Gilghamesh escreveu:Uia, você é deista?
Não, como deixa claro o parágrafo que você cinicamente omitiu.
Gilghamesh escreveu:Acredita que existem outros deuses que não o jisuis?
Não tem a ver com isto. A crente que respondera aquilo para o Fernando Silva provavelmente escolheu seu Deus pela estorinha mais bonitinha, eu não.
Gilghamesh escreveu:Deuses estes, que não se sacrificariam pelo homem?
Não tem a ver com crença, é apenas uma comparação entre o cristianismo e as mitologias antigas, onde o passatempo preferido dos deuses dessas mitologias era ferrar com a vida dos humanos o máximo possível, não só não importando com a existência ou satisfação deles, como são incapazes de sofrer um milésimo de segundo para o bem de qualquer mortal.
Gilghamesh escreveu:Então tenho más notícias para você, nem mesmo no tal sacrifício pela humanidade, jisuis foi o primeiro, outros deuses fizeram a mesmissima coisa...
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Que eu saiba, no ocidente, os deuses antigos que se prestavam a fazer favores para mortais, sem colocar seu status divino de lado, é claro, estavam com décimas intenções. Os que se arriscavam, mesmo que minimamente, de alguma forma a fazer algum tipo de sacrifício, era por humanos específicos que poderiam se aproveitar de alguma maneira, e não para toda a humanidade, a troco de nada.
A única excessão que conheço é Prometeu, que se apaixonara pela própria criação, tentou viver com ela, e sofrera sanções dos outros deuses por esta heresia.