Dúvidas bobas, mas preciso perguntar...

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Acauan
Moderador
Gênero: Masculino

Re: Dúvidas bobas, mas preciso perguntar...

Mensagem por Acauan »

Apocaliptica escreveu:5. Por que se fala em "encosto"? É outro espírito mal intencionado que entra em competição para se apropriar do corpo já apossado? Todo "encosto" é espírito maligno? Ou há "encosto" do bem? Por que um espírito faria isto? Para pirraçar (no caso dos maus) ou proteger ( no caso dos bons)?

473 Um Espírito pode momentaneamente entrar no corpo de uma pessoa viva, isto é, se introduzir num corpo animado e agir no lugar daquele que está encarnado?

– O Espírito não entra num corpo como entrais numa casa. Ele se identifica com um Espírito encarnado que tem os mesmos defeitos e as mesmas qualidades para agir conjuntamente; mas é sempre o Espírito encarnado que age como quer, sobre a matéria em que está. Um Espírito não pode substituir o que está encarnado, porque o Espírito e o corpo estão ligados até o tempo marcado para o fim da existência material.

474 Se não há possessão propriamente dita, ou seja, coabitação de dois Espíritos num mesmo corpo, a alma pode se encontrar na dependência de outro Espírito, de maneira a estar por ele subjugada ou obsediada, a ponto de sua vontade ficar, de algum modo, paralisada?

– Sim, e esses são os verdadeiros possessos. Mas é preciso entender que essa dominação nunca ocorre sem a participação daquele que a sofre, seja por sua fraqueza, seja por seu desejo. Têm-se tomado freqüentemente por possessos os epilépticos ou os loucos, que têm mais necessidade de médico do que de exorcismo.

☼ A palavra possesso, na sua significação comum, supõe a existência de demônios, ou seja, de uma categoria de seres de natureza má, e a coabitação de um desses seres com a alma no corpo de um indivíduo. Uma vez que não existem demônios nesse sentido e que dois Espíritos não podem habitar simultaneamente o mesmo corpo, não existem possessos de acordo com a significação dada a essa palavra. A palavra possesso deve ser entendida como sendo a dependência absoluta em que a alma pode se encontrar em relação a Espíritos imperfeitos exercendo sobre ela o seu domínio.

O Livro dos Espíritos, Allan Kardecc, Parte Segunda – Capítulo 9, Intervenção dos espíritos no mundo corporal, Possessos
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Apocaliptica escreveu:5. Por que se fala em "encosto"? É outro espírito mal intencionado que entra em competição para se apropriar do corpo já apossado? Todo "encosto" é espírito maligno? Ou há "encosto" do bem? Por que um espírito faria isto? Para pirraçar (no caso dos maus) ou proteger ( no caso dos bons)?

n.A. (Nota do Acauan): O termo "Encosto" é típico do jargão dos ritos afro-brasileiros, designando espíritos que se aproximam de determinadas pessoas e passam a influenciar suas vidas, geralmente para o mal.

O termo era citado com muitas restrições pelos espíritas kardecistas e recentemente foi adotado pela Organização Universal do Reino de Deus em um inédito sincretismo entre os ritos afro e as doutrinas evangélicas neopentecostais.

Nós, Índios.

Acauan Guajajara

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

RCAdeBH escreveu:
Apocaliptica escreveu:1. Em que momento da gestação o espírito encarna? Ou antes do nascimento não temos espírito? O "anima" do ser independe de espírito? Alguém se escapa de ter um espírito ou isto é default da existência?

O espirito não "encarna". Nada é criado, sim manipulado. O espirito se liga ao feto no momento da fecundação e durante a gestação vai se modificando até a forma que terá no nascimento.

1.Não encarna? Como assim?
2,Habitar o corpo é o quê? Ele não desencarna quando o corpo morre? O que é manipulado? E que forma é esta? Espírito tem forma? Tem as dimensões físicas do corpo?

RCAdeBH escreveu:
Apocaliptica escreveu:2. O fenômeno da encarnação é aleatório? Há concurso público ... sorteio? Ou é na disputa mesmo? Deus interfere no processo? Ou só fica vendo o circo pegar fogo como de costume?

