Jesus morreu para nos salvar

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Gilghamesh
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Jesus morreu para nos salvar

Mensagem por Gilghamesh »

Fernando escreveu:Afinal não dá pra sair acreditando num cara só pq ele diz ser filho de Deus, tem que ter alguma prova disso. Esses milagres foram fundamentais no processo de assentimento dos discípulos acerca da divindade de Jesus. Mas eles não são uma prova efetiva da sua infinitude.

Ah, sim...

Então acreditar no que outros disseram pode, sem provas, apenas testemunhos escritos em um livro.

É esse o tipo de "prova" que vc aceita, entendi fefe...

Então me diz uma coisa, se vc aceita o que está escrito na bíblia sem contestar, por que não aceita o que está escrito em outros livros sagrados de outras religiões, afinal, neles também existem "provas" baseadas em testemunhos, milagres,...

O que te leva a aceitar a bíblia e não outro livro sagrado como verdadeiro, heim?

Fé?

Pois é FÉfe...

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
Eu Sou Gilghamesh!
Versão: 5.1 última versão!!!! :emoticon81:
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:
O Mundo só será feliz à partir do dia em que enforcarmos o último político, usando como corda, as tripas do último lider religioso e cremarmos seus corpos utilizando como combustível, seus podres livros sagrados!
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

Pastor Féfe. Olha o respeito...
Imagem

Suyndara

Mensagem por Suyndara »

Cara enrolão :emoticon36:
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)

"Your God is dead and no one cares" (Sartre)

Johnny

Mensagem por Johnny »

Gilghamesh escreveu:
Fernando escreveu:Afinal não dá pra sair acreditando num cara só pq ele diz ser filho de Deus, tem que ter alguma prova disso. Esses milagres foram fundamentais no processo de assentimento dos discípulos acerca da divindade de Jesus. Mas eles não são uma prova efetiva da sua infinitude.

Ah, sim...

Então acreditar no que outros disseram pode, sem provas, apenas testemunhos escritos em um livro.

Então me diz uma coisa, se vc aceita o que está escrito na bíblia sem contestar, por que não aceita o que está escrito em outros livros sagrados de outras religiões, afinal, neles também existem "provas" baseadas em testemunhos, milagres,...

O que te leva a aceitar a bíblia e não outro livro sagrado como verdadeiro, heim?

Fé?

Pois é FÉfe...

Invejoso! POstei primeiro...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Gilghamesh
Contato:

Luiz Carlos Querido escreveu:
Gilghamesh escreveu:

Ah, sim...

Fé?

Pois é FÉfe...

Reclama com o chico xaveco. :emoticon12:
Eu Sou Gilghamesh!
.
O Mundo só será feliz à partir do dia em que enforcarmos o último político, usando como corda, as tripas do último lider religioso e cremarmos seus corpos utilizando como combustível, seus podres livros sagrados!
.

Gilghamesh
Contato:

Apo escreveu:Pastor Féfe. Olha o respeito...

Como eu sempre digo:

"Respeito não se exige, respeito se conquista!" :emoticon45:

Falta muito pra ele conquistar, muito...
Eu Sou Gilghamesh!
.
.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Gilghamesh escreveu:
Luiz Carlos Querido escreveu: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Reclama com o chico xaveco. :emoticon12:[/quote]
E o xico tenho a ver com isso?
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Fernando escreveu:
Acauan escreveu:Não me lembro de ter depreciado o cristianismo, tanto quanto não me esqueço o quanto já depreciei o fundamentalismo cristão e o comportamento de alguns fiéis que, na minha opinião, apesar de se considerarem o sal da terra, não valem o sal que comem.

Desculpe se eu entendi errado, mas achei que dizer que o pessoal aqui geralmente não faz hipóteses sobre premissas alienígenas um tanto depreciativo.

