Gilghamesh escreveu:Olha só o cara tentou me cruscificar só porque errei um dos 3 nomes das divindades...
Mas, voltando ao assunto, a frase de sua autoria, que eu grifei, indica muito bem o seu conhecimento, ou seja, ACHISMO.
Você acha que hinduísmo não é politeísta.
Nossa... viajou legal.
Primeiro, eu não te crucifiquei por errar o nome dos Deuses, mas por querer usar isso como argumento para o politeísmo do hinduismo e principalmente por usar informação enganada, para me acusar de estar errado, e ainda faze-lo forma extremamente arrogante.
Tentou se mostrar um grande entendido no assunto.
Segundo, eu demonstrei segundo esses Deuses citados por você que ele é panenteísta na origem. Falei de Brahman e Parabrahman.
Terceiro, demonstrei o panenteismo duas vezes, uma citando as palavras de Krishna no Baghavad Gita e outra citando os Deuses que você confundiu e eu esclareci.
Ou seja, demonstrei meu ponto e cabe a você refuta-lo.
Quanto ao que eu disse sobre a mitologia, repito. Pela mitologia pura, não se vê o panenteísmo, pois a motilogia apenas conta estórias individuais dos Deuses, não a doutrina da religião.
A mitologia é apenas uma parte da religião, não seu todo.
Isso de forma alguma elimina o panenteismo do hinduismo e, jamais o tornaria politeista.
Como eu disse, já demonstrei isso duas vezes.
Gilghamesh escreveu:nadasei, nada falou sobre o panteão grego que substituiu o panteão primordial...
Nenhuma linha sequer, foi traçada pelo nadasei, sobre os deuses sumérios...
Nenhuma linha foi traçada sobre nenhuma religião extinta.
Religiões extintas nos deixam no "achismo", pois não temos informações suficiente sobre elas.
Gilghamesh escreveu:NadaSei escreveu:Desculpe meu amigo, mas é impossível estudar TODAS as religião. (quem estuda um pouco de tudo, não sabe muito de nada)
Quando me referi a TODAS, significa: As MAIS IMPORTANTES.
Sim, falei sobre três delas logo nos 4 primeiro posts.
Algumas das mais importantes religiões existentes hoje no mundo.
Cristianismo, Hinduismo e Taoísmo.
Gilghamesh escreveu:Conhece profundamente o cristianismo, mas não conhece nada sobre a origem dele, que foi baseada no judaísmo e que foi baseada na Shumer= Suméria?
Gostaria de saber como o senhor tem a prepotência de "achar" o que eu sei ou não...
Gilghamesh escreveu:Não sou eu que me arroguei ter "profundos" conhecimentos de religião...
Para quem se diz conhecedor, não ter informações sobre a religião que provavelmente deu origem à todas as grandes religiões...
Não me arrogo de nada, religião é apenas um assunto que estudo e pratico.
Jamais bancaria o entendido vindo falam com conhecimento histórico básico do assunto. É apenas isso que eu cobro.
Se não conhece do assunto, discuta sem arrogância e aprenda, seja humilde.
Estudei as origens do Cristianismo e, inclusive já vi algumas "teorias" sobre o tema, mas como se trata de demasiado "achismo", me concentro no que pode ser estudado, não em religiões extintas e com informação escassa.
História da religião é o que menos importa aqui.
Isso porque, o assunto tratado aqui não é histórico, mas sim de um mesmo conceito filosófico de Deus, ensinado por diversas religiões.
Nem isso você percebeu...
Gilghamesh escreveu:NadaSei escreveu:Se eu fosse você, esqueceria esses "sites" de internet sobre o assunto e, faria como eu faço.
Compre os livros com os textos dessas religiões... Compre ao menos 1 deles, recomendo o bhagavad gita do hinduísmo, ou o Tao Te King do taoísmo.
Os livros de história você pode manter, mas saiba que estudar história da religião não é estudar a religião em si.
Para quem se diz um grande estudioso no assunto, escrever: "king" em vez de "CHING"...

Pesquise mais entes de falar essas besteiras... Não é o primeiro fora que você dá nesse mesmo tópico.
As duas grafias estão corretas, particularmente prefiro usar o nome Tao Te King.
Essa preferência é simples, minha edição do livro vem com essa grafia, isso me levou a conhece-lo por esse nome, antes mesmo de saber que Tao Te Ching também é correto.
O nome Lao Tsé, também pode ser grafado como Lao Tzu, Lao Tzi, Laozi, Lao Tseu...
É essa postura arrogante que eu ataquei.
Você chegou aqui com conhecimento histórico básico me acusando de estar errado e querendo me corrigir, bem como se mostrando como um grande entendido.
Agora você não sabe algo, me acusa de ser um "pseudo grande entendido" que comete erros basicos como errar na grafia do nome de um livro que EU TENHO... E ainda tenta me corrigir novamente...
Se você viu alguma arrogância em mim, é apenas um reflexo que você projetou em mim, da sua própria arrogância.
Morreu pela própria língua...
Não é Tao Te King, é Ching... isso foi cômico.