Em qual dos muitos Deuses acreditar? Jeová, Shiva, Tao?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
NadaSei
Gênero: Masculino

Mensagem por NadaSei »

Gilghamesh escreveu:Ora, ora ora, nadasei! :emoticon12:

Boa tentativa de manipulação de textos religiosos, para tentar validar suas teorias de um deus único, mas...

Desculpe, mas não é manipulação.
As palavras postadas são de Cristo, Krishna e Lao Tsé.
Gilghamesh escreveu:Por algum motivo, vc deixa de lado, uma série de informações, que invalidam sua tentativa.

Tomemos por exemplo, a religião hinduísta.

Que bom que pegou essa religião como exemplo, pois ela é minha especialidade.
Apesar de estudar outras religiões, sou mais fascinado pelo Hinduísmo e estudo mais ele.
Gilghamesh escreveu:Vc levianamente, esquece de colocar no seu texto, que o panteão principal da religião, é formado por 12 deuses, sendo que estes 12 deuses, são casais, machos e fêmeas, que dão origem à 24 filhos, (deuses menores).
É desse total de 36 deuses que emanam todos os avatares, que não são 3.333, como vc afirma, mas sim: 3600.

Primeiro que eu não afirmei nada, nem deixei de mencionar levianamente nada. Eu fui direto ao ponto.
Eu não disse 3.333 deuses e sim 33.333.
Esse número é uma referencia a uma brincadeira comum no hinduismo, que por ter muitos deuses, dizem que são 33.333, mas ninguém sabe ao certo quanto deuses são.

Segundo, eu citei um pedaço da wiki que fala sobre os principais Deuses e fui direto ao ponto, bem como disse que os outros Deuses são simbolicos, representam o medo, a guerra, a fertilidade e todas as coisas d vida.
Nada disso muda o fato do que eles dizem, que TUDO e TODOS são o MESMO DEUS.
Está ali, escrito por A+B, nas palavras do próprio krishna, avatar do mais importante Deus hinduista.
Gilghamesh escreveu:E vale notar que neste panteão, não estão as 3 personificações de Bramha, o deus principal, pois os hindus, consideravam essas 3 manifestações, não como deuses, mas sim emanações do pensamento de bramha, que cria, controla e destrói a sua criação, o universo: Krishina, Vishnu e Shiva.
Krishna, cria o universo, Vishnu, mantém o universo em funcionamento e Shiva, destrói o universo, para que outra vez Krishna o recrie, num looping eterno.

Primeiro engano.
Krishna não é um dos três principais deuses, ele é um AVATAR de Vishnu o mantenedor. É a encarnação física desse Deus.
Os três principais Deuses (como eu citei, não omiti como você alega) são Brahma (o criador) Shiva (o destridor) e Vishnu (o mantenedor).
Juntos eles formam a "trimurti" conceito semelhante ao da trindade cristã, onde os três são "um".

Existem algumas coisas que dizem sobre isso:
1 - São um mesmo Deus com três faces.
2 - Vishnu é o Deus, Brahma e Shiva são apenas a "respiração" de Vshnu.
Brahma é a repiração que sai e o universo é criado.
Shiva é a respiração que entra, quando o universo retorna a origem.
Como vishnu nunca para de respirar, o universo se "mantem" em constante criação e retorno a origem (destrição). É por esse motivo que Vishnu é chamado de o mantenedor ou o preservador.

O que acontece aqui, é que temos um Deus que você não citou: Brahman.
Brahman é o absoluto e Brahma, Shiva e Vshnu, são manifestações de Brahman, o absoluto.
Tudo o que existe são manifestações de Brahman, um principio divino neutro e sem personalidade, o absoluto, a existencia em si.
Brahman por sua vez é originado por Parabrahman.
Parabrahman é o UNO, o Espírito Universal que está além de tudo, é a essência de tudo e a raiz do Absoluto.
É a origem do absoluto e ele próprio(Parabrahman), não tem origem, ele está além do absoluto (Brahman).

