Você é a favor de analfabeto poder votar?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.

Analfabeto deve ter direito a votar?

Não
7
33%
Sim
14
67%

Total de votos: 21

Apáte
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Re.: Você é a favor de analfabeto poder votar?

Mensagem por Apáte »

Menores de 16 não votam certo? Quem criou a lei deve ter se baseado na premissa de que menores de 16 anos não são capazes de votar, baseando - se também no fato de não serem cidadãos "completos". Quem quiser que eles tenham o direito de votar deve refutar a premissa de que eles não são capazes de votar com provas, entende?

QUÊ? :emoticon165: E a veracidade da premissa não importa? Então se um racista cria uma lei que negros não podem votar baseando-se no fato de serem incapazes e de não serem cidadãos, quem quiser que eles tenham o direito que tem que refutar a lei fajuta com provas? Se os negros não podem opinar, como seriam feitos os dados estatísticos mostrando que eles são apitos a votar? E dado estatístico é prova desde quando? Na boa... eu insisto em crer que você tá se fazendo de idiota.

Agora quem quer restringir o direito dos analfabetos de votar deve provar que eles não são capazes de votar, por que na elaboração da constituição de 88 quem colocou que analfabetos podem votar DEVE ter se fundamentado no fato dos analfabetos serem cidadãos, terem amadurecimento para votar e pagarem impostos, ajudarem a sustentar o país.

TODOS PAGAM IMPOSTOS! TODOS AJUDAM A SUSTENTAR O PAÍS! Isso não é argumento. Cara, tem um tópico logo abaixo de uma nova lei que a pessoa pode escolher o dia de prestar concurso de acordo com sua religião (isso num país laico), fora outras leis absurdas como cota para negro. Você tá fazendo papel de otário em defender que só porque está na constituinte é coerente.
Não tenho certeza acerca dos critérios, CREIO que sejam os que postei, mas irei pesquisar a fundo isso e posto aqui posteriormente.

Grande critério. A partir de 16 anos a pessoa é divinamente presenteada com a aptidão ao voto.
Pela vivência, os analfabetos tem mais vivência e experiência de vida que os menores. Cara, na boa, achar menores de 16 anos que tem senso crítico e interesse por política é muito difícil, sei isso por empirismo.

DADOS ESTATÍSTICOS? :emoticon12:
Sério, o desinteresse de UMA PARTE dos adolescentes não pode proibir todos de exercer um direito. Segundo esse seu raciocínio, se há desinteressados a ir na escola, deve-se vetar o direito de todos.
E se um menor não pode escolher seu governante por falta de vivência (e olha que isso é BASTANTE relativo), um analfabeto maior não pode por falta de informação.
Não iguale países teocratas com países democratas, Há uma GRANDE diferença entre o modo que são criadas as leis nesses dois sistemas.

Nossa, então você aplaude qualquer lei que os países ditos laicos criam... putz :emoticon8:
Eu disse que eles AINDA não tem todos os deveres que os maiores tem, mas não neguei que no futuro eles virão a ter.

Disse que não representavam a mesma importância.
Até agora não vi esses critérios, vi somente pessoas igualando analfabetos à deficientes mentais.

Então você é cego! O critério seria o de aptidão ao voto através de um discernimento/conhecimento minimamente necessário para votar!
Na minha opinião não são fajutos, mas isso é questão de opinião mesmo

Não são fajutos não... que isso... só é preconceito contra menores de 16 anos...
Por que o voto de menores de 16 anos já é vetado, sem dúvidas há algum enbasamento nessa restrição, eu inferi alguns não sei se foram os utilizados. Agora para restringir o voto dos analfabetos não existe enbasamento.

Afirma sem dúvida sem conhecer um pra citar. Que coisa digna de gente imbecil... Você não citou nenhum critério consistente para vetar voto dos menores de 16 anos. Só disse que eles não estavam aptos a votar e que acha isso e aquilo outro que não tem nada a ver. O embasamento para restringir voto de ambos é igual, logo, ou há uma restrição efetiva ou libera geral!
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Apocaliptica

Re.: Você é a favor de analfabeto poder votar?

Mensagem por Apocaliptica »

Votos para menores de 16 anos? Precisa algum embasamento teórico para isso?

E menores de 13? E menores de 10?

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

NeferNeferNefer escreveu:Permitem aos de dezesseis votarem, mas não dirigir.
Ou seja, ele são capazes de interferir nos rumos do país, mas no rumo de um carro. São responsáveis pela escolha dos políticos, mas não pelo de seus atos civis.
Simples questão quantitativa e não qualitativa de voto.

UM POST PERFEITO! Demonstrou em poucas linhas toda a irracionalidade do critério etário.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

ímpio,
Obrigado por explicitar o que eu quero dizer de maneira mais sábia e sensta.

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Menores de 16 anos não trabalham, eles ganham dinheiros dos pais e compram produtos com impostos imbutidos, mas de onde está sendo deduzido o imposto? Do salário dos pais, que são maiores de idade e trabalham.

