Aborto

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
betossantana
Contato:

Mensagem por betossantana »

Acauan escreveu:Fertilização in vitro é um processo não natural e portanto enquadrado em padrões diferentes da fertilização no útero.
Se a identidade genética do embrião está definida, sua capacidade de se desenvolver por si só não está.
O que determina a identidade de um embrião humano é que sua jornada rumo a se tornar um ser humano pleno depende apenas que não a impeçam.
Um embrião artificialmente gerado depende de procedimentos clínicos complexos para ser classificado em condição semelhante.

Enfim, uma escolha particular dos critérios que irão nortear o início da vida humana relevante e protegível, no caso, o embrião humano instalado no ambiente uterino. Discutir qual a opinião "melhor" não gera frutos, a questão é qual das opiniões é a predominante e qual vai ser seguida pro critério legal, as opiniões minoritárias nem mesmo PRECISAM mudar.
É um problema espiritual, chupe pau!

betossantana
Contato:

Acauan escreveu:A afirmação de que o óvulo não é em nada menos digno que o embrião esbarra no fato de que o feto já possui em seu material genético as instruções biológicas que definirão o indivíduo humano futuro, ao contrário do gameta.
Isto faz sim do óvulo menos digno, pois ele por si só não pode ser associado a um indivíduo humano antes da fecundação. Em outras palavras, o óvulo pode ser, o feto É, sendo que SER é condição sine qua non para identificação da dignidade.
(...)
Uma vez que um determinado óvulo foi fecundado por um determinado espermatozóide definiu-se um indivíduo real, que em sendo um indivíduo humano possui o direito de reivindicar para si a dignidade que lhe é devida através daqueles que a reconhecem e falam em seu nome.

É, igualzinho ao embrião fertilizado in vitro, oooooooh... mas, peraí, uma hora o mais importante é o fato dele SER, outra hora é o lugar onde ele ESTÁ. Aaaaaah, táááá. E no estupro, ao invés do importante ser o fato dele SER, o importante é o que ele SIGNIFICA para a mãe. Ooooh! Complicado, neán?

Dã.

betossantana
Contato:

user f.k.a. Cabeção escreveu:
Mesmo sendo solidario a dor assaz severa da mae, qualquer julgamento de valor calcado no carater sagrado da vida humana impediria o aborto entendo que o mal causado por esse e incomensuravelmente maior que o mal que originou a gravidez e que esta causara a mae.

Bem, pelo menos o Cabeção é COERENTE.

Apocaliptica

Re.: Aborto

Mensagem por Apocaliptica »

Eu já li o texto ( ótimo por sinal ) do Acauan 3 vezes e não consigo chegar a uma conclusão...

Apáte
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Re.: Aborto

Mensagem por Apáte »

Apocaliptica escreveu:
Apáte escreveu:
Apocaliptica escreveu:tava procurando um e-moticon e percebi que não há um só crioulinho entre eles

O Loredo até que tentou aplicar cotas para emotions negros, mas o resto da moderação, formado por direitistas racistas, não deixou dizendo que isso era politicamente correto e não combinava com o espírito Réviano (espírito racista ditado por eles mesmo)
[bet]E crioulinho? Que você não gosta de negros todo mundo já sabe, só tenha a descência de demonstrar isso em outros lugares, não aqui[/beto]

:emoticon266:

essa do beto foi perfect!

https://antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?p=205579#205579

E eu deixei um S sobrando...
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Najma
Gênero: Feminino

Mensagem por Najma »

Apocaliptica escreveu:
Najma escreveu:
Apáte escreveu:
Apocaliptica escreveu:tava procurando um e-moticon e percebi que não há um só crioulinho entre eles

O Loredo até que tentou aplicar cotas para emotions negros, mas o resto da moderação, formado por direitistas racistas, não deixou dizendo que isso era politicamente correto e não combinava com o espírito Réviano (espírito racista ditado por eles mesmo)
[bet]E crioulinho? Que você não gosta de negros todo mundo já sabe, só tenha a descência de demonstrar isso em outros lugares, não aqui[/beto]

Tem emoticon com cabelão black power: :emoticon177: ... O problema é o fundo negro que impede que o cabelão apareça...

É! Se colocassem flores Power Flowers ficaria mais visível!

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: ... você é maldosa, Apo. Amo isso... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
Imagem

Apocaliptica

Najma escreveu:
Apocaliptica escreveu:
Najma escreveu:
Apáte escreveu:

Tem emoticon com cabelão black power: :emoticon177: ... O problema é o fundo negro que impede que o cabelão apareça...

