SITES ESPIRITAS DIVULGANDO CONTEÚDO RACISTA

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
APODman

Re.: SITES ESPIRITAS DIVULGANDO CONTEÚDO RACISTA

Mensagem por APODman »

o Livro claramente sectarista/eurocentrista é o "Obras Postumas" que é complementar mas não deixa de serem palavras de Kardec, mas podemos encontrar referências sectaristas/eurocentristas no "A Genese" que tb é um livro central da codificação ( e um dos mais absurdos ).

Vele lembrar DarkWings que o Obras Póstumas tb é ensinado nas "escolas de mediuns" sem nem um adendo acerca das explicações ( desculpas ) do sectarismo explicito de Kardec.

Muitos espíritas que conheço ( inclusive eu mesmo quando era um ) considerava que a "finura dos traços" era um indicador do "grau evolutivo" do espírito.

Se formos explorar bem até mesmo em livros "de" André Luiz podemos encontrar descrições em que o grotesco ( os espíritos inferiores ) são sempre "feios" inclusive fisicamente pois o estado mental perturbado do "espírito" "deforma" seu "perispirito" , "espíritos superiores" são sempre belos e do que me lembre nunca lí em nenhuma narrativa nos livros "de" André Luiz sobre espíritos angelicais negros.

A sim, os espíritos superiores sao sempre cristãos ( não importam se fossem budistas, islâmicos ou hinduistas em vida e não importa se a "colônia espiritual" encontra-se sobre o Brasil ou Bangladesh ) já que foi determinado que Jesus é o governador planetário e pronto ou seja a fé verdadeira é a cristã. :emoticon4:

Islâmicos nem sequer são citados em nenhum livro de Chico, talvez todos eles vão nadar no lodo do Umbral junto com Iblis direta e invariavelmente assim que desencarnam.

[ ]´s
Editado pela última vez por APODman em 03 Nov 2005, 14:09, em um total de 1 vez.

DarkWings
Gênero: Masculino

Mensagem por DarkWings »

Apod, Apod... Sempre matando o tópico com chave de ouro :)
Disseste tudo que eu ia dizer. Só posso concordar.
O segundo turno das eleições é dia 31/10, Halloween.
Não perca a chance de enfiar uma estaca no vampiro!

salgueiro
Gênero: Feminino

Mensagem por salgueiro »

Ao que eu saiba, muitos espíritos pedem para não encarnarem belos, exatamente por ser difícil não fazer cáca :emoticon12:

Bjs

APODman

Mensagem por APODman »

salgueiro escreveu:Ao que eu saiba, muitos espíritos pedem para não encarnarem belos, exatamente por ser difícil não fazer cáca :emoticon12:

Bjs

Ahhmm está explicado Sal , mas eu já sabia que a DE vive de contradições. :emoticon45:

Vive tb de uma leitura seletiva normalmente encontrada nos Criacionistas que consideram aquilo que é válido ou não do que está escrito na Biblia conforme a conveniência do debate.

Mas quer dizer que não sendo "Belo" ele será "Feio" ( o que é feio ?)

Além do mais e o que Peter Pan, o que disse sobre isto ? :emoticon16:

[ ]´s

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

APODman escreveu:
salgueiro escreveu:Ao que eu saiba, muitos espíritos pedem para não encarnarem belos, exatamente por ser difícil não fazer cáca :emoticon12:

Bjs

Ahhmm está explicado Sal , mas eu já sabia que a DE vive de contradições. :emoticon45:

Vive tb de uma leitura seletiva normalmente encontrada nos Criacionistas que consideram aquilo que é válido ou não do que está escrito na Biblia conforme a conveniência do debate.

