Não somos responsáveis apenas pelo que fazemos, mas também pelo que deixamos de fazer.
(Molière, dramaturgo francês)
Bela frase
Não somos responsáveis apenas pelo que fazemos, mas também pelo que deixamos de fazer.
o anátema escreveu:Não somos responsáveis apenas pelo que fazemos, mas também pelo que deixamos de fazer.
Bela frase
Claudio Loredo escreveu:Vamos evitar os pensamentos políticos extremistas.Eles só fazem mal.
[/b]
Séreforyon escreveu:o anátema escreveu:Não somos responsáveis apenas pelo que fazemos, mas também pelo que deixamos de fazer.
Bela frase
Só porque você disse isso ele mudou de assinatura.
Pug escreveu:Não quero provar nada, porque não o conheço, portanto nada pessoal.
Pug escreveu:surgiu-me de repente a ideia de que se está a defender sobrevivência dos mais capazes...
Pug escreveu:Quem são por exemplo no Brasil os menos capazes?
Pug escreveu:para lá de ser nazismo ou não, está o facto que tal lei seria uma clara violação dos direitos humanos, o que por si só deveria torná-la como uma não possibilidade.
user f.k.a. Cabeção escreveu:[b]
Nesse sentido, acho que campanhas de conscientização, e alguns tipos de incentivo a famílias que colaborarem com o controle de natalidade possam ser mais eficientes. Acho que todo médico obstetra num hospital público deveria sugerir a sua paciente a laqueadura de trompas, por exemplo.
Poindexter escreveu:Detalhe: o aborto não é violação dos Direitos Humanos?
Pug escreveu:
surgiu-me de repente a ideia de que se está a defender sobrevivência dos mais capazes...
Pug escreveu:Quem são por exemplo no Brasil os menos capazes?
Quem iria ser mais afectado por tal medida?
Pug escreveu:
para lá de ser nazismo ou não, está o facto que tal lei seria uma clara violação dos direitos humanos, o que por si só deveria torná-la como uma não possibilidade.
Acauan escreveu:O Estado já define requisitos mínimos para se manter a guarda de um filho, que uma vez não cumpridos implicam na perda, temporária ou definitiva, desta guarda.
Já a idéia de esterilização compulsória é fascista (ou mesmo nazista) e portanto execrável em uma sociedade democrática, baseada nas liberdades e garantias individuais.
Além do mais, é uma idéia idiota.
Qual o critério para impedir as pessoas de ter filhos?
Serem pobres?
Como se definiria a renda mínima para alguém ter filhos?
E quem decidiria tais coisas?
O Estado brasileiro se mostra incompetente para administrar sua própria burocracia e querem dar a este Estado o poder de decisão sobre quem pode existir e quem não.
Se a esterilização compulsória por estes critérios vigorasse há uns sessenta anos, é muito possível que o sr. Luis Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil, não tivesse nascido, já que sua genitora se enquadraria entre as esterilizáveis.
É tentador pensar que melhor teria sido para o país se assim tivesse ocorrido, mas se uma criança nascida naquelas condições pode se tornar o chefe da nação, não importa por quais meios, só isto tira de qualquer um o direito de requerer legitimidade a esta idéia fascista com base no futuro provável da criança gerada.
Claro.Liquid Snake escreveu:Proibir que as pessoas façam sexo em locais públicos é uma idéia "fascista".
King In Crimson escreveu:Que tolice! Qualquer um sabe que taxas exageradas de natalidade são muito mais conseqüencia do que causa de problemas sociais.
King In Crimson escreveu:A diminuição da natalidade vêm naturalmente com o desenvolvimento.
King In Crimson escreveu:Tentar diminuir a pobreza evitando que os pobres se reproduzam é besteira. É só ver os resultados da política anti-natalista do regime militar: nenhum.
King In Crimson escreveu:Tem uns aqui que ainda vivem no século XVIII.
King In Crimson escreveu:Que tolice! Qualquer um sabe que taxas exageradas de natalidade são muito mais conseqüencia do que causa de problemas sociais.
A diminuição da natalidade vêm naturalmente com o desenvolvimento. Tentar diminuir a pobreza evitando que os pobres se reproduzam é besteira. É só ver os resultados da política anti-natalista do regime militar: nenhum.
Tem uns aqui que ainda vivem no século XVIII.
Liquid Snake escreveu:King In Crimson escreveu:Que tolice! Qualquer um sabe que taxas exageradas de natalidade são muito mais conseqüencia do que causa de problemas sociais.
Ad Populum.King In Crimson escreveu:A diminuição da natalidade vêm naturalmente com o desenvolvimento.
Non SequiturKing In Crimson escreveu:Tentar diminuir a pobreza evitando que os pobres se reproduzam é besteira. É só ver os resultados da política anti-natalista do regime militar: nenhum.
Generalização apressada.King In Crimson escreveu:Tem uns aqui que ainda vivem no século XVIII.
Ad hominem
Vamos lá, vocês já deixaram o primário (acredito eu), devem conseguir algo melhor que isso.
King In Crimson escreveu:Se eu disser "você é idiota!" não é uma falácia.
King In Crimson escreveu:Além de que métodos anticoncepcionais têm efeitos colaterasi. Não se pode obrigar ninguém a arriscar a própria saúde ao adotá-los.
Mas você tá esquecendo que os recursos são produzidos pelas próprias pessoas. Na sua visão, se o Brasil tivesse apenas um habitante, ele seria multi trilionário.o anátema escreveu:Talvez olhando apenas para o "macro" faça algum sentido.
Mas acho que para duas pessoas que não tem o que comer, ter um filho para sustentar aumenta a pobreza deles sim.
Se antes eles tinham uma "recursos divididos por dois", agora é uma "recursos divididos por trêz". A pobreza aumentou em 33%.
Idem à minha pirimeira resposta. No paleolítico, existiam poucos milhões de pessoas na Terra, e já sabemos como eram as condições. Recusrsos como saúde, educação, etc não vêm de uma fonte mágica.o anátema escreveu:A pobreza não vai a principio diminuir.
Mas não vai aumentar a toa, quando não precisava aumentar, agravando ainda mais a situação, de forma individualmente irreversível, ainda que talvez "os números" mostrem que as coisas estão melhorando. Uma criança que cresce subnutrita fica sequelada para sempre, o desenvolvimento depende da alimentação.
Existe alguém que preferiria não ter nascido?o anátema escreveu:King In Crimson escreveu:Além de que métodos anticoncepcionais têm efeitos colaterasi. Não se pode obrigar ninguém a arriscar a própria saúde ao adotá-los.
E porque pode-se obrigar alguém a nascer numa situação de total risco à saúde?
Não são ninguém as crianças que nascem dessas pessoas?
King In Crimson escreveu:Se quiser caçar falácias feito um maníaco, faça direito.
Na primeira, "qualquer um sabe" foi apenas um modo de falar.
Não sei de onde você tirou esse non sequitur da segunda.
Não houve generalização, logo não pode ter sido apressada.
Falácias só existem em argumentos. Se eu disser "você é idiota!" não é uma falácia.
King In Crimson escreveu:Existe alguém que preferiria não ter nascido?o anátema escreveu:King In Crimson escreveu:Além de que métodos anticoncepcionais têm efeitos colaterasi. Não se pode obrigar ninguém a arriscar a própria saúde ao adotá-los.
E porque pode-se obrigar alguém a nascer numa situação de total risco à saúde?
Não são ninguém as crianças que nascem dessas pessoas?