Não é aleatório, porem obrigatório principalmente a espiritos atrasados moralmente. Deus não interfere no processo... Ele é o processo.

1. Você não entendeu, talvez...Pode ser obrigatório, mas quem é escolhido primeiro dentre os atrasados?
2. Quais requisitos e quem arbitra ou organiza essa ordem? Quem decide o que é moral e quem está atrasado moralmente? 3. Se todo segundo está nascendo gente, os mais atrasados sempre estão na frente? É como uma fila única com vários guichês?
4. Como alguém imaginou um sistema desses? Os espíritas é que contam isto?
5.Como eles descrevem o que acontece nesta "seleção obrigatória"?

6.Deus É o processo? Como assim? É uma coisa destituída de tempo, espaço, forma e ordem? É um caos? É isto que eles contam? Todos contam a mesma coisa?

RCAdeBH escreveu:
Apocaliptica escreveu:3. Espírito tem sexo? E encarna feminino em mulher e masculino em homem? E se der chabú na hora? Isto explicaria o homossexualismo de alguma forma?

Não, espiritos não tem sexo. Porem os de nivel mais baixo, como nós, vão para o plano espiritual carregados ainda com grande bagagem da matéria e se definem sexualmente. Os espiritos superiores não tem mais estas definições.

1. Espera: Não tem ou não?
2. O que é carregado de grande bagagem da matéria? E por que isto tem a ver com uma definição sexual ?
3. Por que a sexualidade está ligada à nível do espírito?
4. Você diz que "os de nível mais baixo, como nós"....o que significa isto? Aqui na Terra todos temos sexualidade. Quer dizer que todos seres humanos são na verdade espíritos inferiores?

RCAdeBH escreveu:
Apocaliptica escreveu:2. Apenas 1 espírito encarna no nosso corpo durante toda a vida? Ou seja, é sempre o mesmo? Troca ou coabitam?

Nosso corpo é somente matéria, o que o anima é um espirito, que é único durante toda a vida. Por isso temos sempre nossa individualidade.

Hum...Por que existem pessoas com transtornos de identidade, onde a individualidade muitas vezes sofre abalos de dissociação como no caso dos esquizofrênicos? E os autistas?

RCAdeBH escreveu:
Apocaliptica escreveu:3. Por que se fala em "encosto"? É outro espírito mal intencionado que entra em competição para se apropriar do corpo já apossado? Todo "encosto" é espírito maligno? Ou há "encosto" do bem? Por que um espírito faria isto? Para pirraçar (no caso dos maus) ou proteger ( no caso dos bons)?

Os crentes inventaram o tal do "encosto", que na verdade é um espirito (as vezes vários) que nos influenciam em váriados níveis, chegando as vezes a ponto de nosso espirito se quase completamente subjulgado pela ação do outro. Porem sempre nossa vontade prevalece.

1.Influenciam como? Sentimos o quê? O que eles querem? Por que nossa "vontade" prevalece?
2.O que é "vontade"?

RCAdeBH escreveu:
Apocaliptica escreveu:4. Espírito morre antes de completar seu karma? Ou deixa de existir? Como se dá isto? E vai para onde? Um sub nível espiritual?

O espirito não morre. Existe para sempre.

1.Então existe um número finito de espíritos vagando?
2. Eles estão no Universo? Alguns voltam e outros ficam por aí?
3.Esses que nada mais tem a cumprir fazem o quê?

4.Para eles tempo não existe?

5.Como um espírito se materializa sem o nascimento de um corpo desde a gestação? E por que eles têm aquelas cabecinhas pequenas e corpos enormes cobertos por panos brancos ou pretos?

RCAdeBH escreveu:
Apocaliptica escreveu:5. Há alterações de humor no espírito? Espíritos com distimia alteram nosso humor? E suicidas? aiaiai

Sim. "encostos" distímicos e depressivos nos ajudam a curtir nossas depressões e distimias se deixarmos. Estão na mesma sintonia de pensamento que a nossa.

Deixarmos? Mas a gente só existe porque eles existem, senão você disse que somos corpo apenas. Não temos poder para deixar ou não. Eles são o nosso "eu ...não é isto?

