SITES ESPIRITAS DIVULGANDO CONTEÚDO RACISTA
- O ENCOSTO
- Contato:
Não existe racismo dentro de uma doutrina que acredita na reencarnação.
Afinal, os negros serão os brancos de amanhã.
O ENCOSTO
http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.
"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”
"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”
- videomaker
Re: Re.: SITES ESPIRITAS DIVULGANDO CONTEÚDO RACISTA
Fedidovisk escreveu:videomaker escreveu:Anna escreveu:APODman escreveu:Caramba, o Botânico ainda se debate tentado justificar ( como todo bom espírita ele apenas justifica ) a questão da DE ser racista em suas bases sendo que tal idéia obtém apoio em diversos círculos espíritas ?![]()
[ ]´s
Não dá pra entender!
A sociedade europeia era de origem branca ou negra? os selvagens por outra parte eram negros ou brancos?A selvageria não seria então a condição de ser menos adiantado e não a cor da pele?
![]()
Quem eram os mais adiantados ? Os europeus que vieram para cá , torturaram e dizimaram os índios... que iniciaram as cruzadas à troco de merda...
Isso é evolução... pois eu prefiro ser um selvagem...
Os que davam seus filhos aos leões pra comer claro! ou tinham o minimo de higiene! ou que tratavam doenças com supertições... há vai ... vai...

Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)
- Jeanioz
- Gênero: Masculino
videomaker escreveu:Fedidovisk escreveu:videomaker escreveu:Anna escreveu:APODman escreveu:Caramba, o Botânico ainda se debate tentado justificar ( como todo bom espírita ele apenas justifica ) a questão da DE ser racista em suas bases sendo que tal idéia obtém apoio em diversos círculos espíritas ?![]()
[ ]´s
Não dá pra entender!
A sociedade europeia era de origem branca ou negra? os selvagens por outra parte eram negros ou brancos?A selvageria não seria então a condição de ser menos adiantado e não a cor da pele?
![]()
Quem eram os mais adiantados ? Os europeus que vieram para cá , torturaram e dizimaram os índios... que iniciaram as cruzadas à troco de merda...
Os que davam seus filhos aos leões pra comer claro! ou tinham o minimo de higiene! ou que tratavam doenças com supertições... há vai ... vai...
Ei! Eu também quero brincar de "qual civilização é melhor?"!

Deixa eu ver: os povos não-europeus tomavam mais banho e eram mais higiênicos que os europeus! Ah, e os europeus praticavam muitos crimes e eram muito materialistas!

Logo, os europeus são os espíritos menos evoluídos do mundo!

"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte
"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte
Napoleão Bonaparte
Napoleão Bonaparte
- videomaker
Anna escreveu:videomaker escreveu:Anna escreveu:APODman escreveu:Caramba, o Botânico ainda se debate tentado justificar ( como todo bom espírita ele apenas justifica ) a questão da DE ser racista em suas bases sendo que tal idéia obtém apoio em diversos círculos espíritas ?![]()
[ ]´s
Não dá pra entender!
![]()
O que é ser selvagem? Dançar freneticamente ao som de tambores? Matar seus inimigos com violência e executar rituais, sacrifício para os deuses? paganismo? Se é o estilo de vida e práticas completemnete fora do que versa a cultura das civilizações mais modernas, gostaria de ver o Kardec e vocês espiritas me explicando o que diferencia um negro, nativo do Novo Mundo ou Indo-malaio de Vikings, Celtas e Unos.
Que ignorância!
Volte em meia vem alguem com essa perguntinha "RIDICULA" de quem é O SELVAGEM? Oras bolas, vai ate o dicionario que tá lá escrito! Não enxergar nas civilazações quem é civilizado e quem é bruto, é paixão demais em defender uma posição!
É a mania do politicamente, que virou moda, por ignorancia... :emoticon17:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)
- videomaker
Jeanioz escreveu:videomaker escreveu:Fedidovisk escreveu:videomaker escreveu:Anna escreveu:APODman escreveu:Caramba, o Botânico ainda se debate tentado justificar ( como todo bom espírita ele apenas justifica ) a questão da DE ser racista em suas bases sendo que tal idéia obtém apoio em diversos círculos espíritas ?![]()
[ ]´s
Não dá pra entender!
![]()
Ei! Eu também quero brincar de "qual civilização é melhor?"!![]()
Deixa eu ver: os povos não-europeus tomavam mais banho e eram mais higiênicos que os europeus! Ah, e os europeus praticavam muitos crimes e eram muito materialistas!![]()
Vc não pode! não tem dados concretos pra isso! e o "MAS EU OUVI FALAR" , DEFINITIVAMENTE NÃO VALE! Sinto muito... :emoticon1:
- Jeanioz
videomaker escreveu:Jeanioz escreveu:videomaker escreveu:Fedidovisk escreveu:videomaker escreveu:Anna escreveu:APODman escreveu:Caramba, o Botânico ainda se debate tentado justificar ( como todo bom espírita ele apenas justifica ) a questão da DE ser racista em suas bases sendo que tal idéia obtém apoio em diversos círculos espíritas ?![]()
[ ]´s
Não dá pra entender!
![]()
Ei! Eu também quero brincar de "qual civilização é melhor?"!![]()
Deixa eu ver: os povos não-europeus tomavam mais banho e eram mais higiênicos que os europeus! Ah, e os europeus praticavam muitos crimes e eram muito materialistas!![]()
Vc não pode! não tem dados concretos pra isso! e o "MAS EU OUVI FALAR" , DEFINITIVAMENTE NÃO VALE! Sinto muito... :emoticon1:
De onde você tirou o "Mas eu ouvi falar"? Tudo que eu disse é verdade.
Agora aproveita que é sua vez e defenda a Cultura Européia!

Napoleão Bonaparte
Napoleão Bonaparte
Napoleão Bonaparte
Napoleão Bonaparte
- Fedidovisk
Re.: SITES ESPIRITAS DIVULGANDO CONTEÚDO RACISTA
Acho que vai dar pane no sistema do VM agora... no C-- dele hahahaha
" insert = Romanos e Egípcios
- Information 0 > 3 / Romanos
"- Romanos higiénicos, politeístas, civilizados.
0 < 3 - Romanos = 1 ;
1 - Imperialista , logo = Romanos civilizados = logo justificável.txt
- Culturas Barbáras , atrasadas = saqueadas, crucificadas, dada aos leões, escravizados.
