Você é a favor de analfabeto poder votar?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.

Analfabeto deve ter direito a votar?

Não
7
33%
Sim
14
67%

Total de votos: 21

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

Eu cortaria o direito de votar de muita gente com terceiro grau completo antes de cortar o do primeiro analfabeto que fosse...
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Temporal

Mensagem por Temporal »

Acauan escreveu:é muito melhor do que os exemplos históricos em que uma minoria de intelectuais iluminados restringiram este direito para eles próprios.
Dê exemplos, por favor.

Ser intelectual não está necessariamente na obrigação em se exercer o melhor governo. Algumas pessoas inteligentes, pessoas intelectuais são mal-intencionados de propósito. Neste caso, a faculdade não contribuiu muito.

Temporal

Mensagem por Temporal »

Como uma pessoa que sequer sabe apertar os próprios números do candidato na urna pode ter a capacidade de votar?

Como uma pessoa que sequer sabe ler alguma notícia, que sequer tem noções básicas de Geografia e História pode decidir o futuro de uma nação? Não chamo isso "elitismo" tãopouco "antidemocracia" ou "preconceito".

Eu acho que tudo tem um limite. Eu não posso dar os mesmos direito de uma criança de 9 a uma pessoa de 20. Acho que as pessoas tem que receber direitos na proporção de suas responsabilidades e capacidades (ler/escrever é mínima no caso).

Um analfabeto pode votar, mas uma pessoa que tá com 15 anos cursando o Ensino Médio e que tem mto mais base que inclusive muita gente, não pode.

Vc colocaria um analfabeto pra tomar conta das suas finanças, por exemplo? Jamais, não?

Aranha
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Aranha »

Leonardo_Brasil escreveu:Como uma pessoa que sequer sabe apertar os próprios números do candidato na urna pode ter a capacidade de votar?

Como uma pessoa que sequer sabe ler alguma notícia, que sequer tem noções básicas de Geografia e História pode decidir o futuro de uma nação? Não chamo isso "elitismo" tãopouco "antidemocracia" ou "preconceito".

Eu acho que tudo tem um limite. Eu não posso dar os mesmos direito de uma criança de 9 a uma pessoa de 20. Acho que as pessoas tem que receber direitos na proporção de suas responsabilidades e capacidades (ler/escrever é mínima no caso).

Um analfabeto pode votar, mas uma pessoa que tá com 15 anos cursando o Ensino Médio e que tem mto mais base que inclusive muita gente, não pode.

Vc colocaria um analfabeto pra tomar conta das suas finanças, por exemplo? Jamais, não?

- Elitismo troglodita e tacanho.

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

salgueiro
Gênero: Feminino

Mensagem por salgueiro »

Será que deixaram de ensinar o que é democracia nas escolas ? Tô pasma :emoticon8:

Bjs

vukodlak

Re.: Você é a favor de ANALFABETO poder votar?

Mensagem por vukodlak »

Sou só eu que tenho a impressão que se tivesse dado Alckmin, esse tópico não existiria?
Uncyclopedia em inglês

Definição da semana Aqui

RicardoVitor

Mensagem por RicardoVitor »

Sim, claro. Mas o voto deve ser facultativo.
Logical, responsible, practical.
Clinical, intellectual, cynical.
Liberal, fanatical, criminal.
Acceptable, respectable, presentable, a vegetable!

vukodlak

Mensagem por vukodlak »

Concordo, voto facultativo seria ótimo. Não acho que isso venha a acontecer no Brasil nas próximas decadas.

RicardoVitor

Mensagem por RicardoVitor »

Acauan escreveu:

Como dizia Churchill, mais ou menos, a democracia plena, onde analfabetos decidem o destino do país é uma merda, mas ainda é muito melhor do que os exemplos históricos em que uma minoria de intelectuais iluminados restringiram este direito para eles próprios.

Exatamente!
Logical, responsible, practical.
Clinical, intellectual, cynical.
Liberal, fanatical, criminal.
Acceptable, respectable, presentable, a vegetable!

clara campos
Moderadora
Contato:

Mensagem por clara campos »

Leonardo_Brasil escreveu:Como uma pessoa que sequer sabe apertar os próprios números do candidato na urna pode ter a capacidade de votar?

Um analfabeto pode ser inteligente e até bastante informado.
Quantas pessoas sabem ler e contudo nunca leram um livro ou um jornal?
Voto é direito, não é privilégio.

Eu pessoalmente acho bem mais grave crentistas estúpidos e fanáticos poderem votar :emoticon12:
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

clara campos escreveu:

Um analfabeto pode ser inteligente e até bastante informado.
Quantas pessoas sabem ler e contudo nunca leram um livro ou um jornal?
Voto é direito, não é privilégio.