RCAdeBH escreveu:
Apocaliptica escreveu:6. Espírito e Anjo-da-guarda ou Anjo-protetor são a mesma coisa com nomenclaturas diferentes? É o mesmo ente que nos acompanha? Ou o Anjo pode chegar no pedaço para me proteger se o espírito estiver irado e quiser que eu cometa alguma insanidade?

Anjo-da-guarda foi uma convenção que se fez para o espirito que todos nós temos como companheiro desde o nascimento até a morte. Este espirito sempre tem igual ou maior ascendência moral que a nossa e sim, nos protegem de maus espiritos quando lhe é oportuno, ou seja, quando queremos e pedimos.

1. Espera: você disse que nós não somos nada sem o espírito, é ele quem nos anima. Então para que proteção? Protegem o nosso corpo físico de algum acidente ou de algum espírito encarnado em algum agressor? E protegem quando é oportuno como? E se ele é eu, porque ele pede a mim mesma? Isto não faz sentido...

2. Ascendência moral maior que a de quem? Porque "ascendência" se nós somos ele e ele é nós? É uma coisa só. Por que essa dissociação de entes moral?

3.A nossa moral ( seja lá o que signifique isto) é a moral dele, não?

RCAdeBH escreveu:
Apocaliptica escreveu:7. Espírito zombeteiro ri de mau-caráter ou de só para zoar mesmo?

Os dois.

Para quê? E ele zomba de quem? Do outro?

RCAdeBH escreveu:
Apocaliptica escreveu:8. Espíritos tem senso de ética e moral? Ou esqueceram deste detalhe da vida terrena lá na vida passada?

Sim e maior é seu senso quanto a sua evolução.

1,As definições de senso moral e ético seguem que mandamentos? Cada cultura tem a sua. Eles se adaptam?

2. Você como se eles estivessem por trás de tudo, e mandassem na gente. Como você explica que os espíritos mudem de país e de grupos referência, por exemplo, e se adaptem a outra valoração?

RCAdeBH escreveu:
Apocaliptica escreveu:9. O espírito reencarna no mesmo país ou pode ir trocando de nacionalidade? Se a coisa for livre e sem delimitação geográfica ou cultural, não haverá choque de ideologias entre ele e as normas do hipotético novo local onde reencarnou?

O mundo, ou a matéria é um palco passageiro para o espirito se depurar. Não importa onde esteja no globo terrestre, vai passar pelas mesmas provas em um lugar ou outro.

Que provas são essas? Não são as mesmas não. Passar fome na Etiópia não é igual a ser devorado por leões ou ser um matador profissional que se suicida em seguida, nos EUA. Se ele viveu noutro tempo num outra realidade, como vai se adaptar a outro século e situação, se precisa continuar uma trajetória? Isto demanda uma logística muito complexa ein?

RCAdeBH escreveu:
Apocaliptica escreveu:10. Espírito tem "persona"? Ou eles somos nós? Quero dizer, a psiqué humana é na verdade a psiqué do espírito ( isto tudo se for apenas 1, senão imperaria uma multipolaridade)?

Quem está pensando neste momento não é este corpo que voce pode tocar, e sim o espirito, que se reproduz através dele. O corpo é apenas um instrumento, assim como o violão para o músico.

1.E quando o corpo sofre um dano cerebral ( pensamentos ocorrem no cérebro, certo?), como o espírito usa o corpo para evoluir?

2.A lesão faz parte de algum castigo que ele ( espírito deve suportar, tipo, não conseguir ter consciência ou se expressar?

3.Aliás, para que o espírito evolua ele utiliza os sentidos que dispomos como corpo e seus sistemas? Por que eles precisam disto?

RCAdeBH escreveu:
Apocaliptica escreveu:11. Espíritos sentem? Medo, raiva, ódio, alegria, curiosidade, cansaço, depressão?

Sim. E de uma forma mais plena de quando encarnados.

