Controlo Político da Biotecnologia

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Quetzalcoalt

Controlo Político da Biotecnologia

Mensagem por Quetzalcoalt »

No Livro "O nosso futuro Pós-Humano" Francis Fukuyama diz que a Biotecnologia deveria ter um controlo político. Deveria existir um acordo mundial em relação a esta tecnologia, tal como existe em relação á energia nuclear. O problema é que biotecnologia não é vista pelo público como algo tão perigoso como o nuclear. Mas segundo Fukuyama a biotecnologia é mais perigosa... porque promete mudar a natureza humana (criar seres humanos que nascem com selas... e outros que nascem com a esporas de Cowboy), e tem o potencial para criar as armas tão mortiferas como nanorobots autoreprodutores capazes de destruir toda a biosfera (basta serem programados para quebrar ligações de carbono).

Vai ser dificil. Muita gente entende o poder do cogumelo nuclear. Mas a imagem de nanorobots malucos a destruir tudo... é dificil de aceitar. Outro problema é a dificuldade do controlo estatal da tecnologia... embora o nuclear seja um exemplo. Fukuyama (mais liberal do que ele não há), diz que o liberalismo económico não pode admitir tudo e certas coisas devem ter a redea muito curta.

clara campos
Moderadora
Contato:

Re.: Controlo Político da Biotecnologia

Mensagem por clara campos »

Eu não me importava de ter nascido com asas...
Olhem só o dinheiro que eu ia poupar em transportes :emoticon12:
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

RicardoVitor

Mensagem por RicardoVitor »

Meu sonho é ver nanorobots autoreprodutores capazes de destruir toda a biosfera.
Logical, responsible, practical.
Clinical, intellectual, cynical.
Liberal, fanatical, criminal.
Acceptable, respectable, presentable, a vegetable!

RicardoVitor

Mensagem por RicardoVitor »

Considero mais perigoso tal tecnologia nas mãos de políticos do que entre civis...
Logical, responsible, practical.
Clinical, intellectual, cynical.
Liberal, fanatical, criminal.
Acceptable, respectable, presentable, a vegetable!

manoelmac
Contato:

Mensagem por manoelmac »

CUIDADO HUMANIDADE!

Imagem
Manoel Machado Henriques

"...A razão de um povo inteiro, leva tempo a construir..."

Imagem

(Pedro Ayres Magalhães - As Brumas do Futuro)

Trancado