Eu pessoalmente acho bem mais grave crentistas estúpidos e fanáticos poderem votar :emoticon12:

Analfabeto bastante informado, pra mim, é mito. Já pessoas que sabem ler tão ignorantes quanto um, isto é verdade.
Voto é direito, logo priviégio...
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Muitos analfabetos assistem a jornais. Que são uma boa fonte de informação.

Ah, claro, como não pensei nisso antes. Eu até tenho um amigo analfabeto que sabe mais de biologia do que um biólogo de tanto assistir animal planet.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Apáte
Contato:

Re: Re.: Você é a favor de ANALFABETO poder votar?

Mensagem por Apáte »

Usuário deletado escreveu:
Apáte escreveu:
Muitos analfabetos assistem a jornais. Que são uma boa fonte de informação.

Ah, claro, como não pensei nisso antes. Eu até tenho um amigo analfabeto que sabe mais de biologia do que um biólogo de tanto assistir animal planet.

Então quem lê jornais e revistas sabe mais que um cientista político? :emoticon5:

O que eu quis dizer que, segundo seu comentário, passou a entender que só com a carga de jornais (televisivos) um analfabeto está apto a votar. É só pensar um pouquinho pra perceber que este pensamento é absurdo.

clara campos
Moderadora
Contato:

Mensagem por clara campos »

Apáte escreveu:O que eu quis dizer que, segundo seu comentário, passou a entender que só com a carga de jornais (televisivos) um analfabeto está apto a votar. É só pensar um pouquinho pra perceber que este pensamento é absurdo.

qual é a diferença, em termos de poder decisório, entre uma pessoa que não lê porque não sabe, ou não lê porque não quer?
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

clara campos escreveu:
Apáte escreveu:O que eu quis dizer que, segundo seu comentário, passou a entender que só com a carga de jornais (televisivos) um analfabeto está apto a votar. É só pensar um pouquinho pra perceber que este pensamento é absurdo.

qual é a diferença, em termos de poder decisório, entre uma pessoa que não lê porque não sabe, ou não lê porque não quer?

Nenhuma.

Team America

Mensagem por Team America »

O irmão do Lula votou no Alckmin?!??!
TEAM AMERICA WORLD POLICE

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Team America escreveu:O irmão do Lula votou no Alckmin?!??!
Já vi este boato antes até aqui no RV, mas sei não...

O importante mesmo é isto aqui: https://antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?t=7180 É... analfabetos devem mesmo votar. Imagina se ela aperta 45, (como não consegue ler nada) vê a foto do Alckmin e pensa "é... é esse aí que eu quero eliminar..."
Editado pela última vez por Apáte em 01 Nov 2006, 22:29, em um total de 1 vez.

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Leonardo_Brasil escreveu:
Acauan escreveu:é muito melhor do que os exemplos históricos em que uma minoria de intelectuais iluminados restringiram este direito para eles próprios.
Dê exemplos, por favor.

Exemplo 1: Revolução Francesa: Intelectuais iluministas restringem o acesso ao poder ao seu próprio grupo.
Resultado final - terror.

Exemplo 2: Revolução soviética: Intelectuais marxistas restringem o acesso ao poder ao seu próprio grupo. Resultado final - terror.

Exemplo 3: Revolução iraniana: Intelectuais fundamentalistas islâmicos restringem o acesso ao poder ao seu próprio grupo. Resultado final - terror.

Leonardo_Brasil escreveu: Ser intelectual não está necessariamente na obrigação em se exercer o melhor governo. Algumas pessoas inteligentes, pessoas intelectuais são mal-intencionados de propósito. Neste caso, a faculdade não contribuiu muito.

Esta é uma discussão antiga.
Platão defendia a aristocracia dos filósofos-reis, uma casta dominante que fosse superior não apenas intelectual, mas eticamente.
Por estas e outras que "A República" é considerada a primeira Utopia.

Os últimos dois séculos foram marcados pelo conflito entre facções de intelectuais que substituíram as antigas aristocracias hereditárias no comando do poder político.

A era das ideologias é a era dos intelectuais no poder.

Deu no que deu, com honrosas excessões.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Carlos Magno era analfabeto.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Team America

Mensagem por Team America »

impressionante...
TEAM AMERICA WORLD POLICE

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Acauan escreveu:
Apáte escreveu:
Acauan escreveu:Um complemento interessante para a pergunta título do tópico seria:

Você é a favor de analfabeto pagar impostos?

Existe um imposto destinado a apenas às eleições? Se existe, os analfabetos deveriam ser isentos dele.

Você é a favor de menores de idade pagarem impostos sobre veículos automotores e sairem por aí dirigindo?

Não há correlação entre as duas situações.
Uma melhor analogia seria dizer que se você paga a taxa de condomínio, tem o direito de participar da eleição para síndico.