Pagar impostos, pagam. Trabalharem, não trabalham, mas estudam (que é uma espécie de serviço). Se é para dizer que não devem votar porque os pais os sustentam, as donas de casa, desempregados e qualquer pessoa que dependa financeiramente de outra também não deveriam votar.
E o pior, se pode-se tirar um direito do menor somente por ele se sustentar às custas de seus pais, pode-se tirar outros direitos também.
Estou procurando os critérios utilizados para essa restrição, creio que haja um enbasamento, se eu não encontrar dados que justifiquem isso, eu concordarei com você. Mas como venho dizendo e você parece não entender, a injustiça com os menores de 16 anos não prova em nada que analfabetos são incapazes de votar.

Já admitiu que há uma injustiça com os menores de 16 anos, perfeito. A capacidade dos analfabetos votarem, pelo que parece, vai ser o nosso próximo foco de discussão (depois de toda esta verborréia inúltil e repetitiva, finalmente)
Não, mas são mais aceitáveis que leis criadas por países teocratas. Pelo menos em países como o Brasil quando uma lei é criada há votação e muita discussão acerca dela, ao contrário dos países teocratas.

A teocracia pode estar mascarada por trás do pseudo-laicismo assim como a ditadura por trás de uma pseudo-democracia. Só basta a hipocrisia para tal (e isso já foi discutido aqui também), mas não vem ao caso teocraciaxlaicismo agora.
civicamente AINDA não representam a mesma importância.

Assim como qualquer outro grupo, deve haver critérios coerentes para estabelecer seus direitos e deveres, e não preconceitos etários.
como seria feita essa avaliação?

Sem dúvida, este é o maior problema que enfretaria uma restrição efetiva que valorizasse um conhecimento mínimo necessário para exercer tal direito. O ímpio fez uma proposta interessante em outro tópico (que tem alguns contras, claro). Depois eu procuro.
Eu inferi alguns, mas o fato de eu ter inferido critérios in(con)sistentes não prova a existência de critérios consistentes. Estou procurando tais critérios, caso não ache compartilharei com a mesma opinião que você.

Ok.

salgueiro
Gênero: Feminino

Mensagem por salgueiro »

Apocaliptica escreveu:Votos para menores de 16 anos? Precisa algum embasamento teórico para isso?

E menores de 13? E menores de 10?

Olá Apocalíptica ! Seja bem-vinda ao RV !

Sempre é interessante dar uma olhada na idade dos foristas em discussão :emoticon4:

Bjs

André

Mensagem por André »

Limite etario tem que existir pelo simples fato que o ser humano passa por um processo de amadurecimento.Logo um limite artificial( por que as pessoas amadurecem em velocidades diferentes) tem que existir para evitar que crianças de 5 anos votem em quem papai e mamae mandam que ele vote.

É uma questão de independencia intelectual a partir de 16 se espera que a pessoa tenha cabeça própria e decidir no que pensa, claro que isso nem sempre acontece e os pais podem ter grande influencia, mas o poder do "Mandar" sem duvida diminui.

A questão dos analfabetos é diferente.Está se argumentando não amadurecimento mas a questão das competencias.Sendo o analfabeto cidadão, tendo documentação adequada, ele tem o dever(Queria que fosse direito mas nossa Constituição ainda obriga então é dever) de votar.

Para evitar ou dificultar manipulação que é o argumento de quem é contra o voto dos analfabetos, pois acha que eles são mais facilmente iludidos, o que é ancorado em padroes subjetivos logo discutiveis.A melhor solução primeira é o voto ser FACULTATIVO.Ser um Direito não um dever.Segundo voto não deve ser apenas em candidatos mas em propostas, terceiro os espaços para controle social e popular do poder tem que ser ampliados.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196

O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

salgueiro,

Nem todos disponibilizam a informação. Mas em alguns casos aqui eu sei a idade por informação paralela :emoticon4:
E mesmo assim independe da idade deles a minha opinião a respeito...embora obviamente eu respeite e compreenda que a idade determina muito da opinião de cada caso (principalmente nesse assunto acerca de direitos civis) :emoticon14:

Obrigada pelos votos de benvinda...estou é bem perdida! heheh

Temporal

Mensagem por Temporal »

Temporal escreveu:
Usuário deletado escreveu:Eu endossaria a restrição ao voto de analfabetos se houvessem estudos estatísticos confiáveis provando que todos os analfabetos são incapazes de votar.

Repito a pergunta do Ímpio: Há estudos estatísticos confiáveis provando que TODOS adolescentes, jornalistas, porteiros, filósofos, pedreiros, cientistas, lixeiros da sociedade são capazes de votar?
Você respondeu?

Usuário deletado escreveu:quando houveram restrições como essa que você tanto apoia os resultados nunca foram bons.
Aconteceram numa democracia como a que vivemos agora?

Usuário deletado escreveu:menores de 16 anos não tem os mesmos deveres e importância que os maiores de 16 anos tem para a sociedade
Quais são os deveres e direitos diferentes entre um adolescente de 16 e outro de 17?

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Eu corrigi o erro de digitação apenas pra encher o saco. Meus últimos posts estão cheios deles também.
Mas critérios insistentes? :emoticon12: Aqueles imprudentes que insistem até conseguirem o que querem?