Usei o termo alienígena em seu sentido estrito, significando "de fora".
Ou seja, premissas cristãs são - no geral - externas a este espaço, o que não as deprecia.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Fernando

Mensagem por Fernando »

Luiz Carlos Querido escreveu:

Fernando. Esta é uma das questões que me intriga. Se naquela época, em que coisas que não podiam ser provadas já eram, digamos, suspeitas de se acreditar por apenas dizer que viu ou se dizia ser, por que cargas d'agua você acha que nós devemos crer que a biblia seja a prova de uma coisa que nesta época precisou de milagres?

Mas eu não acho que vcs devem crer que a Bíblia é a prova. Não é essa a questão.
"Nada tem valor algum senão dentro do coração, e não como coisa" (Hegel)

Fernando

Mensagem por Fernando »

Gilghamesh escreveu:

Ah, sim...

Fé?

Pois é FÉfe...

Quanto barulho pra nada. Eu disse que os milagres eram provas pras pessoas que o presenciaram e apenas pra elas. Não estou dizendo que os milagres que eles presenciaram (que sei lá eu se realmente ocorreram) são provas pra nós.

É por essa constante distorção dos meus textos que eu fujo com gosto de debates sérios com vc, com a Apo e com o Judas.

Além do mais, eu quando eu leio outras religiões eu aceito aquilo como hipoteticamente verdadeiro. E confesso que muitas vezes aprendo algo pra minha vida através delas.
Editado pela última vez por Fernando em 18 Jul 2008, 19:29, em um total de 1 vez.

Fernando

Mensagem por Fernando »

Não faltei com respeito. Vc distorceu a minha postagem, percebeu que distorceu e respondeu: "não importa o contexto é o mesmo". Eu ainda estou pra ver um forista tão desonesto intelectualmente quanto vc.

Fernando

Mensagem por Fernando »

Acauan escreveu:Usei o termo alienígena em seu sentido estrito, significando "de fora".
Ou seja, premissas cristãs são - no geral - externas a este espaço, o que não as deprecia.

Entendi.

Gilghamesh
Contato:

Fernando escreveu:Quanto barulho pra nada. Eu disse que os milagres eram provas pras pessoas que o presenciaram e apenas pra elas. Não estou dizendo que os milagres que eles presenciaram (que sei lá eu se realmente ocorreram) são provas pra nós.

É por essa constante distorção dos meus textos que eu fujo com gosto de debates sérios com vc, com a Apo e com o Judas.

Além do mais, eu quando eu leio outras religiões eu aceito aquilo como hipoteticamente verdadeiro. E confesso que muitas vezes aprendo algo pra minha vida através delas.

Bom, féfe, então, se vc não acredita nos milagres como provas de que jisuis é deus, novamente te pergunto: então o que é que te faz crer, que o deus da bíblia é real, se vc diz não acreditar nas coisas contidas na bíblia?
Eu Sou Gilghamesh!
.
.

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

Fernando escreveu:
Abmael escreveu:- Eu, particularmente, pegaria o primeiro táxi pro hospício

Por que? A visão de um anjo não é suficiente pra fazer vc ter certeza absoluta de que é um ser humano especial com capacidade pra tal? Não é. E esse é o ponto. Por mais que Deus falasse com Jesus que ele era seu filho, etc, etc, isso não impede que ele, como ser humano, tivesse uma certeza tal de tudo isso que não temesse nada. Então, se Jesus era também um ser humano, nada mais normal do que sentir medo de tudo que iria ocorrer. Ainda que soubesse que era um Deus encarnado, etc, etc. Pois tudo isso ainda lhe apareceria como sendo uma crença. Aliás, não é possível pra um ser humano ultrapassar o estatuto da crença. Só um Deus exercendo a plenitude de sua infinitude seria capaz de tal coisa. Pois poderia provar um raciocínio por um nexo infinito de premissas e conclusões. Quanto a nós humanos, resta-nos contentar com a crença.

- Pô Fernando, acho que estamos em círculos, já escrevi que, na minha avaliação do que li, JC tinha tudo para passar do estatuto da crença, provas cabais, conhecimento e 100% de divindade, por muitíssimo menos que isso humanos normais foram pro sacrifício sem titubear, Sócrates, por exemplo, bebeu veneno sem suar sangue nem fazer beicinho.

