Ciência da alma? O "Penso, logo existo" perde forç

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
NadaSei
Gênero: Masculino

Re: Ciência da alma? O "Penso, logo existo" perde

Mensagem por NadaSei »

videomaker escreveu:
NadaSei escreveu:
videomaker escreveu: Mas afinal animais sabem ou não que são cobaias de laboratorio? Reproduza um rato analizando sua morte para o bem da humanidade! :emoticon1:

O "conhecimento" que o rato tem, nada tem a ver com o fato dele ser ou não consciente.
Você pode ser apenas uma cobaia, um cérebro em um vidro, ligado a um computador de algum cientista que faz experiências estilo "truman show" com você.
Você não saber disso, não muda o fato de que você é consciente.

Como é ser consciente sem saber o que se é? percebe-se vivo é que é ser consciente! explica ai esse negocio, do rato ter consciencia sem nem saber o porque morre no laboratorio? :emoticon5:

Ele sabe que está vivo, só não tem o conhecimento de que é uma cobaia em um experimento científico.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Ilovefoxes

Re.: Ciência da alma? O "Penso, logo existo" perde

Mensagem por Ilovefoxes »

Para o rato, ele simplesmente está em um ambiente hostil sofrendo abusos, a única idéia que tem é o de reação, não de pensamento.
O rato não irá pensar "se serei eu cobaia dos meus algozes, serão eles cobaia de um rato maior ainda?".

Consciência é o você, o indivíduo. Você não precisa pensar, não precisa filosofar, pode ter batido a cabeça e quando transar com sua namorada não estar pensando em nada, sua cabeça estar em círculos, mas mesmo assim possui uma individualidade que curte o momento.
Mas não é exatamente a interpretação dos metafísicas, que existe uma gosma brilhante em outra dimensão que representa a essência do indivíduo...

NadaSei

Re: Re.: Ciência da alma? O "Penso, logo existo" p

Mensagem por NadaSei »

Ilovefoxes escreveu:Para o rato, ele simplesmente está em um ambiente hostil sofrendo abusos, a única idéia que tem é o de reação, não de pensamento.
O rato não irá pensar "se serei eu cobaia dos meus algozes, serão eles cobaia de um rato maior ainda?".

Exato.
Ilovefoxes escreveu:Consciência é o você, o indivíduo. Você não precisa pensar, não precisa filosofar, pode ter batido a cabeça e quando transar com sua namorada não estar pensando em nada, sua cabeça estar em círculos, mas mesmo assim possui uma individualidade que curte o momento.

Mais uma vez concordo, e digo mais, consciência e razão são duas coisas distintas.
Ilovefoxes escreveu:Mas não é exatamente a interpretação dos metafísicas, que existe uma gosma brilhante em outra dimensão que representa a essência do indivíduo...

Aqui já entraríamos na discussão sobre o que é exatamente a consciência e se ela continua ou não existindo após a morte do corpo, o que não vem ao caso na discussão sobre se o rato é ou não consciente.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Shanaista

Mensagem por Shanaista »

NadaSei escreveu:Alma = Espírito = Consciência.

Não acho que sejam as mesmas coisas... há quem considera a alma a vida em si, o espírito seria tudo aquilo que se sente e a consciência, apenas um estado

Veja que por esse angulo, além de não ter nada de fantástico... pode acontecer de termos a alma isolada dos demais, mas os demais sem a alma não!

Ou seja, tudo o que vive tem alma... mas nem sempre espírito e consciência

betossantana
Contato:

Mensagem por betossantana »

Benetton escreveu:Minha fé passa pelo crivo da minha razão.

Ah, é, esqueci que o espírito é o casamento da religião da razão, blá blá blá.
É um problema espiritual, chupe pau!

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

betossantana escreveu:
Benetton escreveu:Minha fé passa pelo crivo da minha razão.

Ah, é, esqueci que o espírito é o casamento da religião da razão, blá blá blá.

Espírito é o casamento da religião? Da Razão?

Havia dito que a minha fé passa pelo crivo da razão, ou seja, não tenho fé-cega, que acredita em tudo o que me dizem ou que algum "papa infalível" decretou que é verdade. É só isso.

" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.

videomaker

Mensagem por videomaker »

NadaSei escreveu:
videomaker escreveu:
NadaSei escreveu:
videomaker escreveu: Mas afinal animais sabem ou não que são cobaias de laboratorio? Reproduza um rato analizando sua morte para o bem da humanidade! :emoticon1:

O "conhecimento" que o rato tem, nada tem a ver com o fato dele ser ou não consciente.
Você pode ser apenas uma cobaia, um cérebro em um vidro, ligado a um computador de algum cientista que faz experiências estilo "truman show" com você.