A questão do porquê de uma restrição intelectual, à noite eu debato. Dá uma olhada nesses tópicos pra não repetir a mesma coisa que já fora dito.
Você é a favor de CEGO dirigir?
Você é a favor de IMPOTENTE copular?
você é a favor de pessoas com 15 anos e 360,5 dias votarem?

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

não repitam tudo... pelo amor de god.

Led Zeppelin
Contato:

Mensagem por Led Zeppelin »

Abmael escreveu:
Led Zeppelin escreveu:Deve se achar o cara por isso hein? :emoticon12:
Só para constar, eu entrei numa faculdade de Direito com 17 anos, estou no segundo período, leio jornais e revistas, assito tele-jornal, leio em torno de oito livros por ano e votei no Alckmin.

- Deve ser porque você lê mais livros não? - ó Magnânimo Sábio?

Led Zeppelin escreveu:Acho que o currículo que você fez questão de mostrar não diz muita coisa,

- Desculpe não me fazer entender, pensei que seria desnecessário dar muitas explicações a uma sumidade como você, eu apenas elenquei meu currículo para demonstrar que não foram apenas os analfabetos e iletrados que votaram no Lula, não foi para me exibir, aliás, quem sou eu para me exibir para um gênio como você.

Led Zeppelin escreveu: afinal só para uma pessoa ter um ideal meio comunista já é preciso ser um pouco "letrada".

- Caro mestre!! – Estou estupefato!!! – Você leu minha mente e viu lá ideais comunistas ocultos que nem eu vejo, você só pode ser um gênio mesmo, escreva mais, me mostre mais coisas de mim que eu desconheço, eu estava mesmo precisando de um guru.

Led Zeppelin escreveu:
- Já indiquei, tá entre esta página e a anterior, é só procurar sabidão, não acredito que vc ainda não viu!!! - Um Alckmista inteligentão q nem você!!!!

Se quiser discutir poste para mim, sou muito ocupado para sair pescando respostas dadas a outros usuários o tempo todo.

- Fuga pela esquerda! - Mas é compreensível, você não deve mesmo perder tempo com um cerebrozinho menor como o meu, vá estudar Equações Diferenciais e Nietzche, sugiro ainda que nem me responda mais, não mereço tanta atenção de um sujeito tão genial.

Led Zeppelin escreveu:
- Até concordo, mas prá o argumento de bosta que vc usou até que foi mais que suficiente.

Então concorda que o seu post foi vazio? Legal... assumiu o vácuo que tem na cabeça.

- Perdoe minha arrogância, se eu soubesse com quem que eu estava lidando teria me recolhido à minha insignificância, nas próximas eleições só votarei depois de te consultar tá bom?

Abraços,

Eu te desculpo por tudo.
"Sua calcinha nos joelhos, sua bunda detonada... fazendo o velho movimento de entra e sai"

clara campos
Moderadora
Contato:

Mensagem por clara campos »

ímpio escreveu:Eu concordo com isso, mas ao mesmo tempo, isso implica na admissão de há pessoas mais e menos capazes de votar, e que podemos restringir o direito ao voto, visando garantir uma qualidade ou capacidade de voto, por algum critério.

Tanto quanto sei o único critério é a pessoa ser consciência (seja lá ela qual fôr) e ser juridicamente responsável por si.
Creio que o critério não é a idade propriamente dita, mas a auto-responsabilidade.
Penso que pessoas com deficiências mentais que façam com que não sejam juridicamente responsáveis por si, não possam votar.
Pelo menos em portugal, acho que é este o critério.
Ora os menores, elos motivos que expliquei de forma tão sumaria no post anterior, não são considerados responsáveis por si próprios.

Obviamente que a determinação de quem tem ou não auto-responsabilidade já implica um juízo de valor per si, mas é algo que, ainda que na prática possa ser prevertido, faz bastante sentido.

Ou seja, se por lei determinada pessoa não tem capacidade para viver sozinha então também não faz sentido que possa votar.

ímpio escreveu:A faixa etária, é um critério possível; alfabetização, outro. Nessas discussões todas, parece que não está se enxergando isso, como se as pessoas surgissem "ex nihilo" maiores de idade, algumas analfabetas, outras alfabetizadas, e o critério de alfabetização fosse equiparável ao racismo enquanto o critério etário não...

A meu ver, tanto um critério etário quanto a alfabetização são ambos são imprecisos demais, para qualidade de voto. Ambos provavelmente eliminam eleitores que consideraria-se capazes de um voto consciente, e dá esse direito a vários que não seriam tão capazes - analfabetos ou não.

Não penso que os critério idade/analfabetização estejam ao mesmo nível (mesmo aceitando o pressuposto errado de que o que está em causa é o critério idade), até porque o primeiro não é discriminatório já que não impede pessoas de votar, mas sim impede pessoas de votar numa fase da sua vida, não havendo assim qualquer discriminação, é efectivamente igual para todos.
Já o critério analfabetismo ou qualquer grau/tipo instrução, é potencialmente discriminatório para pessoas, ao longo de toda a sua vida.