É! Se colocassem flores Power Flowers ficaria mais visível!

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: ... você é maldosa, Apo. Amo isso... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

:emoticon12: :emoticon19: :emoticon19: :emoticon19: :emoticon12:

Najma

Re: Aborto

Mensagem por Najma »

videomaker escreveu:
Só uma perguntinha: Quantos abortos durante a vida uma mulher teria direito a fazer? Teria uma carteirinha do SUS?

um cheiro.

Eu penso que tantos abortos quantos uma mulher pudesse aguentar. Já soube de quem tenha realizado 12 abortos clandestinos e só se arrependeu dos mesmos quando entrou pra Seicho-no-iê querendo prosperar na vida. Foi só aí que ficou sabendo dos "anjinhos" que atrapalhavam a consciência dela e a impediam de alcançar a prosperidade. Na realidade era culpa. :emoticon8:

Beijos
Imagem

Apocaliptica

Perguntinha maldosa do video.... :emoticon1:

Najma

Mensagem por Najma »

Apocaliptica escreveu:Perguntinha maldosa do video.... :emoticon1:

Totalmente... de burro ele não tem nada... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
Imagem

Apocaliptica

:emoticon12:

Alexandre

Mensagem por Alexandre »

Parece que não chegamos á um consenso por aqui. Nesse caso, através do meu conhecimento intangível, e a verdade absoluta que, metaforicamente, carrego embaixo das axilas, farei de minhas palavras a de todos deste fórum, e com isso o tópico poderá ser encerrado:

A opção pelo aborto deve ser legítima nos seguintes casos:

Má formação fetal
Relação sexual não consentida por ambas as partes
Gravidez de risco
Gravidez não-planejada na adolescência (Nesse caso, a idade estipulada estaria entre 12 a 16 anos, devido a falta de preparo psicológico da progenitora)

Em todos os 3 parâmetros citados, a interrupção da gravidez faz-se necessária em benefício da preservação da vida e da saúde física/psicológica da gestante.

Em todos os outros casos o aborto deve ser considerado ilegal e/ou criminoso, cabendo a responsabilidade penal á autora de tal ação.

Tópico encerrado
"Desisti de ser feliz. Agora me sinto muito menos infeliz."
Micítaus do ISSÁS

"Um rio que tudo arrasta se diz violento, mas não se dizem violentas as margens que o oprimem."
Bertold Brecht

O que estou ouvindo?
Jeff Buckley-Hallelujah"

Najma

Mensagem por Najma »

:emoticon5:
Imagem

Apocaliptica

O indio guerreiro vai a-mar isto.... :emoticon1:

Fabi

Mensagem por Fabi »

Alexandre escreveu:Parece que não chegamos á um consenso por aqui. Nesse caso, através do meu conhecimento intangível, e a verdade absoluta que, metaforicamente, carrego embaixo das axilas, farei de minhas palavras a de todos deste fórum, e com isso o tópico poderá ser encerrado:

Má formação fetal
Gravidez de risco
Gravidez não-planejada na adolescência (Nesse caso, a idade estipulada estaria entre 12 a 16 anos, devido a falta de preparo psicológico da progenitora)

Em todos os 3 parâmetros citados, a interrupção da gravidez faz-se necessária em benefício da preservação da vida e da saúde física/psicológica da gestante.

Em todos os outros casos o aborto deve ser considerado ilegal e/ou criminoso, cabendo a responsabilidade penal á autora de tal ação.

Tópico encerrado

Falta uma coisa, todos os anti-abortistas vão adotar uma criança. :emoticon13:

Apocaliptica

Fabi escreveu:
Alexandre escreveu:Parece que não chegamos á um consenso por aqui. Nesse caso, através do meu conhecimento intangível, e a verdade absoluta que, metaforicamente, carrego embaixo das axilas, farei de minhas palavras a de todos deste fórum, e com isso o tópico poderá ser encerrado:

Má formação fetal
Gravidez de risco

Tópico encerrado

Falta uma coisa, todos os anti-abortistas vão adotar uma criança. :emoticon13:

Bela idéia.

Najma

Mensagem por Najma »

Apocaliptica escreveu:O indio guerreiro vai a-mar isto.... :emoticon1:

Juro que eu gosto do Acauan... mas tem horas que eu fico meio sem chão quando leio as opiniões dele totalmente focadas nas necessidades sociais/culturais/filosóficas, esquecendo-se do lado humano focado nas necessidades individuais que SIM, acaba sendo firula e como tal pode e deve ser extirpado pelo bem maior, blablabla... mas eu não concordo! :emoticon8:

como neste trecho:

Acauan escreveu:Ou aceitamos que existe uma dignidade do Homem que é imanente ou intrínseca a todo indivíduo humano, ou não.