Hum...É o seguinte: o espírito é que faz com que sintamos tudo? Se ele precisa da nossa mente ( para mim eles são usurpadores de corpos...), como seria isto de sentir de forma mais plena? Como os espíritas sabem disto? Os espíritos dizem que sentem mais quando desencarnam? Isto é difícil de ser mensurado. Só por testemunho do espírito mesmo a outro, através do médium aqui na Terra... Sentem baseados nas memórias do que viveram aqui? Ou das coisas que eles vivem sei lá onde? E os que não voltam mais, sentem mais ainda e cada vez mais intenso? Para quê?

RCAdeBH escreveu:
Apocaliptica escreveu:12. Quando durmo, meu espírito interfere no metabolismo químico da minha mente? Ele vê meus sonhos? Aliás, espírito tem sentidos? Vê, sente? Ele se ausenta de mim se quiser passear? E isto faz mesmo com que ele introjete experiências vividas por ele no meu subconsciente e eu pense que aconteceu comigo? Ou será o meu "eu" foi com com ele? Meu corpo fica desprotegido e pode ser apossado por outro espírito?Ou tem uma plaquinha escrito "ocupado"?

Você é seu espirito! Sem ele, seu corpo estaria morto.

Eles viajam né? Mesmo assim continuam ligados aos corpos? Como? Pelos fios de prata?

RCAdeBH escreveu:quote="Apocaliptica"]
13. Mesmo não sendo aquele que me habita, os demais estão todos por aí o tempo todo? Sabem e vêem tudo que faço e sinto?

Os espiritos vêem e sabem de tudo conforme seu adiantamento. Nada fica escondido, mesmo pensamentos.[/quote]

1. Espíritos se comunicam entre si? Ou só através do corpo?
Se não, tudo bem.

2. Se sim, por que eu nunca fico sabendo o que se passa com a cabeça/mente/alma/anima dos outros? Isto levando-se em consideração que não exista telepatia...mas isto é outro longo assunto...

RCAdeBH escreveu:
Apocaliptica escreveu:14. Qual a razão entre número de espíritos nas colônias espíritas ou no mundo espírita ( seja lá o que venha a ser isto) e o número de seres terrenos? Tem muito mais "gente" lá do que aqui? Se SIM, eles podem ter que esperar muitos séculos para reencarnar e evoluir? Esta espera é justa?

Há 3 vezes a quantidade de espiritos encarnados esperando sua oportunidade de voltar a terra. E em alguns casos, esperam séculos para encarnar, porem os mais concientes e evoluidos sempre trabalham.

1,Quem contou?
2. Você me disse que espírito não "encarnava " na primeira resposta...agora encarna?
3. Você quis dizer 3 vezes a quantidade de espíritos desencarnados em relação aos encarnados?
4. Este número é fixo desde sempre? Se o espírito não surge e nunca morre, eles sempre existiram não é? E como a população mundial só cresce, a espera hoje é menor do que ontem ou antes...certo?

RCAdeBH escreveu:
Apocaliptica escreveu:15. Deus deu Livre Arbítrio ao espíritos?

Perante SEUS atos, sim.

SEUS ATOS? Que atos? Se Deus É o processo e nós SOMOS os espíritos, os atos, os espíritos, nós e Deus somos todos a mesma coisa.
Pergunto: O que quer Deus?

Apocaliptica

francioalmeida escreveu:
Apocaliptica escreveu:
francioalmeida escreveu:
RCAdeBH escreveu:
Nosso corpo é somente matéria, o que o anima é um espirito, que é único durante toda a vida. Por isso temos sempre nossa individualidade.

O que anima o espermatozóide? Se ele não tem espírito.

Boa pergunta.

Será que os homens possuem dois espíritos?

Possuem: um anjinho e um capeta. :emoticon17:

Apocaliptica

Acauan escreveu:
Apocaliptica escreveu:1. Em que momento da gestação o espírito encarna? Ou antes do nascimento não temos espírito? O "anima" do ser independe de espírito? Alguém se escapa de ter um espírito ou isto é default da existência?.

344 Em que momento a alma se une ao corpo?

– A união começa na concepção, mas só se completa no instante do nascimento. No momento da concepção, o Espírito designado para habitar determinado corpo se liga a ele por um laço fluídico e vai aumentando essa ligação cada vez mais, até o instante do nascimento da criança. O grito que sai da criança anuncia que ela se encontra entre os vivos e servidores de Deus.