Os dois critérios também não são equiparavéis no que concerne à consciência, já que existem evidências bastante precisas de que uma criança e adolescente não têm realmente consciência de determinadas coisas (incosciência do ponto de vista fisiologógico) enquanto não existe nenhuma evidência de que analfabetos não tenham consciência.

Como dizia o Acauan, praticamente ninguém vota com uma consciência holística e global, o que geralmente ocorre, mesmo com os ditos "iluminados", é que o voto reflecte a nossa satisfação ou insatisfação com a reflexão dsa medidas de determinado governo na nossa vida.
E isso, qualquer pessoa, desde que "tenha uma vida" no sentido de se autogovernar, pode fazer e deve pdoer continuar a fazer.

ímpio escreveu:Em outro tópico foi cogitado algo como uma licença para votar, que talvez pudesse ser concedida após testes mais precisos sobre a capacitação individual, em vez de algo tão generalizado. A meu ver isso talvez pudesse, se suficientemente bem formulado, tanto conceder o direito a voto a analfabetos capacitados, quanto não dar a pessoas alfabetizadas mas politicamente ignorantes demais.

É claro que se pode parar alguns momentos e imaginar possíveis problemas com a aplicação ou formulação mais detalhada disso, mas acho que isso simplesmente não "refuta" a possibilidade ou ao menos a "moralidade" dessa opção, que acho que é parte da questão...

Lamento, mas esta ideia parece-me uma preversão da democracia.
O voto é um direito fundamental que qualquer pessoa deve poder exercer, independentemente da sua consciência, cultura ou formação.
Na minha opinão, é a garantia fundamental da democracia. Embora eu aceie que a grande maioria das pesoas não estam informadas ou isto ou aquilo, eu penso que a sua universalidade faz muitas vezes com que as pessoas se sintam mais atentas e ligadas com o que as rodeia.
Um cidadão tem o direito de ter uma palavra a dizer sobre quem quer que o governe.

Qualquer medida no sentido de permitir a alguns cidadãos que impeçam outros de tomar parte na decisão parece-me ditatorial. Se o povo vota mal, é o povo quem sofre as consequências, e em breve terá oportunidade de corrigir o seu voto.
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

NeferNeferNefer escreveu:Permitem aos de dezesseis votarem, mas não dirigir.
Ou seja, ele são capazes de interferir nos rumos do país, mas no rumo de um carro. São responsáveis pela escolha dos políticos, mas não pelo de seus atos civis.
Simples questão quantitativa e não qualitativa de voto.

Este tópico se destaca por ter se tornado um reservatório de comparações absurdas.

Uma pessoa que dirija um veículo automotor com imperícia ou irresponsabilidade, independente da idade ou qualquer outra diferenciação, pode matar, causar lesões ou prejuizos a si a próprio e a outros.

Os riscos da ação de dirigir se definem nela própria, logo a restrição ao direito de dirigir deve ser individual, baseada na responsabilidade e perícia do condutor.

Os efeitos do ato individual de votar se definem na proporção matemática que o voto individual tem no universo do eleitorado.
Enquanto um motorista irresponsável é 100% responsável por um acidente que venha a causar, num universo de dezenas de milhões de eleitores, o eleitor individual é responsável apenas pela fração que lhe cabe do resultado final da eleição.

O erro destas comparações é igualar direitos individuais que implicam em responsabilidades individuais com direitos individuais que implicam em responsabilidades coletivas.

Pleitos majoritários só elegem quem recebe o aval da maioria do eleitorado. Em nível federal isto implica em dezenas de milhões de pessoas que dividem entre si a responsabilidade do resultado.
Acidentes de trânsito dependem exclusivamente das partes envolvidas, particularmente do condutor do veículo.
Igualar estes níveis de responsabilidade é um absurdo que vem sendo repetido constantemente neste tópico.

Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

o anátema

Mensagem por o anátema »

clara campos escreveu:Tanto quanto sei o único critério é a pessoa ser consciência (seja lá ela qual fôr) e ser juridicamente responsável por si.

O problema que vejo é que parte do argumento é defender a lei pela lei; e pela mesma linha de argumentação (por essa parte específica, melhor dizendo), poderia ser defendido que mulheres e/ou negros não deveriam poder votar, em tempos que já não tivessem o direito ao voto.

Há claro diferença entre essas restrições, etária e racial ou sexual, e é bem razoável: não há motivo para crer que mulheres ou negros sejam inerentemente incapazes de votar; mas vejo da mesma forma as pessoas com 16 anos ou menos... acho que aqui mesmo nesse fórum se tem exemplos de pessoas nessa faixa etária que ao menos parecem bastante ser tão capacitadas ou mais do que se pode observar dentre várias pessoas dentro da faixa etária com direito a voto (se tens orkut, basta dar uma olhada por lá em algumas comunidades :emoticon12: )

Ora os menores, elos motivos que expliquei de forma tão sumaria no post anterior, não são considerados responsáveis por si próprios.

Obviamente que a determinação de quem tem ou não auto-responsabilidade já implica um juízo de valor per si, mas é algo que, ainda que na prática possa ser prevertido, faz bastante sentido.