Para = Além
Brahman = Absoluto
Parabrahman = Além do absoluto.

Como você pode ver, o panenteísmo já tem raiz no TOPO da religião hindu, sendo tudo além disso, manifestações desse absoluto, o que inclui todos os seres vivos e todo o panteão dos 33.333 deuses.

Eu pulei essa parte, o CENTRO do que é dito sobre Deus, porque é mais fácil mostrar Krishna falando sobre Deus e dizendo que ele é TUDO e TODOS.
Mesmo porque, Krishna é o principal avatar do hinduísmo, a encarnação viva de Vishnu.
Melhor que explicar isso com minhas próprias palavras, como fiz agora, é mostrar o que o próprio Krishna diz sobre o assunto.

Não adianta apontar todo um panteão e dizer que o hinduismo é uma religião politeísta, mas fazer isso ignorando o que dizem sobre todo o panteão, que são partes de uma mesma "UNIDADE".
Isso sim é "omitir de forma leviana" o X da questão.

Gilghamesh escreveu:Vc também, não menciona, que o panteão grego era formado por doze deuses principais, que substituíram os doze deuses ancestrais, depois que zeuz destronou seu pai: Cronos.

Se o "panteão" hindu, "supostamente" POLITEÍSTA, na realidade é panenteísta, não ficaria surpreso se o mesmo for verdade sobre o panteão grego.
Não falo sobre o panteão grego, porque sei pouco sobre.
O que eu sei, é que não é fácil encontrar a doutrina da religião grega, tudo que tive acesso foi a sua mitologia.
A mitologia conta as estórias do panteão, assim como a mitologia hindu também conta muitas estórias sobre seus muitos Deuses.
Infelizmente a mitologia (tanto grega, quanto hindu), não mostra o que pensavam e diziam sobre o tema central em si.
Quem julga pela mitologia, classifica o hinduísmo como politeísta (coisa que ele não é).

Outra coisa que sei sobre a religião grega, é que demonstram em divesos momentos conhecimento sobre a natureza "una" do universo, sei também que a Wicca, usa tanto o panteão grego quanto o nórdico e, é tão panenteísta quanto o Hinduísmo, mesmo com todo o panteão grego e nórdico sendo parte dela.

Que conhecimento temos sobre a religião grega para dizer que é politeísta? dizem o mesmo sobre o hinduísmo...
Basta olhar o panteão e concluir erroneamente isso.
Eu não tenho conhecimento sobre a religião grega para afirmar qualquer coisa, nem acho que alguém aqui tenha.
Por esse motivo, me atenho ao que estudo e conheço. Você deveria fazer o mesmo e, se ater a falar sobre religiões que conhece, não sobre aquelas que tem apenas conhecimento histórico.
Gilghamesh escreveu:Fora esses, existem inúmeros exemplos de outras religiões, que são sim panteístas e detonam a sua "teoria" do deus uno.

Desculpe, mas o panteísmo diz que Deus é o universo... você quis dizer poli-teista, com muitos deuses.
Panenteísmo é quase panteísmo, mas diz que Deus além de ser o universo, o transcende.

O hinduismo é sempre citado como um desses "inúmeros" exemplos de religião politeísta... estão enganados, não posso fazer nada...
Se existem religiões politeístas eu não sei... mas as que eu estudei, são panenteístas... mesmo aquele que "diziam" ser politeístas.
Se as outras religiões foram classificadas como tal, pela mesma pessoa que classificou o hinduísmo como politeísta... a classificação não é confiável.

E eu não estou dizendo que não existem... só não muda o fato apresentado.
O Cristianismo é classificado como monoteísta... mas o que Cristo diz sobre sermos "um" com Deus... é panenteísmo gritante, sem contar os evanglhos apócrifos.
Isso significa que não existem religiões monoteístas?
De forma alguma, talvez o Judaismo seja monoteísta, não sei... afinal, não conheço bem a religião judaica.