- the border , final.cvv
Insert Egipt = 2
2 = Banho - 30 in 30 minutes,
* civilited - no barbarian ,
Escravidão ... escravidão...
ERROR , ERROR , ERROR - Cannot proced , slavery =/= civilization
it presses a keyboard key to continue * - L
[/final]
- videomaker
Fedidovisk escreveu:Acho que vai dar pane no sistema do VM agora... no C-- dele hahahaha
" insert = Romanos e Egípcios
- Information 0 > 3 / Romanos
"- Romanos higiénicos, politeístas, civilizados.
0 < 3 - Romanos = 1 ;
1 - Imperialista , logo = Romanos civilizados = logo justificável.txt
- Culturas Barbáras , atrasadas = saqueadas, crucificadas, dada aos leões, escravizados.
- the border , final.cvv
Insert Egipt = 2
2 = Banho - 30 in 30 minutes,
* civilited - no barbarian ,
Escravidão ... escravidão...
ERROR , ERROR , ERROR - Cannot proced , slavery =/= civilization
it presses a keyboard key to continue * - L
[/final]
Banho realmente é coisa que muita cultura do velho mundo não gostava! Agora se isso somente é relevante pra chegar a uma conclusão... ai é outra estoria! agora e teu C-- vai bem? :emoticon16:
videomaker escreveu:Anna escreveu:videomaker escreveu:Anna escreveu:APODman escreveu:Caramba, o Botânico ainda se debate tentado justificar ( como todo bom espírita ele apenas justifica ) a questão da DE ser racista em suas bases sendo que tal idéia obtém apoio em diversos círculos espíritas ?![]()
[ ]´s
Não dá pra entender!
![]()
O que é ser selvagem? Dançar freneticamente ao som de tambores? Matar seus inimigos com violência e executar rituais, sacrifício para os deuses? paganismo? Se é o estilo de vida e práticas completemnete fora do que versa a cultura das civilizações mais modernas, gostaria de ver o Kardec e vocês espiritas me explicando o que diferencia um negro, nativo do Novo Mundo ou Indo-malaio de Vikings, Celtas e Unos.
Que ignorância!
Volte em meia vem alguem com essa perguntinha "RIDICULA" de quem é O SELVAGEM? Oras bolas, vai ate o dicionario que tá lá escrito! Não enxergar nas civilazações quem é civilizado e quem é bruto, é paixão demais em defender uma posição!
Pare de falar asneiras escorregadias e responda a pergunta que fiz acima, coisa que vc não fez!
A menos que não tenha entendido a diferença de nativos do novo mundo, indo -malais e Vikings, Celtas e Unos. Se vc não percebeu eu posso desenhar pra ti.
REsponda! Se não puder recolha sua insignificância e coorporativismo com preceitos racistas.
Tem esta tb, que vc fingiu que não viu:
Anna escreveu:E pra quem não sabe (VMs e outros expiritas) os chamados bárbaros nórdicos eram brancos como a neve!![]()
![]()
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.
- Fedidovisk
O interessante é que muitas vezes os itens necessários para a civilização, são acompanhados de babáries... a civilizada Inglaterra da época dos cercamentos tinham um comportamento comparado com os considerados babáros, que era cortar as mãos daqueles que se opunham... no caso camponeses. E no entanto é graças à essa barbárie que muitos países puderam então dar início também à sua ascensão industrial e comercial.... Uma coisa puxa a outra.
É absurdo tentar definir uma região de civilizada ou barbára, o máximo que podemos fazer é reduzirmos à escala de indivíduo... aí sim poderemos encontrar civilizados e selvagens... só que esses estão em todos os lugares, se destacando independente se nascera na Índia ou França...
Ao invés de tomar essa postura arrogante, deveriam rever os conceitos, nunca fará sentido ou terá futura uma "religião" que prega a discriminação e segregação.
É absurdo tentar definir uma região de civilizada ou barbára, o máximo que podemos fazer é reduzirmos à escala de indivíduo... aí sim poderemos encontrar civilizados e selvagens... só que esses estão em todos os lugares, se destacando independente se nascera na Índia ou França...
Ao invés de tomar essa postura arrogante, deveriam rever os conceitos, nunca fará sentido ou terá futura uma "religião" que prega a discriminação e segregação.
- Aranha
- Contato:
videomaker escreveu:Anna escreveu:videomaker escreveu:Anna escreveu:APODman escreveu:Caramba, o Botânico ainda se debate tentado justificar ( como todo bom espírita ele apenas justifica ) a questão da DE ser racista em suas bases sendo que tal idéia obtém apoio em diversos círculos espíritas ?![]()
[ ]´s
Não dá pra entender!
![]()
Que ignorância!
- Não adianta explicar pro Video, talvez ele entenda na próxima reencarnação, se der sorte de encarnar num branco.
Abraço,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker
Ben Parker
- Res Cogitans
O ENCOSTO escreveu:Não existe racismo dentro de uma doutrina que acredita na reencarnação.

*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.
*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.
*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.
- Jeanioz
Res Cogitans escreveu:O ENCOSTO escreveu:Não existe racismo dentro de uma doutrina que acredita na reencarnação.
![]()
![]()

Napoleão Bonaparte
Napoleão Bonaparte
Napoleão Bonaparte
Napoleão Bonaparte
- videomaker
Anna escreveu:videomaker escreveu:Anna escreveu:videomaker escreveu:Anna escreveu:APODman escreveu:Caramba, o Botânico ainda se debate tentado justificar ( como todo bom espírita ele apenas justifica ) a questão da DE ser racista em suas bases sendo que tal idéia obtém apoio em diversos círculos espíritas ?![]()
[ ]´s
Não dá pra entender!
![]()
Que ignorância!
Pare de falar asneiras escorregadias e responda a pergunta que fiz acima, coisa que vc não fez!
A menos que não tenha entendido a diferença de nativos do novo mundo, indo -malais e Vikings, Celtas e Unos. Se vc não percebeu eu posso desenhar pra ti.
REsponda! Se não puder recolha sua insignificância e coorporativismo com preceitos racistas.
Tem esta tb, que vc fingiu que não viu:Anna escreveu:E pra quem não sabe (VMs e outros expiritas) os chamados bárbaros nórdicos eram brancos como a neve!![]()
![]()
A relação que kardec fez foi com outros povos, e não com aqueles que vc citou! Ate porque vikings já não mais existiam na data da codificação da DE! logo lembrar que existiam brancos barbaros não vai adiantar nada, o que kardec tinha em mente eram os negros, que pela sua condição de selvagem, E NÃO PELA SUA COR, poderia ser menos adiantados que o branco que viviam em uma grande cidade europeia!