Como é ser consciente sem saber o que se é? percebe-se vivo é que é ser consciente! explica ai esse negocio, do rato ter consciencia sem nem saber o porque morre no laboratorio? :emoticon5:

Ele sabe que está vivo, só não tem o conhecimento de que é uma cobaia em um experimento científico.

Ele sabe pelo menos que ele é um rato? porque tem que comer? ou porque existe? que tipo de consciencia é essa, que não se percebe pra que se serve? que coisas mais estranha...
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

aknatom

Mensagem por aknatom »

videomaker escreveu:
NadaSei escreveu:
videomaker escreveu:
NadaSei escreveu:

Ele sabe pelo menos que ele é um rato? porque tem que comer? ou porque existe? que tipo de consciencia é essa, que não se percebe pra que se serve? que coisas mais estranha...

Porra Video... olhe em volta e vc vai perceber um monte de ser humano que é menos consciente que esses ratinhos. Capacidade de julgamento ou aprimoramentos de percepção é diferente de consciencia. Ele stá lá, sente fome, sente frio, sente calor, gosta de apertar o botão pra sentir prazer e não gosta do choque que leva... Se vc perceber, tem pessoas cuja vida é basicamente tão complexa quanto. Isso é consciencia, ele percebe a sua própria existência.
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

videomaker

aknatom escreveu:
videomaker escreveu:
NadaSei escreveu:
videomaker escreveu:
NadaSei escreveu:

Porra Video... olhe em volta e vc vai perceber um monte de ser humano que é menos consciente que esses ratinhos. Capacidade de julgamento ou aprimoramentos de percepção é diferente de consciencia. Ele stá lá, sente fome, sente frio, sente calor, gosta de apertar o botão pra sentir prazer e não gosta do choque que leva... Se vc perceber, tem pessoas cuja vida é basicamente tão complexa quanto. Isso é consciencia, ele percebe a sua própria existência.

E se forem só reflexos condicionados! consiencia é saber quem é, e se perceber ser consciente! Pensar e existir! ou ratos pensam? ou pensar não é ser consciente?
:emoticon5:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

aknatom

Mensagem por aknatom »

Não vou insistir... esforço demais pra uma sexta-feira... um abraço. :emoticon16:
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

videomaker

aknatom escreveu:Não vou insistir... esforço demais pra uma sexta-feira... um abraço. :emoticon16:

Certo! vamos aguardar que os ratos se manifestem á respeito do assunto! :emoticon4:

aknatom

Mensagem por aknatom »

videomaker escreveu:
aknatom escreveu:Não vou insistir... esforço demais pra uma sexta-feira... um abraço. :emoticon16:

Certo! vamos aguardar que os ratos se manifestem á respeito do assunto! :emoticon4:

Leia os livros do "Guia do Mochileiro das Galaxias" e vc vai entender quem realmente são as cobaias de laboratório... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Imagem

Anna
Gênero: Feminino

Mensagem por Anna »

Não vale a pena, ainda mais com esse calorão amazonense. Vc está me Manaus né?
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

videomaker escreveu:Ele sabe pelo menos que ele é um rato? porque tem que comer? ou porque existe? que tipo de consciencia é essa, que não se percebe pra que se serve? que coisas mais estranha...

E você sabe pra que serve?
E você sabe o que é?
Até outro dia eu pensava que era um tipo de macaco sem serventia que apareceu aqui por acaso... hoje eu já acho que sou uma consciência que é parte de Deus, que não estou aqui por acaso e continuo sem saber pra que diabos sirvo eu...

Que tipo de consciência é essa?
E olha que eu penso pra kct... Mudei de macaco pra Deus, isso não me fez mais ou menos consciente, a única mudança foi em meu conhecimento e em minhas crenças.

O que você é e para que serve? (Se eu não gostar da sua resposta e achar que você não sabe realmente quem é e para que serve, vou concluir que então você não é consciente e deve ser usado como cobaia para o bem dos humanos conscientes...)

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

videomaker escreveu:
E se forem só reflexos condicionados!

E se não forem apenas isso?

