Olavo de Carvalho comenta Religião X Ciencia

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Suyndara
Gênero: Feminino

Re: Olavo de Carvalho comenta Religião X Ciencia

Mensagem por Suyndara »

Aí é que está, ele começa escrevendo bem (dá até para empolgar :emoticon33: ), mas daí no meio ele solta uma pérola ou defendendo uma filosofia tomista bem ultrapassada ou alguma posição política e/ou religiosa que acaba ficando meio fora do contexto (ou pelo menos do contexto que eu esperava no começo da leitura :emoticon26: )

Mas que ele escreve bem, isso eu não nego :emoticon45:
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)

"Your God is dead and no one cares" (Sartre)

Samael
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Samael »

Acauan escreveu:
Let me think for a while escreveu:Acauan, confesso que meu julgamento é em cima de seus comentários gravados e de suas entrevistas. O suficiente para me divertir. Mas, como bem lembrado por Usuário deletado, deve-se separar as coisas.

Não custa lembrar que se tivessemos sido contemporâneos de alguns personagens hoje bastante badalados, com certeza os teríamos achado umas figurinhas muito esquisitas, como sem dúvida Olavo de Carvalho é.

Mas obra é outra coisa.

Eu não li nenhuma obra dele para poder julgar, mas o simples fato de qualquer curso de Filosofia simplesmente ignorar qualquer obra dele não me parece um bom sinal.

E não estou falando dos "teologias da libertação", "marxistas" e "pós-modernos" não, eu assisti algumas aulas de Filosofia no IFCS da UFRJ aqui no Rio, e mesmo entre os analíticos, nunca vi Olavo ser nem mesmo citado.

RicardoVitor

Mensagem por RicardoVitor »

Usuário deletado escreveu:Eu também gosto do Olavo no que se refere aos seus comentários políticos.

Eu também. Nessa área, ele é preciso e escreve muito bem.
Logical, responsible, practical.
Clinical, intellectual, cynical.
Liberal, fanatical, criminal.
Acceptable, respectable, presentable, a vegetable!

RicardoVitor

Mensagem por RicardoVitor »

Samael escreveu:
Acauan escreveu:
Let me think for a while escreveu:Acauan, confesso que meu julgamento é em cima de seus comentários gravados e de suas entrevistas. O suficiente para me divertir. Mas, como bem lembrado por Usuário deletado, deve-se separar as coisas.

Não custa lembrar que se tivessemos sido contemporâneos de alguns personagens hoje bastante badalados, com certeza os teríamos achado umas figurinhas muito esquisitas, como sem dúvida Olavo de Carvalho é.

Mas obra é outra coisa.

Eu não li nenhuma obra dele para poder julgar, mas o simples fato de qualquer curso de Filosofia simplesmente ignorar qualquer obra dele não me parece um bom sinal.

E não estou falando dos "teologias da libertação", "marxistas" e "pós-modernos" não, eu assisti algumas aulas de Filosofia no IFCS da UFRJ aqui no Rio, e mesmo entre os analíticos, nunca vi Olavo ser nem mesmo citado.

Como se isso fosse alguma novidade... Num antro de pós-modernistas, onde qualquer coisa além de Wittgenstein ou Foucault é considerada "ultrapassada", seria um espanto algum ser ali citar algo que fuja da doutrina rotineira. Julgar um autor por seu grau de admiração em centros de culto é uma injustiça tremenda. Como você quer analisar uma obra sem ter lido a mesma, Orbe?
Logical, responsible, practical.
Clinical, intellectual, cynical.
Liberal, fanatical, criminal.
Acceptable, respectable, presentable, a vegetable!

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Samael escreveu:Eu não li nenhuma obra dele para poder julgar, mas o simples fato de qualquer curso de Filosofia simplesmente ignorar qualquer obra dele não me parece um bom sinal.

Não vejo porque "Aristóteles em Nova Perspectiva" não deva ser estudado nos cursos universitários de filosofia com algum destaque, nem que seja para debater e discordar. A tese me parece das mais originais já propostas sobre a obra de Aristóteles por um autor brasileiro.