Mas fica ai a pergunta: Qual a cor predominante dos selvagens que viviam no seculo XIX?

Mas como selvagem e civilizado pra vc são coisas que não se sabe definir ( á pesar das wikipédias da vida), pra mim realmente não tem significado nenhum.... já me recolhendo a ela.

- videomaker
Abmael escreveu:videomaker escreveu:Anna escreveu:videomaker escreveu:Anna escreveu:APODman escreveu:Caramba, o Botânico ainda se debate tentado justificar ( como todo bom espírita ele apenas justifica ) a questão da DE ser racista em suas bases sendo que tal idéia obtém apoio em diversos círculos espíritas ?![]()
[ ]´s
Não dá pra entender!
![]()
Que ignorância!
- Não adianta explicar pro Video, talvez ele entenda na próxima reencarnação, se der sorte de encarnar num branco.
Abraço,
Qual a cor predominante dos selvagens que viviam no seculo XIX?

E a da sociedade européia da mesma época?

Ou vou ter que morrer e esperar uma outra vida pra vê um ateu que me responda objetivamente essa pergunta!

Já que os céticos gostam de repisar a mesma besteira por falta de assunto e de argumentação séria, então vamos lá.
1) Pra dizer a verdade, não vi mesmo, nem me interessei.
2) A publicação limitava-se a reproduzir o que havia sido escrito ou fazia também comentários? (poste os links aqui...)
3) Fez você a crítica então?
4) Eu não estou pondo panos quentes em nada. No máximo procuro entender o contexto de uma época para saber porque se escreveu tal coisa. Noto que a tal coisa foi só uma constatação de realidade de sua época: não se fez apologia em favor de escravidão ou discriminação social. Kardec errou? Sim, e daí? Darwin também errou ao propor que se fizesse com os humanos o que se faziam com cavalos e vacas: melhoramento da raça. E alguém aqui critica Darwin por isso ou renega o evolucionismo só porque veio de um racista?
Não valorizou você o sábio Antônio da Silva Melo, por criticar o Espiritismo? O fato de ele ter sido um panaca racista não o leva a desconsiderá-lo, não é mesmo?
Tentando JUSTIFICAR? Bem, eu não acho que tenha JUSTIFICADO coisa alguma. No máximo EXPLIQUEI uma questão de contexto de época. Os tais "ensinos racistas", que jamais vi nos centros espíritas pelos quais passei (em nenhum deles eu soube que Obras Póstumas ou a Revista Espírita eram usados como obras doutrinárias), não tem justificativa hoje em dia, nem validade.
Daí então gostaria de saber quem são esses diversos círculos espíritas que dão apoio a tal idéia. Passe a lista e os links aqui, por favor.
E a quem devemos pedir desculpas? Apresente-me, por favor, a lista das pessoas, dos líderes, dos governantes, dos legisladores, dos empresários, etc e tal, que tomaram medidas racistas porque segundo Allan Kardec...
Bem, tenho aguardado, desde o meu primeiro contato com a comunidade cética, que me apresentassem as provas de que as pessoas mentiram, que fraudaram, que montaram as fotos, que etcetaram... Mas tudo o que puderam me apresentar foram outras pessoas que não mentem (ao menos os céticos juram que elas nunca mentiriam...), não conseguem me descrever como os mecanismos de fraude ocorreram (exigem apenas que eu CREIA que tenham ocorrido), não me apresentaram as fotos autenticadas e aceitas como genuínas e que eles céticos têm em mãos os negativos originais e demonstrando os evidentes sinais de montagem (CREIA em nós céticos quando dizemos que as fotos foram montadas).
Se os céticos não provam os seus argumentos, por que deveria eu abandonar os meus?
E daí? Os céticos nunca conseguiram desmenti-los.
De que adiantariam mais experimentos? Os cientistas que fizerem os ditos experimentos, serão execrados pela comunidade cética como burros, idiotas, imbecis ou canalhas, pois não provaram a fraude. Se eventualmente algum cético se meter a fazer os experimentos e chegar aos mesmos resultados, será execrado pelo restante da comunidade cética, pois não provou a fraude. Se outros céticos também não conseguirem provar a fraude, serão execrados pelos outros sábios céticos que nunca fizeram experimento algum e estes serão aclamados como os verdadeiros gênios.
Como eu disse antes: já vi esse filme.
É uma questão de ECONOMIA: na época de Kardec a CIÊNCIA, assim como o aparente óbvio ululante da realidade, dizia que havia raças superiores intelectual e moralmente (?) a outras e por coincidência a caucasóide era a superior (e ainda assim havia no meio dela subgrupos que eram superiores uns aos outros: os nórdicos e anglosaxônicos eram superiores, os judeus, ciganos e os latinos eram inferiores). Já as outras raças sem dúvida eram inferiores, pois sua tecnologia e intelectualidade científica era mais por baixo ou até inexistente.
Daí então Kardec ERRONEAMENTE supôs aqui uma relação mais econômica: um espírito inferior deveria ocupar um corpo inferior. Alguma falta de lógica? Mas isso foi lá nos tempos de Kardec e até pelos anos 1930. Depois que os japoneses chutaram o balde da superioridade caucasóide e que claramente ficou demonstrado que a tal "inferioridade racial" era só inferioridade de conhecimento técnico sobre raças, então a economia kardequiana foi para a cucuia. Exceto por vocês céticos, que querem que ainda façamos uso dela.
O raciocínio até tem lógica, ainda que errado. Mas poderia postar o texto descrevendo nesses termos, por favor?
Bem, isso já caducou. Quanto aos tais exilados, é ASQ = acredite se quiser.
Porque sabemos hoje que a cor NÃO É RAZÃO DE INFERIORIDADE. Nos tempos de Kardec se pensava assim e este apenas reproduziu o pensamento de sua época. Antes que venha com "Mas os espíritos superiores não desmentiram isso..." quero lembrar que Kardec tinha uma qualidade (ou um defeito, conforme o ponto de vista) que era a de não ser vaquinha de presépio dos espíritos. Assim, se o que se via na realidade de sua época fosse desmentido por um espírito, como este provaria o que dizia? Kardec não aceitava ensinamentos sem discutir.
Veja lá, Fedido, o que você faria: _ Se alguém lhe dissesse que ninguém morreu no acidente do avião da TAM e que tudo não passa de uma armação da Zelites para desacreditar o governo Lula, você acreditaria?