Se adotarmos o relativismo para definir o conceito de dignidade humana, temos que incluir nesta relativização nossa própria dignidade.
Não faz sentido dizer que a dignidade de outros seres humanos é relativa e a minha não.

Todo relativismo quanto ao conceito de dignidade humana implica, portanto, numa renúncia, parcial ou total, à sua própria dignidade como pessoa.

Se entendemos os riscos da relativização da dignidade humana, não podemos, em hipótese alguma, nos valer de critérios arbitrários para decretar quem tem direito a esta dignidade e quem não tem.
Simplesmente temos que aceitar que todos os seres humanos são dignos em si mesmos, como uma premissa filosófica ou, como diria Kant, um imperativo categórico.

É este imperativo categórico que nos permite, por exemplo, responder à questão de se é um BEM matar uma pessoa para salvar duas.
Obviamente que não, pois a partir do momento que aceitamos a dignidade individual como imperativo categórico, aceitamos também que ela não se define ou restringe pela aritmética. Assim, matar uma pessoa para salvar duas pode ser, na melhor das hipóteses, um mal menor, mas nunca um BEM.

Do mesmo modo, quando se adota escalas de tempo para se decretar se um feto possui ou não dignidade humana, se lança mão justamente de um recurso aritmético, a contagem de unidades de medição que determinariam a partir de que momento específico a dignidade humana passa a incorporar aquilo que uma semana, um dia ou um segundo antes poderia ser considerado apenas um amontoado de células disponível para a extinção.

Pode-se fazer isto, mas não sem o sacrifício da própria dignidade, como vimos.

E não... ele não parece concordar que haja motivos até no aborto em gestações provocadas por estupro. Se houve fecundação e um ser humano está em processo de formação, não se deve negar a dignidade a essa vida humana, ainda que tenha sido "cometida" contra o consentimento da mãe e de forma violenta... :emoticon8:

Não concordo. A mãe não é uma encubadeira de fetos.
Imagem

Fabi

Mensagem por Fabi »

Najma escreveu: E não... ele não parece concordar que haja motivos até no aborto em gestações provocadas por estupro. Se houve fecundação e um ser humano está em processo de formação, não se deve negar a dignidade a essa vida humana, ainda que tenha sido "cometida" contra o consentimento da mãe e de forma violenta... :emoticon8:

Uma mulher não vai ficar com um bebe fruto de um estupro, e se obrigar a ficar ela pode até se suicidar, aí são duas vidas a menos.

o anátema

Mensagem por o anátema »

Apáte escreveu:
SickBoy escreveu:eu concordo com o cabeção. SE fôssemos considerar o embrião como sendo um ser humano assim como nós e tendo direito a vida, não se poderia relativizar o aborto justificando-o em casos de estupro. Acho realmente a postura mais sensata dos que são contra o aborto.

Mas como eu não considero o embrião como correspondente a um ser humano... :emoticon19:

Me parece ser a postura mais "sensata" entre os abortistas...

Mas para que fosse sensata mesmo, o texto do Acauan deveria ser refutado.

O texto dele essencialmente diz "a vida humana deve ser protegida a partir da concepção", e o resto são refraseamentos com detalhes técnicos, como diploidia, defesa que a individualidade genética é o que importa, e etc e tal.

Não tem como "refutar", mais do que eu já fiz, que nem bem é refutar; o zigoto é haplóide depois da fecundação, e não antes, o zigoto tem mesmo o genótipo do indivíduo humano (ou gêmeos) que ele poderá vir formar, etc. Ele defende que essas coisas e o que elas representam, a "autonomia" do zigoto implantado o qualifica como ser humano. Isso não é algo "provado", no entanto, é só uma posição que se pode ter: humanos só são humanos quando seus genes são capazes de garantir o próprio desenvolvimento embrionário sem a "ajuda externa" que seria por exemplo, a cópula, apenas com alimentação e nutrição adequadas da mãe, pré-natal, etc e tal.

Ou seja, como disse antes, e que ele me desculpe pelo termo e sinceridade, encheção de lingüiça para dizer que o zigoto, e não antes, é o ser humano (ainda que possa vir a ser mais de um), e deve ser protegido como tal, sendo criminalizado o aborto intencional. Só essencialmente lista as propriedades do zigoto, e afirma que por causa delas deve sim, ser considerado humano, e não antes, porque não tem essas propriedades do zigoto, já que não é um zigoto.