O problema do não reconhecimento do Olavo de Carvalho pela Academia é meio coisa do ovo e da galinha, não se sabe bem se a Universidade não lhe dá importância porque ele é um auto-didata que vive falando mal da instituição universitária brasileira e de seus membros, ou se ele fala mal porque a instituição e seus membros não lhe dão atenção.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

RicardoVitor escreveu:
Samael escreveu:
Acauan escreveu:

Mas obra é outra coisa.

Como se isso fosse alguma novidade... Num antro de pós-modernistas, onde qualquer coisa além de Wittgenstein ou Foucault é considerada "ultrapassada", seria um espanto algum ser ali citar algo que fuja da doutrina rotineira. Julgar um autor por seu grau de admiração em centros de culto é uma injustiça tremenda. Como você quer analisar uma obra sem ter lido a mesma, Orbe?

Eu não li nenhuma obra dele para poder julgar (...)

e mesmo entre os analíticos, nunca vi Olavo ser nem mesmo citado.

Leia decentemente os posts antes de falar merda.

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Acauan escreveu:
Samael escreveu:Eu não li nenhuma obra dele para poder julgar, mas o simples fato de qualquer curso de Filosofia simplesmente ignorar qualquer obra dele não me parece um bom sinal.

Não vejo porque "Aristóteles em Nova Perspectiva" não deva ser estudado nos cursos universitários de filosofia com algum destaque, nem que seja para debater e discordar. A tese me parece das mais originais já propostas sobre a obra de Aristóteles por um autor brasileiro.

O problema do não reconhecimento do Olavo de Carvalho pela Academia é meio coisa do ovo e da galinha, não se sabe bem se a Universidade não lhe dá importância porque ele é um auto-didata que vive falando mal da instituição universitária brasileira e de seus membros, ou se ele fala mal porque a instituição e seus membros não lhe dão atenção.

Possivelmente. Nessa obra sobre Aristóteles ele tenta incorrer, de alguma forma, sobre aquele sistema de exposição meio "História das Idéias" (muito comum em autores como Isaiah Berlin, por exemplo) ?

Se for, pode ser por isso. Filósofos costumam odiar essa construção cronológica das idéias, muito comum aos historiadores.

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Samael escreveu:Possivelmente. Nessa obra sobre Aristóteles ele tenta incorrer, de alguma forma, sobre aquele sistema de exposição meio "História das Idéias" (muito comum em autores como Isaiah Berlin, por exemplo) ?

Se for, pode ser por isso. Filósofos costumam odiar essa construção cronológica das idéias, muito comum aos historiadores.

Olavo de Carvalho discorreu sobre a História das Idéias em "O Jardim das Aflições", que é uma obra irregular, genial em alguns momentos, um pé no saco em outros e extremamente duvidosa em alguns.
Mas o grande trabalho dele neste campo não está em livros, mas nas apostilas e palestras gravadas do curso "História Essencial da Filosofia", talvez a mais completa obra de autor brasileiro sobre o assunto, embora por vezes seja difícil de concluir se as opiniões negativas de Olavo de Carvalho sobre alguns filósofos, como Kant, não influenciam suas análises mais do que a isenção científica recomenda.

O grande mérito de "Aristóteles em Nova Perspectiva" é a Teoria dos Quatro Discursos, que se correta reformula completamente a visão tradicional que se tem da obra do filósofo grego.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

Acauan escreveu:
Samael escreveu:Possivelmente. Nessa obra sobre Aristóteles ele tenta incorrer, de alguma forma, sobre aquele sistema de exposição meio "História das Idéias" (muito comum em autores como Isaiah Berlin, por exemplo) ?

