A "Palavra de Deus" - sabedoria ou loucura?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Fernando Silva
Administrador
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Paulo diz, nas epístolas, que Deus fez os sábios deste mundo de loucos e que sua sabedoria parece loucura aos olhos do mundo.

1 Coríntios 02:13-14
“…e que pregamos numa linguagem que nos foi ensinada não pela sabedoria humana, mas pelo Espírito, que exprime as coisas espirituais em termos espirituais. Mas o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, pois para ele são loucuras. Nem as pode compreender, porque é pelo Espírito que se devem ponderar.”

1 Coríntios 01:20-21
“Onde está o sábio? Onde o erudito? Onde o argumentador deste mundo? Acaso não declarou Deus por loucura a sabedoria deste mundo? Já que o mundo, com a sua sabedoria, não reconheceu a Deus na sabedoria divina, aprouve a Deus salvar os que crêem pela loucura de sua mensagem.”

1 Coríntios 03:18-20
“Ninguém se engane a si mesmo. Se alguém dentre vós se julga sábio maneira deste mundo, faça-se louco para tornar-se sábio, porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois (diz a Escritura) ‘ele apanhará os sábios na sua própria astúcia’.

Isto permite que pessoas que, em qualquer outra situação, seriam consideradas ignorantes, sintam-se sábias e autorizadas a ensinar àqueles que o "mundo" considera seus superiores intelectuais.

É fácil perceber tal fato no dia-a-dia. Embora mal saibam se expressar em sua língua materna, semi-analfabetos com uma visão limitadíssima do mundo entram para uma seita e, de um dia para o outro, saem por aí discursando com ar superior. Repetem com olhos arregalados as bobagens que ouviram na igreja de fundo de quintal como se estivessem fazendo grandes revelações.

Entramos no botequim de caminhoneiros e lá está o "iluminado" citando trechos grandiloquentes da Bíblia que ele próprio, com seu parco vocabulário, mal compreende. Andamos pela rua e lá está o camelô com suas baboseiras apocalípticas, como se estivesse no púlpito. Na fábrica, o operário que mal sabe assinar o próprio nome lidera grupos de oração dos quais participam funcionários bem mais capacitados que ele.

Pastores sem nenhum conhecimento científico decretam que "o evolucionismo é uma teoria fracassada" e que o Big Bang não aconteceu. Atropelando séculos de arqueologia e pesquisa histórica, informam que "os historiadores sérios já demonstraram que Jesus existiu e que a Bíblia já foi toda comprovada". Suas afirmações delirantes tornam-se "fato" para os ignorantes que os ouvem.

Numa total inversão de valores, a falta de estudo passa a ser virtude e o quase analfabeto sem cultura vê-se como o enviado de Deus, trazendo revelações que ele acha que vão deixar de quatro, maravilhados, todos os que o ouvirem, como se fossem para todos a mesma novidade que são para ele, como se o assunto já não tivesse sido debatido e investigado à exaustão por 2 mil anos. E quanto mais é rejeitado e ridicularizado, mais se sente santificado e justificado. Quanto mais o chamam de louco, mais fica provado que ele é sábio.

Ele não é mais o cara humilde que se calava diante dos mais instruídos. Agora, ele é importante, é membro de uma organização poderosa que representa o Criador. Ele tem uma missão. Ele sabe das coisas. Ele está salvo e Deus tem um plano especial para sua vida. Ele é muito superior aos orgulhosos e vaidosos que ousam duvidar de suas palavras. Ele é superior aos mais instruídos e capacitados. Sua sabedoria é a de Deus, não a dos homens.

O mesmo ocorre na Internet. Ao cair num site de ateus, alguns crentes ficam chocados e deixam mensagens cheias de ofensas e ameaças de fogo eterno. Outros apenas assumem que aquelas pessoas ainda não encontraram a verdade e, com um sorriso de superioridade, despejam citações do "Livro Bom", certos de que conseguirão uma conversão instantânea de todos os participantes.