E?
Bem, suponho que o exterminador da cultura inferior chegou aos futuros exterminados lendo o seguinte documento:
"Atendendo ao conselho dado pelo Sr Allan Kardec, tão sábio e tão amplamente aceito em nosso meio científico e intelectual, vamos liquidar a sua cultura inferior e substituir pela nossa, que é muito superior à vossa."
Gostaria que postasse aqui esse documento, Sr Apô.
Quanto a um povo exterminado, a conclusão acaciana a que Kardec chegou era que os espíritos que nele encarnavam, agora vão ter de fazê-lo em outros povos. A conclusão acaciana a que vocês céticos chegam é que o tal povo não tem mais futuro...
Os grandes contra-sensos e injustiças sempre existiram, assim como as diversidades, independente de explicações religiosas ou não. Tais coisas sempre preocuparam a humanidade e confundiram as religiões. Não pretendemos que estejam plenamente resolvidas, mas a maior luz sobre elas, senão a única, vem do Espiritismo. Os demais ensinos religiosos, sobretudo os cristãos, são de lastimável pobreza para explicar tudo isso.
Se Kardec foi uma besta quadrada (ou quadradra, segundo você), ao menos quanto a isso saiu-se melhor do que os outros.
E a explicação cética: sorte de quem, no meio dessas diversidade, contra-sensos e injustiças, ficou por cima da carne seca e azar de quem ficou por baixo dela.
Você ficaria satisfeito com uma nota de rodapé dizendo:
"Kardec disse tal coisa baseado nos conceitos científicos e na realidade de sua época" ?
Poste aqui esses textos ou indique os links; o portal é grande.
Conforme a APOLOGIA AO RACISMO (só reprodução de textos antigos, não vale...), prometo que meto a boca no trombone lá...
Kardec disse que o Espiritismo deveria evoluir junto com a ciência. Nos tempos dele, essa dizia que havia raças e que umas eram superiores a outras. Hoje em dia, sabemos que raças nem sequer existem. Nos tempos de Kardec, povos majoritariamente compostos por certas "raças" pareciam ser tecnologica e culturalmente mais "adiantados" que outros, compostos por "raças" distintas. Hoje sabemos que isso era só impressão. Todas as "raças" têm o mesmo potencial de aprenzidado e inteligência e a moderna Antropologia mudou completamente o conceito de cultura "superior" ou "inferior".
Atendendo ao conselho de Kardec em avançar com a Ciência, então joga-se no lixo o que ele disse baseado no que via em sua época e adotemos o que vemos hoje em dia. Portanto, a reencarnação dá-se em qualquer sexo, povo, classe social, cor de pele, tipo de cabelo... Sem qualquer restrição.
Sei que você quer que fiquemos bitolados nos textos antigos de Kardec, mas saiba que, ao contrário da Bíblia ou do Corão, AQUELES NÃO SÃO SAGRADOS para nós. Nenhum escrito espírita é sagrado e portanto pode ser descartado se não condiz com a realidade.
Sacou?
De TODO o Espiritismo? Ou somente dos textos caducos? Você também pega textos científicos antigos e ultrapassados e diz que DISCORDO DA CIÊNCIA porque acho isso, isto e mais aquilo?
Certíssimo!
Só que os corpos mais evoluídos estão em outros planetas ultimamente mais evoluídos. Problema é que ninguém viu esses corpos, nem esses planetas. É só filosofia. Não há corpos humanos mais evoluídos que outros neste planeta.
Bem, de acordo como o Encosto, dizer que o humano é mais evoluído do que uma medusa é RACISMO!
E também os brancos podem vir a serem negros, homens podem vir a ser mulheres, americanos podem vir a ser vietnamitas, e o contrário também é válido. Como valido o racismo com tal doutrina?
O ENCOSTO escreveu:A proposito, creio que você não leu o tópico e a defesa de alguns espiritas a estes textos.
E eu vi mais: Vi sites site espiritas, frequentado por espiritas, publicando tal material.
E NÃO VI espiritas em foruns espiritas criticando isso.
No máxixo, se limitam a por panos quentes como você anda fazendo.
2) A publicação limitava-se a reproduzir o que havia sido escrito ou fazia também comentários? (poste os links aqui...)
4) Eu não estou pondo panos quentes em nada. No máximo procuro entender o contexto de uma época para saber porque se escreveu tal coisa. Noto que a tal coisa foi só uma constatação de realidade de sua época: não se fez apologia em favor de escravidão ou discriminação social. Kardec errou? Sim, e daí? Darwin também errou ao propor que se fizesse com os humanos o que se faziam com cavalos e vacas: melhoramento da raça. E alguém aqui critica Darwin por isso ou renega o evolucionismo só porque veio de um racista?
Não valorizou você o sábio Antônio da Silva Melo, por criticar o Espiritismo? O fato de ele ter sido um panaca racista não o leva a desconsiderá-lo, não é mesmo?
Apodman escreveu:Caramba, o Botânico ainda se debate tentado justificar ( como todo bom espírita ele apenas justifica ) a questão da DE ser racista em suas bases sendo que tal idéia obtém apoio em diversos círculos espíritas ?
Tentando JUSTIFICAR? Bem, eu não acho que tenha JUSTIFICADO coisa alguma. No máximo EXPLIQUEI uma questão de contexto de época. Os tais "ensinos racistas", que jamais vi nos centros espíritas pelos quais passei (em nenhum deles eu soube que Obras Póstumas ou a Revista Espírita eram usados como obras doutrinárias), não tem justificativa hoje em dia, nem validade.
Daí então gostaria de saber quem são esses diversos círculos espíritas que dão apoio a tal idéia. Passe a lista e os links aqui, por favor.
Azathoth escreveu: Até os adventistas se arrependeram e pediram desculpas por terem ajudado os nazistas.
E a quem devemos pedir desculpas? Apresente-me, por favor, a lista das pessoas, dos líderes, dos governantes, dos legisladores, dos empresários, etc e tal, que tomaram medidas racistas porque segundo Allan Kardec...
Judas escreveu: Mas o Botânico não se interessa muito por isso, para ele o que vale são os "experimentos" realizados por "cientistas" provando a existência de espíritos, materializações etc...etc...
tudo baseado em relatos de pessoas que não mente, não fraudam, não montam fotos etc...etc...