Isso não tem como ser "refutado". O máximo que se pode fazer é apontar uma ou outra inconsistência, e colocar um outro ponto de vista diferente, que apenas penso ser mais "racional", fazer mais sentido, e ser mais coerente com o resto dos posicionamentos morais sobre situações análogas do dia a dia, como morte de óvulos, que diferem apenas em algumas moléculas do zigoto; morte de partenotos, com genótipo igual ao do embrião mas considerados tumores; aborto espontâneo, que não é criminalmente considerado como "aborto culposo", e etc.

Sou "fenótipocentrista" e/ou "sistema-nervoso-central-centrista", enquanto ele é "gene-centrista". Acho mil vezes pior torturarem ou matarem um cachorro adulto ou recém nascido, do que a morte dum embrião ou zigoto humano, seja intencional ou acidental.
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

o anátema

Mensagem por o anátema »

Najma escreveu:
videomaker escreveu:
Só uma perguntinha: Quantos abortos durante a vida uma mulher teria direito a fazer? Teria uma carteirinha do SUS?

um cheiro.

Eu penso que tantos abortos quantos uma mulher pudesse aguentar. Já soube de quem tenha realizado 12 abortos clandestinos e só se arrependeu dos mesmos quando entrou pra Seicho-no-iê querendo prosperar na vida. Foi só aí que ficou sabendo dos "anjinhos" que atrapalhavam a consciência dela e a impediam de alcançar a prosperidade. Na realidade era culpa. :emoticon8:

Beijos

Acho ainda que tinha que ter um incentivo, para abortarem ao máximo.

Talvez medalha, meio como aquela campanha de Hitler pela maternidade, mas "ao contrário".

E com bônus para os casos de abortos mais tardios. Aborto de pílula do dia seguinte é fichinha.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

o anátema

Mensagem por o anátema »

videomaker escreveu:
o anátema escreveu:
videomaker escreveu:
Uma pergunta aos pró aborto:

É possivel que legalizando o aborto, os casais deixem de se preocupar e aconteça um relaxamento natural, quanto ao uso de metodos anti concepcionais, deixando-os em segundo plano, pois uma solução de retirada de um feto feita com higiene e segurança seria mais uma alternativa?
Considerando ai que o uso da camisinha tira consideravelmente a sensibilidade no ato sexual, não seria um estimulo ao risco?

Mas de novo esse argumento... :emoticon2:

As pessoas de modo geral relaxam na direção por que tem socorro médico, ambulâncias?

As pessoas comem tudo que é porcaria dTipo esde que inventaram lipoaspiração, fazendo uma seguida da outra, como um procedimento corriqueiro?

Considerando que a camisinha tira um pouco a sensibilidade, e os anticoncepcionais hormonais não, esses não aumentam o risco de transmissão de DSTs?

Considerando que a camisinha não é 100% perfeita e que pode tanto se pegar DST quanto engravidar, será que não seria melhor que todos tivessem medo terrível de sexo até que tivessem 100% de certeza que a pessoa com quem farão é a mesma com a qual aceitariam ter filhos e que não tem risco de DSTs?

As pessoas metem a cara no poste porque tem a SAMU pra socorrer, é isso que vc esta dizendo? para com isso cara....

Tá, então porque você quer, a legalização do aborto estimula sexo irresponsável, mas em todos outros casos, de coisas que você não é contra, como você não quer que seja assim, últimos recursos não causam relaxamento da responsabilidade.

É claro que um aborto seguro é mais facil de se fazer do que um em que se pode morrer por ser sujo!
Comparar acidentes de transito com sexo consciente é mesmo uma piada...

Eu não comparei acidentes de trânsito com sexo consciente.

Eu comparei acidentes de trânsito por irresposabilidade, ou acaso, por exemplo com gravidez acidental, por irresponsabilidade ou azar por exemplo]

(por vezes me esqueço que você não crê na existência de puro azar, logo tudo deveria ocorrer mesmo, e me pergunto se faz sentido a discussão)

Carros não foram feitos para baterem em postes, por isso chamamos ACIDENTE quando isso acontece! sexo em sua estrutura usual é pra gerar filhos, por isso filhos não são acidentes, e por essa razão não tem nada haver uma coisa com a outra!