Seus "argumentos" deixam claro que eles não leram nada do que estava sendo debatido e nem julgaram isto necessário.

Lembro-me de uma crente que me escreveu após topar com algum texto que eu postei. Seu português era capenga e ela às vezes digitava a mensagem inteira no campo "Assunto". Logo no primeiro contacto, disse que não conhecia a Bíblia e que era melhor assim, mas que estava pronta a responder a qualquer pergunta que eu lhe fizesse. Sua confiança ingênua desapareceu após alguns dias de debate e, assustada, pediu que eu não lhe escrevesse mais.

Ela é um bom resumo do que a religião faz com a cabeça das pessoas e de como pessoas ignorantes passam a ter como única cultura, visão do mundo e conhecimentos científicos aquilo que ouviram na igreja:
moço com todo o respeito, o senhor esta preocupado em querer saber sobre o
livre arbitrio de ter nascido? Pergunta a sua mãe, foi ela quem desejou
isto. Deus apenas deu a ela esta dádiva de ser mãe.

O senhor tem uma outra dúvida, tem a liberdade de perguntar. Não sou entendo
muito da biblia, mas é bem melhor assim...

Tem outra duvida?

Se o senhor estava querendo saber , o senhor tem este email que poderá tirar
a dúvida, mas não exponha a sua descrença tentando passar duvidas para os
outros nao, isto atrapalha o nosso trabalho de evangelização.

Eu sei que o senhor deve ser ateu, tudo bem , é para isto que existe o livre
arbitrio, o senhor não é obrigado a acreditar em quem fez o mundo ou quem
fez o primeiro ser humano. Pode acreditar no que quiser, se veio do macaco,
ou se veio de um ser cósmico, eu só sei que jacaré gera jacarezinho, são
iguaizinhos, gato gera gato são iguais, isto é DNA.
Agora, obvio que o ser humano veio de outro ser humano, agora o
primeiro,...fica difícel lembrar...a sua tataraavo , o senhor conhece....
não. como pode me explicar se ela existiu?

Ah! claro que existiu , o senhor esta conversando comigo agora, não é?

esteja a vontade para perguntar, eu nao sou nenhuma teologa, aliás ,
sabedoria dos homens são tolice diante da sabedoria de Deus.

O domíno do idioma pode ser melhor, o conhecimento científico mais completo, mas, no fim das contas, a idéia é:
"Se contraria o que está na Bíblia, então, de alguma forma, está errado. Aceite o que eu lhe digo sem discutir porque é a Palavra de Deus".

Lúcifer
Contato:

Re: A "Palavra de Deus" - sabedoria ou loucura?

Mensagem por Lúcifer »

Nossa!! Com todas essas afirmações que ela te passou, me surpreende que você não tenha se convertido. :emoticon12: :emoticon12:
Imagem

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Citação:

Dúvida é que nem uma pessoa com gripe dentro de um ônibus lotado com as janelinhas fechadas. Um espirro e contamina todo mundo.

Se eles tem tanta certeza assim de sua fé e salvação, por que então tem medo de algumas perguntas descrentes??
Eita fézinha fajuta essa. :emoticon16: :emoticon16:
Imagem

Judas

Mensagem por Judas »

Lúcifer escreveu:Citação:

Dúvida é que nem uma pessoa com gripe dentro de um ônibus lotado com as janelinhas fechadas. Um espirro e contamina todo mundo.

Se eles tem tanta certeza assim de sua fé e salvação, por que então tem medo de algumas perguntas descrentes??

Que nojo isso cara! Eu mandaria essa daí pra PQP, oras! Atraplhar o trabalho de "ignorantização" deles é a idéia!
Off-topic
Sua tradução está à caminho :emoticon1:
Quando vejo um religioso protestando, irritado, exigindo respeito às suas crenças idiotas, penso logo...BOM SINAL! Sinal de que alguém esta fazendo alguma coisa certa.