"O Livro dos Espíritos", Allan Kardec, Parte Segunda – Capítulo 7, Retorno à vida corporal, Prelúdio do retorno, União da alma e do corpo. Aborto

E criança muda não anuncia ...ou talvez não seja servidora de Deus. Minha filha não gritou e não é muda. bem minha filha mesmo. Nada de ser escrava de deus algum. Ficou na dela. Boa menina.

Apocaliptica

Acauan escreveu:
Apocaliptica escreveu:2. O fenômeno da encarnação é aleatório? Há concurso público ... sorteio? Ou é na disputa mesmo? Deus interfere no processo? Ou só fica vendo o circo pegar fogo como de costume?

132 Qual é o objetivo da encarnação dos Espíritos?

– A Lei de Deus lhes impõe a encarnação com o objetivo de fazê-los chegar à perfeição. Para uns é uma expiação; para outros é uma missão. Mas, para chegar a essa perfeição, devem sofrer todas as tribulações da existência corporal: é a expiação. A encarnação tem também um outro objetivo: dar ao Espírito condições de cumprir sua parte na obra da criação. Para realizá-la é que, em cada mundo, toma um corpo em harmonia com a matéria essencial desse mundo para executar aí, sob esse ponto de vista, as determinações de Deus, de modo que, concorrendo para a obra geral, ele próprio se adianta.

☼ A ação dos seres corpóreos é necessária à marcha do universo. Deus, em sua sabedoria, quis que, numa mesma ação, encontrassem um meio de progredir e de se aproximar Dele. É assim que, por uma lei admirável da Providência, tudo se encadeia, tudo é solidário na natureza.

O Livro dos Espíritos, Allan Kardec, Parte Segunda – Capítulo 2, Encarnação dos espíritos, Objetivo da encarnação

Aqui Kardec deixa bem claro que há outros mundos habitados por ....seres corpóreos? Qualquer coisa serve então?

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Apocaliptica escreveu:E criança muda não anuncia ...ou talvez não seja servidora de Deus. Minha filha não gritou e não é muda. bem minha filha mesmo. Nada de ser escrava de deus algum. Ficou na dela. Boa menina.

Deve ser porque o laço fluídico dela não estava bem atado...
Nós, Índios.

Acauan Guajajara

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Apocaliptica

Acauan escreveu:
Apocaliptica escreveu:3. Espírito tem sexo? E encarna feminino em mulher e masculino em homem? E se der chabú na hora? Isto explicaria o homossexualismo de alguma forma?

200 Os Espíritos têm sexo?

– Não como o entendeis, porque o sexo depende do organismo físico. Existe entre eles amor e simpatia, mas fundados na identidade dos sentimentos.

201 O Espírito que animou o corpo de um homem pode, em uma nova existência, animar o de uma mulher e vice-versa?

– Sim, são os mesmos Espíritos que animam os homens e as mulheres.

202 Quando está na erraticidade, o Espírito prefere encarnar no corpo de um homem ou de uma mulher?

– Isso pouco importa ao Espírito. Depende das provas que deve suportar.

☼ Os Espíritos encarnam como homens ou mulheres, porque não têm sexo. Como devem progredir em tudo, cada sexo, assim como cada posição social, lhes oferece provas, deveres especiais e a ocasião de adquirir experiência. Aquele que encarnasse sempre como homem apenas saberia o que sabem os homens.

O Livro dos Espíritos, Parte Segunda – Capítulo 4, Pluralidade das existências, Sexo nos espíritos

Parece justo. Mas aqui dentro não cabem as disfunções de gênero...Qual seria o papel delas se não procriam? Isto prova que o sexo não serve apenas para procriação. E que espíritas não poderiam dizer que não gostam de gays.

Apocaliptica

Acauan escreveu:
Apocaliptica escreveu:E criança muda não anuncia ...ou talvez não seja servidora de Deus. Minha filha não gritou e não é muda. bem minha filha mesmo. Nada de ser escrava de deus algum. Ficou na dela. Boa menina.

Deve ser porque o laço fluídico dela não estava bem atado...