Mesmo que o Judaismo e outras religiões sejam monoteístas, isso não refuta meu argumento.
Afinal, são apenas religiões que apenas falam sobre um dos conceitos "relativos" de Deus, um conceito de Deus pessoal, que aponta para o mesmo absoluto do qual todas as outras religiões falam.
Continuam todos falando sobre a mesma coisa, apenas mudam os nomes, conceitos e linguagem escolhidos.
Gilghamesh escreveu:O mais interessante nessa história toda, é que vc coloca em sua assinatura, que “religião é conhecimento”, mas no entanto, não traçou uma linha sequer sobre a primeira grande religião surgida na crescente fértil, que deu origem à todas as outras.

Quer um exemplo?

O velho testamento nos informa que abraão, o "fundador" da civilização hebraica, nasceu em UR.
UR era uma cidade Suméria.
No velho testamento, o deus de abraão sempre se apresenta como o "Senhor dos exércitos".

Adivinha qual era o deus venerado na cidade de UR.

Era justamente: MARDUK, o deus da guerra, o "senhor dos exércitos", segundo as tradições Sumérias.

Vale lembrar também, que na religião Suméria, existiam 12 deuses principais, que originaram todos os outros 3800 deuses da religião.

E MARDUK era apenas um deus do 3º escalão, um deus de pouca importância, que depois de algum tempo, torna-se um dos principais deuses do panteão, pelo motivo da cidade de UR, ter conquistado todas as outras cidades Sumérias...

Poderia falar ainda de muitas outras religiões que vão frontalmente contra as suas teorias, mas não tenho mais saco! :emoticon3:

Se vc quer estudar religião, estude, mas estude mesmo e estude TODAS, leia livros e não fique se baseando somente naquilo que vc encontra pela internet, antes de aparecer com teorias risíveis. :emoticon12:

Desculpe meu amigo, mas é impossível estudar TODAS as religião. (quem estuda um pouco de tudo, não sabe muito de nada)
Eu sei o "Básico" de muitas, como da mitologia Grega, jainismo e zoroatrismo. Essas eu tive acesso a mitologia e/ou informações históricas.

Outras eu sei um pouco mais, como Wicca, Confucionismo, xintoismo e judaismo. Essas eu felizmente tive acesso também a doutrina o que permite um melhor aprofundamento, que não se limita ao básico conhecimento histórico e mitológico.

Outras eu me dediquei e conheço bem, como Cristianismo e Budismo, incluindo o conhecimento historico, mitologico, aprofundamento na doutrina e no estudo das diferentes "seitas", bem como a comparação e refutação dos conceitos das principais "seitas".

Já o hinduísmo é a minha especialidade, tudo que sei sobre Budismo e Cristianismo, seu duas vezes mais sobre Hinduismo.

Uma coisa importante na religião, é não apenas "estudar", mas praticar. O que eles "apontam" com "palavras", é para ser "observado" pela "pratica".

Não me venha você com um conhecimento "superficial" histórico sobre o assunto, querer me dar lição de moral.
Conhecimento histórico sobre religião, nem ao menos é conhecimento sobre a religião em si, mas apenas sobre sua história.
Não é por nada que não sabia que o panenteísmo está na origem da descrição dos principais Deuses hinduistas.

Você falou, falou, falou, mas nem ao menos tentou refutar o texto do hinduismo, para mostra-lo politeísta.
Não dá pra contrarias, está lá por A+B na palavras de Krishna: "Eu sou o criador de todos os vedas, bem como o estudante".
Não tem como contrariar isso.

Se eu fosse você, esqueceria esses "sites" de internet sobre o assunto e, faria como eu faço.
Compre os livros com os textos dessas religiões... Compre ao menos 1 deles, recomendo o bhagavad gita do hinduísmo, ou o Tao Te King do taoísmo.
Os livros de história você pode manter, mas saiba que estudar história da religião não é estudar a religião em si.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

NadaSei

Re: Re.: Em qual dos muitos Deuses acreditar? Jeová, Shiva,

Mensagem por NadaSei »

Ateu Tímido escreveu:
NadaSei escreveu:
Ateu Tímido escreveu:A quase totalidade das religiões é politeísta. Algumas têm deuses principai e secundários.

