Número de espécies caiu 27% em 35 anos, diz estudo

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Apo
Gênero: Feminino

Re: Número de espécies caiu 27% em 35 anos, diz estudo

Mensagem por Apo »

Orbe escreveu:Minha preocupação com eles se limitará ao período em que eu estiver vivo. Depois disso, meus filhos e netos que se adaptem ou morram. Para mim não fará diferença, estarei morto.

A vida já é bem complexa apenas com as preocupações atuais. Não preciso e não quero complica-la ainda mais com preocupações sobre como estará o mundo depois da minha morte.

Eu abomino alarmismos excessivos, você e todos aqui sabem disto. Assim como odeio negações à realidade ( como aconteceu aqui quando houve o acidente da TAM e a crise aérea nacional veio à tona com todos os seus podres, mas a maioria dos espertinhos aqui quis porque quis negar o caos generalizado através de um sem número de asneiras levadas à baixeza e pirraça).

Mas esta sua frieza quanto à vida que seus filhos terão depois de sua morte ( como se só a sua vida fizesse sentido, o que é uma insensatez humana ), mostra que é melhor pessoas (!) como você não se atreverem a colocar filhos no mundo. É simples e não dói nada ( neles e nem em você ).
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Fernando Silva escreveu:
Johnny escreveu:Defina "perdas irreparáveis" Fernando! Sinto falta de dinossauros mas foi a mãe natureza que extinguiu-os. Podemos gastar trilhões para preservar espécies em extinção e com um simples tsunami ir tudo para a lama. Muito terrorismo pra pouca coisa.

A espécie humana seria uma perda irreparável.

Por outro lado, se formos planejar as coisas em função de possíveis catástrofes, nunca faremos nada.
O avião pode cair, a casa pode desabar, a colheita pode ser destruída por uma seca ou uma praga, eu posso morrer antes de terminar meus estudos etc.

Fernando, pense extra-ego: em que a espécie humana seria uma perda irreparável? Nunca pensei nisto desta forma, mas estou a pensar agora...
Imagem

Orbe
Gênero: Masculino

Mensagem por Orbe »

Apo escreveu:
Orbe escreveu:Minha preocupação com eles se limitará ao período em que eu estiver vivo. Depois disso, meus filhos e netos que se adaptem ou morram. Para mim não fará diferença, estarei morto.

A vida já é bem complexa apenas com as preocupações atuais. Não preciso e não quero complica-la ainda mais com preocupações sobre como estará o mundo depois da minha morte.

Eu abomino alarmismos excessivos, você e todos aqui sabem disto. Assim como odeio negações à realidade ( como aconteceu aqui quando houve o acidente da TAM e a crise aérea nacional veio à tona com todos os seus podres, mas a maioria dos espertinhos aqui quis porque quis negar o caos generalizado através de um sem número de asneiras levadas à baixeza e pirraça).

Mas esta sua frieza quanto à vida que seus filhos terão depois de sua morte ( como se só a sua vida fizesse sentido, o que é uma insensatez humana ), mostra que é melhor pessoas (!) como você não se atreverem a colocar filhos no mundo. É simples e não dói nada ( neles e nem em você ).

Eu concordo plenamente. Tanto é que não tenho planos de ter filhos.

Apo

Mensagem por Apo »

Orbe escreveu:
Apo escreveu:

Talvez você mudasse da água para o vinho, mas é melhor não arriscar. Vai que permanece na água...
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Orbe escreveu:
Apo escreveu:

Talvez você mudasse da água para o vinho, mas é melhor não arriscar. Vai que permanece na água...
Imagem

icaro

Mensagem por icaro »

Isso irá gerar nichos livres e forçar a evolução das espécies.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

icaro escreveu:Isso irá gerar nichos livres e forçar a evolução das espécies.

Resta saber se vamos gostar das novas espécies. O que temos até agora são novos vírus e bactérias letais.
Ou insetos mais resistentes.

clara campos
Moderadora
Contato:

Mensagem por clara campos »

Orbe escreveu:Depois de morto, nada mais importa. Se esse mundo vai virar um grande deserto ou se as florestas tomarão o espaço das cidades, não importa. Eu não estarei aqui e não me preocupo com isso.

E há várias pessoas que pensam assim também.

É uma boa definição de egoísmo.

Longe.
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Anna

Mensagem por Anna »

Apo escreveu:
Anna escreveu:
Apo escreveu:
Claudio Loredo escreveu:
Sei lá, penso que a vida será muito triste se apenas sobrar a espécie humana no planeta Terra. Isto é, se sobrar. Acredito que é a diversidade que dá beleza a vida. Outra coisa que dá riqueza a vida é pensarmos além dos nossos umbigos, além da nossa espécie. Infelizmente, isto é para poucos.

ÓUN, que romântico, Cláudio...

Por que te passa pela cabeça que só restariam humanos na face da Terra? De onde saiu esta fantasia? O que axiomas sobre umbigo têm a ver de fato com alterações de fauna e flora? Muito, muito pouco.
Acho que a consciênca ecológica ponderada, o respeito pelos animais, plantas e pelo ar que respiramos deve ser racional, acima de tudo.
Por que apenas poucos dão valor à natureza? Isto é um exagero, Cláudio!