Olavo de Carvalho discorreu sobre a História das Idéias em "O Jardim das Aflições", que é uma obra irregular, genial em alguns momentos, um pé no saco em outros e extremamente duvidosa em alguns.
Mas o grande trabalho dele neste campo não está em livros, mas nas apostilas e palestras gravadas do curso "História Essencial da Filosofia", talvez a mais completa obra de autor brasileiro sobre o assunto, embora por vezes seja difícil de concluir se as opiniões negativas de Olavo de Carvalho sobre alguns filósofos, como Kant, não influenciam suas análises mais do que a isenção científica recomenda.

O grande mérito de "Aristóteles em Nova Perspectiva" é a Teoria dos Quatro Discursos, que se correta reformula completamente a visão tradicional que se tem da obra do filósofo grego.

- Vi nessa sua resposta mais razões para duvidar do que para acreditar que seria sensato recomendar o sujeiro para ser lido em cursos de filosofia.

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

SickBoy

Mensagem por SickBoy »

Abmael escreveu:
Acauan escreveu:

- Vi nessa sua resposta mais razões para duvidar do que para acreditar que seria sensato recomendar o sujeiro para ser lido em cursos de filosofia.

Abraços,

eu nunca vi tantas ressalvas pra se falar bem de alguém.

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

SickBoy escreveu:
Abmael escreveu:
Acauan escreveu:

Abraços,

eu nunca vi tantas ressalvas pra se falar bem de alguém.

A típica resposta vazia de quem lê em um texto o que quer ver e não o que está escrito.

Caso resolva se dar ao trabalho de ler corretamente o que está escrito, verá que não falei bem ou mal de ninguém, ou seja de pessoa alguma, e sim da obra de uma determinada pessoa, o que é muito diferente.

Se você leu os livros e outros textos que comentei e tem alguma ressalva a fazer sobre meus comentários, faça-a e justifique. Caso contrário, limite-se a reconhecer sua incompetência para discutir sobre o que desconhece por completo.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

SickBoy

Mensagem por SickBoy »

errata: para se falar bem das obras de alguém

já que parece não ser evidente que se está se falando das obras e idéias da pessoa em questão, e não dela em si. (assim como ao se perguntar se se gosta de spilberg, almodóvar, bukowski, van gogh ou maurício de Souza, todos compreendem que se está referindo às obras, e não aos próprios, mas, fazer o quê. corrijo então o trecho para que não mais me interpretem por conveniência)

no mais, não li nada do referido autor, o que não me torna incapaz de perceber que as leituras que foram implicitadamente recomendadas possuem tantas ressalvas que qualquer um as veria com desconfiança.

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

SickBoy escreveu:errata: para se falar bem das obras de alguém

já que parece não ser evidente que se está se falando das obras e idéias da pessoa em questão, e não dela em si. (assim como ao se perguntar se se gosta de spilberg, almodóvar, bukowski, van gogh ou maurício de Souza, todos compreendem que se está referindo às obras, e não aos próprios, mas, fazer o quê. corrijo então o trecho para que não mais me interpretem por conveniência)

no mais, não li nada do referido autor, o que não me torna incapaz de perceber que as leituras que foram implicitadamente recomendadas possuem tantas ressalvas que qualquer um as veria com desconfiança.

Olavo de Carvalho é um polemista, logo a maioria dos comentários a respeito dele se referem à sua pessoa e às opiniões que sucinta do que à sua obra particularmente, como provam este tópico e o post acima, onde fica claro que a maioria desconhece a obra do autor em questão e que discutem outra coisa, que não o que ele escreveu.

Quanto às ressalvas, trata-se de minha interpretação pessoal do que li da obra citada, o que por si só não a referenda ou denigre, ficando a quem quiser ter uma visão mais completa do assunto lê-la também.

Nós, Índios.

Acauan Guajajara

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Fenrir

Mensagem por Fenrir »

O que um estudante de filosofia perderia se não lesse coisa alguma de Olavo de Carvalho?

E o que perderia se não lesse Platão, Kant ou Heidegger?