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Lembro-me de um crente que até não era dos piores, que chegou aqui cheio de ares professorais e após algumas respostas foi chorar as pitangas lá no finado Reservatório (que a terra lhe seja pesada) sobre o quanto gente possuída pelo diabo pode argumentar bem.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Judas escreveu:

Que nojo isso cara! Eu mandaria essa daí pra PQP, oras! Atraplhar o trabalho de "ignorantização" deles é a idéia!
Off-topic

Pra que se descontrolar com uma qualquer que não entende nem de sua religião? O gostoso é acabar com eles usando da mesma fonte. O crentezinho que enchia o saco lá no forum luciferiano do orkut desapareceu. Parece que não aguentou as minhas perguntas e de mais dois colegas.

Aproveitando 1:
Opa! Valeu, cara. Brigadaço mesmo.

Aproveitando 2: E aí? Fazendo muito show? Muito sucesso pra você a e banda. :emoticon45: :emoticon45:
Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Judas escreveu:Que nojo isso cara! Eu mandaria essa daí pra PQP, oras! Atraplhar o trabalho de "ignorantização" deles é a idéia!

Ela era uma senhora muito simples de uns 60 anos. No fim, ela estava tão perturbada que eu fiquei com pena. Senti-me como um monstro que insiste com uma criança que Papai Noel não existe.
Enfim, foi ela que me procurou.

Judas

Mensagem por Judas »

Fernando Silva escreveu:
Judas escreveu:Que nojo isso cara! Eu mandaria essa daí pra PQP, oras! Atraplhar o trabalho de "ignorantização" deles é a idéia!

Ela era uma senhora muito simples de uns 60 anos. No fim, ela estava tão perturbada que eu fiquei com pena. Senti-me como um monstro que insiste com uma criança que Papai Noel não existe.
Enfim, foi ela que me procurou.

Dependendo do caso me sentiria asiim também, minha avó era católica "roxa", eu nem discutia religião perto dela. Mas é preciso ser "duro" as vezes, (não do jeito que eu coloquei). Ela é uma senhora de 60 anos muito simples, mas que pode causar estragos na vida de pessoas muito mais jovens do que ela, os levando a tornarem-se praticantes da mesma religião, com esta estória de evangelização. Daí para a morte da capacidade de criticar do indivíduo é um pulinho.
Sem contar que -não sei se aplica-se ao caso em questão- os vigaristas também envelhecem, a figura de uma velhinha indefese, nada mais é do aque a FIGURA de uma velhinha indefesa.
Quando vejo um religioso protestando, irritado, exigindo respeito às suas crenças idiotas, penso logo...BOM SINAL! Sinal de que alguém esta fazendo alguma coisa certa.

Judas

Mensagem por Judas »

Lúcifer escreveu:
Judas escreveu:

Off-topic

Pra que se descontrolar com uma qualquer que não entende nem de sua religião? O gostoso é acabar com eles usando da mesma fonte. O crentezinho que enchia o saco lá no forum luciferiano do orkut desapareceu. Parece que não aguentou as minhas perguntas e de mais dois colegas.

Aproveitando 1:

Aproveitando 2: E aí? Fazendo muito show? Muito sucesso pra você a e banda. :emoticon45: :emoticon45:

Fala Diabão! Eu tenho melhorado muito nesse sentido sabe Lúcifer, ultimamente tenho ficado só no "cão que ladra não morde" e quando debato com religiosos "ao vivo" sou bem menos agressívo. Acho que sofro da "Síndrome de Aurelizeimer"

Quanto ao sucesso, depois que vendi minha alma ao Cão só penso em dinheiro mesmo, quanto mais show mais dinheiro, quanto mais dinheiro melhor. Minha guitarra é que deve estar sofrendo, tão acostumada a tocar Steve Vai, Satriani, Hendrix, agora só tem tocado Ivete Sangalo, Roupa nova, RPM etc...

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Há um tipo de religiosos que embora não tenham competências maiores para dissertar em defesa de sua fé, são pessoas sinceras e bem intencionadas, cujas atitudes e modo de vida justificam suas crenças melhor que qualquer discurso.