Fernando escreveu:
Abmael escreveu:mas Paulo de Tarso, Estevão, João Batista, Cosme e Damião, São Sebastião e muitos outros partiram pro vôo sem precisar de tanto, logo, um filho de Deus 100% Deus e 100% homem (seja lá o que isso queira dizer) faria isto com um pé nas costas.

- E, veja bem, fizeram isso sem Getsêmani e sem questionar, porisso é muito estranho JC ter se melindrado tanto, na minha opinião deveriam ter escrito que ele foi muito macho quando ia morrer, isso sim seria exemplo de vida, mas é só uma opinião de um ateu desrespeitoso, nem precisa comentar.

Mas vc acha que eles não tiveram medo? Que ser humano não tem medo da morte?

- Com certeza, mas nenhum deles suou sangue, pelo contrário, enfrentaram o fim de cabeça erguida, embora fossem 100% humanos carcomidos pelo pecado.

Fernando escreveu:
Abmael escreveu:- A teoria é baseada numa interpretação das contradições sem apologética e usando uma hermenêutica não-religiosa, não sei porque você deu tanta importância a isto, achei que minha colocação de admitir o texto como alegórico ao invés de histórico geraria mais questionamento.

- Mas, se quiser, te passo alguns links sobre isso.

Jesus não sabia de todas as coisas, pois assumiu a finitude. Jesus não podia todas as coisas pelo mesmo motivo. Assumir a forma humana significa exercer toda a sua potência. A contradição da qual vc está falando só existiria se ele exercesse toda a potência de pensar e agir. Mas não é isso que a Bíblia narra. Não existem narrativas dizendo que Jesus é onisciente e onipotete. Afinal de contas ele assumiu a forma humana. Os milagres serviram apenas como artifício pra convencer aqueles que estavam próximos de que ele não era uma pessoa comum. Afinal não dá pra sair acreditando num cara só pq ele diz ser filho de Deus, tem que ter alguma prova disso. Esses milagres foram fundamentais no processo de assentimento dos discípulos acerca da divindade de Jesus. Mas eles não são uma prova efetiva da sua infinitude.

Eu nõ vejo essas contradições das quais vc fala. Acredito que elas aparecem pq vc toma como ponto de partida que um Deus não pode sentir medo. Agora, não se trata apenas de um Deus, mas também de um homem, que como tal, é finito e está sujeito a sofrer todas as privações que recaem sobre um ser finito, inclusive o medo. Posto isso, não dá pra ver nenhuma contradição num cara andar sobre as águas e ter medo de morrer.

- Caro Fernando, o discurso que você coloca é uma defesa de um texto bíblico que mostra JC ora humano, ora Deus, essa construção busca conciliar essa dualidade das escrituras.

- Como você já deve ter percebido da resposta que o Acauan me deu, isto é uma construção teológica que resolve a figura de Jesus conforme as escrituras e também segundo uma concepção filosófica.

- Se eu assumir que tais contradições tem outro significado, que não a natureza dual de JC, eu posso chegar a outras interpretações, como eu disse antes, eu parti de outra hermenêutica.

- Os papéis se inverteram, agora é você que não discorre hipoteticamente a partir de premissas alienígenas (a você, é claro).

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Gilghamesh
Contato:

Fernando escreveu:

Não faltei com respeito. Vc distorceu a minha postagem, percebeu que distorceu e respondeu: "não importa o contexto é o mesmo". Eu ainda estou pra ver um forista tão desonesto intelectualmente quanto vc.

Essa mensagem: "Pastor Féfe. Olha o respeito..." - Foi pra mim, féfe, não foi pra vc.

Tá vendo como vc se precipita e acaba não entendendo e distorcendo muita coisa que nós falamos aqui no fórum e acaba achando que é um ataque pessoal? :emoticon8:
Eu Sou Gilghamesh!
.
.

Fernando

Mensagem por Fernando »

Abmael escreveu:Pô Fernando, acho que estamos em círculos

É pq o ponto da discussão não é esse e sim o abaixo.