As evidencia dizem o contrario, afinal, os animais não só teriam que "simular" diversos sentimentos, como teriam que "adivinhar" o hora certa de simular cada um deles... já pensou o cachorro por engano "simular" alegria quando deveria "simular" tristeza?
Ele também deveria saber a hora de "simular" uma "simulação" de sentimento, visto que em brincadeiras eles sabem "simular" sentimentos como a raiva.

Isso é muito mais complexo e improvável que a simples resposta: "Animais tem sentimentos". É só usar a navalha de occam aqui.
videomaker escreveu:
consiencia é saber quem é, e se perceber ser consciente!

E quem te disse que animais não são capazes disso?
videomaker escreveu:
Pensar e existir! ou ratos pensam?

E quem foi que disse que ratos não existem ou pensam?
Talvez eles tenham algum tipo de pensamento limitado e primitivo, talvez não... mas a resposta a essa pergunta, VOCÊ não pode responder.
Depois, não pensar significa ser inconsciente? Quem te disse essa besteira?
videomaker escreveu:
ou pensar não é ser consciente?
:emoticon5:

Muitos seres conscientes pensam, mas não é pensar que os torna conscientes.
O objetivo da religião é nos ensinar a controlar a mente até um ponto, onde podemos PARAR OS PENSAMENTOS.

Os pensamentos são produto da mente racional, pensamento confrontando pensamento é o que chamamos de razão.
Razão não é consciência, razão é uma ferramenta mental que nos permite "conhecer" e "entender" certas coisas, da mesma forma que os ouvidos não são a consciência, mas nos permitem "conhecer" os sons.

Quando os pensamentos param, nos tornamos mais "lúcidos" quanto as coisas a nossa volta, ficamos mais "acordados", isso é simples de explicar, tiramos a atenção de pensamentos e questionamentos que nos "distraem", pensamentos que exigem nossa "atenção" e colocamos essa atenção nas coisas ao nosso redor, dessa forma, ficamos mais lúcidos sobre o que está em volta.
A razão só deve ser usada para "compreender" melhor o que esta em volta, depois desligada para que não tire nossa atenção do que está em volta.

Talvez animais que pensem menos, sejam mais "lúcidos" e prestem maior "atenção" ao mundo a nossa volta, nesse sentido estão mais acordados que nós.

A razão funciona como um programa de computador com seus "ifs" e "Elses", um programa calculando, funciona como um tipo de "pensamento" e "razão", isso não faz dos computadores "conscientes", eles "pensam", mas não tem uma "consciência" para guiar esses "pensamentos".

Não confunda consciência com razão, do contrario, se você ficasse sem pensar em nada, deveria morrer ou ficar inconsciente, mas ocorre o oposto, você fica mais lúcido, mais acordado.
Se a consciência fosse fruto dos pensamentos, ao olhar uma árvore, você teria que pensar em cada uma das folhas para vê-las, entretanto, mesmo que esteja pensando no que comeu ontem, consegue ver a árvore e suas folhas.
Isso demonstra CLARAMENTE que os pensamentos não são a consciência.

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Shanaista escreveu:
NadaSei escreveu:Alma = Espírito = Consciência.

Não acho que sejam as mesmas coisas... há quem considera a alma a vida em si, o espírito seria tudo aquilo que se sente e a consciência, apenas um estado

Veja que por esse angulo, além de não ter nada de fantástico... pode acontecer de termos a alma isolada dos demais, mas os demais sem a alma não!

Ou seja, tudo o que vive tem alma... mas nem sempre espírito e consciência

Não concordo com essa visão por dois motivos.
1 - "Separa" as coisas.
2 - Usa sinônimos como espirito e alma dando a eles significados diferentes.
Por exemplo, você diz que espirito é tudo aquilo que se sente... mas quem é que "sente" algo? A consciência.
Se você "sente" algo, tem que estar consciente disso, se não você não sentiu nada. Não tem como "sentir", sem ser consciente, pois é a consciência quem sente algo.

A vida é "unidade", nossa consciência (alma) é parte da consciência de Deus.
Deus é tudo e tudo é feito na "alma", na "consciência" de Deus.
Se você olha um abajur, ele é impresso na alma de Deus e na sua alma que é uma parte da alma de Deus.
Poderíamos dizer inclusive que tudo o que olhamos, possui em parte nossa alma, pois é projetado lá e na alma de Deus.
Dai muitos dizerem que somo co-criadores de tudo o que vemos.