Acho que você quis dizer panenteístas...

Eu quis dizer o que disse.
O cristianismo, mesmo deixando de lado os deuses menores (santos) é politeísta e antropozoomórfico, com três deuses: o homem velho, o homem jovem e a pomba...
:emoticon131:

Primeiro que no cristianismo em si, não existem santos, isso é doutrina católica.
Segundo que apartir do momento em que é dito que os três "Deuses" citados por você são "UNOS", não existe aqui politeísmo, mas um "possível" monoteísmo ou outra coisa, mas nunca politeísmo.
Terceiro que apartir do momento em que dizem que somos TODOS parte dessa "unidade", não temos outra coisa se não um panenteísmo.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Ateu Tímido
Contato:

Mensagem por Ateu Tímido »

NadaSei escreveu:
Ateu Tímido escreveu:
NadaSei escreveu:
Ateu Tímido escreveu:A quase totalidade das religiões é politeísta. Algumas têm deuses principai e secundários.

Acho que você quis dizer panenteístas...

Eu quis dizer o que disse.
O cristianismo, mesmo deixando de lado os deuses menores (santos) é politeísta e antropozoomórfico, com três deuses: o homem velho, o homem jovem e a pomba...
:emoticon131:

Primeiro que no cristianismo em si, não existem santos, isso é doutrina católica.
Segundo que apartir do momento em que é dito que os três "Deuses" citados por você são "UNOS", não existe aqui politeísmo, mas um "possível" monoteísmo ou outra coisa, mas nunca politeísmo.
Terceiro que apartir do momento em que dizem que somos TODOS parte dessa "unidade", não temos outra coisa se não um panenteísmo.

Os santos estão na origem do cristianismo. Existiam entre os primeiros cristãos conhecidos. Você vive se arrogando "estudioso", mas parece conhecer pouco de história.
As mais antigas igrejas cristãs ainda existentes, que remontam o início do cristianismo, como a Ortodoxa grega, a Copta do Egito, a cristã armênia e a etíope, além da Católica romana, claro, todas cultuam santos.
É a negação deles que é datada e caracterizada ideologicamente como parte das idéias da reforma protestante do século XVI na Europa central e ocidental.

Sobre o resto, 3 em 1 autêntico é aparelho de som. Essa conversa de unidade é neoplatonismo da decadência...
O "somos parte", seja da divindade, da unidade ou do que for, é papo de ascencionado. Religiões em geral têm uma hierarquia rígida entre o adorado e o adorador.

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Ateu Tímido escreveu:Os santos estão na origem do cristianismo. Existiam entre os primeiros cristãos conhecidos. Você vive se arrogando "estudioso", mas parece conhecer pouco de história.
As mais antigas (...)ideologicamente como parte das idéias da reforma protestante do século XVI na Europa central e ocidental.

Jura?
Continuo não vendo o cristianismo e pregando santos... vejo apenas "seitas" que interpretam o cristianismo "possivelmente" fazendo isso.
Digo "possivelmente", porque "santo" é um conceito comum, encontrado inclusive no Judaísmo.
Só que existe uma grande diferença entre se considerar alguém como um "santo" e, organizar isso em uma igreja incluindo a adoração e imagens.
Isso o Cristianismo não fez.

O Catolicismo sim faz isso, já o cristianismo... é outra história.

Me mostre isso nas escrituras cristãs que me convence.
Ateu Tímido escreveu:Sobre o resto, 3 em 1 autêntico é aparelho de som. Essa conversa de unidade é neoplatonismo da decadência...
O "somos parte", seja da divindade, da unidade ou do que for, é papo de ascencionado. Religiões em geral têm uma hierarquia rígida entre o adorado e o adorador.