Ou seja, se por lei determinada pessoa não tem capacidade para viver sozinha então também não faz sentido que possa votar.

o critério etário é realmente um juízo de valor melhor (julgando um juízo de valor, hehe) que o racial ou sexual... mas não sei... não estou bem certo da ligação entre capacidade (legalmente assumida) para viver sozinha -> direito X.

Porque crianças por exemplo, tem direito de denunciar abusos cometidos por seus pais, ou outros, mesmo que dependentes deles, financeiramente ou de outra forma... tem direitos também... não são como bens materiais, pertencentes aos pais... então não vejo uma conexão clara de por que ter esses direitos mas não o de votar especificamente.

O direito de votar parece ser todo relacionado, atualmente, mais com uma presumida capacidade intelectual do que de vida autônoma, e se é esse o caso, acho que há critérios melhores que simplesmente uma faixa etária ou simplesmente alfabetização. Alfabetização simplesmente, trocando pela faixa etária, também não seria um critério suficiente, ou recém-alfabetizados, de 6, 7, 8 anos, poderiam votar, e não acho que sejam capazes apesar de saberem ler.

Não penso que os critério idade/analfabetização estejam ao mesmo nível (mesmo aceitando o pressuposto errado de que o que está em causa é o critério idade), até porque o primeiro não é discriminatório já que não impede pessoas de votar, mas sim impede pessoas de votar numa fase da sua vida, não havendo assim qualquer discriminação, é efectivamente igual para todos.
Já o critério analfabetismo ou qualquer grau/tipo instrução, é potencialmente discriminatório para pessoas, ao longo de toda a sua vida.

... alfabetização pode ocorrer mais tarde na vida, ainda que sejamos mais propícios a aprender o idioma relativamente cedo além de vantajoso de modo geral... e algum outro grau de instrução - como algum tipo de curso sobre funções dos cargos políticos, talvez em parte especialmente desenvolvido para analfabetos - também não é necessariamente inalcançável por toda a vida...

Os dois critérios também não são equiparavéis no que concerne à consciência, já que existem evidências bastante precisas de que uma criança e adolescente não têm realmente consciência de determinadas coisas (incosciência do ponto de vista fisiologógico) enquanto não existe nenhuma evidência de que analfabetos não tenham consciência.

... não tenho bem certeza do que quis dizer com "inconsciência do ponto de vista fisiológico"... acho que qualquer coisa a ver com o desenvolvimento cerebral mesmo.... bem... a despeito disso, acho que há ainda abaixo da faixa etária pessoas capacitadas a votar - não todas, só por serem alfabetizadas, como já mencionei - e mesmo acima, e alfabetizadas, há as que se pode dizer que não votam conscientemente, ainda que talvez seja outro tipo de consciência...

Um outro critério, de qualquer forma, eliminaria incidentalmente boa parte das pessoas em uma faixa de margem menos claramente determinada... mais ou menos como banheiros separados por sexo separam incidentalmente pessoas com comprimentos de cabelos diferentes, e é algo preferível a separação de banheiros por comprimento de cabelo, ainda que esse critério resolvesse em boa parte a questão da separação por sexo... mas não é idealmente preciso, havendo uma boa parte das pessoas cujo comprimento do cabelo difere da maioria daquelas do mesmo sexo.

(essa comparação não pretende comparar a o grau de complexidade de se separar pessoas por sexo com a avaliação de capacidade do voto, apenas enfatizar que com um critério tosco como comprimento do cabelo pode funcionar incidentalmente em boa parte, e ainda assim não ser o ideal para o que se quer)

Como dizia o Acauan, praticamente ninguém vota com uma consciência holística e global, o que geralmente ocorre, mesmo com os ditos "iluminados", é que o voto reflecte a nossa satisfação ou insatisfação com a reflexão dsa medidas de determinado governo na nossa vida.
E isso, qualquer pessoa, desde que "tenha uma vida" no sentido de se autogovernar, pode fazer e deve pdoer continuar a fazer.

Ou ao menos, as que a lei presume que idealmente deveriam se autogovernar... mas há pessoas que também tem uma vida própria, independentemente de adultos, ainda que seja uma parte cruel da realidade... no entanto nem tem direito de votar... não sei se deveriam ter, invariavelmente... só acho que talvez mostre que o critério de "autogovernabilidade" para esse direito específico (enquanto tem vários outros, ainda que alguns apenas teoricamente) não seja bem o mais lógico possível...

ímpio escreveu:Em outro tópico foi cogitado algo como uma licença para votar, que talvez pudesse ser concedida após testes mais precisos sobre a capacitação individual, em vez de algo tão generalizado. A meu ver isso talvez pudesse, se suficientemente bem formulado, tanto conceder o direito a voto a analfabetos capacitados, quanto não dar a pessoas alfabetizadas mas politicamente ignorantes demais.

É claro que se pode parar alguns momentos e imaginar possíveis problemas com a aplicação ou formulação mais detalhada disso, mas acho que isso simplesmente não "refuta" a possibilidade ou ao menos a "moralidade" dessa opção, que acho que é parte da questão...