[ ]´s

Leitura seletiva é algo que pratico de forma geral e irrestrita :emoticon1: , estou sempre analisando, porque afinal, não dá para se deixar levar pela idéia de perfectibilidade. Em nada

Bjs

Tranca

Mensagem por Tranca »

Estive conversando com um conhecido meu - que é espírita - e ele definiu algumas coisas que achei interessantes sobre como o espiritismo dá sentido à realidade, mais ou menos nestas palavras: "no espiritismo se encontra os porquês de algumas pessoas nascerem bem e outras nascerem na merda, em favelas, terem propensão ao crime, famílias odiarem-se entre si..."

Achei, no mínimo, curioso. Afinal, ele é branco, bem nascido, tem uma família relativamente bem estruturada (não deve ter muito karma para quitar :emoticon16: )...

No decorrer da conversa, colocou pessoas que não tem sua simpatia como pessoas que possuem cargas negativas. O engraçado é que as que ele vê como pessoas boas e positivas são as pessoas que se dão bem com ele... :emoticon5:
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

DarkWings

Mensagem por DarkWings »

salgueiro escreveu:
APODman escreveu:

Bjs

[ ]´s

Leitura seletiva é algo que pratico de forma geral e irrestrita :emoticon1: , estou sempre analisando, porque afinal, não dá para se deixar levar pela idéia de perfectibilidade. Em nada

Bjs

Quer dizer então que cristo fez caca? Pq segundo
os próprios espiritas ele deveria ser "belo"....
O segundo turno das eleições é dia 31/10, Halloween.
Não perca a chance de enfiar uma estaca no vampiro!

APODman

Mensagem por APODman »

salgueiro escreveu:
APODman escreveu:

Bjs

[ ]´s

Bjs

Hmm isto é complicado pois não indica que o material analisado esteja correto mas apenas que vc busca, segundo os seus critérios arbitrários, enxergar o que mais lhe agrada ( e da forma que lhe agrada entender ) dentro dele.

Isto me lembra da análise das centurias de Nostradamus do famoso livro "As Profecias de Nostradamus" de Erika Cheetham.

O livro todo é meramente livre-associação mas em uma análise ela é muito explicita quanto ao uso da leitura seletiva, na análise da Centúria IV, quadra 45 ela diz:

"O Leitor pode escolher o personagem da quadra entre Napoleão I em Waterloo, Napoleão III em Sedam, ou o kaiser Guilherme II, uma típica profecia"

Ou seja o leitor pode escolher o que melhor lhe convir para que a quadra faça algum sentido, para que de alguma forma se torne verdadeira, mesmo que não tenha sentido algum.

Da mesma forma vc abre os livros da DE e tenta de alguma forma encontrar alguma coerência, tenta conferir alguma justificação ao que lê , mesmo que não exista nenhuma.

É por isto que a DE não vive de provas, mas de desculpas.

Muito científica :emoticon4:

[ ]´s
Editado pela última vez por APODman em 03 Nov 2005, 14:48, em um total de 2 vezes.

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Bem, Dark, eu sou espírita e não vejo necessidade nenhuma de Jesus ser belo. Quando vi na Discovery, a reconstrução da face de um judeu da época dele, foi muito mais real do que o Jesus loirinho, de olhos claros

Bjs

APODman

Mensagem por APODman »

salgueiro escreveu:Bem, Dark, eu sou espírita e não vejo necessidade nenhuma de Jesus ser belo. Quando vi na Discovery, a reconstrução da face de um judeu da época dele, foi muito mais real do que o Jesus loirinho, de olhos claros

Bjs

Para vc mas não para a Doutrina

O quadro de Jesus que consta nos centros espiritas normalmente é o que o Encosto mostrou:

Imagem

Que justamente é a descrição de Jesus segundo o "Senador Romano Públio Lêntulo, presidente da Judéia na época de Jesus e que se tornou conhecido entre os espíritas da atualidade como Emmanuel, e portentoso Guia do ilustre médium mineiro Chico Xavier."

Veja que tal matéria do correio Fraterno se espalha por sites espíritas célebres:
http://www.espirito.com.br/portal/artig ... jesus.html

Existe tb uma outra descrição de Jesus feita por um espírito conhecido , nao me recordo o nome agora, mas vou procucar , que bate exatamente com a "descrição de Públio Lêntulo".

