Gilghamesh escreveu:Ora, ora ora, nadasei!![]()
Boa tentativa de manipulação de textos religiosos, para tentar validar suas teorias de um deus único, mas...
Desculpe, mas não é manipulação.
As palavras postadas são de Cristo, Krishna e Lao Tsé.
Gilghamesh escreveu:Por algum motivo, vc deixa de lado, uma série de informações, que invalidam sua tentativa.
Tomemos por exemplo, a religião hinduísta.
Que bom que pegou essa religião como exemplo, pois ela é minha especialidade.
Apesar de estudar outras religiões, sou mais fascinado pelo Hinduísmo e estudo mais ele.
Gilghamesh escreveu:Vc levianamente, esquece de colocar no seu texto, que o panteão principal da religião, é formado por 12 deuses, sendo que estes 12 deuses, são casais, machos e fêmeas, que dão origem à 24 filhos, (deuses menores).
É desse total de 36 deuses que emanam todos os avatares, que não são 3.333, como vc afirma, mas sim: 3600.
Primeiro que eu não afirmei nada, nem deixei de mencionar levianamente nada. Eu fui direto ao ponto.
Eu não disse 3.333 deuses e sim 33.333.
Esse número é uma referencia a uma brincadeira comum no hinduismo, que por ter muitos deuses, dizem que são 33.333, mas ninguém sabe ao certo quanto deuses são.
Segundo, eu citei um pedaço da wiki que fala sobre os principais Deuses e fui direto ao ponto, bem como disse que os outros Deuses são simbolicos, representam o medo, a guerra, a fertilidade e todas as coisas d vida.
Nada disso muda o fato do que eles dizem, que TUDO e TODOS são o MESMO DEUS.
Está ali, escrito por A+B, nas palavras do próprio krishna, avatar do mais importante Deus hinduista.
Gilghamesh escreveu:E vale notar que neste panteão, não estão as 3 personificações de Bramha, o deus principal, pois os hindus, consideravam essas 3 manifestações, não como deuses, mas sim emanações do pensamento de bramha, que cria, controla e destrói a sua criação, o universo: Krishina, Vishnu e Shiva.
Krishna, cria o universo, Vishnu, mantém o universo em funcionamento e Shiva, destrói o universo, para que outra vez Krishna o recrie, num looping eterno.
Primeiro engano.
Krishna não é um dos três principais deuses, ele é um AVATAR de Vishnu o mantenedor. É a encarnação física desse Deus.
Os três principais Deuses (como eu citei, não omiti como você alega) são Brahma (o criador) Shiva (o destridor) e Vishnu (o mantenedor).
Juntos eles formam a "trimurti" conceito semelhante ao da trindade cristã, onde os três são "um".
Existem algumas coisas que dizem sobre isso:
1 - São um mesmo Deus com três faces.
2 - Vishnu é o Deus, Brahma e Shiva são apenas a "respiração" de Vshnu.
Brahma é a repiração que sai e o universo é criado.
Shiva é a respiração que entra, quando o universo retorna a origem.
Como vishnu nunca para de respirar, o universo se "mantem" em constante criação e retorno a origem (destrição). É por esse motivo que Vishnu é chamado de o mantenedor ou o preservador.
O que acontece aqui, é que temos um Deus que você não citou: Brahman.
Brahman é o absoluto e Brahma, Shiva e Vshnu, são manifestações de Brahman, o absoluto.
Tudo o que existe são manifestações de Brahman, um principio divino neutro e sem personalidade, o absoluto, a existencia em si.
Brahman por sua vez é originado por Parabrahman.
Parabrahman é o UNO, o Espírito Universal que está além de tudo, é a essência de tudo e a raiz do Absoluto.
É a origem do absoluto e ele próprio(Parabrahman), não tem origem, ele está além do absoluto (Brahman).
Para = Além
Brahman = Absoluto
Parabrahman = Além do absoluto.
Como você pode ver, o panenteísmo já tem raiz no TOPO da religião hindu, sendo tudo além disso, manifestações desse absoluto, o que inclui todos os seres vivos e todo o panteão dos 33.333 deuses.
Eu pulei essa parte, o CENTRO do que é dito sobre Deus, porque é mais fácil mostrar Krishna falando sobre Deus e dizendo que ele é TUDO e TODOS.
Mesmo porque, Krishna é o principal avatar do hinduísmo, a encarnação viva de Vishnu.
Melhor que explicar isso com minhas próprias palavras, como fiz agora, é mostrar o que o próprio Krishna diz sobre o assunto.
Não adianta apontar todo um panteão e dizer que o hinduismo é uma religião politeísta, mas fazer isso ignorando o que dizem sobre todo o panteão, que são partes de uma mesma "UNIDADE".
Isso sim é "omitir de forma leviana" o X da questão.
Gilghamesh escreveu:Vc também, não menciona, que o panteão grego era formado por doze deuses principais, que substituíram os doze deuses ancestrais, depois que zeuz destronou seu pai: Cronos.
Se o "panteão" hindu, "supostamente" POLITEÍSTA, na realidade é panenteísta, não ficaria surpreso se o mesmo for verdade sobre o panteão grego.
Não falo sobre o panteão grego, porque sei pouco sobre.
O que eu sei, é que não é fácil encontrar a doutrina da religião grega, tudo que tive acesso foi a sua mitologia.
A mitologia conta as estórias do panteão, assim como a mitologia hindu também conta muitas estórias sobre seus muitos Deuses.
Infelizmente a mitologia (tanto grega, quanto hindu), não mostra o que pensavam e diziam sobre o tema central em si.
Quem julga pela mitologia, classifica o hinduísmo como politeísta (coisa que ele não é).