:emoticon13:

PS: Obrigada pela trabalheira com os textos do Livro de Kardec. :emoticon16:

Apocaliptica

Acauan escreveu:
Apocaliptica escreveu:4. Apenas 1 espírito encarna no nosso corpo durante toda a vida? Ou seja, é sempre o mesmo? Troca ou coabitam?

345 A união entre o Espírito e o corpo é definitiva desde o momento da concepção? Durante esse primeiro período o Espírito poderia renunciar ao corpo designado?

– A união é definitiva no sentido de que nenhum outro Espírito poderá substituir o que está designado para aquele corpo. Mas, como os laços que o unem são muito frágeis, fáceis de se romper, podem ser rompidos pela vontade do Espírito, se este recuar diante da prova que escolheu; nesse caso, a criança não vive.

O Livro dos Espíritos, Allan Kardec, Parte Segunda – Capítulo 7, Retorno à vida corporal, Prelúdio do retorno, União da alma e do corpo. Aborto

QUE HOR-ROR!!!

Apocaliptica

Acauan escreveu:

n.A. (Nota do Acauan): O termo "Encosto" é típico do jargão dos ritos afro-brasileiros, designando espíritos que se aproximam de determinadas pessoas e passam a influenciar suas vidas, geralmente para o mal.

O termo era citado com muitas restrições pelos espíritas kardecistas e recentemente foi adotado pela Organização Universal do Reino de Deus em um inédito sincretismo entre os ritos afro e as doutrinas evangélicas neopentecostais.

Sim. Embora a maioria dos espíritas neguem, a terminologia é usada nos dias de hoje por alguns espíritas , e MUITO usada pelos evangélicos. Tem efeito dramático e performático.

Shanaista

Mensagem por Shanaista »

Que interessante esse tópico... e como as coisas do outro mundo são complicadas, não?

Tudo isso só pra responder aquelas perguntas de quem sou, pra que sirvo e pra onde vou...

Mas sei lá, se eu estou aqui é porque meus pais quiseram... simples assim! Acho que não existe explicação mais certa que essa... :emoticon1:

Apocaliptica

Shanaista escreveu:Que interessante esse tópico... e como as coisas do outro mundo são complicadas, não?

Tudo isso só pra responder aquelas perguntas de quem sou, pra que sirvo e pra onde vou...

Mas sei lá, se eu estou aqui é porque meus pais quiseram... simples assim! Acho que não existe explicação mais certa que essa... :emoticon1:

É assim que penso. Jamais saberemos de nada e nem nos cabe ou interessa saber. Quero saber mesmo até é capaz de ir uma doutrina. É quase como uma tese este tópico. Sei que será eterno enquanto houver gente questionando e gente respondendo. Mas o ser humano de aborrece.... :emoticon16:

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Apocaliptica escreveu:
Acauan escreveu: n.A. (Nota do Acauan): O termo "Encosto" é típico do jargão dos ritos afro-brasileiros, designando espíritos que se aproximam de determinadas pessoas e passam a influenciar suas vidas, geralmente para o mal.

Sim. Embora a maioria dos espíritas neguem, a terminologia é usada nos dias de hoje por alguns espíritas , e MUITO usada pelos evangélicos. Tem efeito dramático e performático.

O cúmulo da cara-de-pau é ver membros da Organização Universal tentando dar significado bíblico ao termo "descarrego" citando Mateus 11:28

Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.

Como se aliviar da sobrecarga e "descarrêgo" fossem sinônimos óbvios...
Editado pela última vez por Acauan em 21 Abr 2007, 02:21, em um total de 1 vez.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Ana Marx

Re.: Dúvidas bobas, mas preciso perguntar...

Mensagem por Ana Marx »

..
Editado pela última vez por Ana Marx em 21 Abr 2007, 02:33, em um total de 1 vez.

Acauan
Moderador

Re: Re.: Dúvidas bobas, mas preciso perguntar...

Mensagem por Acauan »

Ana Marx escreveu:Bom,oi pra vcs.Sou nova aqui e gostei mto de encontrar um lugar no qual eu possa expressar minhas opiniões!

.
.
.
...
Nós, Índios.