Lamento, mas esta ideia parece-me uma preversão da democracia.
O voto é um direito fundamental que qualquer pessoa deve poder exercer, independentemente da sua consciência, cultura ou formação.
Na minha opinão, é a garantia fundamental da democracia. Embora eu aceie que a grande maioria das pesoas não estam informadas ou isto ou aquilo, eu penso que a sua universalidade faz muitas vezes com que as pessoas se sintam mais atentas e ligadas com o que as rodeia.
Um cidadão tem o direito de ter uma palavra a dizer sobre quem quer que o governe.

Qualquer medida no sentido de permitir a alguns cidadãos que impeçam outros de tomar parte na decisão parece-me ditatorial. Se o povo vota mal, é o povo quem sofre as consequências, e em breve terá oportunidade de corrigir o seu voto.

bem... a faixa etária como critério, igualmente faz isso, também... acho que a ausência de julgamento mais criterioso que a faixa etária sobre a capacidade individual, talvez seja de certa forma reconfortante, meio como "lavar as mãos" (não sei se em Portugal há essa expressão idiomática, é "se isentar da responsabilidade"), e deixar ser como quer que aconteça... enquanto que uma pretensa avaliação mais precisa potencialmente traz alguma culpa ou receio de erro... já no caso do critério etário, apesar de igualmente passível de erro - se o erro não for até mais certamente esperado de ocorrer - não há essa sensação de culpa porque é mais uma omissão do que uma ação... novamente aquilo que disse sobre perplexidade moral... é como... moral kantiana, aquela que nos faz sentir emocionalmente melhor, mesmo que não seja logicamente a melhor numa análise racional, contra a moral utilitarista/racional, que pode não ser emocionalmente lá muito agradável apesar de racionalmente ser melhor.
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Temporal

Mensagem por Temporal »

Os riscos da ação de dirigir se definem nela própria, logo a restrição ao direito de dirigir deve ser individual, baseada na responsabilidade e perícia do condutor.

É, mas decidir se analfabeto deve ter direito ou não ao voto não deve ser uma questão fundamentada na mínima capacidade possível e na responsabilidade necessária que cada cidadão deve ter para se poder realizar tal direito que exige tanta sabedoria e o maior número de informações possíveis, né.

O direito ao analfabeto deve ser baseado em sua absoluta e inquestionável falsa igualdade de direitos perante outros cidadãos como as crianças e os alfabetizados. Ele é tão igual que não pode ir para o trânsito como um alfabetizado qualquer porque é impossibilitado de conhecer e compreender alguns deveres, direitos e algumas simples plaquinhas relacionadas ao trânsito. Mas o analfabeto é igualzinho a todos, oras. Estamos vendo claramente!

O erro destas comparações é igualar direitos individuais que implicam em responsabilidades individuais com direitos individuais que implicam em responsabilidades coletivas.

Acidentes de trânsito dependem exclusivamente das partes envolvidas, particularmente do condutor do veículo.

Três analfabetos resolveram ir ao trânsito e em seguida causaram uma tragédia matando vários inocentes. Os inocentes que tinham carteira não sofreram na pele a irresponsabilidade do motorista analfabeto porque foi uma responsabilidade individual exclusivamente dele. Sua imprudência não causou nenhum acidente no trânsito, sua imprudência não matou nenhuma vítima na pista, sua imprudência não fez nadinha para o resto do trânsito todo. Só para eles próprios, só para os analfabetos que decidiram se aventurar no trânsito.

o anátema

Mensagem por o anátema »

Acauan escreveu:

Os efeitos do ato individual de votar se definem na proporção matemática que o voto individual tem no universo do eleitorado.
Enquanto um motorista irresponsável é 100% responsável por um acidente que venha a causar, num universo de dezenas de milhões de eleitores, o eleitor individual é responsável apenas pela fração que lhe cabe do resultado final da eleição.

Mas... se eu jogo um lixinho qualquer na rua, não causa enxentes, mas mesmo assim, é teoricamente crime individual fazê-lo, apesar do efeito negativo ser principalmente resultado do coletivo das pessoas poluindo.

Fora isso, esse mesmo raciocínio de que a incapacidade de alguns é diluída, ou que é uma responsabilidade compartilhada, não teoricamente deveriam permitir o voto pessoas com menos de 16 anos?

... se é para se propor que uma idade X dá o direito de votar, e ao mesmo tempo a capacitação individual é irrelevante (o que é incoerente, sendo que um critério etário capacita individualmente uma pessoa, mas deixo isso de lado momentâneamente), não seria o caso de votos de valor diferente por idade?

Assim, todo indivíduo, antes de completar 16 anos, tem apenas frações de votos proporcionais a completar 1,0 voto aos 16 anos; quando tem 32 anos, um voto dele vale 2 de uma pessoa de 16 anos, mas com todas as frações intermediárias sendo contabilizadas, por exemplo, votos de pessoas de 8 anos de idade valerem cada um 0,5 e assim por diante.