Há outros que são bem versados nas táticas apologéticas, tendo sempre bem decorada uma citação do famoso teólogo Fulano ou do eminente filósofo Beltrano para encaixar em qualquer discussão, mas que são uma gente tão chulé, tão mesquinha, tão arrogante, tão prepotente, tão preconceituosa, que tudo que sobra é o assombro com o tamanho da cara-de-pau destes em encher a boca de sábias palavra que defendem o oposto do que eles próprios são.

Um terceiro grupo, muito expressivo (para ser sutil), concentra a ignorância do primeiro e a arrogância, prepotência e preconceitos do segundo.

Infelizmente não encontrei até hoje quem ao mesmo tempo reunisse as virtudes necessárias e o conhecimento devido para falar de religião com alguma autoridade.

Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Judas escreveu:
Lúcifer escreveu:
Judas escreveu:

Off-topic

Aproveitando 1:

Fala Diabão! Eu tenho melhorado muito nesse sentido sabe Lúcifer, ultimamente tenho ficado só no "cão que ladra não morde" e quando debato com religiosos "ao vivo" sou bem menos agressívo. Acho que sofro da "Síndrome de Aurelizeimer"

Quanto ao sucesso, depois que vendi minha alma ao Cão só penso em dinheiro mesmo, quanto mais show mais dinheiro, quanto mais dinheiro melhor. Minha guitarra é que deve estar sofrendo, tão acostumada a tocar Steve Vai, Satriani, Hendrix, agora só tem tocado Ivete Sangalo, Roupa nova, RPM etc...

Faça que nem o Wesley Snips quando fez aquele filme vestido de traveco, "Para wong fu qualquer coisa".
Durante as folgas nas gravações, ele treinava artes marciais para não perder a macheza. E, quando o filma acabou, ele tomou uma atitude mais, digamos expressiva. Pegou todas as suas roupas de traveco, tacou fogo e disse: NUNCA MAIS!! :emoticon12: :emoticon12:

Um dia você não vai mais precisar tocar essas merdas e vai poder "queimar" essa fase negra da vida. :emoticon16: :emoticon16:
Imagem

Judas

Mensagem por Judas »

Lúcifer escreveu:Um dia você não vai mais precisar tocar essas merdas e vai poder "queimar" essa fase negra da vida. :emoticon16: :emoticon16: [/color]

Nossa! pensei que ia sugerir que queimasse minhas guitarras :emoticon12:

Abraço!

famado

Mensagem por famado »

Fernando Silva escreveu:A "Palavra de Deus" - sabedoria ou loucura?

1 Coríntios 02:13-14
“…e que pregamos numa linguagem que nos foi ensinada não pela sabedoria humana, mas pelo Espírito, que exprime as coisas espirituais em termos espirituais. Mas o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, pois para ele são loucuras. Nem as pode compreender, porque é pelo Espírito que se devem ponderar.”

1 Coríntios 01:20-21
“Onde está o sábio? Onde o erudito? Onde o argumentador deste mundo? Acaso não declarou Deus por loucura a sabedoria deste mundo? Já que o mundo, com a sua sabedoria, não reconheceu a Deus na sabedoria divina, aprouve a Deus salvar os que crêem pela loucura de sua mensagem.”

1 Coríntios 03:18-20
“Ninguém se engane a si mesmo. Se alguém dentre vós se julga sábio maneira deste mundo, faça-se louco para tornar-se sábio, porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois (diz a Escritura) ‘ele apanhará os sábios na sua própria astúcia’.

Oi Fernando Tudo bem? Lembra de mim. Pois é, por um tempo havia desistido de debater com vcs. Abandonei o clube cético, mas não resisti à tentação e resolvi dar meu pitaco neste seu post, aqui no “Religião é Veneno”.

Sabe cara, esses versículos das sagradas escrituras, que vc citou, são dos meus preferidos. Eu incluiria ainda 1 Co 01: 26-29

"26 Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados.
27 Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;
28 E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são;
29 Para que nenhuma carne se glorie perante ele."