Abmael escreveu:- Caro Fernando, o discurso que você coloca é uma defesa de um texto bíblico que mostra JC ora humano, ora Deus, essa construção busca conciliar essa dualidade das escrituras.

- Como você já deve ter percebido da resposta que o Acauan me deu, isto é uma construção teológica que resolve a figura de Jesus conforme as escrituras e também segundo uma concepção filosófica.

- Se eu assumir que tais contradições tem outro significado, que não a natureza dual de JC, eu posso chegar a outras interpretações, como eu disse antes, eu parti de outra hermenêutica.

- Os papéis se inverteram, agora é você que não discorre hipoteticamente a partir de premissas alienígenas (a você, é claro).

Abmael,

Desculpe, mas eu não vejo nenhuma contradição. Se eu tenho capacidade pra resolver uma equação e não resolvo, isso não é uma contradição. Assim como se eu tenho capacidade de construir uma casa, e não construo, tb não é uma contradição. Se um ser infinito tem capacidade pra percorrer completamente uma cadeia infinita de argumentos, mas não percorre, tb não há nenhuma contradição. Se um ser tem potência infinita, mas não a usa, tb não vejo contradição.

Se Jesus pode ressucitar um morto mas não ressucita, isso não é uma contradição. Se ele tem a capacidade de raciocinar até ter uma prova absoluta de que é Deus e que não tem pq temer a morte, mas não faz, isso tb não é uma contradição.

Fernando

Mensagem por Fernando »

Gilghamesh escreveu:
Fernando escreveu:

Essa mensagem: "Pastor Féfe. Olha o respeito..." - Foi pra mim, féfe, não foi pra vc.

Tá vendo como vc se precipita e acaba não entendendo e distorcendo muita coisa que nós falamos aqui no fórum e acaba achando que é um ataque pessoal? :emoticon8:

É verdade! Vc tem razão. Eu me equivoquei.

Fernando

Mensagem por Fernando »

Gilghamesh escreveu:Bom, féfe, então, se vc não acredita nos milagres como provas de que jisuis é deus, novamente te pergunto: então o que é que te faz crer, que o deus da bíblia é real, se vc diz não acreditar nas coisas contidas na bíblia?

Vc não acerta uma. Não deu pra ver que estou justamente evitando pedir que aceitem a Bíblia? Eu não preciso provar uma coisa que eu não estou pedindo pra vcs aceitarem.

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

Fernando escreveu:
Abmael escreveu:- Caro Fernando, o discurso que você coloca é uma defesa de um texto bíblico que mostra JC ora humano, ora Deus, essa construção busca conciliar essa dualidade das escrituras.

Abmael,

Desculpe, mas eu não vejo nenhuma contradição. Se eu tenho capacidade pra resolver uma equação e não resolvo, isso não é uma contradição. Assim como se eu tenho capacidade de construir uma casa, e não construo, tb não é uma contradição. Se um ser infinito tem capacidade pra percorrer completamente uma cadeia infinita de argumentos, mas não percorre, tb não há nenhuma contradição. Se um ser tem potência infinita, mas não a usa, tb não vejo contradição.

Se Jesus pode ressucitar um morto mas não ressucita, isso não é uma contradição. Se ele tem a capacidade de raciocinar até ter uma prova absoluta de que é Deus e que não tem pq temer a morte, mas não faz, isso tb não é uma contradição.

Caro Fernando,

- Em nenhum momento coloquei como contradição algo que JC poderia ter feito e não fez, elenquei atos que não coadunam com outros.

- Expus meu ponto o melhor que eu pude, e como afirmei antes, estamos em círculos mesmo, deixa estar.

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Apo

Mensagem por Apo »

Fernando escreveu:

Pastor, você faz confusão e eu que sou desonesta? Eu estava respondendo ao outro forista. Mas que que é isto...Depois eu que tenho problema de interpretação...afe

Acuse-me de desonesta mais uma vez e vai levar um cartãozinho azul. Queixe-se ao papai do céu depois.
Editado pela última vez por Apo em 19 Jul 2008, 02:46, em um total de 2 vezes.
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

duplo
Imagem

Fernando

Mensagem por Fernando »

Apo escreveu:
Fernando escreveu:

Pastor, você faz confusão e eu que sou desonesta? Eu estava respondendo ao outro forista. Mas que que é isto...Depois eu que tenho problema de interpretação...afe

Acuse-me de desonesta mais uma vez e vai levar um cartãozinho azul. Queixe-se ao papai do céu depois.

