A fé vacilante da Madre Teresa

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
DIG
Gênero: Masculino

A fé vacilante da Madre Teresa

Mensagem por DIG »

Cartas de madre Teresa revelam fé duvidosa
(...)as cartas são um contraste à imagem pública de madre Teresa de incansável lutadora pelos pobres, movida sempre pela fé.

"Nunca li a história da vida de um santo que tivesse uma sombriedade espiritual tão intensa. Ninguém sabia que ela estava tão atormentada", disse o reverendo James Martin, editor da revista jesuíta "America".

Os textos tratam de vários assuntos, mas os que devem causar mais polêmica são os que constam do que a editora chamou de "cartas sombrias".

"Por favor reze especialmente por mim para que não estrague a obra d'Ele e que Nossa Senhor possa se mostrar -- pois há uma escuridão tão terrível dentro de mim, como se tudo estivesse morto", escreveu ela em 1953. "Tem sido assim mais ou menos desde que dei início à 'obra'."

Em 1956: "Tão profunda ânsia por Deus - e ... repulsa - vazio - sem fé - sem amor - sem fervor. (Salvar) almas não atrai - O céu não significa nada - reze por mim para que eu continue sorrindo para Ele apesar de tudo."

E em 1959: "Se não houver Deus - não pode haver alma - se não houver alma então, Jesus - Você também não é real."

Às vezes ela tinha dificuldade em rezar. "Digo palavras de orações comunitárias - e faço de tudo para tirar de cada palavra a doçura que ela tem de transmitir - mas minha oração de união já não existe - não rezo mais."

fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,M ... 02,00.html

:emoticon20:

Apo
Gênero: Feminino

Re.: A fé vacilante da Madre Teresa

Mensagem por Apo »

Dizem à boca pequena ( nem sempre tão pequena...) que a mulézinha era da pá virada.
Imagem

DIG

Mensagem por DIG »

Luis Dantas
Contato:

Mensagem por Luis Dantas »

Faz sentido. Toda essa pose de "creio em Deus acima de tudo" parece mesmo uma atitude contrafóbica desesperada. Coisa de quem perdeu a fé e por isso precisa colocá-la à prova a todo custo.

É uma pena que haja quem perde o rumo desse jeito. E é uma pena maior ainda que tão frequentemente arrastem outros junto consigo.
"Faça da tua vida um reflexo da sociedade que desejas." - Mahatma Ghandi
"First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism

http://dantas.editme.com/textos http://luisdantas.zip.net http://www.dantas.com

DIG

Re: Re.: A fé vacilante da Madre Teresa

Mensagem por DIG »

E em 1959: "Se não houver Deus - não pode haver alma - se não houver alma então, Jesus - Você também não é real."

Que terrível, não :emoticon19: ?

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

DIG escreveu:Tu nem faz idéia do quanto:
http://ateusdobrasil.com.br/artigos/com ... dre_tereza

:emoticon5:

E é e é!!! (Era...Deus a tenha)
Imagem

Ateu Tímido
Contato:

Re: A fé vacilante da Madre Teresa

Mensagem por Ateu Tímido »

DIG escreveu:Cartas de madre Teresa revelam fé duvidosa
(...)as cartas são um contraste à imagem pública de madre Teresa de incansável lutadora pelos pobres, movida sempre pela fé.

Imagem

"Nunca li a história da vida de um santo que tivesse uma sombriedade espiritual tão intensa. Ninguém sabia que ela estava tão atormentada", disse o reverendo James Martin, editor da revista jesuíta "America".

Imagem

Os textos tratam de vários assuntos, mas os que devem causar mais polêmica são os que constam do que a editora chamou de "cartas sombrias".

Imagem

"Por favor reze especialmente por mim para que não estrague a obra d'Ele e que Nossa Senhora possa se mostrar -- (...)"

Imagem

Em 1956: "Tão profunda ânsia por Deus - e ... repulsa - vazio - sem fé - sem amor - sem fervor. (Salvar) almas não atrai - O céu não significa nada - reze por mim para que eu continue sorrindo para Ele apesar de tudo."

Imagem

Imagem

Às vezes ela tinha dificuldade em rezar. "Digo palavras de orações comunitárias - e faço de tudo para tirar de cada palavra a doçura que ela tem de transmitir - mas minha oração de união já não existe - não rezo mais."

Imagem

Ilovefoxes

Mensagem por Ilovefoxes »

"Se não houver Deus - não pode haver alma - se não houver alma então, Jesus - Você também não é real."
E a reencarnação é o Videomaker?

DIG

Mensagem por DIG »

Ilovefoxes escreveu:
"Se não houver Deus - não pode haver alma - se não houver alma então, Jesus - Você também não é real."
E a reencarnação é o Videomaker?

:emoticon12:

Trancado