É isso aí, todo o vosso racionalismo, toda a vossa cultura, toda a vossa ciência se tornam loucas perante as verdades inexoráveis da Palavra de Deus, aqui citadas. De fato não há como o homem natural compreender coisas que são espirituais. Como está escrito, não são muitos os sábios segunda a carne os que são chamados. E isso é meio óbvio. Sábios como vós outros tenderão ao pragmatismo, ao racionalismo, ao raciocínio lógico, mas a lógica de Deus não é a do homem. Deus é incontrolável. Desta forma, o homem natural realmente jamais poderá entender, porque falta-lhe a fé. Elemento essencial para o relacionamento com Deus.
...Maligna é esta geração; ela pede um sinal; e não lhe será dado outro sinal, senão o sinal do profeta Jonas. Lc 11:29

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Judas escreveu:
Lúcifer escreveu:Um dia você não vai mais precisar tocar essas merdas e vai poder "queimar" essa fase negra da vida. :emoticon16: :emoticon16: [/color]

Abraço!

Só se baixar o espírito do Jimi Hendrix em você. :emoticon12: :emoticon12:
Imagem

Judas

Mensagem por Judas »

famado escreveu: Como está escrito, não são muitos os sábios segunda a carne os que são chamados. E isso é meio óbvio. Sábios como vós outros tenderão ao pragmatismo, ao racionalismo, ao raciocínio lógico, mas a lógica de Deus não é a do homem. Deus é incontrolável. Desta forma, o homem natural realmente jamais poderá entender, porque falta-lhe a fé. Elemento essencial para o relacionamento com Deus.

Olá Famado! Se me permite o pitaco também, gostaria de saber se você entende a lógia de deus, e se poderia me explicar o motivo pelo qual o mesmo, determinou que crianças recém nascidas e mulheres grávidas fossem mortas, e se possível, explicar (de acordo com a mesma lógica) porque ele queimou Sodoma e Gomorra "de porteira fechada".

Judas

Mensagem por Judas »

Lúcifer escreveu:
Judas escreveu:

Abraço!

Só se baixar o espírito do Jimi Hendrix em você. :emoticon12: :emoticon12:

Quem me dera!!!!!

Fernando Silva
Administrador
Contato:

famado escreveu:Oi Fernando Tudo bem? Lembra de mim. Pois é, por um tempo havia desistido de debater com vcs. Abandonei o clube cético, mas não resisti à tentação e resolvi dar meu pitaco neste seu post, aqui no “Religião é Veneno”.

Vai lhe acontecer aqui o mesmo que lá. Mas seja bem vindo. Os crentes andam sumidos daqui.
famado escreveu:É isso aí, todo o vosso racionalismo, toda a vossa cultura, toda a vossa ciência se tornam loucas perante as verdades inexoráveis da Palavra de Deus, aqui citadas.

Por que se tornam, só porque você quer?

Não é uma beleza? Quanto mais me chamam de louco, mais fica provado que eu sou sábio. Não tem erro!
famado escreveu: De fato não há como o homem natural compreender coisas que são espirituais.

Por que não, se fomos nós mesmos que inventamos o mundo espiritual?
famado escreveu: Como está escrito

O papel aceita qualquer coisa.
famado escreveu:Sábios como vós outros tenderão ao pragmatismo, ao racionalismo, ao raciocínio lógico, mas a lógica de Deus não é a do homem.

Qual deus? Por que aceitar algo que não é lógico?
famado escreveu:Desta forma, o homem natural realmente jamais poderá entender, porque falta-lhe a fé. Elemento essencial para o relacionamento com Deus.

Por que ter fé num deus e não ter fé nos outros?

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Judas escreveu:Olá Famado! Se me permite o pitaco também, gostaria de saber se você entende a lógia de deus, e se poderia me explicar o motivo pelo qual o mesmo, determinou que crianças recém nascidas e mulheres grávidas fossem mortas, e se possível, explicar (de acordo com a mesma lógica) porque ele queimou Sodoma e Gomorra "de porteira fechada".