O que você "acha" desse "papo" neoplatonico em decadência não importa.
O que importa aqui, é o "fato" de que é a "unidade" que eles ensinam, independente da sua opinião sobre isso.

RicardoVitor

Mensagem por RicardoVitor »

NadaSabe, o Deus panenteísta seria uma divindade extranatural?
Logical, responsible, practical.
Clinical, intellectual, cynical.
Liberal, fanatical, criminal.
Acceptable, respectable, presentable, a vegetable!

Ateu Tímido
Contato:

Re.: Em qual dos muitos Deuses acreditar? Jeová, Shiva, Tao?

Sabenada, eu não quero te convencer de coisa alguma, pois como eu já disse outras vezes por aqui, não me apraz discutir com paredes ou portas.

Em todo caso, como sou uma não-alma caridosa, ainda digo a você:

Imagens e adoração de imagens sempre existiram e sempre foram objeto de polêmicas no cristianismo. Aliás, chega a ser ridículo você distinguir "cristianismo" e "catolicismo". O cristianismo protestante foi inventado no século XVI, a partir do original romano, fazendo-se várias alterações doutrinárias, quase todas explicáveis pela situação política que envolveu a reforma, muito mais que por razões de "fé".

Igualmente risível é quando você pergunta pelos santos na "escritura cristã". O novo testamento, tal como reconhecido hoje, foi adotado por uma reunião do que hoje seriam bispos católicos, um concílio. o que havia antes eram vários evangelhos usados nos ensinamentos das primeiras igrejas cristãs e muitas vezes tendo sua autoria atribuída a apóstolos, na medida em que a comunidade cristã local queria alegar antiguidade e, com isso, autoridade. Enfim, foi o cncílio católico quem definiu quais os livros que eram ou não "santos". Os outros viraram os "apócrifos". E todos, inclusive os protestantes adotam a mesma escritura.

A terceira piada é você invocar a autoridade da "escritura" em si. "Sola scriptura" é um preceito datado e politicamente explicado também. Invocando o direito de cada um ler e interpretar a bíblia, os protestantes eliminavam o clero como intermediário e, com isso, agradavam aos reis que se veriam diante de uma igreja "nacional" e deixariam de ficar subordinados a um poder supranacional, o dos papas.
Além disso, onde está escrito que a única autoridade é a bíblia?
Está nela própria?
Não. Então não devia valer, pois a bíblia é a única autoridade...
:emoticon13: :emoticon131:

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

RicardoVitor escreveu:NadaSabe, o Deus panenteísta seria uma divindade extranatural?

De certa forma sim.
Vai depender de como encaramos esses conceitos de coisas como "natural".
No panteísmo teríamos uma divindade natural, pois ele coincide com o universo.
Já no panenteísmo, a divindade seria todo o universo e estaria "além" dele. Ou seja, seria o natural, mas também estaria além do natural.

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Ateu Tímido escreveu:
Imagens e adoração de imagens sempre existiram e sempre foram objeto de polêmicas no cristianismo. Aliás, chega a ser ridículo você distinguir "cristianismo" e "catolicismo". O cristianismo protestante foi inventado no século XVI, a partir do original romano, fazendo-se várias alterações doutrinárias, quase todas explicáveis pela situação política que envolveu a reforma, muito mais que por razões de "fé".

O cristianismo nasceu como uma seita judaica e, já foi dividido desde sua criação em diversas seitas.
O Judaísmo é tão contra a idolatria, que nas sinagogas nem imagens de figuras humanas ou divinas encontramos.
Isso certamente se manteve em seitas cristãs primitivas.

O Cristianismo, como toda religão, não se resume a uma seita.
Normalmente uma religião, não passa da doutrina de um grande pensador que discute o assunto e ensina, algumas vezes, mais de um autor.
Disso surgem diversas "seitas" e instituições que "interpretam" essa religião.
Você tem duas formas de olhar isso:
1 - Você separa os textos originais, da interpretações das seitas.
2 - Na possibilidade de outro grande pensador, surgir entre essas seitas, você considera todas as seitas como sendo "parte" da religião em si.