Que por sinal a própria carta seria falsa tb.

Mas os espíritos esqueceram de avisar as pessoas disto. :emoticon4:

[ ]´s

salgueiro

Re: Re.: SITES ESPIRITAS DIVULGANDO CONTEÚDO RACISTA

Mensagem por salgueiro »

Tranca-Ruas escreveu:Estive conversando com um conhecido meu - que é espírita - e ele definiu algumas coisas que achei interessantes sobre como o espiritismo dá sentido à realidade, mais ou menos nestas palavras: "no espiritismo se encontra os porquês de algumas pessoas nascerem bem e outras nascerem na merda, em favelas, terem propensão ao crime, famílias odiarem-se entre si..."

Achei, no mínimo, curioso. Afinal, ele é branco, bem nascido, tem uma família relativamente bem estruturada (não deve ter muito karma para quitar :emoticon16: )...

No decorrer da conversa, colocou pessoas que não tem sua simpatia como pessoas que possuem cargas negativas. O engraçado é que as que ele vê como pessoas boas e positivas são as pessoas que se dão bem com ele... :emoticon5:

Vc conhece algum cristão que diga categoricamente que ele vai pro inferno ? Duvido. A chapa quente é sempre pro outro

A chamada reforma íntima, apesar de ser um dos pilares da doutrina, pouco é assumida e trabalhada. Se fosse feita, teríamos menos espíritas de dedos apontados para os outros, estaria em si próprio :emoticon1:

Bjs

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Tranca-Ruas escreveu:Estive conversando com um conhecido meu - que é espírita - e ele definiu algumas coisas que achei interessantes sobre como o espiritismo dá sentido à realidade, mais ou menos nestas palavras: "no espiritismo se encontra os porquês de algumas pessoas nascerem bem e outras nascerem na merda, em favelas, terem propensão ao crime, famílias odiarem-se entre si..."

Vc conhece algum cristão que diga categoricamente que ele vai pro inferno ? Duvido. A chapa quente é sempre pro outro

A chamada reforma íntima, apesar de ser um dos pilares da doutrina, pouco é assumida e trabalhada. Se fosse feita, teríamos menos espíritas de dedos apontados para os outros, estaria em si próprio :emoticon1:

Bjs

APODman

Mensagem por APODman »

Esta ainda seria a descrição de Cristo feita pelo abjeto Sai Baba:

Imagem
'Retrato de Jesucristo Joven'

[ ]´s
You wanna fuck with me? Okay. You wanna play rough? Okay. Say hello to my little friend!
Tony Montana

Mantra diário dos Criacionistas:
"Que mal poderia haver se um homem dissesse uma grande mentira para o bem e para a igreja Cristã... uma mentira sem necessidade, uma mentira útil, tais mentiras não seriam contra Deus, ele as aceitaria."
Martinho Lutero
-----//-----
Imagem

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Se minha leitura é arbitrária ? Com certeza, o árbitro sou eu e faço absoluta questão de que seja assim. Sou meu único juiz

Pode ser surpresa prá vc mas tomar conhecimento da doutrina não me agradou, muito menos me fez feliz. Infelizmente ela demonstrou ser verdadeira, só isso

Bjs

Tranca

Mensagem por Tranca »

salgueiro escreveu:

Bjs

Oi Salgueiro!

Sim, ninguém gosta de julgar a si mesmo e por vezes projeta no outro seus próprios defeitos. É comum e compreensível.

O problema é que a doutrina que o tal conhecido meu segue dá escora para ele fazer a associação que citei, para o bem e para o mal.

Quanto à reforma íntima, sob outros nomes, também deve ser um dos pilares da maioria das religiões, mas como querer que o mundo se adapte a nós é mais fácil do que nos adaptarmos ao mundo, quase sempre vemos os outros como equivocados, não a nós mesmos.

