famado escreveu:Apo escreveu: Eu sou atéia, sim, para efeito de deuses. Agnóstica para algumas coisas que possam se relacionar entre a Física e a Metafísica. E cética quanto a quase tudo que parta da mente humana, da existência e da inexistência.
Ficou claro?
Olha aí uma mulher. Eu pensei que fosse um homem. Legal conhecer uma mulher ateísta. A maioria esmagadora dos ateísta são homens. Desculpe-me a indelicadeza e a falta de cavalheirismo, mas qual sua idade?
Diga-me lá, vc de fato não crê que exista o sobrenatural? Digo, essas coisa de mundo espiritual, onde habita Deus e os seres celestiais ou no mundo espiritual postulado pelos espiritas. Vc realmente não crê em nada?
Não vejo a rlevância do meu sexo e muito menos da minha idade para acreditar ou desacreditar.
Como atéia, agnóstica e cética penso e vejo as coisas exatamente como uma mente masculina ( e outras femininas com o mesmo modo de pensar) ateu, agnóstico e cético.
Justamente por isto você nem percebeu meu sexo.
Eu sou muito categórica naquilo que penso ( e creia-me, tenho carreira suficiente pata tal ).
O ser humano é criativo e pensa demais, assim como sente medo e questiona tudo ( não tudo, posto que mentes mais frágeis e vulneráveis são apenas vaquinhas ou ovelhas em comboio), por isto imagina, fantasia, acredita em coisas estranhas e sucumbe à perguntas mais complexas com as quais não consiga sobreviver. Como em meio à estes há os que mandam e os que são comandados, os mais espertos ainsa instucionalizam e dão forma às suas fantasias. Os demais acatam e obedecem. Se for preciso se matar e matar outros homens e animais, o fazem, como mostra a história. Como são todos cafajestes, ou doentes , apelam para uma vontade externa, que, em tese, os exige uma dose de entrega e sacrifício. Sempre foi assim. Basta olhar a história de todos os tempos.
Enquanto não tiverem a decência de olhar para a existência de forma honesta e encarar suas dores sem a necessidade de usar citações de entes, continuarão vivendo no medo e no escuro ( e não na luz, como se gabam de viver ).
Quanto à crença e od dogmas do espiritismo. Além de fé, a DE por exemplo, trata-se de DOUTRINA ESPÌRITA. Como DOUTRINA, já assume seu caráter.
Quanto à minha crença pessoal em infinitas coisas...quando eu era bem pequena acreditava no Papai Noel e no Coelhinho da Páscoa. Mas foi só pensar um pouquinho, que tais crenças deram lugar à dura realidade dos fatos. Mas continuo gostando dele porque são bonitinhos. Nada a ver com a ideologia por trás deles. Os vejo como personagens, como o são Mickey Mouse e Super Homem. Todos personagens criados pela criatividade humana. Bichos em geral e seres humanos sem experiência ainda ( como bebês ) não têm este tipo de referência para julgar e separar o que é real do que é imaginário. Eles apenas vivem as suas vidas, de acordo com suas naturezas.
De forma mais ampla, de novo, sou muito clara: não vejo por que querer encontrar respostas, finalidade, fio da meada e muito menos me acho prepotente a ponto de responder à questões existenciais e universais que em nada mudarão meus valores e minha vida. É uma busca que, além de inútil, pois se respistas houvesse, todos saberiam e de forma consensual, caímos na armadilha de perdermos a capacidade de tomar a rédea para apenas ter fé. Ter fé é apenas acreditar e citar o que outros disseram. Temos mais capacidade do que isto. Esta capacidade está dentro, e não fora. Definitivamente, NÃO SEI AS RESPOSTAS PARA TUDO. E ninguém sabe, a menos que invente. E inventam, inventam, inventam.
Também não vejo necessidade e não aceito mandamentos dos constantes em livros sacralizados, que tem por objetivo dogmatizar fracos e incapazes de discernimento sobre o certo e o errado, sobre o bem e o mal. Tais noções, quando encabeçadas por líderes e suas ideologias, resultam em conflitos, também facilmente demonstráveis pela história do ser humano ( inclusive envolvendo inocentes ou desafetos ideológicos).
Aquilo no que acredito é que algumas coisas podem ser e podem não ser. Mas preciso de evidências minimamente coerentes para começar a pensar no assunto. De resto, não nasci para ovelha e nem para vaquinha. A menos que me torturem e obriguem. Qualquer outra subordinação, declino.
E você? Como é a sua criação demoníaca?