Perguntamos tudo isto a ele lá no Clube Cético. As respostas foram absurdas e todas baseadas na interpretação conveniente e pessoal que ele deu a cada passagem citada.

Judas

Mensagem por Judas »

Fernando Silva escreveu:
Judas escreveu:Olá Famado! Se me permite o pitaco também, gostaria de saber se você entende a lógia de deus, e se poderia me explicar o motivo pelo qual o mesmo, determinou que crianças recém nascidas e mulheres grávidas fossem mortas, e se possível, explicar (de acordo com a mesma lógica) porque ele queimou Sodoma e Gomorra "de porteira fechada".

Perguntamos tudo isto a ele lá no Clube Cético. As respostas foram absurdas e todas baseadas na interpretação conveniente e pessoal que ele deu a cada passagem citada.

Façamos algumas perguntas aqui de novo, apenas para que sirva como "seriço de utilidade pública" para os nossos leitores. :emoticon1:

famado

Mensagem por famado »

Fernando Silva escreveu:

Ok, é isso mesmo. As histórias do VT não podem ser interpretadas à luz de nossas "elevadas" moral e ética contemporâneas (aqui, para comparar, eu faria uma análise sociológica sobre as mudanças recentes dos direitos da mulher nas nações democráticas, mas deixa pra lá). O que ocorre nesse velho argumento racionalista é que vcs analisam sem aculturação. Além do mais, todas as nações de Canaã estavam sob o juízo de Deus. Ele as queria destruir por motivos que não discutiremos e o fez através de Israel. Com relação a Sodoma, é o mesmo, com a diferença de que ela foi destruída por fenômenos naturais e não por Israel.

O fato é que vcs, e especialmente o Fernando Silva, querem analisar as Sagradas Escrituras sem conhecimento de causa. Caíram no engodo do racionalismo e acham que os argumentos são lógicos.
...Maligna é esta geração; ela pede um sinal; e não lhe será dado outro sinal, senão o sinal do profeta Jonas. Lc 11:29

famado

Mensagem por famado »

Fernando Silva escreveu:Vai lhe acontecer aqui o mesmo que lá. Mas seja bem vindo. Os crentes andam sumidos daqui.

De fato, não suportarei por muito tempo. Não pelos argumentos, mas pela falta de paciência com a cegueira obstinada.

Judas

Mensagem por Judas »

famado escreveu:Ok, é isso mesmo. As histórias do VT não podem ser interpretadas à luz de nossas "elevadas" moral e ética contemporâneas

Como assim "nossas elevadas..."? Eu pensei que você entendesse a lógica de deus e com isso pudesse tentar defende-la.

famado escreveu:(aqui, para comparar, eu faria uma análise sociológica sobre as mudanças recentes dos direitos da mulher nas nações democráticas, mas deixa pra lá).

Se nós não podemos entender a lógica de deus por esta ser diferente da nossa, seria errado usar uma ciência humana, baseada em lógica humana para fazer uma analogia, por sorte você desistiu da idéia.

famado escreveu:O fato é que vcs, e especialmente o Fernando Silva, querem analisar as Sagradas Escrituras sem conhecimento de causa. Caíram no engodo do racionalismo e acham que os argumentos são lógicos

Qual o cenhecimento nescessário preciso ter para aprovar chacinas?
E sim, nossos argumentos são lógicos e isso foi você quem disse.

famado escreveu: O que ocorre nesse velho argumento racionalista é que vcs analisam sem aculturação

Qual o cenhecimento nescessário preciso ter para aprovar chacinas?

famado escreveu: Além do mais, todas as nações de Canaã estavam sob o juízo de Deus. Ele as queria destruir por motivos que não discutiremos e o fez através de Israel. Com relação a Sodoma, é o mesmo, com a diferença de que ela foi destruída por fenômenos naturais e não por Israel.

Mas estou querendo saber exatamente isso, porque deus destruiu as cidades com todo mundo dentro? Se não quer discutir é porque não sabe a resposta ou tem vergonha de postar-la aqui.