Só que esse conflito é por vezes reforçado pela base doutrinária da religião ou filosofia que a pessoa seguir, que pode oferecer sustentáculos para que se diminua a figura do outro, tomando-lhe por um indivíduo involuído, uma pessoa de vibrações negativas, etc, ressaltando-se ainda as qualidades de evolução daquele que aponta os defeitos do outro, pelo contraste gerado.

Bjs

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Tranca, disvirtuar seja lá o que for em proveito próprio, é o comum, nunca vi ninguém deixar de ter uma desculpa por um ato falho

Bjs

APODman

Mensagem por APODman »

salgueiro escreveu:Se minha leitura é arbitrária ? Com certeza, o árbitro sou eu e faço absoluta questão de que seja assim. Sou meu único juiz

Pode ser surpresa prá vc mas tomar conhecimento da doutrina não me agradou, muito menos me fez feliz. Infelizmente ela demonstrou ser verdadeira, só isso

Bjs

Se demonstrou ser verdadeira ?

Então um negro é espiritualmente inferior por causa dos seus "traços grosseiros", por não apresentar as "finura dos traços" dos brancos caucasianos ?

[ ]´s

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

APODman escreveu:
salgueiro escreveu:Se minha leitura é arbitrária ? Com certeza, o árbitro sou eu e faço absoluta questão de que seja assim. Sou meu único juiz

Bjs

Se demonstrou ser verdadeira ?

Então um negro é espiritualmente inferior por causa dos seus "traços grosseiros", por não apresentar as "finura dos traços" dos brancos caucasianos ?

[ ]´s

Isso é bobagem, já disse não espero perfectibilidade dos ensinamentos, tenho capacidade de entendimento suficiente para fazer minha " leitura arbitrária " :emoticon12:

Bjs

APODman

Mensagem por APODman »

salgueiro escreveu:Isso é bobagem, já disse não espero perfectibilidade dos ensinamentos, tenho capacidade de entendimento suficiente para fazer minha " leitura arbitrária " :emoticon12:
Bjs

Besteira para vc mas é uma verdade para muitos espíritas.

Mas na verdade o que vc demonstra apenas é que na pratica o Espiritismo é um jogo de interpretações arbitrárias.

O que, repito , é muito cientifico. :emoticon4:

[ ]´s

TempestStorm

Mensagem por TempestStorm »

Caramba, o espiritismo dá para tudo. Para ser racista e para ser como a Salgueiro. E até dá para infelizmente ser verdadeiro. :emoticon20:

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

APODman escreveu:
salgueiro escreveu:Isso é bobagem, já disse não espero perfectibilidade dos ensinamentos, tenho capacidade de entendimento suficiente para fazer minha " leitura arbitrária " :emoticon12:
Bjs

Mas na verdade o que vc demonstra apenas é que na pratica o Espiritismo é um jogo de interpretações arbitrárias.

[ ]´s

Só sou responsável por mim :emoticon1:

Como a maioria das coisas nessa vidinha, precisa de um árbitro, no caso, eu mesma

Da mesma forma que a Ciência não é perfeita, também não sou. Empate :emoticon7:

Bjs

APODman

Mensagem por APODman »

salgueiro escreveu:
APODman escreveu:
Bjs

[ ]´s

Como a maioria das coisas nessa vidinha, precisa de um árbitro, no caso, eu mesma

Bjs

A ciência não é perfeita, mas corrige seus erros.

O Espiritismo nucna foi perfeito e nunca corrigiu seus erros , mesmo pq se corrigisse nada sobraria.

A leitura seletiva sobre informações, as desculpas concedidas ao erros é o que faz possivel alguem ser espírita, já fui como vc Sal, te entendo, eu tinha o mesmo discurso, todo espírita possui este mesmo discurso.

Mas o fato é que a DE não contem verdades maiores do que verdade de fé, ao gosto do consumidor, muito diferente do que se esperaria de um conjunto doutrinário que até hoje se alega "científico".