Não vejo como algo menos ilógico que o que ocorre, ainda que talvez tornasse a apuração mais trabalhosa, e nem tanto, se é feita atualmente de forma computadorizada.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Ímpio escreveu: Mas... se eu jogo um lixinho qualquer na rua, não causa enxentes, mas mesmo assim, é teoricamente crime individual fazê-lo, apesar do efeito negativo ser principalmente resultado do coletivo das pessoas poluindo.

Seguimos nas comparações inadequadas.
Primeiro porque não se pode igualar o cometimento de um ato anti-social, como jogar lixo na rua, com o exercício de um direito democrático como é o voto.

Se esquecermos a distância e diferença que separam as duas situações, a lógica da responsabilidade proporcional continua válida, uma vez que não podemos responsabilizar quem jogou um papel de bala no bueiro pela totalidades dos danos de uma enchente e sim o conjunto das pessoas responsáveis, cada qual na proporção de sua responsabilidade.

Mesmo assim, temos ainda que ponderar que o indivíduo que joga um papel de bala que seja no chão definiu imediatamente e por si só o ato anti-social, uma vez que a sujeira que ele próprio fez não precisa ser referendada pela sujeira dos demais para contaminar o ambiente comum e prejudicar a todos que compartilham dele.

Já o voto individual só poderá causar efeitos se for referendado pela maioria, tornando-se absolutamente inócuo caso este referendo não ocorra.

Ímpio escreveu: Fora isso, esse mesmo raciocínio de que a incapacidade de alguns é diluída, ou que é uma responsabilidade compartilhada, não teoricamente deveriam permitir o voto pessoas com menos de 16 anos?

... se é para se propor que uma idade X dá o direito de votar, e ao mesmo tempo a capacitação individual é irrelevante (o que é incoerente, sendo que um critério etário capacita individualmente uma pessoa, mas deixo isso de lado momentâneamente), não seria o caso de votos de valor diferente por idade?

Assim, todo indivíduo, antes de completar 16 anos, tem apenas frações de votos proporcionais a completar 1,0 voto aos 16 anos; quando tem 32 anos, um voto dele vale 2 de uma pessoa de 16 anos, mas com todas as frações intermediárias sendo contabilizadas, por exemplo, votos de pessoas de 8 anos de idade valerem cada um 0,5 e assim por diante.

Não vejo como algo menos ilógico que o que ocorre, ainda que talvez tornasse a apuração mais trabalhosa, e nem tanto, se é feita atualmente
de forma computadorizada.

O parágrafo acima é um exemplo interessante de petição de princípio (a verdade da conclusão já estava presumida nas premissas) que vem se repetindo nesta discussão.
O que está em pauta aqui não é se pessoas incapazes de votar devem exercer este direito e sim se analfabetos devem ter o direito de votar.
Antes de se entrar no mérito da discussão sobre se incapacitados devem ou não votar, seria preciso provar ou demonstrar que analfabetos são necessariamente incapacitados para o voto, o que até agora não foi feito.
A capacitação para o voto requer apenas que a pessoa esteja em condições de fazer uma escolha voluntária pelos candidatos e partidos de sua preferência. Este requisito não estabelece em momento algum qual deve ser a escolha voluntária, o que dá pleno direito ao eleitor de votar nos piores candidatos, se é isto que de fato quer e sabe que quer.

Por esta razão é que doentes mentais graves não votam, por não possuírem a capacidade de saber que estão votando em um pleito onde devem registrar suas preferências, sendo pois capazes de seguir uma indução que lhes foi feita por terceiros ou mesmo o efeito de algum delírio.

É nestes termos que se define a incapacidade para o voto em uma sociedade democrática.

Quanto aos menores de idade, a resposta é simples.
Mesmo que determinados indivíduos de quinze, quatorze, treze ou menos anos tenham mais informação cultural e política que um analfabeto médio e consequentemente, em tese, mais competência para um voto melhor fundamentado, tais indivíduos perante a lei são tutelados, ou seja, seus direitos e deveres perante a sociedade não são exercidos diretamente por eles, mas através de um responsável legal, razão porque são inimputáveis perante a lei.

Analfabetos não são tutelados e muito menos inimputáveis, logo não faz sentido comparar, quanto ao exercício dos direitos de cidadania, analfabetos e menores de idade.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Jack Torrance
Contato:

Mensagem por Jack Torrance »

O ENCOSTO escreveu:Videomaker deve ter o direito ao voto sim.

:emoticon12:
“No BOPE tem guerreiros que matam guerrilheiros, a faca entre os dentes esfolam eles inteiros, matam, esfolam, sempre com o seu fuzil, no BOPE tem guerreiros que acreditam no Brasil.”

“Homem de preto qual é sua missão? Entrar pelas favelas e deixar corpo no chão! Homem de preto o que é que você faz? Eu faço coisas que assustam o Satanás!”

Soldados do BOPE sobre BOPE

o anátema

Mensagem por o anátema »

Acauan escreveu:
Ímpio escreveu: Fora isso, esse mesmo raciocínio de que a incapacidade de alguns é diluída, ou que é uma responsabilidade compartilhada, não teoricamente deveriam permitir o voto pessoas com menos de 16 anos?

Não vejo como algo menos ilógico que o que ocorre, ainda que talvez tornasse a apuração mais trabalhosa, e nem tanto, se é feita atualmente
de forma computadorizada.