Pelo que eu entendi, a aptidão que a tarefa exigia era irrelevante desde que o imposto fosse pago.

Acauan escreveu:A democracia representativa é o direito dos governados escolher seus governantes, não de governar, logo competências técnicas não são pré-requisito para o eleitor, uma vez que o fator decisivo do voto é a satisfação ou insatisfação de cada um com o governo no poder, percepção esta que independe do nível cultural.

O pior é que boa parte dos eleitores quando questionados sobre porquê satisfazem ou não com tal governo, respondem coisa como: "porque sim". Além de achar que essas pessoas não estejam votando, ainda estão "atrapalhando" as pessoas que votam com coerência.
Seria o mesmo duma pessoa ser contratada para um serviço a qual não é capaz e, além de não fazê-lo corretamente, está, involuntariamente, invalidando o serviço de outrém.

Acauan escreveu:Se negamos o direito de voto aos analfabetos, com base em que não teriam competência para tomar a decisão sobre em quem votar - inferência que também não é necessariamente verdadeira - teríamos que estender a restrição a todos os grupos que mostrassem esta mesma incompetência, o que no Brasil, um país onde mesmo a classe média tem uma cultura política sofrível, implicaria em restringir os votantes a uma minoria aristocrática.

Realmente isso tenho que concordar. A restrição de voto é muito mais viável em países onde ela seja desnecessária...

Acauan escreveu:O problema é quem escolheria esta minoria e com base em que critérios.

Para ter um eleitorado mais seleto, cobrar noções básicas para de história, geografia, política e economia. Embora, como foi mostrado no tópico "Enem tõ aí", é provável que o partido do poder em questão manipulasse estas provas para que só pessoas que carregassem a mesma visão, obtivesse o título.
Uma outra proposta, menos elitista, seria o simples fato da pessoa mostrar o porquê está escolhendo tal partido analisando algumas propostas deste.
O pior desta proposta é que a eleição seria algo BEM mais demorado do que é hoje.
Acauan escreveu:A História ensina que nestes casos quem está no poder convence os demais de que só quem pensa como ele tem discernimento suficiente para o exercício da democracia, o conceito dele de democracia, claro.

Como dizia Churchill, mais ou menos, a democracia plena, onde analfabetos decidem o destino do país é uma merda, mas ainda é muito melhor do que os exemplos históricos em que uma minoria de intelectuais iluminados restringiram este direito para eles próprios.

Então por que não se libera geral?
Editado pela última vez por Apáte em 01 Nov 2006, 23:54, em um total de 1 vez.

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

vukodlak escreveu:Sou só eu que tenho a impressão que se tivesse dado Alckmin, esse tópico não existiria?

Pelo menos eu, com meu candidato de preferência eleito, me sentiria muito mais livre para discutir tal assunto.

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Usuário deletado escreveu:Acho que isso é um pouco de preconceito da sua parte cara. Tem muitos letrados aí que são alienados do mesmo jeito, como também tem muitas pessoas sensatas que não são letradas.

Analfabetos são só pessoas que claramente não podem realizar a função. É claro que existe muita gente que lê e escreve que também não está. E se ler meus posts com atenção, reparará que eu já escrevi isso.

Usuário deletado escreveu:Exemplo disso é o irmão do Lula que é analfabeto (creio eu) e votou em Alckmin, por não ser inocente o suficiente para acreditar que Lula não sabia de nada.

Se ele for como o Lula, sabe ler e escrever mas não o faz por pura preguiça. Independente de quem votou, se o fez inconscientemente, deveria ter sido vetado.

vukodlak

Mensagem por vukodlak »

Apáte escreveu:
vukodlak escreveu:Sou só eu que tenho a impressão que se tivesse dado Alckmin, esse tópico não existiria?

Pelo menos eu, com meu candidato de preferência eleito, me sentiria muito mais livre para discutir tal assunto.

Sinceramente, eu fiquei com a impressão sim de algumas respostas neste tópico E em outros , como o tópico acerca de cegos no volante, que há uma certa dor de cotovelo em relação a vitória do Lula.

Agora alguns detalhes :

Eu votei no Alckmin, não porque ele era meu candidato, simplesmente o considero "menos pior" que o Lula. Mas aceito naturalmente a vitória do Lulla , com todo o risco que ela representa.

E em outro ponto Apáte, eu sou a favor que analfabetos votem. Critério arbitrário (como é hoje) por critério arbitrário (as idéias discutidas no tópico), eu prefiro o critério mais abrangente.

Eu sou a favor do voto facultativo, não acredito que venha a ser implementado nas próximas decadas. É mais fácil implementarem as listas fechadas de candidatos.

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Eu já defendia a idéia de restrição de voto durante a eleição e mesmo BEM antes dela. Se houve dor de viúva por parte de alguns, com certeza não foi da minha. :emoticon14:

Trancado