[ ]´s

Tranca

Mensagem por Tranca »

salgueiro escreveu:Tranca, disvirtuar seja lá o que for em proveito próprio, é o comum, nunca vi ninguém deixar de ter uma desculpa por um ato falho

Bjs

Mas ter uma basezinha doutrinária para excusar o adepto é uma mão na roda, não é? :emoticon16:

Bjs

Roberto Campos

Anna

Mensagem por Anna »

Botanico escreveu:"ENGANO DA CIENCIA"???????

Quem errou também foi Kardec e os espiritas tapados. A doutrina pode estar cheia de erros. E agora?

Ei, Encostado, o que Kardec fez foi só pegar o que a CIÊNCIA (à qual os céticos parecem querer emprestar-lhe o foro de infabilidade bíblico-papalina) dizia e repetir em seus comentários e opiniões. Que podia ele fazer? Negá-la? Mas com base em que? Em qual estudo? .

Na época de Kardec a ciência não era rígida e nem embasada pela filosofia poperiana que é uma das grandes responsáveis pela robustez atual da mesma, muitos conceitos da época, inclusive os científicos foram erigidos em cima de conceitos e idéias religiosas. Portanto qualquer um poderia negar essa premissa. Religião é um dos maiores sacos de preconceito da história, foi nas mesmas que o âmago do preconceito nasceu e encontrou terreno fértil pra crescer. Basta consultar a história.

E daí que a doutrina espírita pode ter erros? Alguém concedeu a ela foro de infabilidade? Pois se até a Ciência, tão cheia de métodos precisos e eficientes, tão cheia de pessoas tão cultas e preparadas também pisa na bola. Por que com a DE teria de ser diferente? Inclusive ela diz claramente que é obra dos espíritos, que nada mais são do que humanos sem corpo, sem nada de Divino ou dotados de suprema sabedoria. [/quote]

Isso tb já foi dito aqui inúmeras vezes, e parece que os espiritas não entendem como seguimos nessa linha de pensamento. A doutrina pode conter erros, mas se Kardec afirmou que recebeu as bases da doutrina ditadas pelos espiritos benévolos que vieram trazer algo que faria uma reforma de amor no mundo, como pode deixar um imundice, causa de tanta calamidade ao longo da história da humanidade ganhar forças e ocupar as páginas do livro sagrado da própria doutrina? Dai vcs dizem que são humanos sujeitos a erros, então porque deveríamos confiar no que estes humanos, sujeito a erros, e que não são melhores do que ninguém, disseram nesse livro?
Não faz sentido algum!
Editado pela última vez por Anna em 03 Nov 2005, 16:24, em um total de 2 vezes.

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

APODman escreveu:
salgueiro escreveu:
APODman escreveu:
Bjs

[ ]´s

Bjs

A ciência não é perfeita, mas corrige seus erros.

O Espiritismo nucna foi perfeito e nunca corrigiu seus erros , mesmo pq se corrigisse nada sobraria.

A leitura seletiva sobre informações, as desculpas concedidas ao erros é o que faz possivel alguem ser espírita, já fui como vc Sal, te entendo, eu tinha o mesmo discurso, todo espírita possui este mesmo discurso.

Mas o fato é que a DE não contem verdades maiores do que verdade de fé, ao gosto do consumidor, muito diferente do que se esperaria de um conjunto doutrinário que até hoje se alega "científico".

[ ]´s

Não sou a Ciência mas procuro corrigir meus erros :emoticon1:

Eu não sou vc e vc "não é eu" :emoticon16: , o que faz a diferença, são os caminhos percorridos. Levei tanto tempo, quebrando a cabeça prá entender o que é Fé e ela pouco contou, enquanto analisava a doutrina em face a vida real

O peso que vc atribui ao fato dela ser dita cientìfica é totalmente diferente do que eu atribuo

Bjs

Trancado