O parágrafo acima é um exemplo interessante de petição de princípio (a verdade da conclusão já estava presumida nas premissas) que vem se repetindo nesta discussão.
O que está em pauta aqui não é se pessoas incapazes de votar devem exercer este direito e sim se analfabetos devem ter o direito de votar.

Bem, esse é o tópico original proposto, mas não vejo nada demais em tentar se mudar o foco da questão ou a questão toda, se uma outra for mais apropriada para o que parece ser o verdadeiro problema. Tentei inclusive criar outro tópico, "você é a favor de pessoas com 15 anos e 360,5 dias votarem?", em que tentava mais perguntar quais seriam os critérios possíveis do que focar em alfabetização apenas)

Antes de se entrar no mérito da discussão sobre se incapacitados devem ou não votar, seria preciso provar ou demonstrar que analfabetos são necessariamente incapacitados para o voto, o que até agora não foi feito.
A capacitação para o voto requer apenas que a pessoa esteja em condições de fazer uma escolha voluntária pelos candidatos e partidos de sua preferência. Este requisito não estabelece em momento algum qual deve ser a escolha voluntária, o que dá pleno direito ao eleitor de votar nos piores candidatos, se é isto que de fato quer e sabe que quer.

Por esta razão é que doentes mentais graves não votam, por não possuírem a capacidade de saber que estão votando em um pleito onde devem registrar suas preferências, sendo pois capazes de seguir uma indução que lhes foi feita por terceiros ou mesmo o efeito de algum delírio.

Grifos meus. Da mesma forma que se pode avaliar se alguém é doente mental grave e logo não pode votar, e isso pode ser feito de forma mais individualizada, em vez de generalizar (separando os doentes mentais graves dos que poderiam votar), imagino que poderia ser feito algo similar mas com relação a consciÊncia do porque estar votando.

Pode ser até que tenham o direito de votar nos piores candidatos, de votar em um que acham mais bonito ou mais engraçado, mas eu considero isso altamente questionável.

É nestes termos que se define a incapacidade para o voto em uma sociedade democrática.

Um critério que eliminasse o direito de voto daqueles que votassem nos mais bonitos ou mais engraçados, que não estievssem interessados ou suficientemente bem informados sobre o melhor candidato para a melhor função, também poderia ser ainda dito democrático.

Quanto aos menores de idade, a resposta é simples.
Mesmo que determinados indivíduos de quinze, quatorze, treze ou menos anos tenham mais informação cultural e política que um analfabeto médio e consequentemente, em tese, mais competência para um voto melhor fundamentado, tais indivíduos perante a lei são tutelados, ou seja, seus direitos e deveres perante a sociedade não são exercidos diretamente por eles, mas através de um responsável legal, razão porque são inimputáveis perante a lei.

Ou seja, estão mais ou menos na situação que negros e mulheres já estiveram tempos atrás. Da mesma forma poderia se defender que um negro ou mulher não pode votar porque o seu dono ou marido branco é que é o seu responsável legal.

...o voto de pessoas de 16 anos, faz delas automaticamente emancipadas? Se não, outros menores tutelados também deveriam ter o direito.

De outra forma (ou de qualquer jeito, talvez) é como se os pais de pessoas entre 16-18 anos (ou com filhos menores de idade) votassem mais de uma vez.

Analfabetos não são tutelados e muito menos inimputáveis, logo não faz sentido comparar, quanto ao exercício dos direitos de cidadania, analfabetos e menores de idade.

Bem, acho isso meio circular se a questão em si é se as leis são as mais apropriadas tais como estão.

www.talkorigins.org

zumbi filosófico

Mensagem por zumbi filosófico »

A corrupção, essa praga tão destruidora quanto a saúva o era nos tempos do ciclo do café, tem o beneplácito da maioria dos iletrados. Isso ficou claro quando se colocou a seguinte pergunta: "Como considerar a atitude do funcionário público que ajuda uma empresa a ganhar um contrato no governo e depois recebe dela um presente de Natal?". Para 80% dos que não sabem ler ou escrever, isso é apenas um "favor" ou um "jeitinho". Para 72% dos que concluíram a universidade, é corrupção e ponto final. Voltando à frase do segundo parágrafo desta reportagem, entre os analfabetos 40% acham que uma pessoa eleita para um cargo público deve usá-lo em benefício próprio. Dos que atravessaram todo o ensino superior, somente 3% pensam assim. O mesmo contraste é percebido quando o tema é a intervenção do estado na economia. Incríveis 90% dos analfabetos acham que o governo deve socorrer empresas em dificuldades. Entre os que têm nível superior, apenas 27% concordam inteiramente com isso e 37% aceitam a atitude em alguns casos. Ainda mais preocupante é a proporção de iletrados que apóiam a censura governamental. Para quase 60% deles, "programas de TV que fazem críticas ao governo devem ser proibidos", contra somente 8% dos que exibem nível superior. Dá para ver de onde os partidários da tentação autoritária tiram seu entusiasmo liberticida.

"como pensam os brasileiros"
Imagem

Trancado