Entendi errado. Como já havia dito ao Gil. Eu assumo meus erros, ao contrário de vc.

Cartão azul pra mim? Vc se concentra apenas em ad hominem, não reconhece erros (me chama de arrogante por me irritar e logo depois sai da conversa toda irritadinha), foge de aporias alegando não querer discutir com crianças. Enfim, são muitos os motivos que me fazem pensar que vc não acrescenta nada pra discussão. Vc sempre leva todo debate pro lado pessoal, e, veja bem, é vc quem faz isso, com outros foristas eu debato normalmente. Se eu fosse ficar chorando a cada vez que vc me ofende, a moderação estaria cansada de ficar lendo reclamações. Mas já que vc vai começar a jogar assim, vamos privar a moderação de trabalhos desnecessários.

Ignore list pra vc.
Editado pela última vez por Fernando em 19 Jul 2008, 11:19, em um total de 1 vez.

Fernando

Mensagem por Fernando »

Abmael escreveu:Caro Fernando,

- Em nenhum momento coloquei como contradição algo que JC poderia ter feito e não fez, elenquei atos que não coadunam com outros.

- Expus meu ponto o melhor que eu pude, e como afirmei antes, estamos em círculos mesmo, deixa estar.

Abraços,

Desculpe, mas estou com dificuldades de entender qual é a contradição da qual vc tanto fala. Não consigo ver contradição em Jesus ter falado com Deus, andado sobre a água, feito tantos milagres e que depois tenha ficado com medo de morrer. Veja vc diz que sua reflexão parte de uma hermenêutica não religiosa que interpreta as contradições de uma forma não religiosa. Eu até consigo entender a hipótese, consigo entender o que se segue da premissa de que existem contradições nisso. O que eu não consigo é entender essas coisas como contradições.

Veja bem, até agora vc tomou essas atitudes como contraditórias, mas não explicou o porquê de se compreender essas atitudes como contraditórias.

Gilghamesh
Contato:

Fernando escreveu:
Abmael escreveu:Caro Fernando,

Abraços,

Desculpe, mas estou com dificuldades de entender qual é a contradição da qual vc tanto fala. Não consigo ver contradição em Jesus ter falado com Deus, andado sobre a água, feito tantos milagres e que depois tenha ficado com medo de morrer. Veja vc diz que sua reflexão parte de uma hermenêutica não religiosa que interpreta as contradições de uma forma não religiosa. Eu até consigo entender a hipótese, consigo entender o que se segue da premissa de que existem contradições nisso. O que eu não consigo é entender essas coisas como contradições.

Veja bem, até agora vc tomou essas atitudes como contraditórias, mas não explicou o porquê de se compreender essas atitudes como contraditórias.

Não vê contradição Féfe?

Vamos lá:
Os cristãos defendem a tese que jisuis é deus, então:

yavéh é o deus
jisuis é yavéh

yavéh fala com jisuis...

Precisa esticar mais um bocadinho a explicação para que você finalmente compreenda?

Eu Sou Gilghamesh!
.
.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Apo escreveu:Putz, que bobagem. Por isto minha mãe, eu mesma ou qualquer ser pode achar que sofrer é bom? Pela sua premissa o parto é bom porque dói? Não seja por isto, quando tive minha filha optei pela cesárea. Pelo menos a dor é controlável. Vou para o Inferno porque Deus acha que o sofrimento não pode ser minimizado? A Medicina não tem sentido ao controlar a dor dos enfermos? Por que Jesus curava os doentes? Para se promover? Só pode.

Há crentes que acham que a mulher tem que sentir todas as dores do parto porque foi assim que Deus determinou.

Trancado