Se Deus está presente em tudo como espirito, nós também estamos presentes como consciência em tudo o que vemos, pois não vemos objetos "reais", apenas representações impressas e criadas em nossa própria consciência. Vemos de fato, nada mais que nossa própria consciência em diversas manifestações.

videomaker

NadaSei escreveu:
videomaker escreveu:Ele sabe pelo menos que ele é um rato? porque tem que comer? ou porque existe? que tipo de consciencia é essa, que não se percebe pra que se serve? que coisas mais estranha...

E você sabe pra que serve?
E você sabe o que é?
Até outro dia eu pensava que era um tipo de macaco sem serventia que apareceu aqui por acaso... hoje eu já acho que sou uma consciência que é parte de Deus, que não estou aqui por acaso e continuo sem saber pra que diabos sirvo eu...

Que tipo de consciência é essa?
E olha que eu penso pra kct... Mudei de macaco pra Deus, isso não me fez mais ou menos consciente, a única mudança foi em meu conhecimento e em minhas crenças.

O que você é e para que serve? (Se eu não gostar da sua resposta e achar que você não sabe realmente quem é e para que serve, vou concluir que então você não é consciente e deve ser usado como cobaia para o bem dos humanos conscientes...)

Cara a tua analogia é indecente! agora entendo porque a tua sexualidade é tão confusa! tá perdoado... :emoticon1:

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

videomaker escreveu:Cara a tua analogia é indecente! agora entendo porque a tua sexualidade é tão confusa! tá perdoado... :emoticon1:

Indecente é a tua "compreensão" da consciência... Mistura as bolas todas e ainda faz ataque pessoal por falta de argumento.
Isso é tópico, quando o cerco aperta, crentes sem argumentos fogem da raia e continuam repetindo pra si mesmo suas crenças tolas.

O maior problema é que você confunde conhecimento e razão com consciência, e ainda acha que pode identificar que animais não tem algo que nem você sabe dizer ao certo o que é.
Editado pela última vez por NadaSei em 06 Jul 2007, 21:24, em um total de 2 vezes.

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

videomaker escreveu:

Eles se manifestam... "gritam" e mordem, mas tem gente que é burra demais para entender o significado disso.
Como não entendem o que eles estão dizendo com isso, inventam explicações esdrúxulas e fantasiosas para esse comportamento... "Deve ser algum tipo de reflexo condicionado".

Na realidade o bicho está dizendo: "Hei, você não tem o direito de fazer isso, me solte".
Será que o rato é burro por não falar línguas humanas, ou é o homem que é burro por não entender "ratones"? :emoticon11:

betossantana
Contato:

Benetton escreveu:
betossantana escreveu:Ah, é, esqueci que o espírito é o casamento da religião da razão, blá blá blá.

Eu estava meio desnorteado, era pra ter escrevido que o ESPIRITISMO é o casamento da religião COM a razão.

Benetton escreveu:Havia dito que a minha fé passa pelo crivo da razão, ou seja, não tenho fé-cega, que acredita em tudo o que me dizem ou que algum "papa infalível" decretou que é verdade. É só isso.

Ora, francamente, o que eu acho mais detestável em você são essas frases ridículas. Gostaria de saber como é possível usar a RAZÃO pra acreditar em coisas tão estúpidas quanto os textos de Kardec.

Shanaista

Mensagem por Shanaista »

NadaSei,

nós sentimos por termos condições pra isso... mas será que um virus além de alma(por ter vida), teria espírito e consciencia?

eu acho que não...

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

betossantana escreveu:
Benetton escreveu:
betossantana escreveu:Ah, é, esqueci que o espírito é o casamento da religião da razão, blá blá blá.

Eu estava meio desnorteado, era pra ter escrevido que o ESPIRITISMO é o casamento da religião COM a razão.

Mesmo sendo irônico, não é que, às vezes, você acerta? :emoticon12:

betossantana escreveu:
Benetton escreveu:Havia dito que a minha fé passa pelo crivo da razão, ou seja, não tenho fé-cega, que acredita em tudo o que me dizem ou que algum "papa infalível" decretou que é verdade. É só isso.

Ora, francamente, o que eu acho mais detestável em você são essas frases ridículas. Gostaria de saber como é possível usar a RAZÃO pra acreditar em coisas tão estúpidas quanto os textos de Kardec.