É melhor gastar tempo estudando as grandes obras do pensamento que ficar garimpando os lampejos de inspiração de Olavo em seus livros e apostilas.
"Man is the measure of all gods"
(Fenrígoras, o sofista pós-socrático)

"The things are what they are and are not what they are not"

"As mentes mentem"
(Fenrir, o mentiroso)

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Fenrir escreveu:O que um estudante de filosofia perderia se não lesse coisa alguma de Olavo de Carvalho?

É melhor gastar tempo estudando as grandes obras do pensamento que ficar garimpando os lampejos de inspiração de Olavo em seus livros e apostilas.

Cada um lê o que quer.

Quanto ao que se perde ou não, é preciso ler para ter certeza, caso contrário, no máximo, se toma como verdadeira a opinião de algum terceiro a respeito.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Fenrir escreveu:O que um estudante de filosofia perderia se não lesse coisa alguma de Olavo de Carvalho?

Não é esse o ponto. Você perderia metade da sua vida se resolvesse ler, entender e se aprofundar em Kant, Hegel e Schelling, por exemplo. Ninguém deve ser obrigado a ler "A Crítica da Razão Pura" para entender minimamente Kant ou "A Fenomenologia do Espírito" para entender minimamente Hegel.

Um curso de filosofia não deve ser propor a realizar uma acumulação de dados de escolas filosóficas diferentes ou divergentes, mas sim, antes disso, deve se propor a capacitar o aluno a ter uma noção mínima da história do pensamento como um todo, uma impecabilidade no conhecimento dos conceitos essenciais aos estudos na área e, por fim, uma possibilidade de aprofundamento razoável na área na qual você se interessar.

Daí, obras introdutórias sérias ou mesmo obras gerais concisas que abarquem, historicamente, os pensadores e suas idéias costumam ser tão ou mais importantes para os alunos do que a "fonte estudada" em si.

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

A quem se interessa por uma amostra da obra de Olavo de Carvalho, para julgá-la com alguma informação, recomendo Descartes e a psicologia da dúvida e Consciência e estranhamento, por tratar de tema bastante afins com este espaço e ser agradavelmente isento do proselitismo político típico do autor.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Usuário deletado escreveu:
Samael escreveu:Daí, obras introdutórias sérias ou mesmo obras gerais concisas que abarquem, historicamente, os pensadores e suas idéias costumam ser tão ou mais importantes para os alunos do que a "fonte estudada" em si.

O que você acha de Convite à Filosofia de Marilena Chauí?

Enterre as cinzas do livro depois de queimá-lo. Aproveite e enterre a autora também.

Dick

Mensagem por Dick »

Verdade. Convite à Filosofia reúne todos os atributos que um bom livro didático deve ter: textos chatos prá cacete, exercícios massantes e um potencial enorme para fazer o estudante odiar a disciplina estudada. Ainda bem que só fui ler Chauí depois de velho, já beirando os trinta. Aquele formato em forma de tópicos, quase verbetes, brocha qualquer um.
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Let me think for a while escreveu:Verdade. Convite à Filosofia reúne todos os atributos que um bom livro didático deve ter: textos chatos prá cacete, exercícios massantes e um potencial enorme para fazer o estudante odiar a disciplina estudada. Ainda bem que só fui ler Chauí depois de velho, já beirando os trinta. Aquele formato em forma de tópicos, quase verbetes, brocha qualquer um.

Acho que "ser chato" é o problema menor da Chauí...

Fenrir

Mensagem por Fenrir »

Samael escreveu:
Let me think for a while escreveu:Verdade. Convite à Filosofia reúne todos os atributos que um bom livro didático deve ter: textos chatos prá cacete, exercícios massantes e um potencial enorme para fazer o estudante odiar a disciplina estudada. Ainda bem que só fui ler Chauí depois de velho, já beirando os trinta. Aquele formato em forma de tópicos, quase verbetes, brocha qualquer um.

Acho que "ser chato" é o problema menor da Chauí...

Parei no primeiro capitulo do livro.
"Man is the measure of all gods"

"The things are what they are and are not what they are not"

"As mentes mentem"
(Fenrir, o mentiroso)

Trancado