Em ambos os casos, não temos os santos como uma doutrina "cristã".
No primeiro, por não ter sido ensinado.
No segundo, por não existir um consenso, teríamos discussões sobre o assunto, com alguns achando que sim e outros que não. Nesse caso temos que fazer o confronto de idéias e refutação delas segundo o contexto religioso total.
Ateu Tímido escreveu:Igualmente risível é quando você pergunta pelos santos na "escritura cristã". O novo testamento, tal como reconhecido hoje, foi adotado por uma reunião do que hoje seriam bispos católicos, um concílio. o que havia antes eram vários evangelhos usados nos ensinamentos das primeiras igrejas cristãs e muitas vezes tendo sua autoria atribuída a apóstolos, na medida em que a comunidade cristã local queria alegar antiguidade e, com isso, autoridade. Enfim, foi o cncílio católico quem definiu quais os livros que eram ou não "santos". Os outros viraram os "apócrifos". E todos, inclusive os protestantes adotam a mesma escritura.

Isso é fácil, inclua os textos pseudo-apócrifos.
Ateu Tímido escreveu:A terceira piada é você invocar a autoridade da "escritura" em si. "Sola scriptura" é um preceito datado e politicamente explicado também. Invocando o direito de cada um ler e interpretar a bíblia, os protestantes eliminavam o clero como intermediário e, com isso, agradavam aos reis que se veriam diante de uma igreja "nacional" e deixariam de ficar subordinados a um poder supranacional, o dos papas.
Além disso, onde está escrito que a única autoridade é a bíblia?
Está nela própria?
Não. Então não devia valer, pois a bíblia é a única autoridade... :emoticon13: :emoticon131:

Inclua os textos apócrifos.
Se o catolicismo obrigatoriamente é cristianismo, então o evangelicismo também é. Porque então aceitar a opinião dos católicos e desprezar a dos evangélicos? Você vai considerar apenas uma "parte" do cristianismo?
Ou você separa as seitas do cristianismo em si, ou inclui todas elas.
Em ambos os casos, o resultado é o mesmo.

Porque você prega a autoridade da igreja católica como sendo "o cristianismo"?
Acaso ela também não sofreu moditicações políticas em sua doutrina, ao longo dos séculos?

Jeanioz

Mensagem por Jeanioz »

NadaSei, qual a sua opinião sobre religiões politeístas?
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte

"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Jeanioz escreveu:NadaSei, qual a sua opinião sobre religiões politeístas?

Infelizmente eu não conheço nenhuma que se possa aprofundar no estudo.

Escolhi me dedicar ao cristianismo, por supostamente ser monoteísta e falar sobre um Deus pessoal, o Budismo por ser ateísta, o taoísmo por ser monoteísta, mas falar sobre um Deus impessoal e o hinduísmo, por ser politeísta.

Eu queria ter uma idéia desses diferentes conceitos.
Só que descobri que estavam falando sobre o mesmo panenteísmo.

Com base no hinduísmo e budismo, imagino que qualquer religião monoteísta e politeísta (caso exista alguma), fale sobre conceitos relativos de Deus, que apontem para o mesmo "absoluto" que é o tema das outras religiões.

Hugo

Mensagem por Hugo »

NadaSei escreveu:o taoísmo por ser monoteísta, mas falar sobre um Deus impessoal

Você pode evidenciar isso?

RicardoVitor

NadaSei escreveu:
RicardoVitor escreveu:NadaSabe, o Deus panenteísta seria uma divindade extranatural?

De certa forma sim.
Vai depender de como encaramos esses conceitos de coisas como "natural".
No panteísmo teríamos uma divindade natural, pois ele coincide com o universo.
Já no panenteísmo, a divindade seria todo o universo e estaria "além" dele. Ou seja, seria o natural, mas também estaria além do natural.

Seja objetivo, só há um conceito de natural.

Natural: 1. Da, ou referente à natureza. 2. Que segue a ordem natural das coisas.