Outra coisa que sei sobre a religião grega, é que demonstram em divesos momentos conhecimento sobre a natureza "una" do universo, sei também que a Wicca, usa tanto o panteão grego quanto o nórdico e, é tão panenteísta quanto o Hinduísmo, mesmo com todo o panteão grego e nórdico sendo parte dela.
Que conhecimento temos sobre a religião grega para dizer que é politeísta? dizem o mesmo sobre o hinduísmo...
Basta olhar o panteão e concluir erroneamente isso.
Eu não tenho conhecimento sobre a religião grega para afirmar qualquer coisa, nem acho que alguém aqui tenha.
Por esse motivo, me atenho ao que estudo e conheço. Você deveria fazer o mesmo e, se ater a falar sobre religiões que conhece, não sobre aquelas que tem apenas conhecimento histórico.
Gilghamesh escreveu:Fora esses, existem inúmeros exemplos de outras religiões, que são sim panteístas e detonam a sua "teoria" do deus uno.
Desculpe, mas o panteísmo diz que Deus é o universo... você quis dizer poli-teista, com muitos deuses.
Panenteísmo é quase panteísmo, mas diz que Deus além de ser o universo, o transcende.
O hinduismo é sempre citado como um desses "inúmeros" exemplos de religião politeísta... estão enganados, não posso fazer nada...
Se existem religiões politeístas eu não sei... mas as que eu estudei, são panenteístas... mesmo aquele que "diziam" ser politeístas.
Se as outras religiões foram classificadas como tal, pela mesma pessoa que classificou o hinduísmo como politeísta... a classificação não é confiável.
E eu não estou dizendo que não existem... só não muda o fato apresentado.
O Cristianismo é classificado como monoteísta... mas o que Cristo diz sobre sermos "um" com Deus... é panenteísmo gritante, sem contar os evanglhos apócrifos.
Isso significa que não existem religiões monoteístas?
De forma alguma, talvez o Judaismo seja monoteísta, não sei... afinal, não conheço bem a religião judaica.
Mesmo que o Judaismo e outras religiões sejam monoteístas, isso não refuta meu argumento.
Afinal, são apenas religiões que apenas falam sobre um dos conceitos "relativos" de Deus, um conceito de Deus pessoal, que aponta para o mesmo absoluto do qual todas as outras religiões falam.
Continuam todos falando sobre a mesma coisa, apenas mudam os nomes, conceitos e linguagem escolhidos.
Gilghamesh escreveu:O mais interessante nessa história toda, é que vc coloca em sua assinatura, que “religião é conhecimento”, mas no entanto, não traçou uma linha sequer sobre a primeira grande religião surgida na crescente fértil, que deu origem à todas as outras.
Quer um exemplo?
O velho testamento nos informa que abraão, o "fundador" da civilização hebraica, nasceu em UR.
UR era uma cidade Suméria.
No velho testamento, o deus de abraão sempre se apresenta como o "Senhor dos exércitos".
Adivinha qual era o deus venerado na cidade de UR.
Era justamente: MARDUK, o deus da guerra, o "senhor dos exércitos", segundo as tradições Sumérias.
Vale lembrar também, que na religião Suméria, existiam 12 deuses principais, que originaram todos os outros 3800 deuses da religião.
E MARDUK era apenas um deus do 3º escalão, um deus de pouca importância, que depois de algum tempo, torna-se um dos principais deuses do panteão, pelo motivo da cidade de UR, ter conquistado todas as outras cidades Sumérias...
Poderia falar ainda de muitas outras religiões que vão frontalmente contra as suas teorias, mas não tenho mais saco!![]()
Se vc quer estudar religião, estude, mas estude mesmo e estude TODAS, leia livros e não fique se baseando somente naquilo que vc encontra pela internet, antes de aparecer com teorias risíveis.
Desculpe meu amigo, mas é impossível estudar TODAS as religião. (quem estuda um pouco de tudo, não sabe muito de nada)
Eu sei o "Básico" de muitas, como da mitologia Grega, jainismo e zoroatrismo. Essas eu tive acesso a mitologia e/ou informações históricas.
Outras eu sei um pouco mais, como Wicca, Confucionismo, xintoismo e judaismo. Essas eu felizmente tive acesso também a doutrina o que permite um melhor aprofundamento, que não se limita ao básico conhecimento histórico e mitológico.
Outras eu me dediquei e conheço bem, como Cristianismo e Budismo, incluindo o conhecimento historico, mitologico, aprofundamento na doutrina e no estudo das diferentes "seitas", bem como a comparação e refutação dos conceitos das principais "seitas".
Já o hinduísmo é a minha especialidade, tudo que sei sobre Budismo e Cristianismo, seu duas vezes mais sobre Hinduismo.
Uma coisa importante na religião, é não apenas "estudar", mas praticar. O que eles "apontam" com "palavras", é para ser "observado" pela "pratica".
Não me venha você com um conhecimento "superficial" histórico sobre o assunto, querer me dar lição de moral.
Conhecimento histórico sobre religião, nem ao menos é conhecimento sobre a religião em si, mas apenas sobre sua história.
Não é por nada que não sabia que o panenteísmo está na origem da descrição dos principais Deuses hinduistas.
Você falou, falou, falou, mas nem ao menos tentou refutar o texto do hinduismo, para mostra-lo politeísta.
Não dá pra contrarias, está lá por A+B na palavras de Krishna: "Eu sou o criador de todos os vedas, bem como o estudante".
Não tem como contrariar isso.
Se eu fosse você, esqueceria esses "sites" de internet sobre o assunto e, faria como eu faço.
Compre os livros com os textos dessas religiões... Compre ao menos 1 deles, recomendo o bhagavad gita do hinduísmo, ou o Tao Te King do taoísmo.
Os livros de história você pode manter, mas saiba que estudar história da religião não é estudar a religião em si.