Wallace

Mensagem por Wallace »

famado escreveu:
Fernando Silva escreveu:

Ok, é isso mesmo. As histórias do VT não podem ser interpretadas à luz de nossas "elevadas" moral e ética contemporâneas (aqui, para comparar, eu faria uma análise sociológica sobre as mudanças recentes dos direitos da mulher nas nações democráticas, mas deixa pra lá). O que ocorre nesse velho argumento racionalista é que vcs analisam sem aculturação. Além do mais, todas as nações de Canaã estavam sob o juízo de Deus. Ele as queria destruir por motivos que não discutiremos e o fez através de Israel. Com relação a Sodoma, é o mesmo, com a diferença de que ela foi destruída por fenômenos naturais e não por Israel.

O fato é que vcs, e especialmente o Fernando Silva, querem analisar as Sagradas Escrituras sem conhecimento de causa. Caíram no engodo do racionalismo e acham que os argumentos são lógicos.

Ou talvez pelos mesmos motivos que as vezes, todos nós, inevitavelmente, ou pelo menos uma vez na vida, tenha pisado num formigueiro com milhares de formigas trabalhando para sobreviver ou matado uma barata grávida!!!!

Sei lá, se é para abstrair de nossa moral e ética contemporânea, o nogócio deve ser parecido!!!!

É mais ou menos isso, assim à grosso modo, Famado????

:emoticon5:

famado

Mensagem por famado »

Sei lá, vc não fala coisa com coisa. Mas eu vou ter paciência. Vamos ao exemplo da mulher. Até meados do século XX a mulher não votava. Até os anos 60 virgindade era virtude. Hoje a mulher conquistou seu espaço e falar que ela não tem direito a voto é um absurdo completo, mas não o era há 50 anos atrás. Se vc analisar sob o ponto de vista daquela época, era normal a mulher não votar porque ela blá blá blá e mais um monte de baboseiras das conveniências da época. Logo, a idéia se torna impactante porque é analisada à luz de sua cultura atual e local.
Com relação à virgindade, um rapaz repudiaria uma moça se descobrisse que ela não era virgem. Hoje ele repudia quando descobre que ela é virgem e não tem a experiência sexual que ele gostaria que ela tivesse. É uma questão cultural e temporal

Outra coisa importante que deve ser dita: para Deus, a morte de alguém não faz diferença. Se uma criança morre, faz muita diferença para mim e para vc, mas não o faz para Deus. Deus não é uma pessoa como nós. Não tem nossos limites. Não tente controlá-lo e adequá-lo aos seus preconceitos. Ele é incontrolável.
Se vc pudesse partir da premissa de que o ser humano não é apenas material, entenderia que a morte não é o fim. Deus é espírito e vê o mundo espiritual onde estão os mortos. Logo, não faz diferença se alguém morre ou não.

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

Outra coisa importante que deve ser dita: para Deus, a morte de alguém não faz diferença. Se uma criança morre, faz muita diferença para mim e para vc, mas não o faz para Deus. Deus não é uma pessoa como nós. Não tem nossos limites. Não tente controlá-lo e adequá-lo aos seus preconceitos. Ele é incontrolável.
Se vc pudesse partir da premissa de que o ser humano não é apenas material, entenderia que a morte não é o fim. Deus é espírito e vê o mundo espiritual onde estão os mortos. Logo, não faz diferença se alguém morre ou não.

Ou seja, a vida aqui não faz sentido algum. Se não faz sentido e aqui estamos ( até prova em contrário), porque não devo desconfiar que este Deus supostamente alheio a tudo deva ser acreditado, obedecido, temido e sequer tenha existência?

E por que livros sagrados se preocupam tanto com a morte como castigo à pecados e heresias?

Nada disto faz sentido, não pelo sentido entendido por humanos ( que parece ter ainda um certo fio de lógica).

SE esta não é a lógica humana, acho que não existo, pois eu penso, e tudo que penso é irrelevante para todo o resto ( seja lá que resto é este).

:emoticon84:
Imagem

Trancado