Acauan Guajajara

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Apocaliptica

Ana Marx escreveu:Bom,oi pra vcs.Sou nova aqui e gostei mto de encontrar um lugar no qual eu possa expressar minhas opiniões!

Seja muito bem vinda Ana.

Apocaliptica

Acauan escreveu:
Apocaliptica escreveu:
Acauan escreveu: n.A. (Nota do Acauan): O termo "Encosto" é típico do jargão dos ritos afro-brasileiros, designando espíritos que se aproximam de determinadas pessoas e passam a influenciar suas vidas, geralmente para o mal.

O cúmulo da cara-de-pau é ver membros da Organização Universal tentando dar significado bíblico ao termo "descarrego" citando Mateus 11:28

Fim do mundo mesmo. Ele usam muito a Bíblia e tentam enfiar mais coisas lá do que ela pode suportar. Mas os ouvidos dos crentes aceitam, então é uma simbiose retórica cada vez mais utilizada. Como se a Bíblia já tivesse latim suficiente....

Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.

Como se aliviar da sobrecarga e "descarrêgo" fossem sinônimos óbvios...

Apropriação indébita. Bárbaros da fé!

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

francioalmeida escreveu:Quando há uma interrupção da gravidez é um carma a ser pago pelo feto?

Karma não é moeda com o qual você "paga" alguma coisa.
Karma não é punição ou recompensa.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

o anátema

Re.: Dúvidas bobas, mas preciso perguntar...

Mensagem por o anátema »

Karma é a lei da ação e reação, inferida pela primeira vez por Isaac Newton, mas aplicada à esfera espiritual/moral.

Assim, sim, interrupções na gravidez são causadas, não "pelo" karma, da mesma forma que a morte física em si não é "causada pela termodinâmica", mas digamos que seja um "fluxo" de karma.
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Vamos ouví-las.

Apocaliptica

o anátema escreveu:Karma é a lei da ação e reação, inferida pela primeira vez por Isaac Newton, mas aplicada à esfera espiritual/moral.

Assim, sim, interrupções na gravidez são causadas, não "pelo" karma, da mesma forma que a morte física em si não é "causada pela termodinâmica", mas digamos que seja um "fluxo" de karma.

O francio não estava perguntando , creio eu, pelo que é causado, ou do que se trata o processo em si. Mas segundo a DE, algo sempre está por trás da dor e da morte.
Ou seja, a interrupção da gravidez ( não importa quem ou o que executou a ação) seria uma forma do espírito do feto pagar por alguma coisa?

betossantana
Contato:

Mensagem por betossantana »

RCAdeBH escreveu:De onde voce tirou isso, Beto?
Ódio é uma palavra muito forte, e não caberia na situação. Apenas não gosto, assim como não gosto de pessoas grosseiras e mal-educadas.

Ué, não era você que queria matar os gays beijoqueiros na rodoviária, esquartejar seus cadáveres e deixar seus pedaços apodrecerem em vias públicas?

Ah, sim, desculpe, ser gay está na mesma categoria de ser grosseiro e ser mal-educado. Ah, sim, claro. Como poderia ser diferente? Viados miseráveis. Imorais e espúrios.

Mas se espíritos superiores não têm sexo, os gays não são mais evoluídos, já que a afetividade deles transcende o gênero do corpo? Que coisa mais e-vo-lu-í-da.
É um problema espiritual, chupe pau!

Apocaliptica

betossantana escreveu:
RCAdeBH escreveu:De onde voce tirou isso, Beto?
Ódio é uma palavra muito forte, e não caberia na situação. Apenas não gosto, assim como não gosto de pessoas grosseiras e mal-educadas.

Ué, não era você que queria matar os gays beijoqueiros na rodoviária, esquartejar seus cadáveres e deixar seus pedaços apodrecerem em vias públicas?

.

O psiquiatra espírita disse isto?

betossantana
Contato:

Mensagem por betossantana »

Apocaliptica escreveu:
betossantana escreveu:Ué, não era você que queria matar os gays beijoqueiros na rodoviária, esquartejar seus cadáveres e deixar seus pedaços apodrecerem em vias públicas?.

O psiquiatra espírita disse isto?

MAIS OU MENOS...
É um problema espiritual, chupe pau!

Trancado