Bem, tenho aguardado, desde o meu primeiro contato com a comunidade cética, que me apresentassem as provas de que as pessoas mentiram, que fraudaram, que montaram as fotos, que etcetaram... Mas tudo o que puderam me apresentar foram outras pessoas que não mentem (ao menos os céticos juram que elas nunca mentiriam...), não conseguem me descrever como os mecanismos de fraude ocorreram (exigem apenas que eu CREIA que tenham ocorrido), não me apresentaram as fotos autenticadas e aceitas como genuínas e que eles céticos têm em mãos os negativos originais e demonstrando os evidentes sinais de montagem (CREIA em nós céticos quando dizemos que as fotos foram montadas).
Se os céticos não provam os seus argumentos, por que deveria eu abandonar os meus?
APODman escreveu:... do sec XIX
Iscariostes escreveu: Ops esqueci do mais importante.
É isso aí , ele quer que refutemos estudos do seculo XIX, mas quando perguntado sobre experiências mais recentes veja o que saiu:
Botanico escreveu: O tempo das pesquisas já passou, até porque, mesmo com pesquisas novas, o resultado será o mesmo: a infeliz descoincidência. Onde há materialização hoje, o que se faz é trabalho de centro espírita, semelhante àqueles onde não há.
De que adiantariam mais experimentos? Os cientistas que fizerem os ditos experimentos, serão execrados pela comunidade cética como burros, idiotas, imbecis ou canalhas, pois não provaram a fraude. Se eventualmente algum cético se meter a fazer os experimentos e chegar aos mesmos resultados, será execrado pelo restante da comunidade cética, pois não provou a fraude. Se outros céticos também não conseguirem provar a fraude, serão execrados pelos outros sábios céticos que nunca fizeram experimento algum e estes serão aclamados como os verdadeiros gênios.
Apodman escreveu:Kardec considerava que era a etnia era condição da evolução espiritual do espírto que habita aquel corpo.
Assim, negrso seriam não apenas espiritualmente mas tb materialmente inferiores aos brancos.
É uma questão de ECONOMIA: na época de Kardec a CIÊNCIA, assim como o aparente óbvio ululante da realidade, dizia que havia raças superiores intelectual e moralmente (?) a outras e por coincidência a caucasóide era a superior (e ainda assim havia no meio dela subgrupos que eram superiores uns aos outros: os nórdicos e anglosaxônicos eram superiores, os judeus, ciganos e os latinos eram inferiores). Já as outras raças sem dúvida eram inferiores, pois sua tecnologia e intelectualidade científica era mais por baixo ou até inexistente.
Daí então Kardec ERRONEAMENTE supôs aqui uma relação mais econômica: um espírito inferior deveria ocupar um corpo inferior. Alguma falta de lógica? Mas isso foi lá nos tempos de Kardec e até pelos anos 1930. Depois que os japoneses chutaram o balde da superioridade caucasóide e que claramente ficou demonstrado que a tal "inferioridade racial" era só inferioridade de conhecimento técnico sobre raças, então a economia kardequiana foi para a cucuia. Exceto por vocês céticos, que querem que ainda façamos uso dela.
Apodman escreveu:Um espírito de um negro até poderia habitar o corpo de um branco porém devido a máquina ser muito superior ao operário dela isto gerava catástrofes ( como um serial killer ).
O raciocínio até tem lógica, ainda que errado. Mas poderia postar o texto descrevendo nesses termos, por favor?
Apodman escreveu:O espírito de um negro pode vir a habitar um corpo branco apenas após sua evolução espiritual.
"Emannuel" corrobora parcialmente isto ao afirmar que as etnias africanas e asiáticas são espíritos inferiores, descedentes evolutivos dos primatas, porém o homem branco surgiu para abrigar os espíritos superiores ( ao nosso mundo ) exilados de Capela.
Bem, isso já caducou. Quanto aos tais exilados, é ASQ = acredite se quiser.
Fedido escreveu:O pior é que eles sabem disso tudo...
Porque vocês não mostram a cara e dizem publicamente que a cor é razão de inferioridade... que o mais rico e branco é o melhor... que não há mal em selvagens cumprirem sua sina... como bom espírita...
Porque sabemos hoje que a cor NÃO É RAZÃO DE INFERIORIDADE. Nos tempos de Kardec se pensava assim e este apenas reproduziu o pensamento de sua época. Antes que venha com "Mas os espíritos superiores não desmentiram isso..." quero lembrar que Kardec tinha uma qualidade (ou um defeito, conforme o ponto de vista) que era a de não ser vaquinha de presépio dos espíritos. Assim, se o que se via na realidade de sua época fosse desmentido por um espírito, como este provaria o que dizia? Kardec não aceitava ensinamentos sem discutir.
Veja lá, Fedido, o que você faria: _ Se alguém lhe dissesse que ninguém morreu no acidente do avião da TAM e que tudo não passa de uma armação da Zelites para desacreditar o governo Lula, você acreditaria?
Apodman escreveu:Nota: Kardec publicou em sua Revista Espírita uma carat recebida de um empresário fracês que vivia na América do Sul.
ele relata como um nativo ficou feliz ao saber que um dia, após sucessões de reencarnações poderia finalmente vir a reencarnar como aquele francês, um caucasiano superior.
E?
Apodman escreveu:Kardec ainda justifica genocídios como sendo algo bom as populações nativas dizimadas pois ao exterminar um "cultura inferior" isto estaria possibilitando ou facilitando a evolução daquelas almas a estágios de "culturas superiores" como a européia:
Bem, suponho que o exterminador da cultura inferior chegou aos futuros exterminados lendo o seguinte documento:
"Atendendo ao conselho dado pelo Sr Allan Kardec, tão sábio e tão amplamente aceito em nosso meio científico e intelectual, vamos liquidar a sua cultura inferior e substituir pela nossa, que é muito superior à vossa."
Gostaria que postasse aqui esse documento, Sr Apô.
Quanto a um povo exterminado, a conclusão acaciana a que Kardec chegou era que os espíritos que nele encarnavam, agora vão ter de fazê-lo em outros povos. A conclusão acaciana a que vocês céticos chegam é que o tal povo não tem mais futuro...
Aborrecente de 13 anos escreveu:E Kardec era uma besta quadradra!
Enquanto alguns tentavam entender a diversidade do mundo, a besta tentou tornar explicável religiosamente grandes contrasensos e injustiças apoiando toda a sorte de abusos feitos contra esses povos.
Sou descendente de negros escravos e por honra ao sangue de meus ancestrais, açoitados no tronco, posteriormente maltrapilhos e andarilhando famintos pelo nordeste, até a ladeira da preguiça, onde nasceu meu pai, abomino essa bosta inteira postada aqui.