O Deus panenteísta é uma divindade? (Sim ou não). É extranatural? (Sim ou não). Seja objetivo, por favor.

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

Baal e Ishtar também contam como aspectos do deus único? Você não acha meio esquizofrênico um dos aspectos divinos mandar destruir altares e templos e matar fiéis dos outros aspectos?

Res Cogitans

Mensagem por Res Cogitans »

Mais tosco que essas "interpretações" do NadaSei somente o avatar do mesmo
Imagem

Enfim, continua a honrar o nick que escolheu.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Azathoth escreveu:Baal e Ishtar também contam como aspectos do deus único? Você não acha meio esquizofrênico um dos aspectos divinos mandar destruir altares e templos e matar fiéis dos outros aspectos?

Segundo a provável visão do NadaSei, pessoas que seguem interpretações erradas da religião, em vez de enxergar a verdade escondida por trás do véu a que chamamos realidade, é que cometem esses absurdos.

RicardoVitor

NadaSabe, como adquirimos conhecimento através da religião? Quais os métodos, quais os mecanismos?

Jeanioz

Mensagem por Jeanioz »

NadaSei escreveu:
Jeanioz escreveu:NadaSei, qual a sua opinião sobre religiões politeístas?

Infelizmente eu não conheço nenhuma que se possa aprofundar no estudo.

NadaSei escreveu:Escolhi me dedicar ao cristianismo, por supostamente ser monoteísta e falar sobre um Deus pessoal, o Budismo por ser ateísta, o taoísmo por ser monoteísta, mas falar sobre um Deus impessoal e o hinduísmo, por ser politeísta.

?
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte

"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

RicardoVitor

:emoticon19:

Gilghamesh
Contato:

Mensagem por Gilghamesh »

NadaSei escreveu:Se o "panteão" hindu, "supostamente" POLITEÍSTA, na realidade é panenteísta, não ficaria surpreso se o mesmo for verdade sobre o panteão grego.
Não falo sobre o panteão grego, porque sei pouco sobre.
O que eu sei, é que não é fácil encontrar a doutrina da religião grega, tudo que tive acesso foi a sua mitologia.
A mitologia conta as estórias do panteão, assim como a mitologia hindu também conta muitas estórias sobre seus muitos Deuses.
Infelizmente a mitologia (tanto grega, quanto hindu), não mostra o que pensavam e diziam sobre o tema central em si.
Quem julga pela mitologia, classifica o hinduísmo como politeísta (coisa que ele não é).

Olha só o cara tentou me cruscificar só porque errei um dos 3 nomes das divindades... :emoticon12:

Mas, voltando ao assunto, a frase de sua autoria, que eu grifei, indica muito bem o seu conhecimento, ou seja, ACHISMO.
Você acha que hinduísmo não é politeísta. :emoticon12:

Gilghamesh escreveu:O mais interessante nessa história toda, é que vc coloca em sua assinatura, que “religião é conhecimento”, mas no entanto, não traçou uma linha sequer sobre a primeira grande religião surgida na crescente fértil, que deu origem à todas as outras.

Quer um exemplo?

O velho testamento nos informa que abraão, o "fundador" da civilização hebraica, nasceu em UR.
UR era uma cidade Suméria.
No velho testamento, o deus de abraão sempre se apresenta como o "Senhor dos exércitos".

Adivinha qual era o deus venerado na cidade de UR.

Era justamente: MARDUK, o deus da guerra, o "senhor dos exércitos", segundo as tradições Sumérias.

Vale lembrar também, que na religião Suméria, existiam 12 deuses principais, que originaram todos os outros 3800 deuses da religião.

E MARDUK era apenas um deus do 3º escalão, um deus de pouca importância, que depois de algum tempo, torna-se um dos principais deuses do panteão, pelo motivo da cidade de UR, ter conquistado todas as outras cidades Sumérias...

