que leva a ciência a estar num patamar superior à filosofia? A própria "ciência" possui bases metafísicas fortes e, acima disso, a própria filosofia é uma ciência humana.

Entendo e concordo parcialmente...

Pelo que percebo, "ser inteligente" é um termo relativo, assim como há diversas formas de medir e conceituar o termo "inteligência".

O que apresentei aqui foi minha opinião pelo pouco que já observei no processo de aprendizado, ou seja, o modo como os seres adquirem novos conhecimentos, desenvolvem competências e mudam o comportamento.

Primeiro voce acredita por por tradição, porque está escrito, porque lhe foi dito, etc... Normalmente, o aprendizado humano é social, e a "fé" no que nos dizem é a primeira forma de aprendizado.

Segundo voce observa, investiga, analisa e faz uma reflexão de idéias... A filosofia entra aqui, na fase do raciocínio, da descoberta e da formação de hipóteses.

Terceiro, realiza uma investigação racional e empírica... É a fase da comprovação, da ciência e do método científico.

"Fé é o mesmo que acreditar ou confiar; por algum motivo geral ou pessoal, por alguma razão específica ou mesmo sem razão bem definida, com ou sem evidências físicas."
http://pt.wikipedia.org/wiki/F%C3%A9

Filosofia
"uma disciplina, ou uma área de estudos, que envolve a investigação, análise, discussão, formação e reflexão de idéias (ou visões de mundo) a um nível geral, abstrato ou fundamental. "
http://pt.wikipedia.org/wiki/Filosofia

Ciência
"Investigação racional ou estudo da natureza, direccionado à descoberta da verdade. Tal investigação é normalmente metódica, ou de acordo com o método científico– um processo de avaliar o conhecimento empírico;"
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ci%C3%AAncia

Sobre a filosofia
"A Filosofia está na raiz das Ciências Humanas. Entre os sociólogos, particularmente os positivistas e weberianos (assumidos ou não...) recomenda-se “afastar sistematicamente as pré-noções” ou “evitar juízos de valor”, ou seja, as opiniões. Acontece que são precisamente os juízos de valor que aparecem no início da pesquisa em Ciências Sociais! Em outras palavras, é a partir de uma opinião solidamente formada que se parte em busca de respostas. "
http://www.culturabrasil.pro.br/cienchum.htm

"Ate mesmo a questao, se a filosofia e uma ciencia humana, nao e clara, e em certo sentido errada."
http://www.filosofos.com.br/tema_filosofia.htm

Trancado