Os grandes contra-sensos e injustiças sempre existiram, assim como as diversidades, independente de explicações religiosas ou não. Tais coisas sempre preocuparam a humanidade e confundiram as religiões. Não pretendemos que estejam plenamente resolvidas, mas a maior luz sobre elas, senão a única, vem do Espiritismo. Os demais ensinos religiosos, sobretudo os cristãos, são de lastimável pobreza para explicar tudo isso.
Se Kardec foi uma besta quadrada (ou quadradra, segundo você), ao menos quanto a isso saiu-se melhor do que os outros.
E a explicação cética: sorte de quem, no meio dessas diversidade, contra-sensos e injustiças, ficou por cima da carne seca e azar de quem ficou por baixo dela.
Apodman escreveu:Pois é sal mas onde forma publicadas correções sobre tis temas e ditos ?
Você ficaria satisfeito com uma nota de rodapé dizendo:
"Kardec disse tal coisa baseado nos conceitos científicos e na realidade de sua época" ?
Apodman escreveu:Tais barbaridades continuam sendo ensinadas nas escolas de Educação Mediunica sem nenhum adendo, apens com malabarismos tradicionais dos espírtas visando justifica-los ( atitude tomada por alguns foristas neste mesmo tópico como Botânico e VM ).
O reflexo disto é que basta dar uma procurada nos textos do espirito.org e vc localizará inúmeros texctos que dão suporte as teorias de Kardec neste tema.
Poste aqui esses textos ou indique os links; o portal é grande.
Conforme a APOLOGIA AO RACISMO (só reprodução de textos antigos, não vale...), prometo que meto a boca no trombone lá...
O Encostado escreveu:Seu conceito de kardecismo é totalmente incoerente com oque vemos nas publicações. Isso ocorre porque, como você mesmo afirmou, aprendeu a doutrina sem o auxilio de um entendido. Gente como Chico Xavier e Allan Kardec não concordam com você. Só para começo de conversa.
Kardec disse que o Espiritismo deveria evoluir junto com a ciência. Nos tempos dele, essa dizia que havia raças e que umas eram superiores a outras. Hoje em dia, sabemos que raças nem sequer existem. Nos tempos de Kardec, povos majoritariamente compostos por certas "raças" pareciam ser tecnologica e culturalmente mais "adiantados" que outros, compostos por "raças" distintas. Hoje sabemos que isso era só impressão. Todas as "raças" têm o mesmo potencial de aprenzidado e inteligência e a moderna Antropologia mudou completamente o conceito de cultura "superior" ou "inferior".
Atendendo ao conselho de Kardec em avançar com a Ciência, então joga-se no lixo o que ele disse baseado no que via em sua época e adotemos o que vemos hoje em dia. Portanto, a reencarnação dá-se em qualquer sexo, povo, classe social, cor de pele, tipo de cabelo... Sem qualquer restrição.
Sei que você quer que fiquemos bitolados nos textos antigos de Kardec, mas saiba que, ao contrário da Bíblia ou do Corão, AQUELES NÃO SÃO SAGRADOS para nós. Nenhum escrito espírita é sagrado e portanto pode ser descartado se não condiz com a realidade.
Sacou?
O Encostado escreveu:Por tanto, o mais apropriado seria você dizer o seguinte: Não concordo com o espiritismo porque acho isso, isso e mais iso.
De TODO o Espiritismo? Ou somente dos textos caducos? Você também pega textos científicos antigos e ultrapassados e diz que DISCORDO DA CIÊNCIA porque acho isso, isto e mais aquilo?
O Encostado escreveu:Voltando:
Na verdade, reencarnação só termina com o preconceito racial na cabeça de quem assim o acha.
O preconceito, na minha opinião, COM BASE EM TEXTOS KARDECISTAS - não com base naquilo que acho bonitinho dizer, só aumenta: Você, como espirito, pode reencarnar em vários corpos: uns mais evoluidos que outros. PONTO.
Certíssimo!
Só que os corpos mais evoluídos estão em outros planetas ultimamente mais evoluídos. Problema é que ninguém viu esses corpos, nem esses planetas. É só filosofia. Não há corpos humanos mais evoluídos que outros neste planeta.
O Encostado escreveu:Isso atesta a existencia de corpos mais evoluidos que outros. MAIS UM PONTO
Quem acredita nisso é racista. PONTO FINAL
Bem, de acordo como o Encosto, dizer que o humano é mais evoluído do que uma medusa é RACISMO!
O Encostado escreveu:Não existe racismo dentro de uma doutrina que acredita na reencarnação.
E também os brancos podem vir a serem negros, homens podem vir a ser mulheres, americanos podem vir a ser vietnamitas, e o contrário também é válido. Como valido o racismo com tal doutrina?
Judas escreveu: Mas o Botânico não se interessa muito por isso, para ele o que vale são os "experimentos" realizados por "cientistas" provando a existência de espíritos, materializações etc...etc...
tudo baseado em relatos de pessoas que não mente, não fraudam, não montam fotos etc...etc...
APODman escreveu:... do sec XIX
Céticos não são tapados Botânico, por isso que pedem provas ao invés de CÊR em relatos de envolvidos em "experimentos realizados à mais de um século.
Iscariostes escreveu: Ops esqueci do mais importante.
É isso aí , ele quer que refutemos estudos do seculo XIX, mas quando perguntado sobre experiências mais recentes veja o que saiu:
Botanico escreveu: O tempo das pesquisas já passou, até porque, mesmo com pesquisas novas, o resultado será o mesmo: a infeliz descoincidência. Onde há materialização hoje, o que se faz é trabalho de centro espírita, semelhante àqueles onde não há.
De novo esta palhaçada de teoria conspiratória mundial da comunidade científica, uma CRUZADA contra o espiritismo!
É muita balela que que é isso

Quando vejo um religioso protestando, irritado, exigindo respeito às suas crenças idiotas, penso logo...BOM SINAL! Sinal de que alguém esta fazendo alguma coisa certa.
- O ENCOSTO
- Contato:
Botanico escreveu:Já que os céticos gostam de repisar a mesma besteira por falta de assunto e de argumentação séria, então vamos lá.
Afinal, racismo é coisinha boba e não vale a pena ser discutido.
Já imaginava, dado as respostas sem pé nem cabeça que você estava escrevendo.
Se fala do texto, leia a primeira mensagem deste topico.