Poderia falar ainda de muitas outras religiões que vão frontalmente contra as suas teorias, mas não tenho mais saco! :emoticon3:

Se vc quer estudar religião, estude, mas estude mesmo e estude TODAS, leia livros e não fique se baseando somente naquilo que vc encontra pela internet, antes de aparecer com teorias risíveis. :emoticon12:

nadasei, nada falou sobre o panteão grego que substituiu o panteão primordial...

Nenhuma linha sequer, foi traçada pelo nadasei, sobre os deuses sumérios...

NadaSei escreveu:Desculpe meu amigo, mas é impossível estudar TODAS as religião. (quem estuda um pouco de tudo, não sabe muito de nada)

Quando me referi a TODAS, significa: As MAIS IMPORTANTES.

NadaSei escreveu:Eu sei o "Básico" de muitas, como da mitologia Grega, jainismo e zoroatrismo. Essas eu tive acesso a mitologia e/ou informações históricas.

Outras eu me dediquei e conheço bem, como Cristianismo e Budismo, incluindo o conhecimento historico, mitologico, aprofundamento na doutrina e no estudo das diferentes "seitas", bem como a comparação e refutação dos conceitos das principais "seitas".

Conhece profundamente o cristianismo, mas não conhece nada sobre a origem dele, que foi baseada no judaísmo e que foi baseada na Shumer= Suméria? :emoticon12:

NadaSei escreveu:Não me venha você com um conhecimento "superficial" histórico sobre o assunto, querer me dar lição de moral.
Conhecimento histórico sobre religião, nem ao menos é conhecimento sobre a religião em si, mas apenas sobre sua história.
Não é por nada que não sabia que o panenteísmo está na origem da descrição dos principais Deuses hinduistas.

Não sou eu que me arroguei ter "profundos" conhecimentos de religião...

Para quem se diz conhecedor, não ter informações sobre a religião que provavelmente deu origem à todas as grandes religiões... :emoticon12:

NadaSei escreveu:Se eu fosse você, esqueceria esses "sites" de internet sobre o assunto e, faria como eu faço.
Compre os livros com os textos dessas religiões... Compre ao menos 1 deles, recomendo o bhagavad gita do hinduísmo, ou o Tao Te King do taoísmo.
Os livros de história você pode manter, mas saiba que estudar história da religião não é estudar a religião em si.

Para quem se diz um grande estudioso no assunto, escrever: "king" em vez de "CHING"... :emoticon12:
Eu Sou Gilghamesh!
Versão: 5.1 última versão!!!! :emoticon81:
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:
O Mundo só será feliz à partir do dia em que enforcarmos o último político, usando como corda, as tripas do último lider religioso e cremarmos seus corpos utilizando como combustível, seus podres livros sagrados!
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:

Ateu Tímido
Contato:

O Sabenada é um estudioso poço de ignorância...
É só isso que dá pra concluir. Como eu não sou nem nunca fui um catador de falácias e essa seria a única forma didática de discutir com ele, to caindo fora, sem desistir de apontar quando as besteiras passarem do limite.
O Pensêitor tem um sucessor à altura no RV.

Mig...

Mensagem por Mig... »

bah pra essa tese do Deus único de todas as religiões. Isso só tornaria Deus mais incompetente...

Mig...

Mensagem por Mig... »

RicardoVitor escreveu:NadaSabe, como adquirimos conhecimento através da religião? Quais os métodos, quais os mecanismos?

Tens de ser muito cético como ele... dizer que a realidade que a ciencia estuda é relativa e a experiencia que o religioso tem é que vale...

DIG

Mensagem por DIG »

:emoticon19:

videomaker

Mensagem por videomaker »

Mig... escreveu:bah pra essa tese do Deus único de todas as religiões. Isso só tornaria Deus mais incompetente...

Fale mais sobre isso! :emoticon1:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Mig...

Mensagem por Mig... »

Pra que inventar? A crença toda serve apenas porque queremos viver e encontrar os que gostamos noutra vida melhor. De que serve intelectualizar esse sentimento? E daí que vem a vontade de impor crenças...

Trancado