Ensino que é bom...

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
betossantana
Contato:

Re: Ensino que é bom...

Mensagem por betossantana »

Usuário deletado escreveu:"A escravidão no Brasil é justificada pela condição de inferioridade do negro, colocado como animal, pois era 'desprovido de alma' (...). Além da Igreja, que legitimou tal sandice, a quem mais interessava tamanha besteira?"
(Capítulo "Nós e a história", pág. 97 da apostila do COC)

Comentário: a Igreja já era, então, contrária à escravidão. O papa Paulo III escreveu, em 1537: "Ninguém deve ser reduzido à escravidão"

Ahn, é isso mesmo??????? Porque aí vou ter que saber pra parar de falar merda em conversas sobre a igreja e a escravidão, hehehe.
É um problema espiritual, chupe pau!

Apocaliptica

Re.: Ensino que é bom...

Mensagem por Apocaliptica »

Usuário deletado,

Bonita filha ein Nights? :emoticon12:

Apocaliptica

Re.: Ensino que é bom...

Mensagem por Apocaliptica »

:emoticon22:

André

Mensagem por André »

Doutrinação tanto de esquerda como de direita é um equivoco lógico.

A doutrinação para mim ocorre, ou esse equivoco, quando o objetivo do professor, deixa de ser problematizar, ampliar a curiosidade dos alunos, para convencer de uma determinada perspectiva. Se perguntado, e se desejar, o professor pode dizer o que pensa. Eu já disse em sala que não acredito em Deus, que defendo mudanças no sistema político, mas apenas pq fui perguntado, e mais, disse aos meus alunos, que eles não precisam concordar comigo, e rejeitem opressão de opinião baseada em autoridade.

O comprometimento é negativo, o professor deve saber dialogar com diferentes perspectivas, mesmo que não concorde. Sua perspectiva, aos atentos, vai ficar clara, sem que ele transforme a sala em um projeto social. Se ele cumprir com seu principal dever de estimular curiosidade, amor pelo conhecimento, espírito científico, e afins, cada aluno pode chegar por si próprio as suas conclusões sem ser constrangido por uma figura de autoridade.

O problema desses sistemas,estilo "escolas sem partido", é que nos EUA, por exemplo, perseguiram professores de esquerda somente por serem de esquerda, e exporem suas visões, o que eles tem direito, e não pelo comprometimento claro, e objetivo de proselitismo ideológico. Esse sim tanto de direita como de esquerda, deve haver orientações, para ser evitado, e uma certa fiscalização para que não ocorra.

Já tive uma professora de Geografia que fazia proselitismo de direita. Era liberal confessa, e conservadora culturalmente, e chegava a gritar em sala se alguém questionasse uma idéia que ela defendia. Isso obvio não é o ideal.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196

O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

Fernando Silva
Administrador
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Ensino que é bom...

Mensagem por Fernando Silva »

Usuário deletado escreveu:"A escravidão no Brasil é justificada pela condição de inferioridade do negro, colocado como animal, pois era 'desprovido de alma' (...). Além da Igreja, que legitimou tal sandice, a quem mais interessava tamanha besteira?"
(Capítulo "Nós e a história", pág. 97 da apostila do COC)

Comentário: a Igreja já era, então, contrária à escravidão. O papa Paulo III escreveu, em 1537: "Ninguém deve ser reduzido à escravidão"

E se a escravidão tiver realmente sido justificada por essas razões? Qual o problema?
Na época, nem todo mundo achava isso errado.

Problema é ainda existir escravidão hoje, quando a humanidade está mais evoluída.
Problema é ainda haver gente tentando jogar a culpa pelos erros do passado na sociedade de hoje.

Ou transformar em criminosos gente que, em sua época, não se dava conta de que o que fazia era errado.
Tenho certeza de que os antepassados próximos dos que redigiram essas baboseiras também estiveram envolvidos com vários dos crimes listados.
Deveriam eles pagar por seus antepassados?

Trancado