Não vou escrever tudo mais uma vez para você simplesmente se fazer de louco e "não ler".
Sim. Evidenciei o racismo do texto.
Se darwin era racista, a verdade é que se alguém deste forum for racista com base nos escritos de darwin, será refutado.
O mesmo não ocorre com vários espiritas atualmente, que continuam usando os textos caducos de Kardec. Vide texto que postei na abertura deste topico e a defesa de alguns.
Não.
E não acho a musica do Wagner ruim por ele odiar judeus.
Eu preciso ver alguma relação nisso?
Da seguinte forma, por exemplo:
Raça influencia no intelecto e carater de alguem?
Para o cara que escreveu o artigo inicial deste tópico, SIM.
Para Kardec, idem. Segundo ele, uma criança de determinada raça jamais chegaria ao nivel intelectual de um fino europeu mesmo se ele fosse criado desde muito jovem por uma familia de europeus.
Para você - e Kardec - o fato desta criança morrer e possivelmente reencarnar como europeu, acaba com o racismo.
O ENCOSTO
Judas escreveu: Céticos não são tapados Botânico, por isso que pedem provas ao invés de CÊR em relatos de envolvidos em "experimentos realizados à mais de um século.
E que provas eles querem? E tendo as obtido, de que forma serão apresentadas? Deixe-me ver: eles farão um RELATO dos experimentos que fizeram, certo? Eles mostrarão FOTOS, FILMES, OU VÍDEOS, ilustrando os seus experimentos, certo? Tudo isso para que algum Iscariotes do próximo século diga que os céticos de sua época não são tapados e exigirão PROVAS e não serão obrigados a crer em experimentos feitos um século antes. E assim, seu Iscariotes, vamos ao infinito.
Enquanto os céticos não nos apresentarem experimentos e formas de registros que sejam aceitos irrefutavelmente pela comunidade cética presente e futura, então não valerá a pena darmos trela a esse pessoal. Ficamos na nossa e vocês na sua.
Judas escreveu:De novo esta palhaçada de teoria conspiratória mundial da comunidade científica, uma CRUZADA contra o espiritismo!
É muita balela que que é isso
Repito o que disse acima.
Botanico escreveu:Judas escreveu: Céticos não são tapados Botânico, por isso que pedem provas ao invés de CÊR em relatos de envolvidos em "experimentos realizados à mais de um século.
E que provas eles querem? E tendo as obtido, de que forma serão apresentadas? Deixe-me ver: eles farão um RELATO dos experimentos que fizeram, certo? Eles mostrarão FOTOS, FILMES, OU VÍDEOS, ilustrando os seus experimentos, certo? Tudo isso para que algum Iscariotes do próximo século diga que os céticos de sua época não são tapados e exigirão PROVAS e não serão obrigados a crer em experimentos feitos um século antes. E assim, seu Iscariotes, vamos ao infinito.
Enquanto os céticos não nos apresentarem experimentos e formas de registros que sejam aceitos irrefutavelmente pela comunidade cética presente e futura, então não valerá a pena darmos trela a esse pessoal. Ficamos na nossa e vocês na sua.
Vamos ao infinito sim, é assim que se faz CIÊNCIA, as teorias vão sendo renovadas e reavaliadas sempre que aparecem dúvidas.
E as formas de relatar os experimentos de hoje não são melhores que as de 130 anos atrás? existiam câmeras infra-vermelhas na época de Crookes?
Hoje as peripécias dos espíritos poderiam ser filmadas e transmitidas AO VIVO, você já cansou de lêr isso mas se esconde e se contenta em inverter o ônus da prova e fazer do benefício da DÚVIDA uma prova irrefutável.
Quando vejo um religioso protestando, irritado, exigindo respeito às suas crenças idiotas, penso logo...BOM SINAL! Sinal de que alguém esta fazendo alguma coisa certa.
Verdadeiro escreveu:OLHA OS TEUS AMIGOS AÍ, APOCALIPTICA
Palhaço
Botanico escreveu:Já que os céticos gostam de repisar a mesma besteira por falta de assunto e de argumentação séria, então vamos lá.
O ENCOSTO escreveu:Afinal, racismo é coisinha boba e não vale a pena ser discutido.
Valeria a pena se fosse atual, se fosse pregado e cobrado, se buscasse argumentos plausíveis e se o grupo ou grupos envolvidos o promovesse abertamente. Nenhum dos casos se aplica ao Espiritismo e aos espíritas, ao menos em maioria aos daqui. O racismo de Kardec baseou-se na ciência e realidades de sua época e já foram tarde; os textos sobre isso passam batido e ninguém os leva a sério, afinal estão caducos (ou karducos); os argumentos cardequianos neste ponto são insustentáveis e finalmente, nos centros espíritas, todas pessoas das raças puras ou vira-latas são bem vidas, recebem atenção e assistência. Se por algum motivo não são bem vindas, não será por motivo racial. Então, os que deveriam ser racistas com a autoridade dos textos cardequianos, não o são.
Sua discussão assim é só em cima de textos caducos.
O ENCOSTO escreveu:Já imaginava, dado as respostas sem pé nem cabeça que você estava escrevendo.
O que vi foi só um texto escrito por um IMBECIL que não gostou do retrato científico do Jesus, pois acha que o retrato verdadeiro seria aquele feito à base de um documento duvidoso, supostamente escrito por um personagem fictício (o Publius alguma coisa). O texto seguinte tem por afirmação pior "há RAÇAS mais inteligentes que outras", declaração esta que eu liquidaria com uma simples pergunta: _ Ah, é? Então me diga que raças são estas e quais os experimentos demonstrativos dessa inteligência maior.
Então eu tenho escritos feitos por IMBECIS e você quer que faça o que? Que leia e os considere? Parece haver um forum nesse portal espírita. Já que quer perder tempo com isso, por que não entra lá e dá os seus pitacos?
O ENCOSTO escreveu:Se fala do texto, leia a primeira mensagem deste topico.
Não vou escrever tudo mais uma vez para você simplesmente se fazer de louco e "não ler".3) Fez você a crítica então?Falo em sentido geral. Que outros textos mais existem DEFENDENDO o racismo e as colocações imbecis de Kardec, válidas CIENTIFICAMENTE para a sua época. Eu já disse e repito: sabemos hoje que são TOLICES e por isso não as defenderia só porque Kardec disse...
O ENCOSTO escreveu:Sim. Evidenciei o racismo do texto.