Sim, ridículas, na SUA ilustríssima opinião, uma vez que você precipitadamente já afirma algo da sua cabeça e acredita ser uma verdade irrefutável. Aliás, estupidez é uma constante em muitos textos de certos ateus, aqui mesmo neste fórum, principalmente aqueles que não me deixam em paz ... :emoticon13:

Os textos foram codificados por Kardec, portanto, não são obras genuínas dele. Essas Obras asseveram muitas coisas, porém não assimilei tudo como se fossem um "livro sagrado", como é o Antigo Testamento para católicos e evangélicos. Neste último caso, qualquer barbaridade é aceita como a bondosa palavra de Deus, mesmo as matanças de mulheres e crianças recomendadas por Yahveh.

"Obras Póstumas" por exemplo, Eu li só uma parte e nem quis ler o resto, pois alusões a racismos já foi o suficiente para Eu não aceitá-la.

Contudo, e em síntese, a maior parte dos Livros codificados por Kardec versa sobre a Mediunidade, existências de Espíritos e Reencarnação. Essas são as bases do Espiritismo e são nessas premissas que Eu apóio minha crença. Muito bem, vamos às razões que respaldam essa minha assertiva :

A Mediunidade está sendo estudada e testada por Laboratórios Americanos. Vejamos um artigo, dentre outros, acerca dessa parte :

CIENTISTA AMERICANO ADMITE MEDIUNIDADE - ARIZONA UNIVERSITY
https://antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?t=286

Existências de Espíritos têm sido respaldada pela Society for Psichical Research e por Médicos Europeus.

REVISTA VEJA - A CRENÇA NA PLURALIDADE DAS EXISTÊNCIAS
https://antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?t=2400

MEDICINA EUROPÉIA E A PRESENÇA DE ESPÍRITOS EM NOSSO MEIO !
https://antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?t=2199

E a Reencarnação teve estudos científicos muito bem estruturados por Ian Stevenson, na Universidade de Virginia - E.U.A.

GLOBO REPÓRTER - MAIO DE 2006 - CIÊNCIA E ESPIRITUALIDADE
https://antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?t=4108

Se você não gostou desses artigos, mande os seus protestos tupiniquins para a Universidade de Virgínia - EUA, onde os estudos de Ian Stevenson tiveram início e são mantidos pela sua Equipe ; para a Society for Psichical Research na Inglaterra e Estados Unidos ; para Sam Parnia, pesquisador da Universidade de Southampton e o Dr. Peter Fenwick, consultor de Neuropsiquiatria da Universidade de Oxford - U.K. ; para Gary E. Schwartz, Ph.D da Harvard University e professor de psicologia, medicina, neurologia e psiquiatria, na University of Arizona - EUA. Todos esses nomes estão relacionados com os estudos por mim citados. É só acessar os links acima e confirmar.

As pesquisas dos Estudiosos acima não têm nada a ver com Kardec. Mas, indiretamente, dão suporte a princípios codificados por Ele.

" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.

videomaker

NadaSei escreveu:
videomaker escreveu:

Eles se manifestam... "gritam" e mordem, mas tem gente que é burra demais para entender o significado disso.
Como não entendem o que eles estão dizendo com isso, inventam explicações esdrúxulas e fantasiosas para esse comportamento... "Deve ser algum tipo de reflexo condicionado".

Na realidade o bicho está dizendo: "Hei, você não tem o direito de fazer isso, me solte".
Será que o rato é burro por não falar línguas humanas, ou é o homem que é burro por não entender "ratones"? :emoticon11:

Na verdade ele não esta dizendo coisa nenhuma! pois só diz alguma coisa que raciocina! ratones né ... cara se trata... :emoticon1:

betossantana
Contato:

Benetton escreveu:Os textos foram codificados por Kardec, portanto, não são obras genuínas dele.

E que bosta de RAZÃO você diz que usa pra ACREDITAR nisso?

Benetton escreveu:As pesquisas dos Estudiosos acima não têm nada a ver com Kardec. Mas, indiretamente, dão suporte a princípios codificados por Ele.

É mesmo, Benetton? Do mesmo jeito que as pesquisas de Ian Stevenson, que acreditava, como demonstramos eu e a Anna, que a reencarnação é um fenômeno imediato, sem um lapso de tempo do denominado "espírito" em um "mundo espiritual" e sendo que o reencarnado vítima, não algoz, trazia as marcas de suas agruras, em contradição ao que diz Kardec? E essas pesquisas também dão suporte às leis espíritas como a divina, a de adoração, a do trabalho, a de reprodução, a de conservação, à de destruição, a de sociedade, a do PROGRESSO, etc.? Quá, quá, faz-me rir.

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

Americanos são tão doentiamente religiosos que os estudos feitos por eles devem ser olhados com viés cada vez mais cético....so....

Trancado