Apo escreveu:Ou seja, a premissa "andar junto" siginificaria que para desenvolver nossas capacidades e aptidões, formar nosso círculo social, trabalhar e produzir, discernir e nortear nossa vida e nossa visão sobre o mundo, a realidade e a existência, senso sujeito passivo e ativo de todo o processo, é preciso que tenhamos ciência e religião em todos os setores da vida?
Apenas complementando, sempre que estas duas visões se separam não é por dissonância de princípios delas mesmas, mas porque as pessoas não entedem que elas são formas diferentes de definir a realidade? Mas a questão dogmática, como fica?
Andar jutas quer dizer que elas não são excludentes. Muito pelo contrário. Onde uma falha a outra supre. A ciência não minimamente capaz de discursar sobre a liberdade. E a religião é pouquíssimo capaz de discursar sobre o funcionamento da matéria.
A maioria das pessoas que fazem bagunça não entende muito nem da ciência estudada e muitas vezes nem mesmo de Bíblia.
Sou professor e dou aula em um seminário. Basta uma aula onde eu os faça pensar um pouco sobre evolução pra que eles não achem a teoria um aquétipo do capeta. Tenho visto muito de meus alunos enchergando a teoria da evolução com outros olhos (e olha que eu nem defendo a teoria em sala de aula).
A dogmática... É engraçado como as pessoas assossiam tudo que vem de religião a dogma. Nem tudo é dogma, aliás, poucas coisas o são. Existem apenas alguns dogmas como por exemplo o da trindade e o da encarnação de Deus. O resto pode ser duduzido a partir desses dogmas mais fundamentais. Aliás essa visão sua é extremamente preconceituosa e renascentista. Pois é uma clara constatação de alguém que não conhece ou desconsidera a produção intelectual medieval. Os padrecos viviam se quebrando, cada um defendendo uma vertente de pensamento distinta. A grande maioria através de preceitos filosóficos. Guilherme de Ochan é um exemplo de um bispo que é amplamente citado até hj nesse forum como um pensador que merece respeito. Newton era cristão e a sua física tinha muitos elementos místicos, como o conceito de força e ação à distância, que não podiam ser pensados por um materialista. Mendel era outro bispo, e tb pai da genética.
A história está repleta de cientistas e filósofos cristãos, mas as pessoas insistem em dizer que na religião tudo é dogma e que a religião é contrária à ciência.