E eu evidencio a TOLICE e IMBECILIDADE dos autores do texto. Isso o deixa um pouco mais contente?
O ENCOSTO escreveu:Se darwin era racista, a verdade é que se alguém deste forum for racista com base nos escritos de darwin, será refutado.
E eu também refuto qualquer um que defenda posturas racistas com base no texto de Kardec.
O ENCOSTO escreveu:O mesmo não ocorre com vários espiritas atualmente, que continuam usando os textos caducos de Kardec. Vide texto que postei na abertura deste topico e a defesa de alguns.
Tá! Vi que são textos imbecis. Acaso eu defendi algum deles?
O ENCOSTO escreveu:Não.
E não acho a musica do Wagner ruim por ele odiar judeus.
Eu preciso ver alguma relação nisso?
Eu também não vejo relação entre o racismo de Kardec e o racismo de Wagner. Este último era só um ÓDIO puro, sem nenhuma justificativa. O racismo de Kardec era só fruto de uma constatação da realidade e da ciência de sua época. Se a ciência dizia que havia raças superiores e raças inferiores e a realidade de sua época mostrava as ditas superiores com ampla produção científica, cultural e tecnológica, bem como exercendo poderio militar incontestado, enquanto as ditas inferiores viviam em choupanas, nada produziam tecnologicamente e eram zero à esquerda militarmente, o que você acha que Kardec poderia dizer para contestar tudo isso?
O ENCOSTO escreveu:Da seguinte forma, por exemplo:
Raça influencia no intelecto e carater de alguem?
NÃO
O ENCOSTO escreveu:Para o cara que escreveu o artigo inicial deste tópico, SIM.
Porque é um imbecil e mal informado. Aliás, já encontrou esse cara e discutiu com ele?
O ENCOSTO escreveu:Para Kardec, idem. Segundo ele, uma criança de determinada raça jamais chegaria ao nivel intelectual de um fino europeu mesmo se ele fosse criado desde muito jovem por uma familia de europeus.
Porque era isso que a coisa óbvia ululante para a ciência e realidade de sua época. E acaso Kardec apresentou algum estudo científico disso?
O ENCOSTO escreveu:Para você - e Kardec - o fato desta criança morrer e possivelmente reencarnar como europeu, acaba com o racismo.
Coisas que podem acabar com o racismo:
1) REALIDADE: Ao se ter comprovado que RAÇAS NÃO EXISTEM, que as pessoas das supostas raças podem conviver juntas, revelando os mesmos potenciais, etc e tal, NÃO HÁ JUSTIFICATIVA LÓGICA para que se separem pessoas por cor de pele ou se neguem a elas direitos ou lhe cobrem deveres.
2) O que você faz, PAGA. Lembro uma vez de lhe pedir, pois se coloca como residente no Texas, para perguntar a algum líder da Ku-Klux-Klan se há um Céu para os brancos e outro para os negros. Certamente deve ser uma coisa obscena negros e brancos conviverem em igualdade num Céu comum... apesar da proclamação que perante Deus todos somos iguais.
A fé cristã e eventualmente outras e também o ateísmo, prevê NÃO PAGAMENTO de crimes. Um cristão branco, protestante e anglo-saxão que despreze, persiga e até assassine negros, NÃO TERÁ sua salvação comprometida, desde que CREIA em Jesus. Ao menos é o que diz a fé cristã. O ateu que pratique as mesmas coisas por motivos de desprezo e arrogância, tá tranquilis: seu fim será o mesmo do negão _ o nada.
Já no Espiritismo não tem escapatória: o que você faz PAGA! Ah! Desprezou os negros? Persegui-os? Muito que bem, vai reencarnar como negro e viver no meio da comunidade à qual pertencia e enfrentar a perseguição promovida pela sua ex-gente.
_ Pô! Mas eu fui cardecista roxo! Eu acreditei nas irmãs Fox! Eu creio em Jesus!
_ Está sendo julgado por seus atos e não por suas crenças. Bye, bye!
Eu aqui, meu caro, digo que Kardec sim foi racista, porém SEM MÁ INTENÇÃO, SEM MOTIVOS DE ÓDIO. Ele o foi por conta da realidade de sua época e pelo ensino científico ao qual ele dava muita trela.
É isso.
- Jeanioz
Botanico escreveu:_ Pô! Mas eu fui cardecista roxo! Eu acreditei nas irmãs Fox! Eu creio em Jesus!
_ Está sendo julgado por seus atos e não por suas crenças. Bye, bye!
Hum...
Napoleão Bonaparte
Napoleão Bonaparte
Napoleão Bonaparte
Napoleão Bonaparte
Judas escreveu:Botanico escreveu:Judas escreveu: Céticos não são tapados Botânico, por isso que pedem provas ao invés de CÊR em relatos de envolvidos em "experimentos realizados à mais de um século.
Vamos ao infinito sim, é assim que se faz CIÊNCIA, as teorias vão sendo renovadas e reavaliadas sempre que aparecem dúvidas.
E as formas de relatar os experimentos de hoje não são melhores que as de 130 anos atrás? existiam câmeras infra-vermelhas na época de Crookes?
Hoje as peripécias dos espíritos poderiam ser filmadas e transmitidas AO VIVO, você já cansou de lêr isso mas se esconde e se contenta em inverter o ônus da prova e fazer do benefício da DÚVIDA uma prova irrefutável.
Exato, TEORIAS vão sendo renovadas e reavaliadas, só que aqui não temos essas teorias e sim ainda tentativas de ver se houve experimento, se houve mentira, se houve fraude e não se chega a conclusão alguma.
Enquanto houver os céticos a dizer que:
1) Os experimentadores poderiam mentir
2) O médium pode fraudar
3) Filmes, fotos, vídeos podem ser forjados.
4) O que não encontram fraude, só não as encontraram porque foram burros demais.
NÃO INTERESSAM OS RECURSOS MAIS MODERNOS DE HOJE. Eles não farão diferença para as mesmas velhas argumentações céticas.
Ah! E como é que eu vou saber se alguma coisa está sendo filmada e transmitida ao vivo? Que cético não faria essa pergunta?
- Fedidovisk
Agora falando sério....
Independente de os menos evoluídos estarem concentrados em tal região do planeta, e os mais evoluídos serem branquelos...
Qual a finalidade espírita em caracterizar os espíritos, fisicamente ?
Independente de os menos evoluídos estarem concentrados em tal região do planeta, e os mais evoluídos serem branquelos...
Qual a finalidade espírita em caracterizar os espíritos, fisicamente ?