Ah, quer dizer então que só existem filhos planejados, na estrutura usual? Em que planeta você vive? Num lugar em que todos casam virgens, só fazem sexo depois de já terem um trabalho consolidado para garantir tudo que o filho precisa e etc, onde as pessoas não fazem sexo-extra marital por diversão, fazem sempre com contraceptivos infalíveis?

Eu me recuso a acreditar que você pensa que o mundo seja assim, e que acha que não existem pessoas que fazem sexo irresponsável, ou que engravidam por falha dos contraceptivos mesmo.

E é revoltante achar que a vida de uma criança pode ser usada como "castigo" para aprenderem a serem responsáveis, ou, não tendo isso em mente, ser simplesmente indiferente ao que uma criança indesejada pode passar, se preocupando com ela apenas enquanto é um punhado de células sem maior organização.

Claro, não é otimista ("já que sou ateu"). É só realista mesmo. Sinceramente não acho que as pessoas vão ser responsáveis só porque você aconselha, que contraceptivos vão ser 100% eficazes só porque seria bom se fosse assim, ou que a vida de eventuais crianças indesejadas vai ser boa só porque seria bom que fosse assim. Sinto dizer, mas a vida não é um conto de fadas, papai noel não existe, e não há mais sofrimento para uma "pessoa" abortada que há para um óvulo menstruado, enquanto que para crianças indesejadas a vida pode ser bem difícil em muitos casos, no mundo real. Mas claro, pode-se sempre fechar os olhos, não ligar para nada disso e viver no mundo do faz-de-conta onde tudo é maravilhoso.

www.talkorigins.org

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Najma escreveu:
E não... ele não parece concordar que haja motivos até no aborto em gestações provocadas por estupro. Se houve fecundação e um ser humano está em processo de formação, não se deve negar a dignidade a essa vida humana, ainda que tenha sido "cometida" contra o consentimento da mãe e de forma violenta... :emoticon8:

O Acauan sabe se armar muito bem. Porém, acho que a postura do cabeção é a mais correta de todas se você for contrario ao aborto.

Não há argumento lógico que valide o aborto para uns casos e outros não. Em especial quando se fala em fetos com perfeita saúde: estupro.

"Tolerar" é o mesmo que legalizar.

E quanto aos paises que já legalizaram? Será que sua população é formado por nazistas, matadores, pessoas sem carater?

Que argumentos foram utilizados para aprovarem estas leis?
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Najma escreveu:
Apocaliptica escreveu:Perguntinha maldosa do video.... :emoticon1:

Totalmente... de burro ele não tem nada... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Ele é um exemplo. Aposto que será o futuro presidente da republica.
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

O Encosto escreveu:
Najma escreveu:E não... ele não parece concordar que haja motivos até no aborto em gestações provocadas por estupro. Se houve fecundação e um ser humano está em processo de formação, não se deve negar a dignidade a essa vida humana, ainda que tenha sido "cometida" contra o consentimento da mãe e de forma violenta...

O Acauan sabe se armar muito bem.

Lá de onde venho, isto é um tremendo elogio.

O Encosto escreveu:Porém, acho que a postura do cabeção é a mais correta de todas se você for contrario ao aborto.

Não há argumento lógico que valide o aborto para uns casos e outros não. Em especial quando se fala em fetos com perfeita saúde: estupro.

"Tolerar" é o mesmo que legalizar.

É uma equação simples.

Existe um direito e a responsabilidade por este direito.

Uma mãe que gera um filho por um ato de sua livre e espontânea vontade é perante a lei responsável por esta vida que gerou.

No caso do estupro, não se põe em discussão o direito a vida do feto, mas a responsabilidade da mãe por esta vida.

O Encosto escreveu:E quanto aos paises que já legalizaram? Será que sua população é formado por nazistas, matadores, pessoas sem carater?

Que argumentos foram utilizados para aprovarem estas leis?

A escravidão já foi legal em países democráticos e cristãos. O fato de algo ser ou não legal é insuficiente para definir este algo ou a população que vive sob esta lei.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Najma escreveu:
Apocaliptica escreveu:O indio guerreiro vai a-mar isto.... :emoticon1:

Juro que eu gosto do Acauan...

Também gosto de vocês.

Najma escreveu:...mas tem horas que eu fico meio sem chão quando leio as opiniões dele totalmente focadas nas necessidades sociais/culturais/filosóficas, esquecendo-se do lado humano focado nas necessidades individuais que SIM, acaba sendo firula e como tal pode e deve ser extirpado pelo bem maior, blablabla... mas eu não concordo! :emoticon8:

Como manda o Código.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Trancado