Como não Apo? Em que mundo vc vive? Não pode ser o mesmo que eu.
Claro que não é um exagero. Pelo menos se nosso N for o Novo Mundo, pois o único lugar onde há noção e atitude generalizada é na Europa, e mesmo assim não são todos os países. Apenas poucos dão valor à Natureza sim, e até mesmo à sua própria natureza! Muito poucos respitame têm noção que SÃO natureza. É por isso, e apenas por isso que assistimos a degradação planetária, que não tem volta, e não pode ser contida, apesar do sonho romântico de alguns. E isso é exatamente por conta da falta de noção, não apenas do natureza externa, como de sua própria condição interna e posição planetária.

Não concordo com este alarmismo todo que inclui o ser humano como um destruidor.

O fato de vc acreditar ou não em fatos científicos não muda os fatos científicos, nem retira seu suporte. É um direito seu, assim como é direito dos criacionistas não acreditarem nos fatos científicos que conprovam a evolução. Porém eles contunuam a existir, e continuarão muitos anos em gráficos, evidências em revistas e livros espeliazados na área. A nós cabe lamentar, pois querendo ou não, isso não tem nada de alarmismo, é assim que a natureza é, o ser humano ESTÁ destruindo, e é o principla responsável pela extinção atual, sorry.

O que é inegável é que algumas instituições, nações ( governos ), economias, gente inescrupulosa está a fazer a ação destrutiva. Isto é inegável. Daí a ver o ser humano como não amante da natureza e não preocupado em destruí-la acho que é demais. Sei que tá cheio de gente mal educada jogando lixo, queimando, emporcalhando, mas isto é uma parte da população. Pelo menos nos países mais desenvolvidos. Aqui no Brasil a falta de noção e educação atinge aqueles que não têm exemplo vindo de cima ( governos e empresas poluidoras) e nem querem saber de ter educação mesmo, querem é fazer o que dá na telha.

Totalmente equivocado seu ponto de vista. Não são açoões isoladas do governo, de economias as responsáveis pelo que acontece hoje. É muito cômodo e fácil jogar a culpa em uma figura superior e tirar de nossas costas a responsabilidade de nossas ações, mas a economia da natureza não funciona de acordo com aquilo que mais agrada nossa consciência, seu peido influencia o ambiente, é uma lei, o quanto, o que e como vc se alimenta muda o rumo da história, se vc reproduz ou não e o que sua prole faz, suas excretas, os gases que expele, e qualquer coisa que vc use. Não tem como se isolar e achar que foi alguém lááá que tem culpa no cartório...isso serve pra quem não tem cultura e tá acostumado a comportamento de gado, tem que ter chefe pra por a culpa. Tá na hora da humanidade crescer, tirar a cabeça do buraco, parar de busca argumentos para sua inocência, retirar o jargão "eu amo a natureza" não faria mal a ela, principalmente os que tem acesso a informação. Isso não ajuda em nada.
E tudo que falo está em qualquer site sério sobre economia da natureza, CIENCIAS ambientais, ecologia e conservação. Acho qeu parar de ler a opinião de jornalistas, pseudoecologistas, e coisas estapafurdias em locais não-confiáveis ajuda tb.

- lalalá...que você (natureza) faz parte de mim.

Que loucura! Como se a natureza fosse nossa. Nós é que fazemos parte dela. Nós somos menores e estamos dentro dela, portanto corremos risco também.

Não, Apo, esta tudo errado nas cabeças das pessoas, não existe "a natureza" uma entidade maior que nos abriga. A natureza não está ali ou aqui, maior ou menor, nós somos a natureza, nossas vozes, nossos sons, nossas vidas são a expressão do que chamamos natureza, todos nós orgânicos e inorgânicos. Nós somos sistemas organizados, compostos de outros sistemas e compomos outros sistemas maiores. Obviamente que pouquíssima gente entendeu isso, mesmo estudantes, ecologistas e biólogos, mas é uma descoberta e tanto que te coloca em seu magnífico lugar, juntamente com a grande diversidade. Faz com que entenda que não há vida ou forma mais importante no mundo natural, só a teia circular da vida girando sem fim.
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Fenrir

Mensagem por Fenrir »

Ha uma certa ambiguidade neste topico:
O que caiu 27%?

O numero de espécies ou
A população (em media) de cada espécie observada?

Deve ser a 2a hipotese, pois a primeira implicaria na extincao de um numero demasiadamente grande de especies...
"Man is the measure of all gods"
(Fenrígoras, o sofista pós-socrático)

"The things are what they are and are not what they are not"
(Fenrígoras, o sofista pós-socrático)

"As mentes mentem"
(Fenrir, o mentiroso)

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

O ENCOSTO escreveu:Fiquem tranquilos. Não são espécies úteis ao Homem, como as galinhas, gado, cavalo, porco, abelha e peixes dos mais consumidos.

Graças a Deus.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Trancado